A função emotiva da linguagem é uma marca do discurso narrativo em Luzia-Homem, característica que dá um viés romântico

Leia atentamente o texto a seguir e responda às questões de 11 e 12 . Ao chegar à rua, suspirou libertada do pavor aflitivo; e, outra vez, g...
Leia atentamente o texto a seguir e responda às questões de 11 e 12.

Ao chegar à rua, suspirou libertada do pavor aflitivo; e, outra vez, gozando uma doce serenidade de ânimo, seguiu na direção da igreja do Rosário, relembrando os incidentes daquela tarde, a cena do jogo, a covardia no esconderijo, e o terror que lhe não permitia verificar se Crapiúna deixara a bolsa de couro de onça debaixo do caixão.

Em todo caso, estava satisfeita com o haver logrado a certeza do verdadeiro criminoso, indicado pelo infalível, pelo glorioso Santo Antônio, e a convicção de concorrer para a libertação de Alexandre e a felicidade inteira de Luzia.

E reputava-se engrandecida por essa boa ação, renovada do passado de culpas, de crimes talvez, dos quais fora responsável inconsciente, e, sobretudo, a principal vítima. Entidade diminuída e inútil, flutuando sobre uma suja torrente de vícios incontinentes, sentia-se valorizada, sentia-se forte e sentia-se prestante. Duas criaturas, pelo menos, neste mundo de ingratidão, de perfídia e de miséria, seriam reconhecidas à sua dedicação.
(OLÍMPIO, Domingos. Luzia-Homem. 3ª ed. São Paulo: Martin Claret, 2016. Domínio 
Público: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000122.pdf)

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 12
A função emotiva da linguagem é uma marca do discurso narrativo em Luzia-Homem, característica que dá um viés romântico ao romance de Domingos Olímpio.

Assinale a opção em que se identifica, no fragmento destacado, um recurso típico de tal função de linguagem.

(A) “Ao chegar à rua, suspirou libertada do pavor...” – descrição objetiva da cena.

(B) “...e, outra vez, gozando uma doce serenidade de ânimo...” – antecipação do adjetivo ao substantivo.

(C) “Em todo caso, estava satisfeita com o haver logrado a certeza do verdadeiro criminoso...” – uso do discurso direto para revelar o estado emocional da personagem.

(D) “Entidade diminuída e inútil, flutuando sobre uma suja torrente de vícios incontinentes, sentia-se valorizada...” – vocabulário marcado por regionalismo.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(B) “...e, outra vez, gozando uma doce serenidade de ânimo...” – antecipação do adjetivo ao substantivo.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo