Prova UNIRG 2022.1 (Medicina Gurupi) com Gabarito

UnirG

Prova UNIRG 2022.1 (Medicina Gurupi) com Gabarito

PROVA TIPO 1 - BRANCA
CAMPUS GURUPI

LINGUAGENS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
PORTUGUÊS

Leia atentamente o texto a seguir e responda às questões de 01, 02, 03 e 04.

O que faz o brasil, Brasil?

Devo começar explicando o meu enigmático título. É que será preciso estabelecer uma distinção radical entre um “brasil” escrito com letra minúscula, nome de um tipo de madeira de lei ou de uma feitoria interessada em explorar uma terra como outra qualquer, e o Brasil que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores, escolhas e ideais de vida. 

O “brasil“ com b minúsculo é apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior, pedaço de coisa que morre e não tem a menor condição de se reproduzir como sistema; como, aliás, queriam alguns teóricos sociais do século XIX, que viam na terra - um pedaço perdido de Portugal e da Europa - um conjunto doentio e condenado de raças que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte biológica, psicológica e social. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, cultura, local geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada.

É igualmente um tempo singular cujos eventos são exclusivamente seus, e também temporalidade que pode ser acelerada na festa do carnaval; que pode ser detida na morte e na memória e que pode ser trazida de volta na boa recordação da saudade. Tempo e temporalidade de ritmos localizados e, assim, insubstituíveis. Sociedade onde pessoas seguem certos valores e julgam as ações humanas dentro de um padrão somente seu. Não se trata mais de algo inerte, mas de uma entidade viva, cheia de autorreflexão e consciência: algo que se soma e se alarga para o futuro e para o passado, num movimento próprio que se chama História. Aqui, o Brasil é um ser parte conhecido e parte misterioso, como um grande e poderoso espírito. Como um Deus que está em todos os lugares e em nenhum, mas que também precisa dos homens para que possa se saber superior e onipotente. Onde quer que haja um brasileiro adulto, existe com ele o Brasil e, no entanto - tal como acontece com as divindades - será preciso provocar a sua manifestação para que se possa sentir sua concretude e seu poder. Caso contrário, sua presença é tão inefável como ado ar que se respira e dela não se teria consciência a não ser pela comparação, pelo contraste e pela percepção de algumas de suas manifestações mais contundentes.
(Da MATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? 1ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.)

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 01
Embora o título do livro do antropólogo Roberto DaMatta, em um primeiro momento, desconcerte o usuário da língua, o conhecimento da estrutura sintática pode ajudar a decodificá-lo. 

Estruturas como “o que faz o cidadão, responsável...”, ou “aquele acontecimento fez o rapaz, um especialista...” evidenciam o último termo como um estado ou uma qualidade de um nome, que o adquire por meio de uma transformação, pela ação do tempo.

Nesse sentido, pode-se afirmar que o termo “Brasil”, no título, assume a função sintática de

(A) sujeito.
(B) predicativo.
(C) objeto direto.
(D) adjunto adnominal.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 02
A distinção entre as palavras “Brasil” e “brasil”, proposta por Roberto DaMatta, evidencia uma postura crítica, por meio de uma perspectiva

(A) cultural.
(B) estética.
(C) geográfica.
(D) econômica.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 03
“É país, cultura, local geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada. É igualmente um tempo singular cujos eventos são exclusivamente seus...”.

Assinale a opção que identifica o mecanismo de coesão usado no início de cada um dos períodos do fragmento acima.

(A) Elipse.
(B) Nominalização.
(C) Indeterminação.
(D) Metalinguagem.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 04
“...um conjunto doentio e condenado de raças que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte biológica...”.

O segmento sublinhado acima constitui uma oração reduzida, cuja semântica, levando-se em conta o determinismo que caracterizou o final do século XIX, é identificada como

(A) consequência.
(B) alternância.
(C) causa.
(D) condição.


Leia atentamente o texto a seguir e responda às questões de 05 e 06.

Iria morrer, quem sabe se naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? Nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. 

Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condecorava? Matando-o. E o que não deixará de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara - todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara.

Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois que fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. 

Foi? Não. Lembrou-se das suas coisas de tupi, do folclore, das suas tentativas agrícolas... Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma!
(BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. 17ª ed. São Paulo: Ática, [s.d.].)

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 05
O trecho retirado do romance “Triste Fim de Policarpo Quaresma” evidencia uma tomada de consciência em relação à representação de pátria que até ali o personagem nutrira. 

No discurso narrativo, o processo de conscientização foi revelado, fundamentalmente, por meio de

(A) diálogo com interlocutor.

(B) perguntas retóricas.

(C) afirmações universais.

(D) construções paradoxais.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 06
“Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condecorava? Matando-o”.

Semanticamente, os termos destacados referem-se ao protagonista do romance de Lima Barreto, “Triste Fim de Policarpo Quaresma”. Sintaticamente, são complementos das formas verbais próximas. Quanto à morfologia, pertencem à classe gramatical dos

(A) objetos diretos.

(B) pronomes retos.

(C) artigos definidos.

(D) pronomes pessoais oblíquos.


LITERATURA

Leia atentamente o texto a seguir e responda às questões de 07 e 08.

A cantiga abaixo é de Genésio Tocantins, um dos compositores abordados pelo livro de Paulo Albuquerque, Cantos em Si –Identidade Tocantinense.

Coco Livre S/A
Genésio Tocantins

A minha mãe quebrava coco pra comer
E hoje em dia, eu canto coco pra viver
A minha mãe quebrava coco pra comer
E hoje em dia, eu canto coco pra viver
Olha o coco! Quem vai querer?
Olha a cocada! Quem vai querer?
Olha o coco! Quem vai querer?
Olha a cocada! Quem vai querer?
Já cantei coco, quebrei coco e ralei coco
Conquista, cantando coco do oco do maracá
Meu camará coco de roda ciranda
Minha língua não desanda, no pandeiro e no ganzá
(...)
Solta esse coco, bota coco na cocada
Rebola na embolada, enrola a língua lhá ga lhá
Jeca total, capiau, chapéu de palha
Criança também trabalha, para o coco libertar
Mistura e manda, no pandeiro e no ganzá
Mistura e manda, no pandeiro e no ganzá
Parte, e reparte, eu falo que a melhor parte
É quando se parte com arte, a parte que nos tocou
O epicarpo, o mesocarpo, o endocarpo
Todo mundo policarpo, brasileiro sim senhor
Essa é a Maria tico-tico e onde ela põe a boca o beija-flor põe o bico
Essa é a Maria tico-tico, onde ela põe a boca o beija-flor põe o bico
Alegria do pobre sem a tristeza do rico
Alegria do pobre sem a tristeza do rico
Preciso libertar esse coco, preciso libertar esse coco
O coco livre nos alegra mais um pouco
O coco livre nos alegra mais um pouco (...)
(Disponível em: <https://m.letras.mus.br/genesio-tocantins/coco-livre-sa/)

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 07
A palavra “coco”, usada tantas vezes na cantiga acima, ora representa um ritmo musical, ora o fruto do coqueiro. Assinale o par de versos que exemplifica a homonímia referida na afirmação anterior.

(A) “A minha mãe quebrava coco pra comer / E hoje em dia, eu canto coco pra viver”.

(B) “Olha o coco! Quem vai querer? / Olha a cocada! Quem vai querer?”

(C) “Conquista, cantando coco do oco do maracá / Meu camará coco de roda ciranda”.

(D) “Preciso libertar esse coco, preciso libertar esse coco / O coco livre nos alegra mais um pouco”.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 08
Parte, e reparte, eu falo que a melhor parte
É quando se parte com arte, a parte que nos tocou
O epicarpo, o mesocarpo, o endocarpo
Todo mundo policarpo, brasileiro sim senhor

A intertextualidade com o romance de Lima Barreto, no fragmento acima, sugere que

(A) diferentemente do romance, a cantiga rejeita o nacionalismo ufanista.

(B) o mergulho na história literária não costuma ser frutífero para cultura do país.

(C) assim como o romance, a cantiga está comprometida com a identidade nacional.

(D) a cantiga busca um nacionalismo engajado, como contraponto à escrita quixotesca de Lima Barreto.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 09
23 de maio. Levantei de manhã triste porque estava chovendo. [...] O barraco está numa desordem horrível. É que eu não tenho sabão para lavar as louças. Digo louça por hábito. Mas é as latas. Se tivesse sabão eu ia lavar as roupas. Eu não sou desmazelada. Se ando suja é devido a reviravolta da vida de um favelado. Cheguei a conclusão que quem não tem de ir pro céu, não adianta olhar pra cima. É igual a nós que não gostamos da favela, mas somos obrigados a residir na favela.

...Fiz a comida. Achei bonito a gordura frigindo na panela. Que espetáculo deslumbrante! As crianças sorrindo vendo a comida ferver nas panelas. Ainda mais quando é arroz e feijão, é um dia de festa para eles.

Antigamente era a macarronada o prato mais caro. Agora é o arroz e feijão que suplanta a macarronada. São os novos ricos. Passou para o lado dos fidalgos. Até vocês, feijão e arroz, nos abandona! Vocês que eram os amigos dos marginais, dos favelados, dos indigentes. Vejam só. Até o feijão nos esqueceu. Não está ao alcance dos infelizes que estão no quarto de despejo. Quem não nos despresou foi o fubá. Mas as crianças não gostam de fubá.

Quando puis a comida o João sorriu. Comeram e não aludiram a cor negra do feijão. Porque negra é a nossa vida. Negro é tudo que nos rodeia. (...)
(JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo. 10ª ed. São Paulo: Ática, 2014.)

Pode-se afirmar, pela leitura do trecho acima, que a referência aos utensílios domésticos e a personificação dos alimentos sugerem uma estratégia para

(A) construir um eufemismo diante de experiências traumáticas.

(B) idealizar as condições miseráveis por meio da retórica literária.

(C) representar os conflitos entre classes sociais, vividos pelo enunciador.

(D) externar a raiva e o ressentimento comuns à comunidade a que pertence a autora.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 10
“Sendo assim, a ideia do lugar de fala tem como objetivo oferecer visibilidade a sujeitos cujos pensamentos foram desconsiderados durante muito tempo. Dessa forma, ao tratarmos de assuntos específicos a um grupo, como racismo e machismo, pessoas negras e mulheres possuem, respectivamente, lugar de fala. Isto é, podem oferecer uma visão que pessoas brancas e homens podem não ter. Desse modo, o microfone é passado para as pessoas que realmente vivenciam aquela realidade”.
(Disponível em:< https://www.politize.com.br/o-que-e-lugar-de-fala/> Acesso: 05-11-2021.)

Considerando a ideia de lugar de fala, exposta no texto acima, pode-se afirmar que um aspecto que valoriza o livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, está presente

(A) na denúncia das circunstâncias adversas atenuadas pelo comportamento heroico das personagens.

(B) na descrição de passagens em que a solidariedade social se impõe ao ambiente de restrições.

(C) na construção de passagens inverossímeis, para contrapor a ficção à realidade.

(D) no relato do diário, em primeira pessoa, baseado em vivências representativas da realidade da autora.


Leia atentamente o texto a seguir e responda às questões de 11 e 12.

Ao chegar à rua, suspirou libertada do pavor aflitivo; e, outra vez, gozando uma doce serenidade de ânimo, seguiu na direção da igreja do Rosário, relembrando os incidentes daquela tarde, a cena do jogo, a covardia no esconderijo, e o terror que lhe não permitia verificar se Crapiúna deixara a bolsa de couro de onça debaixo do caixão.

Em todo caso, estava satisfeita com o haver logrado a certeza do verdadeiro criminoso, indicado pelo infalível, pelo glorioso Santo Antônio, e a convicção de concorrer para a libertação de Alexandre e a felicidade inteira de Luzia.

E reputava-se engrandecida por essa boa ação, renovada do passado de culpas, de crimes talvez, dos quais fora responsável inconsciente, e, sobretudo, a principal vítima. Entidade diminuída e inútil, flutuando sobre uma suja torrente de vícios incontinentes, sentia-se valorizada, sentia-se forte e sentia-se prestante. Duas criaturas, pelo menos, neste mundo de ingratidão, de perfídia e de miséria, seriam reconhecidas à sua dedicação.
(OLÍMPIO, Domingos. Luzia-Homem. 3ª ed. São Paulo: Martin Claret, 2016. Domínio 
Público: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000122.pdf)

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 11
O fragmento acima, retirado do romance “Luzia-Homem”, refere-se à personagem Teresinha e revela

(A) sua satisfação em descobrir o verdadeiro responsável pelo roubo do armazém.

(B) seu desejo de compensar as tentativas vergonhosas de afastar Luzia de Crapiúna.

(C) seu engano em achar que Alexandre era inocente pela acusação de um grave crime.

(D) um sentimento misto de pavor e prazer, por ter descoberto a verdade sobre seu passado.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 12
A função emotiva da linguagem é uma marca do discurso narrativo em Luzia-Homem, característica que dá um viés romântico ao romance de Domingos Olímpio.

Assinale a opção em que se identifica, no fragmento destacado, um recurso típico de tal função de linguagem.

(A) “Ao chegar à rua, suspirou libertada do pavor...” – descrição objetiva da cena.

(B) “...e, outra vez, gozando uma doce serenidade de ânimo...” – antecipação do adjetivo ao substantivo.

(C) “Em todo caso, estava satisfeita com o haver logrado a certeza do verdadeiro criminoso...” – uso do discurso direto para revelar o estado emocional da personagem.

(D) “Entidade diminuída e inútil, flutuando sobre uma suja torrente de vícios incontinentes, sentia-se valorizada...” – vocabulário marcado por regionalismo.


INGLÊS

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 13
UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 13
(From JobAds Worsheets eslprintables.com)

According to the advertisement above, the right applicant should

(A) apply for this job in person.

(B) preferably be an undergraduate.

(C) have ability to work well in a team.

(D) have knowledge of basic computer skills.


Read the text below and answer questions 14 to 18.

A woman suffering from a rare blood condition is on a quest to find her estranged biological father, who may enable her to get a potentially life-saving transplant if he donates his bone marrow.

Sarah Langdale, 32, was diagnosed with severe anemia when she was two.

This disease occurs when the body stops producing new enough blood cells. Patients with the condition are often fatigued and more prone to infections, as well as uncontrolled bleeding.

“I’m having blood transfusions every three weeks. I eventually started to lose my color and energy and I can´t do anything” Langdale told local news outlet Northampton Chronicle and Echo. Doctors have told her that she urgently needs a bone marrow transplant before her condition worsens. 

“I really need my Dad to come forward, I’ve been looking hard for him. I`ll die without a transplant and I hope I can find a better match with him or my half-siblings. And I´m relying on someone seeing my story and coming forward with information. I can only live in hope.
(adapted from Woman Hopes Father She´s Never Met will Save her Life By Aristos 
Georgiou on 11.3,21 in NEWSWEEK)

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 14
From paragraph 1 we understand that

(A) father and daughter have a close relationship.

(B) the woman´s biological father will guarantee her full recovery.

(C) the woman is trying to find her father.

(D) the woman suffers from an ordinary disease.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 15
According to paragraphs 1 and 2, Sarah Langdale

(A) has suffered from severe anemia since her childhood.

(B) has just fell down with anemia.

(C) has been fighting against anemia for two years.

(D) got over anemia when she was two.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 16
Paragraph 3 reveals that severe anemic patients

(A) are not likely to suffer from bleeding.

(B) have a tendency to produce bad blood cells.

(C) have a strong immune system.

(D) are more easily infected with disease germs.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 17
According to paragraph 4, Langdale 

(A) is getting better.

(B) lacks strength.

(C) will do without a transplant.

(D) has rosy cheeks.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 18
From the passage as a whole we apprehend that Sarah Langdale

(A) was brought up by foster-parents.

(B) has a strong grudge against her biological father.

(C) is no longer in search of her biological father.

(D) believes that making her story known to the public may disclose useful information.


ESPANHOL

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 13
Lea la viñeta a continuación.

Abuela!

La lectura de la viñeta evidencia

(A) la alegría de los nietos al ver a su abuela.

(B) el valor de la comunicación familiar.

(C) la evolución del teléfono fijo al móvil.

(D) el envejecimiento de la comunicación.


Lea el texto a continuación y responda las preguntas 14 a 16.

¿EL ECOLOGISMO ESTÁ EN LOS GENES?

Un estudio realizado en gemelos sugiere que la preocupación por el medio ambiente podría tener un componente hereditario importante.

A medida que aumentan las crisis ambientales globales, se han propuesto numerosas políticas con miras a un futuro más sostenible. Sin embargo, muchas de estas recomendaciones nunca llegan a ser puestas en práctica, en parte debido a la falta de apoyo ciudadano.

En un artículo publicado en la revista Bioscience, un equipo de investigadores de la Universidad Nacional de Singapur argumenta que es necesario un mayor apoyo público de las políticas proambientales, y destacan un contribuyente muy inesperado en esta ecuación: los genes. Utilizando una muestra de más de dos mil gemelos adultos del Reino Unido, los autores compararon los resultados de una encuesta realizada a gemelos monocigóticos o idénticos con los de gemelos dicigóticos, que comparten menos genes.

"Descubrimos que los gemelos monocigóticos eran consistentemente más similares entre sí en lo que respecta a la naturaleza, el activismo del movimiento ambiental y el comportamiento de conservación personal que los gemelos dicigóticos, lo que sugiere influencias genéticas en estos fenotipos", afirman los autores. Los resultados también demostraron "heredabilidad moderada (30% - 40%) para la preocupación por la naturaleza, el activismo dentro del movimiento ambiental y el comportamiento de conservación personal, así como altas correlaciones genéticas entre ellos, lo que sugiere una base genética parcialmente compartida". 

Según los investigadores, este hallazgo está bien alineado con los estudios evolutivos que describen la heredabilidad del comportamiento altruista y cooperativo y los beneficios de esos rasgos para las generaciones futuras.

A pesar de estos sorprendentes hallazgos, los autores advierten que la alta heredabilidad no implica que el entorno sea poco importante. En muchos casos, dicen, "las intervenciones ambientales, como las políticas, pueden influir en la heredabilidad", señalando la necesidad de realizar más estudios para desenredar estas complejidades.
(MUY INTERESANTE. ¿El ecologismo está en los genes? Disponível em: 
https://www.muyinteresante.es/ciencia/articulo/el-ecologismo-esta-en-los-genes621634725324Acesso em: 11 nov. 2021. Adaptado.)

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 14
De acuerdo con el artículo publicado en la revista Bioscience

(A) es necesario que la población apoye más las políticas ambientales globales.

(B) los gemelos dicigóticos tienen un comportamiento más altruista y cooperativo.

(C) las políticas públicas son responsables de la alteración genética de la población.

(D) la similitud entre los gemelos monocigóticos se restringe a las características físicas.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 15
Los investigadores del estudio están preocupados, de modo prioritario, por

(A) los cambios en los genes de los gemelos.

(B) la evolución genética de la humanidad.

(C) el activismo político en el área de la medicina.

(D) los graves problemas ambientales globales.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 16
Tras leer el texto, se puede afirmar que

(A) el estudio comprobó que la preocupación por los problemas ambientales tiene relación directa con la influencia genética de los gemelos.

(B) los investigadores de la Universidad Nacional de Singapur desconsideran la importancia de la heredabilidad de los gemelos en el estudio realizado.

(C) el eje central del artículo publicado en la revista Bioscience es analizar diversos elementos con vistas al favorecimiento del futuro del planeta.

(D) la relación comportamental de los gemelos con el medio ambiente es irrelevante para determinarla como un factor de heredabilidad.


Lea la caricatura a continuación y responda las preguntas 17 y 18.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 17
El habla de la mujer refleja su angustia con

(A) la infidelidad del marido.

(B) su envejecimiento físico.

(C) la enfermedad degenerativa.

(D) el chismorreo de las amigas.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 18
Al analizar la situación comunicativa, apoyándose en las informaciones visual y verbal, se puede concluir que el hombre

(A) critica, con sarcasmo, el resultado de una posible cirugía estética en el rostro de la mujer.

(B) analiza que el cambio de los rasgos físicos determinará el carácter de su madre.

(C) demuestra su deseo de hacerse una cirugía y una gran envidia del mundo femenino.

(D) sospecha, apenado, que no reconocerá físicamente a su esposa después de la cirugía.

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
BIOLOGIA

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 19
A presença do vírus SARS-CoV-2 é identificada pelo teste conhecido como RT-PCR, sigla para Reação em Cadeia da Polimerase pela Transcriptase Reversa.

A transcriptase reversa é uma enzima extraída do HIV que promove a produção de uma cadeia do DNA (ou ADN), conhecida com DNA complementar ou cDNA, feita a partir do mRNA (ou ARNm), em um ambiente contendo todas as condições ideais para a ocorrência do processo.

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 19

Após a ocorrência do processo, o trio de nucleotídeos AUG no mRNA corresponderia, na cadeia 2 acima indicada, ao trio:

(A) AUG.
(B) UAC.
(C) TAC.
(D) ATG.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 20
Diabetes insípido é uma doença caracterizada pela produção de excessivo volume de urina diluída. A forma hereditária da doença resulta da mutação de um gene ligado ao cromossoma X que afeta o receptor do hormônio ADH nos rins. O alelo mutante (Xᵃ) é recessivo em relação ao alelo normal (Xᴬ).

Com relação a essa doença, é correto afirmar que

(A) meninos com diabetes insípido recebem o alelo mutante proveniente da mãe.

(B) meninos com diabetes insípido podem receber o alelo mutante proveniente tanto da mãe quanto do pai.

(C) meninas com diabetes insípido só podem ter recebido o alelo mutante proveniente do pai.

(D) meninas com diabetes insípido só podem ter recebido o alelo mutante proveniente da mãe.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 21
No feto humano, o coração apresenta uma comunicação entre os dois ventrículos. Quando a criança nasce, essa comunicação é interrompida, isolando o ventrículo direito do esquerdo.

Raramente, a comunicação parcial permanece, resultando em problemas que, em alguns casos, pode levar à morte porque:

(A) o sangue será bombeado para os tecidos e para os pulmões com menor pressão.

(B) o teor de oxigênio no sangue que vai para os tecidos se torna menor que o suficiente para manter as células.

(C) a pressão arterial será reduzida, uma vez que o ventrículo esquerdo bombeará menos sangue.

(D) a hematose será prejudicada e o sangue arterial será pouco eficiente na oxigenação dos tecidos.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 22
O gráfico a seguir mostra o aumento do número de pessoas vacinadas com a segunda dose da vacina contra o vírus SARS-CoV-2 e o número de óbitos por Covid-19, em um determinado espaço de tempo.

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 22

Analisando os dados fornecidos pelo gráfico, é correto afirmar que

(A) o número de óbitos não se deve à Covid-19, mas sim ao número de pessoas que já estavam doentes e, por coincidência, morreram.

(B) a eficiência da vacina só se verificou cerca de 7 meses após a sua aplicação.

(C) o aumento do número de pessoas vacinadas dificultou a ação do vírus e a sua disseminação.

(D) a queda do número de óbitos não se deveu à vacinação, mas ao fato de as pessoas sensíveis ao vírus já terem morrido.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 23
Para verificar a eficiência de um determinado inseticida sobre larvas de besouros que atacavam plantações agrícolas, foi feito um experimento em duas áreas com o mesmo tipo de plantação, ambas atacadas pela mesma espécie de larvas de besouros. Uma das áreas recebeu aplicações do inseticida e outra não. Os números dos insetos encontrados em ambas as áreas e o momento de aplicação do inseticida estão mostrados no gráfico a seguir.

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 23

Após analisar os dados fornecidos pelo gráfico, assinale a melhor explicação para a ação do inseticida.

(A) Por magnificação trófica, o inseticida se tornou mais eficiente contra os predadores de larvas do que contra as larvas.

(B) A presença do inseticida no ambiente provocou, nas larvas, a necessidade de se modificarem criando resistência ao inseticida.

(C) Com maior frequência do uso, a eficiência do inseticida contra as larvas será aumentada.

(D) O inseticida atuou como agente de seleção, eliminando as larvas menos resistentes e deixando vivas as resistentes.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 24
JÁ NASCEM SEM PRESSA! CAÇA PREDATÓRIA ALTERA 
PROCESSO EVOLUTIVO DE ELEFANTES

A ação ilegal de caçadores está afetando de forma sensível a evolução de várias comunidades de elefantes na África e na Ásia

Cientistas observaram que
● no continente africano, entre elefantes fêmeas selvagens, a porcentagem de indivíduos que nascem sem as presas de marfim está entre 2 e 4%.
● na população de elefantes do Parque Nacional de Gorongosa, em Moçambique, este número chegou a 32%, entre as fêmeas de até 24 anos.
● nos machos, a ausência total não ocorre, mas as presas crescem menos.
● discrepâncias similares apareceram em estudos feitos com populações sujeitas a este tipo de predação na África do Sul, Uganda, Tanzânia e Zâmbia...
(JOPPERT, Gabriel, Colaboração para o UOL, em São Paulo, 28/03/2019 13h26. 
Dados de https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimasnoticias/redacao/2019/03/28)

Segundo a Teoria da Evolução, assinale a melhor explicação para o ocorrido nessas localidades.

(A) Em resposta à predação constante, os elefantes passaram a gerar filhos com presas cada vez menores ou ausentes.

(B) A nova população de elefantes sem presas ou com presas menores resultou da reprodução dos que, por não terem valor, escaparam da caça predatória.

(C) A caça predatória constante provocou o aparecimento de genes capazes de reduzir o comprimento das presas, até sua extinção total.

(D) A caça predatória bloqueou a ação de genes e estimulou outros, transformando presas normais em presas pequenas ou ausentes.


FÍSICA

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 25
Sabemos que quanto maior é a potência do chuveiro, maior é a capacidade de aquecer a água. O chuveiro da marca Red Hot, tem uma resistência de 30 cm.

O chuveiro da marca Knot, tem uma resistência de 18 cm. Ambas as resistências são feitas com o mesmo material e mesmo diâmetro.

A relação entre as potências PR e PK, das marcas Red Hot e Knot são, respectivamente,

(A) PK = 0,2PR
(B) PK = 0,333...PR
(C) PK = 0,6PR
(D) PK = 1,666...PR


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 26
O telefone de lata é uma antiga brincadeira de criança. O som emitido dentro da lata faz vibrar o fundo da lata. Essa vibração produz ondas no barbante (fio) que liga as duas latas.

Ao chegar à outra lata, ocorre o processo inverso com a onda na corda e o som é reproduzido para outra pessoa. Sendo a velocidade do som no ar, 340m/s e o comprimento da onda no barbante, 5 cm, a frequência da onda é de

(A) 1700 Hz.
(B) 68 Hz.
(C) 17 Hz.
(D) 6800 Hz.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 27 - ANULADA.

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 28
Eletronilda é uma aluna de física muito aplicada. Querendo demonstrar a eletrização por contato, ela pegou 4 esferas metálicas idênticas com as seguintes cargas

Vermelha: +3Q
Azul: -5Q
Branca: +4Q
Preta: -2Q

Ela, então, pôs em contato: Vermelha com Azul e depois separa, em seguida, Branca com Preta e depois separa, por fim, Vermelha com Preta e depois separa.

Ao terminar, a carga da esfera Preta é:

(A) 0
(B) +Q
(C) -Q
(D) 2Q


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 29
Dona Raimunda, famosa por sua grande beleza, deseja colocar em seu quarto um espelho plano, que possibilite ver todo seu corpo.

Como ela quer economizar, qual deverá ser a altura mínima do espelho, se ela mede 1,80m?

(A) 1,80m
(B) 1,20m
(C) 0,90m
(D) 0,60m


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 30
“... O Sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.”
(Josué 10:13)

Nesta passagem bíblica, Josué “parou o Sol”. Na verdade, ele parou a Terra, pois esta sim é que gira (rotação em torno do eixo). Considerando o raio da Terra com, aproximadamente, 7000 km e π=3,14, a velocidade linear de uma pessoa na linha do Equador é, aproximadamente, de

(A) 95 m/s.
(B) 509 m/s.
(C) 292 m/s.
(D) 193 m/s.


QUÍMICA

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 31
Na natureza, o ferro não se apresenta na forma como costumamos ver no nosso cotidiano. Na verdade, ele é extraído de minérios onde se faz presente principalmente na forma de óxidos e sais.

A tabela a seguir exibe alguns minérios de ferro acompanhados das fórmulas de seus principais componentes.

A tabela a seguir exibe alguns minérios de ferro acompanhados das fórmulas de seus principais componentes.

O minério considerado o mais importante dentre os listados tem, como principal componente, um composto binário que contém, na sua estrutura, o calcogênio mais eletronegativo. Esse minério é denominado

(A) pirita.
(B) siderita.
(C) hematita.
(D) ilmenita.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 32
O trítio (³H) é o isótopo radioativo do hidrogênio cujo átomo é constituído de 1 próton, 1 elétron e 2 nêutrons. A sua estrutura nuclear, com força de coesão entre partículas superior à encontrada nos núcleos dos outros dois isótopos mais comuns do hidrogênio (deutério e trítio) possibilita a liberação de enorme quantidade de energia ao sofrer fusão. Essas características fazem do trítio um elemento promissor no que diz respeito à geração de energia em larga escala num futuro não muito distante.

O gráfico a seguir representa o decaimento desse radioisótopo.

O gráfico a seguir representa o decaimento desse radioisótopo

Nesse processo, cada átomo de trítio é transformado em um átomo de ³He por emissão de uma partícula.

Considerando essas informações, o nome da partícula emitida e o tempo necessário para que 16 g de trítio se reduzam a 2 g são, respectivamente,

(A) próton e 24 anos.

(B) nêutron e 12 anos. 

(C) beta e 36 anos.

(D) alfa e 36 anos.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 33
Um documento oficial de ato administrativo, baixado por autoridade pública competente do Brasil preconiza que o nível máximo aceitável de mercúrio (Hg) em água subterrânea para consumo humano seja de 0,001 mg/L. 

A tabela a seguir exibe os valores das concentrações de mercúrio encontradas em quatro amostras de água subterrânea coletadas em quatro locais diferentes.

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 33

De acordo com o que foi exposto, as únicas amostras que apresentam nível aceitável de mercúrio são as de números 

(A) 1 e 3.
(B) 2 e 3.
(C) 1, 2 e 3.
(D) 2, 3 e 4.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 34
O hidróxido de potássio (KOH) é um composto químico que se destaca pelo amplo emprego industrial devido, principalmente, à elevada condutividade elétrica de suas soluções aquosas motivada pelo elevado grau de dissociação (α ≅ 100 %).

Um de seus empregos é como eletrólito em baterias alcalinas. Para uso industrial, é importante que o pH da solução de KOH esteja adequado ao tipo de aplicação.

Assim sendo, se determinado setor de uma fábrica necessita dispor de 50 L de solução aquosa de KOH de pH = 10 para ser empregada em certo processo, a massa do hidróxido, em grama, que deverá ser dissolvida em água suficiente para completar o volume de solução requerido, é de

(A) 1,4 x 10⁻⁷
(B) 2,8 x 10⁻⁷
(C) 1,4 x 10⁻¹
(D) 2,8 x 10⁻¹


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 35
A ustulação é um processo empregado na metalurgia para converter sulfetos metálicos em óxidos por meio de aquecimento do sulfeto na presença de oxigênio. Dependendo da natureza do metal constituinte do sulfeto, a ustulação pode produzir um óxido do metal ou o próprio metal na sua forma simples, conforme mostra a equação química a seguir:

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 35

Considere que 80 % do gás produzido na ustulação de 954 g de sulfeto de cobre (l) foi recolhido em uma solução aquosa de hidróxido de cálcio e que esse procedimento resultou na produção de um sal. 

Admitindo um rendimento de 100 % na última etapa do processo (formação do sal), a massa de sal obtida foi de:

(A) 576,0 g.
(B) 652,8 g.
(C) 720,0 g.
(D) 816,0 g.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 36
Quando um alceno é tratado com solução aquosa concentrada de permanganato de potássio, em meio ácido e quente, ocorre a ruptura total da dupla ligação gerando compostos orgânicos oxigenados.

Esse tipo de reação é denominado oxidação enérgica e os produtos formados dependem dos tipos de átomos de carbono envolvidos na dupla ligação, conforme mostra a tabela a seguir:


Considere o alceno cuja fórmula estrutural é apresentada a seguir.


Os dois produtos orgânicos formados na oxidação enérgica do alceno representado são isômeros de

(A) compensação.
(B) função.
(C) posição.
(D) cadeia.


MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

MATEMÁTICA

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 37
O renomado Dr. D.J. Alma promete “parar o tempo” e até rejuvenescer seus pacientes em sua clínica hiperbárica. Sendo assim, ele mesmo idealizou a logomarca da sua clínica, que consiste em uma ampulheta estilizada, formada por duas pirâmides quadrangulares: uma com a base para baixo e a outra com a base para cima, dentro de um prisma reto, de base quadrada, conforme ilustra a figura a seguir:


Sabendo que a área da base é de 3 cm² e a área da face lateral é de 6 cm², o volume dentro do prisma e fora das pirâmides é de

(A) 2√2 cm³.
(B) 2√3 cm³.
(C) 4√2 cm³.
(D) 4√3 cm³.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 38
O diretor de um hospital dispõe de 5 médicos, 4 enfermeiros e 4 atendentes para escalar uma equipe de plantão.

A equipe será formada por 2 médicos, 3 enfermeiros e 2 atendentes, porém, um médico será destinado para a UTI e o outro ficará no pronto-socorro.

O número de equipes diferentes que o diretor poderá formar é

(A) 480.
(B) 240.
(C) 140.
(D) 120.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 39
Em 2020, o hemocentro de um hospital tem recebido doações de sangue seguindo uma variação periódica. Considere que o número “D” de doações seja dado, de forma aproximada, pela expressão

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 39

com D em milhares, t em mês e variando de 1 a 12 (t = 1 é janeiro e t = 12 é dezembro).

De acordo com o exposto, o mês do 1° semestre que teve o maior número de doações foi

(A) fevereiro.
(B) março.
(C) maio.
(D) junho.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 40
Adenovírus são um grupo de vírus que normalmente causam doenças respiratórias, como um resfriado comum, a conjuntivite (uma infecção no olho), gripe, bronquite ou pneumonia.
(Fonte: https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/ adenovirus/)

A esse respeito, observe a figura a seguir:

A esse respeito, observe a figura a seguir
(Fonte: http://revista.iec.gov.br/submit/index.php/rpas/article/view/589/415)

A partir da análise da figura, é possível perceber que o aspecto esquemático dos Adenovírus é de um Icosaedro Regular. Sua composição geométrica possui uma característica marcante: todas as 20 faces são triangulares.

Considerando que V e A sejam, respectivamente, o número de vértices e de arestas desse poliedro, o valor da expressão 3V + 5A é:

(A) –174.
(B) 186.
(C) 221.
(D) 236.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 41
Em uma enquete, sobre os tipos de atividades físicas que cidadãos praticam para redução nos problemas de saúde, constatou-se que:

● 42 Pedalam;
● 68 Caminham;
● 46 Nadam;
● 8 Pedalam e Nadam;
● 6 Nadam e Caminham;
● 12 Pedalam e Caminham.
● 4 praticam os três esportes; e
● 26 não praticam nenhum desses esportes citados.

Diante dos dados apresentados, selecionando uma pessoa ao acaso, a probabilidade de ela praticar apenas caminhada é, aproximadamente, de:

(A) 34%.
(B) 36%.
(C) 42%.
(D) 48%.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 42
A Pandemia do Covid-19 assolou o mundo inteiro. Só no Brasil, foram mais de 600.000 mortes. Em abril de 2020, profissionais de saúde trabalharam intensamente para cuidar dos infectados e por isso, obviamente, o número de enfermeiros infectados (por exemplo) cresceu muito, conforme ilustra o gráfico a seguir.

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 42

Se os dados dos dias 07 e 08 descrevessem uma linha reta, e o crescimento fosse linear a partir daí, o número de casos em 13 de abril seria de

(A) 3012.
(B) 3106.
(C) 3194.
(D) 3262.


CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
GEOGRAFIA

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 43
“As primeiras interversões da humanidade nos processos naturais coincidem com o domínio do fogo. A partir daí, os seres humanos começam a modificar as condições naturais da superfície do planeta. Os registros mais antigos do uso artificial da Terra e sua exploração mais ativa são de 8.000 a.C., com o início da chamada revolução agrícola. Desde então, a humanidade explora os recursos naturais do planeta e modifica a superfície terrestre para atender às suas necessidades que crescem continuamente com o desenvolvimento das civilizações, modificando sistemas naturais e construindo paisagens humanizadas.”
(Teixeira, W., Toledo, M.C., Fairchild, T., Taioli, F. Decifrando a Terra. 1. Ed.
– São  Paulo: Oficina de Textos, 2000.)

A concepção apresentada, conforme Teixeira et al., 2000, considera o início de uma nova época, com alterações ambientais globais impostas pelo ser humano, modificando os sistemas naturais terrestres.

Portanto, nesse contexto, a referência abordada indica

(A) a contextualização de uma nova época para os registros geológicos denominada Quaternário.

(B) a contextualização de uma nova época para os registros geológicos denominada Pleistoceno.

(C) a contextualização de uma nova época para os registros geológicos denominada Antropoceno.

(D) a contextualização de uma nova época para os registros geológicos denominada Holoceno.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 44
A partir dos anos de 1980, principalmente com a criação do estado do Tocantins, com sua instalação definitiva em 1° de janeiro de 1989, o qual foi inserido na Região Norte do Brasil, programas agrícolas promoveram o desenvolvimento regional, ocupando áreas de transição entre o bioma Amazônia e o Cerrado.

O desenvolvimento agrícola foi realizado com grande aplicação de recursos financeiros e utilização de métodos e técnicas agrícolas avançadas.

Assim, com a formação socioespacial do Tocantins e a respectiva ocupação e apropriação do Cerrado, assinale a afirmativa correta.

(A) O desenvolvimento agrícola, apesar de promover o desenvolvimento econômico, aumentou a tendência de processos erosivos, devido à ação humana, principalmente com a remoção da vegetação do Cerrado e a compactação do solo.

(B) O desenvolvimento agrícola foi favorecido pela grande fertilidade dos solos do bioma Amazônia.

(C) O desenvolvimento agrícola gerou pequenos impactos nas áreas do Cerrado, somente em áreas com a presença do bioma Amazônia.

(D) O desenvolvimento agrícola gerou poucos impactos naturais, pois houve substituição da vegetação natural por outras vegetações, diminuindo processos erosivos e o assoreamento dos rios.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 45
“Para localizar precisamente qualquer ponto na superfície terrestre, foram criadas as coordenadas geográficas, ou seja, linhas imaginárias que cobrem todo o globo. As coordenadas geográficas são baseadas em projeções cartográficas, constituídas por meridianos e paralelos, sobre os quais podemos representar a superfície do planeta, conforme ilustra o mapa a seguir.

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 45

A projeção cartográfica de Peters, elaborada em 1973 pelo historiador alemão Arno Peters, é do tipo cilíndrica equivalente. Ao contrário da projeção de Mercator, a projeção de Peters apresenta, com maior exagero, a região dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento”.
(Moreira, J.C. Geografia Geral e do Brasil, 6º ano. 1. Ed. – São Paulo: Scipione, 2014. 
Pena, R.F.A. "Projeção de Peters"; Brasil Escola. Disponível em: 
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/projecao-peters.htm. Acesso em 15 de 
novembro de 2021.)

Assinale a opção que trata da definição de meridianos e paralelos.

(A) Os meridianos são linhas imaginárias que representam linhas de latitude, variando de 0° a 180°. Os paralelos são linhas imaginárias que representam linhas de longitude.

(B) Os meridianos são linhas imaginárias que representam linhas de longitude, variando de 0° a 180° a partir da linha do Equador. Os paralelos são linhas imaginárias que representam linhas de latitude.

(C) Os meridianos são linhas imaginárias que possuem tamanhos diferentes, as quais variam de 0° a 180°, representando linhas de latitude. Por outro lado, os paralelos são linhas que possuem tamanhos iguais, representando as linhas de longitude, variando entre de 0° a 90°.

(D) Os meridianos são linhas imaginárias que possuem o mesmo tamanho, as quais variam de 0° a 180°, representando linhas de longitude. Por outro lado, os paralelos são linhas que possuem tamanhos diferentes, representando as linhas de latitude, variando entre de 0° a 90°.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 46
Analise o climograma com as temperaturas e as precipitações médias registradas em Palmas (TO) durante o intervalo de 12 meses (ano).

Analise o climograma com as temperaturas e as precipitações médias registradas em Palmas (TO) durante o intervalo de 12 meses (ano).

A esse respeito, analise os itens a seguir.

I. O clima nesta região é caracterizado por uma estação chuvosa (de outubro a abril) e outra estação seca (de maio a setembro).
II. O clima na região é tropical.
III. O clima é caracterizado por baixa amplitude térmica e elevada pluviosidade sazonal.
IV. Os meses mais secos na região estão entre junho e agosto.

As características climáticas da região analisada estão indicadas em:

(A) I e II, apenas.
(B) I, II e III, apenas.
(C) I, II e IV, apenas
(D) I, II, III e IV.


As informações a seguir referem-se à questão 47!

“As mudanças climáticas têm alterado ecossistemas marinhos e terrestres em grande e pequena escala. A Terra possui sua dinâmica própria, com flutuações e modificações ao longo do tempo geológico, em diversas escalas. Entretanto, o ser humano tem desempenhado um papel de grande impacto nas condições naturais do planeta. Cientistas e pesquisadores têm dominado ferramentas para o monitoramento das mudanças climáticas, a exemplo das redes internacionais de observações meteorológicas, monitoramento dos fenômenos atmosféricos e oceanográficos, assim como dos padrões de vegetação e do uso e ocupação do solo. Recentes pesquisas têm apresentado mudanças na vegetação costeira, por exemplo os manguezais, os quais dependem de condições específicas de temperatura, salinidade, tipos de sedimento e frequências de inundação.”

Temperaturas máximas, mínimas e amplitude térmica de
1961 a 2017 na estação meteorológica de
Paranaguá (PR),Região Sul do Brasil

Temperaturas máximas, mínimas e amplitude térmica de 1961 a 2017 na estação meteorológica de Paranaguá (PR),Região Sul do Brasil
(França et al., 2019. Late-Holocene subtropical mangrove dynamics in response to 
climate change during the last millenium. The Holocene, Vol. 29 (3), 445-456.)

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 47
A partir do fragmento de texto e do gráfico analisado, assinale a afirmativa correta.

(A) O clima na Região Sul do Brasil é caracterizado como equatorial.

(B) Ocorre, desde 1961, a crescente tendência de aumento das temperaturas máximas e mínimas na região estudada.

(C) As temperaturas da região estudada variaram entre 15 e 25°C.

(D) O gráfico apresenta variações de temperatura média típicas de clima temperado.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 48
O Tocantins é uma das 27 unidades federativas do Brasil, ocupando uma área de aproximadamente 277.600 km². Sua capital é a cidade planejada de Palmas, com a menor densidade populacional dentre as capitais estaduais brasileiras.

O Tocantins é uma das 27 unidades federativas do Brasil, ocupando uma área de aproximadamente 277.600 km². Sua capital é a cidade planejada de Palmas, com a menor densidade populacional dentre as capitais estaduais brasileiras.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O Tocantins está localizado na Região Norte. O território tocantinense possui fronteiras na direção oeste com os estados de Mato Grosso e Pará.

II. O Tocantins abriga uma grande diversidade de biomas, com destaque para o Cerrado, Amazônia e Mata das Araucárias.

III. A rede hidrográfica do Tocantins é bastante rica, tendo como importantes rios: o Araguaia e o Tocantins.

Assinale:

(A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

(B) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

(C) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

(D) se todas as afirmativas estiverem corretas.


HISTÓRIA

UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 49
“Os americanos, no sistema espanhol agora estabelecido, não têm outro lugar na sociedade sendo o de meros consumidores; mesmo nessa condição, são oprimidos por restrições espantosas, tais como o cultivo de frutas europeias [..] uma proibição de fábricas [...] e restrições aduaneiras entre províncias americanas para que não comercializem, dialoguem ou sequer realizem acordos umas com as ouras. No fim, sabem qual é nosso destino? Campos em que cultivamos milho, cereais, café, cana, cacau e algodão [...] e as profundezas da terra para escavar ouro que nunca satisfaz essa nação gananciosa.”
(Símon Bolívar. 1820. In: OSBORNE, Roger. Do povo para o povo; uma nova história 
da democracia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. p. 212).

A partir da análise do documento, assinale a opção que apresenta a ideia central do pensamento de Simon Bolívar.

(A) As relações econômicas desiguais entre metrópole e colônia.

(B) A defesa dos povos indígenas pela Coroa espanhola.

(C) O apoio ao absolutismo monárquico espanhol.

(D) A crítica à democracia vigente nas colônias hispânicas.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 50
“A política de aldeamentos foi essencial para o projeto de colonização. Afinal, os índios aliados eram indispensáveis ao projeto, pois além de compor as tropas militares, eles deviam ocupar os espaços conquistados e contribuir, como mão-de-obra, para a construção das sociedades coloniais. As novas aldeias que se cravam próximas aos núcleos portugueses foram, do século XVI ao XVII, o espaço privilegiado para a inserção desses índios na ordem colonial. Desempenharam importantes funções e foram, a grosso modo, estabelecidas e administradas por missionários, principalmente jesuítas.”
(ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na
História do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2010. p 69)

A partir da interpretação do fragmento do texto, é correto afirmar que

(A) a cultura dos povos originários foi preservada nos aldeamentos.

(B) a Coroa portuguesa afastou a Igreja católica de qualquer presença física junto aos aldeamentos.

(C) o mundo do trabalho na sociedade portuguesa foi composto por indígenas aldeados.

(D) os aldeamentos preservaram as populações indígenas do contato com os portugueses.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 51
“A mineração provocou substancial alteração no panorama colonial do século XVIII, a começar pela incorporação efetiva dos territórios que viriam a compor as capitanias de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. A própria ocupação ocorreu de modo diverso ao das áreas litorâneas e pecuarista, pois deu início à urbanização do interior, fenômeno então desconhecido no Brasil, com a construção de Vila Rica, Ribeirão do Carmo, São João del Rei, Sabará, Vila Boa, Vila Bela e um sem-número de povoados e arraiais, muitos deles desaparecidos com oarrefecimento da exploração aurífera.”
(WEHLING, Arno E WEHLING, Maria José C.M. Formação do Brasil colonial. Rio de 
Janeiro: Nova Fronteira, 2005. p. 165)

Assinale a opção que apresenta corretamente os desdobramentos econômicos e sociais da expansão colonizadora em direção ao interior.

(A) Possibilitou o surgimento de articulações entre áreas econômicas até então isoladas, a exemplo do comércio entre Minas Gerais e Nordeste, além do comércio entre Belém e Goiás.

(B) Originou um processo colonizador homogêneo em todas as regiões da colônia, resultando em um vasto território sob rígido controle da Coroa Portuguesa.

(C) A mineração contribuiu para a concentração populacional no litoral, contribuindo para consolidar o caráter litorâneo da colonização portuguesa.

(D) A economia mineradora deu origem a um tipo de sociedade baseada em baixa capacidade de mobilidade social, o que resultou em lento processo de ocupação territorial no interior.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 52
“A cidade é particularmente importante como cenário para a circulação das ideias, pois aproxima mais os homens que nela vivem e as sua praças e ruas são os melhores lugares para se saber das novidades. Esses primeiros literatos da França eram de famílias aristocratas que se reuniam nos salões, cafés e teatros e tinham como forma de liberdade a eliminação dos limites. Sua liberdade não era dos libertários, mas dos libertinos. Essa literatura libertina que envolveu a cidade de Paris , quando da morte de Luís XIV, embora clandestina, passou a ocupar um lugar de destaque, até porque o duque de Orleans, que viria a ser o regente da França, era um libertino, inimigo de Luís XIV.”
(FALCON, Francisco. RODRIGUES, Antonio Edmilson. A Formação do Mundo 
Moderno: a construção do Ocidente dos séculos XIV ao XVIII. Rio de Janeiro: 
Elsevier, 2006. p. 202)

O texto apresenta o contexto histórico que favoreceu o desenvolvimento do Iluminismo francês. Assinale a opção que explicita corretamente a relação entre os fatores culturais apresentados no texto e o Iluminismo:

(A) As divisões políticas entre as famílias aristocráticas possibilitaram a incorporação da cultura popular ao acervo cultural do Iluminismo francês.

(B) A Igreja Católica impulsionou uma cultura libertina, o que favoreceu o desenvolvimento do Iluminismo.

(C) A cidade foi o lugar de preservação de tradições, o que tornou possível o desenvolvimento da filosofia iluminista.

(D) A ampla troca cultural ocorrida em Paris criou os fundamentos culturais para a liberdade de criação e de crítica, que foram indispensáveis para o desenvolvimento do Iluminismo.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 53
EXPURGOS NA BUROCRACIA MILITAR (1964 -1967)
EXPURGOS NA BUROCRACIA MILITAR (1964 -1967)
(Fonte: Dossier do Ministério da Aeronáutica. In: ALVES, Maria Helena Moreira. 
Estado e oposição no Brasil (1964-1984) Petrópolis, RJ: Vozes, 1984, p. 65. 
Adaptado.)

Os novos estudos sobre o Golpe de 1964 e o regime militar indicam que a repressão promovida pelo novo regime não se limitou à sociedade civil, mas atingiu também os militares. Ao ler a tabela acima, é correto afirmar que

(A) a repressão no interior das Forças Armadas brasileiras só atingiu os militares anos após a consolidação do novo regime.

(B) A repressão foi imediata, uma vez que, para fortalecer o novo regime, os golpistas limparam as forças armadas da presença de militares favoráveis ao governo João Goulart.

(C) a aeronáutica concentrou o maior número de expurgados, se comparado ao Exército, uma vez que havia forte presença de militares nacionalistas e democratas em suas fileiras.

(D) a queda do número de militares expurgados entre 1965 –1967 ocorreu em razão da resistência armada dos oficiais nacionalistas.


UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 54
“Extinta formalmente a URSS, em 31 de dezembro de 1991, a maioria da sociedade russa foi tomada por uma profunda expectativa de que seria possível, a curto prazo, alcançar os padrões de organização política, de desenvolvimento econômico e de bem-estar das sociedades capitalistas mais avançadas da Europa ocidental e dos EUA. Disseminada em toda a sociedade, havia uma admiração sem limites pelas realizações da modernidade ocidental; um mundo considerado civilizado, em contraste com a Rússia desestimada como anacrônica e bárbara.”
(REIS FILHO, Daniel Aarão. As revoluções Russas e o
socialismo soviético. São Paulo: UNESP, 2003. P. 157). 

A extinção da URSS está relacionada a um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais que marcaram a sociedade soviética.

Assinale a opção que melhor explica o fim da URSS.

(A) A defesa do neoliberalismo por Gorbachev abriu uma crise política que resultou na queda do líder Gorbachev e no retorno ao Stalinismo.

(B) A vitória dos soviéticos no Afeganistão contribuiu para fortalecer o exército na disputa política com o Partido Comunista da URSS.

(C) A crítica de Gorbachev às reformas econômicas e políticas implementadas pela Perestroika e pela Glasnost foi resultado das disputas políticas entre o líder soviético e o Partido Comunista.

(D) O crescente descontentamento das nacionalidades não-russas contra o poder político de Moscou contribuiu para o surgimento de demandas autonomistas e independentistas.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39323,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,3,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,170,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,10,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,420,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,11,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,419,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,45,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,28,direito ambiental,2,direito civil,28,direito constitucional,29,direito do trabalho,26,direito eleitoral,1,direito empresarial,27,direito financeiro,1,direito penal,29,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,27,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,10,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,94,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,205,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1128,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,9,provas concurso,239,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,10,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,10,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,134,provas oab,206,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,15,provas ueg,7,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uerj,2,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,30,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,6,provas unioeste,3,provas unip,1,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unitins,4,provas upe,15,provas usp,39,provas vestibular,395,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,quesdão da oab,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,370,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da mpe-go,50,questão da oab,3390,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,1033,questão da ueg,324,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,200,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,387,questão da unioeste,164,questão da unip,49,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unitins,209,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1488,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,138,questão de ciências naturais,135,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,8076,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,349,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3297,questão de direito administrativo,273,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,223,questão de direito constitucional,270,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,135,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,144,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,222,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,80,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,241,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,242,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,733,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,331,questão de física,1808,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,151,questão de geografia,1584,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,2120,questão de informática,204,questão de inglês,1602,questão de jornalismo,168,questão de legislação,290,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,404,questão de literatura brasileira,15,questão de marketing,54,questão de matemática,3620,questão de medicina,2094,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4599,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1683,questão de raciocínio lógico,195,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,209,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,25153,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,442,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,650,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iades,60,questão iave,60,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,100,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,932,questão urologia,15,questão web design,40,questões,49574,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,2,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,8,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,5,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,49,ueg,7,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,11,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,1,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,882,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UNIRG 2022.1 (Medicina Gurupi) com Gabarito
Prova UNIRG 2022.1 (Medicina Gurupi) com Gabarito
Ao projetar os sistemas prediais de água fria, de modo a limitar a magnitude de picos de sobrepressão nas
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh_Eolra81zFO-Mz4z6yDpwprl03D0EYfj78tdd7wM7RcjMeSS4ZyPZ4Vlsxi_JCi7mpb93mV_9JKFIXSlEhF-Ex9BxR21Q6q7gJRny_wuboszPFHjoi4JJeW-kTQl1uMNvS8OT-j86P-sKin6ivFdRbiNPXGesAc_oY_WFP5yNlppq_GDVXjIQMlg-=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh_Eolra81zFO-Mz4z6yDpwprl03D0EYfj78tdd7wM7RcjMeSS4ZyPZ4Vlsxi_JCi7mpb93mV_9JKFIXSlEhF-Ex9BxR21Q6q7gJRny_wuboszPFHjoi4JJeW-kTQl1uMNvS8OT-j86P-sKin6ivFdRbiNPXGesAc_oY_WFP5yNlppq_GDVXjIQMlg-=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/07/prova-unirg-20221-medicina-gurupi-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/07/prova-unirg-20221-medicina-gurupi-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo