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Prova PUC-Goiás 2022.1 com Gabarito

Prova PUC-Goiás 2021.1 com Gabarito

Prova PUC-Goiás 2022.1 com Gabarito

PUC-GO - QUESTÃO 01
Leia o trecho do texto Oração do Milho, de Cora Coralina:

[...]
Senhor, nada valho.
Sou a planta humilde dos quintais pequenos e das
 lavouras pobres.
Meu grão, perdido por acaso,
nasce e cresce na terra descuidada.
[...]
dou espigas e devolvo em muitos grãos
o grão perdido inicial, salvo por milagre,
que a terra fecundou.
[...]
Não me pertence a hierarquia tradicional do trigo
e de mim não se faz o pão alvo universal.
O Justo não me consagrou Pão de Vida, nem
lugar me foi dado nos altares.
Sou apenas o alimento forte e substancial dos que
trabalham a terra, onde não vinga o trigo nobre.
Sou de origem obscura e de ascendência pobre,
[...]
Sou o cocho abastecido donde rumina o gado.
Sou o canto festivo dos galos na glória do dia que
amanhece.
[...]
Sou a pobreza vegetal agradecida a Vós, Senhor,
que me fizestes necessário e humilde.
Sou o milho.
(CORALINA, Cora. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais.
São Paulo: Global, 2014. p. 156-157. Adaptado.)

Com base na leitura do fragmento desse poema, é possível inferir que o milho

I - enquanto eu poético apresenta-se como a personificação de determinados indivíduos, ou de um grupo social, marginalizados pela sociedade.

II - reforça a ideia de humildade do eu lírico ao apresentar referências bíblicas em seu discurso.

III - nesse contexto, assume apenas a função de alimento, uma vez que é um ser inanimado.

Sobre a representação do milho como voz narrativa do poema, assinale a única alternativa correta:

A ( ) I apenas.
B ( ) I e II apenas.
C ( ) I e III apenas.
D ( ) II e III apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 02
A escala cartográfica é um importante artifício matemático utilizado na representação do espaço geográfico. Ela permite, por exemplo, a representação do território brasileiro em uma folha de papel ou, como é mais comum atualmente, na tela de um computador, indicando a razão entre as dimensões no mapa e suas correspondentes no terreno.

Considerando um mapa na escala 1:36000000, em que os extremos leste-oeste e norte-sul do território brasileiro aparecem separados por 12 cm e 12,2 cm, respectivamente, assinale a única alternativa que apresenta a distância real entre os referidos extremos:

A ( ) 432000000 cm e 4392000 m, respectivamente.

B ( ) 4320 km e 4392 hm, respectivamente.

C ( ) 432000 dam e 43920000 m, respectivamente.

D ( ) 43200000 dm e 43920 hm, respectivamente.


PUC-GO - QUESTÃO 03
Uma usina hidrelétrica está localizada às margens de um rio que possui 8 metros de largura. Deseja-se passar um cabo da hidrelétrica até um ponto na margem oposta do rio e, posteriormente, desse ponto até uma cidade, também localizada na margem oposta do rio e a 2000 metros de distância do ponto simétrico da usina, em relação ao rio.

O valor para passar o cabo elétrico de um lado até o lado oposto do rio é de R$180,00 o metro e o custo de passar o cabo elétrico pela margem do rio é de R$100,00 o metro.

Considerando que as margens do rio são retas paralelas, qual será o custo se o ponto escolhido estiver localizado na margem oposta e a 6 metros de distância do ponto simétrico da usina em relação ao rio? Marque a única alternativa correta:

A ( ) R$201.200,00.
B ( ) R$201.400,00.
C ( ) R$201.600,00.
D ( ) R$201.800,00.


PUC-GO - QUESTÃO 04
Leia o fragmento de texto a seguir:

Nesta quarta-feira (17), o Projeto Educação falou sobre os filósofos contratualistas e suas obras. O professor de filosofia Fábio Medeiros respondeu a uma pergunta enviada por um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Almirante Soares Dutra, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.
[...]
Segundo o professor Fábio Medeiros, existem três pensadores da era moderna, conhecidos como os filósofos contratualistas: Thomas Hobbes, que escreveu o livro Leviatã; John Locke, autor de ‘Dois Tratados sobre o Governo Civil’; e Jean-Jacques Rousseau, escritor do Contrato Social.
Eles são considerados contratualistas porque afirmam que é necessário um contrato social para que a vida civilizada possa acontecer. A partir desse princípio, cada um deles tem sua linha de pensamento.
[...]
(Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/
educacao/noticia/2018/10/17/projeto-educacao-saiba-quem-sao-
os-filosofos-contratualistas-e-suas-ideias.ghtml.
Acesso em: 30 out. 2021. Adaptado.)

Considere as informações contidas no fragmento e analise as assertivas que se seguem, sob a perspectiva da filosofia dos contratualistas:

I - Sob a perspectiva da teoria de Hobbes, os seres humanos vivem em uma sociedade que não é civilizada e possuem uma natureza má. Daí vem a afirmação: “O homem é o lobo do homem” e, por esse motivo, é necessário estabelecer a vida civilizada por meio de um pacto, na qual há uma pessoa governando.

II - Sob a perspectiva da teoria de Locke, o homem é naturalmente desigual. Portanto, a sociedade estimula as competições e potencializa as diferenças entre os homens. Locke é responsável por propor que, para a sociedade existir civilizadamente, é preciso superar a desigualdade social oriunda da propriedade privada.

III - Sob a perspectiva da teoria de Rousseau, o Estado deve ser absoluto, ou seja, para que a sociedade se organize, é importante sair do estado de natureza e adentrar no estado de se autogovernar. Por esse motivo, é necessário que o Estado seja o representante absoluto do estado civil.

IV - Sob a perspectiva da teoria de Locke, o Estado se formaria porque ninguém é bom juiz de si mesmo.

Logo, o Estado se tornaria necessário para intermediar os conflitos entre as pessoas. Por conseguinte, as pessoas poderiam esperar que o Estado assegurasse os direitos e as liberdades individuais de todos.

Marque a única alternativa cujos itens contêm uma análise correta, de acordo com a filosofia dos autores contratualistas:

A ( ) I e II apenas.
B ( ) I e IV apenas.
C ( ) II e III apenas.
D ( ) II e IV apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 05
O texto, a seguir, aborda a temática de gases medicinais. Leia-o com atenção:

Um mesmo gás, como por exemplo o oxigênio, tem aplicações medicinais e industriais.

Todavia, de acordo com a destinação de uso do gás, existem diferentes critérios de pureza e qualidade. Os gases medicinais, em geral, atendem aos critérios estabelecidos na Farmacopeia Brasileira ou outros compêndios internacionais. 

Além disso, devem ser produzidos por empresas licenciadas e autorizadas pelas autoridades sanitárias competentes e que cumpram as Boas Práticas de Fabricação de gases medicinais, conforme normativas vigentes da Anvisa.
(Disponível em: https://gasmil.com.br/interna/6/qual-a-diferenca-de-gases-medicinais-e-outros-gases-como-os-industriais/366 Acesso em: 01 nov. 2021. Adaptado.)

Com base nas informações apresentadas, analise os itens que se seguem:

I - Em um cilindro com dióxido de cabono, com uma pressão de 20 atm e 25 °C, o gás está tendendo ao comportamento de gás ideal em comparação com o mesmo cilindro e gás a 0,01 atm e 25 °C.

II - Considerando uma mistura de gases, a maior contribuição com a pressão total sempre será dada pelo gás com maior porcentagem mássica.

III -Ao se avaliar o comportamento de um gás ideal à temperatura e número de mols constantes, a pressão será inversamente proporcional ao volume.

Considere os itens apresentados e assinale a única alternativa correta:

A ( ) I apenas.
B ( ) I e II apenas.
C ( ) II e III apenas.
D ( ) III apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 06
Existem diferentes teorias sobre a evolução biológica, as quais afirmam que, ao longo do tempo, as espécies sofrem modificações. Algumas evidências contribuíram para o estabelecimento dessas teorias.

Em relação à evolução biológica, leia atentamente as afirmativas apresentadas a seguir:

I - O neodarwinismo, ou teoria sintética da evolução, correlaciona os conceitos hereditários de Mendel, com a Seleção Natural de Darwin e os conhecimentos genéticos e de cromossomos surgidos a partir do século XX.

II - Na seleção artificial, são as pressões ambientais e as mudanças genéticas que determinam quais organismos sobrevivem.

III - A teoria da evolução de Alfred Wallace baseou-se nas múltiplas observações realizadas durante as viagens no Beagle, por Charles Darwin.

IV - De acordo com Lamarck, as espécies, em sua adaptação ao meio ambiente, desenvolvem progressivamente órgãos úteis que se consolidam pela herança dos caracteres adquiridos.

Considerando os itens apresentados, assinale a única alternativa correta:

A ( ) I e II apenas.
B ( ) I e IV apenas.
C ( ) II e III apenas.
D ( ) II e IV apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 07
Read the text the bellow:

China’s facial recognition system comes straight out of a dystopian novel

[…]
As of 2020, China has millions of cameras installed across most ofits cities,to reach 600 million by 2021. Even with a mask, sunglasses, or makeup on, the technology can identify citizens and track every movement in realtime. It also labels their sex, age, and the colour of their clothing, as well as the colour, model, and license plate of any vehicle.
[…]
(Available in: <https://bayobserver.ca/2020/09/20/7717/>.
Accessed on: October 18th, 2021. Adapted.)

Observe the following statements:

I - Until 2020, China did not have cameras installed across the cities.

II - People will be recognized by the cameras, although they have a mask, sunglasses, or makeup on.

III - The technology can also identify the cars, including all their characteristics.

Choose the alternative in which the statements are according to the text:

A ( ) Only I and II .
B ( ) I, II and III.
C ( ) Only I and III.
D ( ) Only II and III.


PUC-GO - QUESTÃO 08
Em março de 2019, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, solicitou ao rei Felipe VI, da Espanha, que pedisse desculpas pelos abusos que as autoridades mexicanas consideraram terem ocorrido na época da conquista espanhola. Com essa ação, segundo López Obrador, pretendia-se “superar definitivamente as desavenças, os rancores, as culpas e as censuras que a história colocou entre os povos da Espanha e do México, sem ignorar nem omitir as ilegalidades e os crimes que os provocaram”. O rei simplesmente lamentou e rejeitou o pedido.
(Disponível em: https:// https://brasil.elpais.com/
internacional/2021-09-30/ex-presidente-espanhol-ridiculariza-pedido-de-perdao-de-lopez-obrador-por-genocidio-indigena-como-ele-se-chama.html. Acesso em: 29 out. 2021. Adaptado.)

Acerca da conquista espanhola na região onde hoje localiza-se o território mexicano, assinale a única alternativa correta:

A ( ) A conquista espanhola do Império Asteca foi rápida e violenta, matando milhares de indígenas, devido à superioridade numérica dos conquistadores, à boa estratégia militar e por meio das ameaças dos missionários aos povos que se rebelassem contra Montezuma.

B ( ) A conquista espanhola do Império Mexicano foi violenta e eficaz porque encontraram uma monarquia em rápida decadência, que sacrificava os povos submetidos em suntuosas cerimônias religiosas e deixava os campos agrícolas vazios.

C ( ) A conquista espanhola dos povos que habitavam o continente e as ilhas do Caribe foi rápida e violenta devido às doenças trazidas da Europa, o que levou as populações indígenas a aceitarem a escravização, ao invés de falecerem nas selvas.

D ( ) A conquista dos povos da mesoamérica foi rápida e violenta, especialmente pela indução de medo nos povos nativos, pela boa estratégia de alianças e pela utilização eficiente da tecnologia militar.


PUC-GO - QUESTÃO 09
Você está de pé, na porta da PUC Goiás, quando observa uma ambulância se aproximando, com a sirene ligada. Conforme o veículo chega mais perto, você percebe o som da sirene como sendo mais agudo. Porém, logo depois que a ambulância passa, o som fica mais grave e baixo.

Considerando a velocidade da ambulância igual a 108 km/h, a frequência emitida pela sirene 600 Hz e a velocidade do som no ar 340 m/s, a alternativa que dá corretamente a frequência detectada por você durante sua observação inicial é de, aproximadamente (marque a única alternativa correta):

A ( ) 520 Hz.
B ( ) 551 Hz.
C ( ) 618 Hz.
D ( ) 658 Hz.


PUC-GO - QUESTÃO 10
Faça uma leitura atenta do fragmento do texto Sob neblinas, de Maria José Silveira:

Da minha janela, vejo o perfil pontiagudo dos prédios distantes se dissolvendo na bruma, tornando-se algo misterioso, como se se desfizessem no ar. Penso que, por sua vez, quem estiver naqueles prédios ao longe também verá este meu prédio dentro de nuvens, em solidária reciprocidade.
[...]
Baixo meu olhar para a rua, poucas pessoas, nenhum carro. Até me dá uma pequena vontade de sair para uma caminhada na neblina. [...]
Não é uma neblina suavezinha como na minha infância, quando em dias que sem razão eu despertava muito cedo, nas férias na casa da minha avó, e do alpendre a via, com sua fiel escudeira Bastiana, desaparecerem entre as nuvens baixas, rumo à primeira missa do dia. [...]
Ainda dava tempo de ir até o fundo da casa espaçosa, destrancar a porta da cozinha e me apoiar na murada
[...]. De lá via a neblina orvalhada se desvanecendo com os primeiros raios do sol [...].
[...]
[...]. Essa momentânea neblina da infância era prenúncio de um dia radiante. Neblina baixa, sol que racha, dizia-se então.
Pena que esta bruma que vejo hoje da minha janela não prenuncie radiâncias. Parece apenas querer se estabilizar por um bom tempo, deixando os prédios dependurados em seu corpo impreciso. Quando a neblina se dissipar, a cidade voltará a sua cotidiana normalidade.
[...]
(SILVEIRA, Maria José. Sob neblinas.
Crônicas & outras histórias.
O Popular, Goiânia, 20/10/2021. Caderno Magazine, Adaptado.)

Na construção de um gênero textual, é comum coexistirem sequências tipológicas. Nesse fragmento, os tipos textuais que se destacam na organização temática são (marque a única alternativa correta)

A ( ) narrativo e descritivo, considerando que o emissor relata situações vividas envolvendo a neblina e apresenta características concretas do ambiente.

B ( ) narrativo e injuntivo, considerando que o emissor relata situações vividas acerca da neblina e também instrui o receptor a envolver-se nesse fenômeno.

C ( ) narrativo e dissertativo, considerando que o emissor relata situações vividas envolvendo a neblina, bem como apresenta sua opinião sobre a ocorrência dela.

D ( ) descritivo e injuntivo, considerando que o emissor apresenta características concretas do espaço no qual está inserido e dá instruções ao leitor de como deve vivenciar a experiência.


PUC-GO - QUESTÃO 11
Uma das mais recentes preocupações acerca dos danos causados pelas mudanças climáticas recaiu sobre o risco do bioma Cerrado se transformar em um imenso deserto. Entretanto, considerando os padrões de circulação atmosférica, o Cerrado distribui-se entre zonas de alta e baixa pressão, o que se conhece como Célula de Hadley, as quais condicionam a ação de diversas massas de ar, em especial a Equatorial Continental, responsável por grande parte das precipitações no território brasileiro.

Acerca da área de ocorrência de desertos, bem como dos fatores de formação, assinale a única alternativa correta:

A ( ) As regiões desérticas tendem a ocorrer em zonas de alta pressão, geralmente marcadas pelo movimento descendente do ar entre duas células de circulação atmosférica.

B ( ) O Oriente Médio, mesmo estando sob uma zona de alta pressão, tem a ocorrência de áreas desérticas atenuada graças à existência de diversos mares, como o Mediterrâneo.

C ( ) A exemplo do Oriente Médio, a porção norte do México tem a formação de desertosinibida graças à atuação da umidade advinda das águas do Oceano Pacífico.

D ( ) Do efeito proporcionado pela umidade dos oceanos, ambientes como o noroeste da Argentina e o oeste da ilha de Madagascar estão imunes à formação de desertos.


PUC-GO - QUESTÃO 12
Dois observadores, distantes 2 km um do outro, sobre uma superfície plana, enxergam um balão meteorológico sob os ângulos de elevação de 40º e 70º, respectivamente. Verifica-se que o balão encontra-se diretamente acima de um ponto, no segmento de reta determinado pela linha que une essas duas pessoas.

Consideradas as informações, marque a alternativa que corretamente descreve a altura do balão:

A ( ) 2sen40°.
B ( ) 2cos40°.
C ( ) 2sen70°.
D ( ) 2cos70°.


PUC-GO - QUESTÃO 13
Leia o fragmento de texto a Literatura Transplantada, de Sergius Gonzaga:

O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. A princípio, fins do século XVI, ele é apenas catequético. Todavia, a partir do século XVII, generaliza-se nos grandes centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, através de igrejas. [...]
(GONZAGA, S. Manual de Literatura Brasileira. 14. ed. Porto
Alegre: Mercado Aberto, 1997, p. 17.)

Sobre as marcas frequentes da linguagem barroca na literatura brasileira, considere as proposições a seguir:

I - Busca a ilustração dos estados de conflito espiritual do homem barroco.
II - Uso de certas figuras de linguagem como recurso oratório.
III - O Cultismo é caracterizado pelo jogo de ideias.
IV - O uso de vocabulário sofisticado é traço singular da linguagem conceptista.

Sobre as marcas da linguagem barroca, marque a única alternativa cujos itens são todos corretos:

A ( ) I e II apenas.
B ( ) I e III apenas.
C ( ) I, III, e IV apenas.
D ( ) II, III e IV apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 14
Leia atentamente o texto humorístico, Boateiro, de Stanislaw Ponte Preta:

Diz que era um sujeito tão boateiro que chegava a arrepiar. Onde houvesse um grupinho, ele estava na conversa e, em pouco tempo, estava informando: “Já prenderam o novo Presidente”, “Na Bahia os comunistas estão incendiando as igrejas”, “Mataram agorinha um cardeal”; enfim, essas boatices.

O boateiro encheu tanto que um coronel resolveu dar-lhe uma lição. Mandou prender o sujeito e, no quartel, levou-o até um paredão, colocou o pelotão de fuzilamento na frente, vendou-lhe os olhos e berrou:

___ Fogooooo !!!

Ouviu-se aquele barulho de tiros, e o boateiro caiu desmaiado.
Sim, caiu desmaiado, porque o coronel queria apenas dar-lhe um susto. Quando o boateiro acordou na enfermaria do quartel, o coronel falou para ele:

___ Olhe, seu pilantra, isto foi apenas para lhe dar uma lição. Fique espalhando mais boato idiota por aí, que eu lhe mando prender outra vez e aí não vou fuzilar com bala de festim, não.

Daí soltou o cara que saiu meio escaldado pela rua e logo na primeira esquina encontrou uns conhecidos.

___ Quais são as novidades? ___ perguntaram os conhecidos.
O boateiro olhou pros lados, tomou ar de cumplicidade e disse baixinho:
___ O nosso exército está completamente sem munição.
(PRETA, Stanislaw Ponte. Boateiro. In: ANTUNES, Irandé.
Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola
Editorial, 2010, p. 195-196. Adaptado.)

Analise as assertivas a seguir sobre os recursos linguísticos empregados na construção do texto Boateiro:

I - O uso da expressão “Daí” expressa marca da ordem sequencial da narrativa.

II - A expressão “[...] enfim, esses boatos” aponta o sentido de encerramento de uma enumeração.

III - A alternância entre o artigo indefinido e o artigo definido em “uns conhecidos” e “os conhecidos” sinaliza um elo de correferencialidade entre as duas expressões.

IV - A escolha do vocabulário, predominantemente coloquial, compromete a coerência, uma vez que se trata de narração de episódio anedótico.

Assinale a única alternativa que apresenta todos os itens corretos:

A ( ) I, II e III apenas.
B ( ) I, II e IV apenas.
C ( ) II, III e IV apenas.
D ( ) III e IV apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 15
Leia com atenção e considere as informações apresentadas no texto a seguir:

[...]

A calota polar da Groenlândia perdeu cerca de 3,5 trilhões de toneladas de gelo em 10 anos, o que provocou um aumento do nível do mar de um centímetro e agravou o risco de inundações em todo o mundo, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira (1).

Muitas equipes de cientistas estudam a evolução da situação na Groenlândia, mas o artigo publicado na revista Nature Communications é o primeiro a utilizar observações de satélites da Agência Espacial Europeia, que permitiram constatar que o degelo aumentou 21% em 40 anos.

Desde 2011, a calota perdeu 3,5 trilhões de toneladas de gelo, dois terços dessa quantidade nos verões de 2012 e 2019, de acordo com o estudo. A superfície congelada da Groenlândia cobre uma área de 1,8 milhão de quilômetros quadrados, o que faz dela a segunda maior depois da Antártica.
[...]
(Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/aquecimento/global/noticia/2021/11/01/calota-polar-da-groenlandia-perde-35-
trilhoes-de-toneladas-e-provoca-aumento-do-nivel-do-mar-em-1cm.
ghtml. Acesso em: 1 nov. 2021. Adaptado.)

Dado: Considere a densidade da água salgada 1030 kg/m³.

A partir das informações apresentadas, marque a única alternativa que corretamente apresenta a área marítima que sofreu um aumento em seu nível nos últimos 10 anos:

A ( ) 3,4 . 10¹⁴ m².
B ( ) 3,4 . 10¹⁰ m².
C ( ) 3,6 . 10¹² m².
D ( ) 3,6 . 10⁸ m².


PUC-GO - QUESTÃO 16
O alistamento militar, para todo jovem do sexo masculino, com o objetivo de torná-lo capaz de lutar, tornou-se um “rito de passagem” obrigatório na Europa do século XIX.

Segundo o historiador Keegan: “Quando os regimentos de recrutas da Europa marcharam para a guerra, em 1914, carregando sua retaguarda de reservistas, a guerra que os enredou foi, de longe, a pior que os cidadãos pudessem esperar.

[...]. Os objetivos políticos da guerra – já difíceis de definir, desde o início – foram esquecidos, as restrições políticas foram atropeladas, os políticos que apelavam para a razão foram execrados[...]”
(KEEGAN, John. Uma história da Guerra. Edição de Bolso.
São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 28. Adaptado.)

Considerando que os motivos políticos imediatos da Primeira Guerra Mundial foram “difíceis de definir”, marque a única alternativa correta a apontar o que levou tantos países a entrarem em conflito:

A ( ) A intensificação do nacionalismo e os conflitos surgidos com o avanço do imperialismo na África e na Ásia.

B ( ) A Revolução Russa e a política diplomática de Bismarck.

C ( ) O Fascismo italiano e a crise das monarquias europeias.

D ( ) A falta de função dos exércitos mantidos pelos Estados e a consolidação do capitalismo na América, na África e na Ásia.


PUC-GO - QUESTÃO 17
A água esguichada de um bocal localizado a 4 metros de altura do chão descreve um arco de parábola, cujo vértice é o bocal. A corrente de água desce exatamente 1 metro verticalmente nos primeiros 10 metros de movimento horizontal.

Consideradas as condições descritas nesta questão, marque a única alternativa correta que indica a que distância horizontal a água atingirá o solo:

A ( ) 19 metros.
B ( ) 20 metros.
C ( ) 21 metros.
D ( ) 22 metros.


PUC-GO - QUESTÃO 18
Na manhã do dia 2 de outubro de 2021, um terremoto, de magnitude 5,9 graus na escala Richter, foi registrado a cerca de 165 km da cidade de Tarauacá, no Acre.

Embora essa magnitude possa ser considerada alta para os padrões brasileiros, assinale a única alternativa correta que apresenta as razões para que o abalo sísmico não tenha representado potencial destrutivo para essa região brasileira:

A ( ) Predominância de formações geológicas do tipo sedimentar, em que o comportamento rúptil dos materiais constituintes dificulta a propagação das ondas de choque.

B ( ) Baixa densidade demográfica associada a edificações de baixo porte, portanto adaptadas aos recorrentes abalos sísmicos que ocorrem na região Amazônica.

C ( ) Ocorrência em grande profundidade, o que representa uma grande distância entre o epicentro, ponto de ocorrência, e o hipocentro, ponto de choque.

D ( ) Ocorrência em grande profundidade, resultando em grande distância entre o hipocentro, ponto de choque e o epicentro, ponto mais rapidamente atingido pelas ondas transversais e longitudinais.


PUC-GO - QUESTÃO 19
Leia o texto a seguir, considerando o emprego das linguagens verbal e não verbal:

Leia o texto a seguir, considerando o emprego das linguagens verbal e não verbal

Alexandre Beck, na construção de sua tirinha, tendo em vista a intencionalidade de sua mensagem, utiliza recursos linguísticos que evidenciam uma função de linguagem. O autor reforça a presença da função (marque a única alternativa correta)

A ( ) apelativa, pois o objetivo do emissor é persuadir seu interlocutor sobre a dificuldade de escrever histórias em quadrinhos.

B ( ) emotiva, pois o emissor coloca em evidência suas emoções em relação à composição de quadrinhos.

C ( ) poética, o texto verbal aborda os elementos estéticos da composição de histórias em quadrinhos.

D ( ) metalinguística, pois o personagem tece comentários sobre a construção do gênero textual quadrinhos.


PUC-GO - QUESTÃO 20
Read the sentences presented below:

I - She got a pat on the back for her good hard work.
II - I’ll be glad to see the back of that project.
III - There is a cat litter by the back door.
IV - The IT guy installed a backdoor on my computer.

Choose the only alternative with the correct meaning of all the underlined expressions in the sentences:

A ( ) I) felicitações, II) conclusão, III) porta traseira, IV) acesso secundário.

B ( )I)reclamação, II) parte posterior, III) atrás da porta, IV) acesso secundário.

C ( ) I) felicitações, II) parte posterior, III) porta traseira, IV) porta dos fundos.

D ( ) I) reclamação, II) conclusão, III) atrás da porta, IV) porta dos fundos.


PUC-GO - QUESTÃO 21
O corpo humano tem a capacidade de reconhecer agentes estranhos e de reagir a eles, em defesa do organismo.

O sistema imunológico é um complexo conjunto de células, tecidos e moléculas que atuam de forma coordenada e coletiva para garantir a integridade do indivíduo ante a ação de agentes estranhos ao organismo.

Sobre a imunidade adquirida, leia atentamente as proposições que se seguem:

I -Pode sertransmitida geneticamente de um progenitor para sua prole.

II - Se caracteriza por contar com memória imunológica ao antígeno e a resposta subsequente é mais rápida e eficaz comparada à resposta que ocorreu após a primeira exposição.

III- As células que participam da imunidade são os eritrócitos, os quais fagocitam por meio da digestão de células estranhas que entram em contato com o sistema imunológico do indivíduo.

Marque a única alternativa correta sobre a imunidade adquirida:

A ( ) I apenas.
B ( ) I e III apenas.
C ( ) II apenas.
D ( ) II e III apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 22
Leia o texto, a seguir, sobre biogás:

[...]
Produzido a partir da digestão anaeróbica da matéria orgânica presente em efluentes e resíduos, o biogás possui, em sua composição, o gás carbônico, o metano e o sulfeto de hidrogênio, além de quantidades menores de ácido sulfídrico, amônia, hidrogênio, nitrogênio, monóxido de carbono, carboidratos saturados ou halogenados etc. Esses gases, principalmente o metano, são poluentes e, por essas características, têm grande serventia na produção de combustíveis e energia. O metano, por exemplo, está presente em 70% dos gases gerados da fermentação dos dejetos suínos e tem potencial de aquecimento global 25 vezes maior que o gás carbônico.
[...]
(Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/
assuntos/sustentabilidade/plano-abc/projeto-pecuaria-abc/
arquivos/04-o-potencial-da-producao-de-biogas.pdf.
Acesso em: 01 nov. 2021. Adaptado.)

Considere que duas amostras de dejetos suínos foram testadas quanto à produção de biogás: amostras A e B. Ao final de 30 dias de teste, as amostras A e B produziram 3 e 2 L de biogás, respectivamente. Do volume da amostra A, temos 48% (v/v) de metano, 11% (v/v) de dióxido de carbono, 41% (v/v) de outros gases, dentre eles, 100 ppm de sulfeto de hidrogênio. Do volume da amostra B: 52% (v/v) de metano, 8% (v/v) de dióxido de carbono, 40% (v/v) de outros gases, dentre eles, 136 ppm de sulfeto de hidrogênio.

Dados: A massa molar do enxofre e do hidrogênio é de 32 e 1 gramas por mol, respectivamente. O volume molar de um gás ideal é igual a 0,022 metros cúbicos por mol.

Considerando as informações apresentadas, e que todos os gases descritos têm comportamento ideal, analise os itens que se seguem:

I - Ao final de 30 dias, na amostra A, há uma menor quantidade volumétrica de metano do que na amostra B.

II - Se todo gás dióxido de carbono, produzido na amostra A, for borbulhado em uma solução de hidróxido de bário 50% (m/v), será produzido aproximadamente 0,016 mol de carbonato de bário sólido (considere o rendimento da reação igual a 100%).

III - Se todo gás sulfeto de hidrogênio da amostra B for borbulhado em solução de hidróxido de sódio 50% (m/v), será produzido 0,008 mol de sulfeto de sódio (considere o rendimento da reação igual a 100%).

Sobre os itens apresentados, assinale a única alternativa correta:

A ( ) I e II apenas .
B ( ) I e III apenas.
C ( ) I, II e III.
D ( ) II e III apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 23
Leia o fragmento do texto Um olhar para o futuro, de Luiz Roncari:

A passagem do século XVII para o seguinte, na Europa, representou uma mudança muito grande de mentalidade e cosmovisão; quer dizer, em muitos aspectos o homem abandonou uma visão religiosa do mundo e da vida e adotou uma perspectiva mais terrena para a busca do conhecimento e orientação dos seus esforços. Todos os ganhos do pensamento filosófico do século XVII [...], à medida que foram sendo discutidos, refutados, aceitos, reproduzidos e vulgarizados, foram sendo difundidos e assimilados pelo homem comum, interferindo na sua forma de ver o mundo.
(RONCARI, L. Literatura brasileira: dos primeiros cronistas
aos últimos românticos. 2. ed. São Paulo:
Edusp/FDE, 1995, p. 180-181.)

Sobre a lírica produzida e autores árcades brasileiros, analise as proposições a seguir:

I - Os escritores árcades mineiros tiveram participação direta no movimento da Inconfidência Mineira.

II - As obras desvinculam-se da estética arcádica, escola na qual os poetas estavam inseridos.

III - Os poetas árcades procuravam obedecer apenas aos princípios estabelecidos pelas academias literárias portuguesas.

Assinale a única alternativa correta sobre a lírica produzida e autores árcades brasileiros:

A ( ) I apenas.
B ( ) I e II apenas.
C ( ) II apenas.
D ( ) I e III apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 24
A eletricidade está presente em tudo que está à sua volta. Os átomos possuem cargas próprias que podem se movimentar com velocidades impressionantes. Essas cargas aparecem em situações cotidianas, quando menos se espera.

Por exemplo, ao se movimentar rapidamente em dia muito seco e, em seguida, ao tocar a maçaneta metálica da porta de um carro, é possível observar um fenômeno eletrostático.

A respeito da eletricidade, analise as assertivas a seguir:

I - Basicamente, os átomos são constituídos de um núcleo contendo prótons carregados, nêutrons neutros e elétrons leves que orbitam o núcleo em altas velocidades. Tanto os prótons quanto os nêutrons possuem a mesma grandeza de carga, que é 8,85.10-12C.

II - A energia potencial elétrica é a energia armazenada em campos elétricos. Em um capacitor de placas paralelas, as linhas de campo do campo elétrico saem das cargas negativas em direção às cargas positivas, então, uma carga positiva abandonada entre essas placas adquire energia potencial movendo-se entre elas.

III - A lei de Coulomb fornece a grandeza da força elétrica entre duas cargas. Embora a força seja uma grandeza vetorial, quando as cargas possuem o mesmo sinal, interpretamos a força entre elas como positiva, significando que elas se repelem. Se as cargas possuírem sinais opostos, a força entre elas é interpretada como negativa, indicando que há uma atração entre elas.

Em relação às assertivas analisadas, assinale a única alternativa correta:

A ( ) I e III apenas.
B ( ) II apenas.
C ( ) II e III apenas.
D ( ) III apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 25
Simone de Beauvoir é autora de O Segundo Sexo, um clássico sobre o lugar da mulher no mundo, publicado em 1949. A filósofa francesa é reconhecida como uma das importantes autoras da teoria social do feminismo. É dela uma das citações mais mencionadas sobre a questão da mulher: Poucas tarefas são mais parecidas com a tortura de

Sísifo do que o trabalho doméstico, com sua repetição sem fim: a limpeza se torna sujeira, a sujeira é limpeza, uma e outra vez, dia após dia. A dona de casa se desgasta com o passar do tempo: ela não faz nada, apenas perpetua o presente. Comendo, dormindo, limpando..., os anos já não se levantam para o céu, eles se espalham adiante, cinzas e idênticos. A batalha contra a poeira e a sujeira nunca é vencida.
(BEAUVOIR, S. O segundo sexo: a experiência vivida. Trad.:
Sérgio Milliet. 2. ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro,
1967, p. 199-200. Adaptado.)

Considerada a descrição de Simone de Beauvoir sobre a mulher, analise as assertivas a seguir e marque a única alternativa que está de acordo com a perspectiva dessa filósofa:

A ( ) A felicidade foi uma das maiores preocupações de Simone de Beauvoir, abordada em seu livro, O Segundo Sexo. Nele, a felicidade só é alcançada quando a mulher realiza o papel de senhora da casa.

B ( ) Um aspecto relevante no livro, O Segundo Sexo, é a ideia de que o papel que a mulher assume na sociedade está diretamente ligado ao destino biológico, ou seja, o que define o feminino depende unicamente do sexo, fator biológico da constituição físico-química do corpo humano.

C ( ) Simone de Beauvoir, no livro O Segundo Sexo, defende a distinção entre sexo e gênero. Ou seja, o primeiro é um fator biológico, ligado à constituição físico-química do corpo humano; o segundo é construído pela sociedade, ou seja, ser homem ou ser mulher não é um dado natural, mas algo performático e social.

D ( ) A mulher é um tema recorrente no livro O Segundo Sexo. Nele Beauvoir trata o aspecto biológico, no qual aborda a fragilidade das mulheres. Ela entende que o trabalho doméstico, como limpar poeira e piso ou mesmo cozinhar, é trabalho leve e, portanto, pode se repetir cotidianamente.


PUC-GO - QUESTÃO 26
Em um recipiente cônico, apresentando raio igual à altura e com seu vértice para baixo, está sendo despejada água a uma velocidade de 3,14 metros cúbicos por minuto.

Consideradas as condições descritas nesta questão, marque a única alternativa que aponta corretamente a altura da água no interior do cone depois de 9 minutos:

A ( ) 3 metros.
B ( ) 6 metros.
C ( ) 9 metros.
D ( ) 12 metros.


PUC-GO - QUESTÃO 27
Leia o fragmento do texto O romantismo no Brasil, a seguir:

Na verdade, o Romantismo teve aqui [no Brasil] uma significação bastante diversa da que teve na Europa. Enquanto visão de mundo, ele viverá um processo de ajuste e adaptação. Os nossos autores, os melhores, souberam aproveitar dele os elementos que serviam mais bem aos seus propósitos e deixaram outros de lado. Essa era a primeira tarefa dos nossos estudantes que iam formar-se na Europa e tomavam contato com o que chamavam de “a nova poesia” ou “a poesia moderna”. [...]
(RONCARI, L. Literatura brasileira: dos primeiros
cronistas aos últimos românticos. 2. ed. São Paulo: Edusp/
FDE, 1995, p. 288-289.)

Acerca do Romantismo brasileiro, considere as proposições a seguir:

I - Na poesia da Primeira Geração, destacam-se os indianistas, a exemplo de Gonçalves Dias.

II - Um dos traços da Segunda Geração, a denúncia social, encontra em Castro Alves um de seus nomes mais representativos.

III - À Segunda Geração, vinculam-se características como o “mal do século”, o culto da morte e o pessimismo.

Sobre os itens apresentados, assinale a única alternativa correta:

A ( ) I apenas.
B ( ) I e II apenas.
C ( ) I e III apenas.
D ( ) II e III apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 28
Leia, com atenção, o fragmento do poema Meu anjo, de Álvares de Azevedo:

Meu anjo tem o encanto, a maravilha
Da espontânea canção dos passarinhos...
Tem os seios tão alvos, tão macios
Como o pêlo sedoso dos arminhos.
[...]
(AZEVEDO, A. Lira dos vinte anos. São Paulo:
Martins Fontes, 1996, p. 181.)

Nesse verso do poema, Álvares de Azevedo não somente destaca a impressão de que o amor é espontâneo, como também afirma que a canção dos passarinhos é espontânea.

À nossa volta podemos ver o mundo se mover e esse movimento é devido, muitas vezes, a reações químicas espontâneas.

Considerando as variáveis termodinâmicas envolvidas em reações espontâneas à temperatura e pressão constantes, analise os itens que se seguem:

I - A entropia sozinha não é suficiente para indicar a espontaneidade de uma reação química, pois é a diferença entre a energia recebida para quebrar as ligações químicas dos reagentes e a energia liberada na formação das ligações químicas dos produtos.

II - A energia de Gibbs é recomendada para se fazer considerações sobre a espontaneidade de uma reação química, pois ela leva em consideração a entropia do sistema (grau de desordem) em determinada temperatura e a entalpia da reação.

III - A entalpia não é suficiente para indicar a espontaneidade de um processo, uma vez que ela é a subtração do calor com o trabalho realizado pelo sistema.

Sobre os itens apresentados, assinale a única alternativa que apresenta todo(s) item(ns) correto(s):

A ( ) I apenas.
B ( ) I e II, apenas.
C ( ) II, apenas.
D ( ) II e III, apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 29
Uma célula vegetal, quando colocada em soluções de diferentes concentrações, apresenta comportamentos que são determinados pela concentração da solução.

Uma célula vegetal intacta, quando colocada em um recipiente contendo solução hipertônica, vai apresentar (marque a alternativa correta)

A ( ) rompimento da parede celular, devido às altas pressões internas que ocorrem dada a expansão do vacúolo.

B ( ) saída da água contida no vacúolo, provocando uma contração do volume celular e afastamento da membrana plasmática da parede celular.

C ( ) degeneração da membrana plasmática e do vacúolo em pequenas vesículas, devido à digestão celular pelos lisossomos.

D ( ) aumento da pressão interna, devido à entrada de água na célula que promove o contato da membrana plasmática com a parede celular, tornando a célula túrgida.


PUC-GO - QUESTÃO 30
Leia o fragmento do texto O lugar onde vivo esteve no pódio da Olimpíada de Língua Portuguesa:

Quarta-feira, dia 20 de outubro: eu chorei diante de centenas de estudantes do 3o ano do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. Convidado a falar na 7a Olimpíada de Língua Portuguesa para semifinalistas do concurso, a emoção, literalmente, subiu ao pódio. Todos nós ganhamos.

As lágrimas foram inevitáveis quando a imagem de Deusane e Luzimar, professoras de uma das escolas por onde passei, em Barra do Choça (BA),surgiu logo no começo de minha apresentação. Na imagem de sete anos atrás, elas mostravam em um painel fotos e crônicas usadas para estimular seus alunos na categoria “crônica” da Olimpíada de Língua Portuguesa daquele ano. No painel estava eu.

Os textos retratavam o cotidiano do povoado que havia ficado para trás, assim que me mudei para Paraisópolis, segunda maior favela de São Paulo.

Nesta semana, falar com estudantes na Olimpíada foi resgatar essa lembrança. Foi poder ler de Lucicarla, moradora do povoado onde cresci, na Bahia, a seguinte mensagem: “Eu era dessa época. Você me inspirou a gostar de escrever”.

Entre inspirações, tive o prazer de estar acompanhado, nesta Olimpíada, por Cintia Gomes, diretora institucional da Agência Mural.

Ela mostrou, para os estudantes, como um jornal escolar, criado durante o Ensino Médio, foi a fagulha para, anos mais tarde, acender a chama pela profissão de jornalista e, assim, poder escrever as histórias não contadas sobre seu bairro.
[...]
A jornalista destacou: “Nascer e estar na periferia é algo que a gente carrega conosco. Nas reportagens da faculdade, eu sempre queria escrever sobre o meu bairro, contar o que via e não encontrava nos grandes veículos” [...].
[...]
Nesta Olimpíada, cujo mote foi“O lugar onde vivo”, todos nós ganhamos.
(ALENCAR, Vagner de. O lugar onde vivo esteve no pódio
da Olimpíada de Língua Portuguesa. Folha de São Paulo,

São Paulo, 22 out. 2021. Acesso em: 23 out. 2021. Adaptado). Considere o excerto do texto lido e analise as assertivas a seguir:

I - No fragmento, o autor se vale da argumentação para analisar, avaliar e até responder a uma questão.

II - Com base na leitura do fragmento, pode-se afirmar que uma das intenções do autor foi relatar sua participação na 7a Olimpíada de Língua Portuguesa.

III - Infere-se do texto que o ponto principal de emoção do autor foi o diálogo entre as situações vividas no passado e sua realidade presente.

Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa correta:

A ( ) I apenas.
B ( ) I, II e III.
C ( ) I e III apenas.
D ( ) II e III apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 31
A teoria dos números figurados é atribuída a Pitágoras. Por exemplo, os números triangulares são dados pela sequência (1, 3, 6, 10, ...) que corresponde à disposição desses números sobre triângulos. Os números quadrados são dados pela sequência (1, 4, 9, 16, ...). Já os números pentagonais são dados por (1, 5, 12, 22, ...).

Observando a lógica das sequências numéricas apresentadas sobre os números hexagonais, que são construídos da mesma forma, analise as seguintes afirmativas:

I - O terceiro número hexagonal vale 47.

II - A fórmula que define um número hexagonal é dada por n(2n-1).

III - Todo o número hexagonal é um número triangular, mas nem todo o número triangular é um número hexagonal.

Considere todas essas informações e assinale a única alternativa correta:

A ( ) I apenas.
B ( ) I e II apenas.
C ( ) II apenas.
D ( ) II e III apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 32
Em 1585, padre Anchieta escreveu ao Provincial da Companhia de Jesus, informando sobre as dificuldades da catequese com os povos indígenas.

Leia, a seguir, o fragmento dessa carta:

A conversão nestas partes floresceu já muito, porque somente na Baía havia mais de 40 mil cristãos e agora não haverá 10 mil, porque têm morrido de vária enfermidades e não se fazem tantos de novo, porque têm fugido pela terra a dentro por causa dos agravos que recebiam dos Portugueses que os cativavam, férravam, vendiam, apartando-os de suas mulheres e filhos com outras injúrias que eles sentem muito [...].
(ANCHIETA, José de. Informação da Província do Brasil para
o nosso padre. Apud BEOZZO, José O. O diálogo da Conversão
do Gentio. A evangelização entre a persuasão e a força.
In: SUESS, P. et alli. Conversão dos cativos.
São Bernardo do Campo: Nhanduti
Editora, 2009, p. 62.)

Acerca da participação da Igreja Católica no projeto colonial, assinale a única alternativa correta:

A ( ) Os missionários contribuíram para que os povos nativos residissem perto das cidades fundadas, favorecendo a integração das aldeias indígenas e o desenvolvimento urbano, ainda que esses povos habitassem os bairros periféricos.

B ( ) Os missionários contribuíram para que os nativos esquecessem suas línguas originais e, a partir do ensino nas escolas catequéticas, integrassem a mão de obra qualificada ao projeto colonial.

C ( ) Os missionários contribuíram ao afastarem os povos indígenas das cidades fundadas, favorecendo a fuga dos Engenhos açucareiros e descumprindo a legislação régia que autorizava escravizar os nativos, para comercializá-los com a metrópole.

D ( ) Os missionários contribuíram ao criarem aldeias indígenas afastadas dos centros urbanos, ao denunciarem as práticas violentas dos colonos e ao buscarem uma legislação régia que protegesse a liberdade dos povos nativos.


PUC-GO - QUESTÃO 33
Considere as informações apresentadas no fragmento de texto a seguir:

Toyota Yaris decepciona em teste de colisão do Latin 
NCap; sedã e hatch têm apenas uma estrela

Nova rodada de crash test da entidade rebaixa de quatro para uma estrela ambas as versões do carro. Modelo da Suzuki, que não é vendido no Brasil, zerou na avaliação.

Desta vez, o hatch e sedã vendidos no Brasil obtiveram apenas uma das cinco estrelas disponíveis. Na avaliação feita, há dois anos, o Toyota havia recebido quatro estrelas. No teste de colisão frontal com o veículo a 64 km/h, a Latin NCap afirma que a estrutura do habitáculo, especificamente na área dos pés, foi considerada instável. [...].
(Disponível em: https://autoesporte.globo.com/servicos/
noticia/2021/10/toyota-yaris-decepciona-em-teste-de-colisao-do-latin-ncap-seda-e-hatch-tem-apenas-uma-estrela.ghtml. Acesso em: 28 out. 2021. Adaptado.)

Suponha que o carro na versão hatch, no fragmento de texto mencionado, possua uma massa de 1100 kg e que, no teste de colisão frontal que foi realizado, atinja um obstáculo, em um choque perfeitamente elástico, permanecendo em contato com o obstáculo por 0,1 s.

Marque a única alternativa que dá corretamente a força aproximada aplicada pelo carro no obstáculo, durante a colisão:

A ( ) 88000 N.
B ( ) 392000 N.
C ( ) 704000 N.
D ( ) 923600 N.


PUC-GO - QUESTÃO 34
Leia o fragmento de texto Simbolismo: reação ao racionalismo, de Alfredo Bosi:

Visto à luz da cultura europeia, o Simbolismo reage às correntes analíticas dos meados do século [XIX], assim como o Romantismo reagira à Ilustração [...]. Ambos os movimentos exprimem o desgosto das soluções racionalistas e mecânicas e nestasreconhecem o correlato da burguesia industrial em ascensão; ambos recusam-se a limitar a arte ao objeto, à técnica de produzi-lo, a seu aspecto palpável; ambos, enfim, esperam ir além do empírico e tocar, com a sonda da poesia, um fundo comum que susteria os fenômenos, chame-se Natureza, Absoluto, Deus ou Nada.
(BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. 2. ed.
São Paulo: Cultrix, 1975, p. 293. Adaptado.)

Sobre o Simbolismo, assinale a alternativa correta:

A ( ) Evidência em autenticar um caráter científico para a obra literária.

B ( ) Os poetas declaradamente objetivavam seguir o ideal de “a arte pela arte”.

C ( ) Os temas frequentemente giram em torno do “eu” e da busca do elemento místico.

D ( ) Adota-se essencialmente o modelo de vida ideal na representação da Natureza.


PUC-GO - QUESTÃO 35
Complete the sentences bellow with the correct form of the verbs in parenthesis:

I - I have ______________ (eat) sushi before.
II - He ______________ (break) his foot.
III - They______________(finish)their projects yesterday.
IV - She hasn’t ______________ (send) the email yet.

Mark the only alternative with all the correct conjugation of the verbs in parenthesis:

A ( ) I) eated, II) breaked, III) finished, IV) sended.

B ( ) I) ate, II) broke, III) finished, IV) sent.

C ( ) I) eaten, II) broke, III) finished, IV) sent.

D ( ) I) eating, II) breaking, III) finishing, IV) sending.


PUC-GO - QUESTÃO 36
Entre 2017 e 2020, o Projeto de Monitoramento da Amazônia Andina (MAAP) registrou a perda de aproximadamente dois milhões de hectares de florestas primárias na Amazônia Ocidental; apenas 9% do total ocorreram em áreas protegidas, destacando a importância das unidades de conservação. Imagens de satélite trazem uma primeira visão dos hotspots de desmatamento (áreas com grande biodiversidade, ricas em espécies endêmicas, com alto grau de ameaça de desmatamento), no ano de 2021, na Amazônia Ocidental, totalizando mais de 860 mil hectares, entre janeiro e setembro. Nesse mesmo ano e período, a maior parte do desmatamento (79%) ocorreu no Brasil e se concentrou em torno das rodovias federais BR-230 (Transamazônica), BR-319 (Manaus-Porto Velho), BR-163 e BR-364.
(Disponível em: https://www.ecycle.com.br/relatorio-aponta-que-79-do-desmatamento-em-2021-aconteceu-no-brasil/#:~:text=Entre%202017%20e,unidades%20de%20
conserva%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 10 nov. 2021.)

A partir das informações presentes no texto sobre desmatamento, analise os itens que se seguem:

I - A área desmatada entre 2017 e 2020, em terras protegidas, corresponde a 180 mil hectares.

II - Entre janeiro e setembro de 2021, a área desmatada na Amazônia Ocidental correspondeu a aproximadamente 180.000 alqueires.

III - De janeiro a setembro de 2021, a maior parte do desmatamento ocorreu no Brasil, o que correspondeu a 679.400 hectares.

Consideradas as afirmativas apresentadas, assinale a única alternativa que apresenta todos os itens corretos:

A ( ) I e II apenas.
B ( ) I e III apenas.
C ( ) I, II e III.
D ( ) II e III apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 37
Faça uma leitura atenta do fragmento do texto de Vagner de Alencar:

Quarta-feira, dia 20 de outubro: eu chorei diante de centenas de estudantes do 3o ano do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. Convidado a falar na 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa para semifinalistas do concurso, a emoção, literalmente, subiu ao pódio.

As lágrimas foram inevitáveis quando a imagem de Deusane e Luzimar, professoras de uma das escolas por onde passei, em Barra do Choça (BA), surgiu logo no começo de minha apresentação. [...]

[...]
Entre inspirações, tive o prazer de estar acompanhado, nesta Olimpíada, por Cintia Gomes, diretora institucional da Agência Mural. Ela mostrou, para os estudantes, como um jornal escolar, criado durante o Ensino Médio, foi a fagulha para, anos mais tarde, acender a chama pela profissão de jornalista e, assim, poder escrever as histórias não contadas sobre seu bairro. [...]
(ALENCAR, Vagner de. O lugar onde vivo esteve no pódio
da Olimpíada de Língua Portuguesa. Folha de São Paulo, São
Paulo, 22 out. 2021. Acesso em: 23 out. 2021. Adaptado.)

Observe o emprego da vírgula nas orações a seguir e marque a única alternativa que apresenta a possibilidade de eliminar a(s) vírgula(s), sem violar a norma padrão da Língua Portuguesa:

A ( ) “Convidado a falar na 7a Olimpíada de Língua Portuguesa para semifinalistas do concurso [...] a emoção, literalmente, subiu ao pódio”.

B ( )“As lágrimas foram inevitáveis quando a imagem de Deusane e Luzimar, professoras de uma das escolas por onde passei, em Barra do Choça (BA), [...]”.

C ( ) “[...] tive o prazer de estar acompanhado [...] por Cintia Gomes, diretora institucional da Agência Mural”.

D ( ) “Ela mostrou [...] como um jornal escolar, criado durante o Ensino Médio, foi a fagulha [...]”.


PUC-GO - QUESTÃO 38
No período de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021 ocorreu em Glasgow, Escócia, a 26a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Um dos principais objetivos desse encontro foi o combate ao desmatamento e à degradação do solo, especialmente nos ambientes intertropicais, em decorrência das mudanças na cobertura e uso das terras.

Sob o aspecto físico e geográfico, assinale a única alternativa que apresenta argumentos sólidos acerca da importância das florestas equatoriais na manutenção da amplitude térmica do Planeta:

A ( ) A manutenção das florestas equatoriais se constitui em ponto chave para a manutenção do clima do Planeta, tendo em vista sua vasta distribuição espacial e o elevado calor específico das substâncias constituintes.

B ( ) A região equatorial é marcada pela forte incidência de raios solares e a presença de florestas densas assegura, em última instância, a ocorrência de elevados índices pluviométricos.

C ( ) A contribuição das florestas equatoriais na manutenção do clima do Planeta tende a ser mais expressiva na Ásia e na Oceania, tendo em vista as maiores superfícies continentais.

D ( ) A ocorrência mais expressiva de florestas equatoriais está relacionada à maior incidência de raios solares associada à ocorrência de ventos alísios de nordeste e de sudeste, sendo as costas oeste autraliana e chilena, exemplos da convergência desses fatores.


PUC-GO - QUESTÃO 39
A puberdade é caracterizada como sendo uma fase de transformações advindas do período de maturação biológica, marcada pela transição da infância para a fase adulta.

Várias mudanças morfológicas e fisiológicas podem ser observadas durante esse período, incluindo alterações hormonais. 

Na puberdade masculina, o hormônio luteinizante (LH) influencia diretamente na (marque a única alternativa correta)

A ( ) inibição da produção de espermatozoides.

B ( ) síntese e crescimento de cabelos e barba.

C ( ) produção do hormônio testosterona.

D ( ) aceleração do crescimento.


PUC-GO - QUESTÃO 40
Leia as duas estrofes do poema Lembrança de morrer, de Álvares de Azevedo:

[...]
Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto o poento caminheiro...
Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro...
[...]
Só levo uma saudade — é dessas sombras
Que eu sentia velar nas noites minhas...
E de ti, ó minha mãe! pobre coitada
Que por minhas tristezas te definhas!
[...]
(AZEVEDO, A. Lira dos vinte anos. São Paulo:
Martins Fontes, 1996, p. 115-116.)

Nessas estrofes, uma característica da Segunda Geração do Romantismo está evidente. Assinale a única alternativa correta que apresenta essa característica:

A ( ) Figura materna.

B ( ) Tom sarcástico dos versos.

C ( ) Presença de tédio sentido pelo eu lírico.

D ( ) Ideia de morte do eu lírico.


PUC-GO - QUESTÃO 41
Considere as informações do fragmento de texto, a seguir, sobre o filme “Velozes e Furiosos”:

Oherói do filme,Dominic “Dom”Toretto (VinDiesel), vivia uma vida tranquila com Letty (Michelle Rodriguez) e seu filho. Mas é puxado de volta à ação quando o planeta se vê ameaçado por um homem com quem ele tem uma certa história: seu irmão, há muito afastado, Jakob (John Cena), que por acaso possui umeletroímã.Esse ímã consiste emdiscos magnéticos que podem ser conectados juntos ou usados separadamente.

Um disco de controle (com um mostrador bem útil, daquele tipo que mostra a potência de zero-a-dez) aumenta ou diminui a polaridade dos ímãs. O mesmo disco pode criar um campo magnético de menor intensidade, que tenha força para afastar um garfo. Mas, se ajustado para as configurações mais altas, o eletroímã pode, digamos,ser preso ao fundodeumavião epegarumcarrono ar, enquanto ele se precipita num penhasco.[...]
(Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/cinema/
sequencia-de-velozes-e-furiosos-desafia-as-leis-da-fisica,32f6de843
dccf3379fa08256ea1d4deecst0koj0.html.
Acesso em: 25 out. 2021. Adaptado.)

A respeito dos eletroímãs, analise as assertivas a seguir:

I - Um eletroímã é um tipo de dispositivo eletromagnético que faz uso de corrente elétrica para gerar um campo magnético. Para que isso ocorra, normalmente, utiliza-se fios espiralados que ficam no entorno de um material ferromagnético, podendo ser um núcleo de ferro, de níquel, cobalto, entre outros. Quando uma tensão é aplicada ao fio, neste será gerada uma corrente elétrica que induzirá o surgimento de um campo magnético no eletroímã. A intensidade desse campo dependerá do número de voltas do fio e da intensidade da corrente elétrica sobre o fio.

II - Foi uma experiência realizada por Oersted, por volta de 1820, que revelou a possibilidade de se obter um campo magnético a partir da corrente elétrica. Posteriormente, Faraday descobriu que, reciprocamente, um campo magnético pode induzir um campo elétrico, fenômeno que foi denominado por indução eletromagnética.

III - Um solenoide é um fio enrolado em uma hélice, com as voltas bem próximas entre si. É utilizado para produzir um campo magnético intenso na região da vizinhança de seus anéis. O campo magnético de um solenoide é o de um conjunto de N anéis de corrente idênticos colocados lado a lado. Se o comprimento do solenoide for da ordem ou maior que cerca de 10 vezes o seu diâmetro, o campo magnético produzido em seu centro, quando percorrido por uma corrente, é bastante uniforme.

Em relação às assertivas analisadas, assinale a única alternativa correta:

A ( ) I, II e III.
B ( ) I e III apenas.
C ( ) II apenas.
D ( ) II e III apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 42
Antes da epidemia da COVID-19, outras doenças espalharam-se rapidamente e causaram a morte de milhares de pessoas. Na Idade Média ocidental, ficou famosa a Peste Negra que, combinada com a fome, dizimou cerca de um terço da população europeia.

Assinale a única alternativa que relaciona corretamente o surgimento dessa peste com o quadro maior da baixa Idade Média:

A ( ) O surgimento da Peste Negra reforçou o desenvolvimento científico, especialmente da medicina medieval, que pôde averiguar soluções salvíficas oferecidas pela Escolástica.

B ( ) O surgimento da Peste Negra indica o renascimento das rotas de comércio europeu e contribuiu para a decadência do regime feudal.

C ( ) A Peste Negra favoreceu o incremento das universidades na Europa, pois tanto suseranos quanto vassalos uniram-se para incentivar a elaboração de pesquisas e a criação de uma vacina eficaz.

D ( ) A Peste Negra levou os papas, bispos e reis a se unirem para obrigar as pessoas infectadas a lutarem nas Cruzadas, com a meta de, desse modo, transmitirem a doença aos mulçumanos que dominavam Jerusalém.


PUC-GO - QUESTÃO 43
Leia o fragmento do texto, a seguir, sobre a água:

[...]
Graças às suas propriedades estruturais e biológicas, a água apresenta algumas peculiaridades que a tornam extremamente importante para a vida no Planeta. Dentre as suas principais propriedades, destaca-se a sua capacidade de dissolver uma grande variedade de substâncias. Por isso, a água é considerada um “solvente universal”.
(Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/
biologia/a-agua-como-solvente.htm Acesso em: 20 jan. 2019. Adaptado.)

A solubilidade do cloreto de lítio e do cloreto de potássio em água, em função da temperatura, pode ser dada por equações de primeiro grau: [LiCl] (g/100 mL) = 0,54T (°C) + 68,8 e [KCl] (g/100 mL) = 0,26T (°C) + 28,2.

Considere que a 80 °C há 100 mL de uma solução aquosa saturada, com ambos os sais, e essa solução foi resfriada a 20 °C, formando, também, uma solução saturada nessa nova temperatura. Calcule a quantidade de sal que ainda está dissolvido e quanto está no corpo de fundo para cada um dos sais, na temperatura de 20 °C. Desconsidere qualquer efeito de íon comum.

A partir das informações apresentadas, resolva a questão proposta e assinale a alternativa correta:

A ( ) Cloreto de lítio em solução 79,6 g, cloreto de lítio no corpo de fundo 32,4 g, cloreto de potássio em solução 33,4 g, cloreto de potássio no corpo de fundo 15,6 g.

B ( ) Cloreto de lítio em solução 112 g, cloreto de lítiono corpo de fundo 79,6 g, cloreto de potássio em solução 49 g, cloreto de potássio no corpo de fundo 33,4 g.

C ( ) Cloreto de lítio em solução 112 g, cloreto de lítio no corpo de fundo 32,4 g, cloreto de potássio em solução 49 g, cloreto de potássio no corpo de fundo 15,6 g.

D ( ) Cloreto de lítio em solução 79,6 g, cloreto de lítio no corpo de fundo 7,96 g, cloreto de potássio em solução 33,4 g, cloreto de potássio no corpo de fundo 3,34 g.


PUC-GO - QUESTÃO 44
Leia a charge, a seguir, e observe o emprego da linguagem verbal na primeira fala:

PUC-GO - QUESTÃO 44
(Disponível em: https://imirante.com/oestadoma/
notícias/2021/04/06/carge-do-dia/. Acesso em: 25 out. 2021.)

Analise as informações apresentadas nos itens I e II e a relação estabelecida entre eles:

I - No discurso: “A segunda onda está pior que a primeira!”, o emissor empregou o adjetivo no grau superlativo analítico, comparando uma mesma qualidade entre dois seres distintos, excluindo o vocábulo “do”.

PORQUE

II - As regras da Gramática Normativa da Língua Portuguesa oferecem possibilidades distintas para a flexão e o emprego dos graus do adjetivo. Nesse contexto, há duas construções possíveis: (1) “A segunda onda está pior que a primeira!” e (2) “A segunda onda está pior “do” que a primeira!”

A partir da análise realizada, marque a única alternativa correta:

A ( ) I e II são verdadeiros.

B ( ) I e II são verdadeiros e II justifica I.

C ( ) I é verdadeiro e II é falso.

D ( ) I é verdadeiro, II é falso e são independentes.


PUC-GO - QUESTÃO 45
The suffix ‘-er’ has different uses in English. Consider the examples presented bellow:

I - Math teacher.
II - Industry employer.
III - Brighter room.
IV - Faster car.
V - Zookeeper.

Mark the only alternativewith the correct explanation about all those examples:

A ( ) I and II are superlatives; III, IV and V are adverbs that change the sentences they are applied on.

B ( ) I, II and V are nouns of professions; III and IV are comparative adjectives of superiority.

C ( ) I, III and IV are comparatives of objects; II and V are types of professions.

D ( ) I and IV are adverbs of superiority; II, III and V areobject’s characteristics.


PUC-GO - QUESTÃO 46
Leia o fragmento de texto a seguir:

Esteira ou bicicleta ergométrica?
Confira dicas de  personal trainer
[...]

Uma academia, com suas inúmeras máquinas, acaba gerando uma dúvida terrível no praticante que está iniciando uma atividade física. A ânsia para atingir o peso ideal faz com que as pessoas se aventurem em qualquer máquina sem o prévio conhecimento, principalmente quando essas máquinas podem ser utilizadas no conforto do lar, como é o caso da esteira e a bicicleta ergométrica.
[...]
[...] Baseando-se no treino de uma hora, e levando em conta as variáveis obtidas pelo equipamento, a bicicleta ergométrica proporciona um menor gasto energético, cerca de 300 a 550 Kcal, enquanto a esteira, no mesmo tempo, produz uma média de gasto energético de 300 a 750 Kcal.
(Disponível em: http://ge.globo.com/al/noticia/2014/09/esteira-ou-bicicleta-
ergometrica-confira-dicas-de-personal-trainer.html.
Acesso em: 26 out. 2021. Adaptado.)

Supondo que, em uma academia, um homem com massa de 90 kg movimente-se sobre uma esteira mecânica, na posição plana, com velocidade constante de 7,2 km/h durante 20 minutos e que esse modelo proporcione o gasto energético máximo possível.

Considerando que 1,0 cal seja igual a 4,0 J, marque a única alternativa que dá corretamente a intensidade aproximada da força paralela ao deslocamento horizontal exercida por esse homem sobre a esteira mecânica:

A ( ) 1800 N.
B ( ) 900 N.
C ( ) 420 N.
D ( ) 180 N.


PUC-GO - QUESTÃO 47
No dia 4 de outubro de 2021, a China promoveu sua maior incursão militar aérea frente às forças de defesa de Taiwan. Os Estados Unidos, embora reconheçam a reivindicação chinesa pela ilha, têm emitido reiteradas advertências, bem como procurado estreitar os laços de cooperação militar com Japão, Austrália, Reino Unido e Índia na busca por maior presença na região da Ásia Pacífico.

Acerca das disputas envolvendo a China e países do Ocidente na região da Ásia Pacífico, assinale a única alternativa correta:

A ( ) A ajuda militar concedida a Taiwan pelos Estados Unidos constitui-se em fator decisivo para impedir uma invasão chinesa à ilha.

B ( ) A hegemonia chinesa na região da Ásia Pacífico encontra forte resistência em função das alianças entre nações menores, à exemplo de Taiwan e Filipinas.

C ( ) A constante presença militar chinesa nas imediações do território de Taiwan está associada a outra disputa pelo mar do Sul da China, o qual Pequim considera 85% seu.

D ( ) O maior interesse na autonomia de Taiwan se deve à importância do Estreito que separa a ilha da China, que se constitui em passagem primordial para grande parte do comércio internacional.


PUC-GO - QUESTÃO 48
A contaminação do meio aquático é um grande problema vivido na atualidade, pois muitas vezes, por suas características de dispersão, recebem cargas de produtos contaminantes que afetam todo o ecossistema aquático.

Em uma situação em que um produto contaminante X foi lançado em uma lagoa com alta diversidade biológica e, sabendo-se que o contaminante pode se mover na cadeia trófica, analise atentamente as alternativas e marque a única que contém corretamente o grupo que irá apresentar a maior concentração do produto contaminante X:

A ( ) Algas que, por serem organismos produtores, incorporam maior quantidade do contaminante em sua população, apresentando, assim, maior concentração.

B ( ) Crustáceos que, por apresentarem grande diversidade biológica, sua população está mais sujeita ao contaminante pela maior exposição.

C ( ) Peixes onívoros que, pelo tipo de alimentação mais diversificada, apresentam maior probabilidade de ingerir o contaminante.

D ( ) Aves aquáticas carnívoras que, devido ao seu papel funcional estar situado ao nível da cadeia trófica, este propicia uma maior concentração do contaminante.


PUC-GO - QUESTÃO 49
Leia o fragmento do texto Ciência e cultura no século XIX, a seguir:

Do ponto de vista científico e cultural, as características dominantes no século XIX avançaram até as primeiras décadas do século XX. Os progressos realizados em todos os campos da Ciência foram enormes. As invenções foram particularmente numerosas nos domínios das ciências Físicas e da Química. A difusão de suas aplicações práticas revolucionou a produção industrial e o comércio, transformando profundamente as condições de vida.
(ARRUDA, J. J. de A. História moderna e contemporânea.
19. ed. São Paulo: Ática, 1986, p. 214.)

Dentre as características do Realismo, destaca-se:

A ( ) Personagens que representam os estereótipos de herói.
B ( ) Oposição ao idealismo romântico.
C ( ) Perspectiva egocêntrica.
D ( ) Idealização amorosa.


PUC-GO - QUESTÃO 50
Leia o fragmento de texto, a seguir, sobre a epinefrina:

[...]
A Adrenalina, também conhecida como Epinefrina, é um hormônio liberado na corrente sanguínea que tem a função de atuar sobre o sistema cardiovascular e manter o corpo em alerta para situações de fortes emoções ou estresse como luta, fuga, excitação ou medo.
(Disponível em: https://www.tuasaude.com/adrenalina/
Acesso em: 1 nov. 2021. Adaptado.)

A seguir, está apresentada a figura da epinefrina:

Epnefrina

A respeito da molécula da epinefrina, analise as afirmativas a seguir:

I - Os ângulos de ligação H-O-C são iguais aos da ligação C-N-C (de uma amina secundária) na molécula da epinefrina.
II - A epinefrina é uma molécula polar.
III - A ligação mais polar da molécula é a H-O.

Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa correta:

A ( ) I apenas.
B ( ) I e II apenas.
C ( ) I, II e III.
D ( ) II e III apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 51
Conforme João Capistrano de Abreu, primeiro professor da disciplina História do Brasil no país, a ação das Bandeiras seria bem semelhante a:“[...] homens munidos de armas de fogo atacam selvagens que se defendem com arco e flecha; à primeira investida morrem muitos dos assaltados e logo desmaia-lhes a coragem; os restantes, amarrados, são conduzidos ao povoado e distribuídos segundo as condições em que se organizou a bandeira.”
(ABREU, João C. Capítulos de história colonial. Brasília: Conselho
Editorial do Senado Federal, 1998, p. 109. Adaptado.)

Assinale a única alternativa que indica corretamente outra ação comum dos bandeirantes de São Paulo, além da referida destruição das aldeias:

A ( ) O ataque a quilombos, a exemplo do Quilombo dos Palmares localizado no território do atual estado de Alagoas.

B ( ) O ataque aos invasores europeus, a exemplo dos franceses que buscaram expandir suas colônias dominando o território do atual estado do Maranhão.

C ( ) O ataque aos contrabandistas, especialmente os que roubavam esmeraldas, atuando como policiais nos territórios dos atuais estados de Minas Gerais e de Goiás.

D ( ) As expedições contra os argentinos, que fizeram ataques regulares buscando conquistar o território dos atuais estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


PUC-GO - QUESTÃO 52
Read the sentences bellow, paying attention to the cognates:

I - The parents support their daughter on her dreams.
II - They wore different costumes at the Halloween party.
III - To get into the bank, you must push the glass door.
IV - The legend of that movie was written by the Grimm brothers.

Mark the only alternative with the correct translation of the underlined words:

A ( ) I) Apoiar, II) Hábito, III) Puxar, IV) Legenda.

B ( ) I) Suportar, II) Fantasia, III) Empurrar, IV) Lenda.

C ( ) I) Suportar, II) Hábito, III) Puxar, IV) Legenda.

D ( ) I) Apoiar, II) Fantasia, III) Empurrar, IV) Lenda.


PUC-GO - QUESTÃO 53
Lei atentamente a seguinte colocação de Alfredo Bosi acerca do período pré-modernista de nossa literatura:

[...]
Nos países de extração colonial, as elites, na ânsia de superar o subdesenvolvimento que as sufoca, dão às vezes passos largos no sentido da atualização literária: o que, afinal, deixa ver um hiato ainda maior entre as bases materiais da nação e as manifestações culturais de alguns grupos. É verdade que esse hiato, coberto quase sempre de arrancos pessoais, modas e palavras, não logra ferir senão na epiderme aquelas condições, que ficam como estavam, a reclamar uma cultura mais enraizada e participante. E o sentimento do contraste leva a um espinhoso vaivém de universalismo e nacionalismo, com toda a sua sequela de dogmas e anátemas.
[...]
(BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira.
São Paulo: Cultrix, 2017. p. 326.)

A partir das críticas de Alfredo Bosi, considere as seguintes proposições acerca de autores e obras pré-modernistas:

I - Os escritores desse período preferem optar por uma posição neutra em relação aos dilemas sociais do momento, a exemplo de Lima Barreto.

II - As obras são marcadas pelo uso de linguagem simples e coloquial, e caracterizadas pela presença de personagens sertanejos, caipiras e mulatos, entre outros.

III - São exemplos de escritores pré-modernistas: Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato.

Assinale a única alternativa correta sobre o período pré-modernista:

A ( ) I apenas.
B ( ) I e III apenas.
C ( ) II apenas.
D ( ) II e III apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 54
As características apresentadas por uma espécie animal ou vegetal implicam no resultado de adaptações evolutivas que permitiram a sobrevivência daquela espécie nas condições encontradas ao longo de sua evolução biológica.

Leia atentamente as seguintes proposições que tratam de diferentes características adaptativas:

I - Presença de espinhos nos cactos que os protege contra a herbivoria e a perda de água.

II -As nadadeiras nosleões marinhos que permitem nadar com eficiência e velocidade no ambiente aquático.

III - Aumento do número de glóbulos vermelhos no sangue de pessoas depois de passarem um tempo em regiões montanhosas.

Analise as alternativas e marque a única correta que contém estruturas ou funções que se desenvolveram como resultado de adaptações morfológicas:

A ( ) I e II apenas.
B ( ) I, II e III.
C ( ) I e III apenas.
D ( ) II e III apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 55
O conhecimento acerca das características ambientais e socioeconômicas de um determinado território é de fundamental importância para a implantação de projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social.

Para tanto, propostas de regionalização visam agregar uma série de características e, assim, permitir a formulação de políticas voltadas ao planejamento territorial. Um exemplo é a proposta de regionalização do nordeste brasileiro em Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.

Considerando o exposto, marque a única alternativa que trata da sub-região econômica e sua correta descrição natural, econômica e social:

A ( ) Sertão: distribui-se em estreita faixa, onde ocorrem os maiores índices pluviométricos. Nela há o predomínio da monocultura da cana-de-açúcar, bem como maior quantitativo populacional.

B ( ) Agreste: caracterizado pela transição entre o clima litorâneo e semiárido, de policultura, onde se destacam cidades médias, consideradas polos de desenvolvimento regionais.

C ( ) Zona da Mata: marcada pela ocorrência de elevados índices pluviométricos, expressiva atividade agropecuária e onde se localizam 7 das 9 capitais nordestinas.

D ( ) Meio-Norte: ambiente muito semelhante à região amazônica, com o predomínio do extrativismo vegetal e onde se localiza a maior parte da atividade turística da região Nordeste.


PUC-GO - QUESTÃO 56
O texto, a seguir, destaca o problema com o banheiro em uma das naves espaciais da SpaceX:

[...]
A SpaceX descobriu pela primeira vez um problema com o banheiro de sua nave espacial no mês passado, enquanto inspecionava uma cápsula Crew Dragon diferente da normalmente usada.
A empresa percebeu que um tubo usado para canalizar a urina para um tanque de armazenamento descolou e estava deixando uma poça suja escondida sob o piso da cápsula. Foi uma descoberta que afetou todas as três espaçonaves que a empresa opera.
[...]
(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/com-vazamento-em-banheiro
-da-spacex-astronautas-terao-que-usar-roupas-especiais/ Acesso em: 1 nov. 2021. Adaptado.)

Essa situação remonta às experiências vividas durante as primeiras viagens espaciais, uma vez que o primeiro banheiro em naves espaciais só foi instalado na década de 1980.

Esses resíduos humanos são ricos em moléculas orgânicas e, ao longo do tempo, mesmo armazenados fora do corpo humano, continuam passando por transformações químicas.

Considerando os tipos de reações orgânicas, analise os itens que se seguem:

I - Na reação de adição, há a reação entre duas ou mais moléculas que se unem para formar um só produto. Para isso, ocorre a quebra da ligação pi.

II - Na reação de substituição, há a substituição de um átomo por outro átomo ou grupo de átomos. Para isso, ocorre a quebra da ligação sigma.

III - Na reação de eliminação, ocorre a diminuição da quantidade de átomos na molécula do reagente pela quebra de uma ligação sigma e eliminação de parte da molécula.

IV - Na reação de halogenação (um tipo de reação de substituição), há formação de ligações sigma entre os átomos de carbono e de um halogêneo, em função da eliminação de uma molécula de gás hidrogênio.

Sobre os itens apresentados, assinale a única alternativa correta:

A ( ) I e II apenas.
B ( ) I e IV, apenas.
C ( ) II e III, apenas.
D ( ) III e IV, apenas


PUC-GO - QUESTÃO 57
Leia com atenção as informações contidas no Texto 1 e Texto 2 sobre a reforma agrária:

TEXTO 1 - A reforma agrária não é capricho de um governo ou programa de um partido. É produto da inadiável necessidade de todos os povos do mundo. Aqui no Brasil, constitui a legenda mais viva da reivindicação do nosso povo, sobretudo daqueles que labutam no campo. A reforma agrária é também uma imposição progressista do mercado interno, que necessita aumentar a sua produção para sobreviver.
(Jornal Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 14/3/1964, p.3.
Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/
HotpageBN.aspx?bib=089842_07&pagfis=59095&url=http://
memoria.bn.br/docreader. Acesso em: 13 nov. 2021.)

TEXTO 2 – Art. 1° Esta Lei regula os direitos e obrigações concernentes aos bens imóveis rurais, para os fins de execução da Reforma Agrária e promoção da Política Agrícola.

§ 1° Considera-se Reforma Agrária o conjunto de medidas que visem a promover melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento de produtividade.

§ 2º Entende-se por Política Agrícola o conjunto de providências de amparo à propriedade da terra, que se destinem a orientar, no interesse da economia rural, as atividades agropecuárias, seja no sentido de garantirlhes o pleno emprego, seja no de harmonizá-las com o processo de industrialização do país.
(Lei Nº 4.504, de 30 de novembro de 1964. Disponível em:
www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4504.htm.
Acesso em: 13 nov. 2021.)

O Texto 1 apresenta um trecho do discurso do presidente João Goulart, proferido em 13 de março de 1964, e o Texto 2, o primeiro artigo da lei denominada Estatuto da Terra, estabelecida pelo regime militar.

Assinale a única alternativa que relaciona corretamente as informações contidas no Texto 1 com aquelas apresentadas no Texto 2:

A ( ) O Texto 1 demonstra que o presidente pretendia promover a Reforma Agrária “na marra”, enquato o Texto 2 incentiva a luta dos trabalhadores rurais somente por meio da nova Constituição proclamada.

B ( ) O Texto 1 indica o projeto do presidente de satisfazer os interesses dos grupos internacionais por meio da reforma agrária; já o Texto 2 fortalece a economia nacional-desenvolvimentista por meio da atuação dos movimentos sociais do campo.

C ( ) O Texto 2 demonstra que, apesar de os grupos militares terem interrompido o governo do presidente João Goulart, eles retomaram o projeto de reforma agrária, apontado como progresso necessário no Texto 1, à sua maneira.

D ( ) O Texto 2 indica que os grupos militares incorporaram a reforma agrária como prática populista, enquanto o Texto 1 afasta-se do populismo político ao favorecer a industrialização e o mercado nacional.



PUC-GO - QUESTÃO 58
Leia atentamente o fragmento a seguir:

O que é a vida?

[...]
Na condição de geneticista [...], devo dizer que a definição mais estrita de vida não é, [...] tão simples. [...] um ser vivo deve ser capaz de se mover. [...] as moléculas devem se transformar ativamente em outras moléculas.

Embora isso seja observado em todos os seres vivos, o movimento molecular não é específico dos seres vivos, pois basta pôr duas moléculas reativas em presença uma da outra para dar início aos fluxos químicos, aos movimentos. É, portanto, uma condição necessária, mas não suficiente.

Outra característica da vida é a capacidade de se perpetuar. Os seres vivos são, em sua maioria, mortais, mas podem perpetuar a vida por meio da reprodução, quando então o código genético [...] é fielmente replicado. [...] De todo modo, é sempre necessário perpetuar e/ ou reproduzir nossa informação genética.

[...] Quando a vida sai de um organismo, podemos ver que os tecidos se decompõem [...] Essa manutenção da ordem é muito cara em termos energéticos: enquanto houver vida, ela não pode parar. O metabolismo e a ingestão de moléculas que carregam certa quantidade de energia química [...] é que impulsionam esse processo.

[...] De acordo com a segunda lei da termodinâmica [...] a ordem mantida nos indivíduos vivos só é possível ao preço da criação de uma desordem. E essa, por sua vez, é ainda maior que a ordem – tanto que a entropia, a desordem do universo, cresce inexoravelmente.
(AGUINALIU, Hugo; VALENTE, Daniel; ALVES, Adriana. O que
é a vida? Folha de São Paulo, São Paulo, 21 out. 2021. Adaptado.)

As marcas responsáveis pelo encadeamento de segmentos textuais de qualquer extensão são denominadas articuladores textuais, operadores do discurso ou marcadores discursivos, representados pelos conectivos. Considere o fragmento lido e analise as afirmações a seguir:

I - Enquanto, no trecho, “enquanto houver vida”, expressa um significado de tempo simultâneo, porque conecta duas ocorrências possíveis.

II - O autor empregou duas vezes o conectivo mas. Considerando a organização e estruturação textual, esse emprego prejudicou a compreensão das ideias.

III - Em “E essa, por sua vez, é ainda maior que a ordem [...]”, o conectivo em destaque, estabelece, entre os enunciados, uma ideia de intensidade.

IV - No excerto “De acordo com a segunda lei da termodinâmica, [...] a ordem mantida nos indivíduos vivos [...].”, a expressão sublinhada introduz uma referência externa ao texto.

Sobre os articuladores textuais, marque a única alternativa correta:

A ( ) I, II e III apenas.
B ( ) I, II e IV apenas.
C ( ) I, III e IV apenas.
D ( ) II, III e IV apenas.


PUC-GO - QUESTÃO 59
Read the following text fragment:

Introduction

The Tales of Beedle the Bard is a collection of stories written for young wizards and witches. They have been popular bedtime reading for centuries, with the result that the Hopping Pot and the Fountain of Fair Fortune are as familiar to many of the students at Hogwarts as Cinderella and Sleeping Beauty are to Muggle (nonmagical) children.

Beedle’s stories resemble our fairy tales in many respects; for instance, virtue is usually rewarded and wickedness punished. However, here is one very obvious difference. In Muggle fairy tales, magic tends to lie at the root of the hero or heroine’s troubles – the wicked witch has poisoned the apple, or put the princess into a hundred years’ sleep, or turned the prince into a hideous beast. In The Tales of Beedle the Bard, on the other hand, we meet heroes and heroines who can perform magic themselves, and yet find it just as hard to solve their problems as we do. Beedle’s stories have helped generations of wizarding parents to explain this painful fact of life to their young children: that magic causes as much trouble as it cures.
[…]
(ROWLING, J. K. The Tales of Beedle the Bard.
London: Lumos. 2012. p. xi-xii.)

Analyze these connective expressions from the text: 1. “with the result”, 2. “for instance”, 3. “However”, 4. “on the other hand”, 5. “and”, and 6. “yet”, according to their functions on the context, and mark the only correct alternative:

A ( ) 1. consequence, 2. exemplification, 3. opposition, 4. contrast, 5. addition, 6. opposition.

B ( ) 1.result, 2. comparison, 3. consequence, 4. comparison, 5. coordination, 6. opposition.

C ( ) 1. concession, 2. cause, 3. comparison, 4. place, 5. addition, 6. time.

D ( ) 1. cause, 2. condition, 3. adversative, 4. contrast, 5. inclusion, 6. consequence.


PUC-GO - QUESTÃO 60
Leia com atenção o fragmento do texto Dois Brasis no início do século XX:

O quadro geral da sociedade brasileira dos fins do século [XIX] vai-se transformando graças a processos de urbanização e à vinda de imigrantes europeus em levas cada vez maiores para o centro-sul. Paralelamente, deslocam-se ou marginalizam-se os antigos escravos em vastas áreas do país. Engrossam-se, em consequência, as fileiras da pequena classe média, da classe operária e do subproletariado. Acelera-se ao mesmo tempo o declínio da cultura canavieira no Nordeste, que não pode competir, nem em capitais, nem em mão de obra, com a ascensão do café paulista.
(BOSI, A. História concisa da literatura brasileira.
São Paulo: Cultrix, 1975, p. 340. Adaptado.)

Marque a única alternativa correta em relação a uma particularidade do primeiro momento do Modernismo no Brasil:

A ( ) A Geração de 1930.

B ( ) A temática sociopolítica.

C ( ) O título de “fase heroica”.

D ( ) A presença de “cor local” na prosa.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39323,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,3,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,170,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,10,ciencias,84,ciências 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infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,10,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,94,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,205,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1126,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,9,provas concurso,237,provas da univesp,2,provas enade,263,provas 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orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1488,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,138,questão de ciências naturais,135,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,8046,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,349,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de 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público,4,questão de educação física,242,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,733,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,331,questão de física,1808,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,151,questão de geografia,1584,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,2120,questão de informática,204,questão de inglês,1602,questão de jornalismo,168,questão de legislação,290,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,404,questão de literatura brasileira,15,questão de marketing,54,questão de matemática,3620,questão de medicina,2094,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4599,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1683,questão de raciocínio lógico,195,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,209,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e 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