Prova UniCesumar 2022.2 (Vestibular Medicina - Série 3) com Gabarito

Prova UniCesumar 2022.2 (Vestibular Medicina - Série 3) com Gabarito Maringá UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 01 O corpo humano é constituíd...
UniCesumar

Prova UniCesumar 2022.2 (Vestibular Medicina - Série 3) com Gabarito

Maringá

UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 01
O corpo humano é constituído por alguns princípios fundamentais, dentre eles, o ilustrado na figura a seguir, o qual é responsável por interpretar fatos clínicos, devido aos nervos espinhais, que emergem da junção de duas vértebras, inervarem regiões específicas do corpo, podendo o clínico associar sinais e sintomas à emergência desses nervos.

O enunciado trata do princípio denominado

O corpo humano é constituído por alguns princípios fundamentais, dentre eles, o ilustrado na figura a seguir, o qual é responsável por interpretar fatos clínicos, devido aos nervos espinhais, que emergem da junção de duas vértebras, inervarem regiões específicas do corpo, podendo o clínico associar sinais e sintomas à emergência desses nervos.

(A) antimeria.
(B) metameria.
(C) paquimeria.
(D) estratificação.
(E) secção.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 02
Relacione a abertura encontrada no crânio humano com a sua localização e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

Abertura
1. Fissura orbitária superior.
2. Canal carótido.
3. Canal do nervo hipoglosso.
4. Forame supraorbital.

Localização
( ) Temporal.
( ) Esfenoide.
( ) Occipital.
( ) Frontal.

(A) 2 – 1 – 3 – 4. 
(B) 1 – 2 – 3 – 4. 
(C) 4 – 3 – 2 – 1. 
(D) 2 – 3 – 4 – 1. 
(E) 3 – 2 – 1 – 4.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 03
Sobre as partes do Encéfalo e suas principais funções, é correto afirmar que 

(A) o bulbo é a protusão no lado ventral do encéfalo, abaixo do mesencéfalo.

(B) o mesencéfalo faz parte do tronco cerebral e sua função primária é o controle do movimento dos olhos.

(C) a maioria dos nervos cranianos emerge do diencéfalo.

(D) a área específica do cerebelo responsável pelo tônus muscular e pela modulação da dor é a formação reticular

(E) o diencéfalo é composto por duas seções principais: o córtex e o hipocampo.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 04
Assinale a alternativa que indica corretamente as partes anatômicas da sequência A, B e C da figura.

Assinale a alternativa que indica corretamente as partes anatômicas da sequência A, B e C da figura.

(A) Cavidade nasal – traqueia – árvore brônquica.

(B) Seios paranasais – traqueia – pulmão esquerdo.

(C) Vestíbulo do nariz – laringe – pulmão esquerdo.

(D) Seios paranasais – laringe – pulmão direito.

(E) Vestíbulo do nariz – traqueia – arvore brônquica.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 05
Sobre o retículo endoplasmático rugoso (RER), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. É o principal local de síntese de lipídios que compõem as membranas celulares. Como são extremamente hidrofóbicos, os lipídios são sintetizados em associação com membranas celulares já existentes fora do contato com o meio aquoso do citosol.

II. É abundante em células ativas no metabolismo de lipídios, como as que sintetizam hormônios esteroides a partir do colesterol, por exemplo, as do testículo e do ovário.

III. Suas moléculas são sintetizadas no lado citosólico da membrana do retículo, geralmente constituída por vesículas e tubos contorcidos.

IV. Está relacionado ao processamento e à distribuição de proteínas e, na maioria das células, é formado por lâminas achatadas dispostas paralelamente, formando cisternas conectadas entre si.

(A) Apenas I, II e III.
(B) Apenas II e III
(C) I, II, III e IV.
(D) Apenas II.
(E) Apenas IV.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 06
Das letras indicadas na figura a seguir, assinale aquela que corresponde à ilustração do Complexo de Golgi.

Das letras indicadas na figura a seguir, assinale aquela que corresponde à ilustração do Complexo de Golgi

(A) A.
(B) B.
(C) C.
(D) D.
(E) E.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 07
No ciclo celular, quanto ao(s) evento(s) relacionado(s) à Interfase, assinale a alternativa correta. 

(A) Acontece a mitose propriamente dita.

(B) A fase G0 apresenta intensa atividade bioquímica.

(C) Na fase S, acontece a duplicação do DNA e a síntese de histonas.

(D) Na fase G1, o principal evento é verificar se a replicação do cromossomo se completou e se todo o dano ao DNA foi reparado.

(E) Na fase G2, a célula dobra de tamanho, são sintetizadas enzimas, ribossomos, organelas, sistemas de membranas e outras moléculas e estruturas citoplasmáticas.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 08
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. 

Os corpos cetônicos são substratos energéticos formados no _____________ a partir do ____________ derivado dos(as) __________.

(A) pâncreas / NadH / carboidratos

(B) fígado / NadH / proteínas

(C) fígado / Acetil-CoA / ácidos graxos

(D) músculo estriado / ATP / proteínas

(E) pâncreas / Acetil-CoA / carboidratos


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 09
A insulina ativa uma série de rotas metabólicas, além da glicólise, a lipogênese e a glicogênese. 

Sobre a insulina, é correto afirmar que 

(A) a insulina é um hormônio catabólico, pois ela promove a quebra de glicogênio. Na sua ausência, as células vão para o metabolismo anabólico.

(B) a insulina regula diretamente o transporte de glicose no hepatócito. Além dos hepatócitos, cérebro, rins e intestino são suas células alvo.

(C) a liberação da insulina é reforçada pelo aumento da atividade simpática que acompanha a digestão de uma refeição.

(D) um hormônio produzido a partir do intestino delgado, o peptídeo 1 (GLP-1), é poderoso estímulo para a liberação de insulina.

(E) uma das formas da insulina diminuir a glicose no plasma é estimulando enzimas que fazem quebra de proteína.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 10
O colesterol é transportado no plasma por proteínas denominadas lipoproteínas já que ele é insolúvel em água. As lipoproteínas plasmáticas se classificam de acordo com sua densidade, sendo correto afirmar que 

(A) a lipoproteína de alta densidade (LDL) compõe a maior parte do colesterol presente no plasma. Em indivíduos normolipidêmicos, por volta de 70% do colesterol estão contidos nelas. 

(B) as HDLs são o produto de degradação das LDLs, lipoproteínas ricas em triglicérides. Nessa cascata de degradação, em paralelo com a perda das triglicérides, o conteúdo de colesterol vai proporcionalmente aumentando nas partículas lipoproteicas até chegar ao produto final, as HDLs.

(C) a regulação da síntese do colesterol é feita, nos seus passos iniciais, por vários mecanismos operados sobre a HMG-CoA redutase, que controlam a sua quantidade e atividade.

(D) a entrada e a saída do colesterol corpóreo são reguladas por sistema de feedback em que a diminuição do conteúdo e a absorção do colesterol da dieta determinam também a diminuição da síntese pelo fígado.

(E) embora todas as lipoproteínas transportem colesterol, uma maior concentração de lipoproteínas HDL está associada a um risco acrescido de aterosclerose e enfermidade das coronárias, e uma maior concentração de colesterol LDL tem efeitos protetores.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 11
Sobre a prática de exercícios físicos para pessoas portadoras de Diabetes tipo 1 (DM1), assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Para prescrever exercício físico de acordo com as condições clínicas e físicas das pessoas com DM1, é importante avaliar o risco cardiovascular e a intensidade do exercício.

(B) Embora haja contradições sobre o efeito direto do exercício no controle glicêmico em pessoas com DM1, há benefícios adicionais significativos, como a redução do risco cardiovascular, a promoção do bem-estar, o controle do peso, a melhora da força muscular, a melhora do condicionamento físico e a redução do colesterol LDL e de triglicerídeos.

(C) O manejo da glicemia e a prevenção da hipoglicemia requerem cuidados especiais com ajustes de doses de insulina e ingestão de carboidratos, que vão depender da intensidade do exercício e dos níveis de glicemia antes e durante o exercício.

(D) Todas as pessoas com DM1, que irão iniciar exercício físico, devem ser avaliadas pelo menos com eletrocardiograma de repouso e, quando indicados, outros testes poderão ser realizados.

(E) Pessoas com neuropatia periférica devem ser orientadas a usar calçados apropriados e a realizar o autoexame dos pés sempre antes e após os exercícios. Poderão fazer exercícios físicos resistidos, como levantamento de pesos, desde que não apresentem úlceras nos pés.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 12
Em relação ao Ciclo de Cori, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. 

( ) Ocorre na matriz mitocondrial e suas moléculas iniciantes são Acetil-CoA e Oxaloacetato.

( ) É controlado fundamentalmente pela disponibilidade de substratos, inibição pelos produtos e por outros intermediários do ciclo. No ciclo, são produzidos 2 CO2 + 3NADH + 1 FADH2 + 1GTP. O fosfato do GTP é transferido para o ADP resultando em ATP.

( ) É uma cooperação metabólica entre músculos e fígado. Com um trabalho muscular intenso, o músculo usa o glicogênio de reserva como fonte de energia, via neoglicogênese.

( ) Para obtenção de energia sob a forma de adenosina trifosfato (ATP), a glicose é convertida a piruvato através da glicólise. Durante o metabolismo aeróbio normal, o piruvato é então oxidado pelo oxigênio, em que o produto gerado é CO2 e H2O.

(A) V – F – V – F. 
(B) F – F – V – V. 
(C) V – V – F – F. 
(D) V – F – F – V. 
(E) F – F – F – V.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 13
Em relação à diferenciação dos folhetos embrionários durante o desenvolvimento dos tecidos e órgãos, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

Folheto embrionário
1. Ectoderma.
2. Mesoderma.
3. Endoderma.

Órgãos, Estruturas/Tecidos originados
( ) Epitélio da faringe, traqueia, brônquios e pulmões.
( ) Gônadas, epidídimo, sistema de canais e ductos do aparelho reprodutor, rins e ductos urinários.
( ) Coração (miocárdio e pericárdio).
( ) Gânglios e nervos cranianos e sensitivos.

(A) 1 – 2 – 3 – 2. 
(B) 3 – 2 – 2 – 1.
(C) 2 – 1 – 3 – 1. 
(D) 1 – 2 – 1 – 3. 
(E) 3 – 3 – 1 – 2.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 14
Sobre o desenvolvimento do sistema nervoso no embrião, é correto afirmar que

(A) o fechamento do tubo neural inicia na altura do 4º par de somitos e progride em direção cefálica e caudal, de tal modo que podem ser reconhecidos o neuróporo rostral ou cefálico e o neuróporo caudal.

(B) o sistema nervoso inicia sua formação no final da 2ª semana de desenvolvimento, por ação da vesícula vitelínica, a qual induz a diferenciação do ectoderma em neural e superficial.

(C) o tubo neural estará completamente fechado por volta do 15º dia de desenvolvimento. Nesse período, a parede do tubo neural é constituída de glioblastos.

(D) a extremidade cefálica do tubo neural, à frente do 4º par de somitos, formará a medula espinhal. Ao final da 4ª semana, a porção espinhal do tubo neural apresentará três dilatações, que correspondem às vesículas encefálicassecundárias: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo.

(E) a extremidade caudal do tubo neural originará o encéfalo, o qual mantém o padrão de organização tubular do tubo neural e tem seu neuroepitélio organizado nas camadas ependimária, do manto e marginal.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 15
Sobre a fisiologia do sistema circulatório, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). 

I. O fluxo sanguíneo ao longo do sistema circulatório é inversamente proporcional ao gradiente de pressão no sistema e diretamente proporcional à resistência do sistema ao fluxo.

II. O fluxo sanguíneo é oposto pela resistência do sistema. Os três fatores que afetam essa resistência são: tamanho do sistema, raio dos vasos sanguíneos e viscosidade do sangue.

III. Na excitação-contração do músculo cardíaco, o potencial de ação libera Ca2+ do retículo sarcoplasmático em um processo conhecido por liberação de cálcio sódio-dependente.

IV. O débito cardíaco é definido como a quantidade de sangue ejetada por um ventrículo, por unidade de tempo. Sendo Débito cardíaco = frequência cardíaca x volume de ejeção.

(A) I, II, III e IV.
(B) Apenas II e IV.
(C) Apenas III. 
(D) Apenas II e III.
(E) Apenas II, III e IV.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 16
Analisando a figura que ilustra o potencial de ação de uma célula cardíaca contrátil, é correto afirmar que, na fase 1,

Analisando a figura que ilustra o potencial de ação de uma célula cardíaca contrátil, é correto afirmar que, na fase 1,

(A) canais de Na+ fecham.

(B) canais de Na+ abrem.

(C) canais de Ca2+ abrem; canais de K+ fecham rapidamente.

(D) canais de Ca2+ fecham; canais de K+ fecham lentamente.

(E) célula em estado de repouso.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 17
Sobre a fisiologia do sistema respiratório, assinale a alternativa correta. 

(A) O surfactante aumenta a tensão superficial dos fluidos que recobrem os alvéolos menores.

(B) A complacência está relacionada à capacidade do pulmão esticar-se e voltar ao seu volume normal.

(C) O fluxo de ar está relacionado ao fluxo sanguíneo perialveolar. O O2 dilata os bronquíolos, enquanto o CO2 contrai as artérias pulmonares.

(D) Durante a expiração, a pressão alveolar diminui e o fluxo de entra nos pulmões, sendo um processo que exige contração dos músculos diafragmáticos e intercostais.

(E) O CO2 aumentado no ar expirado dilata os bronquíolos. Os neurônios parassimpáticos causam broncoconstrição em resposta a um estímulo irritante.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 18
As superfícies apical ou basolateral de muitas células epiteliais são modificadas para o melhor desempenho da sua função, como os exemplos citados a seguir, EXCETO

(A) microvilosidades.
(B) área de germinação.
(C) estereocílios.
(D) flagelo.
(E) placas da membrana.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 19
A resistência microbiana é um grave problema de saúde pública e está associada ao aumento do tempo de internação, aos custos de tratamento e às taxas de morbimortalidade dos pacientes. Assim, sobre os mecanismos de resistência bacteriana aos antimicrobianos, é correto afirmar que 

(A) um dos principais mecanismos de resistência aos antimicrobianos de bactérias gram-positivas é a permeabilidade limitada, que é uma propriedade da membrana celular externa de lipopolissacarídeo dessas bactérias.

(B) a alteração do sítio de ligação, que no caso seriam as proteínas ligadoras de penicilina (PBPs), é o principal mecanismo de resistência bacteriana aos ß-lactâmicos nos cocos Gram-positivos e em algumas bactérias fastidiosas Gram-negativas, como a Neisseria gonorrhoeae.

(C) bactérias gram-negativas, particularmente cocos, como Staphylococcus aureus, estafilococos coagulase-negativo e Enterococcus spp, são patógenos extremamente importantes no mecanismo de resistência aos antimicrobianos no ambiente hospitalar.

(D) a resistência aos carbapenens em microrganismos Gram-negativos é decorrente principalmente de alterações do sítio de ação (topoisomerases) e da resistência mediada por plasmídeos.

(E) o mecanismo de resistência bacteriano mais importante e frequente é a degradação do antimicrobiano por enzimas que ocorre pelo bombeamento ativo de antimicrobiano do meio intracelular para o extracelular, isto é, o seu efluxo ativo produz resistência bacteriana a determinados antimicrobianos.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 20
Considerando o sistema complemento, assinale a alternativa que relaciona corretamente o fragmento com as atividades dos Produtos de Ativação do Complemento, o efeito e seus fatores de controle.

(A) C6b – Procinina, acúmulo de fluidos – edema –C3a-INA.

(B) C8b – Degranulação de basófilo e mastócito –anafilaxia – Proteína S. 

(C) C2a – quimiotaxia – anafilaxia – C4-BP e Fator I.

(D) C5a – ativação de célula fagocitária – inflamação – Proteína S. 

(E) C4b – opsonina – fagocitose – C4-BP e Fator I.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 21
A reação, ou processo inflamatório, é desencadeada nos tecidos vascularizados sempre que há dano celular e está intimamente associada ao processo de reparo tecidual. Nesse processo, o ácido araquidônico dá origem a mediadores químicos que envolvem

(A) aumento da permeabilidade vascular (Leucotrienos C4, D4, E4).

(B) broncoespasmo (TNF e histamina).

(C) vasodilatação (L-3, IL-7, CD4).

(D) estímulo da agregação plaquetária (ativação das integrinas por quimiocinas).

(E) quimiotaxia e adesão leucocitárias (histamina eserotonina).


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 22
O processo por meio do qual certos problemas sociais passam a chamar a atenção dos atores como possíveis campos de intervenção de política pública, no Ciclo das Políticas Públicas, é identificado como

(A) Agenda.
(B) Formulação.
(C) Avaliação.
(D) Decisão.
(E) Implementação.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 23
A Reforma Sanitária deve ser entendida como um longo processo político de conquistas da sociedade em direção à democratização da saúde, em um movimento de construção de um novo Sistema Nacional de Saúde, tendo como pressupostos, EXCETO

(A) visão da saúde como um processo resultante das condições de vida.

(B) atenção à saúde restrita à assistência médica, envolvendo todas as ações de enfoque assistencial.

(C) inscrição constitucional da saúde como direito de todos e dever do Estado, de modo que as ações e serviços de saúde estejam subordinados ao interesse público.

(D) distritalização e gestão colegiada.

(E) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 24
Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta. 

(A) Os conselhos de saúde são foros de negociação e pactuação entre gestores federal, estadual e municipal, quanto aos aspectos operacionais do SUS e devem se reunir a cada dois anos nas respectivas conferências de saúde.

(B) As leis orgânicas de saúde nº 8080/90 e nº 8081/90 são consideradas o arcabouço legal do SUS, definindo as atribuições e responsabilidades de cada ente federado (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) no que diz respeito à saúde.

(C) Nos conselhos de saúde, o número de membros, deverá obedecer a seguinte composição: 25% de entidades e movimentos representativos de usuários; 25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde e 50% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados.

(D) No SUS, o princípio da integralidade afirma que os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos e com definição e conhecimento da população a ser atendida.

(E) O Consórcio Intermunicipal de Saúde representa um tipo de acordo celebrado entre municípios, de caráter diferente do convênio, e previsto na Lei nº 8080/90, que definiu a base institucional do Sistema Único de Saúde (SUS).


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 25
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.

No Sistema Único de Saúde (SUS), o/a ______________________________ definirá as responsabilidades individuais e solidárias dos entes federativos com relação às ações e aos serviços de saúde, os indicadores e as metas de saúde, os critérios de avaliação de desempenho, os recursos financeiros que serão disponibilizados, a forma de controle e fiscalização da sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde. 

(A) Norma Operacional de Assistência à Saúde
(B) Norma Operacional Básica de Saúde
(C) Ações Integradas de Saúde
(D) Contrato Organizativo da Ação Pública de Saúde
(E) Pacto em defesa do SUS


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 26
Pode ser entendido como um atributo da Unidade Básica de Saúde, no contexto da Atenção Primária em Saúde (APS),

(A) a Longitudinalidade: a atenção primária deve organizar-se de tal forma que o cidadão tenha todos os serviços de saúde necessários.

(B) a Coordenação: o serviço de APS deve ser capaz de integrar todo o cuidado que o cidadão recebe nos diferentes níveis do sistema de saúde.

(C) a Integralidade: existência de uma fonte continuada de atenção, assim como sua utilização ao longo do tempo.

(D) a Porta de entrada: devendo oferecer serviços menos complexos a populações de menor renda.

(E) a Orientação individual: conhecimento dos fatores genéticos relacionados à origem e ao cuidado das doenças.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 27
Na década de 70, foram estabelecidos, por Leavell & Clark (1976), três níveis de prevenção que inter-relacionam atividade médica e saúde pública. Nesse esquema, a promoção da saúde era concebida apenas como um elemento da prevenção primária e voltada mais para os aspectos educativos individuais.

No entanto, a partir da década de 80, após a Carta de Otawa, a promoção da saúde foi revalorizada, tornando-se objeto de políticas públicas em várias partes do mundo. Assim, dentre as atividades relacionadas à prevenção, assinale aquela associada à prevenção secundária.

(A) Imunização.

(B) Orientação de atividade física para diminuir chance de desenvolvimento de obesidade.

(C) Rastreamento de câncer de colo de útero.

(D) Detecção de indivíduos em risco de intervenções médicas excessivas para protegê-los de novas intervenções médicas inapropriadas.

(E) Reabilitação de paciente pós-infarto do miocárdio.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 28
No genograma ilustrado a seguir, há a representação gráfica de uma família e de alguns de seus relacionamentos. Considerando esse genograma, assinale a alternativa correta.

UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 28

(A) Estão presentes, nesse genograma, três gerações.

(B) O homem do primeiro casal é o paciente índice e teve um relacionamento paralelo ao casamento que gerou um filho.

(C) Na segunda geração, há uma mulher que tem três filhos vivos do mesmo relacionamento.

(D) A linha tracejada que vai do indivíduo C até as filhas de K indica que ele tem relação conflituosa mútua. A linha que envolve parte do sistema indica que o núcleo familiar tem forte relação.

(E) Por meio dessa representação, sabemos que se trata de uma família em que a violência está presente e os relacionamentos não são satisfatórios.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 29
O método Paideia busca o aperfeiçoamento de pessoas e instituições. Em relação a esse método no campo da saúde, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Considera as comunidades e grupos populacionais como objetos a serem controlados ou manipulados em função do saber clínico ou epidemiológico, ou seja, operam com um objeto reduzido: a doença em sua expressão individual ou populacional. 

II. O método Paideia não descarta a importância da doença, mas incorpora também a noção de problemas de saúde (situações que aumentam o risco e a vulnerabilidade das pessoas), além de ressaltar que não existe doença, risco ou vulnerabilidade separada de pessoas concretas. 

III. Sugere uma síntese entre os saberes clínico e epidemiológico objetivos e a história do sujeito ou do grupo populacional, o que inclui analisar a capacidade de intervenção dessas pessoas sobre a produção de saúde. 

IV. Esse método tem como base os princípios tayloristas, com fundamentos na objetivação positivista, tanto na análise epidemiológica (dados de mortalidade, morbidade, avaliação de risco) quanto na clínica (dados do exame físico ou evidências resultantes de exames complementares). 

(A) Apenas II e III.
(B) Apenas I e IV
(C) Apenas II, III e IV.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II, III e IV.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 30
A transição demográfica no Brasil, iniciada nos anos 60, com a diminuição da taxa de fecundidade e a diminuição da mortalidade, promoveu um crescimento acelerado da população idosa.

Quanto às consequências desse aumento é correto afirmar que

(A) houve a diminuição de vagas de trabalho para os jovens.

(B) ocorrem maiores gastos financeiros nas famílias que possuem idosos na unidade domiciliar.

(C) há a necessidade de políticas públicas de estímulo e orientação à gravidez consciente.

(D) há a necessidade de adequação a política previdenciária e de planejamento urbano.

(E) há a necessidade de uma política pública para manter o idoso no mercado de trabalho.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 31
Quanto às alterações mais significativas que ocorrem no envelhecimento cerebral, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Retração do corpo celular dos grandes neurônios.

(B) Aumento de emaranhados neurofibrilares em neocórtex.

(C) Aumento relativo da população dos pequenos neurônios.

(D) Adelgaçamento da espessura cortical.

(E) Neurônios maduros apresentam a capacidade de desenvolver-se e formar novas sinapses.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 32
Dentre os critérios para o diagnóstico da Síndrome da Fragilidade em idosos, assinale a alternativa de maior relevância.

(A) O apgar familiar e a escala de avaliação de estresse do cuidador.

(B) O índice de Lawton e o índice de massa corporal.

(C) O miniexame do estado mental e a presença de polifarmácia.

(D) A escala de depressão geriátrica e de ansiedade.

(E) A miniavaliação nutricional e o teste de velocidade de marcha.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 33
Em relação ao crescimento na infância, assinale a alternativa INCORRETA. 

(A) O desenvolvimento corporal de uma criança está muito mais relacionado à idade óssea do que à idade cronológica. 

(B) A criança cresce em torno de 25 cm no primeiro ano, sendo 10 cm no primeiro semestre e 15 cm no segundo semestre.

(C) Durante o estirão puberal, o pico de velocidade de crescimento das meninas é de 8,5 cm/ano.

(D) Após o nascimento, o crescimento passa por três fases, sendo a primeira uma fase de crescimento rápido e de desaceleração rápida. 

(E) Para realizar a avalição do crescimento, são utilizados gráficos de crescimento tanto para avaliar a altura encontrada quanto para avaliar a velocidade de crescimento.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 34
A avaliação do desenvolvimento é parte essencial do conjunto de cuidados que visam promover uma infância saudável. Em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor da criança, é correto afirmar que 

(A) o reflexo de Moro e o tônico cervical assimétrico são os que mais demoram para desaparecer, geralmente no final do 2º semestre de vida.

(B) na evolução do sistema motor, nos primeiros meses de vida, o amadurecimento se faz na direção caudal-cranial. 

(C) no segundo semestre de vida, no sistema motor, ocorre o predomínio do padrão flexor com relação ao extensor. 

(D) toda criança que inicia o andar sem ter engatinhado deve ser investigada, pois pode apresentar alguma anormalidade de desenvolvimento. 

(E) o “sorriso social” surge entre a 4ª e a 6ª semana de vida, desencadeado principalmente pela face humana.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 35
Em relação às orientações e informações básicas sobre aleitamento materno, é correto afirmar que 

(A) a amamentação só deve ser iniciada após a mãe se recuperar do parto, sendo que a maioria dos recém-nascidos deve iniciar as mamadas com 4-6 horas de vida.

(B) as mamadas devem ser fixadas a cada 3 horas, para garantir uma frequência de cerca de 8 mamadas por dia. 

(C) o leite do final da mamada, também chamado de leite posterior, contém mais calorias e sacia mais a criança. 

(D) “confusão de bico” se refere ao risco de desmame precoce em situações nas quais as mães trocam de mama várias vezes durante a mesma mamada. 

(E) pode-se oferecer águas e chás durante o aleitamento materno, nos primeiros 6 meses de vida, apenas em situações de temperaturas elevadas, devido ao risco de desidratação, e em pequenos volumes entre as mamadas.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 36
No partograma de uma parturiente, observa-se que a dilatação cervical é progressiva em toques sucessivos e a curva de dilatação cruza a linha de alerta. Qual é o diagnóstico desse partograma?

(A) Fase ativa prolongada.
(B) Período expulsivo prolongado.
(C) Atraso da dilatação.
(D) Atraso da descida.
(E) Parada secundária da descida.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 37
Paciente primigesta, 40 semanas e 2 dias, está em trabalho de parto. O feto encontra-se longitudinal com dorso à esquerda materna, com o occipício no plano das espinhas isquiáticas e cabeça fletida. A sutura sagital alinha-se no plano transverso da pelve e encontra-se afastada da linha média, mais próxima ao púbis.

Assinale a alternativa que avalia corretamente a variedade de posição fetal descrita

(A) OET com assinclitismo anterior.

(B) OET com assinclitismo posterior.

(C) BDT com assinclitismo anterior.

(D) BDT com assinclitismo posterior.

(E) OET sem assinclitismo.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 38
Sobre as alterações das mamas na gravidez, assinale a alternativa correta.

(A) A ocorrência de hipersensibilidade mamilar na gestação é sinal de alarme. 

(B) A prolactina tem a função de promover a ejeção do leite durante a lactação.

(C) Não existe correlação entre o tamanho pré-gravídico das mamas e o êxito na produção láctea.

(D) É comum a saída de colostro à expressão mamária durante toda a gravidez.

(E) Os tubérculos de Montgomery são elevações visíveis na aréola, decorrentes da hipertrofia dos ductos lactíferos terminais.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 39
As neoplasias de pele não melanoma são os tipos de cânceres mais incidentes no mundo, mas tem um grau de agressividade menor que o melanoma. Em relação a esses tipos de neoplasias de pele, é correto afirmar que

(A) o Carcinoma de Merkel é mais comum que o melanoma, principalmente em pessoas com fototipo de pele 6.

(B) o Carcinoma basocelular subtipo nodular é o mais comum em humanos, principalmente em áreas expostas ao sol.

(C) o Carcinoma escamocelular, ou CEC, pode se transformar em um subtipo de um melanoma, principalmente a partir da mutação do gene BRAF.

(D) carcinoma basocelular e carcinoma escamocelular são muito parecidos em incidência, mas o CEC é bem mais agressivo.

(E) o melanoma pode acometer qualquer fototipo de pele na mesma frequência, mas é mais agressivo em pessoas com fototipo I e II.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 40
Muito se estuda sobre a origem do câncer, principalmente mecanismos genéticos desencadeadores e agressões ambientais que são cruciais no surgimento e desenvolvimento das neoplasias. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta. 

(A) O primeiro tipo de “câncer ocupacional” a ser descrito foi o mesotelioma, que era muito comum em homens jovens limpadores de chaminés no século XVIII, devido ao contato próximo com a fumaça que continha carcinógenos, como o alcatrão.

(B) A carcinogênese do álcool está relacionada à supressão do gene RB que é supressor de tumor e hiperexpressão do fator indutor de hipóxia celular, aumentando o estresse oxidativo celular.

(C) O tabagismo tem várias formas de induzir a carcinogênese, mas a principal é a criação de espécies reativas de oxigênio, causando dano permanente nas células diretamente atingidas pela fumaça. Já nas células expostas à metabolização do cigarro, o aumento de concentração do complexo glutationa S transferase é letal à célula.

(D) A radiação ionizante pode causar dano a todas as células do corpo, exceto aos ossos, por estes serem metabolicamente menos ativos e pela proteção mecânica das traves ósseas.

(E) As aflotoxinas, principalmente a B1, têm uma correlação direta de alto consumo e maior incidência de câncer de fígado, principalmente em locais que fazem estocagem de grãos ou castanhas de forma inadequada.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 41
Conhecer os mecanismos intracelulares e intercelulares tumorais é importante para o entendimento dos processos de proliferação e resistência, além de direcionar a busca de possíveis novos alvos terapêuticos.

Em relação a esse assunto, é correto afirmar que

(A) a sequência correta da mitose é: prófase, prometáfase, anáfase e telófase.

(B) a alta expressão da telomerase é encontrada em todos os tipos de câncer.

(C) os controles do dano ao DNA estão na fase G1/S.

(D) a via da apoptose é regulada pela via do mTOR-> RAS-> RAF, responsável pela morte celular programa tipo I.

(E) o tumor não alcança tamanho maior de 150um se não tiver desenvolvido sua angiogênese.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 42
A relação médico-paciente é a parte fundamental do trabalho do Clínico. Embora, em sua essência, seja uma relação interpessoal, ela apresenta particularidades que a fazem ímpar e especial, com princípio e regras próprias, além de possuir significado e consequência que nenhuma outra tem. Quais são as qualidades humanas fundamentais na relação com o paciente?

(A) Integridade, respeito e compaixão.

(B) Habilidades psicomotoras, cognitivas e respeito.

(C) Abrangência territorial, habilidades, conhecimentos clínicos e autonomia.

(D) Disciplina, habilidades médicas e sabedoria.

(E) Qualidade, nível de formação e experiência.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 43
Do ponto de vista crítico, em relação à estratégia de medida de saúde coletiva, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Deve-se questionar se haverá fundamentação lógica na aplicação em nível agregado de constritos supostos como expressão da saúde de sujeitos individuais (função, desempenho, qualidade de vida, satisfação, bem-estar, felicidade etc.).

(B) A saúde coletiva é sempre mais do que a somatória das saúdes individuais.

(C) A ideia de risco de saúde não é simétrica em relação à noção de risco de doenças.

(D) Dentro do raciocínio epidemiológico, as doenças são tomadas como eventos ou episódios não mensuráveis por meio de probabilidades condicionais de ocorrência.

(E) As técnicas de avaliação de saúde individual podem ser empregadas como elementos para a mensuração dos níveis coletivos de saúde tomados como somatório dos estados individuais de saúde.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 44
Embora o atendimento do adolescente seja comumente feito pelos pediatras, muitas vezes ele é realizado pelos clínicos e por diferentes especialistas, dependendo das manifestações clínicas do paciente.

Assim sendo, é fundamental que todos os médicos tenham um preparo básico para o exame físico desses pacientes que vivem em um mundo especial de sua trajetória vital. No estágio M3 do desenvolvimento mamário do sexo feminino (TANNER), é possível observar 

(A) que a aréola e o mamilo formam um monte secundário.

(B) maior crescimento da aréola e da mama, mas sem separação de seus contornos.

(C) o estágio de broto mamário.

(D) mama adulta sem separação da aréola do resto da pirâmide mamária.

(E) mama adulta com separação da aréola do resto da pirâmide mamária.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 45
Paciente idoso, 80 anos de idade e portador de hipertensão arterial sistêmica desde os 50 anos, desenvolveu insuficiência cardíaca devido ao mau controle da doença hipertensiva. Podemos esperar, quanto às alterações vasculares, hormonais, renais e hemodinâmicas, nesse paciente, EXCETO

(A) aumento da resistência vascular.

(B) aumento dos níveis séricos de ureia e creatinina.

(C) diminuição da pós carga.

(D) hipertrofia e dilatação do ventrículo esquerdo.

(E) aumento dos níveis plasmáticos de norepinefrina.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 46
Em relação à semiologia neonatal, assinale a alternativa correta.

(A) As fontanelas do recém-nascido (RN) devem ser avaliadas, principalmente a fontanela anterior, também chamada de lambdoide.

(B) O cefaloematoma pode estar presente em RN nascidos de parto normal e caracteriza-se como um hematoma subcutâneo, mole, móvel e que ultrapassa as linhas de sutura.

(C) O “teste do coraçãozinho” deve ser feito nas primeiras 24 horas de vida do bebê para triagem das principais cardiopatias críticas.

(D) Na avaliação do coto umbilical, o normal é encontrarmos duas veias e uma artéria. 

(E) O chamado Fenômeno de Arlequim ocorre devido a uma instabilidade vasomotora e é uma condição considerada benigna.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 47
Assinale a alternativa que apresenta sinais de presunção de gravidez.

(A) Atraso menstrual maior que 14 dias.

(B) Linha nigra abdominal.

(C) Percepção do pulso da artéria vaginal ao toque.

(D) Cor violácea da vulva e do meato urinário.

(E) Aumento do volume uterino acima da cicatriz umbilical.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 48
O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas e câncer, a depender do tipo de vírus. O câncer de colo de útero é um dos protótipos de doença relacionada com o HPV. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

(A) o estadiamento de um tumor que atinge o terço interior da vagina, mas sem infiltrar paramétrios é IIa.

(B) doença linfonodal confirmada é classificada com estádio IV.

(C) o estadiamento patológico pode mudar para o sufixo “c”, caso seja detectada infecção por HPV 16 ou 18. Por exemplo, um tumor que seria IIb viraria IIc por este marcador oncomolecular.

(D) uma mulher operada por câncer de colo uterino, que clinicamente era de 3cm, restrito ao colo de útero, mas que, na peça cirúrgica, apresentou lesão que infiltrava mais de 50% do estroma, com invasão angiolinfática, é considerada de risco intermediário para recidiva da doença.

(E) a infecção do HPV pode estar relacionada a fatores de risco com múltiplos parceiros e isso também aumenta o risco de coinfecção pelo vírus do HIV. Quando ambas estão presentes, na doença inicial, o tratamento com antirretrovirais pode aumentar a sensibilidade ao tratamento com quimioterapia concomitante à radioterapia.


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 49
Qual é o sistema de informações que permite uma ampla visão dos recursos físicos e humanos existentes, no SUS e no não-SUS?

(A) Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS).

(B) Sistema de Informações para a Gestão do Trabalho em Saúde.

(C) Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops).

(D) Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).

(E) Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).


UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 50
Os ruídos de ejeção (clicks proto-sistólicos) relacionam-se, temporariamente, à ejeção ventricular. Quais são os mecanismos propostos para sua gênese?

(A) Contração de músculos da parede torácica, secundário à estimulação elétrica.

(B) Vibrações da parede ventricular, secundárias à expansão volumétrica dessa cavidade e produzidas pela contração atrial.

(C) Vibrações decorrentes da tensão a que os folhetos de valvas semilunares estenóticas seriam submetidos durante sua abertura na sístole, ou associadas à distensão súbita das artérias durante a ejeção ventricular.

(D) Tensão súbita a que os folhetos redundantes e cordas tendíneas são submetidos na sístole ventricular.

(E) Tensão súbita a que são submetidos os folhetos das valvas A-V durante sua abertura incompleta, no início da diástole, na presença de um gradiente de pressão maior que o da situação normal, sendo não patológica.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UniCesumar 2022.2 (Vestibular Medicina - Série 3) com Gabarito
Prova UniCesumar 2022.2 (Vestibular Medicina - Série 3) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgRiVBkOg87wJ7kgnVy_YWk_nx_x_SwTMnP--VgaKc0rp3aZPTUHIWgLjSb2eFpDKE70WGrZ8PW-LMsmyMt_bj6wd_Lm1SvhEA7LmvUeEhNidkjnA63PMqsKI_Avv5vEJY-11T-Uro-z78KfL0X83jsvTFq3ryvC2Idsseg8XtPHkCVPUS1rI9Fmp8J=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgRiVBkOg87wJ7kgnVy_YWk_nx_x_SwTMnP--VgaKc0rp3aZPTUHIWgLjSb2eFpDKE70WGrZ8PW-LMsmyMt_bj6wd_Lm1SvhEA7LmvUeEhNidkjnA63PMqsKI_Avv5vEJY-11T-Uro-z78KfL0X83jsvTFq3ryvC2Idsseg8XtPHkCVPUS1rI9Fmp8J=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/07/prova-unicesumar-2022-2-vestibular-medicina-serie-3-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/07/prova-unicesumar-2022-2-vestibular-medicina-serie-3-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo