Provas UniRV Medicina 2021.1 com Gabarito

Provas UniRV Medicina 2021.1 com Gabarito CÂMPUS APARECIDA LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo e responda às questões 01 e 02 . “Aqui há...
unirv

Provas UniRV Medicina 2021.1 com Gabarito

CÂMPUS APARECIDA

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões 01 e 02.

“Aqui há um monte de crimes”, resmungou meu sogro quando se mudou de Iowa para a Califórnia. E havia: no jornal que ele lia. É um jornal que não deixa passar um crimezinho na Califórnia, e que devotaria muito mais espaço a um crime cometido em Iowa do que os maiores jornais de lá. 

A conclusão de meu sogro era estatística, de maneira informal. Baseava-se numa amostra, uma amostra extraordinariamente tendenciosa. Como muitas outras estatísticas infinitamente mais ambiciosas e sofisticadas sofria do mal da pré-indicação: considerava que o espaço devotado por um jornal ao crime era uma medida da taxa de criminalidade.

Alguns invernos atrás, uma dúzia de investigadores apresentou independentemente números sobre pílulas anti-histamínicas. Cada um demonstrou que uma considerável percentagem de resfriados curava-se após o tratamento. Criou-se uma grande onda, pelo menos nos anúncios, e iniciou-se mais um “lançamento de sucesso” de um produto médico. Baseava-se numa esperança sempre ressuscitável, e também numa curiosa recusa de examinar as estatísticas passadas sobre um fato já bem conhecido, de longa data. Como o humorista Henry G. Felsen (que não tem qualquer pretensão de ser autoridade médica) indicou recentemente, “um resfriado adequadamente tratado dura sete dias, mas deixado a si mesmo, cura-se em uma semana”.

Assim sucede com muito do que se lê ou se escuta. Médias, relações, tendências, gráficos, tabelas, nem sempre são o que parecem. Pode haver neles mais do que aparentam, mas pode também haver muito menos. 

A linguagem secreta da Estatística, com tanto apelo à nossa cultura “baseada em fatos”, é empregada para sensacionalizar, inflar, confundir e supersimplificar. Métodos e termos estatísticos são necessários para relatar os dados das tendências sociais e econômicas, das condições dos negócios, da “opinião”, das pesquisas, dos censos. Mas sem redatores que utilizem as palavras com honestidade e compreensão, e sem leitores que saibam o que significam, o resultado só poderá ser o absurdo semântico.

Nos escritos populares sobre assuntos científicos, a maltratada Estatística está quase substituindo a figura do herói de guarda-pó branco, esbaforindo-se sem parar, sem ganhar horas extras, num sombrio laboratório. A Estatística se parece cada vez mais com o cosmético barato que tenta tornar atraente a amarfanhada cortesã. Uma estatística bem embrulhada, melhor ainda que a “grande mentira” de Hitler, leva a falsas conclusões, mas ninguém pode acusar seu utilizador.

Este livro é uma espécie de cartilha de como utilizar a estatística para enganar. Pode parecer muito com um Manual para Vigaristas. Talvez eu possa justificá-lo como se fosse um arrombador aposentado, cujas reminiscências publicadas equivalessem a um curso de formação de arrombadores de fechaduras com abafamento do som das marteladas: os criminosos já conhecem estes truques; são os homens de bem que precisam aprendê-los, para sua autodefesa.
(HUFF, Darrel. Como mentir com estatísticas. Rio de Janeiro: Edições Financeiras, 1968).

UNIRV 2021 - QUESTÃO 01
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) O texto acima é um trecho introdutório de um livro sobre estatística, cujo objetivo é orientar as “pessoas de bem” sobre manipulações que ocorrem a partir de dados estatísticos.

b) ( ) O autor inicia o texto contando um caso que serve como ilustração para um de seus argumentos: a estatística, mesmo informalmente, ajuda a compreender melhor a realidade.

c) ( ) O autor aponta erro na conclusão do sogro que considerou que os crimes anunciados no jornal eram uma medida confiável da taxa de criminalidade.

d) ( ) A citação do humorista Felsen reveste-se de ironia, e é usada no texto com o objetivo de depreciar os anti-histamínicos.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 02
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) O “absurdo semântico” ao qual se refere o autor no quinto parágrafo diz respeito à interpretação errônea de dados estatísticos.

b) ( ) O autor faz uma crítica ao uso da estatística para fins maliciosos, com a intenção de maquiar a realidade, distorcê-la e confundir as pessoas.

c) ( ) O autor sugere que alguns manipulam dados estatísticos para levar a falsas conclusões, mas que essas pessoas são inocentadas pela Justiça, uma vez que se valeram de métodos científicos.

d) ( ) Ao final do texto, o autor afirma que é um arrombador aposentado que agora quer se dedicar a ajudar os homens de bem.


LITERATURA BRASILEIRA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 03
Ao se falar sobre o livro “Inocência”, de Visconde de Taunay, no contexto maior do romance, sugere‐se que: Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Retrata-se a riquíssima paisagem e a História do Brasil.

b) ( ) O autor coloca em seu livro o relacionamento que manteve com uma jovem que conheceu em Mato Grosso, assim verifica-se a origem mais íntima da personagem-título de Inocência, modelo da mulher sertaneja criada pelo escritor.

c) ( ) Junto com o relacionamento amoroso, ocorre uma gama de problemas de cunho ético e valores morais.

d) ( ) Inocência é uma moça de singela beleza com muita pureza e inocente, como seu próprio nome diz; teria sido muito feliz com seu amor (Cirino), se não fosse o preconceito, medo e princípios provincianos de seu pai (Pereira).


UNIRV 2021 - QUESTÃO 04
De acordo com a escola literária à qual pertence o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) Não há idealização do amor ou da mulher.

b) ( ) A ironia e o pessimismo são presentes, principalmente no último capítulo da obra.

c) ( ) A mocidade é vista como o ideal e motivo de saudade.

d) ( ) Apresentação de uma infância idealizada.


HISTÓRIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 05
A consolidação do espaço geográfico da capitania de Goiás, localizada na região central do Brasil, foi marcada pela política centralizadora de ocupação colonial portuguesa do século 18. Em relação ao exposto, analise as afirmações sobre o processo histórico na formação e desenvolvimento econômico da capitania de Goiás, e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Registra-se a limitação da ocupação portuguesa a oeste do meridiano de Tordesilhas, conforme acordo entre os governos de Espanha e Portugal no ano de 1494.

b) ( ) A adoção do sistema de sesmaria e o incentivo às atividades mineradoras e agropastoris.

c) ( ) A legitimação e ocupação do território de Goiás com o Tratado de Tordesilhas, firmado entre as coroas portuguesa e espanhola, em 1750.

d) ( ) A restrição, pela Coroa portuguesa, da construção de aldeamentos e limitação da entrada de imigrantes na região.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 06
A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. A respeito do pioneirismo da Inglaterra na Revolução Industrial, analise as assertivas abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) A Inglaterra tinha minas de carvão, principal matéria-prima para a produção de energia.

b) ( ) Contava com mão de obra disponível para trabalhar nas minas (homens) e nas fábricas (mulheres e crianças).

c) ( ) O carvão necessário para alimentar as indústrias e os tecidos produzidos pelas fábricas têxteis podiam ser transportados a baixo custo até os portos marítimos em virtude das melhorias das vias de circulação, como a retificação dos rios e construção de canais para interligá-los.

d) ( ) Os ingleses tinham à sua disposição ovelhas para fornecer lã e algodão importado dos Estados Unidos e da Índia.


GEOGRAFIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 07
O Estado de Goiás possui grande variedade de aspectos físicos, dessa forma torna-se necessário o estudo de tais componentes. Com base nos seus conhecimentos sobre os aspectos físicos do território goiano, notadamente quanto ao relevo e à hidrografia, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O Estado se apresenta como um divisor de águas, por corresponder a uma área de dispersão dos cursos d’água que vão compor grandes bacias hidrográficas brasileiras, sendo que a drenagem do norte vincula-se à Bacia do Tocantins e a do sul à Bacia do Paraná.

b) ( ) Predominam, em Goiás, rios meândricos e intermitentes, com pequena influência do clima em suas vazões.

c) ( ) O Estado apresenta uma relativa homogeneidade de paisagens que, basicamente, se compõem de planaltos e chapadas de média altitude, esculpidos em terrenos sedimentares recentes; a disposição do relevo dificulta o percurso das águas fluviais no sentido Leste-Oeste; o cerrado é predominante.

d) ( ) Poucos pontos do território goiano ultrapassam os dois mil metros de altitude em relação ao nível do mar, resultado da antiguidade de sua formação e da ação de agentes erosivos externos.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 08
Leia o fragmento de texto abaixo:

“[…] A queimada é uma das ferramentas mais arcaicas utilizadas para renovar as pastagens, controlar pragas e preparar o solo para o plantio. O fogo é usado como tecnologia agrícola desde o período neolítico. Ainda hoje é empregada por agricultores e pecuaristas sem muita técnica ou financiamento. Eles tocam fogo na mata para abrir clareiras onde pretendem iniciar plantações. Em geral, perdem o controle sobre o que fazem. São os principais responsáveis pelos incêndios florestais […]” Fonte: Época, n.68, 06/09/1999.

Sobre as consequências das queimadas e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) As queimadas propiciam aumento da biodiversidade da flora local pela melhoria da luminosidade.

b) ( ) As mortes dos animais estão entre as mais graves consequências das queimadas, pois, além de ser uma grande perda biológica, há o desequilíbrio na cadeia alimentar do bioma.

c) ( ) A expansão do agronegócio no Brasil e as características da estrutura fundiária nacional configuram fatores que contribuem para a ocorrência do uso do fogo para abertura de novas áreas para cultivo.

d) ( ) As queimadas alteram totalmente as questões ambientais como a temperatura, o que pode influenciar na vegetação, populações animais e, consequentemente, na distribuição de insetos vetores de doenças.


MATEMÁTICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 09
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) A equação geral da reta s que passa pelo ponto A(4, 2) e é perpendicular à reta  é

b) ( ) A equação 4x² + 4y² + 4x + 8y + 9 = 0 é de uma circunferência de centro

c) ( ) As retas r: 2x - 3y + 5 = 0 e s: 4x - 6y - 1 = 0 não são perpendiculares.

d) ( ) O ponto P(3, 4) é um ponto da circunferência de equação x2 + y2 - x + 4y - 3 = 0.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 10
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) Se dois planos forem perpendiculares, toda reta paralela a um deles será perpendicular ao outro.

b) ( ) Três pontos distintos determinam um único plano.

c) ( ) Os vértices de um triângulo são coplanares.

d) ( ) Uma reta paralela a duas retas concorrentes de um plano é perpendicular a esse plano. 


FÍSICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 11
Uma espaçonave cujo comprimento de repouso é 100 m passa por uma base espacial a uma velocidade de 0,50 c (c é a velocidade da luz). De acordo com as informações, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

Uma espaçonave cujo comprimento de repouso é 100 m passa por uma base espacial a uma velocidade de 0,50 c (c é a velocidade da luz).

a) ( ) O comprimento da nave no referencial da base espacial equivale a 70 m.

b) ( ) O comprimento da nave no referencial da base espacial equivale a 86 m

c) ( ) O intervalo de tempo registrado pelos tripulantes da base entre a passagem da proa e a passagem da popa da espaçonave equivale a 172/c segundos.

d) ( ) O intervalo de tempo registrado pelos tripulantes da base entre a passagem da proa e a passagem da popa da espaçonave equivale a 140/c segundos.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 12
Em 1911, o físico holandês Heike Kamerlingh Onnes, ao investigar a resistividade elétrica de uma amostra de mercúrio, percebeu que abaixo de -269 °C a amostra se tornava supercondutora. O potencial tecnológico dos materiais que apresentam a propriedade supercondutora é extremamente promissora e já se faz presente em aparelhos de ressonância magnética, por exemplo.

A imagem abaixo descreve o comportamento da resistividade elétrica em função da temperatura de um metal supercondutor e de um normal. De acordo com a imagem e os conceitos do eletromagnetismo, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

UNIRV 2021 - QUESTÃO 12

a) ( ) Um supercondutor se difere de um metal normal pelo fato de, em determinada temperatura, o supercondutor conduzir energia sem dissipação (efeito Joule).

b) ( ) No zero absoluto, o supercondutor e o metal normal conduzem energia sem dissipação (efeito Joule).

c) ( ) Com a diminuição da temperatura, a condutividade elétrica do metal normal tende a aumentar até atingir um valor limite no zero absoluto.

d) ( ) Sabendo que um aparelho de ressonância magnética precisa produzir campos magnéticos de intensidade de até 3 Teslas, caso fosse utilizado um metal normal para a produção desse campo, o aparelho teria dimensões que o tornariam inviável.



BIOLOGIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 13
Os neurônios são células altamente estimuláveis, que processam e transmitem informação através de sinais eletroquímicos. Uma das suas caraterísticas é a capacidade das suas membranas plasmáticas gerarem impulsos nervosos.

Em relação à estrutura morfofuncional do neurônio, a condução do impulso nervoso e as representações neuronais a seguir, analise as proposições abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

UNIRV 2021 - QUESTÃO 13

a) ( ) A liberação de neurotransmissores ocorre na região V e acontece quando o potencial de ação atinge o axônio terminal de uma célula nervosa.

b) ( ) A região VI da figura acima indica que aquela parte da fibra está depolarizada, que corresponde ao momento em que a superfície interna desta se torna momentaneamente menos negativa que a externa.

c) ( ) Neurônios denominados motores são aqueles que recebem estímulos motores originados do meio ambiente e do próprio organismo, conduzindo-os ao Sistema Nervoso Central para que ocorra o seu processamento a nível muscular.

d) ( ) Os dendritos correspondem aos prolongamentos, geralmente, mais longos, representados por III, que transmitem os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 14
As parasitoses intestinais constituem um grupo de patologias de significado clínico expressivo, principalmente em países emergentes e com precárias condições sanitárias e socioeconômicas. Em nosso país, ganham destaque nesse meio os parasitas pertencentes à família Taenidae, tendo como exemplos a Taenia solium e Taenia saginata, popularmente conhecidas como “solitárias”, e que são responsáveis pelo complexo teníasecisticercose. Sobre esse tema, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Ao analisar o ciclo biológico das tênias, os hospedeiros definitivos – suínos ou bovinos, a depender da espécie – transmitem os parasitas ao hospedeiro intermediário – humanos –através, principalmente, da ingesta de alimentos mal cozidos infectados pelos cisticercos de cada espécie.

b) ( ) Ao se infectar com cisticercos de T. solium, o ser humano poderá desenvolver a doença teníase no interior do aparelho digestivo, a depender de sua resposta imunológica.

c) ( ) Uma complicação grave, com manifestações desafiadoras à medicina, é o comprometimento neurológico na infecção pela T. saginata, conhecida como neurocisticercose.

d) ( ) Cisticerco são constituídos de um escólex com quatro ventosas, colo e uma vesícula membranosa contendo líquido no seu interior. As manifestações clínicas da cisticercose dependem da localização, do número de parasitos, seu estágio de desenvolvimento e a característica orgânica do paciente.


QUÍMICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 15
O carbono é um elemento muito versátil que pode gerar compostos orgânicos e inorgânicos com a possibilidade de um se transformar no outro. Como exemplo, tem-se o subóxido de carbono representado na reação a seguir:

HO2C - CH2 - COOH ⇌ O = C = C = C = 0 + H20

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O nome IUPAC do reagente é ácido-3-hidroxipropanoico.

b) ( ) O subóxido de carbono é uma molécula linear.

c) ( ) A somatória dos coeficientes de balanceamento da reação é igual a quatro.

d) ( ) Observa-se uma variação no número de oxidação do carbono central igual a 4.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 16
O iodo é empregado na medicina como um agente germicida na forma de solução aquosa ou alcoólica. Ele é uma das poucas substâncias na natureza que sofrem a sublimação. Observe as reações a seguir (nas mesmas condições de temperatura e de pressão) e posteriormente, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

O iodo é empregado na medicina como um agente germicida na forma de solução aquosa ou alcoólica

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) O calor de sublimação para um mol de iodo será: ΔH = - 9,2 Kcal.

b) ( ) A aplicação da lei de Hess para as quantidades de calor liberadas ou absorvidas numa reação química depende apenas dos estados inicial e final da reação.

c) ( ) O processo global da sublimação do iodo é exotérmico.

d) ( ) Executando a sublimação do iodo numa temperatura duas vezes maior que a inicial, a variação de entalpia final teria um valor maior que o calculado.


LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

Leia o texto abaixo e responda às questões 17 e 18.

Racism was at the heart of North American slavery and the colonization and empire-building activities of western Europeans, especially in the 18th century. The idea of race was invented to magnify the differences between people of European origin and those of African descent whose ancestors had been involuntarily enslaved and transported to the Americas. By characterizing Africans and their African American descendants as lesser human beings, the proponents of slavery attempted to justify and maintain the system of exploitation while portraying the United States as a bastion and champion of human freedom, with human rights, democratic institutions, unlimited opportunities, and equality. The contradiction between slavery and the ideology of human equality, accompanying a philosophy of human freedom and dignity, seemed to demand the dehumanization of those enslaved.

By the 19th century, racism had matured and spread around the world. In many countries, leaders began to think of the ethnic components of their own societies, usually religious or language groups, in racial terms and to designate “higher” and “lower” races. Those seen as the low-status races, especially in colonized areas, were exploited for their labour, and discrimination against them became a common pattern in many areas of the world. The expressions and feelings of racial superiority that accompanied colonialism generated resentment and hostility from those who were colonized and exploited, feelings that continued even after independence.

Since the mid-20th century many conflicts around the world have been interpreted in racial terms even though their origins were in the ethnic hostilities that have long characterized many human societies (e.g., Arabs and Jews, English and Irish). Racism reflects an acceptance of the deepest forms and degrees of divisiveness and carries the implication that differences between groups are so great that they cannot be transcended.
(Disponível em: https://www.britannica.com/topic/racism (adaptado)).

UNIRV 2021 - QUESTÃO 17
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) O texto se concentra na questão do racismo, abordando sua relação com a escravidão nos Estados Unidos, entre outros aspectos do tema.

b) ( ) Liberdade, direitos humanos, instituições democráticas eram conceitos associados aos Estados Unidos, o que não se contrapunha à escravidão, uma vez que essa era justificada em termos econômicos.

c) ( ) Para o autor, a ideia de racismo estava no cerne da escravatura norte-americana e do processo de colonização levado a cabo pelos países do leste europeu, particularmente no século 18.

d) ( ) Os defensores do racismo afirmavam que os africanos e seus descendentes eram seres humanos inferiores, de menor importância, para justificar a exploração escravocrata.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 18
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) As raças vistas como “inferiores” passaram a ser mão de obra explorada, principalmente nas regiões colonizadas.

b) ( ) Expressões de superioridade racial que acompanharam o processo de colonização geraram hostilidade naqueles que eram explorados, um ressentimento que desapareceu após a independência das colônias.

c) ( ) Os conflitos entre árabes e judeus, bem como entre ingleses e irlandeses, tiveram início em meados do século 20.

d) ( ) O racismo traz em si a ideia de que as diferenças entre os grupos são tão profundas que não podem ser superadas.


CÂMPUS FORMOSA

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões 01 e 02.

Existe sempre uma coisa ausente – Caio Fernando Abreu

Paris — Toda vez que chego a Paris tenho um ritual particular. Depois de dormir algumas horas, dou uma espanada no rodenirterceiromundista e vou até Notre-Dame. Acendo vela, rezo, fico olhando a catedral imensa no coração do Ocidente. Sempre penso em Joana d’Arc, heroína dos meus remotos 12 anos; no caminho de Santiago de Compostela, do qual Notre-Dame é o ponto de partida — e em minha mãe, professora de História que, entre tantas coisas mais, me ensinou essa paixão pelo mundo e pelo tempo.

Sempre acontecem coisas quando vou a Notre-Dame. Certa vez, encontrei um conhecido de Porto Alegre que não via pelo menos há 20 anos. Outra, chegando de uma temporada penosa numa Londres congelada e aterrorizada por bombas do IRA, na época da Guerra do Golfo, tropecei numa greve de fome de curdos no jardim em frente. Na mais bonita dessas vezes, eu estava tristíssimo. Há meses não havia sol, ninguém mandava notícias de lugar algum, o dinheiro estava no fim, pessoas que eu considerava amigas tinham sido cruéis e desonestas. Pior que tudo, rondava um sentimento de desorientação. Aquela liberdade e falta de laços tão totais que tornam-se horríveis, e você pode então ir tanto para Botucatu quanto para Java, Budapeste ou Maputo — nada interessa. Viajante sofre muito: é o preço que se paga por querer ver “como um danado”, feito Pessoa. Eu sentia profunda falta de alguma coisa que não sabia o que era. Sabia só que doía, doía. Sem remédio.

Enrolado num capotão da Segunda Guerra, naquela tarde em Notre-Dame rezei, acendi vela, pensei coisas do passado, da fantasia e memória, depois saí a caminhar. Parei numa vitrina cheia de obras do conde Saint-Germain, me perdi pelos bulevares da le dela Cité. Então sentei num banco do Quai de Bourbon, de costas para o Sena, acendi um cigarro e olhei para a casa em frente, no outro lado da rua. Na fachada estragada pelo tempo lia-se numa placa: “II y a toujours quelque choe d’abient qui me tourmente” (Existe sempre alguma coisa ausente que me atormenta) — frase de uma carta escrita por Camille Claudel a Rodín, em 1886. Daquela casa, dizia a placa, Camille saíra direto para o hospício, onde permaneceu até a morte. Perdida de amor, de talento e de loucura.

Fazia frio, garoava fino sobre o Sena, daquelas garoas tão finas que mal chegam a molhar um cigarro. Copiei a frase numa agenda. E seja lá o que possa significar “ficar bem” dentro desse desconforto inseparável da condição, naquele momento justo e breve — fiquei bem. Tomei um Calvados, entrei numa galeria para ver os desenhos de Egon Schiele enquanto a frase de Camille assentava aos poucos na cabeça. Que algo sempre nos falta — o que chamamos de Deus, o que chamamos de amor, saúde, dinheiro, esperança ou paz. Sentir sede faz parte. E atormenta.

Como a vida é tecelã imprevisível, e ponto dado aqui vezenquando só vai ser arrematado lá na frente. 
Três anos depois fui parar em Saint-Nazaire, cidadezinha no estuário do rio Loire, fronteira sul da Bretanha. 
Lá, escrevi uma novela chamada Bem longe de Marienbad, homenagem mais à canção de Bárbara que ao filme de Resnais. Uma tarde saí a caminhar procurando na mente uma epígrafe para o texto. Por “acaso”, fui dar na frente de um centro cultural chamado (oh!) Camille Claudel. Lembrei da agenda antiga, fui remexer papéis. E lá estava aquela frase que eu nem lembrava mais e era, sim, a epígrafe e síntese (quem sabe epitáfio, um dia) não só daquele texto, mas de todos os outros que escrevi até hoje. E do que não escrevi, mas vivi e vivo e viverei.

Pego o metrô, vou conferir. Continua lá, a placa na fachada da casa número 1 do Quai de Bourbon, no mesmo lugar. Quando um dia você vier a Paris, procure. E se não vier, para seu próprio bem guarde este recado: alguma coisa sempre faz falta. Guarde sem dor, embora doa, e em segredo.
Disponível em: https://contobrasileiro.com.br/existe-sempre-uma-coisa
-ausente-conto-de-caio-fernando-abreu/

UNIRV 2021 - QUESTÃO 01
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) O assunto central do texto de Abreu é Paris e suas belezas.

b) ( ) Cheio de referências das memórias do autor, o texto mostra como o espaço físico se mistura aos sentimentos de Abreu.

c) ( ) O texto é narrado em primeira pessoa, procedimento adequado ao aspecto memorialista, porém o narrador rompe com essa estratégia ocasionalmente, quando “sai de si mesmo” para se dirigir ao leitor.

d) ( ) No segundo parágrafo, percebe-se que a liberdade do viajante é tão grande que lhe causa um senso de desorientação pela quantidade enorme de experiências vividas em viagens ao exterior.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 02
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) Há, no texto, um contraponto entre o mundo exterior e o mundo interior do narrador, como se ele tentasse preencher seu vazio existencial com as experiências de viagens ou lugares visitados.

b) ( ) O trecho “Como a vida é tecelã imprevisível, e ponto dado aqui vez enquando só vai ser arrematado lá na frente”, o narrador faz referência ao episódio da frase de Camille Claudel que tanto ressoou dentro dele, relacionando-o ao fato de encontrar por acaso um centro cultural com o nome da referida artista.

c) ( ) Todo o sofrimento vivido pelo autor é revelado quando ele lê a frase de Camille Claudel na placa, e essa frase acentuou seu desconforto existencial. 

d) ( ) No trecho “Sempre penso em Joana d’Arc, heroína dos meus remotos 12 anos; no caminho de Santiago de Compostela, do qual Notre-Dame é o ponto de partida — e em minha mãe, professora de História que, entre tantas coisas mais, me ensinou essa paixão pelo mundo e pelo tempo”, temos sujeito oculto na oração principal, dois objetos indiretos e dois apostos.


LITERATURA BRASILEIRA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 03
Na segunda parte do livro “Poemas dos becos de Goiás e estórias mais”, de Cora Coralina, a autora se dedica ao aspecto social, assim: 

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Ela retrata através do poema a mulher da vida, crianças abandonadas e presidiários.

b) ( ) A autora retrata somente crianças abandonadas e presidiários.

c) ( ) Ela retrata crianças abandonadas que eram usuárias de drogas.

d) ( ) É desejo da poetisa levar palavras de amor e compreensão às pessoas em situação social difícil.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 04
No poema da escritora Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, o que significa “estas mãos”? Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) O termo nada liga-se ao aspecto social retratado no poema e sim, com a arte de escrever da poetisa.

b) ( ) Refere-se aos atributos do ofício, sendo matéria-prima do trabalho das lavadeiras, por exemplo.

c) ( ) Define a beleza das lavadeiras e trabalhadores comuns.

d) ( ) Ana Lins colocou o termo para enfatizar a sua profissão de doceira.


HISTÓRIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 05
Disputando áreas de influência em várias regiões do mundo, soviéticos e estadunidenses geraram um período de graves tensões políticas, que ficou conhecido como Guerra Fria. Entre os principais alvos dos governos dos Estados Unidos e da União Soviética, nesse período, estavam os países subdesenvolvidos, como eram então chamadas as nações mais pobres da América Latina, da Ásia e da África. O período foi marcado por guerras em algumas regiões do planeta, alianças militares supranacionais, corrida militar nuclear armamentista e corrida espacial.
(Fonte: COTRIM, G. História global. São Paulo: Saraiva, 2016, p.148).

Sobre a Guerra Fria, analise as seguintes afirmativas e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas:

a) ( ) Durante a Guerra Fria, ocorreu a Guerra do Vietnã. Os Estados Unidos, contando com o apoio do Vietnã do Sul, em 1975, conseguiram unificar o país por meio do socialismo, criando a República Democrática do Vietnã.

b) ( ) A corrida espacial foi marcada pelo pioneirismo soviético. A União Soviética foi o primeiro país a lançar um satélite artificial denominado Sputnik.

c) ( ) Os Estados Unidos foram os primeiros a produzir e utilizar armas nucleares. A corrida nuclear foi denominada de “equilíbrio pelo terror”.

d) ( ) A Guerra da Coreia (1950–1953) determinou a seguinte divisão: Coreia do Norte socialista e Coreia do Sul capitalista.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 06
A criminalidade não é fenômeno restrito apenas às fronteiras de cada país. Grandes organizações criminosas possuem conexões em vários países do mundo. Acerca dessas organizações e das ações policiais para combatê-las, analise as afirmações a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O Comando Vermelho e o PCC (Primeiro Comando da Capital) são duas das principais organizações criminosas do Brasil. Sua origem está ligada a movimentos guerrilheiros dos anos 70 e ainda possuem objetivos políticos como a defesa da reforma agrária e distribuição de renda mais justa no Brasil.

b) ( ) A Interpol congrega e procura estabelecer cooperação entre as principais polícias do mundo. Essa integração facilita a troca de informações e ações conjuntas contra organizações criminosas de atuação internacional. O Brasil faz parte da Interpol.

c) ( ) O tráfico de drogas organizado em “cartéis” é uma ameaça à segurança e à estabilidade de muitos países. O caso dos cartéis colombianos talvez seja o exemplo mais conhecido das últimas décadas.

d) ( ) A máfia é uma organização originária do sul da Itália, que se espalhou por muitos países. Seu atual núcleo dirigente se concentra em três países, EUA, Rússia e Brasil, mas ainda é dirigido pela família italiana original.


GEOGRAFIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 07
“O estudo do Clima e da vegetação são componentes da natureza associados entre si. Por isso, devem ser analisados juntos para que se possa ter uma visão mais real da totalidade e, assim, mais verdadeira do espaço geográfico estudado”
(BARBOSA, A. S.; TEIXEIRA NETTO, A.; GOMES, H. Geografia:
Goiás-Tocantins. Goiânia: Editora da UFG, 2004, 2. ed. p. 137).

Tendo como parâmetro os seus conhecimentos a respeito da relação entre clima e vegetação, bem como da ideia expressa no fragmento de texto indicado, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) A vegetação do Cerrado apresenta características diferenciadas pela precipitação, sendo que as áreas de mata estão associadas aos menores índices pluviométricos.

b) ( ) A vegetação do Cerrado é composta de paisagens uniformes, semelhantes àquelas encontradas na vegetação savânica.

c) ( ) As unidades fitogeográficas do Cerrado goiano são resultantes de fatores e elementos ecológicos, tais como: clima, solos e relevo.

d) ( ) A ideia de que a “vegetação é o espelho do clima” remete à impossibilidade de associação da vegetação com os demais elementos ecológicos.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 08
A charge acima é uma crítica ao vazamento de óleo que ocorreu no litoral nordestino e atingiu praias do estado da Bahia, no segundo semestre de 2019

A charge acima é uma crítica ao vazamento de óleo que ocorreu no litoral nordestino e atingiu praias do estado da Bahia, no segundo semestre de 2019. Nesse período, os noticiários divulgaram o grande desastre ecológico que ocorreu no litoral do país, e avaliaram que as dimensões de danos foram intensas, causando uma degradação no meio ambiente que poderá permanecer por décadas. Em relação às possíveis consequências deste vazamento para o meio ambiente, analise as afirmativas e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O óleo pode causar a morte de animais marinhos, como tartarugas e peixes.

b) ( ) O óleo pode alterar a qualidade da água, deixando-a inclusive imprópria para o banho.

c) ( ) O óleo pode ocasionar a formação de processos erosivos em áreas de mangue, como ravinas e voçorocas.

d) ( ) O óleo pode reduzir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo, assim, com o aquecimento global.


MATEMÁTICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 09
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O sistema  tem única solução.

b) ( ) Se A = (aij)4x3 com aij = 3i + j B = (bij)3x4 com bij = i - 2j e C = B . A, então c31 = -98.

c) ( ) A soma das raízes da equação  é 3.

d) ( ) O sistema  é indeterminado.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 10
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) O valor numérico do polinômio p(x) = x² - 3x + 1 para o complexo x = 2i é igual a - 3 - 6i.

b) ( ) O conjugado do número complexo  é o complexo -5 - 2i.

c) ( ) A forma trigonométrica do número complexo z = -2 + 2√3i é representada pelo número

d) ( ) O argumento do número complexo z = 3√3+ 3i é 210°.


FÍSICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 11
A figura a seguir mostra três situações nas quais a mesma barra horizontal está presa a uma parede por uma dobradiça em uma das extremidades e por uma corda na outra. Em relação às imagens, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) A força que a corda exerce na barra é maior em 1, depois em 3 e menor em 2.

b) ( ) A força vertical que a dobradiça exerce na barra é maior em 1, depois em 3 e nula em 2.

c) ( ) A força horizontal que a dobradiça exerce na barra é maior em 1, depois em 3 e nula em 2.

d) ( ) A força vertical que a dobradiça exerce na barra é nula.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 12
A figura mostra quatro lentes delgadas, feitas do mesmo material, com lados que são planos ou têm um raio de curvatura cujo valor absoluto é 20 cm. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

UNIRV 2021 - QUESTÃO 12

a) ( ) A lente com maior distância focal é a C.

b) ( ) A lente com maior distância focal é a D.

c) ( ) A lente com menor distância focal é a C.

d) ( ) As lentes com menor distância focal e iguais são A e B.


BIOLOGIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 13
O sistema imunológico é formado por várias células especializadas, tecidos e alguns órgãos que reagem de várias formas. As linhagens de células do sistema imunológico e das células sanguíneas começam todas com a célula-tronco. Em relação a essas células, analise os itens abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas:

a) ( ) Os mastócitos são células granulares do tecido epitelial, originado de células hematopoiéticas situadas na medula óssea. Contêm no seu interior uma grande quantidade de grânulos citoplasmáticos cheios de histamina, que é anticoagulante, e heparina, que está envolvida nosprocessos alérgicos.

b) ( ) As plaquetas se originam na medula óssea vermelha pela fragmentação de pedaços do citoplasma dos monócitos. Este, por sua vez, forma-se pela diferenciação dos macrófagos.

c) ( ) Células-tronco pluripotentes da medula óssea dão origem às células progenitoras mieloides e linfoides. Os progenitores linfoides, por sua vez, dão origem aos linfócitos T, B e células NK.

d) ( ) As células-tronco que se diferenciaram para gerar células B residem na medula óssea, e as que produzem as células T migram da medula óssea para o timo.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 14
Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e a relações entre eles. Engloba os protozoários e os nematódeos, os anelídeos, os platelmintos e artrópodes. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas:

a) ( ) A redução na absorção de gorduras e de vitaminas lipossolúveis é um dos principais efeitos da giardíase, uma parasitose intestinal mais frequente em crianças do que em adultos e que tem como agente etiológico a Giardia lamblia.

b) ( ) A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário, o Toxoplasma gondii, que possui três estados infectantes: oocistos, taquizoítos e bradizoítos.

c) ( ) O Trichomonas vaginalis é um verme oval, anaeróbio e flagelado cuja presença é responsável por cerca de 20% dos casos de corrimentos vaginais. Habita o baixo trato genital feminino e a uretra e a próstata masculina.

d) ( ) A barriga d´água é uma doença causada por larvas de vermes nematódeos da espécie Necator americanus e Ancylostoma duodenale liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria.


QUÍMICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 15
Um método de prevenir a dengue, além de combater os focos de água parada, é o uso de repelentes. O princípio ativo dos repelentes mais comercializados no Brasil é à base de amidas e, como exemplo, tem-se a estrutura a seguir.

UNIRV 2021 - QUESTÃO 15

Baseando-se na estrutura, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) O nome IUPAC é N,N,3-trimetilbenzamida.

b) ( ) Na reação com ácido sulfúrico aquoso e aquecimento brando, gera-se como um dos produtos o ácido-m-metilbenzóico.

c) ( ) A substância apresenta um par de enantiômeros.

d) ( ) Ela possui sete carbonos com geometria trigonal plana.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 16
Analise as reações químicas a seguir. Avalie as alternativas e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

UNIRV 2021 - QUESTÃO 16

a) ( ) A soma dos coeficientes de balanceamento dos produtos da reação I é igual a 7.

b) ( ) A soma dos coeficientes de balanceamento da reação II é igual a 26.

c) ( ) A fórmula molecular dos sulfeto de hidrogênio é Al2S.

d) ( ) Ambas as reações são de oxidorredução.


LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

Leia o texto abaixo e responda às questões 17 e 18.

Psychological troll profile.

First of all, it is appropriate to define conceptually the terms and the differences between troll and hater. The term troll refers to a person who publishes content in a social community (social networks, blogs, chats, forums, etc.) with the intention of generating controversy, creating a conflict, provoking or simply calling attention with the sole purpose of entertaining.

There are different types of troll, the clown and the aggressive:

Troll clown.
Their mission is to make grace, use social networks and comment boxes are the perfect place to take advantage of any situation to create a joke about it. If they do not mess with anyone they are harmless and fulfill their humorous function. They are the first to create the perfect meme in search of becoming viral and to be the center of attention, which gives them a certain social prestige.

They seek approval (as many as possible) and membership in the group. In real life they would be the typical graciosete class that makes all the jokes or messes with the teacher in search of the laughter of his classmates. On the Internet there are no physical laughter, but lots of emoticons, retuits, likes and ways to share your “work of art”.

Aggressive troll.
These are those people whose comments can be more hurtful, annoying, abusive and malicious. They are those in which Twitter will focus its security policies (or hopefully). Perhaps within this type of trolleys we could locate the haters, who are those who, in addition to seeking to excel in the community with their hurtful and unresponsive methods, reaffirm their beliefs and take them as unique, defending them by all means.

This type of trolleys show a clear lack of empathy, they forget that behind the screen are natural persons without caring to hurt their feelings and emotions. In real life it would be the closest thing to bullying.The social disinhibition and anonymity provided by social networks facilitate the flowering of this type of people in search of stimuli that allow them to alleviate their needs of action-reaction. This phenomenon is the same as for example during demonstrations. A person in the middle of many can be uninhibited and unleash their aggressive behaviors. Imagine a demonstration with millions of people, that’s what happens in social networks.
Adaptado de: https://psicopico.com/en/perfil-psicologico-troll-hater-internet/

UNIRV 2021 - QUESTÃO 17
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O objetivo do texto é fazer uma diferenciação entre “troll” e “hater”, o que já é realizado no primeiro parágrafo, em que o autor apresenta as definições dos dois elementos.

b) ( ) O autor classifica os “trolls” em duas categorias: os palhaços e os agressivos.

c) ( ) O autor categoricamente inclui os “haters” na categoria de “trolls” agressivos.

d) ( ) O texto compara o “troll” palhaço ao aluno “engraçadinho” que, na sala de aula, age como um piadista para arrancar risos dos colegas.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 18
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) A sentença condicional “If they do not mess with anyone they are harmless” está infringindo normas gramaticais da língua inglesa, uma vez que se há o uso do presente simples na primeira parte, obrigatoriamente deveria haver o uso do futuro simples (will be) na segunda.

b) ( ) Segundo o texto, enquanto para os palhaços o objetivo central é entreter, para os “trolls” agressivos a meta é magoar o maior número possível de usuários, com o intuito de se sentirem protegidos pelo anonimato.

c) ( ) Para o autor, o anonimato proporcionado pela internet é propício para o comportamento agressivo, pois, uma vez na multidão virtual, o agressor se sente livre para liberar sua agressividade, da mesma maneira que ocorre em protestos de rua na vida real.

d) ( ) O autor afirma que se espera que as políticas de segurança do Twitter estejam focadas em usuários que façam comentários ofensivos.


CÂMPUS GOIANÉSIA

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões 01 e 02.

A ética é mais importante que a religião

Franz Alt: Santidade, caro amigo: Após o ataque terrorista em Paris, no início de janeiro de 2015, sua Santidade disse uma frase provocante para um líder religioso: “Alguns dias penso que seria melhor se não houvesse nenhuma religião!” Sua Santidade parece estar cada vez mais cético em relação às religiões, porque elas também dão origem à violência, ao fanatismo e à intolerância. O que queria dizer com esta frase?Dalai Lama: O conhecimento e a prática das religiões foram e continuam a ser úteis, mas isso já não é suficiente nos tempos modernos, como muitos exemplos em todo o mundo tornam cada vez mais evidente. 

Isto aplica-se a todas as religiões e, é claro, também ao cristianismo e ao budismo. Em nome da religião foram, e continuam a ser, travadas guerras, até mesmo “guerras santas”. Há milênios que a força é usada e justificada em nome da religião. As religiões foram e são muitas vezes intolerantes. É por isso que digo que, no século XXI, precisamos de uma nova ética que vá mais além de todas as religiões. Refiro-me, por isso, a uma ética secular que seja útil e prática para mais de mil milhões de ateus e um número cada vez maior de agnósticos. A nossa espiritualidade humana básica é mais fundamental do que a religião. O amor, a bondade e o carinho são uma tendência inerente ao ser humano, independentemente da religião a que pertencemos.Franz Alt: A palavra espiritualidade está na moda. O que é para si a espiritualidade?

Dalai Lama: A espiritualidade é a mais elementar de todas as fontes primordiais da humanidade. Quando decidirmos cultivar os valores internos que todos nós apreciamos nos outros, então começamos a viver espiritualmente. Devemos criar uma base ética e cultivar os nossos valores internos, de modo a que eles se adaptem aos nossos tempos científicos, mas, ao mesmo tempo, não devemos negligenciar as necessidades mais profundas do espírito humano. Naturalmente todas as religiões podem prestar uma valiosa contribuição para esta ética secular holística. 

Estou convencido de que as pessoas podem viver sem religião, mas não podem viver sem valores internos, sem ética. A diferença entre a ética e a religião é semelhante à diferença entre a água e o chá. A ética e os valores internos, baseados num contexto religioso, são mais como chá. O chá que bebemos consiste em grande parte em água, mas também contém outros ingredientes, tais como folhas de chá, especiarias, talvez um pouco de açúcar e, pelo menos no Tibete, até mesmo uma pitada de sal, e isso torna-o mais saboroso e nutritivo e é algo que queremos tomar todos os dias. Mas independentemente de como o chá é preparado, o seu ingrediente principal é sempre a água. Podemos viver sem chá, mas não sem água. De igual modo, nascemos sem religião, mas não sem a necessidade básica de compaixão e também não sem água.

[…]

Há 56 anos vivo no exílio na Índia. Lá, convivo com uma ética secular e uma sociedade secular. O Mahatma Gandhi tinha um espírito profundamente religioso, mas também secular, nos seus círculos de oração diária eram apresentados e cantados textos de todas as grandes religiões e filosofias. Gandhi era um grande amigo de Jesus e do seu pacifismo no Sermão da Montanha. Ele é o meu modelo, porque ele encarna a tolerância religiosa sem rodeios. Esta tolerância tem antigas raízes indianas. Hindus, muçulmanos, cristãos, sikhs, jainistas, mas também budistas, zoroastristas, judeus, agnósticos e ateus convivem – com poucas exceções – pacificamente. Na Índia, há minorias étnicas e religiosas e centenas de idiomas. O Tibete é a minha pátria. Mas de certa forma, eu também sou filho da Índia secular.
(O apelo do Dalai Lama ao mundo – com Franz Alt. Benevento Books.)

UNIRV 2021 - QUESTÃO 01
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) O título do texto resume o pensamento do Dalai Lama apresentado nessa entrevista e seu conteúdo pode parecer contraditório, visto que o Dalai Lama é uma das autoridades religiosas mais importantes do mundo.

b) ( ) Fica implícito no texto que o ataque terrorista foi realizado em virtude de intolerância religiosa.

c) ( ) No trecho “Isto aplica-se a todas as religiões e, é claro, também ao cristianismo e ao budismo”, a passagem sublinhada é desnecessária e incoerente, uma vez que no início já foi esclarecido que a afirmação se refere a todas as religiões, o que, obviamente, já inclui o cristianismo e o budismo.

d) ( ) Ao defender uma ética secular, o Dalai Lama almeja atrair para as religiões os muitos ateus e agnósticos.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 02
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) Dalai Lama compara a religião à água e a ética ao chá, afirmando que a primeira é essencial para a vida humana, assim como a compaixão.

b) ( ) O entrevistado faz uma diferenciação entre espiritualidade e religião e afirma que a primeira é fonte de humanidade.

c) ( ) Na Índia, Dalai Lama vive a experiência de diferentes tradições religiosas conviverem – na maior parte – pacificamente, e isso explicaria sua intolerância em relação ao terrorista de Paris em 2015.

d) ( ) No trecho “Mahatma Gandhi tinha um espírito profundamente religioso, mas também secular, nos seus círculos de oração diária eram apresentados e cantados textos de todas as grandes religiões e filosofias”, a passagem sublinhada confirma o caráter laico do indiano, bem como sua tolerância religiosa.


LITERATURA BRASILEIRA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 03
Com relação ao livro “O mulato”, de Aluísio de Azevedo, analise as proposições apresentadas e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas:

a) ( ) A obra aborda temas como: preconceito, escravidão, hipocrisia do clero e ainda o provincianismo.

b) ( ) Em seu final, Ana e Raimundo aparecem felizes e vivendo com seus três filhos.

c) ( ) Raimundo começa a descobrir suas origens e insiste com o tio para lhe conceder a mão de Ana.

d) ( ) Quando os namorados fogem, arma-se um grande escândalo, sendo o cônego o grande regente.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 04
Sobre o livro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas: 

a) ( ) O narrador em primeira pessoa, Riobaldo, analisa fatos diversos que não possuem ligações, tratando sobre os seus questionamentos em relação à vida, traçando uma observação das questões filosóficas ocidentais, tais como: a origem do homem, reflexões sobre a vida, o bem e o mal, Deus e o diabo.

b) ( ) A obra tem como foco a oralidade com uma linguagem cheia de neologismos, arcaísmos e brasileirismos, com um enredo não linear.

c) ( ) O livro trata de questões universais que afligem o ser humano, fazendo-o refletir sobre os fatos existenciais como os limites entre o bem e o mal, bem como Deus e o diabo.

d) ( ) A presença de Deus não é invocada pelo sertanejo para trazer-lhe uma espécie de segurança em meio à violência daquele lugar e para aquele homem, talvez seja o único alento que pode ter a figura do Diabo.


HISTÓRIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 05
Getúlio Vargas é um dos personagens mais complexos e polêmicos da história brasileira republicana. Sua biografia aponta para um indivíduo que tanto soube se amoldar aos tempos democráticos (entre 1945 e 1954) como soube se amoldar aos anos 1930, quando o fascismo se alastrava pelo mundo do Entreguerras. Sobre sua atuação política como presidente do Brasil entre 1930 e 1945, e sobre os grupos políticos do período, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Getúlio Vargas se aproximou excessivamente dos grupos comunistas, em especial do tenente Luiz Carlos Prestes, e implantou as leis trabalhistas, a chamada CLT (1943), prejudicando os industriais que contavam com ele para combater os grupos oligárquicos ainda poderosos, bem como o nascente movimento operário.

b) ( ) Getúlio Vargas agiu de maneira conciliatória com todos os grupos políticos (movimento operário Aliança Nacional Libertadora, Integralistas, movimento Feminista, Tenentes), incorporando no poder esses diversos segmentos, bem como conferindo direito de voto às mulheres em 1932.

c) ( ) Getúlio Vargas foi um político que eliminou as oligarquias rurais que haviam dominado política e economicamente o país durante a chamada “República do Café com Leite”, implantando reformas econômicas e políticas industrializantes e urbanas, prejudicando interesses rurais até então predominantes.

d) ( ) Getúlio Vargas implantou uma ditadura no país, de inspiração fascista, nomeada de “Estado-Novo”, apesar das críticas dos grupos políticos de seu tempo, que o apoiaram, considerando que ele seria mais democrático e popular, e uniria o país em torno do Integralismo e das reformas de base.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 06
“Se acaso suceder que alguma nação dos ditos índios não queira aceitar a paz que se lhes oferece e impedir com armas que a tropa faça suas marchas, pondo-se em peleja, em tal caso lhe fará guerra, matando-os e cativando-os.”
(Fonte: Regimento de Anhanguera. História de Goiás em documentos.
V.1. Goiânia: Editora da UFG, 2001, p. 25).

Tendo como parâmetro os seus conhecimentos sobre o Regimento das Bandeiras na História de Goiás, no início do século XVIII, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Esse movimento foi marcado pela selvageria dos indígenas, que não aceitavam conviver com os homens civilizados.

b) ( ) As Bandeiras tinham como principais objetivos tanto a procura de povos indígenas para escravizar quanto a busca por metais preciosos (ouro, prata).

c) ( ) Esse movimento foi marcado pelo espírito conciliador do homem branco, que buscava estabelecer acordo com os nativos.

d) ( ) Esse movimento foi marcado pela violência dos bandeirantes, que acreditavam ser superiores aos indígenas.


GEOGRAFIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 07
Estudo sobre Análise Socioespacial dos Idosos em Goiás, desenvolvido pelo Instituto Mauro Borges, coloca que: “Desde a década de 1950, a população brasileira envelhece cada vez mais, enquanto o ritmo de crescimento infantil sofre gradativas desacelerações.” Segundo o Instituto, a população goiana segue a mesma tendência: “Em seis décadas, a relação entre a população infantil e a idosa saiu de 5,8 idosos para 100 crianças em 1950, e alcançou, em 2010, mais de 30 idosos para 100 infantes”.
(Fonte: Análise Socioespacial dos Idosos em Goiás.
Disponível em:< www.imb.go.gov.br>. Acesso em 10 out. 2020).

Considerando o texto apresentado, que fala sobre a mudança no quadro populacional de Goiás, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Na segunda metade do século XX e nos primeiros anos do século XXI, houve diminuição nos índices de mortalidade e de natalidade, especialmente devido ao acesso aos serviços (medicina, saneamento...) e à informação.

b) ( ) A grande maioria dos idosos do estado de Goiás é formada por pessoas de médio poder aquisitivo, com escolaridade pelo menos de nível fundamental, o que facilita seu acesso aos programas governamentais.

c) ( ) A partir de 1960, com a aprovação do Estatuto do Idoso, as políticas estaduais foram voltadas, preferencialmente, para as pessoas com mais de 60 anos.

d) ( ) A partir de 1950, os sucessivos governos estaduais desenvolveram políticas de controle da natalidade.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 08
Observe a charge abaixo:

UNIRV 2021 - QUESTÃO 08
(Disponível em: <https://jeonline.com.br/noticia/21027/coronavirus-10>.
Acesso em 18 out. 2020).

Uma pandemia ocorre quando uma doença espalha-se por uma grande quantidade de regiões no globo, ou seja, ela não está restrita apenas a uma localidade, estando presente em uma grande área geográfica.

Desde a divulgação dos primeiros casos do novo coronavírus na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, na China, em dezembro de 2019, que cientistas em todo o mundo vêm observando com preocupação este fenômeno, por conta da sua dimensão e aceleração no tempo e espaço. Sobre o tema proposto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Cada região do globo tem suas próprias características geográficas, políticas, sociais e econômicas. Por esse motivo, é difícil fazer um apanhado geral sobre o quadro da doença em diversos locais.

b) ( ) As pandemias atualmente podem ocorrer com mais facilidade. Isso porque é cada vez mais fácil o deslocamento das pessoas de um local para outro e, consequentemente, haver disseminação de uma doença entre eles.

c) ( ) Na pandemia de covid-19, observou-se um grande número de mortes na Itália em decorrência, entre outros fatores, do colapso do sistema de saúde.

d) ( ) Além da covid-19, podem ser citadas como outros exemplos de pandemia a gripe H1N1 e a pandemia de aids.


MATEMÁTICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 09
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O valor de x na equação 4 + 7 + 10 + ... + x = 714, sabendo-se que as parcelas do primeiro membro formam uma progressão aritmética, é 67.

b) ( ) Existem 60 múltiplos de 13 entre 20 e 800.

c) ( ) A soma dos termos da P.G.  é igual a 1.

d) ( ) Sabendo-se que a sucessão (15, y, x) é uma PA de termos positivos e a sucessão (x - 2, 12, 5y - 2) é uma PG de termos positivos, então xy = 50.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 10
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Se 27ᵞ = 4 e log23 = x, então 

b) ( ) 

c) ( ) Os valores reais de x que satisfazem a equação 3ˣ⁺¹ - 3ˣ = 45 + 3ˣ⁻¹ pertencem ao intervalo (0,3].

d) ( ) Sejam x, y e z números reais positivos. O valor de A que satisfaz a expressão 


FÍSICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 11
A música “Quanto tempo demora um mês”, lançada no ano de 2005 pela banda de rock Biquíni Cavadão, faz uma alusão à saudade. Para isso, os compositores utilizam a Física para brincar com a arte de metaforizar. Leia as estrofes da música e, em seguida, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

“Acordei com o seu gosto
E a lembrança do seu rosto
Por que você se fez tão linda?
Mas agora você vai embora
Quanto tempo será que demora
Um mês pra passar?
A vida inteira de um inseto
Um embrião pra virar feto
A folha do calendário
O trabalho pra ganhar o salário
Mas daqui a um mês
Quando você voltar
A lua vai tá cheia
E no mesmo lugar
Se eu pudesse escolher
Outra forma de ser
Eu seria você”

a) ( ) A música explora uma das condições mais relevantes ao se analisar fenômenos físicos, o referencial. Assim como o movimento, o tempo também é relativo, ou seja, o sistema de referência adotado pelo observador influencia diretamente em suas medidas.

b) ( ) Podemos inferir da música que, para se referir ao tempo, os compositores se referem ao planeta Terra.

c) ( ) A música é uma metáfora sobre a saudade, porém a terceira estrofe está errada, do ponto de vista da Física, caso o mês seja o mês comercial.

d) ( ) A música é uma metáfora sobre a saudade, porém a terceira estrofe só está correta, do ponto de vista da Física, caso o mês seja fevereiro de um ano não bissexto.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 12
Uma barra de aço tem 4,000 cm de diâmetro a 25,00°C. Um anel de latão tem um diâmetro interno de 3,992 cm a 30,00°C. Deseja-se que o anel se ajuste perfeitamente à barra, mas é necessário manter o equilíbrio térmico entre os dois materiais. De acordo com as informações, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

UNIRV 2021 - QUESTÃO 12

a) ( ) É possível realizar tal tarefa levando-se a barra e o anel para um freezer capaz de atingir uma temperatura inferior a -10°C.

b) ( ) É possível realizar tal tarefa levando-se a barra e o anel para um freezer capaz de atingir uma temperatura entre 0°C e -10°C.

c) ( ) É possível realizar tal tarefa levando-se a barra e o anel para um forno capaz de atingir uma temperatura superior a 280°C.

d) ( ) A tarefa não pode ser realizada mantendo-se o equilíbrio térmico entre os dois materiais.


BIOLOGIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 13
A interação do sistema cardiovascular e respiratório é fundamental para a sobrevivência humana, uma vez que é através desses sistemas que o sangue é oxigenado e conduzido a todo organismo. Atualmente afecções destes sistemas têm se tornado objeto de preocupação a nível global, haja vista os pacientes com covid-19, apresentarem maior incidência de sintomas cardiovasculares e respiratórios, devido à resposta inflamatória sistêmica e distúrbios do sistema imunológico durante a progressão da doença, levando a um pior prognóstico. 

Com base nos conhecimentos referentes a esses sistemas do organismo, analise as proposições abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O controle da respiração é realizado pelo centro respiratório localizado no bulbo raquidiano, que se regula principalmente pela concentração de gás carbônico presente no sangue.

b) ( ) Os pacientes com covid-19 possuem alterações no sistema respiratório que dificultam as trocas gasosas que ocorrem nos bronquíolos pulmonares, dificultando a hematose que é o processo que acontece nesse local e garante que o sangue rico em gás carbônico seja oxigenado.

c) ( ) Os músculos da caixa torácica tem a função de deslocar a parede torácica ritmicamente, sendo a inspiração passiva e a expiração ativa.

d) ( ) As artérias pulmonares saem do ventrículo direito para os pulmões, carregando sangue não oxigenado que receberá oxigênio e voltará para os pulmões através da rede arterial.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 14
O tamanho e a forma do núcleo variam conforme o tipo celular. O núcleo está presente quando a célula encontra-se na interfase do ciclo celular. Durante a divisão, a cromatina condensa-se em cromossomos, e a membrana nuclear desintegra-se. Com esses conceitos, julgue os itens abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Algumas células ficam permanentemente na fase G0, sendo consideradas terminalmente diferenciadas, e exemplos dessas células são os neurônios e as hemácias.

b) ( ) Os telômeros são complexos de DNA-proteína posicionados nas extremidades dos cromossomos lineares. Sua principal função é impedir o desgaste do material genético e manter a estabilidade estrutural do cromossomo.

c) ( ) A cromatina pode ser distinta em heterocromatina, que são as regiões em que a cromatina encontra-se desespiralada na interfase com transcrição ativa, e em eucromatina que é a parte da cromatina condensada com material genético não codificante.

d) ( ) A cromatina sexual, ou corpúsculo de Barr, visualizada nas células da mucosa oral aderida àcarioteca de pessoas do sexo feminino, corresponde a um dos cromossomos X bastante condensado e consequentemente inativo.


QUÍMICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 15
Um elemento radioativo que sofre uma desintegração radioativa apresenta uma constante de radioatividade igual a 1/250 dias⁻¹ e num experimento 80,0 g foram reduzidas a 5,0 g após 91 dias, liberando um total de 87360 kcal de energia. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) A vida média é igual a 250 dias.

b) ( ) O tempo de meia-vida é igual a 22 dias e 18 horas.

c) ( ) 1,0 g deste elemento libera 0,5 kcal/hora.

d) ( ) O gráfico do decaimento radioativo deste elemento é



UNIRV 2021 - QUESTÃO 16
Dada as reações químicas incompletas adiante, analise as alternativas e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

Reação I) K2S + HCl → KCl + "A"
Reação II) H2SO4 + "B" → (NH4)2SO4 + H2O

a) ( ) O produto "A" é o gás sulfeto de hidrogênio.

b) ( ) Os coeficientes de balanceamento dos reagentes na reação I apresentam o mesmo valor.

c) ( ) O reagente "B" é um álcali fraco.

d) ( ) A soma dos coeficientes de balanceamento dos produtos na reação II é igual a 4.


LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

Leia o texto abaixo e responda às questões 17 e 18.

The face you know best

I was walking through a large department store the other day when I saw a figure that looked familiar, and I stopped. The lady I had seen stopped too, and our eyes met, but then I noticed that she was wearing exactly the same clothes as I was and I realized that I was staring at my own reflection in a mirror.I mentioned this experience to my husband, and he told me of the time when on looking through a friend’s photograph album he had commented on the picture of a particularly unpleasant looking character, who in fact turned out to be himself. 

Most people must have had a similar experience at one time or another, yet it is strange that anyone should ever be surprised at his appearance, for we spend much more time studying our own faces than anyone else’s.

However, in front of the mirror, a person tends to choose the pose which reflects his face in its most attractive aspect, and he has various devices for ignoring those parts of the face that displease him. If a man is worried about the length of his nose, he will probably hold his head up high in order to make it appear shorter, or if a woman’s eyes are rather small, she will probably open them wider to make them appear larger.

People also have particular ways of posing for the camera, and if you are like my husband, you will put on a ridiculous grimace which so distorts your natural looks that no one can possibly tell you that the photograph is a good likeness when it comes out. 

In fact, some people refuse to have their photograph taken, or to examine themselves in a strange mirror, just because they do not want to be confirmed in their worst fears about their appearance.You may not be afraid of your appearance and may love to pose for the camera, but it is still very likely that your favourite pictures of yourself are not the ones which are most characteristic of your looks.The truth is that people never see themselves as others see them, and it can therefore come as a nasty shock when they are caught unaware by the camera or the well-concealed mirror.
(In other words, by L.G. Alexander and Catherine Wilson).

UNIRV 2021 - QUESTÃO 17
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) O(a) autor(a) e seu cônjuge tiveram um mesmo tipo de experiência – não reconhecer a própria imagem - , porém em contextos diferentes.

b) ( ) Segundo o texto, não é de se estranhar que uma pessoa não reconheça a própria imagem, uma vez que essa experiência é bastante comum.

c) ( ) O texto aponta que, na frente do espelho, as pessoas tendem a fazer poses que escondam ou camuflem seus aspectos menos atraentes, dando como exemplo o homem de olhos pequenos que os arregala para parecerem maiores.

d) ( ) O texto apresenta o exemplo de uma pessoa que faz careta quando tira fotos para, propositadamente, distorcer sua imagem.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 18
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) De acordo com o texto, as pessoas nunca se veem como os outros as veem.

b) ( ) Nos trechos “if you are like my husband” e “it is still very likely that your favourite pictures”, ambas as palavras sublinhadas são do mesmo campo semântico do verbo “to like” (gostar).

c) ( ) No trecho “people never see themselves as others see them”, o termo “themselves” se refere a “people” e “them” se refere a “others”.

d) ( ) No trecho “I realized that I was staring at my own reflection in a mirror”, a palavra sublinhada pode ser considerada um falso cognato.


CÂMPUS RIO VERDE

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões 01 e 02.

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER POSTAR E GANHAR LIKE (Gregório Duvivier)

Viva a internet. Antigamente, era preciso berrar, de preferência de cima de um montinho, aquilo que você queria tornar público. Se fosse um sermão, era preciso descolar uma montanha. Ainda assim, não se conseguia angariar muita gente. Jesus, por exemplo, foi o “influencer” mais popular da era pré-digital e só conseguiu juntar onze seguidores em vida. Parece que tinha um 12º, mas deu unfollow.

A internet operou uma revolução. Qualquer um consegue atingir o mundo inteiro. “Quantos talentos desconhecidos vão surgir!”, pensou-se. “Quanta ciência! Quanta poesia!” Ledo engano.

“Desde que meu bebê nasceu não consegui tempo pra fazer cocô!”, postou hoje de manhã a mãe de um recém-nascido. “Sem tempo pra nada!” Embora não tenha conseguido tempo pra fazer cocô, vale notar que ela conseguiu postar essa frase no Facebook e, em seguida, responder aos comentários, o que deixa muito claro quais são as prioridades da minha geração. 

Sim, faço parte dela, e minhas redes sociais não me deixam negar. Acabei de postar no Instagram um pedaço do meu sapato pisando um azulejo com a legenda “o chão que eu piso”. O que eu quero dizer com essa estupidez? Menor ideia. Mas acho que tem menos a ver com o que a gente quer dizer e mais com o que a gente quer sentir.

Alguma coisa acontece no meu coração cada vez que eu recebo um like. Há quem chame essa coisa de dopamina, o hormônio da recompensa. Antes do advento do like, a gente recebia raras recompensas. Era preciso tirar uma nota dez, fazer um golaço, ganhar uma promoção, enfim, era preciso fazer alguma coisa que prestasse. E eis que o demônio inventou o like – a dopamina ao alcance dos dedos. Basta um clique.

Todo mundo virou junkie. O like é a nova heroína. Olha pro seu lado. Um pai posta que ama passar tempo com o filho enquanto o bebê torra ao sol, desesperado. Um espectador posta que tá amando ver o show de rock que ele não vê, um insone posta que não tá conseguindo dormir sem perceber que não dá pra postar e dormir ao mesmo tempo. Não importa. Entre dormir e colher like, ele prefere o like. Tudo, Simba, tudo o que o sol toca – a comida, o drinque, o cachorro, o filho, o chão, o teto -, tudo passou a ser visto como fonte indireta de dopamina.

Nesses momentos é bom lembrar da frase do cacique Seattle: “Quando a última árvore tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que não dava pra comer like.”
(In: DUVIVIER, Gregório; RIBEIRO, Maria; SÁ, Xico.
Crônicas para ler em qualquer lugar. São Paulo: Todavia, 2019).

UNIRV 2021 - QUESTÃO 01
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) O tom leve e despretensioso do autor não está em conformidade com as características do gênero textual em questão, constituindo-se em uma transgressão ao gênero literário.

b) ( ) Ambos os autores das citações “Quantos talentos desconhecidos vão surgir!” e “Desde que meu bebê nasceu não consegui tempo pra fazer cocô!” estão identificados no texto.

c) ( ) Além de alguns estrangeirismos, o texto também apresenta elementos de intertextualidade.

d) ( ) No trecho “Parece que tinha um 12º, mas deu unfollow”, o verbo sublinhado é, nesse contexto, de uso informal, sinônimo do verbo haver.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 02
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) Em “vale notar que ela conseguiu postar essa frase no Facebook”, há um sujeito oracional que equivale a uma oração subordinada substantiva subjetiva.

b) ( ) O autor ironicamente critica as pessoas de sua geração por darem prioridade à aprovação que recebem nas redes sociais por meio de “likes”, em postagens que não têm a menor relevância.

c) ( ) O autor revela capacidade de autocrítica quando reconhece que sua postagem no Instagram foi uma estupidez.

d) ( ) O autor sugere que sua geração está mais preocupada com o que tem a dizer do que com o que almeja sentir.


LITERATURA BRASILEIRA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 03
Sobre o foco narrativo do livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, do escritor Machado de Assis, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) A narrativa é em primeira pessoa.

b) ( ) A história é contada por um narrador-observador e protagonista.

c) ( ) O narrador, baseado em sua própria visão de mundo, conduz o leitor.

d) ( ) A narrativa ocorre em primeira pessoa com uma visão do leitor sobre o texto.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 04
Sobre o livro “Poemas dos becos de Goiás e estórias mais”, de Cora Coralina, analise as proposições apresentadas e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas:

a) ( ) Os versos são marcados pelo cotidiano, permitindo que as emoções aflorem.

b) ( ) O eu-poético funde-se a sua terra alimentando-se das suas raízes e estórias.

c) ( ) O eu-poético segue uma linha contemporânea e modera-se ao colocar as palavras no poema.

d) ( ) É uma amorosa e singular entrega poética.


HISTÓRIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 05
No contexto da expansão marítima, nos séculos XV e XVI, Portugal era considerado uma “potência náutica”. Acerca dos fatores que explicam esse destacado desempenho dos portugueses nas navegações, analise as afirmações a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O desempenho dos portugueses nas navegações está associado aos investimentos do Estado português, já unificado no século XV, no desenvolvimento da navegação e na busca de novas rotas comerciais.

b) ( ) O sucesso dos portugueses nas navegações se deu devido à aliança firmada com os navegantes espanhóis durante a União Ibérica, que resultou na soma de habilidades desenvolvidas em ambos os países e na realização de expedições em parceria.

c) ( ) O desempenho dos portugueses nas navegações está associado ao amplo domínio do conhecimento dos mares e oceanos, que lhes permitiu, de forma pioneira, desenvolver cientificamente a teoria de que a terra era redonda.

d) ( ) O sucesso dos portugueses nas navegações é fruto da experiência de navegação adquirida com o estabelecimento, desde o século V, de feitorias portuguesas em grande parte do litoral africano, para o comércio de especiarias.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 06
A integração de Goiás nos quadros da economia nacional encontrou na construção de Brasília um momento de inflexão: Goiânia transformou-se em ponto de apoio fundamental para a construção da nova capital. Acerca da integração econômica de Goiás entre as décadas de 1950 e 1970, julgue as afirmações a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Houve uma enorme resistência da elite política goiana em ceder imensa quantidade de terras para formação do Distrito Federal, uma vez que a atividade pecuarista era desenvolvida intensivamente nas terras onde a nova capital seria construída.

b) ( ) A construção de Brasília recebeu apoio inconteste de todos os partidos políticos, pois a interiorização da capital já estava prevista na primeira constituição republicana. O sonho de se construir uma nova capital ultrapassou as divisões ideológicas.

c) ( ) A modernização da agricultura goiana foi uma decorrência da transferência da capital, pois o estado de Goiás tornou-se responsável pelo abastecimento de Brasília, o que permitiu uma profunda alteração na agricultura goiana, com o crescimento da pequena propriedade.

d) ( ) O golpe de 1964 paralisou os investimentos na modernização da agricultura brasileira. O modelo econômico adotado reservara à agricultura papel secundário, concentrando os investimentos no desenvolvimento industrial.


GEOGRAFIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 07
Devido a sua extensão latitudinal e características geográficas (principalmente no tocante à vegetação e à topografia), o estado de Goiás apresenta certa diversidade climática ao longo de seu território. No geral, entretanto, há a ocorrência de um verão quente e chuvoso, uma primavera com as temperaturas mais elevadas do ano e um outono/inverno seco e com temperaturas amenas. Sobre as características das estações climáticas verificadas no estado de Goiás, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Registram-se temperaturas mais elevadas entre os meses de setembro e outubro, essencialmente pela pouca ocorrência de chuvas no período.

b) ( ) Registram-se chuvas torrenciais de origem convectiva especialmente nos meses de maio a agosto, condicionadas pelas barreiras orográficas.

c) ( ) Registram-se ausência de chuvas e estabilidade atmosférica, na transição primavera-verão, pela atuação dominante da massa equatorial continental.

d) ( ) Registram-se avanço da massa polar e recuo das massas equatoriais e tropicais na transição do inverno para a primavera, o que determina o início do período de estiagem.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 08
“O fato é que nem o Sudoeste é uma ilha de desenvolvimento, eldorado do Estado, muito menos o Nordeste deve ser considerado o corredor da miséria. Considerá-lo como corredor da miséria é aceitar o discurso e não desconfiar das promessas da modernidade. Basta observar que a modernidade produzida no Sudoeste não foi capaz, até o momento, de minimizar o flagelo de parte significativa da população que vive em favelas ou nas periferias de Rio Verde, Jataí, Mineiros e Santa Helena, entre tantos outros municípios.”
(ARRAIS, Tadeu Pereira Alencar. Goiás: novas regiões, ou novas
formas de olhar velhas regiões. 2002. Observatório Geográfico de 
Goiás, p. 18. Disponível em:https://portais.ufg.br/up/215/o/arrais_tadeu_alencar_goi_s_novas_regi_es.pdf).

A respeito das duas regiões do estado de Goiás (Sudoeste e Nordeste), assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) No Sudoeste, a manutenção da agricultura de subsistência impediu o desenvolvimento tecnológico e a formação de mão de obra especializada.

b) ( ) No Nordeste, é encontrada uma população absoluta e relativa menor nos municípios, com predomínio das atividades econômicas primária e terciária.

c) ( ) No Nordeste, a extração mineral ocasionou a retração da produção de alimentos e criou obstáculos para a criação de gado de corte.

d) ( ) No Sudoeste, a expansão agrícola ocasionou a proletarização de parte significativa da população e manteve a produção da miséria.



MATEMÁTICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 09
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) As raízes da equação x³ + 3x² - x - 3 = 0 estão em progressão aritmética de razão -2.

b) ( ) Os valores reais de k para que a equação x³ - 4x² - 3x + k = 0 admita uma raiz dupla são -18 e 18.

c) ( ) O polinômio 6x³ + 11x² - 3x - 2 é divisível por 3x + 1 e também por 2x - 1.

d) ( ) A equação polinomial x³ - 2x² - 5x + 6 = 0 possui as raízes x1, x2 e x3 . Logo, a soma (x1)² + (x2)² + (x3)² é igual a 14.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 10
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) O único valor que é solução da equação binomial  é x = 10. 

b) ( ) O coeficiente de y⁵ no desenvolvimento do binômio  é -525.

c) ( ) Se An,4 = 840, então Cn,4 = 35.

d) ( ) A solução da equação  é um número primo.



FÍSICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 11
A figura mostra homem de pé em uma piscina natural de água cristalina e um peixe próximo a esse homem. Em relação à figura, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

UNIRV 2021 - QUESTÃO 11

a) ( ) O homem vê o peixe mais próximo do ponto a.

b) ( ) O homem vê o peixe mais próximo do ponto b.

c) ( ) O peixe vê a cabeça do homem mais próxima do ponto c.

d) ( ) O peixe vê a cabeça do homem mais próxima do ponto d.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 12
A figura mostra um circuito com dois resistores de mesma resistência e um indutor ideal. Em relação ao circuito, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 


a) ( ) A corrente no resistor do meio é maior que a corrente no outro resistor logo depois que a chave S é fechada.

b) ( ) A corrente no resistor do meio é igual à corrente no outro resistor muito tempo depois que a chave S é fechada.

c) ( ) A corrente no resistor do meio é igual à corrente no outro resistor logo depois que a chave S é fechada.

d) ( ) A corrente no resistor do meio é maior que a corrente no outro resistor muito tempo depois que a chave S é fechada.


BIOLOGIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 13
A histologia desenvolveu-se juntamente à evolução dos microscópicos e ao desenvolvimento de técnicas que permitiram o preparo de tecidos mortos e in vivo. Sobre tecidos animais, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O hormônio calcitonina, produzido pelas células parafoliculares da tireoide, retira cálcio do plasma sanguíneo, incorporando-o à matriz óssea, enquanto um aumento na secreção de paratormônio promove, nos ossos, um aumento da atividade osteoclástica.

b) ( ) A cicatrização das feridas depende exclusivamente do tipo de fibras que o tecido conjuntivo apresenta, onde a ação celular tem uma participação pequena.

c) ( ) Os astrócitos são classificados morfologicamente em protoplasmáticos ou fibrosos segundo a abundância e o comprimento de seus prolongamentos são encontrados, respectivamente, na substância branca e na substância cinzenta.

d) ( ) No músculo estriado esquelético, não há placas motoras; as terminações axônicas, que estão no tecido conjuntivo entre as células musculares, formam dilatações e liberam os neurotransmissores acetilcolina ou noradrenalina.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 14
As organelas celulares são estruturas mergulhadas no interior da célula eucarionte, desempenhando funções distintas. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O retículo endoplasmático é constituído por um conjunto de cisternas achatadas e empilhadas e vesículas. A cisterna mais próxima ao complexo de Golgi é designada face cis, enquanto a que se localiza na região oposta é a face trans.

b) ( ) Após a divisão citoplasmática das células-filhas, considerada como última etapa da divisão celular, o núcleo de uma das células-filhas terá sobrecarga de atividade, pois deverá produzir todas as organelas citoplasmáticas, já que elas ficaram no citoplasma da outra célula formada.

c) ( ) O funcionamento perfeito da mitocôndria depende da interação adequada dos dois tipos de genomas celulares. O DNAmt é responsável por uma pequena parte da síntese de proteínas da cadeia respiratória, o restante é feito pelo DNA nuclear (DNAn).

d) ( ) A actina e a miosina estão envolvidas na contração muscular, mas se houver problemas na formação dessas duas proteínas pela célula, não será apenas a contração muscular comprometida, mas também a mitose e a citocinese.



QUÍMICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 15
O acrílico é um polímero com propriedades biocompatíveis que pode ser usado como cimento ósseo em procedimentos ortopédicos. O monômero formador do acrílico é o metacrilato de metila e sua estrutura é representada a seguir. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.


a) ( ) O acrílico é classificado como um polímero de adição.

b) ( ) O nome IUPAC do monômero formador do acrílico é 2-metilprop-2-enoato de metila.

c) ( ) O metacrilato de metila representado está na conformação trans da isomeria espacial.

d) ( ) Na estrutura do monômero, são observados 2 carbonos de hibridização sp² e 2 carbonos de hibridização sp³.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 16
O nitrato de amônio "é utilizado principalmente em fertilizantes de nitrogênio em culturas de leguminosas", diz a Sociedade Francesa de Química. Porém, em determinadas condições pode ser um material explosivo como ocorreu em Beirute a capital do Líbano em 2020. A respeito do nitrato de amônio assinale V(verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O nitrato de amônio pode ser fabricado pela reação entre o hidróxido de amônio e o ácido nitroso.

b) ( ) O nitrato de amônio apresenta 35% de nitrogênio em sua composição.

c) ( ) O ânion do nitrato de amônio apresenta uma geometria trigonal plana.

d) ( ) Quando o nitrato de amônio é dissolvido em água gera um pH > 7,0.



LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

Leia o texto abaixo e responda às questões 17 e 18.

Bacteria are any of a very large group of single-celled microorganisms that display a wide range of metabolic types, geometric shapes and environmental habitats—and niches—of occurrence. Normally only several micrometers in length, bacteria assume the form of spheres, rods, spirals and other shapes. Bacteria are found in a very broad gamut of habitats; for example, bacterial extremophiles that thrive in such places as hot springs, arctic environments, radioactive waste, deep sea oil seeps, deep Earth crustal environments, hypersaline ponds and within other living organisms. There are approximately 50 million bacterial organisms in a single gram of typical surface soil. The worldwide bacterial biomass exceeds that of all plants and animals on Earth. However, the majority of bacteria have not yet been characterised. [...] 

Occurrence and function
Bacteria occur in almost any man-made or natural environment, including in soils, water and the atmosphere, as well as on and inside of living organisms. In fact, many bacteria species are extremophiles, which are adapted variously to extreme temperature, pressure, pH, salinity and other abiotic factors. The family Thermaceae is comprised by a number of thermophilic genera, including Thermus, Meiothermus, Marinithermus, Vulcanithermus, Oceanithermus and Truepera. Bacterial members of genus Deinococcus are highly resistent to extreme doses of ionising radiation. In fact, some bacterial species within each phylum are some type of extremophile, and in some cases a given bacterium may be an extremophile with respect to two or more abiotic parameters. Bacterial organisms are key in recycling nutrients, with many aspects of nutrient cycles depending on bacterial metabolism, such as nitrogen fixation from the Earth's atmosphere and putrefaction. 
Disponível em: https://education.eol.org/articles/bacteria.pdf

UNIRV 2021 - QUESTÃO 17
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) Na definição de bactéria apresentada no texto, menciona-se como características deste ser a grande diversidade de tamanhos, tipos, formatos e locais de ocorrência.

b) ( ) “Bacteria”, em inglês, é a forma plural de “bacterium”.

c) ( ) Segundo o texto, bactérias podem habitar lugares bem variados, como poços de petróleo no mar, lixo radioativo, fontes termais e outros organismos.

d) ( ) Calcula-se que haja 50 milhões de bactérias no planeta, o que excede a biomassa de todas as plantas e animais da Terra.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 18
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Entre as funções das bactérias mencionadas no texto estão a sua contribuição em processos de manutenção de temperaturas e pH extremos.

b) ( ) Segundo o texto, há grupos de bactérias que são altamente resistentes a radiação ionizante.

c) ( ) O autor afirma que as bactérias que se adaptam a condições extremas são as mais comuns, sendo encontradas, inclusive, dentro dos seres vivos.

d) ( ) No trecho ‘with many aspects of nutrient cycles depending on bacterial metabolism, such asnitrogen fixation from the Earth's atmosphere and putrefaction”, o trecho sublinhado pode ser substituído por “for instance” sem prejuízo de sentido.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Provas UniRV Medicina 2021.1 com Gabarito
Provas UniRV Medicina 2021.1 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAPQtRUMFbBckDO7-EUa3hNXljKvvyEL7m9mo7Q6UKoVJ5ExkZhPX7ShroPBtUvKp9NZVTmPnmzSyu6cTGGOIfB_SPNaX0Q1_ZagR_gqJtL5_n4AebnkXlwBmbpt32bYoHFBvv-sDCtkI/s1600/UNIRV.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAPQtRUMFbBckDO7-EUa3hNXljKvvyEL7m9mo7Q6UKoVJ5ExkZhPX7ShroPBtUvKp9NZVTmPnmzSyu6cTGGOIfB_SPNaX0Q1_ZagR_gqJtL5_n4AebnkXlwBmbpt32bYoHFBvv-sDCtkI/s72-c/UNIRV.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/07/provas-unirv-medicina-20211-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/07/provas-unirv-medicina-20211-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo