Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo e responda às questões 01 e 02 . “Aqui há um monte de crimes”, resmungou meu sogro quando se mudou de ...
LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões 01 e 02.

“Aqui há um monte de crimes”, resmungou meu sogro quando se mudou de Iowa para a Califórnia. E havia: no jornal que ele lia. É um jornal que não deixa passar um crimezinho na Califórnia, e que devotaria muito mais espaço a um crime cometido em Iowa do que os maiores jornais de lá. 

A conclusão de meu sogro era estatística, de maneira informal. Baseava-se numa amostra, uma amostra extraordinariamente tendenciosa. Como muitas outras estatísticas infinitamente mais ambiciosas e sofisticadas sofria do mal da pré-indicação: considerava que o espaço devotado por um jornal ao crime era uma medida da taxa de criminalidade.

Alguns invernos atrás, uma dúzia de investigadores apresentou independentemente números sobre pílulas anti-histamínicas. Cada um demonstrou que uma considerável percentagem de resfriados curava-se após o tratamento. Criou-se uma grande onda, pelo menos nos anúncios, e iniciou-se mais um “lançamento de sucesso” de um produto médico. Baseava-se numa esperança sempre ressuscitável, e também numa curiosa recusa de examinar as estatísticas passadas sobre um fato já bem conhecido, de longa data. Como o humorista Henry G. Felsen (que não tem qualquer pretensão de ser autoridade médica) indicou recentemente, “um resfriado adequadamente tratado dura sete dias, mas deixado a si mesmo, cura-se em uma semana”.

Assim sucede com muito do que se lê ou se escuta. Médias, relações, tendências, gráficos, tabelas, nem sempre são o que parecem. Pode haver neles mais do que aparentam, mas pode também haver muito menos. 

A linguagem secreta da Estatística, com tanto apelo à nossa cultura “baseada em fatos”, é empregada para sensacionalizar, inflar, confundir e supersimplificar. Métodos e termos estatísticos são necessários para relatar os dados das tendências sociais e econômicas, das condições dos negócios, da “opinião”, das pesquisas, dos censos. Mas sem redatores que utilizem as palavras com honestidade e compreensão, e sem leitores que saibam o que significam, o resultado só poderá ser o absurdo semântico.

Nos escritos populares sobre assuntos científicos, a maltratada Estatística está quase substituindo a figura do herói de guarda-pó branco, esbaforindo-se sem parar, sem ganhar horas extras, num sombrio laboratório. A Estatística se parece cada vez mais com o cosmético barato que tenta tornar atraente a amarfanhada cortesã. Uma estatística bem embrulhada, melhor ainda que a “grande mentira” de Hitler, leva a falsas conclusões, mas ninguém pode acusar seu utilizador.

Este livro é uma espécie de cartilha de como utilizar a estatística para enganar. Pode parecer muito com um Manual para Vigaristas. Talvez eu possa justificá-lo como se fosse um arrombador aposentado, cujas reminiscências publicadas equivalessem a um curso de formação de arrombadores de fechaduras com abafamento do som das marteladas: os criminosos já conhecem estes truques; são os homens de bem que precisam aprendê-los, para sua autodefesa.
(HUFF, Darrel. Como mentir com estatísticas. Rio de Janeiro: Edições Financeiras, 1968).

UNIRV 2021 - QUESTÃO 01
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) O texto acima é um trecho introdutório de um livro sobre estatística, cujo objetivo é orientar as “pessoas de bem” sobre manipulações que ocorrem a partir de dados estatísticos.

b) ( ) O autor inicia o texto contando um caso que serve como ilustração para um de seus argumentos: a estatística, mesmo informalmente, ajuda a compreender melhor a realidade.

c) ( ) O autor aponta erro na conclusão do sogro que considerou que os crimes anunciados no jornal eram uma medida confiável da taxa de criminalidade.

d) ( ) A citação do humorista Felsen reveste-se de ironia, e é usada no texto com o objetivo de depreciar os anti-histamínicos.

GABARITO:
A) V
B) F
C) V
D) F

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo