O poder e a velocidade da era industrial a tudo transformava: a estrada de ferro, arrastando sua enorme serpente

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 17
“O poder e a velocidade da era industrial a tudo transformava: a estrada de ferro, arrastando sua enorme serpente emplumada de fumaça à velocidade do vento, através de países e continentes, com suas obras de engenharia, estações e pontes, formando um conjunto de construções que fazia as pirâmides do Egito e os aquedutos romanos e até mesmo a grande muralha da China empalidecerem de provincialismo, era o próprio símbolo do triunfo do homem pela tecnologia”. 
HOBSBAWN, Eric J. A era das revoluções: Europa
1789 -1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. 

Considerando a Revolução Industrial como um marco na história mundial, que resultou no desenvolvimento de tecnologias, em mudanças dos hábitos urbanos, das relações de trabalho e em avanços na infraestrutura, analise as afirmativas a seguir.

I. No Brasil, a influência marcante da Revolução Industrial foi anunciada por Irineu Evangelista de Sousa, mais conhecido como Barão de Mauá, que recebeu concessão do império para construção da primeira ferrovia, inaugurada em 1854.

II. Na Inglaterra, representou mudanças nas formas de trabalho, de um sistema de corporações que valorizava a habilidade do artesão independente para o sistema fabril, em que a habilidade deixa de ser tão importante devido ao uso das máquinas.

III. Na Europa, o surgimento e o acesso às máquinas possibilitou que as famílias dos operários reforçassem o sistema familiar de produção, voltado para consumo próprio, mas não para ser vendido no comércio.

IV. Na prática, o período da Revolução Industrial acelerou o êxodo rural, o crescimento urbano, o aumento do consumo e deu início a uma nova discussão política, marcada por ideologias que se polarizariam entre o liberalismo e socialismo.

V. A locomotiva a vapor, os teares mecânicos, a criação das linhas de montagem e os motores a combustão são ícones da indústria que foram desenvolvidos pelo que se conhece por Terceira Fase da Revolução Industrial.

Quanto às afirmações, as alternativas corretas são: 

A) Apenas I, II e IV.
B) Apenas II, III e IV.
C) Apenas I, IV e V. 
D) Apenas III, IV e V.
E) Apenas II, IV e V.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
A) Apenas I, II e IV.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.