Prova Unitins 2022.1 (Medicina) com Gabarito

Prova Unitins 2022.1 (Medicina) com Gabarito FÍSICA UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 01 Leia o trecho de uma reportagem: No relatório de invest...
Unitins

Prova Unitins 2022.1 (Medicina) com Gabarito

FÍSICA

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 01
Leia o trecho de uma reportagem: No relatório de investigação divulgado pela Transportation Safety Board (TSB) do Canadá, órgão responsável pela segurança dos transportes, foram identificados vários fatores que contribuíram para a saída da pista de um avião Jumbo, em 2018. Na ocasião, a aeronave pousou firmemente e, posteriormente, ultrapassou o final da pista.

Embora a aplicação do freio tenha ocorrido após o avião pousar, o esforço máximo de frenagem não ocorreu quando o Jumbo estava a 240 metros do final da pista, Desse modo, não foi possível parar a aeronave dentro do limite da pista. 
https://www.aeroin.net. Acesso em: 26/09/2021.

De acordo com as condições informadas no texto e, supondo que o Boing possuía velocidade de 252 km/h, qual seria o módulo, aproximadamente, da desaceleração nesses 240 m restantes de pista para que ele parasse? 

A) 10 m/s²
B) 132 m/s²
C) 81 m/s²
D) 20 m/s²
E) 9 m/s²


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 02 - ANULADA.

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 03
Para dar estabilidade à torre Tokyo Sky Tree, a torre mais alta do mundo, localizada no Japão, os engenheiros tiveram que criar novas tecnologias para suportar os tremores e os ventos. Uma delas é um pêndulo, que fica no meio da torre. Foi um desafio fazer uma torre dessa altura em uma cidade onde ocorrem terremotos com certa frequência. Pode até balançar um pouquinho, mas, em um dia de sol, a vista lá de cima vai valer a pena. 
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia,26/09/2021.

Atraído por essa reportagem sobre a Tokyo Sky Tree, um estudante do Ensino Médio decidiu estudar o princípio do comportamento de um pêndulo. Verificou que, para pequenas amplitudes de vibração, um pêndulo executa Movimento Harmônico Simples (MHS), e que em seu experimento a elongação do pêndulo é dada em unidades do SI pela expressão:

xt

De acordo com o observado pelo estudante, o período do movimento do pêndulo foi de: 

A) 0,5 s
B) 3,5 s
C) 3,0 s
D) 2,5 s
E) 4,0 s


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 04 - ANULADA.

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 05
Uma pessoa com visão normal (emétrope) pode ver nitidamente objetos situados desde o infinito, que é o ponto remoto até 25 cm, considerado o ponto próximo. Já uma pessoa com hipermetropia apresenta diminuição de seu diâmetro anteroposterior. Todavia, a correção da hipermetropia pode ser realizada com o uso de lentes convergentes.

A lente dever ser tal que, de um objeto situado a 25 cm, forneça uma imagem situada no ponto próximo do olho. No caso de uma pessoa com hipermetropia, cujo ponto próximo está situado a 50 cm de seu olho, qual deve ser a vergência da lente (em dioptria - di) que ela deve usar para que possa ver nitidamente um objeto situado a 25 cm de distância?

A) 6
B) - 2
C) - 6
D) 2
E) 1/2


BIOLOGIA

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 06
Os compostos vitamínicos na alimentação são de suma importância para a manutenção dos aspectos fisiológicos do corpo humano. Então, é possível afirmar que:

I. As vitaminas são costumeiramente classificadas em dois tipos: hidrossolúveis (apolares que não se dissolvem em água) e lipossolúveis (polares que se dissolvem em água).

II. Existem vitaminas denominadas de Complexo B lipossolúveis; por exemplo, as vitaminas B12 (cianocobalamina) e B9 (ácido fólico).

III. A vitamina C ou ácido ascórbico previne algumas doenças e/ou carências nutricionais, entre elas o escorbuto.

IV. A vitamina A é lipossolúvel e muito importante para o metabolismo do cálcio e do fósforo, mantendo as matrizes ósseas calcificadas em bom estado.

V. A vitamina K é encontrada em alguns vegetais verdes, tomate e castanhas; e atua no controle de hemorragias.

Assim, podemos dizer que estão corretas:

A) Somente I, II e IV. 
B) Somente III e V.
C) Somente I e V.
D) Somente II e IV. 
E) I, II, III, IV e V.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 07
Nos mamíferos, após a fecundação, o zigoto inicia o seu desenvolvimento até tornar-se um blastocisto. Com base nessa informação, avalie as afirmações a seguir.

I. O processo subsequente ao evento da fecundação é denominado clivagem, no qual produz um compêndio intermediário denominado mórula, antes da formação do blastocisto e sua implantação na parede uterina. Esse compêndio de células da mórula é um aglomerado celular de subunidades denominadas blastômeros.

II. O processo de implantação da mórula é denominado nidação, cujo principal evento é fixação/adesão dessa estrutura na parede uterina.

III. O blastocisto é uma esfera que se assemelha a um anel preenchida por fluido que formará a cavidade blastocélica; por sua vez, as células ao redor formam uma parede denominada trofoblasto e, em um dos polos dessa esfera, está localizada uma massa celular denominada embrioblasto.

IV. O trofoblasto é responsável pela secreção de substâncias que irão auxiliar o processo de nidação e, posteriormente, na formação da placenta através das vascularizações coriônicas.

Marque a assertiva que apresenta informações verdadeiras.

A) Apenas III.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas IV.
E) Apenas I, III e IV.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 08
As algas não são consideradas uma categoria taxonômica que refletem a história evolutiva do grupo, pois apresentam características de diversos grupos de seres vivos eucarióticos, sendo distribuídas em diversos filos. Com base nessa premissa, podemos afirmar que:

A) Nas espécies multicelulares, o corpo da alga é formado por filamentos, lâminas, estruturas compactas e é denominado de caule, justamente por assemelhar-se aos caules de plantas.

B) Os organismos unicelulares e/ou microscópios são abundantes em camadas mais profundas de mares e lagos e, juntamente com bactérias, protozoários e larvas de outros animais constituem o denominado plâncton.

C) Estima-se que a diversidade de algas pode alcançar aproximadamente 36 mil espécies e grande parte dessa diversidade se distribui em ambientes marinhos.

D) Um dos diversos grupos de algas são as dinoflageladas, responsáveis pela liberação de uma substância tóxica que causa a morte de inúmeros seres marinhos por intoxicação, sendo esse fenômeno conhecido por maré negra. 

E) Algumas espécies de algas verdes são denominadas de clorófitas por serem endossimbiontes e viverem ao lado das células de animais aquáticos.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 09
A classe Chondrichthyes são animais vertebrados aquáticos e seus mais famosos representantes são os popularmente conhecidos e temidos tubarões. Apesar de os tubarões serem os mais famosos, a classe ainda abriga o grupo das arraias e das quimeras. São características do Chondrichthyes: 

I. Possuem o esqueleto totalmente constituído por cartilagens.

II. Os machos de condrictes apresentam um par de órgãos copuladores denominado de gonopódios que são inseridos na cloaca das fêmeas para a transferência do conteúdo espermático.

III. Algumas espécies apresentam a oviparidade como estratégia reprodutiva, na qual os filhotes apresentam o desenvolvimento direto.

IV. Outras espécies apresentam a ovoviviparidade como estratégia reprodutiva, em que as fêmeas retêm os ovos no corpo até o final do desenvolvimento embrionário, sendo os filhotes imaturos. 

Estão corretas:

A) Apenas I e III.
B) Apenas II e IV.
C) Apenas III e IV.
D) Apenas I, III e IV.
E) Apenas II, III e IV.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 10
Os conhecimentos adquiridos no fim do século XIX e início do século XX, acerca de genética, foram incorporados aos conceitos de seleção natural, ajudando a compor as ideias da Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo. Em relação a essa Teoria, analise as asserções a seguir.

I. A teoria sintética considera três fatores evolutivos principais: mutação gênica, seleção artificial e recombinação gênica. 

II. As mutações genéticas são mudanças estruturais nas bases nitrogenadas das moléculas de RNA que originam alelos diferentes. 

III. Nos organismos eucarióticos, a recombinação gênica ocorre através de crossing over e separação dos cromossomos não homólogos.

IV. A seleção artificial decorre pelas condições adversas que o ambiente impõe aos organismos. 

V. As mutações gênicas podem ocorrer espontaneamente de acordo com a dinâmica das moléculas de DNA. 

É correto o que se afirma em:

A) Apenas I e V.
B) Apenas I e III.
C) Apenas II, IV e V.
D) Apenas V.
E) I, II, III, IV e V. 


MATEMÁTICA

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 11
Mariana é engenheira civil e sabe a importância da matemática e estatística na análise de experimentos para extrair informações e tomar decisões. 

Regressão linear é uma parte da estatística que consiste em obter um modelo numérico para representar dados experimentais e, de posse desse modelo, é possível fazer previsões dentro do intervalo experimental estudado.

A função a seguir representa a resistência à compressão axial y de um concreto, em MPa, em função da adição x de um mineral, em %, para melhorar o desempenho do concreto: y = -0.3 ∙ x² + 6 ∙ x, onde 5% ≤ x ≤ 20%. Esse modelo foi proposto por Mariana e, com base nisso, julgue as proposições a seguir.

I. Para uma resistência de 19,2 MPa a adição do mineral foi 16%. 
II. A resistência máxima é quando a adição do mineral for 20%.
III. Se a adição do mineral for o valor máximo permitido, então, a resistência é nula. 

A alternativa que apresenta a validação correta é:

A) Somente I e II são verdadeiras.
B) Somente I e III são verdadeiras.
C) Somente III é verdadeira.
D) Somente II e III são verdadeiras.
E) Somente I é verdadeira.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 12
As figuras como triângulo, circunferências e outras estão presentes na nossa vida diária.

O triângulo BAC é retângulo em A, e o triângulo ADC é retângulo em D; e as medidas de BC = 13u e AC = 12u. Com base nisso, julgue as proposições.

As figuras como triângulo, circunferências e outras estão presentes na nossa vida diária

I. O segmento BD = 25/13.
II. O segmento CD = 144/13.
III. O segmento AB = 25. 
IV. A área do triângulo BDA é 1500/169. 

A alternativa que apresenta a validação correta é:

A) Somente I e II são verdadeiras.
B) Somente I, II e III são verdadeiras.
C) Somente I, II e IV são verdadeiras.
D) Somente II e III são verdadeiras.
E) I, II, III e IV.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 13
A necessidade emergente de segurança em ambientes digitais tem suscitado a importância da criptografia, pois ela ajuda a proteger os dados dos usuários e das operações realizadas. O processo de criptografar utilizando matrizes exige, geralmente: um código, uma mensagem, uma matriz e sua inversa (chave).

Utilizando o código:

Utilizando o código

E a matriz
uma mensagem (B) foi criptografada na forma da matriz
de forma que C = A x B.

Sabe-se que a decriptação da mensagem pode ser obtida, multiplicando-se a chave pela matriz C, de forma que é possível afirmar que a matriz mensagem B apresenta:

A) Elemento b13 correspondente à letra A.

B) Elemento b22 correspondente à letra R.

C) Elemento b21 correspondente à letra P.

D) Elemento b24 correspondente à letra V.

E) Elemento b14 correspondente à letra A.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 14
Um dos aspectos que influencia na confiabilidade de um exame é a acurácia, ou seja, a capacidade de reconhecer a verdadeira presença - ou ausência - de um vírus no organismo do indivíduo. Esta, por sua vez, é composta pela sensibilidade, que é a probabilidade que um teste tem de identificar uma pessoa verdadeiramente doente, dentre as pessoas que apresentam apenas a suspeita da doença. Já a especificidade é a probabilidade de o teste apresentar um resultado negativo em pessoas que não possuem a doença. 

Um estudo realizado com 360 pessoas revelou que:
1/3 das pessoas são doentes e as demais são sadias;
15% das pessoas doentes receberam resultado negativo nesse exame;
48 pessoas sadias receberam resultado positivo nesse exame.

De acordo com as informações, pode ser afirmado que:

A) A sensibilidade desse exame corresponde a 50%.

B) A especificidade desse exame corresponde a, aproximadamente, 66%.

C) A especificidade desse exame corresponde a 80%.

D) A sensibilidade desse exame corresponde a, aproximadamente, 33%.

E) Tanto a especificidade quanto a sensibilidade desse exame correspondem a 50%.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 15
Bruno pretende construir um sólido, sem espaço vazio interno, na forma de uma pirâmide de base quadrada. A pirâmide deve ter altura h e área da base igual a 64 cm². 

Para Bruno construir o sólido, ele precisa calcular a altura h através das informações a seguir: “Numa pirâmide de base quadrada de 64 cm² de base, e de altura h, foi seccionada a 6 cm da base por um corte transversal, obtendo uma área da base de 36 cm²”.

Bruno conseguiu todas as informações e construiu o sólido. Sabendo que o custo do material usado na produção foi R$ 2,00 por cm³ de material, o preço em R$, gasto por Bruno para construção da pirâmide, foi:

A) R$ 1.536,00
B) R$ 512,00
C) R$ 256,00
D) R$ 3.072,00
E) R$ 1.024,00


HISTÓRIA

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 16
“Paris, cidade do rei, primeira cidade na Europa medieval a tornar-se verdadeiramente capital - o que Roma desde há muito tempo tinha deixado de ser. Capital não dum império, nem duma cristandade, mas dum reino, o Reino. A arte urbana que culmina em Paris nas formas a que chamamos de góticas aparece como uma arte régia. Os seus temas principais celebram uma soberania, a de Cristo e da Virgem. Na Europa das catedrais afirma-se o poder dos reis que se liberta da asfixia feudal e se impõe”.
DUBY, Georges. O tempo das catedrais: a arte e a sociedade 980-1420.
Lisboa: Editora Estampa,1993.

O texto retrata o período da Baixa Idade Média, conhecido pelo crescimento e emancipação das cidades com uma nova estética arquitetônica, do estilo românico para o gótico. Considerando esse período da história medieval, é correto afirmar que:

A) O modo de produção feudal se tornou o principal financiador da construção das cidades medievais, ápice do ruralismo econômico dos feudos, fortalecimento do poder local, ascensão da igreja e da cultura teocêntrica.

B) A arquitetura gótica se diferenciou do estilo românico conhecido por suas colunas delgadas, que impressionava com grandes vitrais que banhavam o interior com luz e cor, apogeu das construções medievais.

C) As catedrais das cidades da Baixa Idade Média eram construídas por ser a expressão inicial do feudalismo, quando predominava a influência da igreja, conhecida pelo teocentrismo,  detentora do poder máximo.

D) As cidades medievais conhecidas pelas catedrais góticas representaram a evolução dos mercados, ponto de encontro de uma próspera sociedade, vitrine e expressão do poder político, econômico, religioso e cultural.

E) As cidades das catedrais, como Paris, se tornaram espaços de discussão e de descontentamento com o humanismo laico, que resultou em uma crise estrutural do humanismo e o fortalecimento da Igreja Católica Romana.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 17
“O poder e a velocidade da era industrial a tudo transformava: a estrada de ferro, arrastando sua enorme serpente emplumada de fumaça à velocidade do vento, através de países e continentes, com suas obras de engenharia, estações e pontes, formando um conjunto de construções que fazia as pirâmides do Egito e os aquedutos romanos e até mesmo a grande muralha da China empalidecerem de provincialismo, era o próprio símbolo do triunfo do homem pela tecnologia”. 
HOBSBAWN, Eric J. A era das revoluções: Europa
1789 -1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. 

Considerando a Revolução Industrial como um marco na história mundial, que resultou no desenvolvimento de tecnologias, em mudanças dos hábitos urbanos, das relações de trabalho e em avanços na infraestrutura, analise as afirmativas a seguir.

I. No Brasil, a influência marcante da Revolução Industrial foi anunciada por Irineu Evangelista de Sousa, mais conhecido como Barão de Mauá, que recebeu concessão do império para construção da primeira ferrovia, inaugurada em 1854.

II. Na Inglaterra, representou mudanças nas formas de trabalho, de um sistema de corporações que valorizava a habilidade do artesão independente para o sistema fabril, em que a habilidade deixa de ser tão importante devido ao uso das máquinas.

III. Na Europa, o surgimento e o acesso às máquinas possibilitou que as famílias dos operários reforçassem o sistema familiar de produção, voltado para consumo próprio, mas não para ser vendido no comércio.

IV. Na prática, o período da Revolução Industrial acelerou o êxodo rural, o crescimento urbano, o aumento do consumo e deu início a uma nova discussão política, marcada por ideologias que se polarizariam entre o liberalismo e socialismo.

V. A locomotiva a vapor, os teares mecânicos, a criação das linhas de montagem e os motores a combustão são ícones da indústria que foram desenvolvidos pelo que se conhece por Terceira Fase da Revolução Industrial.

Quanto às afirmações, as alternativas corretas são: 

A) Apenas I, II e IV.
B) Apenas II, III e IV.
C) Apenas I, IV e V. 
D) Apenas III, IV e V.
E) Apenas II, IV e V.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 18
“Muito embora grandes extensões da Europa e antigos e famosos Estados tenham caído ou possam cair nos punhos da Gestapo e de todo o odioso aparato do domínio nazista, nós não devemos enfraquecer ou fracassar. Iremos até ao fim. Lutaremos na França. Lutaremos nos mares e oceanos. Lutaremos com confiança crescente e força crescente no ar. Defenderemos nossa ilha, qualquer que seja o custo”.
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/ reportagem,13/10/ 2021.

O trecho do discurso de Winston Churchill, “Lutaremos na praia” (no original, We Shall Fight on the Beaches) foi transmitido por rádio durante a Batalha de Dunkirk que acontecia no norte da França, um momento de agonia para o povo inglês com o avanço da Alemanha nazista de Adolf Hitler. Considerando o período durante a Batalha de Dunkirk, é correto afirmar:

A) A tática militar que ficou conhecida pelo seu êxito durante a Batalha de Dunkirk foi dedicada à Operação Dínamo, mais conhecida como o “Milagre de Dunkirk”, graças à estratégia da força aérea britânica nos ataques e no resgate das tropas.

B) A Batalha de Dunkirk ficou marcada pela participação dos países Aliados da Segunda Guerra Mundial, que buscaram combater a expansão territorial e ideológica do nazismo, que formaria o chamado Terceiro Reich a favor do expansionismo germânico.

C) Embora a Inglaterra tivesse êxito na retirada de milhares de homens, em grande parte das tropas inglesas e algumas tropas francesas, encurralados pelas tropas da Alemanha nazista, a Batalha de Dunkirk não é considerada uma vitória, pois uma guerra não se vence por evacuação.

D) A Batalha de Dunkirk ocorreu na primeira fase da Segunda Guerra Mundial como resultado do acordo de não agressão assinado por Chamberlain, representante da Inglaterra; Deladier, representante da França; e Hitler, representante da Alemanha.

E) A Batalha de Dunkirk ocorreu em um momento tenso da expansão alemã, tendo entre os principais motivos a assinatura da Carta do Atlântico, entre o presidente norte americano, Franklin D. Roosevelt, e o primeiro-ministro inglês, Winston Churchill.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 19
“[...] Logo que o príncipe partira em viagem, em 14 de agosto, José Bonifácio emitira ao corpo diplomático circular em que declarava a emancipação. Faltava, entretanto, não só o estopim como um evento que conferisse ao príncipe o lugar principal na cena.

O motivo veio fácil: em 28 de agosto chegava ao Rio de Janeiro o brigue (embarcação) Três Corações, trazendo as rotineiras más notícias de Lisboa: as Cortes ordenavam a volta imediata do príncipe, o fim de uma série de medidas que consideravam privilégios brasileiros, e acusavam de traição os ministros que cercavam o regente”. 
MORITZ, Lilia. STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia.
São Paulo: Cia. das Letras, 2018. p. 217-218 (adaptado).

Considerando a citação e os fatos históricos que determinaram diretamente a Independência do Brasil, é correto afirmar que:

A) Ocorreu a transferência da sede da monarquia portuguesa para o Brasil, em novembro de 1807, com todo o aparato burocrático da metrópole, ampliação das relações diplomáticas e a abertura dos portos às nações amigas.

B) A publicação de decretos por parte de Portugal retirava do Brasil direitos como tratados comerciais, a criação de Juntas Provisórias, o cancelamento de atos ordenados por D. João VI e exigência do retorno de D. Pedro para Lisboa.

C) Aconteceu a crise do sistema colonial português, influenciado pelos processos de independência como o das colônias inglesas da América do Norte, em 1776, e a Revolução Francesa, em 1789, pondo fim ao Antigo Regime.

D) Desencadeou o excesso de cobranças dos impostos sobre a extração das minas de ouro e diamante e o controle da organização social da colônia com o objetivo de diminuir o contrabando e aumentar a receita da metrópole.

E) Ocorreram as ações do governo de D. Pedro, influenciadas pelos ideais liberais como as leis emancipatórias do ventre livre e dos sexagenários, idealizadas por José Bonifácio, a favor da imigração de trabalhadores europeus.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 20
Habitantes da comarca de Palma! É tempo de sacudir o jugo de um governo despótico; todas as províncias do Brasil nos têm dado este exemplo; os nossos irmãos de Goiás fizeram um esforço infrutífero, ou por mal delineado, ou por ser rebatido por força superior. Eles continuam na escravidão, e até um dos principais habitantes dessa comarca ficou em ferros. Palmenses! Sejamos livres […]”.
Almanaque Cultural do Tocantins.
Retrospectiva da Cultura. Palmas, 2002.

Considerando o discurso autonomista do presidente da Junta Provisória, de 15 de setembro de 1822, na comarca de Cavalcante, e o seu período histórico, é correto afirmar que:

A) O rápido sucesso da separação da comarca do norte propiciou o surgimento de nomes como do Brigadeiro Lysias Rodrigues, profundo conhecedor da geografia, que propôs a criação do Tocantins, região marcada por suas dificuldades de acesso.

B) O estabelecimento da Província do Norte somente foi possível com o apoio dos três principais nomes do movimento independente do sul goiano: Pe. Luis Bartolomeu Marques, Felipe Antônio Cardoso e Manoel Sampaio.

C) Ao tornar-se uma província independente no norte da colônia representaria a conquista de ideais liberais defendidos por outras províncias e a concretização dos planos de D. Pedro I de tornar São João das Duas Barras uma nova capital do norte.

D) Dentre os líderes do movimento de independência citado estava o conhecido Visconde de Taunay, que legislou para a criação da província da Boa Vista do Tocantins, com a capital Boa Vista, atual Tocantinópolis.

E) Joaquim Teotônio Segurado, um dos líderes do movimento separatista do norte goiano, ficou marcado pela busca da independência da comarca do norte em relação à comarca centro-sul de Goiás, mas ainda fiel à coroa portuguesa.


GEOGRAFIA

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 21
Thomas Robert Malthus (1766-1834), economista, historiador e religioso, viu durante o período da Primeira Revolução Industrial, que a população da Inglaterra cresceu de forma vertiginosa. De acordo com suas observações, a população crescia de forma geométrica, enquanto a produção de alimentos, crescia de forma aritmética.

Ainda de acordo com Malthus, a produção de alimentos não seria suficiente para atender toda a demanda populacional, levando o planeta ao colapso. Diante da problemática, como  solução para a contenção do crescimento populacional, Malthus sugeria medidas como sujeição moral, casamentos tardios, redução dos salários para os mais pobres e também, no acesso a programas sociais. 

Malthus, mesmo estando no auge da Revolução Industrial, subestimou a produção de alimentos e justificou o aumento da pobreza pelo crescimento populacional.

Nos anos seguintes, sua teoria foi utilizada, adaptada e até contestada por alguns autores. Uma dessas teorias confronta a Teoria Malthusiana, ao afirmar que o problema da pobreza não é o  crescimento populacional, mas sim, a má distribuição de renda e a dificuldade de acesso aos alimentos, bem como as desigualdades ocasionadas pelo Sistema Capitalista.

Tal teoria é denominada:

A) Teoria Natalista 
B) Teoria Ecomalthusiana
C) Teoria Neomalthusiana
D) Transição Demográfica
E) Teoria Reformista


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 22
“Por definição, o relevo é o conjunto de saliências e reentrâncias que compõem a superfície terrestre. É um componente da litosfera relacionado com o conjunto rochoso subjacente e com os solos que o recobre.

Sua escultura modelada numa grande variedade de formas resulta da atuação simultânea e desigual, tanto no espaço como no tempo, não só dos fatores climáticos, sobretudo da estrutura da litosfera. Desta maneira, o relevo encontra-se em permanente transformação”.

O Estado do Tocantins está localizado no Planalto Central Brasileiro, o que justifica a predominância de planaltos em seu relevo. Além da presença marcante dos planaltos, dentro dos limites do Estado do Tocantins, encontramos também áreas de planícies e depressões”.
https://www.infoescola.com/geografia/relevo-de-tocantins, 25/10/2021.

De acordo com as características geomorfológicas do Tocantins, é correto afirmar que:

A) No Estado do Tocantins, encontra-se a maior depressão absoluta do Brasil.

B) O ponto mais elevado do relevo tocantinense está em Paranã, na Serra das Traíras, com 1340m de altitude.

C) A área de maior altitude do Tocantins localiza-se na Serra do Estrondo, no município de Paraíso do Tocantins.

D) O Rio Azuis, situado no município de Aurora do Tocantins, é considerado o menor rio do planeta.

E) A única depressão interplanáltica do Tocantins localiza-se no Vale do Rio Araguaia.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 23
O relevo brasileiro foi analisado e organizado, por diversos anos de estudo e pesquisa, por três grandes geógrafos brasileiros – Aroldo de Azevedo, Aziz Ab’Sáber e Jurandyr Ross.

Os três conceituaram que o relevo nada mais é do que a consequência de décadas, séculos e milênios do trabalho intenso e contínuo da natureza, moldando a paisagem e gerando subsequentemente feições marcantes na superfície do planeta Terra, possibilitando, assim, identificá-las e caracterizá-las. 

Dessa forma, ao considerar a classificação conceituada pelos geógrafos supracitados, podemos afirmar que:

A) Jurandyr Ross, Aroldo de Azevedo e Aziz Ab’Sáber consideraram que, no norte do Tocantins e no sudeste do Mato Grosso, os principais fatores que as definiram como uma região de cadeia montanhosa foram a sedimentação e a dinâmica da erosão, respectivamente.

B) Jurandyr Ross e Aroldo de Azevedo, ao classificarem o relevo brasileiro, consideraram apenas as cotas altimetrias, descartando todas as demais variáveis.


C) As três classificações entendem como cadeia montanhosa apenas as que se encontram na região sudeste do Brasil, afirmando ainda que existem montanhas apenas na região sudeste e em nenhuma outra região do país.

D) Aroldo de Azevedo, Aziz Ab’Sáber e Jurandyr Ross identificaram e classificaram em seus estudos a planície do Pantanal ou Pantanal Mato-Grossense, ou seja, essa feição aparece nas três classificações.

E) Jurandyr Ross, Aroldo de Azevedo e Aziz Ab’Sáber afirmaram em seus estudos sobre relevo brasileiro que as cadeias montanhosas modernas, no Brasil, acontecem especificamente na região norte do país e que as demais regiões são áreas de depressões interplanálticas.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 24
Analise a figura a seguir.

TEIXEIRA, Wilson; FAIRCHILD, Thomas R.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. Decifrando a Terra, p. 191.
TEIXEIRA, Wilson; FAIRCHILD, Thomas R.; TOLEDO,
Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. Decifrando a Terra, p. 191.


Sobre a distribuição da água no subsolo, avalie as afirmações a seguir.

I) Além da força gravitacional e das características dos solos, sedimentos e rochas, o movimento da água no subsolo é controlado também pela força de atração molecular e tensão superficial.

II) O limite inferior da percolação de água é dado quando as rochas não admitem mais espaços abertos (poros) devido à pressão da pilha de rochas sobrejacentes, dependendo da situação topográfica e do tipo da rocha.

III) O nível freático tem sua profundidade em função da quantidade de recarga e dos materiais terrestres do subsolo, ou seja, em áreas úmidas, com alta pluviosidade, tende a ser mais raso, enquanto em ambientes áridos tende a ser mais profundo.

IV) A zona onde todos os poros estão cheios de água é denominada zona freática ou zona saturada; e a zona onde os espaços estão parcialmente preenchidos de água, mas também de ar, é definida como zona não saturada (Vadosa).

V) O limite entre a zona saturada e não saturada é denominada superfície freática ou nível de água subterrânea, facilmente identificado na prática, onde ao se perfurar poços, a altura da água marca a posição do nível da água.

Estão corretas:

A) Apenas III.
B) Apenas I e III. 
C) Apenas IV e V.
D) Apenas I, II e V. 
E) I, II, III, IV e V.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 25
Observe a figura e o texto a seguir para responder a questão.

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 25
Dos 1,2 milhões de pedidos de asilo na UE em 2016, mais de um
quarto foram feitos por pessoas oriundas da Síria.
©️UNHCR/Achilleas Zavallis. Acesso em: 25 out.2021.

“Nos últimos anos, a Europa teve de responder ao desafio migratório mais grave desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Os fluxos migratórios da UE registrados em 2015 e 2016 diminuíram. Em 2019, 120.000 pessoas chegaram à Europa por via marítima, contra mais de um milhão, em 2015. No entanto, a travessia do Mediterrâneo continuou a ser mortal, com 1.319 mortos ou desaparecidos em 2019, contra 2.277 em 2018; e 3.139, em 2017. O afluxo de migrantes e requerentes de asilo à Europa demonstrou a necessidade de políticas europeias de asilo e migração mais justas eeficazes”. 
https://www.europarl.europa,25/10/2021.

Sobre a crise de refugiados retratada no texto, é possível verificar que:

I. Nos últimos anos, as pessoas têm migrado em grande número para a Europa. Os principais motivos são os conflitos, o medo e a perseguição nos seus próprios países.

II. Dos 295.800 requerentes de asilo a quem foi concedido estatuto de proteção na União Europeia (UE), em 2019, mais de um terço provinha da Turquia devastada pela guerra, ocupando o Afeganistão e a Alemanha o segundo e terceiro lugares respetivos nessa lista. Em todos esses países, os civis enfrentam ameaças devido a conflitos armados, violações dos direitos humanos ou perseguição.

III. Em 2019, 272 milhões de pessoas em todo o mundo viviam fora do seu país de origem. Na UE, cerca de 35 milhões de pessoas tinham nascido num país diferente do seu país de residência. Dessas pessoas, quase 22 milhões tinham nascido fora da UE, enquanto cerca de 13 milhões eram originárias de outro país da UE.

IV. O desafio da migração na Europa expôs deficiências no sistema de asilo da União Europeia. O Parlamento Europeu tentou combater esse problema ao propor reformas do regulamento de Dublin, que determina o país da UE responsável pelo tratamento dos pedidos de proteção internacional.

V. Uma vez que a reforma da política comum de asilo tinha estagnado, em setembro de 2020, a Comissão propôs um Novo Pacto em matéria de Migração e Asilo, que estabelece procedimentos mais rápidos em todo o sistema de asilo e migração da UE, e inclui uma revisão do regulamento de Dublin, além de fornecer novas opções sobre como os Estados-Membros podem expressar a sua solidariedade nesse tema.

Estão corretas:

A) Apenas III e IV.
B) Apenas III e V.
C) Apenas IV e V.
D) Apenas II, III e IV.
E) Apenas I, III, IV e V.


QUÍMICA

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 26
Analise as afirmações em relação à reação em equilíbrio a seguir:

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 26

I. O aumento de temperatura favorece o deslocamento do equilíbrio para a formação do produto. 

II. A redução do volume e consequente aumento da pressão em uma transformação isotérmica favorece a formação dos reagentes.

III. A reação só entra em equilíbrio quando a velocidade de formação dos produtos se iguala à velocidade de formação dos reagentes. 

IV. Para uma produção em escala industrial do X2Z3 pode-se utilizar um sistema constituído de um reator com sistema de controle de temperatura e pressão que permita a adição de reagentes e retirada do produto. Pois na medida em que se adiciona reagentes e retira produto, favorece a formação de mais produtos.

V. A representação do equilíbrio químico da reação pode ser dada pela equação: Kp = PX2Z3/PX2 . PZ3

As afirmações corretas são:

A) Apenas III, IV e V.
B) Apenas I, II e III.
C) Apenas I e V.
D) Apenas I, III, IV e V.
E) I, II, III, IV e V.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 27
Para a Nitração do benzeno, inicia-se com uma mistura de ácidos concentrados para a formação do eletrófilo, o íon nitrônio (NO2 +). Para melhor compreensão da reação, os químicos orgânicos desenvolvem representações chamadas mecanismos de reação, conforme imagens a seguir:

Para a Nitração do benzeno, inicia-se com uma mistura de ácidos concentrados para a formação do eletrófilo, o íon nitrônio (NO2 +).

Sobre as reações representadas por meio mecânico, analise as afirmativas a seguir.

I. Na etapa 1, ocorre uma reação ácido-base. O ácido nítrico atua como base na reação.

II. A reação de nitração do benzeno é classificada como uma reação de adição.

III. Na reação hipotética apresentada, tem-se a reação de ácido clórico com ácido sulfuroso, formando o eletrófilo íon nitrônio que reage com o benzeno, formando: nitrobenzeno e água. 

IV. Essa reação utiliza àcido sulfúrico como catalizador.

V. A fórmula do nitrobenzeno é C6H5NO2.

Estão corretas as afirmativas:

A) Apenas I, IV e V.
B) Apenas II, III e V.
C) Apenas I, III, IV e V.
D) Apenas II e III.
E) I, II, III, IV e V.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 28
Após a aula experimental de química, o professor pediu que os alunos não jogassem na pia as soluções preparadas; elas deveriam ser descartadas num mesmo frasco colocado na bancada do laboratório. Na atividade 10 alunos prepararam cada um 100 mL de solução de 10 g/L de hidróxido de sódio. E outros 5 alunos fizeram cada um 100 mL de solução 0,4 mol/L de ácido clorídrico. 

Ao fim da aula, considerando que todas as soluções descartadas tinham a concentração teórica: dados de massa molar (g/mol): 

Na= 23; O= 16; H= 1; Cl= 35,5.

O frasco de descarte contém uma solução final que:

A) Precisa da adição de mais 300mL da solução de hidróxido de sódio 10g/L.

B) Estava totalmente neutralizada, por isso já poderia ser descartada na pia.

C) Não estava totalmente neutralizada.

D) Necessita de adição de mais base para a neutralização.

E) Tem pH menor que 7.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 29
Comer duas partes de arroz para uma de feijão é uma opção barata de energia para o corpo trabalhar, além de alguns aminoácidos essenciais como metionina e triptofano (arroz) e lisina e isoleucina (feijão). 

Se o arroz com feijão for consumido com couve refogada ou com um pedaço de laranja, favorecerá na absorção de ferro, graças à vitamina C presente nesses alimentos. Ou seja, além de ser um prato relativamente barato, o arroz com feijão, acrescido de couve e laranja, oferecem aminoácidos importantes, ferro e energia para o bom funcionamento do nosso corpo.
https://www.ufrgs.br/laranjanacolher, 14/10/2021(adaptado).

Veja as representações químicas a seguir:

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 29

Sobre o texto e os aminoácidos citados, é correto afirmar que:

A) Em todos os compostos aparecem aminas secundárias.

B) Todos os aminoácidos apresentam as funções amina e ácido carboxílico.

C) Comparando os aminoácidos contidos no feijão, pode-se inferir que a isoleucina possui maior ponto de fusão e ponto de ebulição que a lisina.

D) Os aminoácidos contidos no arroz e feijão são essenciais, pois o organismo humano produz quantidades inferiores às necessidades de nosso corpo.

E) Em todos os compostos, é possível visualizar pelo menos um carbono de hibridização eletrônica do tipo sp.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 30
Ligações iônicas se formam a partir da transferência de elétron, formando íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions) que se atraem por força eletrostática, formando o composto iônico.

Ligações iônicas se formam a partir da transferência de elétron, formando íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions) que se atraem por força eletrostática, formando o composto iônico.

Sobre compostos iônicos, pode-se afirmar que:

A) São quebradiços, pois se a pressão gerada fizer deslocar alguns íons, pode ocorrer repulsão e consequente quebra da estrutura.

B) Compostos iônicos são condutores de eletricidade por causa da presença dos íons.

C) Devido às grandes forças de atração dos íons, compostos iônicos são insolúveis em água.

D) Os cátions são formados após receberem novos elétrons na sua eletrosfera, enquanto os ânions são os doadores de elétrons.

E) As reações de formação de compostos iônicos sempre ocorrem na proporção de 1:1.


PORTUGUÊS E LITERATURA

Texto para responder as questões 31 e 32.

Grupos teatrais da Amazônia resgatam histórias dos povos da floresta
Autora: Juliana Domingos de Lima, da Ecoa (fragmento)

Quando um grupo de teatro terminou sua apresentação em uma comunidade de indígenas huni kuin, povo que habita o Acre e o sul do Amazonas, o que se ouviu não foram as tradicionais palmas, mas gritos de saudação. O público soou um alegre “ííííí”, se levantou, deu os braços e dançou. 

Assim como os atores, maquiados e trajados em um figurino especial, eles também haviam se pintado e se vestido para compartilhar daquele momento. 

O “teatro de floresta”, aquele que é feito na floresta ou que encena histórias dos povos da floresta, desafia as convenções do teatro ocidental tradicional e se aproxima da premissa do teatro de rua ao incorporar os sons, cheiros, intervenções de animais e outros seres da floresta.

“O teatro de floresta é vivo, porque a floresta é viva. Como a floresta, ele está em constante transformação”, dis-se a artista acreana Dani Mirini, que estuda o tema em seu mestrado na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). “Pra mim, ele é esse teatro formado já há um tempão aqui, quando chega a hora da noite e o seringueiro ou o ribeirinho que não têm uma televisão vão se reunir ao redor da fogueira e contar histórias de como foi a caça, como foi a pesca, como foi a agricultura, de como era há um tempo atrás, como eles chegaram ali”. 

O grupo que se apresentou para os huni kuins, chamado Vivarte, já vem de uma caminhada de mais de 20 anos. Em 1998, Maria Rita Costa da Silva, mãe de Mirini, era professora de história e artes na escola Zuleide Pereira, na zona rural de Rio Branco, capital acreana. A maioria de seus alunos eram filhos de seringueiros. Percebendo que muitos tinham vergonha dessa origem, a professora resolveu criar uma peça de teatro com as histórias contadas pelos pais e avós dos estudantes. [...].
https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias, 04/10/2021.

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 31
Analise as afirmações a seguir, a partir do texto e de conhecimentos pessoais prévios.

I. A atuação do teatro de floresta demonstra que a arte pode ser representada e executada de diversas formas e em lugares inusitados. E ratifica que o senso estético é intrínseco a todo ser humano. 

II. No período “A maioria de seus alunos eram filhos de seringueiros” o autor faz concordância do verbo com o objeto indireto a fim de revelar o público-alvo do teatro.

III. No trecho “O teatro de floresta é vivo, porque a floresta é viva. Como a floresta, ele está em constante transformação”, disse a artista acreana Dani Mirini”, o pronome grifado é elemento coesivo e retoma a expressão “teatro de floresta”. 

IV. O teatro de floresta tem contribuído para os filhos de seringueiros reconhecerem e valorizarem sua identidade cultural marcada por experiências junto à natureza.

V. No excerto “Assim como os atores, maquiados e trajados em um figurino especial, eles também haviam se pintado e se vestido para compartilhar daquele momento”, o período sublinhado apresenta sujeito tipo composto. 

É correto o que se afirma em:

A) I, II e III, apenas. 
B) I e II, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II, III, IV e V. 


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 32
Quando um grupo de teatro terminou sua apresentação em uma comunidade de indígenas huni kuin, povo que habita o Acre e o sul do Amazonas, o que se ouviu não foram as tradicionais palmas, mas gritos de saudação”.

Avalie as afirmações a seguir sobre o excerto.

I. Os povos da floresta demonstram que apreciam teatro, embora reajam de forma diferente de outros espectadores diante do espetáculo encenado. 

II. O primeiro período sublinhado inicia com “quando”, que estabelece sentido de tempo em relação à apresentação realizada pelo grupo de teatro. O segundo período sublinhado, que inicia com “povo [...]” funciona como aposto, no trecho.

III. O terceiro período sublinhado inicia com um conector que estabelece relação de oposição e há elipse que retoma informação já apresentada no fragmento. 

Está correto o que se afirma em:

A) III, apenas.
B) I, apenas. 
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


Texto para as questões 33 e 34.

A infinita fiandeira
Mia Couto (do livro O fio das missangas)

A aranha ateia
diz ao aranho na teia:
o nosso amor 
está por um fio.

A aranha, aquela aranha, era tão única: não parava de fazer teias! Fazia-as de todos os tamanhos e formas. Havia, contudo, um senão: ela fazia-as, mas não lhes dava utilidade. O bicho repaginava o mundo. Contudo, sempre inacabava as suas obras. Ao fio e ao cabo, ela já amealhava uma porção de teias que só ganhavam senso no rebrilho das manhãs.

E dia e noite: dos seus palpos primavam obras, com belezas de cacimbo gotejando, rendas e rendilhados. Tudo sem fim nem finalidade. Todo o bom aracnídeo sabe que a teia cumpre as fatais funções: lençol de núpcias, armadilha de caçador. Todos sabem, menos a nossa aranhinha, em suas distraiçoeiras funções. 

Para a mãe-aranha aquilo não passava de mau senso. Para que tanto labor se depois não se dava a indevida aplicação?

Mas a jovem aranhiça não fazia ouvidos. E alfaiatava, alfinetava, cegava os nós. Tecia e retecia o fio, entrelaçava e reentrelaçava mais e mais teia. Sem nunca fazer morada em nenhuma. Recusava a utilitária vocação da sua espécie.

– Não faço teias por instinto.
– Então, faz por quê?
– Faço por arte.

Benzia-se a mãe, rezava o pai. Mas nem com preces. A filha saiu pelo mundo em ofício de infinita teceloa. E em cantos e recantos deixava a sua marca, o engenho da sua seda. Os pais, após concertação, a mandaram chamar. A mãe:

– Minha filha, quando é que assentas as patas na parede?

E o pai:

– Já eu me vejo em palpos de mim…

Em choro múltiplo, a mãe limpou as lágrimas dos muitos olhos enquanto disse:

– Estamos recebendo queixas do aranhal.
– O que é que dizem, mãe?
– Dizem que isso só pode ser doença apanhada de outras criaturas.

Até que se decidiram: a jovem aranha tinha que ser reconduzida aos seus mandos genéticos. Aquele devaneio seria causado por falta de namorado. A moça seria até virgem, não tendo nunca digerido um machito. E organizaram um amoroso encontro.

– Vai ver que custa menos que engolir mosca – disse a mãe.

E aconteceu. Contudo, ao invés de devorar o singelo namorador, a aranha namorou e ficou enamorada. Os dois deram-se os apêndices e dançaram ao som de uma brisa que fazia vibrar a teia. Ou seria a teia que fabricava a brisa? 

A aranhiça levou o namorado a visitar a sua coleção de teias, ele que escolhesse uma, ficaria prova de seu amor.

A família desiludida consultou o Deus dos bichos, para reclamar da fabricação daquele espécime.

Uma aranha assim, com mania de gente? Na sua alta teia, o Deus dos bichos quis saber o que poderia fazer. Pediram que ela transitasse para humana. E assim sucedeu: num golpe divino, a aranha foi convertida em pessoa. Quando ela, já transfigurada, se  apresentou no mundo dos humanos logo lhe exigiram a imediata identificação. Quem era, o que fazia?

– Faço arte.
– Arte?

E os humanos se entreolharam, intrigados. Desconheciam o que fosse arte. Em que consistia? Até que um, mais-velho, se lembrou. Que houvera um tempo, em tempos de que já se perdera memória, em que alguns se ocupavam de tais improdutivos afazeres. Felizmente, isso tinha acabado, e os poucos que teimavam em criar esses pouco rentáveis produtos – chamados de obras de arte – tinham sido geneticamente transmutados em bichos. Não se lembrava bem em que bichos. Aranhas, ao que parece.

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 33
A partir do texto de Mia Couto, escritor moçambicano, e de conhecimentos pessoais prévios, avalie as afirmações a seguir.

I. A aranhinha “não parava de fazer teias”, entretanto, não sabia o que fazer com elas, por isso trabalhava em vão. E essa atitude irritava o aranhal.

II. É um texto narrativo e pertence ao gênero conto, embora tenha também característica de fábula. 

III. No excerto “Aquele devaneio seria causado por falta de namorado. A moça seria até virgem, não tendo nunca digerido um machito”. O vocábulo grifado transmite ideia pejorativa direcionada à aranhinha pela ruptura de expectativa que ela provoca em relação à função das aranhas em geral.

IV. A atitude dos pais de preparar um “amoroso encontro” foi bem-sucedida, porque a aranhinha se comportou de forma obediente e conseguiu mudar o comportamento.

V.O texto é marcado pela poeticidade em que sobressaem expressões como: “que só ganhavam senso no rebrilho das manhãs”; “dos seus palpos primavam obras, com belezas de cacimbo gotejando, rendas e rendilhados” que relacionam as teias da ararinha como obras de arte. 

É correto o que se afirma em:

A) I, III e IV, apenas.
B) I e II, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II, III e V, apenas.
E) I, II, III, IV e V.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 34
Avalie as afirmações a seguir e coloque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

I. Em fragmentos, como por exemplo: “Tecia e retecia o fio, entrelaçava e reentrelaçava mais e mais teia”, ao citar os verbos de ação de maneira repetida e reforçada, o texto enaltece o afã da aranhinha na sua luta pela produção de arte a fim de repaginar o mundo, em oposição ao trabalho utilitário das demais aranhas.

II. Os pais da aranhinha e a comunidade onde ela vivia apoiaram-na como um ser diferente, por isso arranjaram um namorado para ela, além de consultarem o Deus dos bichos. E,  finalmente, ela encontrou seu lugar como artista. 

III. O vocábulo “distraiçoeiras” é um neologismo criado pelo autor a fim de chamar atenção para a característica incomum da aranhinha. Essa prática é relativamente comum na escrita de textos literários.

IV. O texto de Mia Couto questiona o lugar da arte e do artista na sociedade de excessivo consumo de bens utilitários. A estratégia de colocar uma aranha como personagem destaca ainda mais a questão relacionada aos seres humanos.

V. No fragmento “A aranhiça levou o namorado a visitar a sua coleção de teias, ele que escolhesse uma, ficaria prova de seu amor”, o primeiro verbo está no pretérito perfeito do indicativo; o segundo verbo está no infinitivo pessoal; o terceiro verbo está no pretérito imperfeito do indicativo; e o último verbo está no futuro do presente do indicativo. Eles revelam que a aranha preservou o namorado e rompeu as expectativas dos pais. 

VI. O autor faz escolhas linguísticas e lexicais na construção do texto. Quanto à formação de palavras escolhidas, os vocábulos “aranhiça” e “aranhal” são formados por sufixo; o vocábulo “desiludida” é formado por prefixo; e o vocábulo “infelizmente” é formado por prefixo e sufixo.

Marque a sequência correta, de cima para baixo.

A) V, V, F, V, V e F.
B) V, F, V, V, F e V.
C) F, V, V, V, F e V.
D) V, F, V, V, F e F.
E) F, F, V, F, V e V.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 35
UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 35

A tirinha de Quino é composta por quatro sequências. A partir desse texto sobre Mafalda e de conhecimentos pessoais prévios, avalie as afirmações a seguir.

I. Mafalda revela sensibilidade e incômodo ao ver moradores de rua que não têm acesso a direitos básicos garantidos na Constituição Federal. Entretanto, ao usar o sujeito indeterminado (terceira sequência), a menina protege os omissos que não defendem/garantem os direitos das pessoas que vivem na pobreza, ao não revelar o nome nem cargo e/ou função dos possíveis responsáveis. 

II. Susanita, interlocutora de Mafalda, se contradiz, porque na primeira fala (segunda sequência), ao usar um elemento coesivo de adição, ela concorda com Mafalda sobre o sentimento de compaixão em relação aos pobres. Entretanto, na segunda fala (quarta sequência), ao afirmar que deveria esconder os pobres, ela sugere a prática do higienismo social urbano.

III. No período “deviam dar casa, trabalho, proteção e bem-estar aos pobres”, o predicado é verbo-nominal. 

Está correto o que se afirma em:

A) I e III, apenas. 
B) I, apenas
C) I e II, apenas.
D) II, apenas.
E) I, II e III.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 36
Como é o ser negro que aprendi na escola? Lembro do retrato de um homem amarrado e a calça abaixada, apanhando num tronco. Essa era uma imagem que aparecia repetidamente nos livros escolares. Por que mostravam sempre a mesma figura negra totalmente dominada? Nunca aparecia de outra forma. Era um retrato congelado. Existem muitas outras histórias construídas pelos negros, mas, como elas não aparecem nunca, na prática são invisíveis: é como se nem existissem. E nas historinhas infantis, então?

O único personagem de que me lembro é o Gato Félix, que é um gato preto. Nunca encontrei personagens negros fazendo papel principal num enredo de amor ou uma aventura. Nas poucas histórias em que eles ganham destaque, são pobres e tristes, na melhor das hipóteses. E na televisão, nos cartazes do shopping, nas revistas, a regra é esta: quando aparece a imagem de uma pessoa bem-sucedida, bonita, charmosa e competente, essa pessoa não é negra... 
H.P. Lima. Histórias da preta. São Paulo: Companhias das letrinhas, 1998.

A partir do texto e de conhecimentos pessoais prévios, avalie as afirmações a seguir.

I. O texto inicia com uma pergunta retórica a fim de provocar a curiosidade para que o leitor leia o que aborda na sequência. O desenvolvimento é formado, sobretudo, por períodos curtos e contundentes sobre equívocos contra os negros, na escola e em outros espaços.

II. No excerto “Existem muitas outras histórias construídas pelos negros, mas, como elas não aparecem nunca, na prática são invisíveis: é como se nem existissem”, o conector sublinhado estabelece relação de oposição entre a vida atarefada dos negros e a falta de visibilidade deles, provocada por preconceito e racismo estrutural, no Brasil. E o mesmo vocábulo pode ser substituído por “entretanto” sem alterar o sentido. 

III. No excerto “E na televisão, nos cartazes do shopping, nas revistas, a regra é esta”, o trecho sublinhado é sujeito composto do período. 

IV. O texto evidencia que o livro didático, como ferramenta e metonímia da escola, reitera a ideia negativa e triste construída sobre o negro, em vez de apresentá-lo como povo resistente e trabalhador. A escola deveria contribuir para eliminar o racismo estrutural que existe no Brasil. 

Está correto o que se afirma em:

A) II e III, apenas. 
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas. 
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II e III, apenas.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 37
Agora os dimenó também vão podê ser presos. Só os dimenó podê aquisitivo!

Avalie as afirmações a seguir a partir do texto de Bello e de conhecimentos pessoais prévios.

I. Quanto ao gênero, é uma tirinha que apresenta elementos verbais e não verbais. E os garotos falam uma variante da língua que é impossível compreender. A crítica é que apenas os menores pobres são presos. 

II. Na afirmação “Agora os dimenó também vão podê ser presos”, pressupõe que antes os infratores menores de idade não eram punidos com prisão. 

III. O vocábulo “dimenó” tem sentidos diferentes nas duas falas. Na primeira, se refere a menores de 18 anos. Na segunda, refere-se a pessoas com menor poder de compra, ou seja, de baixa renda. 

Está correto o que se afirma em:

A) III, apenas.
B) I, apenas.
C) II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


Texto para as questões 38 e 39.

Atenção com extremos do clima em
países em desenvolvimento
ONU News

A Organização das Nações Unidas marca 13 de outubro o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, desde 1989.

Neste ano, o tema da celebração global é “Cooperação internacional para países em desenvolvimento para reduzir o risco e as perdas por desastres”. Esse tópico é o penúltimo dos sete alvos definidos no Marco de Sendai para Redução de Riscos de Desastres para o período entre 2015 e 2030. A ONU justifica o foco na questão, porque considera 2021 como “um ano determinante para cumprir a agenda política” que foi acordada em 2015.

De acordo com a organização, “sem uma ação real sobre o clima, nos próximos 10 anos os eventos climáticos extremos serão arrasadores, especialmente para os países em desenvolvimento”. A organização destaca o efeito desproporcional de calamidades, quando estas abalam países de rendas baixa e média. Maior destaque vai especialmente para questões como mortalidade, número de feridos, deslocados e desabrigados, além de perdas econômicas refletidas na baixa do Produto Interno Bruto e nos danos causados à infraestrutura essencial.

O investimento para reduzir o risco de calamidades condiciona o sucesso da eliminação da pobreza e da fome. Por isso a ONU incentiva a cooperação internacional em favor de países em desenvolvimento por meio da Ajuda Oficial ao Desenvolvimento e da capacitação para reforçar a recuperação desse tipo de desastre.

Ações nas redes sociais realçam o movimento global para reduzir a exposição de pessoas e comunidades a esses incidentes e aumentam a consciência sobre a importância de conter os riscos com as hashtags #DRRDay e #OnlyTogether. A data é marcada desde 1989, depois de ter sido proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas “para promover uma cultura global de consciência de risco e redução de desastres”. 
https://www.terra.com.br/noticias, 13/10/2021 (Adaptado)

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 38
A partir do texto e de conhecimentos pessoais prévios é possível afirmar que:

A) Desenvolver políticas públicas de moradia digna, em lugar seguro, ou seja, longe de córregos e de lixões, nas grandes cidades, é uma das formas de se reduzir os danos às pessoas em relação a desastres climáticos. 

B) Ao proclamar o 13 de outubro como Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, a ONU conseguiu reduzir as queimadas no Brasil, sobretudo nos últimos anos. 

C) No Brasil, diante de catástrofes que ocorrem como consequência de chuvas abundantes, por exemplo, as pessoas desabrigadas são rapidamente recompensadas com novas casas para viver de forma segura. 

D) “A organização destaca o efeito desproporcional de calamidades, quando estas abalam países de rendas baixa e média”, embora os riscos climáticos estejam relacionados apenas às variações do clima. 

E) A ONU convoca as nações para campanha de cooperação internacional, uma vez que as pessoas não têm forças suficientes para articular ações tangíveis em relação a eventos climáticos.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 39
Avalie as afirmações a seguir a partir do texto e de conhecimentos pessoais prévios.

I. No trecho “A organização destaca o efeito desproporcional de calamidades”, a palavra sublinhada refere-se à ONU e o predicado do período é verbal, evidenciando o poder de ação desse organismo internacional. 

II. A afirmação “sem uma ação real sobre o clima, nos próximos 10 anos os eventos climáticos extremos serão arrasadores, especialmente para os países em desenvolvimento”, parece uma sentença profética pela escolha do léxico utilizado. Mas a fala é fundamentada em discursos de especialistas que acompanham as mudanças climáticas no mundo. 

III. Esse texto da ONU News é narrativo cuja intenção do autor é relatar calamidades provocadas por desastres climáticos, envolvendo pessoas do mundo inteiro. 

Está correto o que se afirma em:

A) I e II, apenas.
B) I, apenas
C) I e III, apenas.
D) II, apenas.
E) I, II e III.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 40
Semeadura
Hugo Pontes

Os gestos de mãos ágeis
 semeando a terra;
Os gestos de mãos frágeis
 semeando carinho;
Os gestos de mãos gastas
 semeando trabalho;
Os gestos de mãos bíblicas
 semeando a paz;
Os gestos de mãos dadas
 semeando amor;
Os gestos de mãos limpas
 semeando honestidade
No universo de preocupações
 dos homens já sem mãos.
Pontes,Hugo.Poemas visuais e poesia.São Paulo: Dix Editorial, 2007.

A partir do texto de Hugo Pontes e de conhecimentos pessoais prévios, avalie as afirmativas a seguir.

I. A repetição das mesmas expressões, como “Os gestos de mãos [...]” e “semeando [...]” é um recurso estilístico denominado polissíndeto que, no estrato fonológico, contribui com a musicalidade do poema. 

II. No poema que se constrói com paralelismo de versos, isto é, com a mesma construção sintática, as mãos funcionam como sinédoque e representam pessoas que agem de forma persistente para o bem. 

III. A repetição do verbo semear, no gerúndio, remete a ações que iniciaram e continuam a ser realizadas. Ou seja, as mãos realizam atos contínuos e positivos a serviço de um mundo melhor. Os dois últimos versos, entretanto, quebram a expectativa do leitor ao revelar homens sem mãos no universo, corrompido pelas preocupações.

É correto o que se afirma em:

A) I, apenas. 
B) II e III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) III, apenas.
E) I, II e III.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 41
O romance “O cortiço”, de Aluísio de Azevedo; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos e “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, fazem parte de tempos distintos da Literatura Brasileira. Porém, as obras são atemporais e, portanto, estabelecem similaridade com fatos que acontecem na atualidade.

Analise os excertos a seguir e assinale apenas aqueles que fazem parte de “Quarto de despejo: diário de uma favelada”. 

I. “- Antigamente eram os pretos que criava os brancos. Hoje São os brancos que criam os pretos. A senhora disse que cria a menina desde os 9 meses e a negrinha dorme com ela e que lhe chama de mãe. [...]. Todas as manhãs eu canto. Sou como as aves, que cantam apenas ao amanhecer. De manhã estou sempre alegre. A primeira coisa que faço é abrir a janela e contemplar o espaço”.

II. “[...] repórteres insinuavam-se por entre os grupos dos jornalistas e dos políticos, com o chapéu à ré, ávidos de notícias, uma curiosidade indiscreta nos olhos. João Romão, sem deixar a porta, apoiado no seu guarda-chuva de cabo de marfim, recebia cumprimentos de quem passava na rua; alguns paravam para lhe falar. Ele tinha sorrisos e oferecimentos para todos os lados; e consultava o relógio de vez em quando”.

III. “A cachorra [...] acompanhou-o naquela hora difícil. Repousava junto à trempe, cochilando no calor, à espera de um osso. [...]. Mexia-se de longe em longe, punha na dona as pupilas negras onde a confiança brilhava. Admitia a existência de um osso graúdo na panela, e ninguém lhe tirava esta certeza, nenhuma inquietação lhe perturbava os desejos moderados. Às vezes recebia pontapés sem motivo. 

IV. “Depois que operei, fiquei boa, graças a Deus. E até pude dançar no Carnaval, com minha fantasia de penas. Quem operou-me foi o Dr. José Torres Netto. Bom médico. E falamos de politicos. Quando uma senhora perguntou-me o que acho do Carlos Lacerda, respondi concientemente: — Muito inteligente. Mas não tem iducação. É um politico de cortiço. Que gosta de intriga. Um agitador. Uma senhora disse que foi pena! A bala que pegou o major podia acertar no Carlos Lacerda”.
http://www.dominiopublico.gov.br, 10/11/2021.
JESUS. Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada.
São Paulo: Ática, 2014.

Marque a assertiva que apresenta a resposta correta.

A) Apenas II e III.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e IV.
D) Apenas I, III e IV.
E) I, II, III e IV


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 42
Leia o excerto da obra Becos da Memória, de Conceição Evaristo, para responder a questão.

Escrever é a ferramenta utilizada para recompor o vasto painel de lembranças calçadas na “experiência da pobreza”, vivida por quem soube observar, com olhos atentos e condoídos, os becos de uma coletividade: bêbados, putas, malandros, muitas crianças vadias e mulheres sofridas.

A menina de olhar atento retém as imagens que, mais tarde, já como mulher, irão compor o plano no qual as vidas subterrâneas emergem para expor a sua experiência.

Os fatos recordados são acolhidos com a generosidade de quem pôde observar a vida de excluídos, mas com o cuidado de registrar os acontecimentos de um lugar que também preserva os sonhadores e os contadores de histórias.
EVARISTO, Conceição. Becos da Memória [livro eletrônico].
3 ed. Rio de Janeiro, Pallas, 2018.

Sobre a noção de escrevivência, um conceito teórico-literário adotado por Conceição Evaristo, avalie as proposições.

I. Em Beco de Memórias, é possível observar a escrita da autora segundo o seu lugar de enunciação, que é, sobretudo, da experiência narrada, consolidando uma perspectiva feminina e afrodescendente em seu processo de elaboração escrita.

II. O conceito de escrevivência está associado à ideia de um projeto estético literário, consubstanciado pelo ponto de vista adotado em função das experiências pessoais da autora.

III. Conceição Evaristo articula uma autorrepresentação a qual, como mulher negra, parte do seu contexto de vivências e experiências para denunciar a exclusão social enquanto partícipe do passado histórico do Brasil.

A alternativa que apresenta a resposta correta é:

A) Somente II e III são verdadeiras.
B) Somente I e III são verdadeiras.
C) Somente I e II são verdadeiras.
D) Somente III é verdadeira.
E) I, II e III são verdadeiras.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 43
Leia o poema a seguir para responder a questão.

O sol e o povo

O sol, do espaço Briaréu gigante,
P’ra escalar a montanha do infinito,
Banha em sangue as capinas do levante.

Então em meio dos Saarás — o Egito
Humilde curva a fronte e um grito errante
Vai despertar a Esfinge de granito.

O povo é como o sol! Da treva escura 
Rompe um dia co’a destra iluminada,
Como o Lázaro escala a sepultura!...

Oh! Temei-vos da turba esfarrapada,
Que salva o berço à geração futura,
Que vinga a campa à geração passada.
ALVES, Castro. Os escravos In: Obra Completa. Rio de Janeiro:
Ed. Nova Aguilar, 1996. p. 228.

Sobre o poema apresentado, assinale a alternativa correta.

A) Compara o povo escravizado ao sol e fala da esperança de que chegará o dia em que o povo se libertará, garantindo a liberdade para os filhos e reivindicando justiça para seus antepassados.

B) Afirma que o povo escravizado é como uma esfinge de granito incapaz de despertar do jugo do dominador e libertar-se da escravidão, conforme idealiza a poesia da terceira geração romântica.

C) Aborda temas próprios da primeira geração da poesia romântica, como a referência a elementos da natureza e a idealização da resistência dos povos nativos.

D) Associa o sofrimento do povo ao sofrimento de Lázaro e apresenta a ideia de que a liberdade virá após a morte, quando enfim, será possível viver com liberdade junto aos antepassados.

E) Recorre a temas relacionados à morte e à religiosidade como forma de levar esperança ao povo escravizado e evitar possíveis conflitos sociais presentes na poesia da última geração romântica.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 44
Leia o trecho da poesia de Gregório de Matos para responder a questão.

Expõem esta doutrina com miudeza, e entendimento claro, e se resolve a seguir seu antigo dictame

Que néscio, que era eu então,
quando o cuidava, o não era,
mas o tempo, a idade, a era
puderam mais que a razão:
fiei-me na discrição,
e perdi-me, em que me pes,
e agora dando ao través,
vim no cabo a entender,
que o tempo veio a fazer,
o que a razão nunca fez. 
O tempo me tem mostrado,
que por não me conformar
com o tempo, e com lugar
estou de todo arruinado:
nunca houve princípios certos,
e posto que homens espertos
alguns documentos deram,
tudo o que nisto escreveram,
são contingentes acertos.

Muitos por vias erradas
têm acertos mui perfeitos,
muitos por meios direitos,
nos dão sem erro as passadas:
cousas tão disparatadas
obra-se a sorte importuna,
que de indignos é coluna,
e se me há de ser preciso
lograr fortuna sem siso,
eu renuncio à fortuna.
Matos, Gregório de. Obra Poética. Volume I. Rio de Janeiro:
Record, 1992. pp.349-350 (Fragmento).

Assinale a alternativa correta.

A) O poema é de teor satírico, com o eu-lírico medindo sua capacidade intelectual e justeza ao caráter dos afortunados da cidade, com esses últimos sendo o modelo que o eu-lírico deseja seguir. 

B) Além do lirismo dialético, o poema apresenta o jogo de ideias conceptistas e o uso de hipérboles para nomear as coisas certas e incertas da existência e acentuar a sátira barroca. 

C) O poema estabelece uma comparação entre sorte e inteligência, mostrando que as duas coisas nem sempre estão juntas, o que se caracteriza como sofisma, recurso presente na poesia gregoriana. 

D) Na primeira estrofe do poema, encontram-se a reflexão sobre a volatilidade do tempo e o conceito do carpe diem, temas constantes na poesia lírica de Gregório de Matos.

E) O poema apresenta uma comparação antagônica entre o eu e os outros, o passar do tempo e a razão, configurando-se como um jogo de antíteses e ideias opostas, características comuns à poesia barroca.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 45
Agora falávamos insistentemente da nossa “amizade eterna”, projetos de nos vermos diariamente a vida inteira, juramentos de um fechar os olhos do que morresse primeiro. Comentando às claras o nosso amor de amigo, como que procurávamos nos provar que daí não podia nos vir nenhum mal, e principalmente nenhuma realização condenada pelo mundo.

Condenação que aprovávamos com assanhamento. Era um jogo de cabeças unidas quando sentávamos pra estudar juntos, de mãos unidas sempre, e alguma vez mais rara, corpos enlaçados nos passeios noturnos. E foi aquele beijo que lhe dei no nariz depois, depois não, de repente no meio duma discussão rancorosa sobre se Bonaparte era gênio, eu jurando que não, ele que sim. – Besta! – Besta é você! Dei o beijo, nem sei! parecíamos estar afastados léguas um do outro nos odiando.

Frederico Paciência recuou, derrubando a cadeira. O barulho facilitou nosso fragor interno, ele avançou, me abraçou com ansiedade, me beijou com amargura, me beijou na cara em cheio dolorosamente. Mas logo nos assustou a sensação de condenados que explodiu, nos separamos conscientes. Nos olhamos olho no olho e saiu o riso que nos acalmou. Estávamos verdadeiros e bastantes ativos na verdade escolhida. Estávamos nos amando de amigo outra vez; estávamos nos desejando, exaltantes no ardor, mas decididos, fortíssimos, sadios. 

– Precisamos tomar mais cuidado. Quem falou isso? Não sei se fui eu se foi ele, escuto a frase que jorrou de nós. Jamais fui tão grande na vida. 

Mas agora já éramos amigos demais um do outro, já o convívio era alimento imprescindível de cada um de nós, para que o cuidado a tomar decidisse um afastamento. Continuamos inseparáveis, mas tomando cuidado. Não havia mais aquele jogo de mãos unidas, de cabeças confundidas. E quando por distração um se apoiava no outro, o afastamento imediato, rancoroso deste, desapontava o inocente.
ANDRADE, Mário de. Contos Novos. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2011, p.64

Sobre o trecho citado, assinale a alternativa correta.

A) Pertencente ao Modernismo brasileiro, Frederico Paciência é um conto ousado para a época, quanto à temática abordada: as lembranças do narrador sobre uma amizade que se transforma em paixão velada entre dois jovens amigos estudantes secundaristas. 

B) Trata do enamoramento entre os dois rapazes e da convivência sem conflito ou limitação da amizade, após a descoberta. Esse traço da naturalização e aceitação do desejo casto, puro e eterno aproxima o conto ao romantismo brasileiro. 

C) A expressão “o nosso amor de amigo”, usada pelo narrador para definir o sentimento existente entre ele e Frederico Paciência, é uma referência direta às cantigas de amigo da literatura trovadoresca. 

D) As descrições sobre a sensação de torpor, o desejo sem controle, a confusão da mente e as reações do corpo são traços da literatura naturalista que retrata a homossexualidade como patologia, assim como faz o narrador de Frederico paciência. 

E) Expõe a rejeição mútua pelo sentimento desenvolvido entre os dois amigos. Essa rejeição fica evidente através do uso das expressões “condenação, amargura, condenados, rancoroso, afastamento imediato”.


INGLÊS

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 46
Volcano tourists” cause congestion on La Palma

The volcanic eruption has seen La Palma put up the “no vacancy” sign. Curious onlookers and journalists have joined the tourists visiting the islands, and the planes and ships arriving are loaded with backpackers carrying camera equipment.

“Our associates in La Palma have said to us that a lot of tourists are arriving, mostly coming from other islands,” explains Juan Pablo González, the manager of Ashotel, a hospitality association serving the Canary Islands, which are a Spanish archipelago located in the Atlantic Ocean off the northwestern coast of Africa.

“They are coming with the simple aim of seeing the volcano”, he explains. “Now is not the moment for tourism for La Palma, it’s the time to help, and these people are not doing that and are instead occupying beds that could, for example, be used by the security forces. […]”.
https://english.elpais.com/spain, 27/09/2021(adaptado).

Segundo o texto, La Palma tem atraído turistas que visitam a ilha com o simples propósito de ver a erupção vulcânica. Na frase ‘[...] La Palma put up the “no vacancy” sign’, compreende-se que:

A) Não há vagas nos hotéis de La Palma.

B) Muitos cidadãos estão indo para ajudar e já não é mais necessário.

C) Hotéis estão sendo ocupados por agentes de forças de segurança.

D) Ainda há vagas para turistas.

E) Há vagas para jornalistas e equipamentos de fotografia.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 47
Analise o cartum e o pequeno texto que segue e responda a questão:

Analise o cartum e o pequeno texto que segue e responda a questão:
#BobDylan got it right quite a while ago, the answer to 
the world’s energy crisis is... blowing in the wind! #WindPower #WindEnergy
https://www.flickr.com/photos/sepponet, 28/10/2021(adaptado).

– Com o avanço das redes sociais no dia a dia, percebe-se uma nova forma de escrever, ler textos e obter informações. A utilização de símbolos como hashtag (#), seguida de palavras-chave, trazem informações para a compreensão textual. Com isso em mente, marque a opção que indica o principal tema abordado no cartum.

A) Como estão os que participaram dos movimentos pacifistas dos anos 60.

B) A resposta para a crise energética mundial está na energia eólica.

C) A utilização de canções de protesto para alertar sobre a crise energética.

D) O atual planejamento energético iniciou-se nos anos 60.

E) Como a canção de Bob Dylan ainda é atual.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 48
Coffee is Good For You!

The cup of coffee you crave in the morning is good for your health. New studies show that caffeine can lead to all kinds of benefits. Drinking coffee reduces the risk of getting Parkinson’s disease, heart disease, Type 2 diabetes, gallstones, depression, cirrhosis, liver cancer, melanoma, and prostate cancer.

Studies show that drinking four or five eight-ounce cups of coffee a day lowers death rates. Compared to people who did not drink coffee, coffee drinkers were less likely to die early from all causes.

Now, about the calories. Cream and sweet syrups make coffee calorie-rich. An expert said that all the things people put into coffee could result in junk food. Sweeteners add as many as 500 to 600 calories per cup.

[…]

Decaffeinated coffee does not have the same benefits as caffeinated coffee. But, it may lower the risk of Type 2 diabetes and cancer.

So, there you have it. Coffee is a drink you can enjoy, and it may make you healthier.
https://www.thetimesinplainenglish, 28/09/2021(Adaptado).

Estudos indicam que o café que muitos desejam, pela manhã, é bom para a saúde. Após leitura atenta do texto, analise as seguintes afirmativas e faça o que se pede.

I - O café descafeinado pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 e câncer.

II - Creme e xaropes doces não tornam o café rico em calorias.

III - Os adoçantes adicionam de 500 a 600 calorias por xícara.

IV - O café descafeinado não tem os mesmos benefícios que o café com cafeína.

V - Beber café reduz o risco de doenças cardíacas.

Assinale a alternativa que indica os itens corretos:

A) Apenas I e II.
B) Apenas I, III, V.
C) Apenas IV e V.
D) Apenas III, IV e V.
E) Apenas I, III, IV e V.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 49
Man in the Mirror

I’m starting with the man in the mirror
I’m asking him to change his ways
And no message could have been any clearer
If you want to make the world a better place
Take a look at yourself, and then make a change
JACKSON, Michael. Bad. Epic, 1987.

A música, assim como a poesia, tem o poder de despertar sentimentos, reflexões e transmitir mensagens importantes. No refrão da música ‘Man in the Mirror’, enquanto olha sua imagem no espelho e reflete, o eu-lírico pede a si mesmo:

A) Que mude suas atitudes.

B) Que faça perguntas sobre a realidade.

C) Que escute a mensagem.

D) Que olhe para um mundo melhor.

E) Que transmita uma mensagem mais clara.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 50

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 50

Comportamentos mudam de geração para geração. Atualmente, as inovações tecnológicas têm sua parcela de colaboração nessa mudança ao alterar a forma como as crianças brincam. O foco da crítica do cartum é:

A) A ordem das crianças de jogarem um título diferente de jogo eletrônico.

B) A incompreensão da ordem do interlocutor.

C) A falta de resposta da criança diante da ordem recebida.

D) A indisposição das crianças em reduzir o tempo diante de jogos eletrônicos.

E) A forma como as crianças jogam.


ESPANHOL

Leia o texto para responder as questões 46 e 47.

Primera víctima mortal del virus del Nilo en Sevilla en 2021 (España)

Una mujer de 73 años es la primera víctima mortal del virus del Nilo este año en España. Residía en Coria del Río, en Sevilla, y al parecer, el mosquito le picó en su propia casa. Tenía patologías previas graves. Llevaba ingresada varios días en el hospital Virgen del Rocío, en Sevilla, tras haberse infectado por la picadura de un mosquito.

l virus del Nilo se trata de una enfermedad infecciosa transmitida mediante la picadura de mosquitos infectados. Las personas que contraen este virus no suelen manifestar síntomas o presentan síntomas leves. El 80% de las personas infectadas no presentan ningún síntoma. En el caso de presentar síntomas, pueden aparecer de 1 a 14 días después de resultar infectado. Si afecta de forma leve, puede haber: fiebre, dolores corporales, dolor de cabeza, dolor de garganta, dolor abdominal, falta de apetito, dolores musculares, náuseas – vómitos y diarrea, erupción cutánea o ganglios linfáticos inflamados.

Estos sintomas suelen durar de 3 a 6 días, aunque también pueden permanecer durante un mes. Sin embargo, si el virus penetra al cerebro, la infección puede ser mortal, al causar una inflamación cerebral conocida como encefalitis o inflamación del tejido que rodea el cerebro y la médula espinal, conocida como meningitis. En este caso, los síntomas son: fiebre alta, confusión o incapacidad para pensar con claridad, pérdida del conocimiento o coma, debilidad muscular, rigidez en el cuello, debilidad de un brazo o de una pierna.
www.alertatierra.com,30/11/2021.

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 46
Segundo o texto, é correto afirmar que:

A) O vírus Nilo é uma doença infecciosa transmitida pela picada de mosquitos infectados. As pessoas que contraem esse vírus apresentam somente sintomas leves ou graves. 

B) Cerca de 80% das pessoas que contraem o vírus sentem febre, confusão ou incapacidade de pensar com clareza, dores no corpo, dor de cabeça e falta de apetite.

C) Os sintomas podem aparecer de 1 a 14 dias após ser infectado. Esses sintomas geralmente duram de 3 a 6 dias, embora possam ser permanentes.

D) O vírus, quando penetra no cérebro, pode ocasionar uma inflamação do tecido, conhecida como meningite. Nesse caso, a infecção pode ser fatal. 

E) Na Espanha, a primeira vítima do vírus Nilo foi uma mulher de 73 anos. Ela chegou a ir várias vezes ao hospital para saber se havia sido picada pelo mosquito.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 47
Analise as assertivas a seguir:

I. Na frase “el mosquito le picó en su propia casa”, o pronome “le” faz referência à primeira vítima mortal do vírus.

II. “El virus del Nilo se trata de una enfermedad infecciosa transmitida mediante la picadura de mosquitos infectados”. O termo em destaque é um pronome reflexivo.

III. “Las personas que contraen este virus no suelen manifestar síntomas o presentan síntomas leves”. O elemento “o” na frase é uma conjunção disyuntiva.

IV. “Estos síntomas suelen durar de 3 a 6 días, aunque también pueden permanecer durante un mes”. O termo destacado é uma conjunção concesiva.

Pela análise das afirmações, conclui-se que:

A) Apenas I, II e IV estão corretas.

B) Apenas I e IV estão corretas.

C) Apenas I, II e III estão corretas

D) Apenas II, III e IV estão corretas.

E) I, II, III e IV estão corretas.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 48
A una rosa
Sor Juana Inés de la Cruz

 Soneto CXLVII

En que da moral censura a una rosa,
y en ella a sus semejantes
Rosa divina que en gentil cultura
eres, con tu fragante sutileza,
magisterio purpúreo en la belleza,
enseñanza nevada a la hermosura.

Amago de la humana arquitectura, 
ejemplo de la vana gentileza,
en cuyo ser unió naturaleza
la cuna alegre y triste sepultura.

¡Cuán altiva en tu pompa, presumida,
soberbia, el riesgo de morir desdeñas, 
y luego desmayada y encogida,

de tu caduco ser das mustias señas,
con que con docta muerte y necia vida,
viviendo engañas y muriendo enseñas!
https://www.poeticous.com, 10/10/ 2021. 

 - Sor Juana Inés de la Cruz foi una escritora mexicana conhecida por suas obras literárias no período Barroco. 

No poema, A una Rosa, a autora utiliza o símbolo de uma rosa para mostrar a seus leitores que:

A) A beleza um dia se acaba, assim como o ciclo da rosa. 

B) A concepção da beleza do ser humano gera tristeza.

C) A natureza é um berço feliz, assim como o ciclo da rosa.

D) A vida é tola e com ela se ensina.

E) A censura é como a morte da rosa.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 49
No verso “¡Cuán altiva en tu pompa, presumida”, o termo em destaque é:

A) Um adjetivo átono na forma apocopada de cuanto.

B) Um pronome exclamativo átono na forma apocopada de cuánto.

C) Um advérbio exclamativo tónico na forma apocopada de cuánto.

D) Um adjetivo tônico na forma apocopada de cuanto.

E) Um pronome possessivo átono na forma apocopada de cuánto.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 50
Essa propaganda foi criada para uma campanha de conscientização sobre o Alzheimer - doença degenerativa do cérebro que acomete pessoas com mais idade.

Essa propaganda foi criada para uma campanha de conscientização sobre o Alzheimer - doença degenerativa do cérebro que acomete pessoas com mais idade. 

Ao utilizar a frase “Si ellos ya no te recuerdan, tú no les olvides”, o locutor teve como objetivo:

A) Questionar o fato de as pessoas se esquecerem do dia da doença de Alzheimer.

B) Defender a importância do conhecimento da doença de Alzheimer.

C) Influenciar o leitor a não se esquecer das pessoas que sofrem a doença de Alzheimer.

D) Denunciar aqueles que se esquecem das pessoas que sofrem a doença de Alzheimer.

E) Destacar que as pessoas que sofrem a doença de Alzheimer não se esquecem de receber apoio. 


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Unitins 2022.1 (Medicina) com Gabarito
Prova Unitins 2022.1 (Medicina) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhx2IEm4g3QJjozE2laZMx1tcJD6s6B-6Z1uHTvYA3dXDzEy3G_g3yBODGwFLiVcCX_aQJIxEg5iCajTTihKjjU9O__HejuWWFTGgVQ0HDPq4iJkPr-Y7R831LpSMbKrQ868A2dOZFgcpI/s16000/unitins-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhx2IEm4g3QJjozE2laZMx1tcJD6s6B-6Z1uHTvYA3dXDzEy3G_g3yBODGwFLiVcCX_aQJIxEg5iCajTTihKjjU9O__HejuWWFTGgVQ0HDPq4iJkPr-Y7R831LpSMbKrQ868A2dOZFgcpI/s72-c/unitins-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/07/prova-unitins-2022-1-medicina-com-madicina-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/07/prova-unitins-2022-1-medicina-com-madicina-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo