Thomas Robert Malthus (1766-1834), economista, historiador e religioso, viu durante o período da

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 21
Thomas Robert Malthus (1766-1834), economista, historiador e religioso, viu durante o período da Primeira Revolução Industrial, que a população da Inglaterra cresceu de forma vertiginosa. De acordo com suas observações, a população crescia de forma geométrica, enquanto a produção de alimentos, crescia de forma aritmética.

Ainda de acordo com Malthus, a produção de alimentos não seria suficiente para atender toda a demanda populacional, levando o planeta ao colapso. Diante da problemática, como  solução para a contenção do crescimento populacional, Malthus sugeria medidas como sujeição moral, casamentos tardios, redução dos salários para os mais pobres e também, no acesso a programas sociais. 

Malthus, mesmo estando no auge da Revolução Industrial, subestimou a produção de alimentos e justificou o aumento da pobreza pelo crescimento populacional.

Nos anos seguintes, sua teoria foi utilizada, adaptada e até contestada por alguns autores. Uma dessas teorias confronta a Teoria Malthusiana, ao afirmar que o problema da pobreza não é o  crescimento populacional, mas sim, a má distribuição de renda e a dificuldade de acesso aos alimentos, bem como as desigualdades ocasionadas pelo Sistema Capitalista.

Tal teoria é denominada:

A) Teoria Natalista 
B) Teoria Ecomalthusiana
C) Teoria Neomalthusiana
D) Transição Demográfica
E) Teoria Reformista

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
E) Teoria Reformista

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.