Na passagem da idade média para a época moderna, estabelece-se, gradualmente, a posição central do sujeito humano e da razão

UENP 2022 - QUESTÃO 09 Na passagem da idade média para a época moderna, estabelece-se, gradualmente, a posição central do sujeito humano e d...
UENP 2022 - QUESTÃO 09
Na passagem da idade média para a época moderna, estabelece-se, gradualmente, a posição central do sujeito humano e da razão, e é crescente a atenção aos processos naturais, examinados a partir de hipóteses. Figuras como Giordano Bruno (1548-1600) atacam os argumentos de autoridade, a confusão entre saber e opinião tradicional, defendendo a liberdade e a independência de pensamento; Leonardo da Vinci (1452-1519) afirma que as artes devem criar uma segunda natureza através da “fantasia exata”, isto é, da fantasia criadora, que conhece as leis e proporções da natureza, tendo-as estudado. A posição do sujeito como observador e como investigador ativo da realidade objetiva substitui concepções medievais.

O caso da pintura é emblemático: na idade média, a luz de um quadro é mostrada sem a contrapartida da sombra, as figuras são estáticas e planas, o tema é quase sempre relativo à fé, paisagens terrenas são mostradas apenas esquematicamente e a atmosfera geral é sacra. Não há exame da natureza dos corpos, porque a pintura mostra figuras simbólicas, que, por isso, repetem-se e não apresentam traços de pessoas conhecidas.

O Renascimento significa enorme mudança: a perspectiva é individual, pinta-se como o olho vê, é necessário estudar o representado, começa-se a representar o que existe à volta, em lugar de apresentar figuras simbólicas; surgem, assim, a paisagem, a profundidade, a vida cotidiana, a representação, as medidas e proporções das coisas mundanas.

Considerando o anterior, e em relação ao campo das ideias filosóficas na passagem para a modernidade, é CORRETO afirmar:

A. Na passagem da época medieval para a idade moderna, procura-se o exemplo da antiguidade para substituir a autoridade da Fé pela autoridade da tradição filosófica.

B. A modernidade reproduz a apresentação hierárquica, ordenada e simbólica própria ao pensamento teocêntrico, lançando-se na disputa entre nominalismo e realismo.

C. Analogamente às artes, a filosofia se vê dispensada de atenção às proporções e leis do mundo objetivo, porque o relevante é a centralidade do indivíduo.

D. Hierarquia e ordem previamente dadas se enfraquecem, à medida que surge a perspectiva do indivíduo instaurado no mundo, e este com seus processos e leis por descobrir e fixar.

E. A racionalidade medieval e seu apego aos objetos tem continuidade, no início da modernidade, porém, como atenção aos símbolos da natureza e às proporções entre estes.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
D. Hierarquia e ordem previamente dadas se enfraquecem, à medida que surge a perspectiva do indivíduo instaurado no mundo, e este com seus processos e leis por descobrir e fixar.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo