Prova UENP (Vestibular 2022) com Gabarito

Prova UENP (Vestibular 2022) com Gabarito Biologia UENP 2022 - QUESTÃO 01 Mitose é um processo de divisão celular caracterizado pela disjunç...
UENP

Prova UENP (Vestibular 2022) com Gabarito

Biologia

UENP 2022 - QUESTÃO 01
Mitose é um processo de divisão celular caracterizado pela disjunção de cromossomos duplicados e divisão do citoplasma para produzir duas células-filhas geneticamente idênticas. Na figura a seguir, são apresentadas fotomicrografias da mitose em raiz de cebola (Allium cepa).

Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.

Mitose é um processo de divisão celular caracterizado pela disjunção de cromossomos duplicados e divisão do citoplasma para produzir duas células-filhas geneticamente idênticas. Na figura a seguir, são apresentadas fotomicrografias da mitose em raiz de cebola (Allium cepa).

A. Em I, os cromossomos homólogos encontram-se não duplicados, apresentando apenas uma cromátide cada cromossomo.

B. Em II, ocorre a separação dos cromossomos homólogos para polos opostos.

C. Em III, é possível observar a citocinese, apontada pela seta, a qual é caracterizada pela separação física das células-filhas.

D. Em IV, os cromossomos homólogos encontram-se pareados num plano equatorial denominado placa metafásica.

E. Em V, ocorre o grau máximo de condensação dos cromossomos.


UENP 2022 - QUESTÃO 02
Interações alélicas são interações que ocorrem entre alelos de um mesmo gene. A partir de um gene com dois alelos, analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.

A. Tratando-se de dominância completa, a combinação dos diferentes alelos permite a formação de apenas dois genótipos.

B. Tratando-se de dominância incompleta, a combinação dos diferentes alelos permite a formação de apenas dois fenótipos.

C. Tratando-se de codominância, a combinação dos diferentes alelos permite a formação de apenas dois fenótipos.

D. Tratando-se de dominância incompleta, a partir de um casal de indivíduos heterozigotos, é esperado na prole 50% de indivíduos com o fenótipo igual a de seus progenitores.

E. Tratando-se de dominância completa, a partir de um casal de indivíduos heterozigotos, é esperado na prole 25% de indivíduos com o fenótipo igual ao de seus progenitores.


UENP 2022 - QUESTÃO 03
A nomenclatura assegura nome único e distinto para cada táxon e promove estabilidade e universalidade dos nomes científicos. Para os animais, o ponto inicial para reconhecimento dos nomes como válidos é de 1 de janeiro de 1758, correspondente à publicação da décima edição do Systema Naturae de Linnaeus.

O código de nomenclatura dos animais é chamado de Códigos Internacionais de Nomenclatura Zoológica (ICZN).

Com relação ao ICZN e suas regras, princípios e recomendações, analise as afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

A. No peixe lambari Psalidodon fasciatus (Cuvier, 1819), fasciatus é o epítote específico.

B. A rã-pimenta Leptodactylus labyrinthicus (Spix, 1824) pertence a Leptodactylidae, que representa a categoria taxonômica família. 

C. Tropidurus torquatus (Wied-Neuwied, 1820) (lagarto-da-lava-amazônica) e Tropidurus psammonastes Rodrigues, Kasahara, Yonenaga-Yassuda 1988 (calango) pertencem ao mesmo gênero.

D. O pombo-da-Madeira Columba trocaz(Heineken, 1829) pertence a Columbinae, que representa a categoria taxonômica subfamília.

E. O peixe-cascudo Hypostomus nigromaculatus (Schubart, 1964) e a iguana Liolaemus nigromaculatus (Wiegmann, 1834) possuem o mesmo nome de espécie.


UENP 2022 - QUESTÃO 04
Durante uma aula de Biologia, o professor anotou três equações químicas que representam importantes processos biológicos, e pediu aos alunos que fizessem algumas afirmações sobre elas.

Equações
I. 12 H2O + 6CO2 → C6H12O6 + 6O2 + 6H2O
II. CO2 + 4H2 → CH4 + 2H2O + energia
III. C6H12O6 + 6O2 → 6H2O + 6CO2

Afirmações

- Gustavo afirmou que, na equação I, o oxigênio do gás carbônico será liberado para a atmosfera na forma de O2.

- Felipe afirmou que o processo representado pela equação I ocorre apenas nos organismos pertencentes ao Reino Plantae.

- Juliana afirmou que o processo representado pela equação II é realizado por organismos anaeróbicos que vivem em ambientes como depósitos de lixo, pântanos e tubos digestivos de animais.

- Aline afirmou que a equação II está errada, pois o processo em questão não forma gás metano.

- Fernanda afirmou que o processo representado pela equação III fornece, à maioria dos organismos, a energia necessária para suas atividades metabólicas e é realizado tanto em organismos autótrofos quanto em organismos heterótrofos.

Em relação às afirmações dos alunos, é CORRETO afirmar:

A. Apenas um menino e duas meninas fizeram afirmações corretas.

B. Apenas duas meninas fizeram afirmações corretas.

C. Apenas os meninos fizeram afirmações incorretas.

D. Apenas um menino e uma menina fizeram afirmações incorretas.

E. Todos os alunos fizeram afirmações corretas.


UENP 2022 - QUESTÃO 05
Em uma teia alimentar, a quantidade de energia (ou seu equivalente em biomassa) nos diferentes níveis tróficos costuma ser representada em um gráfico denominado pirâmide ecológica ou pirâmide trófica. 

Nessa pirâmide, as plantas são responsáveis pela produtividade primária líquida através da captação e transformação da energia luminosa; os herbívoros e os carnívoros acumulam energia e determinam a produtividade secundária líquida.

Sobre as pirâmides ecológicas ou pirâmides tróficas, é CORRETO afirmar:

A. A energia é conservada entre os níveis tróficos.

B. A respiração dos autótrofos é uma fonte de energia para os heterótrofos.

C. Os decompositores atuam sempre no último nível trófico de uma pirâmide ecológica.

D. As pirâmides de energia representam a massa de matéria orgânica disponível em cada nível trófico.

E. As pirâmides de biomassa e pirâmides de números podem assumir a forma convencional (base larga e ápice estreito) ou invertida (base mais estreita que os níveis tróficos superiores), dependendo da comunidade em questão.


UENP 2022 - QUESTÃO 06
Pesquisas científicas sugerem que as plantas tiveram sua origem no período Ordoviciano, cerca de 480 milhões de anos atrás, provavelmente a partir de um grupo de algas verdes multicelulares. 

Diversas adaptações que possibilitaram sucesso em terra firme foram fixadas, tais como: mecanismos eficientes de absorção de água e sais minerais, proteção contra evaporação, eficiência na distribuição de água e nutrientes pelo corpo vegetal, reprodução sexuada cada vez mais independente da água, entre outras. As plantas atuais são divididas em quatro grupos, sendo eles Briófitas, Pteridófitas (Licófitas e Monilófitas), Gimnospermas e Angiospermas. Em relação a esses grupos, assinale a alternativa INCORRETA.

A. As plantas vasculares com sementes, também chamadas de fanerógamas ou espermatófitas, compreendem dois grupos: as Gimnospermas, que possuem sementes que se localizam externamente no órgão reprodutivo feminino, e as Angiospermas, que apresentam as sementes abrigadas no interior do fruto.

B. As Briófitas são conhecidas pela ausência de vasos condutores, reprodução sexuada dependente da água, e esporófito que se desenvolve sobre o gametófito, nutrindo-se deste até atingir a maturidade.

C. As plantas vasculares compreendem exclusivamente as Gimnospermas e Angiospermas, e são caracterizadas por possuírem tecidos condutores responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal, sendo o xilema condutor de compostos orgânicos e o floema condutor de água e sais minerais.

D. As samambaias, avencas, licopódios e selaginelas são alguns dos exemplos de plantas denominadas Pteridófitas, nas quais não ocorre o desenvolvimento de sementes.

E. O grupo das Angiospermas compreende o maior número de espécies, com cerca de 90% das espécies atuais do reino Plantae, e possui como principal característica o desenvolvimento de estruturas reprodutivas chamadas flores.


Filosofia

UENP 2022 - QUESTÃO 07
A teoria das Ideias (ou “hipótese das Formas”) é, para muitos, o mais importante legado de Platão à história da filosofia. A teoria pergunta o que dá unidade a cada ser, se todos se compõem por inumeráveis aspectos, estratos, partes.

A resposta da teoria é que as Ideias, entidades eternas, separadas do plano sensível, são a verdadeira realidade, que escapa a toda destruição; elas determinam o ser de tudo que existe. A Ideia do Um, por exemplo, seria uma entidade eterna, separada, imutável – e as coisas ou seres particulares, para virem a ser, recebem dessa Ideia sua unidade, ou seja, participam da unidade que a Ideia do Um lhes dá (e participam simultaneamente de muitas outras Ideias).

Assim, não haveria, primeiro, um existente qualquer e, depois, sua participação, porque isso significaria que os existentes sensíveis subsistiriam antes e sem as Ideias. 

Mas como seriam unidades, nesse caso? E tudo que existe deve existir na sua unidade, então tudo que existe tem que participar da Ideia do Um. A teoria é apresentada diversamente, ao longo dos diálogos platônicos, porém, é CORRETO afirmar que ela se caracteriza, essencialmente, por:

A. Suprimir a noção de participação.

B. Propor a multiplicidade como o fundamento do âmbito das Ideias.

C. Afirmar que participação é uma possibilidade dos seres sensíveis.

D. Propor que as Ideias, presentes na mente humana, participam do mundo exterior, doando-lhe sentido.

E. Propor que as Ideias constituem o fundamento da unidade dos seres múltiplos e mutáveis.


UENP 2022 - QUESTÃO 08
No primeiro livro da Ética a Nicomaco, Aristóteles afirma que cada ação tem um fim que lhe é próprio, e esse fim é seu bem. Os fins de cada ação e de cada modo de ser são procurados em vista de si mesmos ou em vista de outras coisas. Por exemplo: a vitória é o fim procurado em uma competição esportiva, mas ela pode ser buscada em vista do prazer, da honra ou de alguma premiação.

Todos os fins, porém, são procuradas em vista da eudaimonía (que se traduz por “felicidade”, mas indica o viver bem e agir bem, conjuntamente). Considerando a vida humana em sua integridade, ser feliz, no sentido apontado de eudaimonía, seria, portanto, a finalidade de todas as nossas ações, ainda que possamos nos equivocar quanto ao que escolhemos e quanto ao modo de agir.

Como seres ativos racionais, os seres humanos movem-se rumo à eudaimonía na medida em que realizam sua virtude própria, aquela que os distingue dos demais seres. Tanto a vida ativa quanto a vida racional têm de ser buscadas, e buscadas no melhor dos modos que, em cada caso, mostrar-se possível; daí provém a importância da vida política e da vida contemplativa (ou teorética) e a unidade de práxis e racionalidade, para os seres humanos.

Considerando o enunciado precedente, é CORRETO afirmar:

A. A concepção aristotélica de felicidade é eminentemente apolítica.

B. A finalidade da vida de um ser é a realização do que lhe é próprio; por isso, a felicidade de um ser ativo racional depende apenas de viver em comunidade.

C. Um ser ativo e racional tem sua eudaimonía ligada tanto à práxis quanto à racionalidade.

D. O prazer é um fim em si mesmo, assim como a honra e as posses.

E. Eudaimonía é contentamento subjetivo devido ao sucesso em atingir o fim próprio a uma ação, não considerados os meios.


UENP 2022 - QUESTÃO 09
Na passagem da idade média para a época moderna, estabelece-se, gradualmente, a posição central do sujeito humano e da razão, e é crescente a atenção aos processos naturais, examinados a partir de hipóteses. Figuras como Giordano Bruno (1548-1600) atacam os argumentos de autoridade, a confusão entre saber e opinião tradicional, defendendo a liberdade e a independência de pensamento; Leonardo da Vinci (1452-1519) afirma que as artes devem criar uma segunda natureza através da “fantasia exata”, isto é, da fantasia criadora, que conhece as leis e proporções da natureza, tendo-as estudado. A posição do sujeito como observador e como investigador ativo da realidade objetiva substitui concepções medievais.

O caso da pintura é emblemático: na idade média, a luz de um quadro é mostrada sem a contrapartida da sombra, as figuras são estáticas e planas, o tema é quase sempre relativo à fé, paisagens terrenas são mostradas apenas esquematicamente e a atmosfera geral é sacra. Não há exame da natureza dos corpos, porque a pintura mostra figuras simbólicas, que, por isso, repetem-se e não apresentam traços de pessoas conhecidas.

O Renascimento significa enorme mudança: a perspectiva é individual, pinta-se como o olho vê, é necessário estudar o representado, começa-se a representar o que existe à volta, em lugar de apresentar figuras simbólicas; surgem, assim, a paisagem, a profundidade, a vida cotidiana, a representação, as medidas e proporções das coisas mundanas.

Considerando o anterior, e em relação ao campo das ideias filosóficas na passagem para a modernidade, é CORRETO afirmar:

A. Na passagem da época medieval para a idade moderna, procura-se o exemplo da antiguidade para substituir a autoridade da Fé pela autoridade da tradição filosófica.

B. A modernidade reproduz a apresentação hierárquica, ordenada e simbólica própria ao pensamento teocêntrico, lançando-se na disputa entre nominalismo e realismo.

C. Analogamente às artes, a filosofia se vê dispensada de atenção às proporções e leis do mundo objetivo, porque o relevante é a centralidade do indivíduo.

D. Hierarquia e ordem previamente dadas se enfraquecem, à medida que surge a perspectiva do indivíduo instaurado no mundo, e este com seus processos e leis por descobrir e fixar.

E. A racionalidade medieval e seu apego aos objetos tem continuidade, no início da modernidade, porém, como atenção aos símbolos da natureza e às proporções entre estes.


UENP 2022 - QUESTÃO 10
Entre as objeções feitas às Meditações sobre a filosofia primeira, de René Descartes (1596-1650) encontra-se a seguinte: se o filósofo afirmara que o conhecimento deve ser claro e distinto, então, para estabelecer a existência de uma figura geométrica como o quiliágono (polígono de mil lados), deveríamos poder representá-lo; caso contrário, permaneceríamos na obscuridade, não sabendo ao certo de que estamos falando.

Descartes responde à objeção, afirmando que concebemos claramente o quiliágono, totalmente e num só momento, e dele, aliás, podemos demonstrar muitas coisas; o que não podemos é imaginá-lo. Disso resulta que conhecer e imaginar diferem como formas de agir, e não no mais e no menos: a intelecção se serve apenas de si mesma, a imaginação se liga a algo corpóreo.

Considerando a resposta de Descartes, é CORRETO afirmar:

A. Figuras geométricas que não podemos imaginar com clareza são incognoscíveis.

B. A intelecção das coisas corpóreas e figuras da geometria depende da imaginação.

C. A imaginação das coisas não corpóreas é intelecção.

D. Imaginação dá a conhecer menos que a intelecção, porque se liga ao corpóreo.

E. Erra aquele que afirma a obscuridade intelectiva de objeto cuja imagem não é clara.


UENP 2022 - QUESTÃO 11
A filosofia kantiana distingue os juízos analíticos dos juízos sintéticos e estabelece a terminologia, conceitualmente decisiva, do par a priori/a posteriori. Juízos analíticos apenas desdobram o que já está presente no sujeito: em “O corpo é extenso”, o conceito de “corpo” já inclui a nota “extensão”, então nada foi acrescentado ao sujeito, apenas desdobrado. Isso mostra a importância dos juízos sintéticos, já que neles algo se liga a algo, como em “A casa é azul”.

Por outro lado, se todo o nosso saber dependesse de juízos a posteriori, provenientes da experiência, jamais haveria conhecimento universal e necessário, e a metafísica seria falha, porque pretende conhecer objetos que não encontramos na experiência. Isso mostra a importância de juízos a priori. 

Sobre essas distinções, é CORRETO afirmar: 

A. O juízo analítico realiza análises que os juízos sintéticos reunirão num conceito.

B. Todos os juízos sintéticos são a priori; os juízos ligados à experiência são analíticos.

C. Juízos sintéticos a posteriori equivalem a juízos analíticos a priori.

D. Juízos sintéticos a priori são condição para o conhecimento universal e necessário.

E. Juízos analíticos a priori são condição para o conhecimento universal e necessário.


UENP 2022 - QUESTÃO 12
“Passemos, agora, porém, a um ponto bem diferente, de considerável relevância contemporânea. Apelar para o que dizemos e não dizemos ou para o que podemos e não podemos dizer é algo que encontra, muitas vezes, sólidas resistências por parte dos defensores de uma doutrina específica, sendo, ao mesmo tempo, solidamente defendido pelos que a ela se opõem. A doutrina é aquela segundo a qual as disputas filosóficas podem e devem ser resolvidas mediante a formalização das teses em conflito. Uma teoria é formalizada quando ela é traduzida da linguagem natural (não técnica, técnica ou semitécnica), na qual a teoria foi originalmente concebida, para uma notação construída deliberadamente [...]. Pretende-se que a lógica de uma determinada posição teórica pode ser regularizada quando os seus conceitos não formais são introduzidos entre as constantes lógicas neutras quanto ao tópico (topic-neutral) cuja conduta em inferências é regulada por sulcos fixos. A formalização substituiria, então, as perplexidades lógicas por problemas lógicos redutíveis a procedimentos de cálculo conhecidos e capazes de ser ensinados.”
(RYLE, Gilbert. “Linguagem ordinária”. In Os Pensadores –
Ryle, Strawson, Austin, Quine. São Paulo: Abril Cultural, 1985, p. 50).

Ryle imediatamente se opõe à formalização como solução adequada para os problemas filosóficos, advogando em favor do retorno ao exame das expressões como ordinariamente as utilizamos. A pretensão não é, certamente, vulgarizar a filosofia, mas aproximá-la do mundo vital em que as expressões ganham sentido, mostrando, inclusive, que erros categoriais sabotam os esforços, mesmo dos mais afamados teóricos. Um exemplo é a suposição errônea de que a Universidade é algo em si distinto do modo de funcionamento de seus edifícios, laboratórios, procedimentos técnicos e pedagógicos; com isso, fica-se à procura de uma entidade que correspondesse ao substantivo, quando ele aponta não para um “o que”, mas para um “como”. Com base nisso e em seus conhecimentos sobre a história da filosofia, indique a alternativa CORRETA com relação ao ponto de vista de Ryle:

A. A filosofia de índole dogmática sempre se prendeu ao exame da linguagem ordinária.

B. A formalização não pode sanar os erros categoriais que a linguagem ordinária produz, mesmo os que produz em seus usos técnicos.

C. A filosofia da linguagem procura dizer o que são, categorialmente, as entidades indicadas pelos sujeitos das proposições e delimitadas pelo teor dos predicados.

D. Em última instância, a filosofia depende da formalização da linguagem ordinária para evitar erros categoriais.

E. A filosofia de Gilbert Ryle é, em termos metafísicos, idealismo de índole platônica.

Física

UENP 2022 - QUESTÃO 13
Um cubo de massa m = 20 kg e arestas medindo 20 cm está suspenso por uma corda (1) que está ligada por um anel a duas outras cordas, sendo uma delas presa no teto (2) e a outra presa na parede (3), conforme mostra a figura.

As cordas e o anel possuem massas desprezíveis. O cubo está totalmente submerso em um tanque com água cuja densidade é de ρ = 1000 kg/m³. Todo o sistema está em equilíbrio estático.

Use g = 10 m/s² e indique a alternativa que mostra CORRETAMENTE o valor da tensão na corda 3. Considere sen 30° = 0,5 e cos 30° = 0,8.

água

A. 120 N
B. 154 N
C. 192 N
D. 200 N
E. 240 N


UENP 2022 - QUESTÃO 14
Em fevereiro deste ano, a cidade de Beijing, capital da China, sediou as Olimpíadas de Inverno de 2022. Uma das modalidades foi o salto de esqui, em que o esquiador percorre uma rampa e tem seu salto avaliado de acordo com a distância percorrida e o estilo executado.

Para analisarmos a Física envolvida no salto de esqui, considere a figura abaixo, que mostra um atleta se movendo ao longo de uma rampa com atrito desprezível. Ele parte do repouso no ponto A e percorre uma trajetória retilínea até o ponto C, a partir do qual a rampa apresenta uma curvatura.

No ponto E, o esquiador atinge sua velocidade máxima. A linha pontilhada apresenta a trajetória do salto do esquiador após deixar a rampa, desprezando-se a resistência do ar. Assinale a alternativa INCORRETA.

UENP 2022 - QUESTÃO 14

A. As energias Potencial Gravitacional e Cinética do esquiador são máximas nos pontos A e E, respectivamente.

B. No ponto B, a aceleração do atleta é dada por: a = g.cosθ, em que g é a aceleração da gravidade e θ é o ângulo que a rampa faz com a vertical. 

C. Nos pontos G, H e I, a componente da velocidade do esquiador na direção horizontal (vx) tem o mesmo módulo.

D. O vetor aceleração do esquiador no ponto E aponta verticalmente para cima, perpendicular aoseu movimento.

E. No ponto G, na parte ascendente da trajetória parabólica do salto, a aceleração do esquiador é menor do que a gravidade.


UENP 2022 - QUESTÃO 15
Um pequeno bloco de cobre com 2 kg de massa desce deslizando em uma superfície sem atrito a partir do repouso entre os pontos 1 e 2, conforme a figura. A partir do ponto 2 até o ponto 3, onde o bloco atinge o repouso, a superfície é de aço, cujo coeficiente de atrito cinético é µC = 0,7.

Considerando que todo o trabalho da força de atrito foi convertido em calor e transferido ao bloco, num processo adiabático sem perdas para o meio ambiente, e que a variação da energia interna do bloco de cobre, quando este chega ao ponto 3, foi de 1740 J, indique a alternativa CORRETA que mostra o valor da variação de temperatura ΔT do bloco.

UENP 2022 - QUESTÃO 15

Considere: g = 10 m/s²; ccobre = 0,1 cal/g°C; 1 cal = 4,2 J.

A. 1°C
B. 2°C
C. 4°C
D. 12°C
E. 42°C


UENP 2022 - QUESTÃO 16
As linhas de força de duas cargas elétricas puntiformes coplanares (q1 e q2) são representadas na figura abaixo.

As linhas de força de duas cargas elétricas puntiformes coplanares (q1 e q2) são representadas na figura abaixo.

As duas cargas estão equidistantes do eixo y. Assinale a alternativa INCORRETA.

A. A intensidade do campo elétrico produzido pelas duas cargas é maior no ponto 1 do que no ponto 2.

B. O vetor desenhado no ponto 3 indica corretamente a direção e o sentido do vetor campo elétrico naquele ponto.

C. O potencial elétrico nos pontos 1 e 2 tem o mesmo valor.

D. Se um elétron fosse colocado no ponto 4, o vetor ali representado indicaria a direção e o sentido da força elétrica exercida sobre o elétron.

E. As duas cargas têm o mesmo módulo, mas sinais opostos. A carga q1 é positiva e a carga q2 é negativa.


UENP 2022 - QUESTÃO 17
Na Física, podemos descrever ondas como perturbações oscilatórias no espaço e periódicas no tempo, que se propagam com certa velocidade.

Um caso particular é uma onda senoidal que descreve uma oscilação repetitiva suave e pode ser associada ao movimento de vários fenômenos, como o movimento harmônico simples (MHS) de um sistema massa-mola sem atrito. Seja uma onda senoidal que descreve um MHS dada por:

UENP 2022 - QUESTÃO 17

considere que todas as grandezas estão no sistema internacional de unidades e assinale a alternativa CORRETA.

A. A onda se propaga no sentido +x.

B. O período da onda é de 10 s.

C. A frequência angular da onda é de π rad/s.

D. A velocidade da onda é de 0,1 m/s.

E. O valor do comprimento de onda desta onda senoidal é de 20 m.


UENP 2022 - QUESTÃO 18
A superfície de qualquer corpo que está a dada temperatura absoluta T acima de zero emite radiação. Em 1893, o físico alemão Wilhelm Wien propôs uma relação entre o comprimento de onda da radiação emitida com intensidade máxima e a temperatura superficial de um corpo em Kelvins.

Essa relação ficou conhecida como Lei do Deslocamento de Wien e é dada pela equação:

Essa relação ficou conhecida como Lei do Deslocamento de Wien e é dada pela equação

Na figura, está representado o espectro de intensidade da radiação emitida em função do comprimento de onda de uma estrela parecida com o Sol. Com base neste gráfico, assinale a alternativa que mostra CORRETAMENTE qual é a temperatura da superfície desta estrela.

A. 500 K
B. 1500 K
C. 3500 K
D. 4285 K
E. 6000 K


Geografia

UENP 2022 - QUESTÃO 19
Sobre a Colonização e História do Estado do Paraná, assinale a alternativa CORRETA: 

A. Até a década de 1940, a região centro-oeste do Paraná ainda permanecia pouco explorada e com poucos municípios instalados.

B. A empresa colonizadora MARIPÁ foi a responsável pela colonização e planejamento de importantes cidades paranaenses, como Maringá, Londrina, Paranavaí, Umuarama e Cianorte. 

C. Diferentemente de outras regiões do Brasil, principalmente a região norte, na área que abrange o estado do Paraná, não existia a presença de povos indígenas. 

D. A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná foi responsável pela colonização de cidades como Toledo, Marechal Cândido Rondon e Cascavel. 

E. A ocupação da região norte do Paraná deu-se pela implantação das culturas temporárias de soja e milho.


UENP 2022 - QUESTÃO 20
A cartografia é utilizada por diversas áreas do conhecimento em inúmeras aplicações. Sobre a cartografia, assinale a alternativa CORRETA: 

A. A cartografia é uma área de conhecimento recente e que surgiu somente a partir do desenvolvimento das imagens de satélites e dos Sistemas de Satélite para Navegação Global (GNSS). 

B. As linhas imaginárias de Latitude amparam a divisão do mundo em diferentes faixas que definem os fusos horários. 

C. A escala cartográfica é o recurso utilizado para indicar a relação entre a medida de um objeto ou lugar representado no papel e sua medida real. 

D. A cartografia dedica-se à elaboração de representações cartográficas que são utilizadas apenas por pessoas com formação específica na leitura e interpretação de mapas.

E. A escala de 1:50 000 observada em um mapa indica que 1 cm no mapa corresponde a 5 000 cm no terreno.


UENP 2022 - QUESTÃO 21
As chuvas intensas que atingiram Petrópolis-RJ na semana do dia 17 de fevereiro de 2022 desencadearam inúmeros impactos ambientais e humanos. Sobre eventos como este, assinale a alternativa CORRETA:

A. O Poder Público não tem responsabilidade sobre as políticas de uso e ocupação do solo e não controla a ocorrência de eventos naturais, por exemplo, a precipitação intensa.

B. Áreas como topos de morros e de alta declividade são altamente ocupadas pela população de alta renda, atraídos pela vista paisagística proporcionada em suas residências. 

C. Recursos cartográficos, como mapas, imagens de satélites, drones e demais ferramentas da geografia, podem ser utilizados, por exemplo, para identificar e mapear as áreas de risco e suscetíveis a deslizamentos e escorregamentos.

D. A realização de obras como desassoreamento de rios, reflorestamento em setores identificados como de risco, construção de sistema de contenção e outros são ineficientes para evitar prejuízos como os observados em Petrópolis-RJ. 

E. A ocupação desordenada é a mais eficiente no processo de expansão urbana, porque evita que o poder público limite as áreas que podem ser ocupadas. 


UENP 2022 - QUESTÃO 22
O conflito histórico entre a Rússia e a Ucrânia se intensificou no final do ano de 2021 e início de 2022. Sobre esse conflito e as características desses dois países, assinale a alternativa CORRETA:

A. A Ucrânia não se destaca na agricultura pelo fato de suas planícies serem inundadas e os solos serem pouco férteis. O conhecido solo latossolo é pobre e dificulta a produção agrícola no país.

B. A Ucrânia é conhecida mundialmente pelo trágico acidente nuclear de Chernobyl, que ocorreu perto da cidade de Pripiat, em decorrência da explosão de vapor.

C. O presidente russo, Vladimir Putin, tem estimulado a Ucrânia a se integrar com a Europa, visando ao desenvolvimento do país ucraniano com a atração de investimentos. 

D. A Rússia conta com o apoio de vários países que integram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). 

E. A Ucrânia solicita há anos a sua desvinculação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e conta com o apoio da Rússia para alcançar esse objetivo. 


UENP 2022 - QUESTÃO 23
A água está disposta na natureza em diversos ambientes, como oceanos, rios, lagos, geleiras, no subterrâneo e na atmosfera. Sua transferência de um ambiente para outros se dá pelo Ciclo Hidrológico. Sobre as fases do ciclo hidrológico, assinale a alternativa CORRETA:

A. A precipitação pode ser de granizo, neve ou chuva, porém, a neve e o granizo não são contabilizados, já que a quantidade precipitada é muito pequena.

B. A maior parte da evaporação do planeta ocorre sobre os continentes, já que ali se encontram os grandes rios e florestas.

C. O escoamento superficial é a quantidade de água que se infiltra no solo.

D. A água que evapora em determinado local somente vai provocar precipitação naquele mesmo local, não havendo possibilidade de transporte de umidade na atmosfera.

E. A evapotranspiração é a soma da água que evapora de rios, lagos, oceanos, solo e da transpiração das árvores e animais.


UENP 2022 - QUESTÃO 24
Sobre as fases da transição demográfica, assinale a alternativa CORRETA.

A. Na fase 1, apresenta-se elevada taxa de mortalidade, mas a taxa de natalidade é baixa.

B. Na fase 2, há um elevado crescimento populacional, já que as taxas de natalidade e mortalidade são altas.

C. A redução das taxas de mortalidade nas fases 2 e 3 ocorre devido a uma maior atuação do Estado, que evita guerras que elevam as taxas de mortalidade.

D. Na fase 3, há um elevado crescimento populacional, já que as taxas de natalidade, apesar de começarem a decair, ainda são altas e a taxa de mortalidade é baixa.

E. Na fase 4, há a estabilização populacional, quando não há mais crescimento populacional devido ao equilíbrio das taxas de natalidade e mortalidade. Nenhum país do mundo está nessa fase, atualmente.


História

UENP 2022 - QUESTÃO 25
“A Revolta de 1957, ocorrida no Sudoeste do Paraná, passou a ser [...] nos últimos anos, um fato rememorado e comemorado pela sociedade dessa região [...]”. In: KOLING, Paulo J. A Revolta de 1957 no Sudoeste do Paraná: a luta pela terra entre memórias e comemorações. Guarapuava: Edunicentro, 2018. p. 22. Sobre esse conflito, é CORRETO afirmar:

A. A Revolta de 1957, também denominada “Questão de Palmas”, foi um conflito envolvendo o Brasil e a Argentina pela posse de terras no Sudoeste do Paraná. 

B. Foi um conflito agrário ocorrido no Sudoeste do Paraná, no início da segunda metade do século XX, que envolveu agricultores, companhias colonizadoras e forças de segurança estaduais e federais.

C. Foi um conflito agrário, também denominado “Revolta dos Colonos”, que consistiu na luta de colonos, chefiados pelo monge José Maria, contra as companhias colonizadoras que grilaram terras no Sudoeste do Paraná.

D. Trata-se de um conflito agrário caraterizado pela luta de colonos, oriundos de São Paulo e Minas Gerais, contra posseiros gaúchos e catarinenses pela posse de terras no Sudoeste do Paraná.

E. A Revolta dos Colonos, ocorrida em 1957, no Sudoeste do Paraná, foi um movimento essencialmente pacífico de colonos pioneiros catarinenses e gaúchos que demandavam, com o apoio de companhias colonizadoras, a regularização de suas terras na região.


UENP 2022 - QUESTÃO 26
“Adolfo Lamenha Lins assumiu o governo do Paraná em 1875. Fez do problema imigratório da Província a principal meta de sua administração”. In: WACHOWICZ, Ruy C. História do Paraná. Curitiba: Gráfica Vicentina, 1995. p. 144. Sobre o processo de estabelecimento de imigrantes no Paraná, durante o governo de Adolfo Lamenha Lins, é CORRETO afirmar:

A. A vinda e o estabelecimento de imigrantes europeus no Paraná envolveram a implementação de políticas de acesso à terra, a disponibilização de recursos da Província para a compra de ferramentas e sementes, e o incentivo à produção de alimentos.

B. A administração de Adolfo Lamenha Lins promoveu políticas de estabelecimento de imigrantes europeus em áreas denominadas “vazios demográficos”, localizadas na fronteira com o Paraguai.

C. A principal meta da administração de Adolfo Lamenha Lins foi atrair imigrantes para o trabalho em lavouras de café no Norte do Paraná, em substituição aos negros escravizados.

D. A administração de Adolfo Lamenha Lins procurou estabelecer imigrantes europeus, principalmente em áreas dos Campos Gerais do Paraná, longe de cidades como Ponta Grossa e Curitiba.

E. O processo de estabelecimento de imigrantes no Paraná, na segunda metade do século XIX, envolveu a constituição de colônias agrícolas que visavam, principalmente, a aumentar a produção de erva-mate para abastecer o mercado externo.


UENP 2022 - QUESTÃO 27
Especialmente a partir da segunda metade do século XIX, vários países europeus ocuparam e dominaram regiões da África e da Ásia. Em relação a esse processo, que é também denominado imperialismo ou neocolonialismo, é CORRETO afirmar: 

A. Trata-se de ações de países desenvolvidos europeus que visavam, de forma pacífica, a levar o desenvolvimento, o progresso e a civilização às populações da África e da Ásia.

B. Em função do cristianismo, as populações dos países europeus não apoiaram a partilha da África e a exploração de seus povos.

C. A partilha da África por um grupo de países europeus, durante a segunda metade do século XIX, foi um processo que envolveu a busca de matérias-primas e resultou em avanços culturais e tecnológicos para a maior parte das populações africanas.

D. A conquista da África e de áreas da Ásia por países europeus foi um processo que envolveu a busca de matérias-primas, a violência contra populações desses continentes e a afirmação de teorias raciais que classificavam e hierarquizavam os grupos humanos.

E. O imperialismo europeu na África e na Ásia foi caracterizado pelo respeito às tradições dos povos desses continentes, pela manutenção de seus territórios e pelo intercâmbio cultural entre europeus, africanos e asiáticos.


UENP 2022 - QUESTÃO 28
Em relação à Semana de Arte Moderna de 1922 e ao Modernismo brasileiro, é CORRETO afirmar:

A. A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um momento de atualização da inteligência nacional que “enxergava a modernidade como uma espécie de ordem mundial”. O Modernismo brasileiro também buscou “mergulhar” na realidade brasileira para “descobrir” a identidade do país.

B. Além do tradicionalismo e classicismo artístico expressado na Semana de Arte Moderna de1922, o Modernismo brasileiro foi marcado pelo isolamento da cultura nacional em relação às tendências artísticas europeias do entre guerras.

C. As obras que expressavam a religiosidade popular e a produção de arte sacra estavam ligadas à expressão de uma nova espiritualidade moderna que foi inaugurada durante a Semana de Arte Moderna de 1922 e que também marcou o Modernismo brasileiro.

D. A retomada do Barroco na arte decorativa foi a principal característica da Semana de Arte Moderna de 1922. Porém, no decorrer dos anos seguintes, os artistas do Modernismo brasileiro buscaram, no dadaísmo e no futurismo, o questionamento dos cânones artísticos anteriores.

E. A Semana de Arte Moderna de 1922 e o Modernismo brasileiro caracterizaram-se por sereme ventos que não obtiveram nenhum sucesso em influenciar a arte brasileira. 


UENP 2022 - QUESTÃO 29
No processo de radicalização política pós Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos, destacou-se a Comissão de Atividades Antiamericanas do Congresso, sob o controle do senador Joseph McCarthy. Sobre essa comissão, é CORRETO afirmar:

A. Caracterizou-se por divulgar ideias comunistas entre a população estadunidense, implementar políticas de integração racial e apoiar financeiramente revoluções e movimentos sociais em diferentes partes do mundo.

B. A comissão visava a censurar qualquer atividade comunista em solo norte-americano e punir seus mentores e perpetradores, sempre respeitando integralmente o devido processo legal, as garantias constitucionais vigentes e permitindo a continuidade das atividades profissionais dos denunciados.

C. As atividades da comissão envolveram o cerceamento de direitos civis, o incentivo à queima de livros considerados comunistas e a perseguição a cidadãos estadunidenses acusados de serem simpatizantes do comunismo.

D. A referida comissão nunca chegou a ser implementada na prática, pois tais propostas e discussões eram um reflexo dos embates ideológicos do período da Guerra Fria, nos quais o governo norte-americano incentivava constantemente o medo de um avanço comunista no mundo, especialmente no leste europeu.

E. Também denominada de macarthismo, essa comissão caracterizou-se, principalmente, por ações que visavam a ampliar os direitos civis das minorias e a defesa do american way of life,um slogan adotado pelo movimento de contracultura da década de 1960.


UENP 2022 - QUESTÃO 30
O imperador Dom Pedro II foi deposto em 15 de novembro de 1889, iniciando, assim, a república no Brasil. Sobre a instauração do regime republicano no país, é CORRETO afirmar:

A. O Exército Brasileiro estava fortalecido após a Guerra do Paraguai e, com o apoio dos cafeicultores e liderado pelo marechal Floriano Peixoto, invadiu o Paço Imperial e depôs o imperador.

B. A família imperial abandonou por vontade própria o trono do Brasil por compreender ser a república um regime de governo mais adequado a um país de dimensões continentais.

C. O Positivismo e o materialismo histórico-dialético forneceram a legitimação teórica para a instauração do regime republicano no Brasil.

D. A aliança entre a Igreja Católica e a maçonaria contra o imperador enfraqueceu o apoio à monarquia entre as camadas médias urbanas do Brasil.

E. A monarquia, após a abolição da escravidão, apesar de contar com alguma simpatia das camadas mais pobres da sociedade, havia perdido o apoio dos grandes cafeicultores, muitos dos quais responsabilizavam o governo imperial pelos seus prejuízos com o fim do trabalho escravo.


Inglês

Texto-base para as questões 31 a 36.

Eight-year-old’s handwritten novel takes Idaho town by storm

Good things come to those who wait – but with a bit of hustle, success can come sooner than you think.

That is the lesson learned by eight-year-old Dillon Helbig, whose first book has become a surprise hit in his Idaho town of Boise. He snuck his 81-page handwritten Christmas tale onto a bookshelf at his local library without anyone noticing. But to the surprise of both himself and his parents, 56 people have joined the library’s waitlist to read it.

The fictional novel tells the story of how Dillon was decorating his Christmas tree when it exploded, magically transporting him back to the year 1621. The year is a reference to when the Thanksgiving holiday was first celebrated in the US, a fact he checked with his mother while working on the book over the winter holidays.

The book was written by hand over four days in a journal and illustrated with drawings – also by the author. He gave it the title The Adventures of Dillon Helbig’s Crismis, and named the author as Dillon Helbig His Self.

But the only reason the self-produced novel became known outside of Dillon’s home was because of how it ended up in the local library system. While on a trip to the library with his grandmother shortly after finishing the book, Dillon took a risk. He decided to place the only copy of the book on a shelf when nobody was looking.

“There was a lot of librarians that I had to sneak past, so do you know what I did? I covered up this part and covered the back with my body and just snuck it in,” Dillon explained to a local television station. “I always be sneaky, like how I get chocolate,” he added.

When the local branch discovered the book they decided to process it and include it in their collection. “Dillon’s book definitely fit all the criteria that we would look for to include a book in our collection,” the library manager, Alex Hartman, said.

As for Dillon, he already has plans for a sequel. He told interested reporters that his next book will be “based on actual events.” And he has already decided on a title for it – The Jacket-Eating Closet.
Source: https://www.bbc.com/news/world-us-canada-60229749

UENP 2022 - QUESTÃO 31
Segundo o texto, o menino Dillon Helbig

A. produziu um manuscrito que, ao ser descoberto por sua avó e doado a uma livraria local, alcançou 56 interessados em comprá-lo.

B. produziu um manuscrito e o escondeu na estante de uma livraria local, que decidiu publicá-lo devido ao interesse de muitas pessoas em ler a história.

C. escreveu, como parte de uma lição de casa, uma história baseada em fatos reais, que foi checada por sua mãe antes de ser oferecida à biblioteca local.

D. colocou, na estante da biblioteca local, sem que ninguém percebesse, um manuscrito de sua autoria, que despertou o interesse de 56 leitores.

E. produziu uma história que se tornou conhecida fora de sua cidade natal graças a uma viagem à casa de sua avó, que o ajudou a divulgar o livro em uma rede de livrarias.


UENP 2022 - QUESTÃO 32
Assinale o trecho do texto cujo sentido mais se aproxima do conteúdo veiculado no título, “Eightyear-old’s handwritten novel takes Idaho town by storm”.

A. “whose first book has become a surprise hit in his Idaho town of Boise”.

B. “Dillon was decorating his Christmas tree when it exploded”.

C. “magically transporting him back to the year 1621”.

D. “shortly after finishing the book, Dillon took a risk”.

E. “When the local branch discovered the book they decided to process it”


UENP 2022 - QUESTÃO 33
Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao uso das palavras e expressões no texto.

A. No trecho “He snuck his 81-page handwritten Christmas tale onto a bookshelf”, o termo em destaque poderia ser substituído por “wrote” sem prejuízo para o sentido do enunciado.

B. No trecho “There was a lot of librarians that I had to sneak past”, o termo em destaque significa“bibliotecários”.

C. No trecho “Dillon’s book definitely fit all the criteria that we would look for”, o termo em destaque tem o sentido de “encaixar-se em” ou “adequar-se a”.

D. No trecho “he already has plans for a sequel”, o termo em destaque poderia ser traduzido por “continuação”, referindo-se a uma obra que continua a história da obra anterior.

E. Nos trechos “handwritten Christmas tale” e “the self-produced novel”, os termos em destaque fazem referência à história produzida por Dillon.


UENP 2022 - QUESTÃO 34
Assinale a alternativa CORRETA com relação ao enunciado “Good things come to those who wait – but with a bit of hustle, success can come sooner than you think.”

A. O trecho “Good things come to those who wait” representa adequadamente a persistência de Dillon em esperar por oito anos para que tivesse seu livro reconhecido pelo público.

B. A conjunção “but” estabelece uma ideia de causa e consequência, indicando que o sucesso de Dillon é resultante da persistência em escrever seu livro. 

C. O trecho “success can come sooner than you think” contém uma construção comparativa, “sooner than”, para indicar que a ação de Dillon resultou em sucesso antes do esperado.

D. No trecho “success can come sooner than you think”, o verbo modal “can” indica permissão, referindo-se ao fato de que obteve permissão para publicar o livro.

E. A expressão “a bit of hustle” significa “muita paciência” e refere-se à atitude de Dillon de aguardar o período de férias de inverno para levar seu manuscrito à biblioteca local.


UENP 2022 - QUESTÃO 35
Assinale a alternativa CORRETA com relação à descrição das formas verbais em destaque.

A. No trecho “56 people have joined the library’s waitlist”, o verbo está conjugado no tempo Past Perfect e é usado para descrever uma ação ocorrida em um ponto determinado do passado.

B. No trecho “The fictional novel tells the story”, o verbo está conjugado no tempo Simple Present e é usado para descrever brevemente o conteúdo de uma narrativa ficcional.

C. No trecho “Dillon was decorating his Christmas tree when it exploded”, os verbos em destaque estão conjugados nos tempos Present Continuous e Past Participle, respectivamente.

D. No trecho “The book was written by hand over four days”, o verbo está conjugado no tempo Present Perfect e é usado para descrever uma situação em andamento.

E. No trecho “his next book will be ‘based on actual events’”, o verbo está conjugado no tempo verbal Future Continuous e é usado para descrever uma situação hipotética no futuro.


UENP 2022 - QUESTÃO 36
Assinale a alternativa CORRETA com relação à função dos elementos gramaticais no texto.

A. No trecho “That is the lesson learned by eight-year-old Dillon Helbig”, o pronome demonstrativo faz referência à lição de casa da qual resultou o livro escrito por Dillon. 

B. No trecho “The year is a reference to when the Thanksgiving holiday was first celebrated in the US”, o termo em destaque é um advérbio de lugar.

C. No trecho “When the local branch discovered the book they decided to process it”, os pronomes referem-se, respectivamente, a “librarians” e “local branch”.

D. Nos trechos “shortly after finishing the book” e “magically transporting him back to the year 1621”, os termos em destaque são advérbios de tempo e de frequência, respectivamente.

E. No enunciado “There was a lot of librarians that I had to sneak past”, retirado da fala de Dillon em entrevista, o verbo em destaque deveria estar no plural para concordar com “librarians”.


Espanhol

Considere o texto abaixo para responder às questões 31, 32 e 33:

La atención de Salud Mental en América Latina y el Caribe
Jorge Rodríguez
Médico Psiquiatra. MD, PhD. Jefe de la Unidad de Salud Mental, Abuso de Sustancias y 
Rehabilitación de la Organización Panamericana de la Salud (OPS/OMS).

Resumen
Se realiza una breve reseña de los procesos de cambio ocurridos en la atención de salud mental en Latinoamérica y el Caribe en los últimos quince años, tomando como punto de referencia la Declaración de Caracas de 1990. En estos procesos de reestructuración la Organización Panamericana de la Salud ha jugado un papel importante al ofrecer cooperación técnica a los países. Los estudios epidemiológicos realizados en los últimos años revelan una alta prevalencia de trastornos mentales y hacen un llamado a la acción, sobre todo teniendo en cuenta la respuesta insuficiente de los servicios. Por otro lado, la brecha de tratamiento, es decir, el número de personas portadoras de trastornos mentales que no reciben ningún tipo de tratamiento, puede exceder el 50% en muchas patologías. Se detalla algunos de los problemas más comunes que enfrentan las redes de servicios de salud mental en los países latinoamericanos y caribeños. Las evaluaciones realizadas en Centroamérica muestran aún una estructura de servicios donde la mayoría de los recursos humanos y financieros sigue concentrada en los grandes hospitales psiquiátricos nacionales; y estos consumen hasta el 90% del presupuesto dedicado a la salud mental. Se enfatiza en los principales documentos programáticos que pueden servir como base y guía para la acción en aquellos países que enfrentan los retos de la reestructuración de los servicios de salud mental. Se destaca los nuevos desafíos planteados en la Conferencia de Brasilia (2005), como son la atención de salud a problemas relacionados con la violencia, el alcoholismo y la conducta suicida; también la problemática psicosocial de los grupos vulnerables y la población infanto juvenil. Finalmente, se resalta que, indudablemente, durante los últimos quince años la salud mental ha venido escalando posiciones en la agenda de los gobiernos y las sociedades de los países latinoamericanos y caribeños, hay experiencias locales y nacionales exitosas, se han desarrollado las asociaciones de usuarios y familiares e incrementado la lucha por la defensa de los derechos humanos de las personas afectadas por trastornos mentales; también en el campo científico se han abierto posibilidades cada vez mayores de intervenciones eficientes. El futuro hoy es mucho más promisorio.
Publicado en Revista de Psiquiatria del Uruguay, 2007, v. 71, n. 2, p. 117-124. 
Disponible en: http://spu.org.uy/revista/dic2007/04_asm.pdf. Accedido: 23 de febrero de 2022.

UENP 2022 - QUESTÃO 31
De acordo com o texto, é CORRETO afirmar:

A. Jorge Rodríguez aborda as trocas de experiência sobre saúde mental realizadas entre a América Latina e o Caribe.

B. Na condição de membro, o autor defende a Organização Pan-americana da Saúde (OPS) diante das acusações de resposta insuficiente dos serviços de saúde mental.

C. Cerca de 50% da população latino-americana e caribenha não recebe nenhum tipo de tratamento para transtorno mental.

D. A Conferência de Brasília, realizada em 2005, desencadeou novos problemas relacionados à violência, ao alcoolismo e à conduta suicida.

E. Entre 1992 e 2007, aumentou a preocupação dos governos latino-americanos e caribenhos em relação à saúde mental.


UENP 2022 - QUESTÃO 32
A alternativa que apresenta uma CORRETA tradução do fragmento “En estos procesos de reestructuración la Organización Panamericana de la Salud ha jugado un papel importante al ofrecer cooperación técnica a los países” é:

A. Nestes processos de reestruturação, a Organização Pan-americana da Saúde jogou um papel importante ao oferecer cooperação técnica aos países.

B. Nestes processos de reestruturação, a Organização Pan-americana da Saúde desempenhou um papel importante ao oferecer cooperação técnica aos países.

C. Nestes processos de reestruturação, a Organização Pan-americana da Saúde julgou um papel importante ao oferecer cooperação técnica aos países.

D. Nestes processos de reestruturação, a Organização Pan-americana da Saúde tinha jogado um papel importante ao oferecer cooperação técnica aos países.

E. Nestes processos de reestruturação, a Organização Pan-americana da Saúde havia feito um papel importante ao oferecer cooperação técnica aos países.


UENP 2022 - QUESTÃO 33
Assinale a alternativa CORRETA:

A. Em “Los estudios epidemiológicos realizados en los últimos años revelan una alta prevalencia de trastornos mentales y hacen un llamado a la acción, sobre todo teniendo en cuenta la respuesta insuficiente de los servicios”, o termo destacado poderia ser substituído por “además” sem alteração de sentido.

B. Em “Las evaluaciones realizadas en Centroamérica muestran aún una estructura de servicios donde la mayoría de los recursos humanos y financieros sigue concentrada en los grandes hospitales psiquiátricos nacionales”, o termo destacado poderia ser substituído por “aunque” sem alteração de sentido.

C. Em “estos consumen hasta el 90% del presupuesto dedicado a la salud mental”, o termo destacado retoma “recursos humanos y financieros”.

D. Em “Por otro lado, la brecha de tratamiento, es decir, el número de personas portadoras de trastornos mentales que no reciben ningún tipo de tratamiento, puede exceder el 50% en muchas patologías”, o termo destacado poderia ser substituído por “o sea” sem alteração de sentido.

E. Em “Se destaca los nuevos desafíos planteados en la Conferencia de Brasilia (2005), como son la atención de salud a problemas relacionados con la violencia, el alcoholismo y la conducta suicida”, o termo destacado poderia ser substutuído por “cuanto” sem alteração de sentido.


Considere o texto abaixo para responder às questões 34, 35 e 36:

El teatro desenmascara las torturas de Billy el Niño
Se estrena en Madrid un espectáculo que mezcla la ficción con testimonios reales de víctimas del policía franquista
ROCÍO GARCÍA
Madrid - 23 febrero 2022 - 01:30 

El policía español Antonio González Pacheco, conocido como Billy el Niño, murió con todas las condecoraciones y sobresueldos que los políticos de turno le fueron adjudicando. Nunca respondió ante la justicia por las acusaciones de tortura que se presentaron contra él. Falleció el 7 de mayo de 2020 por coronavirus y solo un mes después el Congreso de los Diputados aprobó, por una amplia mayoría, una proposición de ley en la que se instaba al Gobierno a retirar las medallas y condecoraciones a los torturadores del franquismo.

Coincidiendo con el 41º aniversario del golpe de Estado del 23-F, el Teatro del Barrio de Madrid tenía previsto estrenar hoy miércoles Homenaje a Billy el Niño, un espectáculo que se adentra en los oscuros calabozos del franquismo donde la práctica de torturas era sistemática, pero el contagio de covid de uno de los actores ha forzado el retraso de la primera función hasta el 2 de marzo. La obra arranca en julio de 1977, cuando el policía fue condecorado con la medalla de plata al mérito policial por iniciativa del entonces ministro del Interior, Rodolfo Martín Villa. 

Escrita por Ruth Sánchez y Jessica Belda, dirigida por Eva Redondo e interpretada por Antonio Gómez Celdrán (en el papel de Billy el Niño), Jesús Barranco y la propia Belda, la pieza teatral repasa también, con nombres y apellidos, las vergüenzas de los políticos que lo protegieron y condecoraron no solo durante la dictadura, sino también durante la Transición.

Homenaje a Billy El Niño, que se representará en el Teatro del Barrio los miércoles y domingos hasta el 3 de abril, es la tercera obra escrita por Sánchez y Belda. El tríptico conforma una mirada hacia el pasado y la memoria histórica –las anteriores fueron La Sección (Mujeres en el fascismo español) y Españolas, Franco ha muerto, que dirigió Verónica Forqué–.
Disponible en: https://elpais.com/cultura/2022-02-23/el-teatro-desenmascara-las-
torturas-de-billy-el-nino.html. Accedido el: 23 de febrero de 2022.

UENP 2022 - QUESTÃO 34
É CORRETO afirmar:

A. O texto de Rocío Garcia denuncia a recente condecoração de um policial franquista que faleceu em decorrência de Covid-19 em 2020.

B. Antonio González Pacheco nunca chegou a ser julgado pelas acusações de tortura, razão pela qual o Congresso espanhol aprovou a retirada de suas medalhas e condecorações.

C. Assim como outras duas obras escritas por Sánchez y Belda (La Sección e Españolas, Franco ha muerto), Homenaje a Billy el Niño se volta para o passado e a memória histórica espanhola.

D. O espetáculo Homenaje a Billy el Niño foi criado em 2020 para as comemorações do 41º aniversário do golpe de estado.

E. A peça teatral estreará em março e revisará nomes e apelidos dos políticos que protegeram Billy el Niño durante a ditadura e a transição.


UENP 2022 - QUESTÃO 35
Assinale a única alternativa CORRETA:

A. Em “murió con todas las condecoraciones y sobresueldos que los políticos de turno le fueron adjudicando”, o pronome destacado cumpre a função de objeto indireto e retoma “el policía español Antonio González Pacheco”.

B. O termo “pero” (segundo parágrafo) é empregado com o mesmo sentido de “sino” (também no segundo parágrafo).

C. O termo “tríptico” (terceiro parágrafo) se refere ao conjunto de atores que atuam em Homenaje a Billy el Niño.

D. O verbo “arrancar”, usado no segundo parágrafo, assume o sentido de fazer-se conhecida.

E. O termo “homenaje”, empregado no título da peça teatral, é um adjetivo feminino, cuja tradução para o português é “homenagem”.


UENP 2022 - QUESTÃO 36
O fragmento “el contagio de covid de uno de los actores ha forzado el retraso de la primera función hasta el 2 de marzo” está CORRETAMENTE traduzido para o português em:

A. O contágio de covid de um dos atores forçou o adiamento da primeira função até 2 de março.

B. O contágio de covid de um dos atores forçou o adiamento da primeira função para 2 de março.

C. O contágio de covid de um dos atores havia forçado o adiamento da primeira apresentação até 2 de março.

D. O contágio de covid de um dos atores tem forçado o adiamento da primeira apresentação para 2 de março.

E. O contágio de covid de um dos atores forçou o adiamento da primeira apresentação para 2 de março.

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Texto-base para as questões 37-39:

Como a desigualdade no pagamento entre homens e mulheres prejudica a economia brasileira
Luiza Franco e Paula Adamo Idoeta
Da BBC News Brasil em São Paulo - 6 janeiro 2019

O mundo avançou pouco na igualdade de gêneros no último ano: menos mulheres do que homens têm entrado no mercado de trabalho; sua participação na política e em cargos privados sêniores ainda é inferior à masculina, e sua presença em setores emergentes de tecnologia, como o de Inteligência Artificial, ainda é irrisória.

As conclusões são de um relatório recente do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), que traçou um panorama pouco animador da igualdade de gêneros em 149 países sob os aspectos político, econômico, educacional e de saúde.

O Brasil não está bem posicionado no ranking do relatório: caiu cinco posições, para a 95ª, porque “o abismo entre gêneros está em seu maior nível desde 2011”, diz o WEF. Os motivos disso são, sobretudo, as persistentes disparidades em participação e oportunidade econômicas.

Aqui, segundo o Estudo de Estatísticas de Gênero, do IBGE, as mulheres trabalham em média três horas por semana a mais do que os homens (somando-se trabalho remunerado, atividades domésticas e cuidados com outras pessoas), mas ganham apenas dois terços (76%) do rendimento deles.

Nas ocupações que exigem nível superior completo ou mais, a diferença salarial é ainda maior: as mulheres recebiam 63,4% do rendimento dos homens em 2016, dado mais recente disponível. [...]
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46655125

UENP 2022 - QUESTÃO 37
Segundo o conteúdo do texto, é CORRETO afirmar que

A. o Brasil apresenta uma realidade diferente do restante do mundo no que tange a questões relacionadas à igualdade de gênero, haja vista os avanços alcançados desde 2011.

B. o Brasil passou do 100º para o 95º lugar no ranking apresentado no relatório do IBGE, o que indica que sua situação piorou em relação à média mundial.

C. a isonomia salarial e a igualdade de oportunidade de acesso ao mercado de trabalho, no que tange à questão do gênero, resultaria em ganhos para a economia brasileira.

D. havia mais mulheres do que homens trabalhando formalmente em 2018, o que trouxe prejuízo à economia brasileira, uma vez que a remuneração delas é inferior à média salarial deles.

E. homens têm mais acesso ao nível superior do que mulheres, o que justifica, pelo menos parcialmente, a diferença salarial quando se compara o rendimento por gênero.


UENP 2022 - QUESTÃO 38
O fragmento de texto acima é um recorte de uma matéria mais longa, que apresenta conteúdos organizados em seções. Apenas um dos subtítulos abaixo não faz parte da matéria. Assinale a opção que indica qual subtítulo não figuraria no texto, por falta de coerência com o conteúdo apresentado acima.

A. Elas são prejudicadas logo na entrevista de emprego

B. Quanto maior o cargo, maior a diferença salarial

C. Mais poder financeiro feminino melhora as famílias

D. Mais participação feminina leva a mais eficiência e estabilidade financeira

E. Os benefícios da desigualdade de gêneros: até US$ 28 tri a mais no PIB global


UENP 2022 - QUESTÃO 39
Considere as afirmações e assinale a alternativa INCORRETA.

A. No primeiro parágrafo, o conteúdo do texto apresentado após os dois pontos explica o que se afirma na primeira oração do parágrafo.

B. O advérbio “Aqui” (4º parágrafo) atua como um elemento de coesão ao retomar o conteúdo da última oração do 3º parágrafo.

C. A expressão “as conclusões” (2º parágrafo) retoma os dados apresentados no primeiro parágrafo, e a citação da fonte de onde foram retirados contribui para dar credibilidade ao texto.

D. A falta de equiparação salarial não é o único fator citado para justificar a avaliação de que “o mundo avançou pouco na igualdade de gêneros no último ano”.

E. O elemento coesivo “como”, empregado no título e no primeiro parágrafo, introduz sentidos diferentes em cada uma das ocorrências.


UENP 2022 - QUESTÃO 40
Considere as afirmações e assinale a alternativa CORRETA.

A. O verso livre e a linguagem coloquial, representativos da poesia modernista, são substituídos pela rigidez do haicai e dos elementos da tradição oriental na escrita de Helena Kolody. 

B. A peça Eles não usam black-tie marca a estreia de Gianfrancesco Guarnieri no teatro brasileiro, em 1958, e tem forte cunho sociopolítico, colocando-se contrária aos movimentos grevistas.

C. Os contos que compõem a coletânea Seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles, têm em comum o narrador autodiegético, elemento que contribui para a penetração psicológica característica da autora. 

D. O conto Seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles, trata de como as organizações governamentais (na narrativa, simbolizadas pelos ratos) se articulam à elite às custas da classe trabalhadora.

E. O romance Nihonjin, do paranaense Oscar Nakasato, aborda a temática da migração permeada pelas dificuldades de adaptação e os desafios para manter as tradições do país de origem.


UENP 2022 - QUESTÃO 41
Assinale a única alternativa que apresenta uma afirmação INCORRETA acerca do Modernismo Brasileiro.

A. Diferentemente da poesia, a prosa modernista erigiu-se a partir do emprego de uma linguagem pautada na elaboração formal e no distanciamento da oralidade, culminando na erudição perceptível em Graciliano Ramos e Érico Veríssimo.

B. A exposição de Anita Malfatti, em 1917, que gerou críticas contundentes de Monteiro Lobato, anunciava a opinião pública paulista frente às tendências de vanguarda que viriam à tona na Semana da Arte Moderna de 1922.

C. Após o evento de 1922, os modernistas, em paralelo com suas obras, fundaram revistas e lançaram manifestos, que delimitavam subgrupos estéticos e ideológicos.

D. Na poesia, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira levaram a cabo o propósito modernista de contrapor-se ao modelo parnasiano, dando ênfase ao coloquial, ao irônico e ao prosaico na construção do verso.

E. Na chamada fase heroica do Modernismo (1922 a 1930), coexistiram duas correntes opostas, a centrípeta, que propunha um retorno ao Brasil real, e a centrífuga, voltada para um transoceanismo.


UENP 2022 - QUESTÃO 42
Considere as afirmações sobre a obra Torto arado, de Itamar Vieira Junior, e assinale a opção CORRETA.

A. O romance, ganhador do prêmio Jabuti de 2020, conta a história de duas irmãs, Bibiana e Bolonísia, que acabam separando-se em decorrência de um acidente ocorrido na infância.

B. A partir da perspectiva de um narrador heterodiegético, o romance enfatiza as questões de gênero relacionadas à vivência diária das mulheres da família de Zeca Chapéu Grande. 

C. A obra evidencia as diferenças entre gerações, as quais se manifestam no abandono da gratidão em relação àqueles que fornecem moradia e na ruptura com as religiosidades dos progenitores.

D. A narrativa, centrada na família de Zeca Chapéu Grande, aborda a luta pela sobrevivência, a relação com o trabalho e a terra dos trabalhadores rurais que sofrem com o legado da escravidão.

E. Organizada em três partes, a narrativa se constrói a partir da perspectiva de Bibiana (Fio de corte), Belonísia (Torto arado) e Salustiana (Rio de sangue), respectivamente.


Matemática

UENP 2022 - QUESTÃO 43
O armazém “Avenida”, para economizar o espaço do depósito, armazena o sal comprado, empilhando-o. Sabendo que os sacos pesam 25kg cada um e que, na primeira pilha, há apenas um saco; na segunda pilha, há dois sacos; na terceira pilha, temos quatro sacos; e, na quarta pilha, temos oito sacos, quantos quilos de sal teremos na décima segunda pilha?

A. 2.048 Kg de sal.

B. 12.000 Kg de sal.

C. 32.048 Kg de sal.

D. 51.200 Kg de sal.

E. 87.234 Kg de sal.


UENP 2022 - QUESTÃO 44 - ANULADA.

UENP 2022 - QUESTÃO 45
Num triângulo retângulo, a hipotenusa mede 100 cm e o lado menor mede 60 cm. Sabendo disso, é CORRETO afirmar que o Perímetro e a Área deste triângulo retângulo em metros são, respectivamente:

A. 240 m² e 2.400 m.
B. 240 m e 1.240 m².
C. 24 m e 240 m².
D. 124 m e 324 m².
E. 2,40 m e 0,24 m².


UENP 2022 - QUESTÃO 46
Numa empresa, todos os funcionários devem registrar o ponto impreterivelmente às 8h da manhã. Nos dias em que ocorrem atrasos, independentemente do tempo, há consequências. Os funcionários podem ser advertidos por escrito ou terem os atrasos convertidos em descontos no pagamento de acordo com os seguintes critérios:

a) no primeiro e segundo dia de atraso no “mês”, o funcionário é advertido por escrito, mas não há descontos.

b) no terceiro dia de atraso, é gerado um desconto de R$ 30,00 no salário.

c) nos dias seguintes, geram descontos acrescidos de R$ 30,00 em relação ao valor anterior.

Na tabela, temos os descontos relacionados aos cinco primeiros dias de atraso do funcionário João no mês de fevereiro.

Na tabela, temos os descontos relacionados aos cinco primeiros dias de atraso do funcionário João no mês de fevereiro.

Sabendo que o funcionário João, no mês de fevereiro, atrasou 13 dias, é CORRETO afirmar que o valor final que será descontado em seu salário no mês de fevereiro será de:

A. R$ 1.500,00.
B. R$ 1.330,00.
C. R$ 1.980,00.
D. R$ 1.530,00.
E. R$ 1.890,00.


UENP 2022 - QUESTÃO 47
Encontre o sétimo termo do binômio (x + 3)⁹.

A. 16.478 * x⁷.
B. 61.238 * x⁹.
C. 729 * x³.
D. 1.238 * x⁷.
E. 61.236 * x³.


UENP 2022 - QUESTÃO 48
Sabendo que 1 é raiz do polinômio p(x) = x³ + kx² – 2x – 1, é CORRETO dizer que o valor de k é igual a:

A. 04.
B. 02.
C. 07.
D. 05.
E. 03.


Química

UENP 2022 - QUESTÃO 49
De acordo com as análises realizadas por laboratórios de análises de alimentos, 66% dos alimentos comercializados têm sódio em excesso. Segundo a OMS, o ideal é que cada adulto consuma diariamente até 5 gramas de sal de cozinha.

A respeito do sal mencionado no enunciado, assinale a opção INCORRETA.

A. O sal em questão é o cloreto de sódio.

B. Este sal possui propriedades iônicas.

C. Quando fundido, este sal não conduz corrente elétrica.

D. Não é solúvel em benzeno.

E. Este sal pode ser obtido pela reação do ácido clorídrico com hidróxido de sódio.


UENP 2022 - QUESTÃO 50
O 1-propanol (n-propanol) e o metoxi-etano, quando puros, apresentam pontos de ebulição respectivamente de 97ºC e 7,4ºC. A grande diferença nesta propriedade física pode ser atribuída

A. às ligações de hidrogênio intermoleculares existentes.

B. às diferentes massas molares de cada molécula.

C. às ramificações existentes em cada molécula.

D. às interações de van der Waals.

E. à força gravitacional exercida sobre cada uma das moléculas.


UENP 2022 - QUESTÃO 51
Uma preocupação crescente da comunidade científica é a presença de fármacos no meio ambiente, em especial no ambiente hídrico.

A classe de medicamentos que mais causa preocupação são os antibióticos, pois ainda não são bem conhecidos os efeitos que tais compostos possam ter sobre a biota.

Uma das possíveis consequências desta contaminação é o aparecimento de cepas bacterianas resistentes aos medicamentos mais comuns, o que poderia levar a surtos epidêmicos de difícil combate.

A amostra de água de um lago apresentou concentração de 1,737 ng mL⁻¹ do antibiótico cefalexina, cuja estrutura é mostrada abaixo.

A amostra de água de um lago apresentou concentração de 1,737 ng mL⁻¹ do antibiótico cefalexina, cuja estrutura é mostrada abaixo.

Considerando que a massa molar da cefalexina é 347,4 g mol⁻¹, assinale a opção que apresenta a concentração de cefalexina em mol L⁻¹ nesta amostra.

A. 5 x 10⁻⁶
B. 5 x 10⁻⁷
C. 5 x 10⁻⁹
D. 5 x 10⁻¹⁰
E. 5 x 10⁻¹²


UENP 2022 - QUESTÃO 52
Abaixo, é apresentado o mecanismo de uma reação orgânica com suas etapas e a reação global.

Abaixo, é apresentado o mecanismo de uma reação orgânica com suas etapas e a reação global

Com relação ao mecanismo da reação, sua cinética e suas moléculas constituintes (reagentes e produtos) são feitas algumas afirmações. Assinale a opção que apresenta uma afirmação INCORRETA.

A. O produto da reação é o 2-cloro-2-metilpropano.

B. A molécula de partida (reagente) é um álcool terciário.

C. A etapa 2, por ser a etapa lenta, determina a velocidade da reação. 

D. Esta é uma reação de segunda ordem.

E. A etapa 1 é uma reação ácido-base de Bronsted.


UENP 2022 - QUESTÃO 53
Abaixo, são apresentadas as reações de combustão do etino e do benzeno, com seus respectivos calores (entalpias) de combustão.

C2H2 + 5/2 O2 → 2 CO2 + H2O ∆H = -308 kJ mol⁻¹
C6H6 + 15/2 O2 → 6 CO2 + 3 H2O ∆H = -780 kJ mol⁻¹

A reação de conversão do etino em benzeno é apresentada na equação não balanceada abaixo.

C2H2 → C6H6 ∆H = ?

Determine qual será o calor, liberado ou absorvido, para a reação de conversão do etino em benzeno.

A. - 1088 kJ mol⁻¹
B. - 144 kJ mol⁻¹
C. + 144 kJ mol⁻¹
D. - 472 kJ mol⁻¹
E. + 472 kJ mol⁻¹


UENP 2022 - QUESTÃO 54
Abaixo, está representada a rota sintética de um conhecido medicamento analgésico (B) a partir do composto (A).

Abaixo, está representada a rota sintética de um conhecido medicamento analgésico (B) a partir do composto (A).

Com relação a esta rota sintética, são feitas algumas afirmações. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação INCORRETA.

A. O composto (A) é o fenol.

B. As etapas 1 e 3 são reações ácido-base.

C. A etapa 2 necessita de aquecimento e pressão.

D. A etapa 4 corresponde a uma reação de esterificação.

E. O produto final (B) apresenta uma função química orgânica aldeído.


Sociologia

UENP 2022 - QUESTÃO 55
Assinale a alternativa que melhor corresponde à concepção do Sociólogo E. Durkheim sobre o fundamento da vida social:

A. Para E. Durkheim, o fundamento da vida social são as ações sociais.

B. Para E. Durkheim, a vida social evolui do Estado Teológico ao Metafísico, até chegar ao Estado Científico.

C. Para E. Durkheim, a vida social é essencialmente moral.

D. Para E. Durkheim, o fundamento básico da vida social é o modo de produção.

E. Para E. Durkheim, o fundamento da vida social é a sociedade de consumo.


UENP 2022 - QUESTÃO 56
Assinale a alternativa que corresponde a um grupo exclusivo de importantes autores da Sociologia brasileira:

A. Paulo Freire, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro e Abramo Hefez.

B. Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Marilena Chauí e Mario Sergio Cortella.

C. Ruy Barbosa, Machado de Assis, Olavo Bilac e Oscar Niemeyer.

D. Gilberto Freire, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro e Fernando Henrique Cardoso.

E. Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Paulo Freire e Leonardo Boff.


UENP 2022 - QUESTÃO 57
Max Weber é considerado um dos pais da Sociologia Moderna. Duas das suas principais obras escritas são:

A. “Economia e Sociedade” e “O Capital”

B. “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” e “O Suicídio”

C. “Economia e Sociedade” e “Sociologia Positiva”

D. “O Capital” e “O Manifesto Comunista”

E. “Economia e Sociedade” e “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”


UENP 2022 - QUESTÃO 58
O relativismo cultural é uma construção teórica da Antropologia, elaborada por nomes como Franz Boas e outros. Assinale a alternativa que melhor representa o que se entende por relativismo cultural:

A. Perspectiva que respeita as diferentes culturas, sem julgá-las a partir da sua própria visão e experiência culturais.

B. Perspectiva que visa ao diálogo entre as culturas e o governo para a tomada de decisões políticas.

C. Perspectiva que considera a sua cultura como superior e mais importante do que as demais.

D. São os vários aspectos da língua e das tradições que caracterizam uma cultura.

E. Perspectiva que admite violar as regras culturais para alcançar as metas estabelecidas.


UENP 2022 - QUESTÃO 59
O conceito de movimentos sociais tem sido importante para o entendimento das sociedades contemporâneas. Assinale a alternativa que melhor indica como são definidos os movimentos sociais:

A. São os movimentos das pessoas nos territórios do mundo globalizado em busca de trabalho.

B. São as mudanças que acontecem no mercado de trabalho, provocadas pelas novas tecnologias.

C. São os movimentos das pessoas que ingressam nos partidos políticos para participar das eleições.

D. São as mudanças das classes sociais como resultado do aumento da renda da população.

E. São os grupos da sociedade que se formam e atuam para promover mudanças contra a exclusão social e de direitos que sofrem.


UENP 2022 - QUESTÃO 60
A exclusão social é um conceito utilizado amplamente pela Sociologia Contemporânea. 

Assinale a alternativa que melhor corresponde à definição de exclusão social:

A. É o processo de aperfeiçoamento da convivência de alguém tido como diferente socialmente, como os demais membros (‘iguais’) da sociedade.

B. Processo pelo qual as pessoas se relacionam umas com as outras, em determinado contexto social.

C. Processo pelo qual grupos de indivíduos são julgados moralmente de maneira depreciativa pelos demais.

D. Processo pelo qual grupos de indivíduos são afastados ou privados de usufruir de bens, direitos ou serviços que lhes são assegurados em leis ou declarações de direitos.

E. Processo pelo qual responsabilidades são atribuídas aos grupos de indivíduos de maneira padronizada pela cultura.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UENP (Vestibular 2022) com Gabarito
Prova UENP (Vestibular 2022) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjP0CkkcekS8yzJYuIYlsqtUkyp2vv5qUkX24LjdTCRpeVe0kIZmWf8Hyu31WxJFWb2PEGpeurOAA6KvKmOTCsiEBWwIuv8M4Azd8sC9ZXknU_Kbc1MAiFVcBx4HXyk1laHwYQBWcJ5uFdOxYP_8fTIC--uTPW_OyyD6hlM20TyvDsAKWthjHhaTWiUSg/s16000/UENP%20INDAGACAO.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjP0CkkcekS8yzJYuIYlsqtUkyp2vv5qUkX24LjdTCRpeVe0kIZmWf8Hyu31WxJFWb2PEGpeurOAA6KvKmOTCsiEBWwIuv8M4Azd8sC9ZXknU_Kbc1MAiFVcBx4HXyk1laHwYQBWcJ5uFdOxYP_8fTIC--uTPW_OyyD6hlM20TyvDsAKWthjHhaTWiUSg/s72-c/UENP%20INDAGACAO.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/09/prova-uenp-vestibular-2022-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/09/prova-uenp-vestibular-2022-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo