Nem sempre manifestações populares visam construir e/ou manter valores democráticos

UCPEL 2022 - QUESTÃO 24 (Manifestações de 7 de setembro de 2021. Imagem retirada do site de G1:  https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/...
UCPEL 2022 - QUESTÃO 24
STF ameaça nossa liberdade 07/09/2021
(Manifestações de 7 de setembro de 2021. Imagem retirada do site de G1: 
https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/09/07/manifestantes-fazem-at
os-a-favor-de-bolsonaro-no-7-de-setembro.ghtml. Acesso em 06/11/2021)

O Brasil não será uma nova Cuba
(Marcha da Família com Deus e pela Liberdade. Imagem retirada
do site da revista História Viva: http://juarezribeiroa.blogspot.com/
2017/07/marcha-da-familia-com-deus-pela.html. Acesso em 06/11/2021)

Nem sempre manifestações populares visam construir e/ou manter valores democráticos. Em diversos momentos, milhares de pessoas saíram às ruas para legitimar regimes autoritários ou para clamar por líderes e soluções que atentam contra a dignidade humana.

Apesar da base dos direitos humanos contemporâneos ter sido estabelecida há mais de duzentos anos, seja pelos ideais iluministas ou pelas revoluções burguesas que derrubaram o Antigo Regime, ainda hoje grupos se estruturam para lutar por soluções violentas e simplistas aos dilemas naturais que brotam do convívio entre interesses diversos que compõem o coletivo humano.

Se em 2021 o grito dos intolerantes não foi capaz de desestruturar a frágil democracia brasileira, em 1964 a Marcha da Família com Deus e pela Liberdade conseguiu transmitir aos líderes golpistas o apoio civil necessário para legitimar a tomada forçada do poder e destituição do Presidente João Goulart.

Sobre a Marcha da Família com Deus e pela Liberdade é possível afirmar, de forma correta, que: 

a) em resposta à Marcha da Família com Deus e pela Liberdade, o Presidente João Goulart fez o Comício da Central do Brasil no qual, para contrapor a força conservadora da marcha, acabou por radicalizar o discurso defendendo a “reforma agrária na lei ou na marra”, que uniu em torno da solução armada os grupos conservadores ainda indecisos de apoiar as forças armadas.

b) por seu tom abertamente conservador, em especial na defesa da família tradicional como a única aceitável, a marcha não teve, entre suas principais lideranças, mulheres. A marcha, assim como a posterior derrubada da democracia pelo golpe civil-militar, foi marcada pela ausência de substancial parcela da sociedade brasileira.

c) alguns dos estados mais ricos economicamente, como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, tiveram em seus governadores lideranças dispostas a defender a legalidade, combatendo a marcha e, posteriormente, pagando por essa posição com cassações de mandatos e suspensão de direitos políticos.

d) usando o combate ao comunismo e a defesa dos valores tradicionais cristãos da sociedade brasileira como bases de união, a marcha defendia a tomada do poder pelas forças armadas como a solução contra as reformas de base e contra um alegado viés esquerdista do governo de João Goulart.

e) a marcha foi facilitada por João Goulart estar na China, negociando uma política de aproximação econômica com Mao-Tse-Tung, o que serviu para uma ampla propaganda que associava o Presidente ao comunismo internacional.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
d) usando o combate ao comunismo e a defesa dos valores tradicionais cristãos da sociedade brasileira como bases de união, a marcha defendia a tomada do poder pelas forças armadas como a solução contra as reformas de base e contra um alegado viés esquerdista do governo de João Goulart.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo