Prova UCPEL 2022 (1ª e 2ª Etapas) com Gabarito

Prova UCPEL 2022 (1ª e 2ª Etapas) com Gabarito VESTIBULAR DE VERÃO 2022 PRIMEIRA ETAPA PORTUGUÊS Leia o texto para responder as questõe...
UCPEL

Prova UCPEL 2022 (1ª e 2ª Etapas) com Gabarito

VESTIBULAR DE VERÃO 2022
PRIMEIRA ETAPA

PORTUGUÊS

Leia o texto para responder as questões 1, 2 e 3.

Vídeo assimila Bolsonaro a criança mimada e viraliza na web

Sob o título “O Brasil não é um brinquedo”, um vídeo satírico que assimila a figura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a uma criança mimada ganhou grande repercussão nas redes sociais no último dia das crianças.

Nas imagens, a câmera adentra em um ambiente que parece ser o escritório presidencial. 

Um quadro com a fotografia de Bolsonaro está exposto na parede. Um homem sentado no chão veste uma faixa presidencial e começa a brincar na sala.

Com voz similar ao do presidente, o personagem faz declarações contra a população indígena e às mulheres. Em dado momento, ele se entretém com um boneco alusivo ao ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro.

O vídeo, que não mostra rostos, foi publicado por uma conta intitulada 'Gabinete dos Bichos'. Segundo o perfil, o grupo se trata de “um coletivo de animais que luta contra o terrorismo ambiental”.

"Tem criança que brinca de ser presidente. E tem presidente que brinca de ser criança. Nesse Dia das Crianças, um recado ao moleque que ocupa a presidência. O Brasil não é brinquedo", diz a legenda da publicação.

Personalidades políticas comentaram e reproduziram o vídeo, como foi o caso do deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) e do ativista William de Lucca.
Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/
politica/2021/10/4954976-video-assimila-bolsonaro-a-
crianca-mimada-e-viraliza-na-web.html>.
Acesso em: 20 out. 2021. (adaptado)

UCPEL 2022 - QUESTÃO 01
Na prática social, utilizamos determinados gêneros textuais que podem apresentar um ou mais tipos textuais. Com base nessa afirmação, analise as assertivas. 

I. O primeiro e segundo parágrafos são dissertativos. 

II. O primeiro parágrafo é dissertativo e os demais argumentativos.

III. O segundo e terceiro parágrafos são descritivos.

Marque a alternativa correta: 

a) Apenas a I está correta.

b) Apenas a III está correta.

c) Apenas a I e III estão corretas.

d) Apenas a I e II estão corretas.

e) Apenas a II e III estão corretas.


UCPEL 2022 - QUESTÃO 02
No primeiro parágrafo, onde se lê “Sob o título ‘O Brasil não é um brinquedo’, um vídeo satírico que assimila a figura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a uma criança mimada ganhou grande repercussão nas redes sociais no último dia das crianças.”. A expressão “satírico” é compreendida como: 

a) Um tipo de texto construído por hipérbole, que caracterizam a ridicularização de um sujeito, sendo utilizado nas categorias irônicas para um tema específico como, por exemplo, o presidente da república. 

b) Um tipo de figura de construção que motiva sempre ao leitor a constituir efeitos de sentido que levem ao riso. Esse tipo de figura constrói o gênero textual ironia. 

c) um tipo de técnica linguística e literária aplicada em textos com o objetivo de ridicularizar determinado tema. Esse tipo de texto é usado principalmente em temas políticos.

d) Um tipo de construção linguística que denota sentidos que levam a ridicularização de seres que ocupam cargos públicos. Esse tipo de construção pode ser compreendido como uma metonímia desgastada. 

e) Um tipo de técnica linguística e literária aplicada em textos com o objetivo de parodiar um tema de relevância social e histórica. Esse tipo de texto é usado em variados temas, mais especificamente em textos que tenham a função conativa.


UCPEL 2022 - QUESTÃO 03
A expressão “O Brasil não é um brinquedo” pode ser compreendida, segundo o contexto, como:

a) uma forma de expressar o entendimento de que o presidente age como criança em determinados momentos, como, por exemplo, nas questões ambientais, sendo o Brasil associado a um objeto voltado ao lazer pessoal do presidente, o que não parece condizente com o cargo que ocupa.

b) um brinquedo que assume o significado específico de lúdico, sendo direcionado a crianças, entretanto, Brasil, por ser um país, não pode ser compreendido como brinquedo, nesse caso, o sentido da expressão é comprometido devido ao aspecto denotativo, danificando o sentido. 

c) o deslizamento dos sentidos entre Brasil e brinquedo caracterizam a intenção do texto de expor as atitudes infantis do presidente afim de infantilizá-lo, trazendo adjetivações específicas de crianças para um adulto com o objetivo de demonstrar a pureza e a imaginação do presidente. 

d) uma forma de banalizar uma atitude tão importante como o brincar de uma criança, em que o Brasil seria um brinquedo dado ao presidente que tem comportamento de criança, o que não constitui coerência com a continuidade do texto, pois não se pode dizer, segundo o texto, que haja argumentos para tal expressão.

e) uma forma de classificar o presidente com características infantis e o Brasil como seu brinquedo, sendo este seu trabalho, o que pode ser compreendido como sendo o brincar, o trabalho de uma criança, potencializando a ideia de que o texto é uma homenagem ao Dia das crianças.


LITERATURA

UCPEL 2022 - QUESTÃO 04
O autor Tomas Antônio Gonzaga, célebre árcade brasileiro, apresenta em sua obra Cartas Chilenas uma escrita satírica com o viés de denúncia. Segundo a obra, é correto afirmar que: 

a) em Cartas Chilenas, Gonzaga assume o pseudônimo de Critilo e dialoga com o amigo Doroteu. Nesses diálogos, há grande melancolia perante a influência da coroa nas produções literárias do Brasil independente. 

b) Cartas Chilenas foi um enorme sucesso literário porque foi escrita no período em que o autor se encontrava encarcerado. Assim, as liras que compõem essas cartas recontam, de forma satírica, a paixão do poeta pela jovem Maria Dorotéia de Seixas Brandão. 

c) em Cartas Chilenas, Gonzaga adotou o pseudônimo de Glauceste Satúrnio, sendo essa obra considerada um poema épico sobre Vila Rica em que denuncia de forma satírica o governador da Capitania de Minas Gerais. 

d) em Cartas Chilenas, Gonzaga aprimorou seu potencial poético, trazendo alegorias que satirizam o governador da Capitania de Minas, chamado de “Fanfarrão Mimiseo” que conota o sentido de medíocre, mínimo, o que motivou o encarceramento do autor em Vila Rica. 

e) em Cartas Chilenas, são criticadas, de forma satírica, os desmandos morais e administrativos do governador da Capitania de Minas, chamado de “Fanfarrão Minésio”. Nesse texto, o Chile corresponde a Minas Gerais, e sua capital, Santiago, a Vila Rica.


INGLÊS

Why we place too much trust in machines

Why we place too much trust in machines

If we are to adopt self-driving vehicles it will require people to trust the technology entirely – will that be a good thing? 

By Chris Baraniuk 19th October 2021

While many people might claim to be sceptical of autonomous technology, we may have a deep ingrained trust of machines that traces back to our evolutionary past. (…)It is a well-studied phenomenon known as automation bias, which sometimes also leads to automation complacency, where people are less able to spot malfunctions when a computer is running the show. But what is perhaps surprising is that our tendency to "overtrust" machinery is perhaps directly influenced by millions of years of evolution.
"Technology overtrust is an error of staggering proportion," writes Patricia Hardré of the University of Oklahoma in a book chapter on why we sometimes put too much faith in machines. She argues that people generally lack the ability to judge how reliable a specific technology is. This can actually go both ways. We might dismiss the help of a computer in situations where it would benefit us – or blindly trust such a device, only for it to end up harming us or our livelihoods.

(…) Evolution hasn't really prepared us for the fact that it can be quite costly to be betrayed by a machine, argues Francesca de Petrillo at the Institute for Advanced Study in Toulouse, who studies primates. For millions of years, there was no need to develop an ability to assess machines as carefully as we assess members of the same species. But today, when 
technology can have a huge impact on people's lives, there arguably is.

There are other factors involved here. Evolution aside, our willingness to trust technology is also influenced by personal knowledge about a machine or device, and cultural expectations. A 2019 study found that people were, on average, 29% more likely to give away their credit card details during a text-based chat if they thought they were speaking to a computer versus another human being. The researchers found that this effect was even more pronounced among those who had a pre-existing expectation that machines were more secure or trustworthy than humans.

Then again, sometimes people report a strong aversion to trusting technology. Many surveys have suggested that people are often uncomfortable with the idea of self-driving cars or handing over work responsibilities to machines. There are lots of reasons why suspicions about new technology can take hold. People might fear losing a part of their identity if an automaton takes over. Or they might simply feel sceptical that a computer will approach certain tasks with the required caution and dexterity. When you've seen a hundred videos of robots falling over, or experienced an obstinate computer refusing to function correctly, that's not necessarily surprising.(…)

If we accept that people are generally ill-equipped to assess the trustworthiness of machines because, from an evolutionary standpoint, we are primed to judge trustworthiness based on social cues, then this makes perfect sense. 

In other words, we aren't just bad at weighing up the trustworthiness of a machine, we're also easily seduced by mechanical objects when they start behaving a bit like a social partner who has our best interests at heart.(…)

But there's a hint here that our occasional, sometimes disastrous, overtrust in technology has been influenced by a simple fact: we evolved to be social animals in a world where machines did not exist. Now they do and we put our money, our personal data and even our lives under their supervision all the time. That's not necessarily the wrong thing to do – it's just that we're often pretty bad at judging when it's right.
https://www.bbc.com/future/article/20211019-why-we-place-too-much-trust-in-machines

UCPEL 2022 - QUESTÃO 05
Há pessoas que não confiam na tecnologia e, por outro lado, há outras que têm uma grande confiança nas máquinas.

Conforme as informações do texto, a confiança advém da crença de que

a) a fé cega nas máquinas é comparável à fé nas religiões históricas.

b) por milhões de anos apenas os homens precisavam realizar as tarefas.

c) a evolução da espécie aponta para a mudança promovida pelas máquinas.

d) as máquinas podem ser mais seguras do que os seres humanos.

e) o benefício da inteligência artificial é maior do que a inteligência humana.


UCPEL 2022 - QUESTÃO 06
Ainda de acordo com o que é dito no texto, a desconfiança provém do fato de que 

a) ignoramos se as máquinas estão programadas para serem nossas parceiras nos negócios.

b) não conseguimos julgar se robôs podem se ocupar do nosso dinheiro.

c) não sabemos ver se a máquina tem apenas interesse em nossa identidade.

d) esperamos que a tecnologia supere as relações sociais nos dias de hoje.

e) evoluímos para sermos animais sociais num mundo sem máquinas.


ESPANHOL

Así es la experiencia de una escuela de Shangrilá que usa Minecraft junto a los niños

El videojuego permite a los docentes plantear diferentes desafíos para que los alumnos aprendan sobre distintas áreas como matemáticas, biología, lenguaje y más.
ROSANA DECIMA Lunes, 18 Octubre 2021 04:00

Así es la experiencia de una escuela de Shangrilá que usa Minecraft junto a los niños

En un año tan particular como lo es 2021, en el que entre muchos otros cambios los niños tuvieron que asistir a clases de manera virtual gran parte del ciclo lectivo, los docentes de las escuelas vienen haciendo malabares para cumplir con los objetivos de los cursos.

La creatividad y el estar abierto a nuevas formas de educar se hicieron presentes y este es el caso de los maestros de varias escuelas uruguayas que comenzaron a utilizar un videojuego para enseñar. (…)

“Minecraft es un videojuego muy famoso y jugado por los niños en todo el mundo, que tiene dentro de sus posibilidades la de construir usando cubos de diferentes materiales. En Uruguay hay muchísimos niños y jóvenes que lo juegan. Así fue que se desarrolló una versión educativa que es la que estamos usando”, explicó a El País Mauricio Carballo, uno de los maestros de la escuela de Shangrilá. (…)

Para Mauricio se trata de “un videojuego increíble que permite desarrollar la creatividad y el trabajo en equipo en un mundo virtual, en el que el docente crea y diseña previamente sus actividades o desafíos con una intencionalidad pedagógica, con objetivos predefinidos para cada misión. Los chiquilines aprenden a trabajar colaborativamente, se ayudan entre ellos, porque todos pueden hacer algo.”

Chicos y grandes coinciden en que fue una excelente idea: “Es una herramienta que ayuda mucho a trabajar todas las áreas y complementar lo que hacemos los maestros en la clase. Estamos hablando de que a partir de un videojuego que a los niños les fascina, podemos trabajar los temas que creemos fundamentales. Entonces se crea una fusión muy linda que permite trabajar de otra manera. Esta modalidad “también obliga a reflexionar, porque se van presentando distintos problemas al momento de estar construyendo y los niños deben buscar las soluciones.” (…)

“Estamos aprendiendo mientras jugamos y creemos que ahí está lo interesante. Cuando uno trabaja motivado, haciendo algo que le gusta y de la forma que le gusta, los aprendizajes fluyen de otra manera”, añadió el maestro. (…)

Los usos que los docentes de distintas escuelas uruguayas le han dado al videojuego son múltiples. Se trata de proyectos en los que se pueden integrar distintas áreas del conocimiento: lenguas con lectura, oralidad y escritura, artístico con artes visuales y música, física, química, geografía, hasta programación.

En la escuela de Shangrilá, por ejemplo, la maestra María José Sayagués lo usó en matemáticas, para calcular área, perímetro y fracciones y contó a El País que “los niños debían crear construcciones con cierto perímetro o cierta superficie. Una actividad consistía en crear un cerramiento para animales de una granja, para lo cual contaba con 24 vallas. Debían crearlo y luego poner ovejas en un cuarto del mismo. Así avanzando cada vez en ejercicios más complejos”. 

En otra oportunidad los niños representaron volcanes y pudieron recorrer su interior: 

“Hay personajes que te cuentan en qué zona estás y cuáles son sus características. También trabajaron los diferentes tipos de respiración y crearon un mundo para representar allí diferentes animales de acuerdo a esto”, contó. (…)

“Comenzamos con actividades que nos permitieran ir conociendo los órganos y sus funciones. Luego de varias actividades donde pude ver que había quedado claro el tema, se planteó la consigna de modelar el cuerpo humano en Minecraft con la posibilidad de hacer un recorrido por el interior, visitando cada órgano del tubo digestivo. De esta forma los equipos tuvieron la ardua tarea de crearlo todo, desde cero, en varias sesiones. ¡El resultado fue fantástico!”, señaló.

Y concluyó Mauricio: “La creatividad de los docentes no tiene límites y este videojuego es muy versátil, por lo que se puede incluir perfectamente en las propuestas de aula tanto presencial como virtual. En muchas oportunidades son los propios gurises quienes dan ideas decómo incorporar el Minecraft a lo que se viene trabajando en clase”.

Mientras hay personas que pueden ver a la tecnología y puntualmente a los videojuegos como “enemigos” de la educación y del aprendizaje y como herramientas que son “distracciones” para los niños, los docentes que apuestan por enseñar a través del juego aseguran que “hay que generar alianzas con la tecnología y también, dentro de eso, con los videojuegos”. (…)

(…) Además, agregó que el entusiasmo de los pequeños es tal que a veces suena el timbre y no se quieren ir a sus casas. (…)
https://www.elpais.com.uy/vida-actual/asi-
experiencia-escuela-shangrila-minecraft-ninos.html

UCPEL 2022 - QUESTÃO 05
Qual é o argumento para a crítica feita ao uso do videogame Minecraft em escolas uruguaias?

a) As crianças não querem voltar para casa no fim do horário letivo.

b) Os professores não sabem utilizar bem a ferramenta.

c) Os videogames distraem as crianças do aprendizado.

d) A criatividade dos professores é maior sem o emprego do Minecraft.

e) Os alunos aprendem erradamente ao usar o videogame.


UCPEL 2022 - QUESTÃO 06
O que NÃO é afirmado no texto?

a) A pandemia obrigou os professores uruguaios a estudarem informática.

b) O aprendizado ocorre porque existe motivação para resolver problemas.

c) O Minecraft obriga a raciocinar durante o jogo.

d) O videogame permite desenvolver a criatividade e o trabalho em equipe.

e) O videogame é útil para aprender matérias como Biologia, Matemática, Geografia e Física.


SEGUNDA ETAPA

FÍSICA

UCPEL 2022 - QUESTÃO 01
A pista de autorama mostrada na figura ao lado é constituida por dois trechos retilíneos e dois semicirculares.

Se um carrinho percorrer todo o circuito com velocidade escalar constante é possível concluir que o módulo de sua aceleração será:

A pista de autorama mostrada na figura ao lado é constituida por dois trechos retilíneos e dois semicirculares.

a) Constante e diferente de zero nos trechos curvilíneos e nulo nos techos retilíneos;

b) nulo em todo o trajeto;

c) constante e diferente de zero nos trechos retilíneos e nulo nos trechos curvilíneos;

d) constante e diferente de zero em todo o trajeto;

e) constante nos trechos retilíneos e variável nos trechos curvilineos.


UCPEL 2022 - QUESTÃO 02
Um estudante observa um menino que desce uma rampa usando um carrinho de rolimã e estabelece analogia com um problema bastante comum em aulas de Física. Passa então a avaliar o movimento do menino e percebe que o mesmo parte do repouso e percorre a distância de 30 m em 5 s.

Se o conjunto composto pelo menino e pelo carrinho fosse substituido por um bloco plano que desce uma rampa(plano inclinado) cuja inclinação seja conhecida seria possível determinar o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a rampa(figura ao lado).

Considerando que o ângulo de inclinação é de tal magnitude que o seu cosseno vale 0,8 e o seu seno vale 0,6 e considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s² é possível concluir que o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano vale

Garoto

plano inclinado

a) 0,30
b) 0,93
c) 0,45
d) 0,40
e) 0,35


UCPEL 2022 - QUESTÃO 03
O desenvolvimento das máquinas a vapor, no século XVIII, permitiu significativo avanço na produção industrial (revolução industrial), mas ao mesmo tempo, deu início ao processo de poluição atmosférica por lançamento de gases na atmosfera e ao aquecimento global, por liberação de calor. A turbina a vapor é uma máquina que tem baixo rendimento, causando impacto ambiental elevado.

Esse baixo rendimento deve-se ao fato de que é pequena a razão entre:

a) o trabalho por ela realizado e a quantidade de calor absorvida pela máquina.

b) a quantidade de calor liberada pela máquina e a quantidade de calor por ela absorvida.

c) a quantidade de calor absorvida pela máquina e o trabalho por ela realizado.

d) a quantidade de calor absorvida pela máquina e a quantidade de calor por ela liberada.

e) entre a temperatura da fonte fria e a temperatura da fonte quente.


UCPEL 2022 - QUESTÃO 04
No circuito elétrico de um automóvel dois fios de cobre F1 e F2 são soldados como mostra a figura ao lado, tendo ambos o mesmo comprimento e diâmetros das secções retas diferentes.

Sendo o diâmetro da secção de F2 o dobro do diâmetro da secção de F1. Quando ligado à bateria verifica-se que correntes elétricas I1 e I2 percorrem, respectivamente, os dois segmentos F1 e F2 do circuito.

Baseado nessas informações é possível concluir que as diferenças de potencial elétrico V1, entre as extremidades de F1 e V2 entre as extremidades de F2 e as correntes I1 e I2 guardam entre sí as seguintes relações

UCPEL 2022 - QUESTÃO 04

a) V1 = 4V2 e I1 = 4I2
b) V1 = 2V2 e I1 = I2
c) V1 = V2 e I1 = 2I2
d) V1 = 4V2 e I1 = I2
e) V1 = V2 e I1 = I2


UCPEL 2022 - QUESTÃO 05
Em relação à refração da luz, analise as afirmativas abaixo e verifique a sua veracidade.

I- Durante a refração da luz o raio incidente, o raio refratado e reta normal à superfície de separação dos dois meios sempre estarão contidos no mesmo plano.

II- Quando a luz sofre refração sempre ocorre mudança na velocidade de propagação da luz 

III- Quando um raio luminoso sofre refração sempre ocorre mudança na sua direção de propagação.

IV- O índice de refração absoluto de um meio nunca pode ser maior do que 1, uma vez que a velocidade da luz em qualquer meio material é sempre menor do que a velocidade da luz no vácuo.

Das afirmativas propostas está(ão) correta(s)

a) Apenas a I e a III.
b) Apenas a I e a II.
c) A I, a III, e a IV.
d) A I, a II, e a IV.
e) Todas.


MATEMÁTICA

UCPEL 2022 - QUESTÃO 06
Atualmente o preço de um determinado notebook é de R$ 9.000,00. Admitindo que com o tempo este valor reduza linearmente e daqui a quatro anos custe R$ 4.000,00, o valor desse notebook daqui a um ano é 

a) R$ 7.500,00
b) R$ 8.250,00
c) R$ 8.000,00
d) R$ 7.750,00
e) R$ 8.500,00


UCPEL 2022 - QUESTÃO 07
Uma indústria farmacêutica produziu 68200 unidades de um medicamento num período de cinco dias. Supondo que a produção tenha dobrado a cada dia, a quantidade produzida no primeiro dia foi

a) 2800 unidades

b) 1800 unidades

c) 3200 unidades

d) 3400 unidades

e) 2200 unidades


UCPEL 2022 - QUESTÃO 08
Dada a matriz 𝐴 = (𝑎𝑖𝑗)3x3 tal que os elementos acima da diagonal principal são nulos e os elementos abaixo da diagonal principal são iguais a 2.

Sendo  , o determinante da matriz 𝐴 vale

a) 36
b) −36
c) 0
d) 42
e) −42


UCPEL 2022 - QUESTÃO 09
Considerando as retas definidas pelas equações 𝑟: 𝑥 − 3𝑦 + 2𝑚 = 0, 𝑠: 2𝑥 + 3𝑦 − 1 = 0 e 𝑡: 𝑥 + 𝑦 = 2, com 𝑚 um número real. Nestas condições para que a reta r passe pela intersecção das retas 𝑠 e 𝑡, 𝑚 deve ser 

a) −7
b) − 5
c) 3
d) 6
e) −4


UCPEL 2022 - QUESTÃO 10
A soma de todas as soluções distintas da equação 𝑠𝑒𝑛3𝑥 = 𝑐𝑜𝑠 𝑥, resolvida no intervalo  0 ≤ 𝑥 ≤ 𝜋, é equivalente a



QUÍMICA

UCPEL 2022 - QUESTÃO 11
Em nosso dia a dia usamos muito mais misturas do que substâncias propriamente puras. Num hospital, por exemplo, dentre os produtos usados estão o soro fisiológico, o álcool 70%, ar medicinal (composto pelos gases O2 e N2) e o éter etílico 50%.

Sobre esses compostos é correto afirmar que

a) o ar medicinal é uma solução gasosa cujos componentes podem ser separados por liquefação fracionada onde se reduz a temperatura e o gás menos volátil é obtido primeiramente.

b) o soro fisiológico é uma solução aquosa de cloreto de sódio cujo sal que é o soluto pode ser separado por decantação.

c) o álcool 70% consiste numa mistura homogênea com ação antisséptica cujo componente majoritário, o álcool metílico, é bastante polar e que pode ser separado por destilação fracionada.

d) o éter etílico 50% é uma mistura heterogênea, líquida, extremamente polar que pode ter seus componentes separados por destilação fracionada.

e) se tratam de dispersões coloidais cujos solutos são, respectivamente, o cloreto de sódio, o etanol, o gás oxigênio e o etóxi-etano.


UCPEL 2022 - QUESTÃO 12
A suspensão de sulfato de bário, muitas vezes chamada simplesmente de bário, é um agente de contraste utilizado durante procedimentos de raios-X.

Especificamente, é usada para melhorar a visualização do trato gastrintestinal (esôfago, estômago, intestinos) no plano do raio-X ou tomografia computadorizada.

É possível obter esse sal a partir da reação de neutralização entre a base “X” e o ácido “Y”. Sobre os compostos X e Y afirma-se, respectivamente, que 

a) apenas o ácido é forte e podem ser identificados como Ba(OH)2 e H2SO4.

b) ambos são fortes e podem ser identificados como Ba(OH)2 e H2SO4.

c) ambos são fortes e podem ser identificados como Ba(OH)2 e H2SO3.

d) apenas o ácido é forte e podem ser identificados como Ba(OH)2 e H2SO3.

e) ambos são fracos e podem ser identificados como BaOH e H2S.


UCPEL 2022 - QUESTÃO 13
O soro fisiológico, amplamente usado para higienização ocular, nasal, de ferimentos e de lentes de contato, é uma solução aquosa de cloreto de sódio 0,9 % em massa com densidade 1 g/mL.

Partindo-se de 50 mL de uma solução de NaCl 1,5 mol/L a quantidade de água a ser adicionada para se obter soro fisiológico é igual a 

a) 500 mL
b) 83 mL
c) 33 mL
d) 450 mL
e) 50 mL


UCPEL 2022 - QUESTÃO 14
As enzimas e coenzimas atuam conjuntamente para catalisar as reações, onde a coenzima e o substrato se ligam à enzima e após o substrato ser reduzido e a coenzima oxidada, todos se dissociam da enzima. Uma das coenzimas encontradas em células de todos organismos é a Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo (NAD).

Abaixo estão representadas a equação de oxirredução dessa coenzima e um gráfico que demonstra a presença ou não de um catalisador em uma reação química.

gráficos

Durante a ação dessa coenzima ela pode sofrer oxidação passando da forma ____ para a forma ____ e graficamente quando age pode ser percebida na curva ___ pois _________ a energia de ativação.

A alternativa que completa corretamente a afirmativa acima é

A) II, I, IV, diminui.
B) I, II, IV, diminui.
C) II, I, III, aumenta.
D) I, II, III, aumenta.
E) I, II, IV, não altera.


UCPEL 2022 - QUESTÃO 15
Em seu metabolismo secundário as plantas produzem diversos compostos que podem apresentar ação farmacológica, aromas e sabores.

Dentre eles estão os terpenos cuja estrutura base é o isopreno e tem como exemplos o limoneno e o mentol.

Em seu metabolismo secundário as plantas produzem diversos compostos que podem apresentar ação farmacológica, aromas e sabores. Dentre eles estão os terpenos cuja estrutura base é o isopreno e tem como exemplos o limoneno e o mentol.

Observando as estruturas é correto afirmar que

a) o limoneno possui anel aromático dissubstituído.

b) o mentol apresenta grupo fenol que pode ser oxidado à cetona.

c) o mentol contém 3 carbonos quirais.

d) o isopreno e o limoneno são um par de isômeros de cadeia.

e) a nomenclatura oficial do isopreno é 2-etil-but-1,3-dieno.


BIOLOGIA

as 3 principais epidemias que atingiram o brasil

UCPEL 2022 - QUESTÃO 16
Sobre as três doenças relacionadas na reportagem do jornal Estadão assinale a alternativa incorreta. 

a) A varíola é considerada uma doença erradicada devido ao sucesso do processo de vacinação em massa.

b) Todas doenças citadas são arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, por isso para combate-las devemos evitar a proliferação desses insetos.

c) Para o combate da febre amarela existe uma vacina bastante segura e eficaz distribuída gratuitamente nos postos de saúde. 

d) A gripe espanhola se iniciou de uma mutação do vírus Influenza e espalhou-se pelo mundo, principalmente, por conta da movimentação de tropas no período da Primeira Guerra Mundial. 

e) os agentes infecciosos das doenças citadas são bastante diminutos, constituídos por ácido nucleico e proteína. São desprovidos de células e só têm metabolismo quando estão no interior de células hospedeiras específicas.


UCPEL 2022 - QUESTÃO 17
A célula ovo é a primeira célula diploide (2n) de um organismo. Ela apresenta uma substância nutritiva denominado vitelo.

De acordo com a quantidade de vitelo no ovo podemos classificar os tipos de ovos. Nos anfíbios por exemplo, a célula ovo apresenta uma quantidade intermediária de vitelo distribuída de forma desigual pelo citoplasma, sendo concentrada no polo vegetal.

O tipo de ovo descrito acima está representado pela imagem:



UCPEL 2022 - QUESTÃO 18
Sobre o DNA, analise as afirmativas abaixo

I. O DNA é formado por dois longos filamentos enrolados um sobre o outro, formando uma estrutura helicoidal.

II. As duas cadeias de DNA mantêm-se unidas por meio de ligações hidrogênicas entre suas bases nitrogenadas.

III. As duas cadeias de uma molécula de DNA são sempre complementares: um nucleotídeo adenina em uma das cadeias sempre corresponde a um nucleotídeo guanina na outra cadeia e viceversa.

IV. As duas cadeias que constituem o DNA se separam e cada uma delas orienta a produção da cadeia complementar, em um processo denominado de duplicação conservativa. 

Sobre as afirmativas acima podemos dizer que

a) todas são verdadeiras.
b) apenas 3 são verdadeiras.
c) todas são falsas.
d) apenas duas são falsas.
e) apenas uma é verdadeira.


UCPEL 2022 - QUESTÃO 19
Recentemente no dia 04 de setembro de 2021, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, confirmou dois casos atípicos de encefalopatia espongiforme bovina (EBB), conhecida como a doença da vaca louca, em frigoríficos brasileiros. Essa doença se caracteriza por uma degeneração lenta do sistema nervoso central decorrente do acúmulo de uma proteína chamada príon. Quando os animais ingerem carne contaminada por príons, estes não são digeridos no tubo digestório e penetram intactos na circulação sanguínea. Pelo sangue, os príons chegam aos nervos e aos corpos celulares dos neurônios. 

Por serem resistentes à digestão intracelular essa proteína tende a se acumular 

a) nos peroxissomos
b) nas mitocôndrias 
c) nos vacúolos 
d) nos ribossomos
e) nos lisossomos


UCPEL 2022 - QUESTÃO 20
Analise as seguintes representações hipotéticas da determinação cromossômica das espécies abaixo. Os símbolos ■;●; ▲e♥representam os cromossomos sexuais.

Analise as seguintes representações hipotéticas da determinação cromossômica das espécies abaixo. Os símbolos ■;●; ▲e♥representam os cromossomos sexuais.

Observando a tabela acima e as afirmativas abaixo

I. Podemos afirmar que os símbolos ■ e ♥estão relacionados aos sexos heterogaméticos. 

II. Na espécie A temos uma semelhança com o sistema XY de determinação cromossômica, enquanto na espécie C temos uma semelhança com a determinação X0. 

III. Na espécie B quando a fêmea doa um cromossomo, irá se originar do cruzamento um indivíduo macho homogamético. 

IV. Na espécie C pela representação podemos considerar que os machos são haploides e se originam por partenogênese

V. Na espécie D indivíduos diploides oriundos de um cruzamento poderão ser: ♀38 +▲♥ou ♂38 +▲▲.

Podemos considerar que 

a) As afirmativas I e IV são falsas. 

b) As afirmativas III e V são falsas. 

c) As afirmativas II e III são falsas.

d)As afirmativas II e IV são falsas. 

e) As afirmativas I e V são falsas. 


GEOGRAFIA

UCPEL 2022 - QUESTÃO 21
Considere hipoteticamente três pontos, A, B e C, localizadas na superfície terrestre de acordo com as seguintes coordenadas geográficas: 

A: 5° N, 15° O; 
B: 5° S, 30° O e 
C: 15° S, 15° L.

De acordo com essas informações é correto afirmar que

a) o ponto A está localizado à Leste do ponto B, ao Norte do ponto C e a hora em A é adiantada em relação à B.

b) o ponto B está localizado à Oeste do ponto C, ao Norte do ponto A e a hora em B é atrasada em relação à C.

c) o ponto C está localizado ao Norte do ponto B, ao Sul do ponto A e a hora em C é adiantada em relação à B.

d) o ponto A está localizado ao Norte do Ponto C, à Oeste do ponto B e a hora em A é atrasada em relação à C.

e) o ponto C está localizado à Leste do ponto A, ao Sul do ponto B e a hora em C é atrasada em relação à B.


UCPEL 2022 - QUESTÃO 22
O Brasil, com cerca de 14,4 milhões de desempregados, de acordo com o IBGE (2021), o que representa, aproximadamente, 14,1% da população e, diante de um cenário pessimista para os empregos formais, assiste cada vez mais pessoas buscando alternativas de trabalho. Nesse contexto, cresce cada vez mais o que ficou conhecido como uberização do trabalho. 

Acerca da uberização é correto afirmar que

a) reflete a modernização do trabalho, considerando que as próprias pessoas querem uma nova rotina, com autonomia nas tarefas e a possibilidade de optar por quando querem trabalhar, sendo esse um processo especificamente gerado pela pandemia do COVID-19.

b) possui uma série de vantagens, tais como, alternativa para o desemprego, liberdade para escolher horários e tarefas e mais tempo para a vida pessoal, especialmente para os chamados “entregadores de apps”, cujos salários são sempre elevados. 

c) se trata de um trabalho regularizado, onde cada vez mais as pessoas recebem vantagens pelos serviços prestados, e, como já tem salário mínimo e contribuição para INSS aprovados, têm os direitos mínimos assegurados.

d) pode ser entendido como um processo de precarização do trabalho, haja vista que a pessoa que realiza esse serviço não tem direitos ou garantias, tais como, salário fixo, remuneração por hora extra e férias.

e) é um processo natural do capitalismo em direção à autonomia do trabalhador, de modo que cada pessoa possa se tornar empresário e gestor, assim, a tendência é de que os problemas trabalhistas se resolvam com o tempo.

HISTÓRIA

UCPEL 2022 - QUESTÃO 23
A cantora Anitta, na música e, principalmente, no clipe de “Girl from Rio”, usou a base da música “Garota de Ipanema” para criticar o estereótipo branco e elitista da cidade do Rio de Janeiro, brincando, ainda, com a ideia das mulheres de corpo escultural e de uma inocência elegante, que juntam os valores cristãos com o “sangue tropical” e que tanto marcaram e marcam a visão histórica sobre as mulheres brasileiras. Este estereótipo, que tem a Praia de Copacabana como seu símbolo, se consolidou em grande parte graças à Bossa Nova, estilo musical e comportamental surgido a partir da música “Chega de Saudade”, composta por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim, e eternizada na voz de João Gilberto.

Sobre a Bossa Nova e os valores associados ao movimento, é possível afirmar de forma correta que:

a) foi fortemente influenciada pelo projeto de integração da economia brasileira à estadunidense, marcante na primeira fase da ditadura civil-militar de 1964, recebendo amplo apoio do regime militar e se difundindo para o mundo como a música que representava o Brasil ordeiro e pacífico, tão caro ao projeto de legitimação das forças armadas.

b) influenciada pelo clima desenvolvimentista e pela internacionalização da economia e dos valores brasileiros a partir da entrada do capital estrangeiro no país na década de 1950, a Bossa Nova refletiu a estética de uma sociedade urbana emergente, que se chocava com a realidade das camadas mais pobres do campo e da cidade, secundarizadas na temática da bossa nova e no crescimento econômico brasileiro.

c) inovadora ao misturar o Samba com o Jazz, a Bossa Nova seguiu a escolha musical e estética do Jazz, passando longe de temas populares, concentrando-se ambos na musicalidade e fugindo os dois estilos de temas como o racismo e as lutas sociais que marcaram Estados Unidos e Brasil nos anos 1950 e 1960.

d) na música “Garota de Ipanema” fica evidente o caráter de vanguarda da Bossa Nova e a preocupação de seus músicos com temas caros a uma sociedade cada vez mais preocupada com a inclusão, como o combate à “coisificação da mulher” e a busca pela representação feminina a partir da luta contra estereótipos. 

e) surgida durante o Estado Novo varguista, a Bossa Nova foi usada na legitimação do regime autoritário a partir do apoio à difusão do movimento e de suas músicas pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que usou o estilo musical como parte fundamental da “política de boa-vizinhança”, que aproximou o Brasil dos Estados Unidos nas décadas de 1930 e 1940.


UCPEL 2022 - QUESTÃO 24
STF ameaça nossa liberdade 07/09/2021
(Manifestações de 7 de setembro de 2021. Imagem retirada do site de G1: 
https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/09/07/manifestantes-fazem-at
os-a-favor-de-bolsonaro-no-7-de-setembro.ghtml. Acesso em 06/11/2021)

O Brasil não será uma nova Cuba
(Marcha da Família com Deus e pela Liberdade. Imagem retirada
do site da revista História Viva: http://juarezribeiroa.blogspot.com/
2017/07/marcha-da-familia-com-deus-pela.html. Acesso em 06/11/2021)

Nem sempre manifestações populares visam construir e/ou manter valores democráticos. Em diversos momentos, milhares de pessoas saíram às ruas para legitimar regimes autoritários ou para clamar por líderes e soluções que atentam contra a dignidade humana.

Apesar da base dos direitos humanos contemporâneos ter sido estabelecida há mais de duzentos anos, seja pelos ideais iluministas ou pelas revoluções burguesas que derrubaram o Antigo Regime, ainda hoje grupos se estruturam para lutar por soluções violentas e simplistas aos dilemas naturais que brotam do convívio entre interesses diversos que compõem o coletivo humano.

Se em 2021 o grito dos intolerantes não foi capaz de desestruturar a frágil democracia brasileira, em 1964 a Marcha da Família com Deus e pela Liberdade conseguiu transmitir aos líderes golpistas o apoio civil necessário para legitimar a tomada forçada do poder e destituição do Presidente João Goulart.

Sobre a Marcha da Família com Deus e pela Liberdade é possível afirmar, de forma correta, que: 

a) em resposta à Marcha da Família com Deus e pela Liberdade, o Presidente João Goulart fez o Comício da Central do Brasil no qual, para contrapor a força conservadora da marcha, acabou por radicalizar o discurso defendendo a “reforma agrária na lei ou na marra”, que uniu em torno da solução armada os grupos conservadores ainda indecisos de apoiar as forças armadas.

b) por seu tom abertamente conservador, em especial na defesa da família tradicional como a única aceitável, a marcha não teve, entre suas principais lideranças, mulheres. A marcha, assim como a posterior derrubada da democracia pelo golpe civil-militar, foi marcada pela ausência de substancial parcela da sociedade brasileira.

c) alguns dos estados mais ricos economicamente, como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, tiveram em seus governadores lideranças dispostas a defender a legalidade, combatendo a marcha e, posteriormente, pagando por essa posição com cassações de mandatos e suspensão de direitos políticos.

d) usando o combate ao comunismo e a defesa dos valores tradicionais cristãos da sociedade brasileira como bases de união, a marcha defendia a tomada do poder pelas forças armadas como a solução contra as reformas de base e contra um alegado viés esquerdista do governo de João Goulart.

e) a marcha foi facilitada por João Goulart estar na China, negociando uma política de aproximação econômica com Mao-Tse-Tung, o que serviu para uma ampla propaganda que associava o Presidente ao comunismo internacional.


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financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de 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INDAGAÇÃO: Prova UCPEL 2022 (1ª e 2ª Etapas) com Gabarito
Prova UCPEL 2022 (1ª e 2ª Etapas) com Gabarito
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