Prova UNISC 2023 (Medicina) com Gabarito

Prova UNISC 2023 (Medicina) com Gabarito VESTIBULAR DE VERÃO 2023 Narcotráfico e milícias Se pensarmos a experiência do Rio de Janeiro,...
UNISC

Prova UNISC 2023 (Medicina) com Gabarito

VESTIBULAR DE VERÃO 2023

Narcotráfico e milícias

Se pensarmos a experiência do Rio de Janeiro, uma das características mais instigantes da sociabilidade carioca contemporânea está nos efeitos da criminalidade e da violência na organização e segmentação do espaço da cidade. Parte considerável da vida urbana é controlada por grupos armados que detêm domínio territorial de difícil erradicação.

O tema das relações – de oposição, cooperação e complementaridade – entre narcotráfico e milícias, tão evidente nas representações que fazemos da cidade, mais do que revelar os termos de uma ‘guerra’, indica a presença de um padrão de controle territorial fundado no uso da violência e do terror.

Traficantes e milicianos são modalidades de uma forma sociológica comum: grupos armados com domínio territorial. Domínio associado ao controle de uma atividade econômica com diversos ‘ramos’: drogas, serviços de segurança, transporte coletivo, gás em bujões, televisão a cabo etc.

O produto agregado desse ‘quarto setor’ – o da economia ilegal – não é desprezível, em seu volume de riqueza e em sua capacidade de incorporar ‘trabalhadores’. É o que atestam as legiões de jovens que compõem o exército de reserva do tráfico e a ‘imparável’ fonte de milicianos, advindos das supostas forças da ordem (polícias e corpo de bombeiros).

O cenário sociológico dessa ocupação territorial, para além da criminalidade, pode bem ser revelado por expressão cunhada pelo sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) e em boa hora exumada pelo francês, também sociólogo, Loic Wacquant, a de ‘capitalismo de pilhagem’. São dinâmicas capitalistas à margem da lei, o que não as impede de contar com representantes, ou ao menos simpatizantes, nas esferas legais, inclusive da política e nas instituições.

O domínio territorial exercido por esses grupos transforma vastos espaços da cidade em campos de pilhagem e predação. Implica desafio ao Estado, supostamente o detentor do monopólio do uso legítimo da força, e ainda inscreve no horizonte de possibilidades da cidade uma imagem apocalíptica, a da territorialidade rígida e segmentada, controlada pelos detentores do monopólio do uso de fato da força, sobre cada uma das parcelas da vida urbana sob seu império.

Mais do que uma questão de segurança pública, a desarticulação dos grupos armados é uma exigência para a viabilidade da cidade democrática.
LESSA, Renato. Crime, violência e territorialidade. Ciência Hoje, ed. 288, jul. 2009. 
Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/ revista-ch/revista-ch-2009/261/crime-violencia-e-territorialidade.

UNISC 2023 - QUESTÃO 01
De acordo com o primeiro parágrafo do texto, podemos dizer que a

I – sociabilidade é uma marca da cidade do Rio de Janeiro.

II – vida em sociedade, no Rio de Janeiro, está marcada pelos efeitos da violência e da criminalidade na forma de ocupação do espaço urbano. 

III – ação de grupos armados mostra-se de forma intensa em determinados espaços da vida urbana, denunciando uma mazela de difícil solução. 

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Somente a afirmativa II está correta.

c) Somente a afirmativa III está correta.

d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.


UNISC 2023 - QUESTÃO 02
Avalie as afirmativas e classifique-as com (V) para Verdadeiro e (F) para Falso. 

( ) A relação entre o narcotráfico e as milícias determina o controle do espaço urbano, tendo como referenciais o uso da violência e do terror. 

( ) Apesar de a relação entre narcotráfico e milícias ser pautada pela oposição, é preciso considerar que existe entre esses dois polos uma dimensão de cooperação e de complementaridade. 

( ) Constituir-se como um grupo armado com controle de determinado território é uma forma sociológica comum identitária tanto de milicianos quanto de traficantes.

( ) O domínio de uma economia com diversos ramos é exclusivo dos grupos de milicianos. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) V– V– V– F
b) V– V– V– V
c) V– V– F – V
d) F – V– V– F 
e) V – F – V – V


UNISC 2023 - QUESTÃO 03
No quarto parágrafo, a forma de ação dos grupos de milicianos e traficantes é apontado como economia ilegal, constituindo o que o autor designa como quarto setor. Quanto ao uso de alguns recursos formais linguísticos e semânticos no quarto e quinto parágrafos, podemos dizer que

( ) “seu” e “sua”, na segunda linha do quarto parágrafo, remetem a “produto agregado”.

( ) “o”, na segunda linha do quarto parágrafo, refere-se ao conjunto de ideias que constituem o enunciado anterior. 

( ) no quarto parágrafo, a imparável fonte de novos milicianos é constituída pelas forças da ordem, legalmente instituídas, que se corrompem pelo mundo do crime.

( ) “em boa hora exumada”, no quinto parágrafo, poderia ser substituído, sem prejuízo ao sentido, por “em boa hora profanado”.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) V– V– V– V
b) V– V– V– F
c) V– V– F – F
d) V– V– F – V
e) V– F – V– V


UNISC 2023 - QUESTÃO 04
No quinto parágrafo, a expressão “capitalismo de pilhagem” pode ser melhor caracterizada como

I – práticas capitalistas à guisa de pirataria.

II – práticas de ladroagem e contravenção.

III – práticas ilícitas que imitam o capitalismo quanto à propriedade e ao lucro.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Somente a afirmativa II está correta.

c) Somente a afirmativa III está correta.

d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.


UNISC 2023 - QUESTÃO 05
Quanto a alguns recursos empregados no texto, indique a alternativa que apresenta aquele que não está, adequadamente, proposto. 

a) No quarto parágrafo, “legiões de jovens” e a “imparável fonte” indicam de onde cada grupo criminoso vai arregimentar seus ativos humanos para as práticas criminosas.

b) Quando o texto traz o argumento na linha de “sobre cada uma das parcelas da vida urbana sob seu império.”, evidencia uma intencionalidade no sentido de denunciar que, assim como em alguns impérios, há um poder absolutista: há o sentido de proteção do soberano e há a fidelidade do “súdito”.

c) No jogo discursivo entre monopólio do uso legítimo da força X monopólio do uso de fato da força, fica estabelecida uma relação de oposição, entre o que deveria ser e o que de fato é vivenciado.

d) No último parágrafo, a seguinte passagem – “Implica desafio ao Estado, supostamente o detentor domonopólio do uso legítimo da força, (...).” – poderia ser reescrita, sem prejuízo ao sentido original, por “Impõe desafio ao Estado supostamente detentor da prerrogativa de uso irrestrito da força”.

e) Na conclusão, o texto apresenta o fato de que, para a garantia de uma cidade democrática, será preciso o Estado adotar uma política de Segurança Pública, que busque o combate efetivo dos grupos criminosos que se apropriam de territórios e instabilizam a vida em sociedade.


UNISC 2023 - QUESTÃO 06
Abordando um tema incomum à literatura infantil, Lygia Bojunga, no livro O abraço, apresenta a história de Cristina, menina de oito anos que foi vítima de violência sexual. Na obra, a palavra estupro é substituída por metáforas.

Eventualmente, a escolha do termo abraço assume essa função. Cristina, através da narração de seus sonhos, apresenta ao leitor a sua amiga de infância, Clarice, que desaparecera quando ambas estavam com sete anos, também vítima de abuso, mas que não sobrevivera. Em um dos sonhos, Clarice ajuda a amiga a perceber outras maneiras de abraçar, fazendo-a entender algo além do abraço criminoso.

Quando ele é abraço de feliz aniversário, de feliz ano-novo, ele abraça assim, ó. – E me abraçou – Quando ele é abraço de amor ele abraça assim, ó. E aí me abraçou com tanta força que caiu da cadeira e a gente morreu de rir. E desse sonho pra frente a gente começou a brincar de abraço.

[...]

O abraço estava sempre presente, era só a gente começar a brincar que eu já dizia: chama ele. E só de olhar o jeito que ela fazia o abraço chegando, eu já sabia que era sonho de brincar de médico, que era sonho de brincar dentro d’água, que era sonho de cavar a terra pra brincar de enterro.
BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2005, p. 37 e 38.

Com base no relato do convívio das personagens e no fragmento acima, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Há, no fragmento, uma sutil conotação sexual relacionada a um dos modos de brincar de abraço.

( ) No sonho, brincar de abraço pode ser uma maneira de elaborar a violência sofrida.

( ) O abraço, “no brincar de enterro”, pode ser metáfora para a morte da amiga de Cristina, Clarice.

( ) O fragmento não permite estabelecer relações com os episódios vivenciados pelas amigas.

( ) No fragmento, o abraço aparece personificado, pois, no dizer de Clarice, é ele que pratica a ação de abraçar.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) F – F – V– F – V
b) V– F – V– F – F 
c) V – V – V – F – V
d) F – V– V– F – V
e) V– V– V– V– V


UNISC 2023 - QUESTÃO 07
A figura do andarilho é uma constante na obra de Manoel de Barros. Geralmente, em seus poemas, o andarilho representa a despersonalização do indivíduo e o despojamento, como forma originária do poético. Em O livro sobre nada, o andarilho é figurado a partir de Andaleço. Considerando a leitura do poema na íntegra, analise as assertivas.

O andarilho
Eu já disse quem sou Ele.
Meu desnome é Andaleço.
Andando devagar eu atraso o final do dia.
Caminho por beiras de rios conchosos.
Para as crianças da estrada eu sou o Homem do Saco.
Carrego latas furadas, pregos, papéis usados.
(Ouço harpejos de mim nas latas tortas.)
Não tenho pretensões de conquistar a inglória perfeita.
Os loucos me interpretam.
A minha direção é a pessoa do vento.
Meus rumos não têm termômetro.
De tarde arborizo pássaros.
De noite os sapos me pulam.
Não tenho carne de água.
Eu pertenço de andar atoamente.
Não tive estudamento de tomos.
Só conheço as ciências que analfabetam.
Todas as coisas têm ser?*
Sou um sujeito remoto.
Aromas de jacintos me infinitam.
E estes ermos me somam.

*Penso que devemos conhecer algumas poucas cousas sobre a fisiologia dos andarilhos. Avaliar até onde o isolamento tem o poder de influir sobre os seus gestos, sobre a abertura de sua voz, etc. Estudar talvez a relação desse homem com as suas árvores, com as suas chuvas, com as suas pedras. Saber mais ou menos quanto tempo o andarilho pode permanecer em suas condições humanas, antes de se adquirir do chão a modo de um sapo. Antes de se unir às vergônteas como as parasitas. Antes de revestir uma pedra à maneira do limo. Antes mesmo de ser apropriado por relentos como os lagartos. Saber com exatidão quando que um modelo de pássaro se ajustará à sua voz. Saber o momento em que esse homem poderá sofrer de prenúncios. Saber enfim qual o momento em que esse homem começa a adivinhar. 
BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010, p.353.

I – No poema, percebemos que o olhar incomum do andarilho em relação ao espaço por onde anda atoamente é fundamento para a sua reflexão.

II – O acréscimo da nota de rodapé derivada da pergunta “Todas as coisas têm ser?*” comprova que o andarilho, na obra de Manoel de Barros, possui uma filosofia própria.

III – Com o verso “Todas as coisas têm ser?*”, o eu lírico dialoga com o leitor, convidando-o à compreensão do processo de tornar-se andarilho.

IV – Ao anunciar Andaleço como seu desnome, o eu lírico corrobora a não necessidade de uma identidade para a figura do andarilho, que se desconhece enquanto sujeito.

V – No poema, as ciências que analfabetam legitimam a simbologia de uma figura que aprende na informalidade.

Assinale a alternativa correta.

a) Todas as afirmativas estão corretas.

b) Somente a afirmativa IV está incorreta.

c) Somente as afirmativas IV e V estão incorretas.

d) Todas as afirmativas estão incorretas.

e) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.


UNISC 2023 - QUESTÃO 08
Quarto de Despejo apresenta a edição dos diários de Carolina Maria de Jesus, migrante de Sacramento, Minas Gerais, mãe solteira e moradora da primeira grande favela de São Paulo, a Canindé, que foi desocupada em meados dos anos 1960 para a construção da Marginal do Tietê. No livro, a catadora relata o dia a dia da sua vida a partir da visão de quem não pôde chegar até o segundo ano do ensino fundamental. Apesar de ter sido escrito na década de 1950, suas temáticas ainda são muito atuais. Leia um dos relatos extraídos do diário e analise as afirmativas que a ele se referem.

16 DE MAIO
Eu amanheci nervosa. Porque eu queria ficar em casa, mas eu não tinha nada para comer. ...Eu não ia comer porque o pão era pouco. Será que é só eu que levo esta vida? O que posso esperar do futuro? Um leito em Campos do Jordão*. Eu quando estou com fome quero matar o Janio, quero enforcar o Adhemar e queimar o Juscelino. As dificuldades corta o afeto do povo pelos políticos.
*Campos do Jordão: estância climática paulista, tradicionalmente procurada para tratamento de tuberculose. (N.E.)
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo – diário de uma 
favelada. São Paulo: Francisco Alves, 1960.

Todas as afirmativas são verdadeiras, exceto 

a) A linguagem informal utilizada no fragmento, apresentando afinidade com a oralidade, contribui para a contextualização do cenário de inserção de Carolina Maria de Jesus.

b) No texto, Carolina Maria de Jesus apresenta uma crítica ao modo como os governantes trabalham para a erradicação da fome e da pobreza.

c) Enquanto narradora do fragmento, Carolina se autoquestiona e tenta entender o presente, pensando, também, o futuro, sem perspectiva de mudança.

d) A crítica social da catadora é evidenciada, uma vez que a reflexão sobre aspectos políticos compõe o discurso apresentado. 

e) O nervosismo de Carolina Maria de Jesus é decorrente do fato de que o pão não era suficiente para o sustento da família no dia 16 de maio.


How to advance your career when working remotely

Hybrid and remote work are here to stay. Many associations are choosing to stay hybrid or full time remote, citing continued productivity, increased flexibility for employees, and increased employee satisfaction. Employees are even willing to take a pay cut to stay remote. While remote work offers many benefits, one common concern is how remote work could hinder career advancement due to a lack of in-person face time, communication challenges, and more limited networking opportunities. In particular, some past studies demonstrate that remote workers might be at a disadvantage when it comes to getting a promotion, especially in a hybrid environment where some employees are in-person.

As remote and hybrid work shifts from a temporary to permanent arrangement for many workers, it’s important to set strategies that can help remote employees advance their career and professional development. According to Jennifer Brummet, PhD, CAE, and Research Manager at the American Epilepsy Society, establishing clear lines of communication, connecting colleagues, tracking progress, and discussing expectations are some tips which may help to continue building your career and network while working from home. Making sure colleagues can reach you through agreed upon communication methods and identifying new projects or professional development opportunities are also essential. Additionally, pursuing accomplishments and job responsibilities will help to be successful in the current role and will help to prepare for the next career move, whether internal or external.
https://forummagazine.org. Acesso em 30 de setembro de 2022 (adaptado).

UNISC 2023 - QUESTÃO 09
According to the text remote work offers many benefits such as 

a) career advancement, communication challenges, and low productivity.

b) limited networking opportunities and reduced employee satisfaction.

c) continued productivity, increased flexibility and satisfaction for employees.

d) career advancement, continued productivity and inflexibility.

e) lack of in-person face time and career advancement offer.


UNISC 2023 - QUESTÃO 10
According to Jennifer Brummet strategies to help employees advance their career are

a) setting communication lines, connecting co-workers, and discouraging progress.

b) connecting colleagues, tracking expectation, and discussing profits.

c) taking out brief communication, tracking progress, and discussing progression.

d) advancing employee career and providingprofessional development.

e) tracking progress, establishing lines ofcommunication and discussing expectations.


UNISC 2023 - QUESTÃO 11
In the sentence “one common concern is how remote work could hinder career advancement due to a lack of in-person face time”, the word hinder and the word lack are closest in meaning to respectively

a)inhibit – presence.

b) encourage – absence.

c) promote – surplus.

d) prevent – missing.

e) boost – surplus.


EL NIÑO AL QUE SE LE MURIÓ ELAMIGO

Una mañana se levantó y fue a buscar al amigo, al otro lado de la valla. Pero el amigo no estaba, y, cuando volvió, le dijo la madre:

- El amigo se murió. Niño, no pienses más en él y busca otros para jugar.

El niño se sentó en el quicio de la puerta, con la cara entre las manos y los codos en las rodillas. “Él volverá”, pensó. Porque no podía ser que allí estuviesen las canicas, el camión y la pistola de hojalata, y el reloj aquel que ya no andaba, y el amigo no viniese a buscarlos. Vino la noche, con una estrella muy grande, y el niño no quería entrar a cenar.

- Entra, niño, que llega el frío - dijo la madre.

Pero, en lugar de entrar, el niño se levantó del quicio y se fue en busca del amigo, con las canicas, el camión, la pistola de hojalata y el reloj que no andaba. Al llegar a la cerca, la voz del amigo no le llamó, ni le oyó en el árbol, ni en el pozo. Pasó buscándole toda la noche. Y fue una larga noche casi blanca, que le llenó de polvo el traje y los zapatos. 

Cuando llegó el sol, el niño, que tenía sueño y sed, estiró los brazos y pensó: “Qué tontos y pequeños son esos juguetes. Y ese reloj que no anda, no sirve para nada”. Lo tiró todo al pozo, y volvió a la casa, con mucha hambre. La madre le abrió la puerta, y dijo: “Cuánto ha crecido este niño, Dios mío, cuánto ha crecido”. Y le compró un traje de hombre, porque el que llevaba le venía muy corto.
MATUTE, Ana María. Los niños tontos. Disponible en:
https://www.iocus.es/es/blog/el-nino-al-que-se-le-murio-un-amigo.
Acceso en: 10 oct. 2022.

UNISC 2023 - QUESTÃO 12
Después de la lectura y del análisis del cuento de Ana María Matute, marque (V) para verdadero y (F) para falso:

( ) El texto deja implícito el hecho de que el niño enfrenta, por primera vez, una situación de pérdida. 

( ) En los párrafos segundo y cuarto, los diálogos de la madre no muestran acogida y afecto hacia el hijo.

( ) Inicialmente, la postura del niño representa la no comprensión de la muerte.

( ) En el cuento, el pasaje temporal se describe de forma metafórica, como por ejemplo, a través de la expresión “una larga noche casi blanca”.

( ) El gusto por los juguetes representa la infancia, y la desvalorización de tales elementos, el paso a otra etapa de la vida.

La secuencia correcta para rellenar los paréntesis, de arriba hacia abajo, es

a) V– F – V– V– V
b) V– V– V– V– V
c) V– F – V– V– F
d) F – F – V– V– V
e) V– F – V– F – V


UNISC 2023 - QUESTÃO 13
Considerando la lectura del fragmento abajo y su relación con la temática del cuento, analice las asertivas.

“La madre le abrió la puerta, y dijo: ‘Cuánto ha crecido este niño, Dios mío, cuánto ha crecido’. Y le compró un traje de hombre, porque el que llevaba le venía muy corto.”

I – El pasaje demuestra que la madre era algo desatenta en cuanto al crecimiento del hijo.

II – El pasaje demuestra que el personaje principal, el niño, pasó por un proceso de madurez.

III – El fragmento cierra la idea de que el niño deja la niñez y entra en una nueva fase.

IV – La metáfora que se refiere al “traje de hombre” asegura que el niño transformó su esencia.

V – La pérdida de la niñez está representada, en el cuento, por la metáfora de la muerte y por el hecho de que nunca más será posible volver a jugar con el amigo.

Marque la alternativa correcta.

a) I y IVson afirmaciones falsas.
b) Solo la I es una afirmación falsa.
c)I y Vson afirmaciones falsas.
d) Solo la III es una afirmación verdadera.
e)Todas las afirmaciones son verdaderas.


UNISC 2023 - QUESTÃO 14
Los articuladores, pero y cuando, destacados en el último párrafo del texto, establecen, respectivamente, relaciones de

a) adversidad y causalidad.

b) adversidad y temporalidad.

c)temporalidad y adversidad.

d) oposición y causalidad. 

e) temporalidad y consecuencia.


UNISC 2023 - QUESTÃO 15
Observe o fragmento extraído do Rap “Soldado Morto”, de Mv Bill:

O matador não percebe que atirou no próprio espelho 
É só pra isso que a gente tem valor 
Achar que matou o cara certo que é da sua cor 
Guerrilha burra, ignorância cometida 
Por causa de inveja, drogas ou intriga [...] 
Mais um amigo que trai [...] 
Vagabundo dá o bote 
De chinelo, sem camisa e short [...] 
Moleque bom, ambicioso que nem eu 
Coincidência é o desejo e a obrigação de matar 
Fato estarrecedor 
Os inimigos são pobres e da mesma cor [...] 
Quem é esse louco com essa arma na mão 
Que tem como inimigo um cara que parece seu irmão 
De olho grande, traidor atrás de fama 
Camuflado como amigo, me tratando na escama [...]

Leia também o seguinte fragmento de Cidade de Deus:

Tinha de mandar dinheiro para a mãe [...] O bicho-solto entrou na primeira birosca que viu, não tinha tempo para escolher uma parada boa para achacar. Com o revólver de cão para trás ordenou: ‒ Todo mundo quetinho aí! Vai botando tudo pra fora senão o bicho pega! [...] Por não ser atendido de pronto, Inferninho acertou em cheio um tapa no rosto do que lhe era mais próximo e ordenou que colocassem os pertences no balcão. (LINS, 1997, p. 41)

Avalie as afirmativas e classifique-as com (V) para Verdadeiro e (F) para Falso. 

( ) Cidade de Deus, de Paulo Lins (1997), é uma narrativa que tematiza o problema das favelas cariocas, onde se potencializa, principalmente, a miséria, mas também o clima para a criminalidade e a violência entre grupos inimigos na disputa pelo narcotráfico no Rio de Janeiro.

( ) O texto-base das questões de 1 a 5, “Narcotráfico e milícias”, traz o leitor para uma reflexão sobre as motivações do crime, destacando uma designação referida pelo sociólogo Loic Wacquant como capitalismo de pilhagem. 

( ) O rapper MV Bill produz um texto que se distancia tanto do texto-base das questões de 1 a 5, “Narcotráfico e milícias”, quanto do fragmento de Cidade de Deus, pois foca mais na ambição e na identificação entre os inimigos. 

( ) O elo comum entre as três situações já descritas é o descaso do Estado, a quem caberia resolver os problemas descritos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) V– V– V– V
b) V– V– V– F 
c) V– V– F – F
d) F – V– V– F 
e) V– F – V– V


UNISC 2023 - QUESTÃO 16
Sabemos que a célula possui a capacidade de realizar inúmeras funções importantes para a sua sobrevivência através de suas organelas. 

Em relação aos componentes celulares, analise as afirmativas abaixo.

I – O retículo endoplasmático granuloso encontra-se pouco desenvolvido nas células produtoras de enzimas, como é o caso do pâncreas.

II – Os centríolos são organelas produtoras de enzimas.

III – A presença de ribossomos na matriz mitocondrial permite às mitocôndrias produzir suas próprias proteínas e realizar a autoduplicação.

IV – Os lisossomos são pequenas vesículas cheias de enzimas responsáveis pela digestão celular. 

Assinale a alterativa correta.

a)Todas as afirmativas estão corretas. 
b) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
e) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.


UNISC 2023 - QUESTÃO 17
Vários eventos se observam no ciclo celular, em que ocorre o surgimento de uma célula e sua divisão. Indique a alternativa incorreta relacionada aos eventos do referido ciclo.

a) Os centríolos duplicados na interfase migram para os polos opostos da célula, formando as fibras proteicas, constituindo o áster. 

b) No final da metáfase, cada cromossomo já possui seu próprio centrômero.

c) Acitocinese é um evento observado na telófase.

d) Na anáfase, os centrômeros não se separam, fazendo com que as fibras do fuso sofram prolongamento.

e) Na anáfase, os cromossomos-irmãos migram para os polos opostos em direção aos centríolos.


UNISC 2023 - QUESTÃO 18
Hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas endócrinas que, quando lançados no sangue, vão atuar em órgãos-alvos, inibindo ou estimulando suas funções. 

Diante disso marque a alternativa incorreta.

a) A adeno-hipófise produz e libera o hormônio FSH (hormônio folículo estimulante) que, através do sangue, chega aos ovários, atuando sobre eles.

b) A ocitocina atua nas contrações da musculatura do útero na ocasião do parto.

c) O hormônio de crescimento ou somatotrópico (STH ou GH) estimula o crescimento da criança, aumentando o número de mitoses e da síntese de proteínas.

d) O hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) atua nos túbulos renais, promovendo a reabsorção da água.

e) O hormônio tirotrofina, estimulante da tireoide (TSH), estimula a síntese de hormônios tireoidianos que vão atuar no metabolismo celular.


UNISC 2023 - QUESTÃO 19 - ANULADA.

UNISC 2023 - QUESTÃO 20
Um objeto de massa 500 g, que está sobre uma superfície horizontal e inicialmente em repouso, é empurrado por uma força, paralela à superfície, de 10 N, de forma que se desloca por 360 m em um determinado intervalo de tempo.

Supondo não haver forças dissipativas agindo sobre o objeto, assinale a alternativa que apresenta os valores da aceleração que o objeto adquire, o trabalho realizado pela força, considerando o deslocamento citado, e o intervalo de tempo para esse deslocamento, respectivamente.

a) 0,02 m/s²; 3.600 J; 190 s.

b) 2 m/s²; 3,6 J; 190 s.

c) 0,2 m/s²; 36 J; 0,6 s.

d) 20 m/s²; 3.600 J; 6 s.

e) 5 m/s²; 360 J; 12 s.


UNISC 2023 - QUESTÃO 21
A lei de Snell-Descartes relaciona os ângulos formados entre os raios de luz e a reta normal com os índices de refração dos meios envolvidos na refração de um raio de luz e determina que o produto do seno do ângulo formado entre o raio de luz e a reta normal e o índice de refração do meio deve ser constante. Pode-se equacionar essa lei da seguinte forma:

n1 .senθ1 = n2 .senθ2

Considerando o exposto, determine o ângulo de refração (ângulo entre o raio refratado e a reta Normal) que se forma quando um raio de luz incide na superfície da água, refletindo com um ângulo de 60° com a superfície. Sabe-se que o raio de luz é oriundo do ar (índice de refração 1) e é refratado, passando a se propagar na água (índice de refração 1,33).

a) 22°
b) 40°
c) 33°
d) 10°
e) 56°


UNISC 2023 - QUESTÃO 22
Inicialmente, tem-se um volume de 10 litros de um gás perfeito a 27°C e sob pressão de 6 atm. Esse gás é comprimido isobaricamente até alcançar a metade do volume inicial.

Logo após, ele é expandido isotermicamente até estar sob metade da pressão que tinha inicialmente. Qual a temperatura e o volume finais do gás?

a) 13,5°C e 2,5 litros.

b) – 123°C e 10 litros.

c) 150°C e 2,5 litros.

d) 3,6°C e 10 litros.

e) – 214°C e 25 litros.


UNISC 2023 - QUESTÃO 23
Tem-se um circuito elétrico composto por uma fonte de tensão e 3 lâmpadas iguais (L1, L2 e L3), ligadas nesse circuito como apresentado na figura.

Tem-se um circuito elétrico composto por uma fonte de tensão e 3 lâmpadas iguais (L1, L2 e L3), ligadas nesse circuito como apresentado na figura.

Sabendo-se que a fonte fornece uma tensão constante e que todas as lâmpadas acendem quando a fonte está ligada, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta sobre este caso.

a) Quando a fonte de tensão está ligada, todas as lâmpadas acendem porque a corrente elétrica que percorre cada uma é a mesma.

b) Quando a fonte de tensão está ligada, todas as lâmpadas acendem porque a tensão que percorre cada uma é a mesma.

c) Atenção nas lâmpadas L2 e L3 é a mesma e é a metade da tensão na lâmpada L1.

d) Acorrente elétrica nas lâmpadas L2 e L3 é a mesma e é o dobro da corrente elétrica que percorre a lâmpada L .

e) A corrente elétrica que percorre L1 é o triplo da que 1 percorre as outras duas lâmpadas.


UNISC 2023 - QUESTÃO 24
A água oxigenada é um antisséptico e desinfetante de uso local, podendo ser usado na limpeza de feridas. Apresenta grande versatilidade, inúmeras aplicações. 

Para essa substância, a única alternativa incorreta é:

a) Sua fórmula é H2O2.

b) O número de oxidação do oxigênio é –1.

c) O número de oxidação do oxigênio é –2.

d) Apresenta 3 ligações sigma (σ).

e) Pode ser empregada para clareamento de roupas e superfícies.


UNISC 2023 - QUESTÃO 25
As substâncias amônia, metano, gás carbônico e água, todas elas com exclusivas ligações covalentes entre seus átomos, apresentam, respectivamente, geometrias

a) angular, tetraédrica, trigonal angular e linear.

b) trigonal angular, piramidal, trigonal angular e linear.

c) trigonal angular, tetraédrica, linear e angular.

d) trigonal planar, piramidal, trigonal angular e linear.

e) trigonal planar, piramidal, linear e trigonal angular.


UNISC 2023 - QUESTÃO 26
O minério hematita (Fe2O3), sob temperatura muito 2 3 elevada, sofre uma reação química com coque, segundo a reação representada a seguir:

O minério hematita (Fe2O3), sob temperatura muito 2 3 elevada, sofre uma reação química com coque, segundo a reação representada a seguir:

Analisando a equação química, pode-se afirmar que

a) os valores de x, y, z e w são, respectivamente, 1, 3, 2 e 3.

b) o carbono sofre redução.

c) o Fe2O3 é o agente redutor.

d) o carbono é o agente oxidante.

e) o átomo de ferro se oxida.


UNISC 2023 - QUESTÃO 27
A reação entre ácido salicílico e metanol em meio ácido produz o salicilato de metila, amplamente empregada para o alívio da dor, em forma de pomadas, spray, soluções, entre outras formas farmacêuticas.

ácido salicílico

Areação que ocorre é de

a) Oxidação. 
b) Substituição. 
c) Neutralização.
d) Esterificação. 
e)Redução.


UNISC 2023 - QUESTÃO 28
A malária é uma doença causada pelo protozoário do gênero Plasmodium, em que formas infectantes do parasita invadem a corrente sanguínea, chegando ao fígado nas formas esporozoário e se multiplicam, transformando em esquizontes nos hepatócitos.

Pacientes com essa doença apresentam cor amarela com o comprometimento da função hepática. Essa função pode ser avaliada, quantificando-se algumas enzimas. O pigmento bilirrubina é formado no fígado e tem a seguinte estrutura:

Bilirrubina

É correto afirmar que

a) enzimas são macromoléculas constituídas por ligação do tipo glicosídicas.

b) a bilirrubina é formada por heterocíclicos e não contém carbonos sp².

c) os protozoários são organismos unicelularesprocarióticos semelhantes às bactérias.

d) o baço, pertencente ao sistema linfoide, é responsável pela hematopoiese.

e) o fígado, junto com a vesícula e o pâncreas, é um órgão conectado às vias biliares.


UNISC 2023 - QUESTÃO 29
No dia 7 de setembro de 2022, rememorou-se no país o bicentenário da independência brasileira. Sobre esse episódio, Lilia Moritz Schwarcz considerou que a independência do Brasil foi obtida valendo-se de compromissos intercontinentais, uma vez que era preciso garantir a continuidade do comércio lícito, com os Estados Unidos e a Europa, assim como a importação de escravos africanos.

O governo brasileiro permaneceu, porém, intimamente ligado ao “comércio infame” que, apesar da pressão britânica, só se resolveu em 1850. Frutos de muitos acordos, a originalidade e a garantia de uma emancipação monárquica, em pleno contexto americano e republicano, não eram tarefas fáceis, nem interna, nem externamente. 
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador. Companhia 
das Letras, 1999, p. 38. 

Considerando o contexto histórico deindependências no continente americano, é correto afirmar que o Brasil foi

a) o único país da América a deslegitimar o comércio infame de escravos, o que garantiu a permanência de um regime monárquico, ao passo que, nesse mesmo contexto, nações da América hispânica adotaram regimes republicanos com ampla participação popular. 

b) um dos países independentes a estabelecer um regime republicano de condenação ao sistema escravagista, ao passo que, nesse mesmo contexto, nações da América hispânica mesclaram sistemas republicanos com monarquias parlamentares, amplamente sustentados na escravidão indígena.

c) o único país independente a permanecer sobre um regime monárquico e diretamente vinculado ao sistema escravagista, ao passo que, nesse mesmo contexto, nações da América hispânica adotaram regimesrepublicanos.

d) um dos países independentes a estabelecer um regime republicano e parlamentarista de negação ao sistema escravagista, ao passo que, nesse mesmo contexto, nações da América hispânica mesclaram sistemas republicanos e monarquias absolutistas.

e) o único país independente a permanecer uma monarquia absolutista, que aboliu a escravidão indígena e parte da africana, ao passo que, nesse mesmo contexto, nações da América hispânica mesclaram regimes republicanos e monarquias parlamentares.


UNISC 2023 - QUESTÃO 30
“Acapacidade de criar uma realidade imaginada com palavras possibilitou que um grande número de estranhos coopere de maneira eficaz. Mas também fez algo mais. Uma vez que a cooperação humana em grande escala é baseada em mitos, a maneira como as pessoas cooperam pode ser alterada modificando-se os mitos – contando-se histórias diferentes. Nas circunstâncias adequadas, os mitos podem mudar muito depressa. Em 1789, a população francesa, quase da noite para o dia, deixou de acreditar no mito do direito divino dos reis e passou a acreditar no mito da soberania do povo” 
HARARI, Yuval Noah. Sapiens: Uma breve história da
humanidade. L&PM, 2020, p. 41.

O episódio histórico ocorrido na França e citado por Harari está relacionado a

a) Primavera do Povos.
b) Revolução Francesa.
c) Comuna de Paris. 
d) Expansão Napoleônica. 
e) Revolução Agrícola.


UNISC 2023 - QUESTÃO 31
“No dia 20 de março de 1964, uma semana depois do comício da Central, o presidente Lyndon Johnson autorizara a formação de uma força naval para intervir na crise brasileira, caso isso viesse a parecer necessário.”
GASPARI, Hélio. A Ditadura Envergonhada.
Companhia das Letras, 2002, p. 61.

O excerto anterior está relacionado ao contexto que conota a 

a) preocupação do governo norte-americano em garantir a democracia brasileira, e os direitos constitucionais do Presidente João Goulart. 

b) mobilização do governo norte-americano de suporte ao golpe civil-militar brasileiro que será executado a partir de 31 de março de 1964.

c) indiferença do governo norte-americano em relação à conjuntura geopolítica da América Latina e do Brasil. 

d) legitimidade que o governo norte-americano demonstrava ao saber das reformas de base indicadas por Jango no comício da Central do Brasil.

e) exaltação do governo norte-americano com a política patriótica defendida pelos militares no comício da Central do Brasil.


UNISC 2023 - QUESTÃO 32
Nazismo e Fascismo são fenômenos que emergiram num mesmo contexto histórico do entre guerras e guardam como características comum:

I – O anticomunismo.
II – O totalitarismo.
III – O nacionalismo. 
IV– O pluripartidarismo.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

b) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

c) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.


UNISC 2023 - QUESTÃO 33
O Sistema Aquífero Guarani é uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo e abrange parcialmente oito Estados brasileiros (GO, MT, MS, MG, SP, PR, SC e RS), além de porções da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.

mapa

A partir do exposto, é incorreto afirmar que:

a) A maior parte de suas águas provém de chuvas que infiltraram ao longo de vários milênios em lençóis freáticos nos trechos em que o aquífero está mais perto da superfície, as chamadas zonas de afloramento.

b) A zona de afloramento do Aquífero no Estado de São Paulo é a mais explorada, chegando a abastecer cidades como Ribeirão Preto, que conta com mais de 700 mil habitantes.

c) Considerando a excelente qualidade da água do Aquífero Guarani, seu uso na agricultura é proibido por lei.

d) Duas das principais fontes de contaminação de aquíferos são esgotos não coletados e tratados e a contaminação por rejeitos industriais.

e) Especialistas acreditam que se forem tomados cuidados para evitar a contaminação e a exploração exagerada, as águas subterrâneas podem ser a solução para muitos problemas sociais, permitindo a oferta de água de baixo custo e excelente qualidade.


UNISC 2023 - QUESTÃO 34
A Região Nordeste é composta de sub-regiões que, observadas no sentido leste-oeste, se apresentam na seguinte ordem: 

a) Zona da Mata, Agreste, Sertão, Meio-Norte.

b) Zona da Mata, Sertão, Agreste, Mata de Cocais.

c) Zona da Mata, Sertão, Pré-Amazônia, Meio-Norte.

d) Zona da Mata, Meio-Norte, Agreste, Sertão.

e) Caatinga, Pré-Amazônia, Mata de Cocais, Mangue.


UNISC 2023 - QUESTÃO 35
Tirinha da Mafalda: o indicador de desemprego

é incrível a importância do dedo indicador

O desemprego, tema da Mafalda, é um drama que vem atingindo milhares de brasileiros ao longo dos últimos anos, sendo que uma das formas mais impactantes é o desemprego estrutural.

Assinale, dentre as alternativas abaixo, a opção que não caracteriza desemprego estrutural.

a) Oferta de vagas de trabalho menor do que a demanda.

b) Desencontro entre as habilidades que os trabalhadores podem oferecer e as habilidades que os empregadores demandam dos trabalhadores.

c) Substituição da mão de obra humana por máquinas e equipamentos diversos.

d) Sazonalidade de vários setores da economia, em que os trabalhadores são demandados apenas em estações específicas do ano.

e) Robotização na produção industrial.


UNISC 2023 - QUESTÃO 36
O Catar, até a década de 1940, era um país muito pobre. Suas atividades econômicas limitavam-se, praticamente, à criação de camelos e à pesca de peixes e pérolas. Em 1971, tornou-se independente do Reino Unido e, atualmente, se notabiliza pela elevada renda per capita e pelos investimentos na indústria.

Essa rápida transformação econômica deve-se, basicamente 

a) à socialização dos meios de produção. 

b) à forte estatização de todos os meios de produção. 

c) à alta produtividade da agricultura e da pecuária.

d) ao controle do Partido Comunista do Catar sobre a economia industrial. 

e) à exploração de extensos campos petrolíferos.


UNISC 2023 - QUESTÃO 37
São conhecidos como “Pré-Socráticos” os filósofos que, historicamente, antecederam Sócrates. Viveram na Grécia Antiga entre os séculos VII e V a.C., aproximadamente. A grande preocupação dos filósofos Pré-Socráticos residiu em encontrar um elemento que pudesse ser entendido como o originador das coisas, da matéria e do mundo.

Esse elemento foi buscado na natureza física, daí serem conhecidos, também, como “filósofos da natureza”. Além disso, foram esses filósofos os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica, buscando uma explicação racional para a origem de todas as coisas.

Assinale a alternativa que possui um elemento que não foi pensado pelos filósofos Pré-Socráticos como originador das coisas.

a) número, átomo, fogo, elétrons e prótons.

b) fogo, número, átomo, ilimitado.

c) água, número, fogo, ar.

d) ilimitado, átomo, ar, fogo.

e) água, ar, número, ilimitado.


UNISC 2023 - QUESTÃO 38
Immanuel Kant, filósofo de origem alemã, viveu no século XVIII e é considerado um dos grandes pensadores da Modernidade. Manteve uma relação polêmica com a religião por defender “que somente podemos conhecer aquilo que podemos intuir”.

Foi, também, o filósofo que formulou as grandes linhas da Moral, desfazendo seu relativismo e empregando forças para descobrir as máximas ou leis morais universais. 

Nesse sentido, formulou uma lei moral máxima, entendida como princípio categórico. 

Assinale a alternativa que representa o imperativo categórico de Kant.

a) “Só sei que nada sei”.

b) “Aja de tal maneira a tornar a tua ação uma lei universal”.

c) “Penso, logo existo”.

d) “Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado”.

e) “Avida é um processo constante de morrer”.


UNISC 2023 - QUESTÃO 39
“É assim que tendemos a pensar na morte de democracias: nas mãos de homens armados. Durante a Guerra Fria, golpes de Estado foram responsáveis por quase três em cada quatro colapsos democráticos [...] Porém, há outra maneira de arruinar uma democracia. É menos dramática, mas igualmente destrutiva.

Democracias podem morrer não nas mãos de generais, mas de líderes eleitos presidentes ou primeiros ministros que subvertem o próprio processo que os levou ao poder [...].

“É assim que as democracias morrem agora [...]. “Muitos esforços de governo para subverter a democracia são ‘legais’, no sentido de que são aprovados pelo Legislativo ou aceitos pelos tribunais. Eles podem até mesmo ser retratados como esforços para aperfeiçoar a democracia – tornar o Judiciário mais eficiente, combater a corrupção ou limpar o processo eleitoral [...].

“Como não há um momento único – nenhum golpe, declaração de lei marcial ou suspensão da Constituição – em que o regime obviamente ‘ultrapassa o limite’ para a ditadura, nada é capaz de disparar os dispositivos do alarme da sociedade. Aqueles que denunciam os abusos do governo podem ser descartados como exagerados ou falsos alarmistas. A erosão da democracia é, para muitos, quase imperceptível.”
LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias 
morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018, pp. 13-23.

De acordo com a interpretação dos autores sobre as democracias na atualidade:

I – As democracias são regimes políticos consolidados em boa parte dos países ocidentais, pois suas instituições se fortaleceram e são aceitas e respeitadas tanto pelos governantes quanto pela população.

II – As ameaças à democracia na atualidade são conhecidas pelas sociedades, pois nos regimes democráticos existentes há liberdade de expressão, as ações dos governos são fiscalizadas e os seus opositores têm plena liberdade para denunciar possíveis abusos das autoridades.

III – Os maiores riscos que as democracias enfrentam atualmente estão relacionados a golpes de Estado, derrubada ilegal de um governo democraticamente eleito, liderados por um partido político, por forças militares ou por um ditador.

IV – Os riscos para as democracias têm origem nas próprias instituições democráticas, pois governos eleitos podem agir, mesmo que de forma “legal”, em favor da corrosão dos regimes democráticos.

V – Vivemos num tempo em que há sinais claros de que as democracias já morreram, pois suas instituições já não são mais respeitadas pelos governos eleitos, que têm posições cada vez mais favoráveis a regimes políticos autoritários.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa IV está correta.
e) Todas as alternativas estão incorretas.


UNISC 2023 - QUESTÃO 40
A Universidade Estadual Paulista (UNESP) veiculou em sua página na Internet a seguinte informação, resultado de um Censo promovido na própria Instituição: 

“Em 2014, a Unesp iniciou uma política de inclusão social por meio de cotas, pioneira entre as universidades públicas paulistas. A proposta reserva 50% das vagas da graduação de cada curso e turno para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas e, deste montante, 35% das vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas. Em 2020, um estudo conduzido por quatro professores da Unesp coletou dados de mais de 30 mil alunos (cotistas e não cotistas) entre os anos de 2014 e 2017, para avaliar se houve alguma diferença de desempenho acadêmico ou de frequência entre alunos cotistas e não cotistas. A conclusão principal é que não há diferenças relevantes entre os dois grupos. A análise está em linha com outros levantamentos realizados sobre o tema, seja em âmbito nacional, ou particularmente nas instituições” 
Disponível em: https://www2.unesp.br/portal/noticia/36309/
desempenho-de-cotistas-e-igual-ao-dos-demais-alunos-na-unesp

Universalmente implementadas ao redor do mundo, as políticas de cotas são adotadas como políticas públicas de médio e longo prazos, para combater diferentes tipos de desigualdades. Pesquisas como a citada acima visam combater ideologias que defendem o argumento segundo o qual tais políticas estabelecem privilégios sociais. A partir dessas ideologias, defende-se que as políticas de cotas tratam de maneira desigual os cidadãos e que o acesso a bens sociais deve estar associado às condições individuais de cada pessoa, garantindo-se, assim, a isonomia necessária à convivência democrática.

Considerando o exposto, pode-se afirmar:

I – Pesquisas como a referida na questão corroboram as ideologias que defendem que as políticas de cotas estabelecem privilégios sociais.

II – A ideologia que defende que as políticas de cotas tratam de maneira desigual os cidadãos e que o acesso a bens sociais deve estar associado às condições individuais de cada pessoa chama-se meritocracia.

III – Pesquisas como a referida na questão não permitem afirmar que estudantes cotistas e estudantes não cotistas apresentam diferenças significativas em termos de desempenho acadêmico.


IV – A ideologia que defende que as políticas de cotas tratam de maneira desigual os cidadãos e que o acesso a bens sociais deve estar associado às condições individuais de cada pessoa chama-se equidade social.

V – Pesquisas como a referida na questão permitem afirmar que existem diferenças significativas no desempenho acadêmico demonstrado por estudantes cotistas e estudantes não cotistas.

Assinale a alternativa correta.

a) Todas as alternativas estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.
e) Todas as alternativas estão incorretas.


UNISC 2023 - QUESTÃO 41
No dia 30 de agosto de 2022¸ morreu, aos 91 anos, o ex-líder soviético Mikhail Gorbatchov. O último presidente soviético foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz, em 1990, e é considerado o responsável pelas reformas de abertura política e econômica que levaram à desintegração da URSS e do modelo socialista. 

Destacam-se como principais medidas implementa-das por Gorbatchov a

a) Nova Política Econômica (NEP) e os Planos Quinquenais.

b) Primavera de Praga e o Pacto de Varsóvia. 

c) Perestroika (reestruturação econômica) e a Glasnost (abertura política).

d) Nova Política Econômica (NEP) e o Pacto de Varsóvia.

e) Perestroika (reestruturação econômica) e o Pacto de Varsóvia.


UNISC 2023 - QUESTÃO 42
A empresa WXYZSE Soluções Empreendedoras quer saber quais são os esportes preferidos de seus colaboradores. Para isso contratou uma pesquisa que apresentou o seguinte resultado: 32 jogam futebol, 27 treinam voleibol, 19 praticam golfe, 7 jogam futebol e voleibol, 5 treinam voleibol e golfe, 8 praticam golfe e futebol, 1 joga os três esportes. 

Com base nessas informações, quantos colaboradores trabalham nessa empresa? 

a) 59
b) 51 
c) 50 
d) 69
e) 61


UNISC 2023 - QUESTÃO 43
O valor de x e y, pertencentes ao 4º e 5º termos da sequência numérica, determinada pela


a) x = 1993 , y = 1020

b) x = 1100 , y = 2204

c) x = 1530 , y = 1005

d) x = 1496 , y = 1015

e) x = 1536 , y = 1024


UNISC 2023 - QUESTÃO 44
Calcule o determinante de A, sendo

Calcule o determinante de A, sendo

a) 50/90
b) 49/80
c) 78/70
d) 47/60
e) 46/50


UNISC 2023 - QUESTÃO 45
Um comércio do interior cobra de seus clientes, quando pagam em atraso, juros simples de 1% ao mês. 
Nessa condição, qual foi o tempo de atraso de uma prestação de R$ 1.250,00 se esta foi quitada com R$ 1.350,00?

a) 9 meses
b) 8 meses
c) 10 meses
d) 9,5 meses
e) 10,33 meses

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,384,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1414,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,383,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UNISC 2023 (Medicina) com Gabarito
Prova UNISC 2023 (Medicina) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0PF-9FuksI7F71Blyyo-DGMwYDNOMJPBMFdl61qCEWgoFS5y_Y-XF79TnSsueejv_JDDxtu2NEebDhs7AyS0o2_g4ca2AxehtjCqyeL69jb426UqkV_bxduegtUIw5406EgNzIKjodVzzcLnwMrnvt4vDVo1weoKSqK9Ofw8Nq2U5Z7Ur_qRG_4y4Ww/s16000/UNISC.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0PF-9FuksI7F71Blyyo-DGMwYDNOMJPBMFdl61qCEWgoFS5y_Y-XF79TnSsueejv_JDDxtu2NEebDhs7AyS0o2_g4ca2AxehtjCqyeL69jb426UqkV_bxduegtUIw5406EgNzIKjodVzzcLnwMrnvt4vDVo1weoKSqK9Ofw8Nq2U5Z7Ur_qRG_4y4Ww/s72-c/UNISC.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/11/prova-unisc-2023-medicina-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/11/prova-unisc-2023-medicina-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo