Prova Publicidade e Propaganda ENADE 2022 com Gabarito

Prova  Publicidade e Propaganda  ENADE 2022 com Gabarito OBS:  as  questões de 01 a 08  são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas a...
ENADE - Indagação

Prova Publicidade e Propaganda ENADE 2022 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 09
TEXTO 1
ENADE 2022: O Metaverso é um universo digital compartilhado na nuvem, mesclando os elementos fisicamente presentes com espaços virtuais. O projeto History of Computing define o Metaverso como a coleção de todos os mundos conectados pelo espaço físico, como uma coleção dos mundos virtuais e camadas de realidade aumentada.
ZANATTA, R. Metaverso: entre a possibilidade de uma
existência estendida e a escravidão algorítmica.
IUH On-line. São Leopoldo, n. 550. p. 6, nov./2021 (adaptado).

O Metaverso é um universo digital compartilhado na nuvem, mesclando os elementos fisicamente presentes com espaços virtuais. O projeto History of Computing define o Metaverso como a coleção de todos os mundos conectados pelo espaço físico, como uma coleção dos mundos virtuais e camadas de realidade aumentada.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. As marcas podem utilizar o Metaverso para oferecerem novas experiências ao consumidor, sem a necessidade de deslocamento físico.

II. A promoção de jogos e eventos dentro do Metaverso é possível por meio da construção de uma ponte entre as marcas e seus consumidores.

III. O Metaverso pode incrementar a interação entre marcas e clientes, aumentando as taxas de retenção.

É correto o que se afirma em

(A) II, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) I, II e III.


QUESTÃO 10
ENADE 2022: Com o crescente volume de conteúdo na internet, ser visto está cada vez mais difícil. Há algumas décadas, as ruas das grandes cidades dificilmente ficavam congestionadas. Isso porque havia um número reduzido de carros circulando. Nos grandes centros urbanos da atualidade, os congestionamentos são cada vez maiores.

Podemos trazer essa metáfora para a internet: mais pessoas têm condições de navegar pela rede e produzir conteúdo. Isso gera um enorme congestionamento de informações, e ser visto nesse turbilhão de bits fica mais e mais difícil.
PORTO, C. Facebook marketing. São Paulo: Novatec, 2014 (adaptado).

A partir do texto apresentado e considerando o marketing digital em mídias sociais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para otimizar a visibilidade das marcas em meio à grande quantidade de informações que disputam a atenção dos clientes na internet, o planejamento de marketing digital deve escolher entre mídia própria, mídia paga ou mídia orgânica, sendo que essa escolha depende das características da marca e do setor de negócios a que ela pertence.

PORQUE

II. Enquanto a mídia própria se refere ao conteúdo produzido nas redes da própria marca e a mídia paga se refere à expansão da visibilidade com anúncios pagos, a mídia orgânica é uma exposição conquistada com ações espontâneas, como opiniões de consumidores, matérias na imprensa ou menções à marca.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

(A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
(B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
(C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
(D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
(E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 11
ENADE 2022: Em seu estudo sobre os programas musicais no rádio, Adorno criticou o estatuto da música, rebaixado ao estado de ornamento da vida cotidiana, denunciando o que ele chama de “felicidade fraudulenta da arte afirmativa”, ou seja, uma arte integrada ao sistema. Suas análises sobre o jazz são indicativas de sua posição extrema, na qual alguns logo viram o etnocentrismo europeu característico.

Rejeitando toda análise puramente estética em prol de uma crítica psicossocial, Adorno afasta, com desprezo, todas as pretensões de o jazz exprimir a libertação. Segundo ele, sua função social primordial é reduzir a distância entre o indivíduo alienado e a cultura afirmativa, isto é, a exemplo da arte afirmativa, uma cultura que favorece não o que deveria afirmar – a saber, a resistência –, mas, pelo contrário, a integração ao status quo.
MATTELART, A.; MATTELART, M. História das teorias da comunicação.
12. ed. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2009; (adaptado).

De acordo com o texto apresentado, foi a partir do contexto descrito que Theodor Adorno e Max Horkheimer criaram o conceito de

(A) imagem dialética.
(B) indústria cultural.
(C) sociedade do espetáculo.
(D) duplo fluxo da comunicação.
(E) sistema geral de comunicação.


QUESTÃO 12
ENADE 2022: A ambiguidade existe quando há várias possibilidades de compreensão de uma mensagem. Quando a ambiguidade prejudica o processo de decodificação, trata-se de um problema de comunicação, o que deve ser evitado. Entretanto, a ambiguidade deve ser avaliada com cuidado.

Há casos em que ela se caracteriza como um problema de comunicação, mas, em outros, pode ser um recurso persuasivo e, portanto, um aspecto positivo da mensagem. Na publicidade, por exemplo, a ambiguidade é, geralmente, bem-vinda e constitui um recurso retórico bastante utilizado.
HOFF, T.; GABRIELLI, L. Redação publicitária.
2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017 (adaptado).

Com relação ao tema abordado no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. O uso do recurso da ambiguidade na abordagem publicitária pode ser associado ao humor, à comicidade ou à sátira, de acordo com as possibilidades interpretativas proporcionadas.

II. A leitura de duplo sentido em uma mensagem publicitária vai além do texto escrito em si, residindo também na combinação de signos verbais com signos não verbais.

III. A eficácia da mensagem persuasiva é diretamente proporcional à sua acessibilidade aos diversos públicos atingidos, sem importar o fato de se constituírem ou não como targets da mensagem.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.


QUESTÃO 13
Um upgrade na fidelização

ENADE 2022: Em novembro de 2020, a taxa de desemprego no Brasil bateu novo recorde. A pandemia, evidentemente, foi uma das principais causas. Entretanto, um dos efeitos colaterais do novo coronavírus foi a digitalização de diferentes processos, incluindo os modelos de negócios das empresas.

Uma das pioneiras em todo o mundo em utilizar uma moeda digital como ferramenta de marketing entre empresas e consumidores, a Wibx conseguiu se destacar no cenário de digitalização. A empresa teve incremento de 20% em sua base de usuários em 2020.
Disponível em: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/empresas-digitais-driblam-crise
-provocada-pela-pandemia-e-abrem-mais-de-80-vagas-para-2021/. Acesso em: 13 jun. 2022 (adaptado).

Com base na imagem e no texto apresentados, sobre as inovações no sistema de fidelização de clientes no marketing digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No cenário de desemprego em alta, causado pela pandemia, a recompensa monetária direta aos consumidores que compartilham conteúdo em suas redes sociais é uma infração do princípio de respeitabilidade descrito no Código Brasileiro de Autorregulação Publicitária.

PORQUE

II. A nova condição do consumidor na era digital é caracterizada por indivíduos que produzem conteúdo ativamente para a internet, podendo tanto se apresentarem como defensores das marcas, quanto serem agressores virtuais (haters).

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

(A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
(B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
(C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
(D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
(E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 14
ENADE 2022: No planejamento de mídia, o primeiro elemento a ser decidido é o objetivo. Este deve indicar claramente a quantidade de pessoas que se pretende atingir, com qual intensidade e durante quanto tempo.
PÚBLIO, M. A. Como Planejar e executar uma campanha
de Propaganda. 2. ed. São Paulo: ed. Atlas, 2012 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O período e a continuidade da campanha são variáveis importantes no planejamento de mídia: a primeira refere-se à extensão de tempo de determinada campanha; a segunda, à época do ano mais propícia para se anunciar um produto ou um serviço, considerando-se aspectos como sazonalidade e ciclo de vendas.

II. A frequência média ideal de uma campanha é a indicação do número de vezes em que o público-alvo deverá entrar em contato com as peças da campanha para que a mensagem se fixe em sua mente, e, em conjunto com a capacidade de alcance da veiculação programada, é responsável por determinar a intensidade da campanha publicitária.

III. A cobertura geográfica de uma campanha abrange as áreas de atuação do anunciante ou mercados novos prospectados, podendo ser ela um bairro, uma cidade, um estado, um país ou global; além disso, ela revela a quantidade de pessoas que deverão ser expostas pelo menos uma vez à mensagem publicitária da campanha.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.


QUESTÃO 15
ENADE 2022: O filme Carrousel foi uma campanha inovadora. Um hotsite hipermidiático foi criado e nele o visitante podia realizar diversas interações. O entretenimento foi proposto pela exibição do filme, de clara referência ao cinema, em especial a produções como Matrix e Batman:

O cavaleiro das trevas, o que induz o visitante do hotsite a se envolver por interesse em sorver o conteúdo, destituído das ressalvas que, por vezes, o acometem quando se depara com peças publicitárias tradicionais.

Podemos supor a existência de uma comunicação multidirecional, que envolve mediações entre emissor e receptor, receptor e emissor e entre receptores. O efeito viral se configura por conta da disseminação do conteúdo – ou do desejo de compartilhar a experiência entretível –, facilitado pelo direcionamento às comunidades virtuais, linkadas no próprio hotsite.
COVALESKI, R. Cinema e Publicidade: intertextos
e hibridismos. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2015 (adaptado).

A partir do texto apresentado e considerando as práticas publicitárias, das quais o caso comentado é um exemplo, avalie as afirmações a seguir.

I. A comunicação em meio digital estabeleceu novas condições para a produção audiovisual na publicidade, contribuindo para a superação de formatos convencionais que dominavam no setor televisivo, como o comercial de 30 segundos.

II. A hibridização das linguagens comunicacionais na era digital produziu um isolamento das matrizes externas que fornecem repertório para os publicitários, a exemplo do cinema, que agora é apropriado por meio de referências intertextuais.

III. O atual contexto de conectividade dificulta ações publicitárias voltadas para a viralização de conteúdo, uma vez que a participação e o engajamento dos consumidores fogem ao controle dos emissores e não podem ser previstos.

IV. As interações características da publicidade em meio digital demonstram o esgotamento de modelos clássicos das teorias da comunicação, em que emissores e receptores eram entendidos como posições estanques de um processo de comunicação unidirecional.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I e II.
(B) I e IV.
(C) II e III.
(D) I, III e IV.
(E) II, III e IV.


QUESTÃO 16
ENADE 2022: Mesmo as empresas mais dominantes podem ser vulneráveis às forças em frequente turbulência e mutação no ambiente de marketing. Algumas dessas forças são imprevisíveis e incontroláveis. Outras podem ser previstas e controladas por meio de uma boa gestão. Empresas que entendem seus ambientes e se adaptam a eles com maestria podem prosperar. Aquelas que não o fazem podem enfrentar tempos difíceis.
KOTLER, P.; ARMSTRONG G. Princípios
de Marketing. São Paulo: Pearson, 2015 (adaptado).

Com base no texto apresentado e nos conceitos de micro e macroambiente de marketing, avalie as afirmações a seguir.

I. Os tópicos que constituem forças incontroláveis estão presentes no macroambiente da empresa.

II. As variáveis controláveis de uma empresa compreendem os 4 p’s: preço, praça, promoção e produto.

III. O microambiente engloba alguns tópicos que podem constituir uma ameaça para a empresa, como, por exemplo, os ambientes político-legal e tecnológico.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.


QUESTÃO 17
ENADE 2022: A partir do tema "O problema não é o que vira notícia, mas o que deixa de ser", uma agência de propaganda criou campanha publicitária para uma organização não governamental que constrói moradias para famílias que vivem em situação de extrema pobreza. As peças publicitárias mostram moradores de comunidades economicamente carentes segurando cartazes com manchetes como a da imagem a seguir.

O problema não é o que vira notícia, mas o que deixa de ser
Disponível em: http://www.clubedecriacao.com.br.
Acesso em: 24 de jun. 2022.

Com relação à peça publicitária apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. A diagramação utilizada divide o anúncio em uma composição visual em que se lança mão de movimento diagonal, sendo a fotografia colocada em situação de predominância, dada sua função para a compreensão do conceito criativo da peça.

II. A cor azul é mais recorrente nessa peça publicitária e remete à cor do logotipo do anunciante, já a cor laranja foi utilizada por ser complementar à azul e contribuir, por meio do contraste estabelecido com a cor azul, para colocar em destaque parte importante da mensagem.

III. O enquadramento utilizado na fotografia destaca como área de maior interesse o cartaz de papelão, localizado no centro geométrico da página, o que é reforçado não apenas pela relação figura-fundo, com o cartaz em primeiro plano, mas também pelo contraste cromático (cartaz) com o fundo (demais elementos do layout).

IV. A predominância do uso da cor azul e a presença do laranja na peça publicitária podem ser justificadas pela economia de tintas e redução de custos, no caso de impressão do anúncio em policromia.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I e II.
(B) I e IV.
(C) II e III.
(D) I, III e IV.
(E) II, III e IV.


QUESTÃO 18
ENADE 2022: O marketing da chamada “Era pós-digital” é totalmente mensurável. Tudo que é feito on-line pode ser medido, comprovado e calculado com base no retorno que cada iniciativa proporciona. Os indicadores para analisar dados, informações e métricas utilizados no marketing digital são os Key Performance  Indicators (KPIs), indicadores-chave de performance, em português. Com a função de avaliar as etapas das estratégias de marketing, os indicadores de performance ajudam a entender o que está funcionando e a identificar o que precisa ser melhorado. Com eles, você consegue analisar o Return Over Investment (ROI), ou retorno do investimento, em marketing.
REZ, R. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI.
São Paulo: DVS, 2016 (adaptado).

Suponha que, ao realizar o planejamento de comunicação digital para um e-commerce de rações para cães e gatos, uma agência tenha estabelecido como KPI o custo por venda. A partir dessa métrica, a agência desejava compor o ROI da ação, a fim de demonstrar financeiramente ao anunciante que a taxa de retorno alcançada era suficiente para cobrir os custos da ação e gerar lucro para a empresa.

O objetivo da ação era promover um volume de vendas de R$ 30 mil no período de 10 dias. Ao final do período, a agência aferiu os seguintes dados: foi gerado um tráfego de 1 200 visitas à página; o custo médio de atração de cada cliente foi de R$ 10,00; ao total, 200 clientes foram atraídos; e eles gastaram, em média, R$ 100,00. O ROI alcançado foi de 1,5.

A partir das informações apresentadas no texto e na situação descrita, avalie as afirmações a seguir sobre as ações de comunicação digital realizadas.

I. As ações custaram R$ 15 mil, gerando tráfego de 1 200 visitas à página do anunciante.

II. As ações geraram tráfego de 1 200 visitas à página do anunciante e R$ 20 mil em volume de vendas.

III. As ações alcançaram números inferiores ao objetivo de vendas do anunciante, mas conseguiram retorno superior ao valor investido.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.


QUESTÃO 19
ENADE 2022: Será que, após a pandemia, teremos que agregar outros valores, além daqueles que o produto ou o serviço já entregava? É hora de refletirmos, principalmente, o “porquê” dos negócios, produtos e serviços. Segundo pesquisa da Euromonitor International sobre tendências globais de consumo, em 2021, 69% dos respondentes esperavam que os consumidores se importassem mais com a sustentabilidade do que antes da pandemia de Covid-19.

Já a pesquisa da McKinsey & Company, de 2020, mostrou que 85% dos brasileiros afirmavam que se sentiam melhor ao comprar produtos sustentáveis e, ainda, 84% dos consumidores da Geração Z pararam de comprar produtos de empresas envolvidas em escândalos polêmicos, como teste em animais ou trabalho análogo ao escravo.
Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2021/
03/05/o-consumo-pos-pandemia-com-valor-sustentavel.html.
Acesso em: 16 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e a legislação pertinente ao exercício da publicidade no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A prática de greenwashing (“banho verde”) nas campanhas publicitárias, intensificada desde o início da pandemia de Covid-19, fez o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) condicionar à autorização prévia a veiculação dos anúncios como tema “sustentabilidade”, de modo a coibir o rápido crescimento da publicidade enganosa no país.

PORQUE

II. A publicidade enganosa é descrita pelo Código de Defesa do Consumidor como a indução de consumidores ao erro, por meio de informações falsas em anúncios publicitários, aplicando-se ao caso de empresas que se apresentam como ambientalmente responsáveis sem terem adotado práticas reais de sustentabilidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

(A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
(B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
(C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
(D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
(E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 20
TEXTO 1
Instagram
Disponível em: https://www.instagram.com. Acesso em: 13 jun. 2022 (adaptado).

TEXTO 2
ENADE 2022: Existem milhares de perfis, com grande número de seguidores no Instagram, que optam por uma estratégia de conteúdos mais pessoais, incluindo momentos de seu dia a dia, viagens realizadas, entre outros. Não é necessariamente preciso produzir conteúdos técnicos para o Instagram. No fundo, o mais importante é sentir-se confortável com aquilo que publica, independentemente do que é certo ou errado. Em termos práticos, o certo é aquilo que dá resultados e o errado é aquilo que não dá resultados.
FAUSTINO, P. Marketing digital na prática: como criar do zero uma estratégia de marketing digital
para promover negócios ou produtos. São Paulo: DVS Editora, 2019 (adaptado).

Considerando a postagem da influenciadora na rede social e o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Em mídias sociais como o Instagram, a autoridade de uma influenciadora é reconhecida pelo público como consequência da visibilidade e boa reputação do perfil.

II. As estratégias de conteúdo pessoal no Instagram, nas quais o tema principal é a identidade dos próprios usuários, podem ser observadas na recorrência de fotografias em que o enquadramento privilegia a figura humana, como em retratos, selfies ou imagens que captam acima da linha da cintura.

III. O figurino, o cenário e a tipografia do texto inserido na fotografia representam uma quebra na seriedade, o que pode ameaçar a autoridade da influenciadora entre seu público.

IV. O uso da linguagem coloquial nas palavras “bonitah” e “goxtou”, assim como no termo adaptado do inglês em “lookinhu”, na legenda da postagem, deve ser evitado em conteúdos publicados em redes sociais, por fugirem à norma culta da língua portuguesa.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e IV.
(D) I, III e IV.
(E) II, III e IV.


QUESTÃO 21
ENADE 2022: A criação de campanhas publicitárias multiplataforma é um processo que envolve conhecimentos e profissionais de diferentes áreas.

Além do redator e diretor de arte, responsáveis pela criação dos materiais, a função do produtor gráfico é fundamental para que as ações comunicacionais criadas e aprovadas pelo cliente se materializem de maneira satisfatória, no caso de peças impressas.

Ao arte-finalista cabe cuidar das peças, para que sejam atendidos todos os requisitos estéticos e técnicos antes de serem encaminhadas para a produção. No caso de peças que contêm fotos, o diálogo com o fotógrafo e/ou com o profissional de edição é também necessário, uma vez que esse tipo de imagem tem características técnicas específicas a serem observadas, a depender do tipo de peça prevista no planejamento e da mídia em que será veiculada.

Acerca da produção gráfica de peças publicitárias, assinale a opção correta.

(A) As decisões sobre tipografia e diagramação de uma peça impressa cabem ao produtor gráfico.

(B) O diretor de arte é responsável pelas etapas de impressão e acabamento, no processo de produção gráfica.

(C) O produtor gráfico é responsável por avaliar a viabilidade técnica, estética e financeira do material gráfico, bem como recomendar materiais, sistemas de impressão e fornecedores mais adequados a cada projeto.

(D) As fotografias coloridas, no sistema offset, somente podem ser reproduzidas usando-se retículas e, por isso, ao finalizar uma foto para encaminhar à agência, o fotógrafo deve realizar a separação de cores.

(E) O diretor de arte deve conhecer os diferentes sistemas de impressão, tais como offset, serigrafia, rotogravura, flexografia e impressão digital, visto que ele deverá acompanhar a produção dos materiais junto ao fornecedor gráfico.


QUESTÃO 22
ENADE 2022: Como a linguagem se caracteriza pelo movimento, qualquer aproximação a ela não pode propor apenas a descrição dos fatos linguísticos, devendo levar em conta, também, a explicação crítica desses fatos, incluindo-se aí os processos de produção social das normas e dos usos linguísticos, inter-relacionados com as necessidades sociais.

O ponto central da abordagem das questões de linguagem não é, portanto, a produção individual que se manifesta nos atos de fala, mas, sim, o processo de produção do sistema de regras e convenções que preside essa produção individual, ou seja, a natureza histórico-social desse processo.
BACCEGA, M. A. Comunicação e linguagem: discursos e ciência.
São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O modo como as mensagens e frases de uma língua são produzidas e interpretadas refletem no sentido que elas têm no nível do enunciador e do enunciatário.

II. A palavra carrega três determinações: ela procede de alguém, dirige-se a alguém e procura persuadir; é na publicidade e propaganda que a persuasão está presente, estando ausente no ato de fala cotidiano.

III. A identificação das motivações, das intencionalidades, dos interesses, das necessidades e dos condicionantes sociais é importante para conhecer determinado segmento econômico, do qual fazem parte os interlocutores.

IV. Todos os fenômenos culturais, que são o resultado do trabalho e do desenvolvimento histórico-social da sociedade em um dado momento, apresentam-se como sistema de signos, como fenômenos de comunicação, cada um deles com sua especificidade.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I e III.
(B) II e III.
(C) II e IV.
(D) I, II e IV.
(E) I, III e IV.


QUESTÃO 23
Chegou a aura

ENADE 2022: Considerando o anúncio apresentado, veiculado por uma operadora de telefonia para divulgar o lançamento do chatbot Aura, avalie as afirmações a seguir.

I. O anúncio, ao isolar o personagem e a Aura em uma paisagem remota, sugere que a inteligência artificial seja uma solução personalizada e individualizada para o atendimento ao cliente, sendo essa uma característica das estratégias de marketing one-to-one.

II. A inteligência artificial aplicada em soluções como a Aura dificulta que estrategistas da marca conheçam a fundo seus clientes, uma vez que a responsabilidade de atendimento é delegada a uma máquina com relativo grau de autonomia e sob a qual não se pode ter pleno controle.

III. A inteligência artificial preconiza avanços que podem incorporar novos elementos, como a voz e o toque, ao atendimento dos clientes, superando a era da comunicação textual predominante em chats tradicionais e caminhando em direção ao Metaverso.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.


QUESTÃO 24
ENADE 2022: No Brasil, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) é um dos órgãos que normatizam aspectos relativos à legislação e à ética no universo da publicidade e da propaganda. Seu código é bastante abrangente, incluindo as chamadas categorias especiais de anúncios, com recomendações específicas para cada modalidade.
Disponível em http://www.conar.org.br. Acesso em: 27 jul. 2018 (adaptado).

Considerando a relevância do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, assinale a opção correta.

(A) O código recomenda que se preze pelo uso adequado da língua portuguesa, condenando a presença de calão em anúncios.

(B) A veiculação de anúncios criados no exterior, segundo o referido código, deve ser estimulada no país, acolhendo-se a livre competição.

(C) As relações públicas, consideradas atividades promocionais regulares, são contempladas nesse código.

(D) As regras referentes à propaganda político-partidária também são estabelecidas por esse código.

(E) O referido código prevê o pagamento de multa como possível penalidade a agências publicitárias que cometam infração.


QUESTÃO 25
ENADE 2022: Em pesquisas de marketing, o conceito de amostragem se refere ao processo de seleção dos elementos que farão parte de uma amostra de população. Esse processo pode serrealizado de maneira probabilística ou não probabilística.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia,
planejamento, execução e análise. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014 (adaptado).

No que se refere aos tipos de amostragem não probabilística, avalie as afirmações a seguir.

I. Amostras intencionais partem do pressuposto de que, com bom julgamento e uma estratégia adequada, podem ser escolhidos os casos que irão compor uma amostra.

II. Amostras desproporcionais são aplicáveis a qualquer caso em que as proporções dos estratos na população são desconhecidas.

III. Amostras por conveniência são, entre os métodos não-probabilísticos, as mais confiáveis, uma vez que pressupõem os critérios de seleção mais convenientes para os sujeitos pesquisados.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.


QUESTÃO 26
ENADE 2022: O funil de vendas é uma técnica contemporânea utilizada no ambiente digital. Ele contribui com as marcas, desde o processo de atração até a conversão de clientes, sendo empregado em estratégias de e-business.

O funil de vendas é uma técnica contemporânea utilizada no ambiente digital

Sobre o emprego de taxas de conversão para a avaliação de estratégias de marketing no e-commerce, assinale a opção correta.

(A) O objetivo de uma estratégia de marketing bem-sucedida é que a taxa de conversão se estabilize no decorrer de uma campanha, o que garante que a estrutura do funil de vendas se mantenha intacta.

(B) A taxa de conversão é um percentual definido pelo total de vendas dividido pelo número de visitas ao site, resultando em um índice que varia de acordo com o setor ao qual a empresa pertence.

(C) A automação da conversão por meio de ferramentas digitais dispensa os agentes de marketing de monitorarem o funil de vendas, pois permite a renovação permanente de leads sem que as equipes de venda sejam mobilizadas.

(D) A conversão do visitante de um site em cliente da empresa é um processo orgânico que resulta de variáveis psicossociais e da motivação individual para o consumo, tendo a publicidade um papel passivo nesse processo.

(E) A utilização de funis de vendas permite que práticas como o benchmarking setorial sejam substituídas por estratégias concebidas a partir da singularidade da própria empresa, que tem o perfil dos visitantes de seu site mais bem compreendido.


QUESTÃO 27
TEXTO 1
ENADE 2022: Envolver o consumidor em experiências com a marca é um dos objetivos das estratégias de branding.  Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, as possibilidades de formatos interativos se ampliaram.

O universo dos games, especialmente, apresenta-se como uma oportunidade de marketing para atender às expectativas e demandas das novas gerações de consumidores.

Entre as possibilidades e formatos, identificam-se o advergame e o in-game advertising. O advergame é um jogo feito especificamente para a marca, com o intuito de promovê-la. Já o in-game advertising utiliza o próprio ambiente do jogo para inserção de publicidade.
RODRIGUES, F. M. Jogos eletrônicos como estratégias de comunicação: efeitos da
congruência do in-game advertising. Juiz de Fora: UFJF, 2015 (adaptado).

TEXTO 2
Uma pesquisa da empresa IAB Brasil, feita em 2021, mostrou que 38% dos jogadores gostam de vídeos com bonificações dentro do jogo, 23% preferem que a marca apareça como parte do cenário e 16% gostam de anúncios que apareçam em pausas naturais do jogo. A mesma pesquisa evidencia que 10% dos respondentes gostam de publicidade jogável e 12% aceitam publicidade interativa.
Disponível em: https://iabbrasil.com.br. Acesso em: 20 jun. 2022 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os resultados da pesquisa revelam que os formatos de publicidade mais aceitos pelos respondentes em jogos são os advergames.

PORQUE

II. Os jogadores preferem formatos menos intrusivos e mais incorporados ao universo do jogo, já que apenas 10% dos respondentes gostam de publicidade jogável.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

(A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
(B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
(C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
(D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
(E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 28
ENADE 2022: O custo econômico mais elevado da produção de imagens e sua complexidade tecnológica superior costumam obrigar os produtores a começarem o trabalho por elas. Mas nossos ouvidos não dependem de forma alguma de nossos olhos para processar informação, atuando em sincronia e em coerência com eles. Quando eliminamos o som, a publicidade, os documentários e os noticiários frequentemente chegam a se tornar absolutamente incompreensíveis.
RODRÍGUEZ, A. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. 
São Paulo: Editora Senac, 2006 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Diante da complexidade e dos custos elevados da produção de imagens, a publicidade em podcasts é uma alternativa mais acessível e preserva o potencial semântico e cognitivo da comunicação sonora presente nos produtos audiovisuais.

PORQUE

II. O formato podcast difundiu-se amplamente na comunicação digital contemporânea, incorporando os avanços do rádio e do cinema como mídias que tratam o som, transmitem sensações espaciais e organizam os discursos no fluxo narrativo de seus produtos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

(A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
(B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
(C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
(D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
(E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 29
ENADE 2022: Muito se tem escrito sobre os atributos dos procedimentos analíticos quantitativos e qualitativos. Em verdade, todo procedimento, seja qualitativo ou quantitativo, é, em grau maior ou menor, reducionista.

Esta redução da complexidade do real é realizada com certa diversidade em cada língua natural e, mais ainda, nas linguagens específicas de cada disciplina científica.

Nenhum procedimento analítico deixa de ser reducionista. Há, então, a necessidade de fazer um exame cuidadoso dos procedimentos analíticos quantitativos e qualitativos mais adequados para cada caso particular e em relação aos objetivos pretendidos.
EPSTEIN, I. Ciência, poder e comunicação. In:DUARTE,J.;BARROS,A.(Org.).
Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 
2. ed. São Paulo: Atlas, 2014 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

(A) O estudo de caso tem como uma das finalidades explorar situações nas quais a intervenção que está sendo avaliada não apresenta um conjunto simples e claro de resultados.

(B) O grupo focal é um tipo de pesquisa quantitativa cujo objetivo é elencar as diferenças de opinião de um grupo em particular.

(C) A análise de conteúdo ocupa-se com a análise de mensagens e se diferencia de outras técnicas pela ênfase no papel ativo do sujeito.

(D) A pesquisa de opinião possibilita a coleta de dados qualitativos aprofundados a partir da aplicação da entrevista pessoal individual.

(E) A etnografia exige distanciamento do pesquisador em relação ao tema para que não haja ideias preconcebidas sobre o grupo escolhido para participar da pesquisa.


QUESTÃO 30
TEXTO 1
dia das mães
Disponível em: https://www.instagram.com. Acesso em: 14 jun. 2022 (adaptado).

TEXTO 2
ENADE 2022: Tornou-se imperativo para as marcas conectarem-se com os consumidores por meio de mídias sociais. Uma pesquisa da NM Incite revelou que os consumidores que recebem atendimento positivo ao cliente por meio de mídias sociais são três vezes mais propensos a se tornarem defensores da marca.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0:
do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 (adaptado).

A partir do texto apresentado e da imagem extraída do perfil oficial de uma marca de sandálias brasileira no Instagram, avalie as afirmações a seguir.

I. A gestão de relacionamento com clientes na era digital é um aprofundamento da gestão de relacionamento tradicional, que via os consumidores como parte ativa na relação com a empresa.

II. A humanização das marcas na era digital leva à adoção de um tom informal que incentiva a aproximação dos clientes, como no exemplo da resposta à usuária que reclamou que a sapatilha machucou seu pé.

III. O uso de algoritmos para filtrar as citações mais relevantes da marca pelos usuários das redes sociais não é recomendável na gestão de relacionamento digital, ainda que seja recomendável a automatização das respostas com o uso de bots.

IV. A interação dos consumidores com outros usuários das redes sociais digitais também está na zona de abrangência da gestão de relacionamento com o cliente, pois os próprios consumidores podem atuar como defensores espontâneos da marca.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e IV.
(D) I, III e IV.
(E) II, III e IV.


QUESTÃO 31
TEXTO 1
ENADE 2022: Durante séculos, a situação da escrita foi de tal ordem que a um reduzido número de escritores correspondia um número de vários milhares de leitores. No início do século passado, verificou-se uma mudança nessa situação. Tudo isso começou com a imprensa diária, ao abrir aos leitores o seu “correio”. Atualmente, a situação é tal que quase não deve haver um europeu, inserido no mundo do trabalho, que não tenha tido possibilidade de publicar uma experiência laboral, uma reclamação, uma reportagem ou algo afim. Assim, a diferença entre autor e público está prestes a perder o seu caráter fundamental.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, L. C.
Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000 (adaptado).

TEXTO 2
Filmando em estúdios de garagem, reproduzindo efeitos especiais em computadores domésticos e pegando músicas de CDs e de arquivos MP3, os fãs criaram novas versões da mitologia de Guerra  nas Estrelas (1977). A circulação amplamente difundida de bens relacionados à Guerra nas Estrelas disponibilizou recursos a uma geração emergente de cineastas adolescentes e jovens. Guerra nas Estrelas tornou-se a “lenda” deles, e agora eles estão determinados a reescrevê-la a seu modo.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2003 (adaptado).

A liberação do polo de emissão na criação e circulação de conteúdos abordada nos textos traz impactos para a comunicação publicitária. A esse respeito, assinale a opção correta.

(A) O fenômeno da remixagem, como o caso de Guerra nas Estrelas, não se aplica a conteúdos publicitários, pois estes estão sob o controle do emissor, que planeja e financia sua veiculação em meios digitais.

(B) A cultura participativa e a experiência dos fãs, fenômenos presentes desde o início da formação da sociedade de massas, foram potencializados pela cibercultura, pois intensificou a relação entre o público e a obra.

(C) O comportamento de fã e o desejo de participar da construção das narrativas das marcas são fenômenos restritos ao público jovem, uma vez que outros públicos permanecem consumindo segundo a lógica massiva.

(D) As empresas, ao permitir a participação dos consumidores na criação e recriação de conteúdos midiáticos, estão abrindo mão do controle sobre os sentidos e as percepções de suas marcas e produtos.

(E) O planejamento de comunicação de uma marca não considera as experiências fora dos espaços oficiais — como a produção de fãs na internet, memes e fan fictions —, pois não há ferramentas de acompanhamento disponíveis na atualidade.


QUESTÃO 32
TEXTO 1
ENADE 2022: Como os meios de massa são sustentados pelos interesses das grandes firmas que se engrenam no presente sistema econômico e social, os media contribuem para a manutenção deste sistema. Esses meios não somente continuam a afirmar o status quo, mas também, na mesma medida, deixam de levantar questões essenciais sobre a estrutura da sociedade. Portanto, levando ao conformismo e fornecendo pouca base para uma apreciação crítica da sociedade, os mass media, patrocinados comercialmente, restringem indireta mas efetivamente o desenvolvimento consciente de uma visão genuinamente crítica.
MERTON, R.; LAZARSFELD, P. Comunicação de massa,
gosto popular e organização da ação cultural. In: LIMA, L. C.
Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

TEXTO 2
A representatividade de mulheres negras como protagonistas em comerciais de TV vive um momento de estagnação, enquanto o cenário para os homens negros já indica retrocessos. A conclusão é de uma pesquisa da agência Heads Propaganda e da ONU Mulheres que aponta ainda mais ausência de representatividade de pessoas negras quando analisados anúncios que envolvem idosos ou são veiculados em programas infantis.

Com base em 3 133 propagandas de TV analisadas, o estudo concluiu que, quando os homens são protagonistas, eles são brancos em 84% dos casos, e negros em 7%. Em outros 9% dos comerciais, esses homens são de várias etnias. No caso das mulheres, as brancas ocuparam 74% dos papéis principais, enquanto as negras, 22%, e as mulheres de várias etnias, 4%.

Realizada desde julho de 2015, a pesquisa aponta que a representação de mulheres negras como protagonistas cresceu até julho de 2017, mas estagnou desde então. Em julho de 2018, o percentual chegou a atingir 25%, mas caiu para 17% em fevereiro de 2019 e voltou a subir para 22% em fevereiro de 2020.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/
noticia/2020-12/diversidade-racial-na-publicidade-vive-estagnacao-indica-pesquisa.
Acesso em 28 jun. 2022 (adaptado).

Com relação à perspectiva funcionalista, às funções sociais dos meios de comunicação e à representatividade étnica na publicidade, assinale a opção correta.

(A) O crescimento da representatividade das mulheres negras na publicidade é consequência de um sistema econômico que tende a representar todo grupo potencialmente consumidor.

(B) O crescimento da representatividade das mulheres negras na publicidade observado nos últimos anos reflete a estrutura da sociedade, uma vez que tal grupo é quantitativamente relevante.

(C) A baixa representatividade das pessoas negras na publicidade se caracteriza como uma função dos meios de comunicação, que contribui para o funcionamento equilibrado do sistema social.

(D) A baixa representatividade das pessoas negras na publicidade é consequência da crítica ao mau funcionamento do sistema social por parte dos meios de comunicação comercialmente interessados.

(E) A baixa representatividade das pessoas negras na publicidade é causada pela tendência dos mass  media a não estimular a reflexão crítica, o que contribui para a manutenção do sistema social.


QUESTÃO 33
“Try not to hear this” (“Tente não ouvir isso”)

ENADE 2022: Considerando o anúncio impresso apresentado, produzido para a campanha “Try not to hear this” (“Tente não ouvir isso”) de uma marca de refrigerantes, avalie as afirmações a seguir.

I. Na fotografia publicitária, o achatamento da profundidade de campo e a captação dos detalhes de um movimento são possíveis por meio do emprego de lentes teleobjetivas, com uma velocidade rápida de disparo do obturador da câmera.

II. A paleta de cores frias estabelece distanciamento para com a ação representada e cria um enigma sobre a identidade do indivíduo que abre a lata de refrigerante.

III. O anúncio se apresenta como alternativa à persuasão discursiva na publicidade contemporânea, atribuindo à direção de arte o papel de criadora de estímulos imagéticos e sonoros.

IV. O posicionamento do título, em tipografia reduzida, próximo ao lacre da lata de refrigerante é necessário para o efeito de sinestesia da peça.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e IV.
(D) I, III e IV.
(E) II, III e IV.


QUESTÃO 34
ENADE 2022: O rádio teve um papel essencial na Segunda Guerra Mundial, especialmente na Alemanha, onde o nazismo compreendeu perfeitamente as suas potencialidades como instrumento para a propaganda nacionalista, antissemita e antibolchevista de massa.
GIOVANNINI, G. Evolução na comunicação: do sílex ao silício.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987 (adaptado).

Considerando esse contexto histórico, avalie as afirmações a seguir.

I. O cientista político Harold Lasswell, partindo de uma visão marxista da sociedade, realizou estudos sobre propaganda na Segunda Guerra Mundial, que se tornaram representativos da corrente conhecida como mass communication research.

II. O modelo estatal de radiofonia foi predominante na Alemanha durante as primeiras décadas do século XX, o que favoreceu o controle político do meio.

III. Na visão dos teóricos da Escola de Frankfurt, a adesão das “massas” ao projeto nazista representou a regressão da razão humana, e o rádio, assim como os demais meios de comunicação de massa, passou a ser visto como promotor de violência simbólica.

IV. Na perspectiva dos estudos administrativos realizados pela mass communication research, a audiência deve ser analisada em um processo de consumo que considera, principalmente, os efeitos de determinado meio sobre os receptores.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I e III.
(B) I e IV.
(C) II e III.
(D) I, II e IV.
(E) II, III e IV.


QUESTÃO 35
ENADE 2022: Um vídeo sugerindo a redução no consumo de carne deveria ajudar um banco brasileiro a divulgar seu aplicativo que calcula pegadas de carbono, mas acabou com um pedido de retratação e, pelo menos, cinco churrascos organizados por pecuaristas em frente às agências da instituição.

O episódio começou com um vídeo que circulou nas redes sociais, no qual três influenciadoras dão dicas de como ter hábitos mais sustentáveis e recomendam a adesão ao movimento conhecido como “Segunda sem carne”. O material publicitário irritou alguns representantes ruralistas, o que levou o banco a retirar o vídeo do ar e a escrever uma carta aberta se retratando.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/01/entenda-o-que-o-
churrasco-no-bradesco-revela-sobre-as-publicidades-esg.shtml.
Acesso em: 12 jun. 2022 (adaptado).

A partir do texto apresentado, bem como dos princípios de planejamento de comunicação integrada e marketing, avalie as afirmações a seguir.

I. O acompanhamento das principais tendências de consumo na sociedade, a exemplo da Agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança, em português), é fundamental ao desenvolvimento de campanhas publicitárias.

II. A atitude do banco de retirar a campanha publicitária do ar, cedendo àqueles que protestaram contra sua veiculação, impacta na imagem da empresa junto ao público que é adepto a causas relacionadas à sustentabilidade.

III. O planejamento da comunicação integrada envolve os setores de marketing, assessoria de imprensa e relações públicas que atuam juntos pelo fortalecimento da reputação de uma marca e pelo bom relacionamento com o público, o que inclui a gestão de crises, como a que foi desencadeada pelo vídeo do banco.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,211,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,461,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,349,eleicoes,1,enade,388,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1421,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,285,provas da univesp,2,provas enade,387,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9834,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,224,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4475,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5296,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,128,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8515,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61103,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Publicidade e Propaganda ENADE 2022 com Gabarito
Prova Publicidade e Propaganda ENADE 2022 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/12/prova-publicidade-e-propaganda-enade-2022-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/12/prova-publicidade-e-propaganda-enade-2022-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo