Lá na úmida senzala, Sentado na estreita sala, Junto ao braseiro, no chão, Entoa o escravo o seu canto,

UESB 2022 - QUESTÃO 12 Texto A Canção do Africano Lá na úmida senzala, Sentado na estreita sala, Junto ao braseiro, no chão, Entoa o escravo...
UESB 2022 - QUESTÃO 12
Texto A
Canção do Africano

Lá na úmida senzala,
Sentado na estreita sala,
Junto ao braseiro, no chão,
Entoa o escravo o seu canto,
E ao cantar correm-lhe em pranto
Saudades do seu torrão ...

De um lado, uma negra escrava
Os olhos no filho crava,
Que tem no colo a embalar...
E à meia voz lá responde
Ao canto, e o filhinho esconde,
Talvez pra não o escutar!

"Minha terra é lá bem longe,
Das bandas de onde o sol vem;
Esta terra é mais bonita,
Mas à outra eu quero bem!
ALVES, Castro. Canção do Africano. In: Os Escravos. São Paulo: 
Martins, 1972.

Texto B
I-JUCA-PIRAMA

Eu era o seu guia
Na noite sombria,
A só alegria
Que Deus lhe deixou:
Em mim se apoiava,
Em mim se firmava,
Em mim descansava,
Que filho lhe sou.

Ao velho coitado
De penas ralado,
Já cego e quebrado,
Que resta? - Morrer.
Enquanto descreve
O giro tão breve
Da vida que teve,
Deixa-me viver!

Não vil, não ignavo,
Mas forte, mas bravo,
Serei vosso escravo:
Aqui virei ter.
Guerreiros, não coro
Do pranto que choro;
Se a vida deploro,
Também sei morrer.
DIAS, Gonçalves. I-Juca-Pirama (1851). Disponível em: < 
http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/jucapirama.p
df>. Acesso em: 22 abr. 2022.

Sobre os dois textos apresentados, está correto o que se afirma em:

(A) Ambos os Textos pertencem ao movimento romântico, porém, enquanto o Texto A é um exemplar da poesia ultrarromântica, marcada pela crítica à escravidão, o texto B é indianista, trazendo a figura do indígena como herói nacional.

(B) Ambos os textos pertencem ao movimento romântico, entretanto, o Texto A enquadra-se na poesia condoreira, última fase do romantismo no Brasil, enquanto o Texto B é ultrarromântico, no qual a figura do bom selvagem sintetiza a alma do brasileiro.

(C) Ambos os textos trazem estereótipos de duas figuras historicamente marginalizadas na formação do Brasil, prevalecendo a imagem do escravo indolente, que espera um salvador, e do indígena covarde, que prefere se render do que lutar.

(D) O Texto A pertence à poesia condoreira, a qual realiza a denúncia da condição da população negra escravizada, enquanto o Texto B faz parte do legado indianista, no qual a figura do indígena é construída a partir de valores do homem branco europeu.

(E) Ambos os Textos constroem seus personagens a partir da perspectiva do bom selvagem de Rousseau, o que é feito pelos poetas românticos como forma de retratação pelo sofrimento causado aos negros e aos povos nativos no processo de colonização.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(D) O Texto A pertence à poesia condoreira, a qual realiza a denúncia da condição da população negra escravizada, enquanto o Texto B faz parte do legado indianista, no qual a figura do indígena é construída a partir de valores do homem branco europeu.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo