O pior é que era coxa. Uns olhos tão lúcidos, uma boca tão fresca, uma compostura tão senhoril; e coxa!

UESB 2022 - QUESTÃO 13 [...] O pior é que era coxa. Uns olhos tão lúcidos, uma boca tão fresca, uma compostura tão senhoril; e coxa! Esse co...
UESB 2022 - QUESTÃO 13
[...]
O pior é que era coxa. Uns olhos tão lúcidos, uma boca tão fresca, uma compostura tão senhoril; e coxa! Esse contraste faria suspeitar que a natureza é às vezes um imenso escárnio. Por que bonita, se coxa? por que coxa, se bonita? Tal era a pergunta que eu vinha fazendo a mim mesmo ao voltar para casa, de noite, e não atinava com a solução do enigma.

O melhor que há, quando se não resolve um enigma, é sacudi-lo pela janela fora; foi o que eu fiz; lancei mão de uma toalha e enxotei essa outra borboleta preta, que me adejava no cérebro. Fiquei aliviado e fui dormir. Mas o sonho, que é uma fresta do espírito, deixou novamente entrar o bichinho, e aí fiquei eu a noite toda a cavar o mistério, sem explicá-lo.

Amanheceu chovendo, transferi a descida; mas no outro dia, a manhã era límpida e azul, e apesar disso deixei-me ficar, não menos que no terceiro dia, e no quarto, até o fim da semana. Manhãs bonitas, frescas, convidativas; lá embaixo a família a chamar-me, e a noiva, e o parlamento, e eu sem acudir a cousa nenhuma, enlevado ao pé da minha Vênus Manca. 

Enlevado é uma maneira de realçar o estilo; não havia enlevo, mas gosto, uma certa satisfação física e moral. Queria-lhe, é verdade; ao pé dessa creatura tão singela, filha espúria e coxa, feita de amor e desprezo, ao pé dela sentia-me bem, e ela creio que ainda se sentia melhor, ao pé de mim. E isto na Tijuca. Uma simples égloga. Dona Eusébia vigiava-nos, mas pouco; temperava a necessidade com a conveniência. A filha, nessa primeira explosão da natureza, entregava-me a alma em flor.

– O senhor desce amanhã? disse-me ela no sábado.
– Pretendo.
– Não desça.

Não desci, e acrescentei um versículo ao Evangelho: - Bem-aventurados os que não descem, porque deles é o primeiro beijo das moças.
[...]
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São 
Paulo: Moderna, 1999.

Sobre o excerto de Memórias Póstumas de Brás Cubas e seu autor, Machado de Assis, assinale a alternativa correta.

(A) Brás Cubas é o típico herói moldado sob a perspectiva positivista, o qual, culto, bemeducado e honesto, analisa cientificamente a condição da pretendente, visando encontrar o melhor espécime humano para ser seu par romântico, o que revela seu caráter puramente racional.

(B) A narrativa em primeira pessoa, com um narrador-personagem, visa trazer neutralidade à apresentação dos fatos vividos e descritos pelo defunto-autor, possibilitando que Machado de Assis apresente sua tese sobre a sociedade sob uma ótica que separa autor, narrador e personagem.

(C) Grande apreciador da literatura europeia, em “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, Machado de Assis coloca à prova todos os seus conhecimentos literários de modo a construir um romance que reproduz de maneira fidedigna as modas que aprendera em seu processo de formação enquanto escritor.

(D) Seguindo a tendência determinista e positivista de sua época, Machado de Assis constrói suas narrativas de forma que essas possam demonstrar como os fatores raça, meio social e contexto histórico são fundamentais para moldar o destino do homem, daí decorre a previsibilidade dos desfechos das histórias de suas personagens.

(E) Uma das principais marcas da prosa machadiana que distancia o autor de outros escritores, sobretudo dos naturalistas, reside no aprofundamento da psique humana, sendo que as personagens criadas pelo autor são complexas, por vezes ambíguas e paradoxais, distantes, portanto, dos tipos sociais que aprisionariam suas identidades em formatos pré-moldados.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(E) Uma das principais marcas da prosa machadiana que distancia o autor de outros escritores, sobretudo dos naturalistas, reside no aprofundamento da psique humana, sendo que as personagens criadas pelo autor são complexas, por vezes ambíguas e paradoxais, distantes, portanto, dos tipos sociais que aprisionariam suas identidades em formatos pré-moldados.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo