UNESP 2023: Leia o excerto, baseado num documento maia do século XVI

UNESP 2023:  Leia o excerto, baseado num documento maia do século XVI. Este é o princípio da concepção dos humanos, de quando se buscou o qu...
UNESP 2023: Leia o excerto, baseado num documento maia do século XVI.

Este é o princípio da concepção dos humanos, de quando se buscou o que devia compor a carne do homem. [...]

De Paxil (Lugar da Fenda), Cayalá (de Água Amarga), esse é seu nome, vieram as espigas de milho amarelo e as espigas de milho branco.

E estes são os nomes dos animais, dos que trouxeram a comida: Yac (Raposa Cinzenta), Utiú (Coiote), Quel (Periquito) e Hoh (Corvo). Esses quatro animais lhes deram a notícia das espigas de milho amarelo e das espigas de milho branco. [...]

Foi assim que eles encontraram o milho — milho que compôs a carne da gente criada, da gente formada —, e a água, que se tornou o sangue, a linfa do ser humano. [...]

E então puseram em palavras a criação, a formação de nossas primeiras mães, de nossos primeiros pais. De milho amarelo e de milho branco se fez sua carne; apenas de alimento se fizeram os braços e as pernas do ser humano.
(Popol Vuh, 2019.)

O excerto expõe

(A) uma visão estereotipada da criação humana, que contraria os preceitos básicos do pensamento científico da época.

(B) um reconhecimento das limitações alimentares locais e a incorporação de valores e princípios do catolicismo europeu.

(C) um lamento dos nativos diante da dominação europeia e a reafirmação dos valores originais da comunidade indígena.

(D) uma representação mítica das origens do homem, que associa o processo da criação humana a elementos do mundo natural.

(E) uma interpretação mitológica da criação da fauna nativa e a preocupação com a carência alimentar do período.

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
O milho, planta originária da América, compreendia a base da alimentação de diversos povos nativos do continente. Assim sendo, dentro da cosmovisão de grande parte dos ameríndios (principalmente maias e astecas), ocupava posição de destaque nos seus mitos de criação, organizando o cotidiano e a sua vivência simbólica.

GABARITO:
(D) uma representação mítica das origens do homem, que associa o processo da criação humana a elementos do mundo natural.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo