UNESP 2023: Observe a gravura “A amazona americana”, incluída no Grande Atlas de Johannes Blaeu, de 1662

UNESP 2023:  Observe a gravura “A amazona americana”, incluída no Grande Atlas de Johannes Blaeu, de 1662. Essa gravura, produzida no século...
UNESP 2023: Observe a gravura “A amazona americana”, incluída no Grande Atlas de Johannes Blaeu, de 1662.

Observe a gravura “A amazona americana”, incluída no Grande Atlas de Johannes Blaeu, de 1662.

Essa gravura, produzida no século XVII, permite identificar

(A) o desenvolvimento de relações religiosas harmoniosas, obtidas a partir de contratos firmados entre os conquistadores e as lideranças nativas, e o compartilhamento das tarefas cotidianas.

(B) a ambiguidade do imaginário europeu sobre a América, expressa na combinação de elementos reais e fabulosos e na percepção de nativos e africanos como escravos e guerreiros.

(C) a consolidação da hegemonia europeia na América, manifesta no estabelecimento de padrões de comportamento do Velho Mundo e na erradicação das tradições nativas.

(D) o reconhecimento da peculiaridade da fauna e da flora locais, representadas de forma realista e com o intuito de revelar aos europeus as características físicas do Novo Mundo.

(E) a presença dos esforços catequizadores na América, caracterizados pela submissão das populações nativas às regras de vestimenta e à ética do trabalho como garantia da salvação eterna.

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
A imagem presente no Atlas de Johannes Blaeu é produto do imaginário europeu sobre o Novo Mundo. A representação feminina remete às populações nativas guerreiras, inclusive com a indicação de um homem morto aos seus pés.

O corpo semicoberto é evidência da releitura europeia sobre a existência dessas populações, e a alteração do território sinaliza para a conquista e a colonização da qual participam europeus brancos e populações africanas escravizadas.

Devem-se notar importantes características da imagem:
– elementos reais: a riqueza da terra (América), os povos originários, a exploração metropolitana, a escravidão e a resistência dos nativos causando mortes entre os colonizadores.
– elementos fantásticos: o lagarto não condizente com a realidade e a luta entre o bem e o mal na esfera espiritual.

GABARITO:
(B) a ambiguidade do imaginário europeu sobre a América, expressa na combinação de elementos reais e fabulosos e na percepção de nativos e africanos como escravos e guerreiros.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo