ENADE 2017: A pintura abaixo é um retrato de família em três gerações, marcado pelas gradações de cor entre as personagens

ENADE 2017: A pintura abaixo é um retrato de família em três gerações, marcado pelas gradações de cor entre as personagens: à esquerda
ENADE 2017: A pintura abaixo é um retrato de família em três gerações, marcado pelas gradações de cor entre as personagens: à esquerda, a avó negra; ao centro, a mãe, “mulata”, que carrega um bebê branco no colo; à direita, o presumido pai da criança, também branco. À primeira vista, a cena parece a ilustração perfeita para a tese de João Baptista Lacerda, diretor do Museu Nacional, apresentada no ano de 1911, na Inglaterra, na primeira edição do Congresso Universal das Raças. A tese era sintetizada na legenda da imagem que foi reproduzida no artigo apresentado no congresso:

“O negro passando a branco, na terceira geração, por efeito do cruzamento de raças”. O texto sugere que o cientista estaria traduzindo a tela em termos do darwinismo social e imprimindo-lhe o conceito de “evolução” da espécie que, nesse caso, seria resultante de uma seleção sexual, a seu entender promotora do embranquecimento. A brancura, nesse contexto, era associada à ideia de perfectibilidade. Fato é que o episódio colou-se à tela, tornando-se uma espécie de tradução dominante sobre seus sentidos nos períodos subsequentes.
LOTIERZO, T; SCHWARCZ, L M. Raça, gênero e projeto branqueador: “a Redenção de Can, de Modesto Brocos. Artelogie, n.5, set. 2013, p. 18.

indagacao
BROCOS, M. A redenção de Cam. Óleo sobre tela, 1895.
Disponível em: <http;//cralin2p fro. Acesso em: 12 jul. 2017 (adaptado).

Considerando a utilização da obra de Modesto Brocos e do texto citado em uma aula de História, e sua inserção em um debate mais amplo sobre pensamento racial, avalie as afirmações a seguir.

I. O problema da mestiçagem teve papel central no debate sobre a modernidade e a construção da nacionalidade em diversas sociedades multiétnicas e multiculturais, e, no Brasil, um dos usos e sentidos mais conhecidos e controversos dessa questão ficou conhecido como a tese da democracia racial.

II. O uso da pintura A redenção de Cam para debater o tema das relações raciais é metodologicamente questionável, pois as imagens têm, no estudo e ensino da história, uma função ficcional, sendo versões parciais e incompletas dos fatos e contextos representados, revelando a visão isolada de seus autores.

III. Os debates sobre o pensamento racial, produzidos ao longo do século XX, servem como contraponto para que se compreenda a bem sucedida experiência social no Brasil, exemplificada pela mestiçagem e pela harmonia das relações raciais, em contraposição ao que o mundo testemunhava como efeitos dos sistemas de opressão racial nos Estados Unidos e na África do Sul.

IV. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, é um equívoco acreditar que a noção de democracia racial só atinge os negros, pois, enquanto processo estruturante da formação histórica brasileira, essa teoria está presente no imaginário social e atinge negros, brancos e outros grupos étnico-raciais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
B) I e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo