Prova História (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito

Prova História (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
ENADE - Indagação

Prova História (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

BACHARELADO

QUESTÃO 09
ENADE 2017: A história se faz com documentos. Documentos são os traços que deixaram os pensamentos e os atos dos homens do passado. Entre os pensamentos e os atos dos homens, poucos há que deixam traços visíveis, e estes, quando se produzem, raramente perduram: basta um acidente para os apagar.

Ora, qualquer pensamento ou ato que não tenha deixado traços, diretos ou indiretos, ou cujos traços visíveis tenham desaparecido, está perdido para a história: é como se nunca houvesse existido. Por falta de documentos, a história de enormes períodos do passado da humanidade ficará para sempre desconhecida. Porque nada supre os documentos: onde não há documentos não há história.
LANGLOIS, C;; SEIGNOBOS, C. Introdução aos Estudos Históricos.
São Paulo: Editora Renascença, 1946 (adaptado) 

O trecho apresentado foi publicado originalmente em 1898, na França, em um manual de História muito influente à época.

Com base nesse excerto, infere-se que os documentos

A) são equivalentes aos acontecimentos humanos, pois carregam em si os pensamentos e os atos pretéritos.

B) podem ser substituídos por traços que denotem tanto a presença humana no tempo quantos gostos, gestos e valores do ser humano em determinado período.

C) são registros textuais, preferencialmente produzidos por organismos vinculados ao Estado, o que assegura sua autenticidade.

D) fornecem testemunho sobre uma parcela dos acontecimentos do passado sem os quais a escrita da história é impossível.

E) recuperam o passado em si, na medida em que expressam ações e ideias de homens que viveram em épocas pretéritas.


QUESTÃO 10
ENADE 2017: Entre o final dos anos 1980 e o início da década seguinte, o mundo passou, nos termos do historiador francês Ernest Labrousse, por uma “conjuntura histórica de transformação”, separando a bipolaridade estrita do pós-guerra de uma nova situação econômica e política caracterizada por múltiplas polaridades, cujos contornos não estão ainda muito bem definidos.
ALMEIDA, P R. As duas últimas décadas do século XX fim do
socialismo e retomada da globalização. In: SARAIVA, ). F. S. (org.).
História das relações internacionais contemporâneas: da
sociedade internacional do século XX à era da globalização.
2.ed, São Paulo: Saraiva, 2008 (adaptado).

No texto acima, assinala-se a dificuldade em definir os contornos da nova ordem mundial, iniciada entre o final da década de 1980 e o início da década de 1990. Entretanto, com relação a esse período, há concordância entre os historiadores quanto ao papel central desempenhado pela(o)

A) fim dos regionalismos, com a dissolução do bloco soviético e a difusão dos planos econômicos quinquenais.

B) crescente interrelação dos mercados globais devido à mudança de percepção do papel das fronteiras políticas.

C) Otan, em decorrência da adesão ao Pacto de Varsóvia e como resultado da conscientização da interdependência econômica.

D) decadência do regime liberal, em decorrência da consolidação das fronteiras nacionais e da crescente regulamentação do mercado.

E) universalização do padrão-ouro como resultado da internacionalização dos mercados e da concorrência entre capitais internacionais.


QUESTÃO 11
ENADE 2017: Os meus parentes mais antigos, antes da gente aparecer nessa literatura do Brasil com esse nome, Krenak, vocês devem ter lido em alguma literatura um outro nome que nós tínhamos, que era Aimoré. E, assim como nossos parentes Xokleng, de Santa Catarina, e alguns Kaingang, nós também éramos apelidados de botocudos. Esse termo, botocudo, ele, na colônia, no século XVIII, por aí afora, até o século XIX, era aplicado livremente aos Kayapó lá do Tocantins, naquele corredor lá do Araguaia, aos Xokleng de Santa Catarina, aos Kaingang do interior de São Paulo, e aos Aimoré, meus antepassados.

Na verdade, esse Aimoré também é um apelido, não é uma palavra da nossa língua, é uma palavra da língua tupi, porque os guias das expedições dos bandeirantes que entravam para dentro do sertão, iam do litoral para dentro do sertão, eles falavam tupi e, quando eles eram perguntados pelos seus patrões lá, pelos bandeirantes, “quem são aqueles camaradas que vivem lá dentro do Cerrado, lá naquelas serras?”, os Tupi diziam para eles: “aimoré” ou “embaré”. Aí eles estavam dizendo “gente do mato”.
KRENAK, A Paisagens, territórios e pressão colonial. Espaço Ameríndio, Porto Alegre,
 v.9, n. 3, 2015 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, acerca da criação e da utilização dos etnônimos dos povos indígenas no Brasil e sua relação com o debate sobre histórias e identidades indígenas, assinale a opção correta.

A) Historiadores e antropólogos têm enfrentado dificuldades devido à maneira como os povos indígenas experimentam e fazem sua história, sobretudo no que diz respeito à tradição oral, fonte privilegiada para os estudos sobre identidades étnica e cultural na atualidade.

B) A historiografia atual tem enfatizado que a maioria dos etnônimos indígenas surgiu antes do empreendimento português na América, embora algumas identidades étnicas tenham sido alteradas por força do domínio colonial, evidenciando os limites da resistência indígena.

C) O debate historiográfico sobre povos indígenas na atualidade, centrado na problemática da “perda”, tem enfatizado a adaptação e a reformulação de identidades indígenas como parte de um processo de descaracterização étnica, denunciado em favor da preservação da cultura desses povos.

D) Nas últimas décadas, o diálogo entre a história e a antropologia contribuiu para a ressignificação das noções de cultura e identidade étnica, antes percebidas como fixas e imutáveis, passando a considerá-las como resultado de processos históricos, que envolvem diferentes agentes em contextos distintos.

E) Nas últimas décadas, o debate sobre a construção da identidade indígena tem enfatizado a dificuldade de os povos indígenas preservarem tradições e culturas, evidenciada pela falta de precisão de sua etnonímia, o que provocou o debate público sobre o perigo de sua extinção étnica.


QUESTÃO 12
ENADE 2017: Em meados da década de 1450, só era possível reproduzir um texto copiando-o à mão, e, de repente, uma nova técnica, baseada nos tipos móveis e na prensa, transfigurou a relação com a cultura escrita.

O custo do livro diminuiu, através da distribuição das despesas pela totalidade da tiragem, muito modesta aliás, entre mil e mil e quinhentos exemplares. Analogamente, o tempo de reprodução do texto foi reduzido graças ao trabalho da oficina tipográfica. Contudo, um livro manuscrito (sobretudo nos seus últimos séculos, XIV e XV) e um livro pós-Gutemberg baseavam-se nas mesmas estruturas fundamentais — as do códex.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador - conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Editora Unesp, 1998 (adaptado).

A partir do excerto de Roger Chartier e considerando as mudanças ocorridas na cultura escrita europeia com a invenção da imprensa, avalie as asserções a seguir e a relação propostaentre elas.

I. Embora a invenção da imprensa por Gutemberg, no século XV, tenha transformado a forma como os livros eram produzidos, não se pode falar de ruptura, mas de mudanças e continuidades entre à cultura do manuscrito e a cultura do impresso.

PORQUE

II. Livros impressos e manuscritos mantiveram características do códex, como, por exemplo, a forma como as folhas são dobradas, o que determina o formato do livro e a sucessão dos cadernos, que, por sua vez, são montados, costurados uns aos outros e protegidos por uma encadernação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 13
ENADE 2017: Enunciada por meio de inúmeras designações ao longo dos séculos XIX e XX, a descolonização na África foi uma plena categoria política, polêmica e cultural. Sob esse prisma maior, a descolonização  assemelhava-se a uma “luta de libertação” ou, como sugeria Amílcar Cabral, a uma “revolução”. Em suma, essa luta almejava a reconquista, por parte dos colonizados, da superfície, dos horizontes, das  profundezas e das eminências da sua vida. Nos meandros dessa luta — que exigia um enorme esforço físico e capacidades extraordinárias de mobilização de massas —, as estruturas da colonização deviam ser desmanteladas, e instituídas novas relações entre o sujeito e o mundo, reabilitando se o possível.
MBEMBE, A. Sair da grande noite: ensaio sobre a África descolonizada. Luanda: Mulemba; Mangualde: Pedago, 2014 (adaptado).

Sobre a descolonização do continente africano, abordada no texto apresentado, é correto afirmar que

A) o movimento pan-africanista caracterizou-se pelo consenso quanto à proposta de descolonização do continente, defendendo a recomposição geopolítica por meio da fundação dos Estados Unidos da África.

B) o regime colonial salazarista utilizou-se da teoria do “lusotropicalismo”, elaborada pelo intelectual brasileiro Gilberto Freyre, para justificar a descolonização das possessões portuguesas na África.

C) a independência da Rodésia do Sul, atual Zimbábue, liderada pela antiga elite branca colonial, manteve a exclusão da população negra, que levou quase duas décadas para assumir o controle político do país.

D) o processo revolucionário na Nigéria, em Gana e em Serra Leoa caracterizou-se por uma intensa guerra de libertação, pois a Inglaterra recusava-se a adotar uma via diplomática para a solução dos conflitos.

E) a libertação da Argélia foi alcançada por meio de acordo internacional, com o martinicano Frantz Fanon, integrante da Frente de Libertação Nacional (FLN), como um de seus principais mediadores.


QUESTÃO 14
ENADE 2017: Estima-se que um milhão de africanos escravizados, mulheres e homens, tenham pisado sobre as pedras do antigo Cais do Valongo, na zona portuária do Rio de Janeiro, entre 1774 e 1831. Trata-se de um quinto de todos os africanos trazidos à força para o Brasil nos mais de três séculos de escravidão.

Redescobertos durante as obras do Porto Maravilha, em 2011, o calçamento original do cais e seu entorno foram considerados Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco, em 9 de julho de 2017. É o primeiro reconhecimento da ONU de um sítio diretamente relacionado à escravidão na América. Todos os outros locais relativos ao tráfico de cativos, cuja memória está protegida pela organização, encontram-se na África.
Cais do Valongo, na zona portuária do Rio, vira Patrimônio da Humanidade.
Carta Capital. Ano XXII, n. 961, 19 jul. 2017 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto e considerando a importância do tombamento do Cais do Valongo para a memória da diáspora africana, avalie as afirmações a seguir.

I. A patrimonialização do Cais do Valongo alinha-se a outras iniciativas internacionais que objetivam reconhecer e valorizar a contribuição dos povos africanos na Europa e na Ásia, mas sobretudo na formação das Américas.

II. Embora espaços como Nova Orleans, Havana e Salvador sejam reconhecidos pelas manifestações da cultura afrodescendente, distingue-se o Cais do Valongo como espaço de memória por simbolizar o rompimento do silêncio sobre a experiência traumática da diáspora africana nas Américas.

III. O Cais do Valongo é o único sítio arqueológico das Américas que registra o fluxo de escravos da África para o continente, fenômeno ao qual se associam outras políticas públicas que objetivam proteger e promover os direitos humanos, sobretudo das populações historicamente excluídas.

IV. A escassez de patrimônios referentes ao tráfico de escravizados fora da África evidencia o esforço dos países africanos em serem reconhecidos como únicos representantes legítimos da memória da escravidão.

V. O Cais do Valongo é reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco,  sendo atribuição da ONU preservá-lo e mantê-lo, medidas que interessam o governo local pela possibilidade de desoneração dos cofres públicos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, II e V.
C) I, III e IV.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 15
ENADE 2017: Entre os séculos X e XIV, o estilo arquitetônico gótico emerge e se manifesta principalmente nas construções religiosas. Entre outras características, chama a atenção o verticalismo das catedrais, como uma clara referência de proeminência religiosa em relação aos outros edifícios das cidades. Associado 2 isso, no final do século XIII, um problema político referente ao primado do poder político toma força. 

O problema tem sua primeira formulação pelo papa Gelásio I (492-496) e ficou conhecido como a tese das “duas espadas”, pois defendia a definição jurisdicional entre poder temporal e espiritual. No século XII, em condições culturais e políticas distintas, o papa Inocêncio III (1198- 1216) assume outra posição ao afirmar o primado do poder político da Igreja sobre o Império. Esse debate instaura-se, também, nas universidades emergentes dos séculos XII e XIII, onde se estimula o estudo do direito romano para instruir as partes nele envolvidas.

A partir do fragmento acima, é correto afirmar que, entre os séculos XIII e XIV, a questão da autoridade papal define-se em torno da

A) contraposição ao poder absolutista dos monarcas católicos europeus, identificados como única cabeça do corpo social.

B) necessidade de justificar o acúmulo de riquezas pela Igreja, aspecto duramente criticado pela ordem franciscana.

C) ascensão do humanismo, que defendia restrição do poder jurisdicional da Igreja aos assuntos de natureza espirítual.

D) justificação do pleno poder e infalibilidade do pontífice, sobrepondo-se à autoridade dos reis e imperadores.

E) Contra Reforma Católica que procurava responder à contestação do reformismo protestante por meio da reafirmação da autoridade papal.


QUESTÃO 16
ENADE 2017: Em um trabalho sobre a escravidão no mundo greco-romano, Lauffer escreveu que a palavra Sklaveesclave, schiavo, originada na Idade Média, e que a principio designava os cativos da guerra eslava na Europa oriental, só pode ser transferida para a Antiguidade de um modo anacrônico, o que suscita equívocos.

Além do mais, essa palavra lembra a escravidão negra da América do Norte e das regiões coloniais dos séculos mais recentes, o que dificulta ainda mais a sua aplicação nas relações da antiguidade. Poucos ou nenhum dos historiadores da antiguidade que participaram da discussão do trabalho de Lauffer viram com bons olhos essa sugestão radical de abandonar a palavra “escravo”.
FINLEY, M. Uso e abuso da História. São Paulo:
Martins Fontes, 1989 (adaptado).

Considerando a reflexão suscitada pelo texto e o estudo da escravidão na Antiguidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No campo da História, a conexão que se estabelece entre o presente e o passado pode sucitar anacronismo, o que torna possível a ocorrência de equívocos interpretativos.

PORQUE

II. Escolhas teórico-metodológicas realizadas sem reflexão crítica podem repercutir em completa desfiguração do passado ou da sua relação com o presente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 17
ENADE 2017: Quando a história se torna, para quem a pratica, o objeto de sua reflexão, pode se inverter o processo de compreensão que conduz um produto a um lugar? O historiador seria então um fugitivo, cederia a um álibi ideológico se, para estabelecer o estatuto de seu trabalho, recorresse a um além filosófico, a uma verdade formada e recebida fora dos seus caminhos, pelos quais, em história, todo sistema de pensamento encontra-se referido a “lugares” sociais, econômicos, culturais etc.
CERTEAU, M. A operação histórica. In: LE GOFF, .; NORA, P. História: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995 (adaptado).

Tendo em vista o texto apresentado e as reflexões de Michel de Certeau sobre o fazer historiográfico, assinale a opção correta.

A) As pesquisas realizadas nas universidades dependem de possíveis aportes financeiros, de modo que "s lugares econômicos são determinados pelas agências de fomento, que são externas às instituições acadêmicas.

B) Os textos historiográficos são produzidos em um determinado lugar social — as instituições de ensino e pesquisa —, mas seus verdadeiros leitores são o público, que expressa o valor de uma obra por meio de seu sucesso comercial.

C) O debate sobre o lugar de produção do conhecimento histórico assinala a autonomia dos historiadores comrrelação às instituições em que atuam, enfatizando que sua topografia de interesses é determinada pela experiência e trajetória pessoais.

D) O lugar de produção do conhecimento histórico privilegia determinado tipo de produção, mas não interdita outras possibilidades, e por isso a investigação histórica tem se caracterizado por um alargamento ilimitado dos temas de pesquisa.

E) A operação historiográfica não pode abstrair-se do tempo em que ocorre, já que os temas, problemas e perspectivas de análise são condicionados a partir da articulação entre o lugar social dos profissionais da área, seus procedimentos de análise e a escrita que produzem.


QUESTÃO 18
ENADE 2017: O texto a seguir, trecho do Manifesto ao mundo, escrito durante a Revolução Praieira (Pernambuco, 1848), defende:

1º) O voto livre e universal do povo brasileiro; 2º) A plena e absoluta liberdade de comunicar os pensamentos por meio da imprensa; 3º) O trabalho como garantia de vida para o cidadão brasileiro; 4º) O comércio de retalho (varejista) só para os cidadãos brasileiros; 5º) A inteira e efetiva independência dos poderes constituídos; 6º) A extinção do poder moderador e do direito de agraciar (nomear para o cargo); 7º) O elemento federal na nova organização; 8º) A completa reforma do poder judicial, em ordem a assegurar as garantias dos direitos individuais dos cidadãos; 9º) A extinção da lei do juro convencional; 10º) A extinção do atual sistema de recrutamento.
IDEL PRIORE, M.; NEVES, M. E; ALAMBERT, F. Documentos de História do Brasil: de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997 (adaptado).

A heterogeneidade dos agentes participantes do movimento praieiro, evidenciada pela diversidade de temas tratados no Manifesto ao mundo, atribuído a Borges da Fonseca, tem motivado diferentes interpretações. Sobre esse tema, assinale a opção correta.

A) Na perspectiva da História Política, a defesa do movimento praieiro por populares e grandes proprietários rurais indica a emergência de uma identidade nacional, cuja expressão mais visível era a superação das diferenças sociais e econômicas.

B) Na perspectiva da História Social, a participação popular na Revolução Praieira tem sido explicada, entre outros motivos, pela proposta de ampliação dos direitos de cidadania, ao defender a incorporação de homens pobres livres e libertos na sociedade política do Brasil Imperial.

C) Na perspectiva da História Política, o movimento praieiro motivou a suspensão dos conflitos no interior das elites regionais, articulando os interesses agrários e mercantis na província contra o governo central.

D) Na perspectiva da História Social, enfatiza-se a participação popular na Revolução Praieira como evidência da autonomia dos trabalhadores urbanos com relação às elites agrárias e mercantis.

E) Na perspectiva da História Política, o movimento teve um caráter elitista devido às intenções manifestadas pela oligarquia de substituir o governo central em Pernambuco.


QUESTÃO 19
INDAGACAO

ENADE 2017: Tomando a imagem acima como referência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A imagem que ilustra a famosa obra Leviatã, de Thomas Hobbes, configura um programa visual de teoria política derivado do contexto histórico da Inglaterra do século XVII.

PORQUE

II. A ruptura de Henrique VIII com o papado, no século XVI, provocou o enfraquecimento da monarquia inglesa, tornando-se necessária a elaboração de uma doutrina que defendesse a reunião do poder religioso e político nas mãos do rei, tal como retratado na imagem.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 20
ENADE 2017: O atual debate nacional acerca das leis trabalhistas, da necessidade, ou não, de reformar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sancionada pelo presidente Getúlio Vargas mediante o Decreto-Lei n. 5.452, de 1º de maio de 1943, ocorre em meio a uma grave crise econômica e política, envolvendo diversas categorias sociais e profissionais.

As discussões mobilizam argumentos favoráveis e contrários ao estabelecimento do “negociado sobre o legislado”, que, para muitos, significaria uma “volta” à Primeira República. Considerando a contribuição da história para essa discussão, um professor levou para um debate na escola o seguinte trecho de um discurso do presidente Getúlio Vargas, de 3 de julho de 1938:

“O Estado Novo não conhece direitos de indivíduos contra a coletividade. Os indivíduos não têm direitos, têm deveres! Os direitos pertencem à coletividade. O Estado, sobrepondo-se à luta de interesses, garante só os direitos da coletividade e faz cumprir os deveres para com ela. O Estado não quer, não reconhece a luta de classes. As leis trabalhistas são leis de harmonia social”
Disponível em: <http://www.biblioteca.presidencia.gov.br>. Acesso em: 12 de jul. 2017 (adaptado).

Considerando o roteiro problematizador desse momento da História do Brasil e sua relação com as discursões do presente, avalie as afirmações a seguir.

I. Os direitos trabalhistas no Brasil têm seu marco na Revolução de 1930, com a afirmação das leis do trabalho e das instituições de resolução de conflitos, incorporando parte dos anseios de anos de luta por direitos dos trabalhadores urbanos, sendo notória a diferença nas relações de trabalho e na relação entre Estado e sindicatos, antes e após 1930.

II. O direito do trabalho, segundo a ideia getulista, era uma forma importante de harmonia social e controle da luta de classes, com o objetivo de limitar os conflitos trabalhistas da Primeira República, construindo a ideia do Estado “doador de direitos”, e restringir a ampliação do anarquismo e do comunismo no país.

III. A promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho, sob a ditadura do Estado Novo, pautava-se no argumento de que era preciso controlar “patrões renitentes” e educar “empregados ignorantes de seus direitos” e tinha a concórdia social como intuito declarado, o que não impedia a ação consciente e contestatória de ambos os atores sociais.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 21
indagacao

ENADE 2017: Que figuras deviam ser agora exaltadas enquanto heróis nacionais angolanos? Além dos guerrilheiros da luta pela Independência, todos aqueles que a história colonial registrara como africanos opositores aos portugueses.

Assim se compreende o motivo pelo qual, depois da Independência, a estátua de Salvador Correia foi apeada e guardada na Fortaleza de São Miguel, à semelhança de todas as outras estátuas que remetiam a alguma relação com o colonialismo português.

Compreende-se igualmente por que é que os edifícios e as ruas da cidade que evocavam o nome do “Restaurador” e o feito da “Restauração” receberam então nomes de figuras que o discurso colonial português elegera como “maus selvagens”, insubmissos.
PINTO, A. A estátua de Salvador Correia de Sá em Luanda. África, Revista do Centro de 
Estudos Africanos, USP, São Paulo, n. 29-30, 2008, 2009 e 2010, p. 124 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e as imagens sobre o patrimônio histórico angolano, é correto afirmar que

A) a retirada das estátuas que homenageavam os antigos colonizadores portugueses das praças públicas em Luanda é uma medida arbitrária, que resulta em depredação do patrimônio histórico angolano.

B) a política patrimonial na Angola independente acabou promovendo espaços contruídos pelos colonizadores e seus significados já consagrados pelos usos e pela tradição da violência da escravidão e da colonização.

C) a alteração do local de exposição da estátua de Salvador Correia de Sá em Luanda, de uma praça para uma fortaleza, manteve a mesma perspectiva simbólica evocada pelo monumento com relação à celebração da herança colonial portuguesa.

D) o esforço em elaborar novos discursos identitários angolanos produziu uma intensa disputa de memória, apagando os marcos da colonização, substituídos pelos marcos da nacionalidade, em uma narrativa protagonizada pelos heróis da resistência.

E) as mudanças dos nomes de avenidas, edifícios e escolas, vinculados à língua do colonizador para nomes de lideranças da resistência ao colonialismo e à recuperação da memória da tradição local, integram o esforço do governo angolano em construir discursos independentes da retórica colonizadora.


QUESTÃO 22
ENADE 2017: Os movimentos indígenas da atualidade, somados aos novos pressupostos teóricos da História e da Antropologia, conduzem ao abandono de antigas concepções que contribuíram para excluir os índios de nossa história.
ALMEIDA, M. R. C. Os índios na História do Brasil
Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010 (adaptado).

A temática da história indígena passa, nas últimas décadas, por um processo de ressignificação sobre o lugar dos indígenas na história e no ensino de História, com o surgimento de novas abordagens e implementação da Lei n. 11.645/2008, que estabeleceu a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil.

A respeito dos estudos históricos sobre os indígenas e a efetivação da Lei nos currículos escolares, assinale a opção correta.

A) Os estudos contemporâneos surgidos a partir de novas abordagens apresentam os indígenas como sujeitos ativos de sua própria história, reconhecendo a presença desses nos conflitos e nas negociações ao longo da formação da sociedade brasileira.

B) As novas abordagens dos estudos sobre os indígenas buscam reconhecer o papel desses ao longo da história por meio de sua aculturação, possibilitando sua inserção nas relações sociais que formaram a sociedade brasileira.

C) A implementação da Lei n. 11.645/2008 permitiu uma reorganização do currículo do ensino de história, com a inserção de unidades separadas para o estudo das questões afro- brasileiras e indígenas no ensino básico e na educação superior.

D) A implementação da Lei n. 11.645/2008 tornou obrigatórios os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas na disciplina de História, em detrimento de outras áreas do currículo escolar, como literatura e artes.

E) A renovação dos estudos sobre a temática indígena aconteceu juntamente com a implementação da Lei n. 11.645/2008, que possibilitou o alargamento dos temas, das fontes e da construção de abordagens que privilegiam a interdisciplinaridade no campo das ciências humanas.


QUESTÃO 23
ENADE 2017: País da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a França é de fato o penúltimo país do continente a ter concedido o direito de voto às mulheres, em 1944, quando, além dela, só faltava a Grécia para dar esse passo. É de fato paradoxal. É preciso voltar a Sieyês, o organizador do sufrágio em 1789, que distinguia entre cidadãos passivos e ativos. “Todos têm direito à proteção de sua pessoa, de sua propriedade, de sua liberdade etc.

Mas nem todos têm direito a tomar parte ativa na formação dos poderes públicos; nem todos são cidadãos ativos. As mulheres, pelo menos no estado atual, as crianças, os estrangeiros, aqueles que em nada contribuem para a sustentação do estabelecimento público não devem influir ativamente na coisa pública”.
PERROT, M. Mulheres públicas. São Paulo:
Fundação Editora da Unesp, 1998 (adaptado).

Com relação às ideias apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.

Com relação às ideias apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Sieyês, um dos participantes mais ativos e influentes na criação da Assembleia Nacional de 1789, infringiu  princípios básicos iluministas, ao organizar o sistema de sufrágio francês.

II. O paradoxo mencionado no texto diz respeito ao fato de a França, que adotou um sistema embasado em direitos universais e individuais do cidadão em 1789, ter excluído as mulheres do direito ao voto até 1944.

III. Sieyês, ao discriminar quem poderia influir diretamente na coisa pública, privou as mulheres do estatuto de cidadãs.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) II, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III apenas.

E) I, II e III.


QUESTÃO 24
ENADE 2017: Do ponto de vista dos capitães, a conquista da América era algo muito mais complexo que o triunfo, sobre uma população indígena aterrorizada, de bandos pequenos, mas determinados de soldados, que possuíam uma superioridade técnica decisiva sobre seus adversários e eram impelidos por uma devoção comum ao ouro, à glória e ao evangelho.

Qualquer líder de uma expedição sabia que os indígenas não eram seus únicos adversários, nem necessariamente os mais perigosos. Havia inimigos também na retaguarda, desde funcionários da coroa determinados a impedir o estabelecimento de feudos ou reinos independentes nessas regiões ainda não conquistadas até rivais locais com interesse em frustrar seu sucesso.
ELUOT, . H. A Conquista Espanhola e a Colonização da América. In: BETHEL, L (ore).
História da América Latina Colonial. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2008 (adaptado).

Com relação à conquista da América pelos espanhóis, abordada no texto, assinale a opção correta.

A) Líderes de expedições de conquista a serviço direto da Coroa, tais como Francisco Pizarro e Hernán Cortez, obedeciam a diretrizes políticas de destruição das comunidades indígenas e implantação de um governo exclusivamente espanhol.

B) A guerra de conquista capitaneada por Hernán Cortez, no México, foi resultado de um plano traçado pela Coroa espanhola e contou com o apoio das autoridades espanholas estabelecidas na América.

C) Embora os ameríndios conquistados tenham sido submetidos a diversas formas cumpulsórias de trabalho, eles mantiveram-se ao largo da exploração escravocrata, pois as leis da Coroa espanhola proibiam a escravização dos índios desde a primeira década do século XVI.

D) Os missionários das diversas ordens religiosas da Igreja Católica tentaram, sem sucesso, influenciar a Coroa espanhola na formulação de leis que regulassem a exploração do trabalho e das terras dos índios e colocassem limites às ações dos capitães responsáveis pela conquista.

E) As elites coloniais da América Espanhola estabeleceram relações de poder que colocavam limites à aplicação de leis e normas régias, que, muitas vezes, eram distorcidas, ignoradas e confrontadas, sem que isso significasse que as elites locais negassem a autoridade régia espanhola sobre os territórios coloniais.


QUESTÃO 25
INDAGACAO
ENADE 2017: Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, ocorreram grandes transformações nas principais cidades brasileiras, ocasionadas por inovações tecnológicas, científicas, urbanísticas e pelas mudanças culturais.

A partir das imagens apresentadas e a respeito dos resultados de tais transformações na sociedade brasileira, no período compreendido entre 1880 e 1930, avalie as afirmações a seguir.

I. Trocas culturais entre os grandes contingentes populacionais, sobretudo de ex escravos e de imigrantes estrangeiros, provocaram a perda das respectivas identidades culturais nas grandes cidades brasileiras.

II. Inovações técnicas nos meios de transporte e também nos meios de comunicação trouxeram tensões para o espaço público, embora os reflexos políticos e culturais dessas mudanças só tenham ocorrido após a Revolução de 1930.

III. Pesquisas científicas que visavam ao controle de epidemias e a descoberta de novas doenças colocaram alguns pesquisadores, como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, no debate científico internacional sobre doenças tropicais.

IV. Embora reestruturações urbanas para a modernização das cidades tenham sido feitas em diversos pontos do país, o Rio de Janeiro ganhou destaque tanto por seu projeto arquitetônico, quanto pela destruição planejada de inúmeros cortiços que se levou a cabo na cidade.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 26

TEXT 01

Sabe-se hoje que a visão retrospectiva da Europa medieval como uma “idade das trevas” foi elaborada por eruditos renascentistas e, sobretudo, por eruditos iluministas. Sabe-se que esta visão esteve condicionada por uma perspectiva racionalista, liberal e anticlerical, em um momento em que ser humanista significava colocar em questão os pressupostos teocêntricos defendidos pelos representantes da Igreja, defender o avanço das “luzes” da razão e do progresso.
MACEDO,. R. Repensando a Idade Média no Ensino de História. In: KARNAL, L. (Org)). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2009 (adaptado).

TEXT 02

Essa longa Idade Média é, para mim, o contrário do hiato visto pelos humanistas do Renascimento e, salvo raras exceções, pelos homens das luzes. É o momento da criação da sociedade moderna, de uma civilização moribunda ou morta sobre as formas camponesas tradicionais, no entanto viva pelo que criou de essencial nas nossas estruturas sociais e mentais. Criou a cidade, a nação, o Estado, a universidade, o moinho, a máquina, a hora, o relógio, o livro, o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência e, finalmente, a revolução.
LE GOFF, ). Para um novo conceito de idade Média: tempo, trabalho e cultura no ocidente. Lisboa: Estampa, 1993 (adaptado).

ENADE 2017: Uma das questões mais importantes da história é que cada temporalidade constrói discursos diferentes sobre o passado, tentando compreendê-lo por meio de novas indagações e argumentos.

Considerando as perspectivas historiográficas sobre o período medieval nos trechos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. A longa Idade Média, para Le Goff, encerra-se no Renascimento e nos descobrimentos, tendo em vista as profundas rupturas ocorridas nos séculos XVI e XVII no campo das estruturas mentais e materiais.

II. Nos dois textos apresentados, defende-se uma visão historiográfica revisionista, reafirmando-se a noção de atraso do período medieval conduzido pela Igreja Católica ocidental, considerado pelos humanistas uma época de retrocesso, marcado pela escuridão.

III. O texto 2 contém uma abordagem historiográfica revisada sobre a concepção de Idade Média que valoriza o estudo de permanências e continuidades reapropriadas pelas sociedades modernas e suas instituições.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 27
ENADE 2017: Jorge Correa da Silva filho de Manuel Correa da Silva natural da cidade de Évora [tinha serviços] feitos desde o ano de seiscentos e quarenta e cinco até o presente em praça de soldado, alferes, ajudante, capitão de infantaria de gente de guerra a princípio nas fronteiras do Alentejo e passando ao Maranhão se achar em muitas entradas que se ofereceram pelo sertão e no que o Padre Antonio Vieira fez a Serra de Agrapeba [Ibiapaba] a dar forma aquela cristandade ser por cabo da tropa da missão voltando ao Reino se tornara a embarcar para o Brasil na armada a que o ano de seiscentos e sessenta e quatro (...) Hei por bem de lhe fazer mercê além de outras de promessas de um ofício de justiça ou fazenda que caiba em sua qualidade de que se passou alvará.
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO. Alvará. 
Lembrança da promessa de um afício de Justiça ou Fazenda. 
Registo Geral de Mercês, Mercês (Chancelaria) de D. Afonso V li13, fiz.99-100, 
11 jul. 1669 (adaptado).

Sabendo que esse alvará representa a etapa final dos pedidos formais de mercês ao rei português, o registro da mercê, e considerando o problema da hierarquização social na época moderna, avalie as afirmações a seguir.

I. Infere-se do documento que uma das formas de diferenciação social estava condicionada à prestação de serviços à Sua Majestade na defesa, conquista e propagação da fé cristã em seu império.

II. O alvará de lembrança da promessa de mercê evidencia que a busca dos sujeitos históricos por patentes militares, títulos nobiliárquicos e cargos na governança era uma forma de mobilidade social.

III. A procedência familiar, que é mencionada no alvará, apresentava-se como importante elemento no processo de avaliação da concessão de mercês aos sujeitos requerentes.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 28
INDAGACAO
ENADE 2017: Na Bahia, o maior centro urbano da colônia, um viajante do princípio do século XVII! notava que as casas se achavam dispostas segundo o capricho dos moradores. A cidade que os portugueses construíram na América não é produto mental, não chega a contradizer o quadro da natureza, e sua silhueta se enlaça na linha da paisagem.

Nenhum rigor, nenhum método, nenhuma previdência, sempre esse significativo abandono que exprime a palavra “desleixo” — palavra que o escritor Aubrey Bell considerou tão tipicamente portuguesa como “saudade” e que, no seu entender, implica menos falta de energia do que uma íntima convicção de que “não vale a pena..”
HOLANDA, S. 8. Raízes do Brasil [1936].São Paulo: Cia das Letras, 1995 (adaptado).

Considerando a imagem e o fragmento de texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. A Planta da Restituição da Bahia, traçada por João Albernaz, em 1631, é um documento que corrobora com as afirmações de Sérgio Buarque de Holanda, haja vista a evidente desorganização na disposição das moradias e a ausência de princípios de ordenação que orientassem a edificação e o crescimento dos ambientes urbanos coloniais.

II. A exemplo de Salvador, a existência de ambientes urbanos no litoral do Brasil entre os séculos XVI e XVII desempenhava fundamental papel como agente de defesa e como porto exportador, não se convertendo, entretanto, em espaço de exercício do poder político dado o caráter agrícola e predatório da exploração colonial no Brasil.

III. O mapa de João Albernaz não deve ser considerado uma fonte confiável para o estudo do traçado urbano de Salvador e de referência para o estudo de outras cidades e vilas coloniais, dada a existência de outros documentos escritos e imagéticos que atestam o caráter improvisado e espontâneo da edificação dos ambientes urbanos coloniais.

IV. A prevalência de uma economia exportadora e escravista não impediu, já nos séculos XV e XVII, a existência de cidades e vilas nas quais se reproduziam relações econômicas, políticas, culturais e religiosas típicas da Idade Moderna europeia e marcadas pelas características de uma sociedade multiétnica e colonial.

V. A formação de vilas e cidades no Brasil Colonial contribuiu para a estruturação das relações de poder em nível local e entre os diversos locais e a Coroa portuguesa e foi marcada por uma deliberada política de urbanização e ordenação do espaço, que se expressou, inclusive, em diversas ações administrativas sobre o uso do espaço urbano.

É correto apenas o que se afirma em

A) IV e V.
B) I, II e III.
C) I, II e V.
D) III, IV e V.
E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 29
ENADE 2017: O conceito de raça, tal como o empregamos, nada tem de biológico. É um conceito carregado de ideologia, pois, como todas as ideologias, ele esconde uma coisa não proclamada: a relação de poder e dominação.

Os conceitos de negro, branco e mestiço não significam a mesma coisa nos Estados Unidos, no Brasil, na África do Sul, na Inglaterra etc. Por isso, o conteúdo dessas palavras tem mais caráter político e ideológico do que biológico.

Para um geneticista ou um biólogo o conceito de raça não existe, mas no imaginário e na representação coletiva de diversas populações contemporâneas ainda existem raças fictícias e outras construídas a partir das diferenças fenotípicas como a cor da pele e outras características. É a partir dessas raças fictícias que se reproduz e mantém o racismo.
MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etia.
Seminário Nacional Relações Raciais e Educação, 3,, Rio de Janeiro, 2013.
Disponível em: <http://wwuw geledes.org.br>. Acesso em: 6 jul. 2017 (adaptado).

Considerando o conceito de raça discutido no texto apresentado, assinale a opção correta.

A) No imaginário social, o processo de superação da ideia de raça e substituição pelo conceito de etnia teve como momento de inflexão a implantação da Lei n. 10.639/2003, que vetou a utilização da expressão “raça” em materiais didáticos.

B) O surgimento do conceito de raça coincide com o processo de expansão marítima europeia, estando relacionado ao esforço dos povos colonizadores em hierarquizar os grupos humanos a partir de suas características fenotípicas e grau de cultura, justificando assim a escravização de povos nativos na América e na África.

C) O esforço em evidenciar que o conceito de raça não tem fundamentação científica, constituindo-se como uma construção histórica e social, foi motivado pela revisão de experiências traumáticas na história da humanidade, tais como a escravidão africana, o colonialismo europeu e o holocausto.

D) As políticas de ação afirmativa em países como os Estados Unidos e o Brasil, embora apresentem significativas diferenças, tem como denominador comum institucionalizar legalmente a possibilidade de revanche da população negra, historicamente privada de direitos e oportunidades.

E) A despeito das críticas, sociólogos, antropólogos e historiadores continuam utilizando largamente o conceito de raça, a partir do qual explicam a contribuição de diferentes povos para a formação da sociedade brasileira, cuja identidade é mestiça, isto é, resultado da mistura das raças branca, negra e índia.


QUESTÃO 30
ENADE 2017: Em 1790, os jornais dedicados à moda apresentaram um “traje estilo Constituição” para as mulheres, que, em 1792, se tornou o chamado “traje estilo igualdade com um toucado muito em moda entres republicanas”. Segundo o Journal de la Mode et du Goút (Jornal da Moda e do Gosto), a “grande dama” de 1790 veste “cores listradas estilo nação”, e a “mulher patriota” usa “tecido de cor azul-rei com chapéu de feltro negro, fita do chapéu e roseta tricolores”.

A moda masculina não se definiu de imediato com tanta clareza, mas a indumentária logo se transformou num sistema semiótico intensamente carregado. Os mais íntimos objetos trazem a marca do ardor revolucionário. A Liberdade, a Igualdade, a Prosperidade, a Vitória, sob a forma de jovens deusas encantadoras, enfeitam os espaços privados da burguesia republicana.

Mesmo os alfaiates ou os sapateiros mais pobres ostentam nas paredes os calendários revolucionários com o novo sistema de datação e as inevitáveis vinhetas republicanas.
HUNT, L. Revolução Francesa e vida privada. In: PERROT, M. (org.) História da vida privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2009 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e a abordagem da autora ao tratar do vestuário para mulheres e homens, avalie as afirmações a seguir.

I. A autora do texto vincula o fenômeno da moda à classe burguesa republicana.

II. Durante a Revolução Francesa, os valores públicos ocuparam espaços habituais da vida privada.

III. É destacado o significado político, ligado à Revolução, de itens do vestuário e de objetos domésticos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 31
ENADE 2017: Quando se foram os espanhóis do México e ainda não se preparavam os espanhóis contra nós, primeiro se difundiu entre nós uma grande peste, uma enfermidade geral. Começou em Tepeilhuitl (décimo terceiro mês no calendário mexica). Sobre nós se estendeu: grande destruidora de gente. Alguns bem os cobriu, por todas as partes de seu corpo se estendeu.

Na cara, na cabeça, no peito etc. Era uma enfermidade destruidora. Muitos morreram dela, mas muitos somente de fome morreram: houve mortos pela fome: já ninguém cuidava de ninguém, ninguém com outros se preocupava. O tempo que esta peste manteve-se forte foi de sessenta dias, sessenta dias funestos.
LEÓN-PORTILLA, M. A Visão dos Vencidos.
A tragédia da conquista narrada pelos Astecas.
L&.PM Editores, coleção L&PM História.
Série: Visão dos Vencidos, v.2, Porto alegre, 1985 (adaptado).

No texto acima, é narrada uma breve passagem da conquista da América sob o ponto de vista dos mexicas (astecas). Indígenas sobreviventes deixaram testemunhos dessa conquista, oferecendo à posteridade fundamental relato que se opõe, muitas vezes, ao dos cronistas espanhóis.

A partir do exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. A disseminação de doenças causada pela chegada dos espanhóis à América provocou enorme mortandade, determinante para a tomada, sem forte resistência, de Tenochtitlán, importante centro urbano da civilização mexica.

II. Além da supremacia militar dos espanhóis, dois outros fatores adquirem considerável importância para a compreensão dos mecanismos da conquista colonial: as epidemias e a fome.
 
III. O sarampo e a varíola, doenças presentes na Europa, uma vez transmitidas à população indígena mexica, que não possuía os anticorpos necessários para combatê-las, tornaram-se fatores relevantes para a conquista espanhola na América.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 32
ENADE 2017: A tabela a seguir foi elaborada a partir dos dados demográficos da população escrava no Brasil em 1872, por província, para mensurar a quantidade de africanos entre o total de escravos existentes no Império.

INDAGACAO

A partir da análise dos dados, avalie as afirmações a seguir.

I. O Rio de Janeiro apresenta a maior proporção de africanos no seu contingente de escravos, em consequência do volumoso tráfico negreiro, que desembarcou grande contingente de pessoas nos portos da área até 1850.

II. O percentual total de escravos africanos nas províncias brasileiras é reflexo do declínio do tráfico de escravos logo após o processo de Independência do Brasil.

III. Desde 1850, com a proibição do tráfico africano, a propriedade de escravos — antes disseminada entre a população livre — passou a concentrar-se nas mãos de grandes senhores.

IV. A intensificação do tráfico interno, a partir de meados do século XIX — com a Lei Eusébio de Queirós —, provocou um impacto demográfico, com a concentração social e regional da propriedade escrava na atual região Sudeste.

É correto apenas o que se afirma em

A) IV.
B) II e III.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 33
ENADE 2017: O período compreendido entre o final do século XVII! e o princípio do século XIX foi profícuo para o surgimento de grandes coleções de antiguidades egípcias, tanto no Velho quanto no Novo Mundo. Os métodos empregados na busca pelos objetos não tinham limites e, por vezes, causavam muita destruição. Se um comprador não tivesse recursos para adquirir um exemplar completo com o seu ataúde, uma cabeça ou qualquer outra parte avulsa de uma múmia certamente seria oferecida.

Peças egípcias diversas, entre as quais estavam múmias completas ou fragmentadas, acabaram sendo negociadas entre os antiquários da época. Parte dessas antiguidades, de alguma maneira, chegou às mãos de um comerciante chamado Nicolau Fiengo, personagem responsável por trazer de Marselha para a América do Sul aquele que seria o primeiro núcleo da coleção egípcia do Museu Nacional, quando foram adquiridas por ordem do Imperador D. Pedro |, por intermédio de José Bonifácio, em 1827.
SANTOS, A. Das necrópoles egipcias para a Quinta da Boa Vista: 
um estudo das partes de múias do Museu Nacional. Revista Mundo 
Antigo, ano v. 1, 2012 (adaptado)

Considerando as ideias expostas no fragmento de texto acima e as interpretações relacionadas aos acervos museológicos sobre o Egito Antigo, nos contextos colonial e pós-colonial, avalie as afirmações a seguir.

Considerando as ideias expostas no fragmento de texto acima e as interpretações relacionadas aos acervos museológicos sobre o Egito Antigo, nos contextos colonial e pós-colonial, avalie as afirmações a seguir.

I. As mostras e exposições sobre o Egito Antigo, em parte dos museus europeus e americanos, expressam, de diversas formas, mais o pensamento ocidental a respeito daquela sociedade que as próprias percepções dos egípcios.

II. As peças da coleção sobre o Egito Antigo, expostas no Museu Nacional do Rio de Janeiro, foram devolvidas recentemente ao museu do Cairo, tendo sido esse ato um reconhecimento de que suas origens resultaram da pilhagem colonial na África.

III. Os museus etnográficos ou que apresentem exposições etnográficas estão marcados pela relação com o período colonial, devendo as narrativas museológicas questionar, entre outros elementos, os modos de recolha e apropriação dos objetos e o lugar de produção dos discursos antropológicos coloniais.

IV. Os debates acerca da legitimidade dos museus ocidentais, em cujos acervos há objetos do Egito Antigo obtidos durante o período colonial por meio de saques, não se fundamentam, visto que os museus produzem narrativas científicas sobre essa sociedade, independentemente de onde estejam localizados, o que evita leituras preconceituosas ou a reprodução de estereótipos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 34
ENADE 2017: Embora haja pontos comuns entre o grafite antigo e o contemporâneo, a diferença entre esses dois fenômenos não pode ser subestimada. O grafitismo contemporâneo manifesta-se como resistência à indústria cultural de massa e é praticado por grupos marginais a essa produção. Já o grafite pompeiano apresenta-se como fenômeno muito mais radical e intenso.

A inexistência de mídias hegemônicas, a intervenção direta na paisagem urbana dos estratos mais explorados e discriminados e a própria profusão de grafites transformam Pompeia em um grande mural, cujas intervenções são bem vindas, aceitas por todos e articuladas com o tecido social.
FUNARI, P.P. A Cultura(s) dominantes e cultura(s) subaltemas em Pompeia: 
da vertical da cidade ao horizonte do possível.
Revista Brasileira de História, v.7, n. 13, 1986-1987 (adaptado).

A cidade de Pompeia, tendo sido atingida pela erupção do Vulcão Vesúvio em 24 de agosto de 79 d.C., preservou, em suas paredes, milhares de inscrições feitas com estilete ou com pincel. O arqueólogo Pedro Paulo Funari investigou os grafites da antiga cidade e traduziu-os para o português, revelando uma manifestação expressiva, presente nas camadas excluídas, que escapou ao crivo cultural dominante.

Sobre esse tema, avalie as afirmações a seguir.

I. Os moradores de Pompeia, em seu cotidiano, escreveram suas mensagens, muitas vezes, em contraposição às ideias da cultura dominante, mantendo nos grafites, no entanto, o respeito à estratificação social.

II. As intervenções de escravos, mulheres e cidadãos pobres em geral eram comuns nos grafites de Pompeia, o que permite, hoje, a identificação de valores e comportamentos adotados na antiguidade clássica.

III. A importância dos grafites de Pompeia reside no seu potencial para romper com a univocidade da cultura hegemônica, dado o caráter expressivo revelado na maneira como se apresentava a visão dos excluídos.

IV. A divulgação da similaridade entre o grafite antigo e o contemporâneo resulta, nos dois períodos, do filtro de uma mídia hegemônica, que não permite a manifestação popular por meio dessa linguagem.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


QUESTÃO 35
ENADE 2017: E quem sabe não é por falta de gêneros, mas, sim, pelo monopólio que deles fazem alguns homens desalmados, a carestia em que eles conservam não pode deixar de fraquejar aos causadores de seus sofrimentos, e é então o governo o alvo a que estão todas as vistas, porque é o governo que cumpre com um dos seus mais rigorosos deveres: promover a felicidade pública e o bem-estar de seus governados.
ARQUIVO PÚBLICO DA BAHIA. Vereador Manuel Jerônimo Ferreira — carta de 1º de março de 1858. Sessão Colonial e Provincial, Câmara de Salvador, 1857-1859 (adaptado). Essa correspondência, do vereador Manuel Jerônimo Ferreira ao Presidente da Província da Bahia, insere-se no contexto de uma grande revolta em Salvador, abordada no texto a seguir.

A principal arena dos conflitos concentrou-se na Praça do Palácio. Além dos protestos contra as irmãs de caridade, havia a insatisfação pela revogação da Postura da farinha de mandioca e a suspensão dos vereadores que contestavam esse ato. Muitos populares entraram na Casa da Câmara e começaram a tocar o sino da torre. Nesse momento, reivindicava-se redução do preço da farinha, iluminação a gás, estradas de ferro e outros melhoramentos. Foi quando se começou a ouvir os gritos: “Queremos carne sem osso e farinha sem caroço.”
PINHO, I. R. M. Açambarcadores e famélicos. Salvador: Eduneb, 2016 (adaptado).


Na perspectiva da História Social, cujo um dos expoentes é o historiador britânico E. P. Thompson, avalie as afirmações a seguir, acerca da revolta ocorrida em Salvador em 1858.

I. Por meio do conceito de economia moral, elaborado por E. P. Thompson, explicam-se as motivações dos motins não só pela razão óbvia da fome, mas também pela noção de defesa de direitos consagrados socialmente.

II. A atitude de membros da Câmara de Vereadores de Salvador, a fim de garantir a oferta dos produtos e a manutenção do controle dos preços, é uma demonstração das alianças sociais que ocorrem entre alguns poderes e setores populares.

III. Com base nos estudos de E. P. Thompson, conclui-se que, nos momentos de grande escassez, comprovam-se os fundamentos da livre concorrência elaborados por Adam Smith, visto que as mercadorias tendem a ser deslocadas para os locais com maior demanda e preços mais elevados, o que garante o equilíbrio entre oferta e demanda.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


LICENCIATURA

QUESTÃO 26
ENADE 2017: A pintura abaixo é um retrato de família em três gerações, marcado pelas gradações de cor entre as personagens: à esquerda, a avó negra; ao centro, a mãe, “mulata”, que carrega um bebê branco no colo; à direita, o presumido pai da criança, também branco. À primeira vista, a cena parece a ilustração perfeita para a tese de João Baptista Lacerda, diretor do Museu Nacional, apresentada no ano de 1911, na Inglaterra, na primeira edição do Congresso Universal das Raças. A tese era sintetizada na legenda da imagem que foi reproduzida no artigo apresentado no congresso:

“O negro passando a branco, na terceira geração, por efeito do cruzamento de raças”. O texto sugere que o cientista estaria traduzindo a tela em termos do darwinismo social e imprimindo-lhe o conceito de “evolução” da espécie que, nesse caso, seria resultante de uma seleção sexual, a seu entender promotora do embranquecimento. A brancura, nesse contexto, era associada à ideia de perfectibilidade. Fato é que o episódio colou-se à tela, tornando-se uma espécie de tradução dominante sobre seus sentidos nos períodos subsequentes.
LOTIERZO, T; SCHWARCZ, L M. Raça, gênero e projeto branqueador: “a Redenção de Can, de Modesto Brocos. Artelogie, n.5, set. 2013, p. 18.

indagacao
BROCOS, M. A redenção de Cam. Óleo sobre tela, 1895.
Disponível em: <http;//cralin2p fro. Acesso em: 12 jul. 2017 (adaptado).

Considerando a utilização da obra de Modesto Brocos e do texto citado em uma aula de História, e sua inserção em um debate mais amplo sobre pensamento racial, avalie as afirmações a seguir.

I. O problema da mestiçagem teve papel central no debate sobre a modernidade e a construção da nacionalidade em diversas sociedades multiétnicas e multiculturais, e, no Brasil, um dos usos e sentidos mais conhecidos e controversos dessa questão ficou conhecido como a tese da democracia racial.

II. O uso da pintura A redenção de Cam para debater o tema das relações raciais é metodologicamente questionável, pois as imagens têm, no estudo e ensino da história, uma função ficcional, sendo versões parciais e incompletas dos fatos e contextos representados, revelando a visão isolada de seus autores.

III. Os debates sobre o pensamento racial, produzidos ao longo do século XX, servem como contraponto para que se compreenda a bem sucedida experiência social no Brasil, exemplificada pela mestiçagem e pela harmonia das relações raciais, em contraposição ao que o mundo testemunhava como efeitos dos sistemas de opressão racial nos Estados Unidos e na África do Sul.

IV. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, é um equívoco acreditar que a noção de democracia racial só atinge os negros, pois, enquanto processo estruturante da formação histórica brasileira, essa teoria está presente no imaginário social e atinge negros, brancos e outros grupos étnico-raciais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 27
ENADE 2017: O sentimento de pertencer a um lugar, a um grupo no qual desempenhamos um papel social, ao qual estamos emocional e afetivamente ligados e com o qual nos identificamos, é muito importante para o ser humano e para sua formação como sujeito histórico. A escola, e em especial o ensino de História, desempenha um papel fundamental como espaço privilegiado para a difusão e consolidação de ideias, imagens e saberes associados à educação política, os quais podem contribuir para a formação de identidades.
PIROLA, ; DIAS, M. Ensino de História e consciência histórica latino-americana. 
Revista Brasileira de História,São Paulo, v.31, n. 62, p. 173-174, 2011 (adaptado).

A partir das ideias apresentadas no texto e considerando a trajetória do ensino de História nas escolas latino-americanas, assinale a opção correta.

A partir das ideias apresentadas no texto e considerando a trajetória do ensino de História nas escolas latino-americanas, assinale a opção correta.

A) A institucionalização do ensino de História nas escolas latino-americanas, ao longo do século XIX, teve como base uma matriz nacionalista e eurocêntrica, e um de seus objetivos era formar as novas identidades nacionais — “brasileiros”, “argentinos” ou “chilenos” —, para os Estados que se construíam após a independência.

B) A História da América foi incluída como conteúdo obrigatório e prioritário no currículo oficial do ensino secundário no Brasil desde a criação da primeira disciplina de História no Colégio Dom Pedro Il, no final da década de 1830, o que permitiu a formação de uma consciência histórica e identitária latino-americana bastante precoce entre os estudantes brasileiros.

C) As mudanças que marcaram o ensino de História ao longo dos dois últimos séculos permitiram que as disputas de narrativas e de memórias entre as sociedades latino americanas desaparecessem na disciplina escolar, razão pela qual temas como a Guerra do Paraguai ou a da Tríplice Aliança tiveram a sua interpretação unificada.

D) Embora as ditaduras militares brasileira e argentina tenham exercido, no campo educacional, forte controle e interferências ideológicas, a condução do ensino de História, no Brasil, manteve-se sem alterações significativas.

E) A trajetória histórica do Brasil é marcadamente distinta a dos outros países da América Latina, que compartilharam a colonização espanhola e o mesmo idioma, o que justifica a pequena atenção dedicada à História da América, nos livros didáticos brasileiros, e a maior ênfase sobre a História europeia.


QUESTÃO 28
ENADE 2017: Na primeira década do século, presenciamos a situação em que grande parte dos governos latino-americanos conseguiu adotar posturas mais autônomas em relação aos Estados Unidos e ao capital financeiro internacionalizado (como ocorreu, por exemplo, na Argentina, nos governos de Nestor e Cristina Kirchner, e, no Brasil, nos governos Lula e Dilma, com iniciativas de maior protagonismo no cenário internacional e a formação do bloco chamado Brics), além de desencadear mudanças relevantes em suas agendas econômicas e sociais internas.

No entanto, nos últimos anos, assistimos à reversão dessa tendência com a ascensão de governos de direita em vários países da região ou de fortalecimento de grupos conservadores no cenário das forças políticas locais.
LOUREIRO, M. R. Democracia e globalização: políticas de Previdência Social na Argentina, Brasil e Chile.Lua Nova, São Paulo, 100, 187-223, 2017 (adaptado)

A partir do texto apresentado, acerca das recentes experiências políticas da América Latina e de suas propostas econômicas, avalie as afirmações a seguir

I. A estratégia de valorização das relações sul-sul e de fortalecimento do Mercosul levou ao fim da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), um projeto de integração das Américas liderado pelos Estados Unidos.

II. A democracia, nos países da América Latina, tem enfrentado grandes desafios e tensões, exemplificados pelos processos políticos atuais na Venezuela, Brasil, Paraguai e Equador.

III. O crescimento dos padrões de consumo e a inserção de grupos sociais menos favorecidos no mercado propiciaram mudanças significativas nos padrões de desenvolvimento.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 29
ENADE 2017: A cultura científica parte do princípio de que, para conhecer todo e qualquer objeto (ou questão sobre um tema), é preciso formular um problema sobre ele e jamais se contentar em ter apenas opiniões definidas sobre o objeto a ser estudado. Transpondo esse princípio para uma aula que pretende formar o aluno crítico, não cabe ao professor planejá-la apenas para discorrer sobre um tema histórico sem formular perguntas problematizadoras que instiguem os alunos a se posicionarem sobre o tema a partir de seu conhecimento e de sua experiência prévia.
BITTENCOURT, C. M. . Ensino de História: fundamentos e Métodos.
São Paulo: Editora Cortez, 2005 (adaptado).

O debate apresentado nesse texto suscita importantes questões sobre os procedimentos metodológicos que devem ser adotados por professores no ensino de História. Considerando tais procedimentos, é correto afirmar que uma estratégia didática coerente com as ideias desenvolvidas no texto é


A) mobilizar seu conhecimento histórico para transmiti-los aos alunos, de modo a apresentar as perguntas e as respostas necessárias à resolução de situações-problema demonstrando sua competência em lidar com saberes históricos.

B) pesquisar previamente sobre as conclusões a que chegaram os historiadores reconhecidos sobre determinado assunto, para transmiti-las aos alunos, de modo que esses as aprendam com os parâmetros científicos adequados.

C) atentar para a necessidade de formular problemas, a fim de propiciar a configuração de um objeto de estudo que possibilite aos alunos compreender a História como construção de conhecimento.

D) preparar roteiros para apresentar aos alunos fatos importantes do passado, com o objetivo de desenvolver sua capacidade de reflexão e crítica.

E) apresentar um tema específico para pesquisa bibliográfica, a fim de que os estudantes comparem as abordagens de diversos autores


QUESTÃO 30
ENADE 2017: Érico Veríssimo, em As aventuras de Tibicuera, narrou a história de um indiozinho frágil que cresceu e tornou-se um bravo e forte guerreio. A narrativa ganhou o primeiro lugar do concurso realizado pela Comissão Nacional de Literatura Infantil no ano de 1937, o que demonstrou, mais uma vez, a importância da incorporação do índio à construção da identidade nacional.

Sobre a relação do Estado Novo com a temática indígena no que diz respeito ao concurso realizado em 1937, assinale a opção correta.

A) À semelhança da obra vencedora do concurso em 1937, as imagens e os debates produzidos pelas elites e por intelectuais do governo de Vargas acerca dos índios mantiveram as representações de coragem, beleza e origem utilizadas pelo Romantismo do século XIX.

B) A escolha do texto como vencedor do concurso vai ao encontro dos objetivos da campanha governamental da Marcha para o Oeste, que visava à ocupação territorial e econômica de áreas do Brasil Central e objetivava o reconhecimento, a pacificação e a inclusão dos grupos indígenas à cidadania.

C) A Comissão de Literatura teve o apoio do Serviço de Proteção ao Índio, criado no início do Estado Novo, sob a supervisão do marechal Cândido Rondon, com a finalidade de localizar, contatar e promover a coexistência pacífica entre Estado, colonizadores e indígenas.

D) Os trabalhos da Comissão de Literatura alinhavam-se ao projeto ideológico - político do Estado, materializado pela atuação do Departamento de Informação e Propaganda (DIP), de reescrever a história do país a partir das origens indígenas, para entender o presente e projetar o futuro do Brasil.

E) Um dos resultados da atuação da Comissão de Literatura foi a decretação do dia 19 de abril como data comemorativa do Índio, contribuindo para a política de construção de uma grande nação na qual os indígenas, por sua coragem e seu trabalho, seriam reconhecidos como agentes ativos.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,386,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1416,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,385,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,149,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8459,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60907,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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INDAGAÇÃO: Prova História (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
Prova História (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
Prova História (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
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INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/08/prova-historia-bacharelado-e-licenciatura-enade-2017-com-gabarito.html
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