ENADE 2017: Quando a história se torna, para quem a pratica, o objeto de sua reflexão, pode se inverter o processo de compreensão que conduz um produto a um lugar?

ENADE 2017: Quando a história se torna, para quem a pratica, o objeto de sua reflexão, pode se inverter o processo de compreensão que conduz um produt
ENADE 2017: Quando a história se torna, para quem a pratica, o objeto de sua reflexão, pode se inverter o processo de compreensão que conduz um produto a um lugar? O historiador seria então um fugitivo, cederia a um álibi ideológico se, para estabelecer o estatuto de seu trabalho, recorresse a um além filosófico, a uma verdade formada e recebida fora dos seus caminhos, pelos quais, em história, todo sistema de pensamento encontra-se referido a “lugares” sociais, econômicos, culturais etc.
CERTEAU, M. A operação histórica. In: LE GOFF, .; NORA, P. História: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995 (adaptado).

Tendo em vista o texto apresentado e as reflexões de Michel de Certeau sobre o fazer historiográfico, assinale a opção correta.

A) As pesquisas realizadas nas universidades dependem de possíveis aportes financeiros, de modo que "s lugares econômicos são determinados pelas agências de fomento, que são externas às instituições acadêmicas.

B) Os textos historiográficos são produzidos em um determinado lugar social — as instituições de ensino e pesquisa —, mas seus verdadeiros leitores são o público, que expressa o valor de uma obra por meio de seu sucesso comercial.

C) O debate sobre o lugar de produção do conhecimento histórico assinala a autonomia dos historiadores comrrelação às instituições em que atuam, enfatizando que sua topografia de interesses é determinada pela experiência e trajetória pessoais.

D) O lugar de produção do conhecimento histórico privilegia determinado tipo de produção, mas não interdita outras possibilidades, e por isso a investigação histórica tem se caracterizado por um alargamento ilimitado dos temas de pesquisa.

E) A operação historiográfica não pode abstrair-se do tempo em que ocorre, já que os temas, problemas e perspectivas de análise são condicionados a partir da articulação entre o lugar social dos profissionais da área, seus procedimentos de análise e a escrita que produzem.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
E) A operação historiográfica não pode abstrair-se do tempo em que ocorre, já que os temas, problemas e perspectivas de análise são condicionados a partir da articulação entre o lugar social dos profissionais da área, seus procedimentos de análise e a escrita que produzem.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo