ENADE 2010: André, com 10 meses de idade, é levado pelos pais à unidade de saúde para acompanhamento de puericultura

indagacao
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da crisnça: acompanhamento do crescimento é desenvolvimento infanti. Brasilia: Ministério da Saúde, 2002.

ENADE 2010: André, com 10 meses de idade, é levado pelos pais à unidade de saúde para acompanhamento de puericultura. À criança nasceu a termo, parto vaginal, com 2 800 g e medindo 49 cm. As vacinas estão atualizadas. Recebeu exclusivamente leite materno até o sexto mês de vida e continua em aleitamento.

Seu peso atual é 7 500 g, o que localiza sua curva entre os percentuais 10 e 3. Os país informam que André ganhou menos peso, depois que passou a frequentar a creche, onde está em período de adaptação.

Diante dessa situação, qual das descrições a seguir reflete comportamento mais adequado de uma enfermeira considerando a atenção à saúde da criança?

A) André situa-se na faixa de normalidade nutricional (entre percentuais P97 e P3) na curva peso/idade. A enfermeira reforça orientações básicas e agenda retomo conforme o calendário mínimo de consulta ou de acordo com a rotina da unidade.

B) A criança está em risco nutricional. À enfermeira investiga possíveis fatores relacionados à desaceleração do crescimento e orienta os país no sentido de corrigi-los; orienta alimentação especial para ganho de peso e agenda retomo em 15 dias.

C) Apesar do risco nutricional, a criança é eutrófica. A partir disso, a enfermeira investiga possíveis causas da desaceleração do crescimento e orienta os pais a respeito da alimentação complementar e manutenção do aleitamento materno, agendando retorno em 30 dias.

D) A desaceleração do crescimento está relacionada à adaptação da criança à creche. 
A enfermeira reforça orientações a respeito da alimentação complementar e agenda retorno de acordo com o calendário mínimo de consultas.

E) A enfermeira encaminha André para consulta com o pediatra, pois a desaceleração do crescimento é acontecimento importante que necessita de intervenção imediata, e agenda retomo para acompanhamento em 30 dias.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
B) A criança está em risco nutricional. À enfermeira investiga possíveis fatores relacionados à desaceleração do crescimento e orienta os país no sentido de corrigi-los; orienta alimentação especial para ganho de peso e agenda retomo em 15 dias.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.