Prova Educação Física ENADE 2010 com Gabarito

ENADE - Indagação

Prova Educação Física ENADE 2010 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 10 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11
ENADE 2010: A estratégia do trabalho em equipe multiprofissional no setor da saúde pública implantada nos últimos 15 anos representa uma nova leitura acerca de práticas, valores, atitudes e conhecimentos de todos os indivíduos envolvidos nessas propostas sociais, ampliando as ações a serem realizadas pelos profissionais da saúde e aumentando os limites e as possibilidades de atuação, exigindo novas habilidades e qualificações.

Nesse sentido, a finalidade do trabalho em equipes multiprofissionais na área de saúde é

A) garantir uma base comum de conhecimento, valores e práticas que permitam o efetivo trabalho dessas equipes nas unidades básicas de saúde e sua gestão com base no ato médico.

B) diversificar as especialidades médicas e paramédicas que têm crescido em diferentes graus de complexidade tecnológica a partir da década de 1990, o que tem possibilitado acompanhar a demanda populacional por tratamento e informações de qualidade.

C) dar condições para que, no curto prazo, o Ministério da Saúde e o Sistema Único de Saúde possam reduzir os gastos com o sistema hospitalar, deslocando o foco da visão tradicional da medicina curativa para as intervenções de formação e prevenção de doenças.

D) proporcionar uma reorientação nas diretrizes Curriculares dos cursos da grande área da saúde, com a articulação de saberes e práticas durante a formação acadêmica dos estudantes, buscando desenvolver habilidades voltadas ao atendimento preventivo de populações em condições de risco.

E) proporcionar o enfrentamento e a resolução de problemas identificados pela articulação de saberes e práticas com diferenciados graus de complexidade, integrando distintos campos do conhecimento e desenvolvendo habilidades e mudanças de atitudes nos profissionais envolvidos.


QUESTÃO 12
ENADE 2010: Ana Maria, profissional de educação física, trabalha em uma academia que oferece aulas de ginástica localizada. Uma de suas turmas é composta por alunos iniciantes e, para atendê-los de maneira eficiente e segura, são utilizados alguns princípios do treinamento desportivo, adaptados à ginástica localizada.

Com base nessa situação, a profissional deve priorizar, em seu planejamento, os princípios

I. da variabilidade, pois evita a monotonia e possibilita a variação de grupamentos musculares a cada aula.

II. da individualidade biológica, pois permite maior adequação dos exercícios, de acordo com os objetivos de cada aluno.

III. da sobrecarga, pois permite o equilíbrio entre a carga aplicada e o tempo de recuperação, possibilitando uma descompensação.

IV. da adaptação, pois o trabalho deve iniciar com a utilização de cargas mais baixas de exercícios a serem gradativamente aumentadas.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 13
ENADE 2010: Com o advento da Constituição Federal de 1988, houve grande mudança nos parâmetros políticos e filosóficos que direcionaram o Brasil. Tal situação atingiu todos os setores, afetando também a educação física, que passou a intensificar as atividades inclusivas. Com isso, seus profissionais tiveram de diagnosticar interesses, expectativas e necessidades de grupos e de comunidades.

Nesse contexto, os profissionais de educação física que atuam em programas sociais devem implantar práticas que contemplem tratos

I. de cunho danwinista social.

II. que destaquem as potencialidades individuais.

III. que valorizem a ética coletiva em detrimento dos interesses individuais.

IV. contextualizados com suas realidades socioculturais  e econômicas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 14
ENADE 2010: O profissional de educação física, visando aprimorar os saltos de seus atletas para melhorar-lhes o desempenho, faz uso dos estudos da biomecânica. Nessa perspectiva, analise a figura a seguir.

INDAGACAO

Considerando que o objetivo do salto em distância é o deslocamento máximo do centro de gravidade (CG) em uma dada direção (horizontal), após análise da figura, conclui-se que o que caracteriza a performance (máxima distância) atingida no salto é a distância

A) que o CG viaja enquanto o atleta está no ar.

B) entre a borda frontal da tábua de impulsão e a máxima altura atingida pelo saltador durante o salto.

C) entre o CG na máxima altura alcançada e o instante de aterrissagem no solo.

D) entre a borda frontal da tábua de impulsão e o CG do atleta no momento da saída da tábua.

E) entre o CG do atleta na máxima altura atingida e o tempo de voo.


QUESTÃO 15
ENADE 2010: Segundo o ACSM (2008), a avaliação de uma vida saudável pode ser feita por meio da análise das cinco pontas da estrela de excelência, que é composta pelas seguintes valências: resistência muscular, composição corporal, capacidade cardiorrespiratória (VO2máx), flexibilidade e índice de massa corporal (IMC).

Observe o gráfico abaixo, que representa os resultados da aplicação de um programa de atividade física.

Considerando os resultados apresentados no gráfico, avalie se as ocorrências abaixo contribuem como alterações positivas para os praticantes do referido programa.

I. aumento do IMC

II. aumento da flexibilidade

III. aumento da resistência muscular localizada

IV. diminuição do percentual de gordura corporal

V. aumento da capacidade cardiorrespiratória

Estão corretas apenas as ocorrências

A) I e IV.
B) I, II e V.
C) I, III e V.
D) II, III e IV.
E) II, III, IV e V.


QUESTÃO 16
ENADE 2010: Um profissional de educação física sabia que o cerebelo exerce uma influência reguladora sobre a atividade muscular, que ele recebe impulsos originados em receptores das articulações, tendões, músculos, pele e também de órgãos terminais do sistema visual, auditivo e vestibular e que esses impulsos não são conscientes, mas são estímulos essenciais para o controle do movimento.

Como o profissional de educação física percebeu que um de seus clientes apresentava dificuldade de equilíbrio e de manutenção da postura durante as atividades, passou a indagar-se sobre que partes do cerebelo (vestibular, espinhal e cerebral) são responsáveis pelas funções de equilibrar e manter a postura dos indivíduos e que poderiam estar afetando o desempenho de seu cliente.

Considerando as funções das partes do cerebelo, avalie as afirmações a seguir.

I. A manutenção do equilíbrio e da postura se faz basicamente pelo cerebelo vestibular.

II. O cerebelo vestibular promove a contração dos músculos axiais e proximais dos membros, mantendo o equilíbrio e a postura normal.

III. A participação do cerebelo na manutenção do equilíbrio corporal e postura corporal se faz por intermédio do tracto espino-cerebral. .

IV. A manutenção do equilíbrio e da postura se faz basicamente pelo cerebelo espinhal, cerebelo cerebral e pela zona medial.

V. A influência é transmitida aos neurônios moto- res pelos tractos vestíbulo-espinhal e retículo- espinhal.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.
B) I, II e V.
C) I, III e V.
D) II, III e IV.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 17
Analise as asserções a seguir.

ENADE 2010: Já é consenso na literatura especializada que a prescrição de um programa de treinamento resistido envolve a manipulação de diferentes variáveis, determinadas pelos objetivos do programa e pelas necessidades individuais de seus praticantes.

PORQUE

As variáveis do treinamento resistido que são normalmente manipuladas incluem intensidade, volume, frequência, velocidade de contração, ordem de exercícios e intervalo de recuperação entre as séries.

Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 18
ENADE 2010: Um profissional de educação física é coordenador técnico de um centro de atividades físicas em uma empresa industrial de pequeno porte. Segundo os resultados das avaliações físico-funcionais, 40% dos empregados apresentaram queixas relacionadas a lombalgias e cansaço nos membros inferiores.

Esses resultados demonstram, ainda, que os referidos empregados atuam na área administrativa e trabalham, na maior parte do tempo, sentados, além de serem sedentários.

Incumbido de elaborar, para a área de medicina do trabalho, uma Síntese dos resultados dessas avaliações e propostas de ações preventivas, o profissional precisa

I. apresentar detalhadamente os resultados das avaliações de cada empregado da empresa.

II. apresentar os resultados globais das avaliações com um tratamento estatístico adequado.

III. buscar referências na literatura científica sobre o problema em empresas do mesmo segmento.

IV. propor obrigatoriedade para todos os empregados frequentarem o estúdio regularmente.

V. buscar dados atualizados sobre os custos desses acometimentos em empresas semelhantes.

Tomando como base essa situação hipotética, assinale a alternativa que congrega as decisões que aumentariam a credibilidade das informações apresentadas pelo profissional.

A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 19
ENADE 2010: O conjunto de ações de um profissional de educação física deve contemplar as particularidades de sua clientela de modo a fazer com que, além de motivada e participativa, tenha a percepção dos valores relacionados à saúde envolvidos, criando neles uma sensação de que há algo a fazer (...).

Com isso, e considerando o papel da educação física no âmbito da terceira idade enquanto fator gerador de mudanças de atitude, é fundamental propiciar aos idosos o acesso a experiências que os levem a empreender mudanças em suas vidas.
FARIAS, E. A Educação Fisica como Velculo de Acesso à Saúde. in
VARGAS, A: PIMENTEL. F; LAMES, C. Questões do esporte.
TRio de Jenelo: LECSU, 2008, p. 1274

Com base nas assertivas contidas no fragmento acima, conclui-se que, para contribuir com a melhoria do estilo de vida, ao planejar programas de atividades/exercícios físicos orientados a idosos, deve-se ter como intenção pedagógica promover o aumento de

I. massa magra e a redução da gordura corporal.

II. nível de aptidão física e da hipertrofia muscular.

III. interesse por diversificados hábitos e práticas saudáveis.

IV. participação em novos grupos sociais, acompanhada de práticas saudáveis.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 20
INDAGACAO

ENADE 2010: A figura acima ilustra o momento em que o brasileiro Wanderlei Cordeiro de Lima foi abordado em sua prova nas Olimpíadas de 2004 em Atenas. A sua reação à atitude do agressor lhe rendeu a medalha “Barão de Coubertain" pelo mérito olímpico. Entre as características que compõem o “espírito olímpico”, o atleta brasileiro foi recompensado por continuar a prova, mesmo perdendo o primeiro lugar.

Outras características que compõem o “espírito olímpico” devem ser estimuladas pela intervenção do profissional de educação física preocupado com a formação moral de seus atletas. Essas características incluem

A) primazia pela vitória, patriotismo e fair play ou jogo limpo.

B) patriotismo, primazia pela vitória e respeito total ao árbitro e suas decisões.

C) desejo de igualdade entre as equipes e os participantes, fair play ou jogo limpo e primazia pela vitória.

D) respeito total ao árbitro e suas decisões, desejo de igualdade entre as equipes e os participantes e patriotismo.

E) fair-play ou jogo limpo, respeito total ao árbitro e suas decisões e desejo de igualdade entre as equipes e “os participantes.


QUESTÃO 21
ENADE 2010: Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) foram criados por meio da Portaria n.º 154, de 24/1/2008, que faz a seguinte referência à Política Nacional de Promoção da Saúde:

A Política Nacional de Promoção da Saúde compreende que as práticas corporais são expressões individuais e coletivas do movimento corporal advindo do conhecimento e da experiência em tomo do jogo, da dança, do esporte, da luta, da ginástica.

São possibilidades de organização, escolhas nos modos de relacionar-se com o corpo e de movimentar-se, que sejam compreendidas como benéficas à saúde de sujeitos e coletividades, incluindo as práticas de caminhadas e orientação para a realização de exercícios, e as práticas lúdicas, esportivas e terapêuticas, como a capoeira, as danças, o Tai Chi Chuan, o Lien Chi, o Lian Gong, o Tui- ná, a Shantala, o Do-in, o Shiatsu, a Yoga, entre outras.
Ministério da Saúde. Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008 
Disponivel em: <http:/d2004 saude gov bridabidocsNegislacaa/portaria154 24 01 08 .pdf>.
 “Acesso em: 25 ago. 2010 (daptado).

Considerando as propostas para a Política Nacional de Promoção da Saúde, analise as afirmações que se seguem.

I. Os NASFs incluem o profissional de educação física em equipes multidisciplinares para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).

II. Os profissionais de educação física atuam por meio das atividades físicas e corporais, buscando a promoção de saúde em suas várias dimensões.

III. As práticas terapêuticas previstas para a atuação do profissional de educação física nos NASFs são todas oriundas da medicina tradicional chinesa.

IV. As atividades dos profissionais de educação física nos NASFs devem ser adequadas à clientela em relação a suas necessidades, faixa etária, gênero e nível sociocultural, de acordo com os aspectos da saúde social, psicológica e biológica.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I, II e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 22
ENADE 2010: Considere que um profissional de educação física tenha de descrever para os seus alunos os movimentos corporais realizados nos diferentes esportes. Para que melhor compreendam o tema, ele emprega um dos métodos universalmente utilizados, embasado em três dimensões e conhecido como Sistema de Planos e Eixos, conforme figura abaixo. O movimento em um plano sempre ocorre sobre um eixo que fica perpendicular a esse plano.

INDAGACAO

Considerando a situação descrita, avalie as afirmações a seguir.

I. O movimento de flexão horizontal do braço no arremesso do handebol ocorre no plano sagital.

II. Os movimentos de adução e abdução de braços no nado de peito ocorrem no plano sagital.

III. Os movimentos de adução e abdução de braços no nado borboleta ocorrem no plano frontal.

IV. Os movimentos de flexão e extensão de pernas no ciclismo ocorrem no plano sagital.

V. Os movimentos de rotação na pirueta da ginástica rítmica ocorrem no plano transverso.

Estão corretas apenas as afirmações

A) I, II e IV.
B) I, II e V.
C) I, III e V.
D) II, III e IV.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 23
ENADE 2010: Considere uma comunidade com dois grupos distintos e com necessidades próprias de atividades físicas.

Grupo 1 — pessoas acima de 60 anos de idade, em sua maioria do sexo feminino, com relatório médico indicando baixa densidade mineral óssea identificada como osteoporose leve ou discreta.

Grupo 2 — jovens em situação de risco para drogas e(ou) dependência química e violência social que necessitam de apoio ou medidas socioeducativas como profilaxia para desvios de comportamento.

No desenvolvimento de um projeto social, quais medidas relacionadas às possibilidades de intervenção deveria tomar o profissional de educação física responsável pela atividade física e pela saúde desses grupos?

A) Grupo 1: atividades de caminhada moderadas, com o intuito de melhora do VO; Grupo 2: treinamento de futebol que possibilite aos jovens realizar o sonho de serem campeões nesse esporte.

B) Grupo 1: jogos para a terceira idade, pois a socialização é necessária para a solução do problema; Grupo 2: palestras com temáticas relacionadas aos problemas sociais para conscientização dos jovens.

C) Grupo 1: atividades como hidroginástica, pois evitam impacto, diminuindo o risco de lesões, conforme aparece em estudos recentes sobre absorção óssea e atividade física; Grupo2: atividades de luta, pois é sabido que seu caráter disciplinador, independentemente do modo de trabalho, contribui para o melhor ajustamento social de jovens problemáticos.

D) Grupo 1: atividades sociorecreativas com jogos e brincadeiras, como bingos, damas ou torneio de xadrez, para favorecer a formação de grupos e lideranças nessa população; Grupo 2: esportes que visem ao alto rendimento e à formação de campeões para se tornarem exemplos a serem seguidos.

E) Grupo 1: atividades como exercícios resistidos ou que tenham impacto capaz de provocar efeito piezoeléctrico relacionado à absorção de cálcio pelos ossos; Grupo 2: incentivo à criação de espaços de inclusão social, com ações que ampliem o sentimento de pertinência social nas comunidades, por meio da atividade física regular, do esporte, do lazer e das práticas corporais.


QUESTÃO 24
ENADE 2010: A implementação da educação para o lazer na comunidade inclui o processo de desenvolvimento comunitário. Comunidade é definida como lugar geográfico e agregado de interesses, que tem afinidade e interconexão mútuas.

O desenvolvimento comunitário refere-se a um processo que utiliza o ensino formal, “ informal e o não formal, bem como a liderança para aumentar a qualidade de vida dos indivíduos e dos grupos que vivem na comunidade.
Carta internacional de Educação para o lazer. Associação Mundial de
Recreação e Lazer (Word Leisure snd Recreaton Association) - WLRA, 2002

A partir dessa citação, analise as afirmações que se seguem.

I.A educação para o lazer deve estimular a organização autogerida de comunidades, com o “objetivo de desenvolver a capacidade de pessoas u grupos e melhorar sua qualidade de vida.

II. Projetos de lazer devem trabalhar com grupos comunitários existentes, para minimizarem as barreiras e otimizarem o acesso aos serviços de lazer.

III. Liderança e orientação permanentes do profissional de educação física são necessárias para que grupos comunitários se capacitem para propor formas que atendam aos seus interesses de lazer.

IV. As políticas de lazer comunitárias devem estimular a abrangência, respeitando a existência de grupos multiculturais, raciais, sexuais, etários e de habilidades na sociedade.

Em relação à educação para o lazer na comunidade e à participação do profissional de educação física nesse processo, é correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.
B) I, II e III, apenas.
C) I, II e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 25
ENADE 2010: Para Roger Caillois, os jogos podem ser classificados em quatro modalidades: competitivos (agon), aleatórios (sorte), dramáticos (mímesis) e de êxtase (ilix). Um programa de esporte e lazer comunitário deve ampliar e diversificar a oferta de atividades ludorrecreativas que denotem correspondência com as necessidades e os interesses da população envolvida.
CAILOIS, R. Os jogos e os homens. Lisbos: Partugal, 1990.

Identifique as atividades que podem ser classificadas conforme alguma das modalidades de jogos apresentadas por esse autor.

I. bingo
II. danças circulares
III. passeio de bicicleta
IV. brincadeiras de pegar
V. corrida em volta da praça

Podem ser classificadas segundo esse autor apenas as atividades

A) I e V.
B) III e V.
C) I, II e IV.
D) I, III e V.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 26
Analise as asserções a seguir.

ENADE 2010: Em um ambiente de trabalho em que empregados exercem atividades que provocam dores articulares intensas, o profissional de educação física deve orientar a adoção de posturas corporais adequadas, a prática da ginástica compensatória, o respeito pelas horas estabelecidas na jornada de trabalho de cada um dos trabalhadores e a prática de exercícios físicos regulares.

PORQUE

As doenças crônico-degenerativas, as doenças psicossomáticas e as psicocinéticas são essencialmente oriundas do trabalho excessivo e repetitivo.

A cerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 27
ENADE 2010: Os NASFs têm os objetivos de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica no setor da saúde e de incrementar a estratégia de Saúde da Família na rede de serviços oferecidos pelo governo à população.

O compromisso dos NASFs está embasado em ações de promoção da saúde destinadas a garantir condições de bem-estar físico, mental e social às populações.

Considerando o exposto, que ações poderão ser planejadas e desenvolvidas pelo profissional de educação física que atuará nos NASFs?

I. Incentivar a criação de espaços que possibilitem a inclusão social.

II. Desenvolver atividades físicas e práticas corporais nas comunidades.

III. Avaliar fisicamente cada equipe multiprofissional que atue nos NASFs.

IV. Proporcionar educação permanente em atividades físicas/práticas corporais, nutrição e saúde.

Estão corretas apenas as ações

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 28
ENADE 2010: Suponha que um profissional de educação física tenha que desenvolver um projeto socioeducativo inclusivo em uma turma que seja composta por vários adolescentes com síndrome de Down. Esses alunos, por apresentarem instabilidade atlantoaxial, têm dificuldades na realização de determinados exercícios físicos que podem, por compressão, lesar a medula e até causar o óbito.

Nessa situação, o profissional de educação física deve dispor de competências e habilidades para identificar as especificidades das pessoas com necessidades especiais e selecionar os conteúdos de ensino para que todos os alunos participem apropriadamente de sua aula.

Nesse caso, que exercícios não podem ser prescritos para esses alunos?

A) Corridas.

B) Caminhadas.

C) Agachamentos.

D) Rolamentos.

E) Deslocamentos em quatro apoios.


QUESTÃO 29
ENADE 2010: Antes de sua performance de esqui no último dia dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sait Lake City, o esquiador escocês Alain Baxter utilizou a versão norte-americana de um spray descongestionante nasal da Vick, que, diferentemente da versão britânica, continha lev-meta-anfetamina.

Como resultado de seu teste positivo, a ele foi negada a única medalha em esqui já ganha por um britânico na história dos Jogos Olímpicos. Ele apelou ao Tribunal de Arbitragem Esportiva (TAS) do Comitê Olímpico Internacional (COI), que ouviu o caso nos Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake City em outubro de 2002 e que o absolveu de tentar trapacear. Todavia, seu resultado não foi restituído, nem sua medalha de bronze.
TOJAL & BARBOSA. A ética e a bioética na preparação e na intervenção do
profissional de educação física. 2006 7. 86

Considerando a situação relatada, quais orientações um profissional de educação física deve dar aos praticantes de esporte de alto rendimento no que se refere ao assunto do doping?

A) O atleta sempre é responsável pelas substâncias químicas que ingere; exames antidoping podem não diferenciar uma simples medicação de uma substância ingerida para melhorar a performance; existe uma lista de substâncias proibidas que não podem ser ingeridas, mesmo que em quantidade mínima.

B) O atleta sempre é responsável pelas substâncias químicas que ingere; exames antidoping diferenciam uma simples medicação de uma substância ingerida para melhorar a performance; existe uma lista de substâncias proibidas que podem, entretanto, ser ingeridas, desde que em quantidade mínima.

C) O atleta sempre é responsável pelas substâncias químicas que ingere; exames antidoping só conseguem diferenciar medicações simples em relação àquelas substâncias ingeridas para melhorar a performance; existe uma lista de substâncias proibidas que não podem ser ingeridas, mesmo que em quantidade mínima.

D) O treinador sempre é responsável pelas substâncias químicas que seus atletas ingerem; exames antidoping podem não diferenciar uma simples medicação de uma substância ingerida para melhorar a performance; existe uma lista de substâncias proibidas que não podem ser ingeridas, mesmo que em quantidade mínima.

E) O treinador sempre é responsável pelas substâncias químicas que seus atletas ingerem; exames antidoping só conseguem diferenciar medicações simples em relação àquelas substâncias ingeridas para melhorar a performance; existe uma lista de substâncias proibidas que não podem ser ingeridas, mesmo que em quantidade mínima.


QUESTÃO 30
ENADE 2010: Em antropologia, entende-se por técnicas do corpo as maneiras pelas quais os humanos, de sociedade a sociedade, de uma forma tradicional, sabem servir-se de seu corpo. Essas técnicas variam conforme idade, gênero, rendimento e adaptabilidades.

Nesse sentido, o corpo é a nossa primeira e mais importante ferramenta, porém o refinamento dessas técnicas ocorre nas fronteiras entre as ciências, por meio de interfaces com a biomecânica, a cinesiologia, a fisiologia, a nutrição, entre outras, o que implica a construção de um saber complexo.

Ao planejar, prescrever, orientar e supervisionar atividades físicas e(ou) esportivas sob a perspectiva da abordagem do pensamento complexo, o profissional de educação física que trate desse aspecto deve

A) integrar equipes disciplinares em busca do atendi- mento de seu público-alvo.

B) buscar a construção de um saber transdisciplinar que integre os conhecimentos e os profissionais de outras áreas disciplinares.

C) assessorar a construção de um saber multidisciplinar que consiga atender com eficiência às expectativas daqueles sob seu atendimento.

D) assegurar seu profissionalismo exclusivamente em Sua área específica, como postura ética e eficaz, garantidora da estética da educação física ante as demais áreas do saber.

E) construir um saber interdisciplinar que seja capaz de dar conta das necessidades e abordagens teóricas existentes nas fronteiras entre as ciências, sempre de modo ético e responsável.


QUESTÃO 31
ENADE 2010: Natanael, dono de uma pequena academia, recebeu a visita de um representante comercial da empresa Physical Education Measurements, oferecendo- lhe a instalação e a manutenção de um software de avaliação física para acompanhamento dos clientes. Apesar de o preço ser razoável, Natanael está com dúvidas sobre a qualidade dos testes utilizados para alimentar o programa.

Quais são os critérios de um bom teste sobre os quais Natanael deve se basear para decidir acerca da compra do referido software?

A) Confiabilidade, fidedignidade e estabilidade.

B) Fidedignidade, validade e objetividade.

C) Reprodutibilidade, confiabilidade e objetividade.

D) Flexibilidade, economia e confiabilidade.

E) Objetividade, aplicabilidade e validade.


QUESTÃO 32
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

ENADE 2010: As relações esporte-televisão vêm alterando, progressiva e rapidamente, a maneira como percebemos e praticamos o esporte. À televisão transformou-se em uma parceira para apoio mútuo, indispensável aos espetáculos esportivos, o que os leva a uma relação de dependência econômica.

PORQUE

A associação entre mídia e esporte conduziu, por um lado, ao incremento do profissionalismo do esporte e ao aprimoramento científico e tecnológico do treinamento esportivo e, por outro, à busca da vitória a qualquer preço.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 33
ENADE 2010: A Conferência Internacional sobre os Sete Saberes, promovida pela UNESCO no ano de 2010, no Brasil, tratou da religação de saberes fundamentais para a Educação e de sua necessária vivência nos mais diversos ambientes socioculturais. Trata-se de: (a) cegueiras do conhecimento; (b) conhecimento pertinente; (c) condição humana; (d) identidade terrena; (e) enfrentar incertezas; (f) compreensão humana; (g) ética do gênero humano.

No âmbito da Educação Física, há conteúdos culturais que favorecem as vivências de indeterminalidade e de imprevisibilidade, independentemente da ação direta do profissional, uma vez que a auto-organização vivencial desses conteúdos culturais mobiliza tal experiencialidade.  

Considerando a prática do skate de rua, analise o contexto abaixo.


Observando-se a prática do skate de rua por um grupo de jovens esportistas em condições de autoaprendizagem vivencial, percebe-se que eles incorporam o erro como fonte de aprendizagem, respeitam a sua vez para realizar as manobras, não demonstram discriminação de gênero, mostram-se colaborativos quando os colegas têm dificuldades para realizar as manobras, proporcionando-lhes “dicas” facilitadoras para o bom desempenho, valorizam e incentivam mutuamente as manobras dos colegas e evitam  colocar em risco os transeuntes.

O contexto acima representado prioriza a aprendizagem vivencial sobre qual saber?

A) Cegueiras do conhecimento.

B) Ética do gênero humano.

C) Enfrentar as incertezas.

D) Compreensão humana.

E) Identidade terrena.


QUESTÃO 34
ENADE 2010: Ceschini e Lima (2005), em pesquisa realizada com 6 362 empregados de 14 indústrias de São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, relativa ao perfil de vida ativo de cada funcionário, obtiveram os seguintes dados:

INDAGACAO

Considerando o nível de sedentarismo apresentado na pesquisa, na intervenção para promover um estilo de vida ativo dos indivíduos fora do local de trabalho, um profissional de educação física deve

I. possibilitar a compreensão dos conceitos básicos relacionados à saúde e à aptidão física.

II. elaborar palestras que estimulem a prática de atividades físicas fora do local de trabalho.

III. aplicar periodicamente uma bateria de testes físicos, com o objetivo de medir, avaliar e classificar os empregados, conforme o desempenho físico.

IV. organizar eventos esportivos competitivos, com o intuito de medir e comparar o desempenho dos empregados por meio da prática esportiva.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) I, II e IV.
D) II, III e IV.
E) III e IV.


QUESTÃO 35
ENADE 2010: A postura, ou alinhamento corporal, refere-se à posição do corpo, parado ou em movimento, e envolve o estado de equilíbrio das diversas partes corporais sob a ação da gravidade (...) Bons hábitos posturais conduzem a boa aparência, eficiência mecânica nos movimentos e menor risco de lesões, sendo dependentes da força e da flexibilidade, aliadas à prática consciente e inconsciente que produzem esses hábitos.
NAHAS, M. V. Atividade fíica, saúde e qualidade de vida:
conceios e sugssiões pera um esilo de vída abvo.
Tondina. Mediograf. p.68:89, 2001 (adaptado)

Diversos estudos demonstram que o avanço tecnológico decorrente do uso de computadores tem contribuído para o aumento de lombalgias, seja no ambiente de trabalho, seja no ambiente doméstico. 

Nessa perspectiva, entre as orientações que devem ser transmitidas por profissionais de educação física aos usuários de computador, incluem-se

I. manter a região lombar apoiada no encosto da cadeira.

II. posicionar os joelhos e o quadril mantendo  ângulo de 45º, quando sentado.

III. sustentar a cabeça e o pescoço em posição reta e manter ombros e braços relaxados.

IV. ajustar o topo da tela ao nível dos olhos e posicionar-se a um comprimento de braço de distância do teclado do computador.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I,II, III e IV.


QUESTÃO 36
ENADE 2010: Os termos utilizados para a referência às pessoas com deficiências varam de tempos em tempos conforme reflexões linguísticas e sociológicas de seus protagonistas e atores sociais. Em geral, o significado do vocábulo “deficiente” está associado aos conceitos vinculados à esfera das relações de produção, implicando a necessidade de superação de dificuldades pessoais, para além daquelas que lhes são impostas pela sociedade. 

A diagnose, prescrição e orientação de atividades físicas para pessoas com deficiência ocorrem no sentido de promover a interação social e a inclusão balizadas por princípios cidadãos, sendo necessário, muitas vezes, ultrapassar a tendência de superproteção familiar, principalmente em se tratando de crianças e adolescentes.

Nesse sentido, o profissional de educação física, ao trabalhar com esse segmento de pessoas, após o convencimento e consentimento familiar, deverá

I. saber diagnosticar cada quadro, para prescrever e orientar atividades específicas segundo os limites e potencialidades individuais.

II. ter a dimensão do carinho e do cuidado para que tais indivíduos vivenciem experiências motoras indispensáveis à sua formação cidadã, prescrevendo limites às eventuais potencialidades.

III. ter a consciência dos direitos e deveres das pessoas deficientes, condição que consubstan- cia a construção de uma sociedade democrática de direito.

IV. considerar a existência de necessidade de superação e, portanto, de fazer com que cada indivíduo ultrapasse os seus limites, posto ser esta uma forma incontestável de reconhecimento social.

São corretas apenas as afirmações

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2017 - QUESTÃO 37 - ANULADA

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