ENADE 2010: Carolina, 26 anos de idade, professora do primeiro ciclo da educação básica da rede privada de ensino

ENADE 2010: Carolina, 26 anos de idade, professora do primeiro ciclo da educação básica da rede privada de ensino, procurou serviço de fonoaudiologia da sua cidade devido a quadro alérgico de repetição e consequente sintomatologia de rouquidão e fadiga vocal, com duração de cerca de um mês.

O exame videoestroboscópio indicou fenda glótica triangular, e foi feito encaminhamento para fonoterapia. Na anamnese fonoaudiológica, detectou-se que a paciente é fumante, bebe socialmente, é alérgica a poeira, ingere com frequência chocolate e café, além de água gelada logo após a ingestão de bebidas quentes.

Apresenta tosse constante, pigarreia com frequência e fica rouca com facilidade. Tem fadiga vocal no final do dia de trabalho.

Diante desse quadro clínico, avalie as seguintes condutas do fonoaudiólogo.

I. Estabelecer uma programação fonoterápica que introduza a necessidade de mudança de hábitos em relação ao uso da voz, de modo que o prognóstico do caso seja favorável, assim como a melhora global da paciente.

II. Orientar quanto à ingestão de bebidas quentes antes da entrada em sala de aula, com o objetivo de aquecimento das pregas vocais para o adequado uso da voz profissional.

III. Utilizar a técnica de fonação inspirada, visando 'ao fechamento da fenda glótica triangular médio- posterior, pois ocorre o predomínio voluntário da ação muscular fonatória.

IV. Orientar quanto à redução da ingestão de chocolates, leites e derivados e choques térmicos, de modo a diminuir a produção de muco e, consequentemente, a melhora do seu quadro vocal global.

V. Empregar a técnica de ataques vocais bruscos para que haja um efetivo fechamento da fenda glótica triangular médio-posterior, pois isso ajuda na construção de um novo referencial de imagem corporal e vocal.

Apresentam reais aplicações clínicas para o quadro de fenda glótica triangular médio-posterior, evidenciado no exame de Carolina, apenas as condutas

A) I, II e IV.
B) I, II e V.
C) II, III e IV.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
C) II, III e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.