Prova Fonoaudiologia ENADE 2010 com Gabarito

Prova Fonoaudiologia ENADE 2010 com Gabarito
ENADE - Indagação

Prova Fonoaudiologia ENADE 2010 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 10 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11
ENADE 2010: Solange é mãe de um menino de 3 anos e 3 meses. Em uma viagem de férias com amigos e outras crianças, ficou preocupada com a fala do seu filho, pois achou que ele falava muito pouco em relação às outras crianças da mesma faixa etária e observou que as pessoas tinham dificuldade para entender o que ele dizia. Ao retomar da viagem, Solange resolveu procurar um fonoaudiólogo para avaliar a criança e orientá-la.

Considerando o relato acima, indique a atitude correta do fonoaudiólogo na consulta inicial.

A) Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que é por volta dos 6 a 7 anos de idade que a criança completa o ciclo de aquisição da linguagem e que, por essa razão, não havia motivos para preocupações, nem a necessidade de avaliações específicas, sendo necessária apenas uma maior estimulação em casa.

B) Ao ouvira queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que o principal parâmetro para se investigar o desenvolvimento da linguagem infantil é o vocabulário, mas como a criança apresenta um vocabulário restrito, talvez não fosse possível avaliá-lo, sendo necessário aguardar alguns meses para novas tentativas.

C) Ao ouvir a queixada mãe, o fonoaudiólogo explicou que “o desenvolvimento da linguagem pode ser avaliado por meio de dois processos, que são a compreensão e a produção. Dessa forma, com o vocabulário reduzido, “o problema estaria na produção que seria avaliada por intermédio da observação e da análise dos sistemas fonético, fonológico e do vocabulário.

D) Ao ouvira queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que a linguagem se processa por meio de duas funções, que são a compreensão e a produção. Assim, é natural que a produção da fala se mantenha incompleta até os 6 ou 7 anos de idade. No entanto, seria importante investigar se a compreensão estaria comprometida e encaminhar a criança para uma avaliação audiológica.

E) Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que o desenvolvimento da linguagem se processa em diferentes níveis: o fonético, o fonológico, o morfossintático, o semântico, o lexical e o pragmático. Sendo assim, seria importante investigar como esses aspectos linguísticos estão operando na linguagem da criança, e quais exames complementares poderiam ser solicitados.


QUESTÃO 12
ENADE 2010: No filme de ficção científica Avatar, pesquisadores criaram híbridos humanos Na´vi geneticamente modificados. Jake Sully, personagem principal e cadeirante, entra para o programa Avatar e transforma-se em um condutor humano ligado a um avatar e, dessa forma, possui novamente a habilidade de andar. A figura abaixo ilustra o avatar de Jake.

indagacao
Disponível em: <htip:lcinema ual com brlavetar
 (2009/12/11 uNS7EGU3 frbro.
Acesso em: 21 ago. 2010.

Caso o avatar de Jake fosse a uma avaliação fonoaudiológica, entre as características antropomórficas apresentadas abaixo, quais deveriam ser anotadas?

I. hipertelorismo ocular
II. ponte nasal baixa
III. baixa implantação de orelha
IV. proeminência de osso zigomático
V. braquicefalia

Deveriam ser anotadas apenas as características

A) I, II e IV.
B) I, II e V.
C) I, III e V.
D) III, IV e V.
E) II, III, IV e V.


QUESTÃO 13
ENADE 2010: Com o objetivo de divulgar ações promotoras de saúde, a fonoaudióloga Marta criou um blog com informações úteis aos país quanto ao desenvolvimento de seus filhos. Para dirimir suas dúvidas, disponibilizou um espaço para perguntas, tendo uma internauta lhe enviado o texto transcrito abaixo.

"Prezada fonoaudióloga,

Meu nome é Verônica e estou preocupada com meu bebê Vitor, que está atualmente com seis meses de vida. Vitor tem chorado muito nestes três últimos dias. Procurei o pediatra, que me informou que seu estado de saúde é perfeito, mas tem ficado muito irritado, está babando mais do que o de costume e sua gengiva está inchada. Gostaria de saber se pode ser seu dentinho nascendo e se posso dar chupeta para acalmá-lo”.

Considerando a erupção dos primeiros dentes decíduos e o uso de chupeta, analise as afirmações abaixo.

I. As alterações oclusais advindas do uso de chupeta dependem da frequência, intensidade e duração.

II. A dentição decídua ocorre aos três meses de vida e. em virtude do atraso na erupção dentária de Vitor, recomenda-se consulta com odontopediatra.

III. Crianças amamentadas no peito materno por mais tempo (1 a 2 anos) têm chances menores de apresentarem hábitos orais deletérios e alterações oclusais.

IV. Os incisivos centrais laterais são, na maioria das crianças, os primeiros dentes decíduos à erupção

São corretas apenas as afirmações

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2010 - QUESTÃO 14 - ANULADA

QUESTÃO 15
ENADE 2010: O quadro a seguir contém os alvos e as mudanças de som que ocorrem na fala de um paciente portador de desvios fonológicos.

indagacao

Avalie as seguintes afirmações acerca da presença de processos fonológicos na fala da criança.

I. Apresenta co-ocorrência de processos.
II. São observados processos de posteriorização.
III. Nota-se processo de redução vocálica.
IV. Há processos de estrutura silábica.

São corretas apenas as afirmações

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 16
ENADE 2010: Uma empresa prestadora de serviços nas áreas de saúde e educação contratou um fonoaudiólogo para atuar com crianças de três a oito anos de idade. À empresa especificou que essa atuação poderia incluir serviços voltados para familiares e(ou) outros profissionais.

Considerando as áreas de audição, linguagem (oral e escrita) e motricidade orofacial, que propostas podem ser sugeridas para esse profissional em relação a um grupo de crianças que estejam na faixa etária de cinco a seis anos de idade?

A) Atividades em grupo para orientação aos familiares sobre como favorecer o processo de aquisição da linguagem oral; encaminhamentos para otorrinolaringologistas; programas educativos para aperfeiçoar os padrões das funções de mastigação e deglutição.

B) Atividades que estimulem o processamento auditivo; atividades que fortaleçam a musculatura orofacial; programa educativo para familiares incentivarem a noção de cores, formas e tamanhos, em ambiente domiciliar.

C) Atividades de produção de textos; atividades de leitura; programa educativo junto aos pais e educadores para prevenir a persistência de disfluências infantis.

D) O Atividades, em grupo, de contar e recontar histórias, de maneira oral e escrita; elaboração de estratégias de saúde bucal com odontopediatras e otorrinolaringologistas; programas educativos junto aos familiares para eliminação de hábitos nocivos orais.

E) Atividades que indiquem a relação entre fonemas e grafemas; atividades com os professores para redução dos transtornos de aprendizagem; programa educativo junto aos país e educadores para eliminação de processos fonológicos.


ENADE 2010 - QUESTÃO 17 - ANULADA

QUESTÃO 18
ENADE 2010: Em uma criança de quatro meses de idade, foram verificados os seguintes achados: emissões otoacústicas ausentes, potenciais evocados auditivos de tronco encefálico para cliques presentes, com tempo de latência absoluta aumentado para todas as ondas e interpicos I-III, I-V e III-V normais. As figuras abaixo ilustram essa situação.

INDAGACAO

Os achados apresentados indicam

A) neuropatia auditiva, com ausência de nível mínimo de resposta e presença de microfonismo coclear.

B) provável problema condutivo bilateral, com nível mínimo de resposta em 45 dB para as duas orelhas.

C) perda auditiva neurossensorial moderada, com nível mínimo de resposta em 45 dB para as duas orelhas.

D) perda auditiva neurossensorial profunda, com nível mínimo de resposta em 95 dB para as duas orelhas.

E) audição normal, pois o processo maturacional pode justificar o aumento das latências absolutas.


QUESTÃO 19
ENADE 2010: Pedro é um menino de 5 anos de idade que apresenta queixa de perda auditiva, percebida pelos pais aproximadamente aos 2 anos de idade. Nos exames realizados, a audiometria mostrou perda auditiva neurossensorial bilateral, timpanometria com curva tipo A e reflexo estapediano ausente.

No exame físico, apresentou as seguintes características: deslocamento lateral do canto medial e do ponto lacrimal inferior, raiz nasal proeminente e alargada, hiperplasia da porção medial dos supercílios, mecha branca frontal e heterocromia total ou parcial da iris.

De qual síndrome são as características apresentadas e qual deve ser o encaminhamento no caso?

A) Síndrome de Usher. O paciente deve ser encaminhado à avaliação oftalmológica para adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e para realização de terapia fonoaudiológica.

B) Síndrome de Treacher Collins. O paciente deve ser encaminhado para uma avaliação ortodôntica para adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e para realização de terapia fonoaudiológica.

C) Síndrome de Alport O paciente deve ser encaminhado para avaliação renal para adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e para realização de terapia fonoaudiológica.

D) Síndrome de Waardenburg. O paciente deve ser encaminhado para uma avaliação vestibular, adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e terapia fonoaudiológica.

E) Síndrome da Rubéola Congênita. O paciente deve ser encaminhado para uma avaliação oftalmológica, cardíaca, para adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e terapia Fonocaudiológica.


QUESTÃO 20
ENADE 2010: Carolina, 26 anos de idade, professora do primeiro ciclo da educação básica da rede privada de ensino, procurou serviço de fonoaudiologia da sua cidade devido a quadro alérgico de repetição e consequente sintomatologia de rouquidão e fadiga vocal, com duração de cerca de um mês.

O exame videoestroboscópio indicou fenda glótica triangular, e foi feito encaminhamento para fonoterapia. Na anamnese fonoaudiológica, detectou-se que a paciente é fumante, bebe socialmente, é alérgica a poeira, ingere com frequência chocolate e café, além de água gelada logo após a ingestão de bebidas quentes.

Apresenta tosse constante, pigarreia com frequência e fica rouca com facilidade. Tem fadiga vocal no final do dia de trabalho.

Diante desse quadro clínico, avalie as seguintes condutas do fonoaudiólogo.

I. Estabelecer uma programação fonoterápica que introduza a necessidade de mudança de hábitos em relação ao uso da voz, de modo que o prognóstico do caso seja favorável, assim como a melhora global da paciente.

II. Orientar quanto à ingestão de bebidas quentes antes da entrada em sala de aula, com o objetivo de aquecimento das pregas vocais para o adequado uso da voz profissional.

III. Utilizar a técnica de fonação inspirada, visando 'ao fechamento da fenda glótica triangular médio- posterior, pois ocorre o predomínio voluntário da ação muscular fonatória.

IV. Orientar quanto à redução da ingestão de chocolates, leites e derivados e choques térmicos, de modo a diminuir a produção de muco e, consequentemente, a melhora do seu quadro vocal global.

V. Empregar a técnica de ataques vocais bruscos para que haja um efetivo fechamento da fenda glótica triangular médio-posterior, pois isso ajuda na construção de um novo referencial de imagem corporal e vocal.

Apresentam reais aplicações clínicas para o quadro de fenda glótica triangular médio-posterior, evidenciado no exame de Carolina, apenas as condutas

A) I, II e IV.
B) I, II e V.
C) II, III e IV.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 21
ENADE 2010: O Sr. Antônio, com 82 anos de idade, ensino médio completo, funcionário público aposentado, com diagnóstico de demência de Alzheimer leve a moderada, comparece a um ambulatório de fonoaudiologia acompanhado por sua filha,  Ana, 52 anos de idade, que exerce o papel de cuidadora informal do mesmo, e apresenta, durante a anamnese, os relatos seguintes.

"O médico já me informou que, com a evolução da doença, a tendência é que estes problemas de fala que ele vem apresentando piorem, e isto tem me estressado muito. Ele tem muita dificuldade de achar uma palavra. Muitas vezes diz outra relacionada, ou então ele, por exemplo, em vez de dizer caneta, diz: Aquela coisa de escrever! Muitas vezes, ele não entende o que eu falo, ou entende só uma parte do que eu falei. Ele parece conversar normalmente, mas se a gente prestar atenção, muita coisa que ele fala é sem nexo, sem sentido. Ele costumava ler e escrever, mas não consegue mais fazer isso como antes. Troca palavras, pula letras, tem muita dificuldade. As vezes, eu fico com vergonha, porque, algumas vezes, quando ele está conversando com alguém, ele ignora a pessoa, interrompe a conversa no meio e até fala sozinho”.

Considerando o caso apresentado, avalie as afirmações que se seguem.

I. As alterações, tanto de linguagem oral quanto de escrita, presentes na demência e relatadas pela cuidadora, têm relação com outras alterações cognitivas e comportamentais também encontradas na demência.

II. Uma das atuações do fonoaudiólogo junto a essa cuidadora é o de procurar minimizar seu estresse, no sentido de realizar orientações sobre estratégias facilitadoras da comunicação com o pai com demência.

III. Há necessidade de se realizar intervenção fonoaudiológica com o idoso, já que, diante da característica progressiva da afasia, dislexia e agrafia, a estimulação visa não só à estabilização do quadro, como também ao reestabelecimento das habilidades perdidas.

IV. Os relatos da cuidadora sobre as manifestações do idoso são indicativos de algumas alterações que, provavelmente, serão verificadas na avaliação clínica da linguagem. Na ordem em que foram apresentadas, são elas: anomia/parafasia semântica/paráfrase; alteração da compreensão oral; alteração discursiva; dislexia/ grafia; alteração pragmática da linguagem.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 22
ENADE 2010: Em um município brasileiro, no ano de 2009, foi desenvolvido estudo para avaliar o valor preditivo do protocolo Clinical Risk Index for Babies (CRIB) para prever a mortalidade de recém nascidos admitidos nas unidades de terapia intensiva, comparando-se esse escore com o peso de nascimento (PN) e a idade gestacional (IG). O escore do CRIB envolve a análise das variáveis PN, IG, má-formação congênita e índices do estado fisiológico.

Participaram do estudo 100 recém-nascidos, sendo que o peso médio, em gramas, foi de 1120 ± 250 e a idade gestacional média, em semanas, foi de 30 ± 2. Ao analisarem a mortalidade geral de RN no período do estudo, os pesquisadores detectaram o disposto no gráfico abaixo.

INDAGACAO

Ao compararem o escore CRIB com as variáveis PN e IG, os pesquisadores encontraram os resultados descritos no quadro a seguir, sendo considerados estatisticamente significantes os valores assinalados com asterisco, como valores de interrelação preditiva de óbito de RN quando comparados com o CRIB.

INDAGACAO

Com base nesses dados, conclui-se que

A) a idade gestacional variou entre 27 e 33 semanas.

B) o peso ao nascer dos RN variou entre 850 g e 1400 9.

C) a maioria dos RN do município foi a óbito no período do estudo.

D) a maioria dos RN com peso até 999 g apresentou correlação positiva com o CRIB.

E) a maioria dos RN com idade gestacional até 32 semanas apresentou correlação positiva com o CRIB.


QUESTÃO 23
ENADE 2010: Paulo, de seis anos de idade, com queixa materna de bronquite e respiração oral, apresenta história pregressa de adenoamigdalectomia e rinite alérgica inflamatória. A avaliação fonoaudiológica constatou lábios abertos em posição habitual de repouso, grossos, flácidos e eversão do lábio inferior; língua anteriorizada em posição habitual, com dorso elevado, ponta baixa e tensão diminuída; bochechas assimétricas, com boa mobilidade e flácidas; mordida cruzada à esquerda; respiração oronasal, sendo que, pela utilização de espelho de Glatzel, observou-se ausência de saída de ar pela narina esquerda, mesmo após limpeza nasal; mastigação preferencialmente à direita, rápida e com movimentos verticais de mandíbula; deglutição com projeção anteriorizada de língua e contração de lábios e de mentual.

Como conduta terapêutica fonoaudiológica para esse caso, seria recomendável

I. a conscientização quanto ao tipo respiratório.

II. o encaminhamento para avaliação e conduta interdisciplinar.

III. a realização de exercícios isotônicos, para o fortalecimento do tônus da musculatura orofacial.

IV. a orientação à família quanto aos aspectos ambientais relativas à rinite alérgica.

V. a realização de técnicas de massagens para relaxar o músculo mentual.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.


QUESTÃO 24
ENADE 2010: Cristina é foncaudióloga e iniciou um projeto de estimulação da linguagem oral e escrita na educação infantil do município onde trabalha. As atividades envolveram roda de história, elaboração de livros de história a partir dos desenhos infantis, dramatização, utilização de brincadeiras de roda, entre outras. As estratégias desenvolvidas tiveram como foco

A) a inclusão.

B) a promoção da saúde.

C) a terapia fonoaudiológica.

D) a capacitação do professor.

E) o diagnóstico fonoaudiológico.


QUESTÃO 25
ENADE 2010: Na criança portadora de paralisia cerebral, alguns aspectos mais gerais relacionados à postura corporal e ao desenvolvimento motor necessitam ser observados pelo fonoaudiólogo, uma vez que esses aspectos irão influenciar significativamente o pro- cesso terapêutico.

Considerando essa situação, avalie as afirmações abaixo.

I. A permanência de reflexos primitivos ou anormais corporais irá prejudicar o movimento de rotação corporal, que permite, por exemplo, a utilização dos membros superiores em experiências de explorações do ambiente, as quais, por sua vez, podem trazer prejuízos ao desenvolvimento da linguagem, cognição e fala.

II. A persistência de padrões primitivos ou anormais nos órgãos fonoarticulatórios poderá prejudicar as funções de alimentação e coordenação fonoarticulatória, a qual, por Sua vez, poderá prejudicar o desenvolvimento da fala.

III. A presença de alteração de tono em membros inferiores não é um elemento significativo para o fonoaudiólogo, uma vez que o êxito do seu trabalho dependerá da obtenção de um bom padrão de tono muscular nas estruturas do sistema estomatognático, que São responsáveis pelas funções orais.

IV. Tendo em vista as dificuldades relacionadas à postura corporal e ao desenvolvimento motor global, o fonoaudiólogo necessitará aguardar a evolução do desenvolvimento neuropsicomotor da criança para iniciar o trabalho voltado para o desenvolvimento das funções orais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 26
ENADE 2010: Em uma cidade com aproximadamente 50 000 habitantes, foram contratadas por concurso público três fonoaudiólogas. Uma delas é especialista em voz e será à coordenadora do projeto de trabalho fonoaudiológico na cidade.

A segunda fonoaudióloga é especialista em audição, e a terceira acabou de se formar e apresenta o perfil generalista, tal com indicado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais em Fonoaudiologia. O planejamento da proposta de trabalho deve levar em conta, prioritariamente, que

A) as ações de fonoaudiologia na cidade deverão ser realizadas a partir da especialidade de cada profissional contratado.

B) os profissionais deverão ser divididos de acordo com O nível de complexidade da atenção existente na cidade, o que dispensa a necessidade de articulação entre eles.

C) os profissionais deverão se dividir, em termos de trabalho, por área, de acordo com as especificidades das secretarias municipais, dando prioridade à Secretaria de educação e saúde.

D) os profissionais deverão estabelecer plano de trabalho a partir das necessidades locais e da organização do sistema de saúde, além de estabelecer proposta de hierarquização do sistema.

E) o planejamento das ações deverá atender à demanda da atenção básica, sendo que os profissionais deverão realizar o atendimento da população nas unidades básicas de saúde.


QUESTÃO 27
ENADE 2010: Entre os critérios para se garantir a qualidade de atenção em saúde, tem-se a acessibilidade aos serviços e ações em saúde. Na prática fonoaudiológica, a acessibilidade ainda carece de atenção, como pode ser observado no depoimento apresentado a seguir.

Eu não sabia que era o fonoaudiólogo quem cuidava deste problema; quem me indicou foi o otorrino (...) demorei porque eu não tinha informação que tinha de graça esse tratamento. Só achava particular; procurei umas três, não tive condições, era muito caro, aí eu fiquei desesperada; tinha que fazer, era obrigatório, eu não ficava boa!" (Usuário 11/ demora de 7 anos após a detecção da necessidade de fonoaudiologia).
BAZZO, L. M. F. NORONHA, C. V. Acesso sos seniços fonosudiológicos no Sistema
 Único de Saúde (SUS) em Savador (BA): uma batalha a ser vencida no cotidiano. 
In: Revista Balana de Saúde Pública, v.33, n. 4, 2009, p. 628641.

Quais seriam as propostas de ação para se aumentar a acessibilidade de usuários tais como o mencionado acima?

I. Criar demandas que considerem as possibilidades de atendimento nos serviços de saúde.

II. Incrementar a oferta de serviços fonoaudiológicos na rede pública de saúde.

III. Fortalecer a comunicação em rede, qualificando a regionalização e a referência aos serviços de saúde.

IV. Atribuir a distintos serviços fonoaudiológicos a responsabilidade de atendimento por áreas de especialização.

V. Implementar ações de educação em saúde para ampliar o conhecimento dos usuários e profissionais em relação à fonoaudiologia.

São corretas apenas as propostas

A) I, II e IV.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, III e V.


QUESTÃO 28
ENADE 2010: Um fonoaudiólogo que trabalha em um serviço de audiologia ambulatorial recebe o seguinte encaminhamento advindo de uma foncaudióloga de unidade básica de saúde:

O Sr. José, 75 anos de idade, metalúrgico aposentado, tem diagnóstico médico de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus e participa de um grupo de promoção à saúde da comunicação e deglutição. O referido paciente tem se queixado de dificuldade auditiva, também percebida por mim e pelos demais participantes do grupo, o que tem causado interferência na sua convivência social. Solicito avaliação audiológica e conduta.

O exame audiológico evidenciou presbiacusia, com indicação para uso de aparelho de amplificação sonora individual, associado ao treino individual de habilidades auditivas para melhor reabilitação audiológica. A continuidade no grupo foi considerada benéfica por todos os envolvidos (tanto profissionais quanto demais pacientes), inclusive como apoio ao treino das habilidades auditivas.

A partir dessas informações, avalie as asserções abaixo.

A referência do Sr. José, da UBS para o ambulatório, deverá ser seguida de referência do ambulatório para indicação e adaptação do aparelho auditivo e, então, de contra referência para o treino das habilidades auditivas em ambulatório e em grupo na UBS.

PORQUE

Os níveis de atenção envolvidos nessas ações são o primário, secundário, terciário, secundário e primário, respectivamente.

Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a alternativa correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 29
ENADE 2010: Atualmente, as propostas de atuação da fonoaudiologia em ambiente escolar estão voltadas para um modelo com ênfase na promoção da saúde. Embora ainda haja uma diversidade de interpretações, esse modelo contribui para a organização dos serviços, a valorização dos papéis desempenhados pelos educadores e familiares e, fundamentalmente, para a formação continuada de educadores.

Dentro desse modelo, é possível elaborar e executar ações que: a) promovam o desenvolvimento infantil; b) auxiliem escolares com dificuldades no processo de aprendizagem; e c) em casos especiais ou extremos, encaminhem esses alunos para atendimento especializado.

Considerando, respectivamente, essas três instâncias de atuação, assinale a alterativa que contém três ações relacionadas à atuação fonoaudiológica dentro de uma perspectiva de promoção da saúde.

A) Realização de triagens para detecção de riscos para alterações fonoaudiológicas; elaboração e execução de estratégias terapêuticas voltadas para aspectos de voz e motricidade orofacial; encaminhamento de crianças de risco para avaliação fonoaudiológica.

B) Elaboração de grupos de orientações para familiares e educadores; planejamento e execução de atividades de letramento fora da sala de aula regular; encaminhamento de crianças com erros ortográficos para atendimento clínico foncaudiológico e psicopedagógico.

C) Orientação de educadores em relação às possibilidades de adaptações de atividades pedagógicas; planejamento e execução de oficinas de leitura e de escrita em horários distintos ao de sala de aula regular; encaminhamento de alunos com distúrbios da comunicação para atendimento clínico fonoaudiológico.

D) Promoção de screenings para identificação de alterações  fonoaudiológicas; fornecimento de atendimento clínico voltado para os desvios fonológicos;  encaminhamento  de  alunos respiradores orais para avaliação multiprofissional (fonoaudiologia, otorrinolaringologia, ortodontia).

E) Confecção de minicursos para educadores que os auxiliem em sua formação continuada; promoção de atendimento clínico voltado para os escolares com distúrbios de fluência; encaminhamento de escolares com leitura silabada para atendimento clínico fonoaudiológico.


QUESTÃO 30
ENADE 2010: As ações fonoaudiológicas desenvolvidas em ambiente escolar sempre foram divergentes, predominando propostas voltadas para a detecção de alterações fonoaudiológicas, com o emprego de triagens. No entanto, as propostas atuais da Fonoaudiologia escolar- educacional dão lugar a uma atuação voltada para a promoção de saúde, a fim de estabelecerem consonância com os projetos escolares.

Considerando a promoção de saúde como ações educacionais voltadas principalmente para a formação do professor, o ideal é que

A) o fonoaudiólogo forneça assessoria temporária à equipe escolar, participando de discussões acerca do desenvolvimento e do desempenho escolar dos alunos, bem como da saúde vocal do educador, propondo ações cuja execução seja feita pelo próprio fonoaudiólogo.

B) o fonoaudiólogo participe da construção do projeto político pedagógico, propondo ações que instrumentalizem o educador em sua atuação com alunos que possuem dificuldades na comunicação oral e escrita, bem como em relação aos aspectos de saúde vocal desse profissional.

C) o fonoaudiólogo faça parte da equipe escolar, propondo ações que articulem a educação e a saúde em prol da saúde vocal do professor e do desempenho escolar do aluno, ressaltando-se que essas propostas sejam executadas em ambiente clínico.

D) o fonoaudiólogo proponha ações terapêuticas que levem em consideração aspectos da comunicação oral e escrita dos alunos, bem como aspectos de motricidade orofacial e voz.

E) o fonoaudiólogo participe da equipe pedagógica escolar, propondo atividades que auxiliem o educador a não adquirir riscos em relação à sua saúde vocal e a lidar com questões do desempenho escolar de seus alunos.


QUESTÃO 31
ENADE 2010: A portaria do Ministério da Saúde nº 154, de 24/2/2008, criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

O objetivo da portaria é ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolutividade, apoiando a inserção da Estratégia da Saúde da Família (ESF) na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica.

Tendo em mente esses aspectos, o foco do papel do fonoaudiólogo no NASF deve se voltar para

I. a realização de ações intersetoriais.

II. a participação da construção de projeto terapêutico singular.

III. o exercício do papel de apoio matricial, dando Suporte às ações de atenção básica.

IV. a realização de ações voltadas à integralidade do cuidado na alta complexidade.

V. a realização de triagem fonoaudiológica e encaminhamento para atendimento fonoaudiológico hospitalar.

São corretas nesse contexto apenas as afirmações

A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.


QUESTÃO 32
ENADE 2010: As Redes Estaduais de Serviço de Saúde Auditiva ampliaram o acesso da população à reabilitação auditiva e a inclusão da saúde da pessoa com deficiência auditiva é uma das prioridades da área da saúde.

PORQUE

A Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva e as normas que a complementam estabelecem diretrizes nacionais, financiamento específico e instrumentos de gestão para que a reabilitação das pessoas com deficiência auditiva no SUS se torne realidade, objetivando o desenvolvimento das potencialidades dessas pessoas e possibilitando sua inclusão social.

Analisando a relação proposta entres as duas asserções acima, assinale a opção correta.

A) As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma preposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 33
ENADE 2010: Cláudia está elaborando seu trabalho de conclusão de curso em fonoaudiologia, que terá como objetivo analisar a inserção de fonoaudiólogos recém-formados no mundo do trabalho. O contato com os profissionais será feito por meio eletrônico e eles serão solicitados a responder um questionário. Nessa situação, Cláudia

A) não precisa encaminhar o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa, porque não terá contato pessoal com “os participantes da pesquisa.

B) não precisa encaminhar o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa, se todos os profissionais que quiserem participar assinarem um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

C) não precisa encaminhar o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa, porque a coleta de dados será realizada por meio de resposta a questionário via Internet.

D) precisa encaminhar o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa, se optar pela não utilização do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

E) precisa encaminhar o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa, porque o trabalho envolve procedimentos de pesquisa com seres humanos.


QUESTÃO 34
ENADE 2010: Os procedimentos de pesquisa, em maior ou menor grau, sempre expõem os sujeitos da pesquisa a possíveis riscos e danos. Cabe ao pesquisador responsável identificar a melhor metodologia de realização do trabalho científico para que esses aspectos sejam minimizados, ressaltando-se que riscos e danos não se referem apenas a questões físicas, mas também psicológicas, emocionais e até sociais. 

Nessa perspectiva, avalie as asserções seguintes.

Um procedimento de pesquisa de baixo risco pode causar um grande dano e um procedimento de alto risco pode não causar dano algum.

PORQUE

O risco se refere à probabilidade e o dano está relacionado a sequelas ou resultados não desejados, causados por determinado procedimento.

A cerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma preposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 35
ENADE 2010: Celeste, interessada em enviar o resumo de seu artigo a uma revista científica, sintetizou os principais dados de seu trabalho, mas não sabia como estruturá-lo. Com o intuito de organizar seu resumo, colocou os dados conforme a distribuição abaixo.

Item I - Apesar de a prevalência de Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) ter sido inferior à observada em outros estudos com motoristas, essa prevalência é superior à da população em geral. As características do trabalho, entre as quais o vínculo de trabalho, estão associadas à SAOS. Esses  dados evidenciam a relevância de se levar em consideração a atividade de trabalho em estudos que investiguem fatores associados à SAOS.

Item II - A população desse estudo constituiu-se de motoristas de caminhão de duas filiais de uma empresa transportadora (n = 209), com idade média de 38,8 anos, sendo 98,5% do sexo masculino. O índice de massa corpórea, em kg/m² foi de 26,5 ± 4,4. Os participantes responderam a questionários sobre dados sociodemográficos, atividade física e SAOS. A prevalência de SAOS foi estimada por meio do Questionário de Berlim e sua associação com os fatores estudados foi verificada pela análise de regressão univariada e multivariada.

Item III - Em estudos com motoristas profissionais, tem-se observado uma prevalência de SAOS mais elevada que aquela da população em geral.

Item IV - Estimar a prevalência da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) e verificar os fatores associados à chance de desenvolver SAOS em motoristas de caminhão.

Item V - A prevalência de SAOS na população foi de 11,5%. Dos 209 motoristas, 72 (34,5%) referiram dormir ao volante enquanto dirigiam ao menos uma vez e 81 (38,7%) referiram roncar durante o sono. As variáveis estatisticamente significativas associadas à SAOS foram vínculo empregatício informal (OR = 0,27; p = 0,01), índice de massa corpórea ≥ 25 kgm² (OR = 13,64; p = 0,01) e qualidade do sono ruim (OR = 3,00; p = 0,02).
LEMOS, L. C. et al. Sindrome da apneia obstrutiva do sono em motoristas 
de caminhão. Bras. Pneumologia, v.36,n. 6, p. 500.506, 2000

Quais seriam as correspondências corretas para que o resumo de Celeste fosse considerado bem elaborado?

A) Introdução (item I), objetivo (item II), método (item V), resultados (item III) e conclusão (item IV).

B) Introdução (item IV), objetivo (item V), método (item I), resultados (item II) e conclusão (item III).

C) Introdução (item II), objetivo (item III), método (item IV), resultados (item I) e conclusão (item V).

D) Introdução (item III), objetivo (item IV), método (item II), resultados (item V) e conclusão (item I).

E) Introdução (item V), objetivo (item I), método (item III), resultados (item IV) e conclusão (item I).


QUESTÃO 36
ENADE 2010: Uma paciente do sexo feminino, 27 anos de idade, portadora de deficiência auditiva neurossensorial bilateral de grau profundo, decorrente de surdez súbita aos 5 anos de idade, apresenta linguagem oral fluente, utiliza leitura orofacial e faz uso de aparelho de amplificação sonora individual em ambos os ouvidos.

Refere que faz aproveitamento da audição com AASI apenas para sons muitos intensos. Tem queixa de zumbido e de localização de fonte sonora e adequada expectativa sobre reabilitação para ouvir sons de fala.

INDAGACAO

A partir dos estudos apresentados acima, a melhor conduta de intervenção que permita a reabilitação auditiva da paciente é

A) encaminhá-la para adaptação de arco vibrador ósseo.

B) encaminhá-la para rotina de implante de tronco cerebral.

C) encaminhá-la para rotina de implante coclear bilateral.

D) encaminhá-la para adaptação de aparelho auditivo unilateral.

E) adaptá-la a novo aparelho de amplificação sonora individual bilateral.


QUESTÃO 37
ENADE 2010: Pedro, recém-admitido em uma equipe de fonoaudiologia hospitalar, segue todas as medidas de biossegurança preconizadas no Manual de Biossegurança elaborado pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia.

Acerca dessa situação, avalie as asserções abaixo.

As medidas de biossegurança preconizadas, que incluem a imunização, a higienização das mãos, o uso de equipamento. de proteção individual, a desinfecção de artigos e ambientes e o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde — descarte de perfurocortantes — visam ao controle de infecção na prática profissional de Pedro.

PORQUE

Pedro atua em ambiente hospitalar, no qual as medidas de biossegurançasão preconizadas, diferentemente dos demais ambientes de atuação, a exemplo do domiciliar, ambulatorial e comunitário.

Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.

D) A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.

E) As duas asserções são falsas.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,378,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1407,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,377,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,173,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,225,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8284,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60707,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Fonoaudiologia ENADE 2010 com Gabarito
Prova Fonoaudiologia ENADE 2010 com Gabarito
Prova Fonoaudiologia ENADE 2010 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/10/prova-fonoaudiologia-enade-2010-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/10/prova-fonoaudiologia-enade-2010-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo