ENADE 2010: Na criança portadora de paralisia cerebral, alguns aspectos mais gerais relacionados à postura corporal

ENADE 2010: Na criança portadora de paralisia cerebral, alguns aspectos mais gerais relacionados à postura corporal e ao desenvolvimento motor necessitam ser observados pelo fonoaudiólogo, uma vez que esses aspectos irão influenciar significativamente o pro- cesso terapêutico.

Considerando essa situação, avalie as afirmações abaixo.

I. A permanência de reflexos primitivos ou anormais corporais irá prejudicar o movimento de rotação corporal, que permite, por exemplo, a utilização dos membros superiores em experiências de explorações do ambiente, as quais, por sua vez, podem trazer prejuízos ao desenvolvimento da linguagem, cognição e fala.

II. A persistência de padrões primitivos ou anormais nos órgãos fonoarticulatórios poderá prejudicar as funções de alimentação e coordenação fonoarticulatória, a qual, por Sua vez, poderá prejudicar o desenvolvimento da fala.

III. A presença de alteração de tono em membros inferiores não é um elemento significativo para o fonoaudiólogo, uma vez que o êxito do seu trabalho dependerá da obtenção de um bom padrão de tono muscular nas estruturas do sistema estomatognático, que São responsáveis pelas funções orais.

IV. Tendo em vista as dificuldades relacionadas à postura corporal e ao desenvolvimento motor global, o fonoaudiólogo necessitará aguardar a evolução do desenvolvimento neuropsicomotor da criança para iniciar o trabalho voltado para o desenvolvimento das funções orais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
A) I e II.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.