ENADE 2010: Solange é mãe de um menino de 3 anos e 3 meses. Em uma viagem de férias com amigos e outras crianças

ENADE 2010: Solange é mãe de um menino de 3 anos e 3 meses. Em uma viagem de férias com amigos e outras crianças
ENADE 2010: Solange é mãe de um menino de 3 anos e 3 meses. Em uma viagem de férias com amigos e outras crianças, ficou preocupada com a fala do seu filho, pois achou que ele falava muito pouco em relação às outras crianças da mesma faixa etária e observou que as pessoas tinham dificuldade para entender o que ele dizia. Ao retomar da viagem, Solange resolveu procurar um fonoaudiólogo para avaliar a criança e orientá-la.

Considerando o relato acima, indique a atitude correta do fonoaudiólogo na consulta inicial.

A) Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que é por volta dos 6 a 7 anos de idade que a criança completa o ciclo de aquisição da linguagem e que, por essa razão, não havia motivos para preocupações, nem a necessidade de avaliações específicas, sendo necessária apenas uma maior estimulação em casa.

B) Ao ouvira queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que o principal parâmetro para se investigar o desenvolvimento da linguagem infantil é o vocabulário, mas como a criança apresenta um vocabulário restrito, talvez não fosse possível avaliá-lo, sendo necessário aguardar alguns meses para novas tentativas.

C) Ao ouvir a queixada mãe, o fonoaudiólogo explicou que “o desenvolvimento da linguagem pode ser avaliado por meio de dois processos, que são a compreensão e a produção. Dessa forma, com o vocabulário reduzido, “o problema estaria na produção que seria avaliada por intermédio da observação e da análise dos sistemas fonético, fonológico e do vocabulário.

D) Ao ouvira queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que a linguagem se processa por meio de duas funções, que são a compreensão e a produção. Assim, é natural que a produção da fala se mantenha incompleta até os 6 ou 7 anos de idade. No entanto, seria importante investigar se a compreensão estaria comprometida e encaminhar a criança para uma avaliação audiológica.

E) Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que o desenvolvimento da linguagem se processa em diferentes níveis: o fonético, o fonológico, o morfossintático, o semântico, o lexical e o pragmático. Sendo assim, seria importante investigar como esses aspectos linguísticos estão operando na linguagem da criança, e quais exames complementares poderiam ser solicitados.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
E) Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que o desenvolvimento da linguagem se processa em diferentes níveis: o fonético, o fonológico, o morfossintático, o semântico, o lexical e o pragmático. Sendo assim, seria importante investigar como esses aspectos linguísticos estão operando na linguagem da criança, e quais exames complementares poderiam ser solicitados.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo