UPE 2023: O Texto 2 apresenta ao leitor diversos dados numéricos. Nesses dados, o leitor encontra a informação explícita de que

Texto 2

Com ou sem pandemia, a juventude é uma fase marcada por mudanças e desafios. Nessa fase, é comum o jovem dedicar-se aos estudos, ao trabalho, ou aos dois, simultaneamente.

No entanto, a crise sanitária mundial impôs muitos obstáculos aos jovens brasileiros, pois aumentou o risco de evasão escolar, bem como pressionou os índices de desemprego.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 10,5 milhões de jovens nem estudam nem trabalham. Eles correspondem a quase 24% da população de 15 a 29 anos. O risco é de que esse número aumente.

O problema é que longo tempo sem produzir deixa cicatrizes irreparáveis na carreira. E é justamente um alongamento do período sem trabalho ou sem estudo que muitos jovens estão enfrentando no Brasil com a pandemia.

Vejamos os dados do Ipea:

O peso da crise sanitária sobre os nem-nem


QUESTÃO 11
UPE 2023: O Texto 2 apresenta ao leitor diversos dados numéricos. Nesses dados, o leitor encontra a informação explícita de que

a) há, entre os jovens de 15 a 29 anos, uma maior quantidade de jovens estudantes sem trabalho do que de jovens trabalhadores sem estudo.

b) pessoas negras e do sexo masculino representam a grande maioria dos jovens que se enquadram na categoria “nem-nem”.

c) gravidez precoce, embora seja um sério problema de saúde pública, não é um fator que interfere na carreira das mulheres jovens.

d) jovens nem-nem podem ser encontrados em todas as regiões do Brasil, mas são prevalentes no Nordeste brasileiro, por ser a região mais pobre.

e) quase a metade dos jovens nem-nem se sentiram desmotivados a procurar um emprego no mês de julho, durante a pandemia.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
e) quase a metade dos jovens nem-nem se sentiram desmotivados a procurar um emprego no mês de julho, durante a pandemia.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.