Questões UPE 2023 (Exame de Seleção 2023) com Gabarito

UPE 2021

Questões UPE 2023 com Gabarito

Exame de Seleção 2023 | Escola de Aplicação da UPE

Ensino Médio | 1º Ano

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto 1

O desafio de ser jovem na sociedade atual

Juventude é uma fase da vida em que experienciamos um mix de sensações: a relação com a família, aspectos sentimentais, questões de trabalho e educação, dentre outras. Os jovens da atualidade também têm o pensamento lógico apurado, são autodidatas e responsáveis. Vivendo de forma pragmática, eles vivem em busca de satisfazer suas necessidades financeiras e pessoais. É a famosa “Geração Z”!

Também chamados de nativos digitais, quem nasceu nessa geração tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática. São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível. Por outro lado, é uma geração que não costuma criar muitos vínculos duradouros com as pessoas. Eles aprenderam a relacionar-se pelas redes sociais e por aplicativos, e evitam sair de casa. Quando podem, usam serviços delivery para não precisarem sair.

Aptos a serem agentes ativos da transformação do cenário atual, precisando que sua voz seja ouvida, entre as principais aflições dos jovens está o desemprego. Afinal de contas, muitos terminam seus estudos e precisam esperar muito tempo até conseguirem entrar no mercado de trabalho, sendo essa uma dificuldade que já acontecia antes do Coronavírus.

De acordo com especialistas, para o pós-pandemia, é necessário que os jovens adquiram novas habilidades para que, de fato, não acabem se tornando uma geração perdida. Entre as competências mais relevantes para o mercado do futuro, os pesquisadores citam: curiosidade, protagonismo, liderança, resiliência, autoconhecimento, inteligência emocional, proatividade.

As transformações tecnológicas dão aos jovens a possibilidade de um futuro promissor, mas eles ainda encontram obstáculos. Muitos tiveram dificuldades em manter o ânimo e a concentração durante as aulas on-line, além da falta de computador e de internet que, infelizmente, fez parte da realidade de muitos. Entre os desafios, promover aprendizagem ativa é uma das estratégias para engajar os estudantes. Isso porque, durante a pandemia, dados da Unicef mostraram um cenário assustador: o percentual de alunos desmotivados, de acordo com a percepção de pais ou responsáveis, passou de 46% em maio para 51% em julho; e, com o tempo, mais estudantes passaram a ter dificuldades na rotina estudantil, passando de 58% para 67% no mesmo período.

Entre os desafios de ser jovem na sociedade atual, há, também, preocupações sobre o envolvimento com questões sociais e políticas. Um estudo da Box 1824 mostrou que 63% dos jovens da Geração Z defendem toda causa ligada à identidade das pessoas (gênero, etnia e orientação sexual, porexemplo). Pela internet, eles podem se manifestar livremente e expor suas opiniões sobre temas importantes, como movimentos contra homofobia, racismo, machismo, xenofobia, entre outros.

Conectados, eles são os principais responsáveis em organizar de forma on-line eventos e passeatas, a fim de buscar respostas para a falta de perspectiva dos jovens, criando redes de ativismo, e ainda mobilizar movimentos que saem das telas e ocupam as ruas. Segundo uma pesquisa do Think WithGoogle, 85% dos jovens da Geração Z disseram estar dispostos a doar parte do seu tempo paraalguma causa.

O contato com trabalhos sociais, além de fortalecer os jovens como sujeitos de direito, forma esses jovens, capacitando-os e transmitindo valores éticos nas atitudes do dia a dia, para que eles se reconheçam como cidadãos globais e aptos a serem protagonistas na transformação de um mundo melhor.
Disponível em: https://institutobhfuturo.com.br/o-desafio-de-ser-jovem-na-sociedade-atual.
Acesso em 19.set.22. Adaptado.

UPE 2023 - QUESTÃO 01
Sabemos que todo texto circula na sociedade na forma de algum gênero e que os gêneros têm certas características que os identificam. Por exemplo, uma das características que se observa no Texto 1 é o/a

a) inserção de alguns trechos narrativos, que objetivam comprovar, empiricamente, os argumentos apresentados pelo(a) autor(a).

b) presença de uma multiplicidade de vozes, que, conjuntamente, ajudam o leitor a perceber vários pontos de vista em relação ao tema.

c) destaque dado pelo(a) autor(a) aos trechos descritivos, cuja função é ajudar o leitor a visualizar o contexto em que se insere o texto.

d) emprego de uma linguagem técnica, acadêmica, bastante erudita e com jargões da Sociologia, adequada ao público-alvo do texto.

e) apresentação de dados de pesquisas já divulgadas, com a finalidade de respaldarem a argumentação construída pelo(a) autor(a).


QUESTÃO 02
UPE 2023: Em síntese, segundo o Texto 1, o jovem da Geração Z é mais bem descrito como

a) egoísta, com grande facilidade para aprender e viciado em jogos eletrônicos.

b) prático, permanentemente conectado e resistente a relacionamentos duradouros.

c) antissocial, medroso para enfrentar problemas e facilmente influenciado pela mídia.

d) desinteressado pelos acontecimentos sociais, desmotivado e emocionalmente frágil.

e) bastante estudioso, pouco engajado e extremamente dependente da tecnologia.


QUESTÃO 03
UPE 2023: Quando escrevemos um texto, escolhemos palavras e expressões que atendam aos nossos propósitos na comunicação de nossas ideias. Sobre o vocabulário que se apresenta no Texto 1, assinale a alternativa CORRETA.

a) No trecho “As transformações tecnológicas dão aos jovens a possibilidade de um futuro promissor” (5º parágrafo), um “futuro promissor” significa um futuro com muitas possibilidades, próspero, feliz.

b) Ao afirmar que “[os jovens precisam] que sua voz seja ouvida” (3º parágrafo), o(a) autor(a) empregou a palavra “voz” em seu sentido literal: pretendeu afirmar que os jovens precisam falar mais alto. 

c) Com o termo “resiliência”, uma das competências citadas no 4º parágrafo, o(a) autor(a) quis trazer para o texto uma palavra que significa exatamente o contrário de “independência”, “suficiência”.

d) No trecho “Pela internet, eles podem se manifestar livremente e expor suas opiniões sobre temas importantes, como movimentos contra homofobia, racismo, machismo, xenofobia, entre outros.” (6º parágrafo), os termos destacados têm sentidos que se opõem. 

e) No trecho “[...] e ainda mobilizar movimentos que saem das telas e ocupam as ruas.” (7º parágrafo), o leitor deve compreender que o(a) autor(a) faz uma referência ao cinema, já que “movimentos que saem das telas” são movimentos inspirados em filmes.


QUESTÃO 04
UPE 2023: Releia o seguinte trecho: “Conectados, eles são os principais responsáveis em organizar de forma on-line eventos e passeatas, a fim de buscar respostas para a falta de perspectiva dos jovens” (7º parágrafo).

Com o segmento destacado, o(a) autor(a) do Texto 1 apresenta uma 

a) condição.
b) causa.
c) explicação.
d) finalidade.
e) consequência.


QUESTÃO 05
UPE 2023: O leitor pode encontrar, ao longo do Texto 1, algumas marcas linguísticas que mostram a posição do autor em relação às ideias que ele apresenta no texto. Uma dessas marcas está destacada em: 

a) “Os jovens da atualidade também têm o pensamento lógico apurado, são autodidatas e responsáveis.”

b) “São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível.”

c) “Muitos tiveram dificuldades em manter o ânimo e a concentração durante as aulas on-line, além da falta de computador e de internet que, infelizmente, fez parte da realidade de muitos.”

d) “Pela internet, eles podem se manifestar livremente e expor suas opiniões sobre temas importantes, como movimentos contra homofobia, racismo, machismo, xenofobia, entre outros.”

e) “O contato com trabalhos sociais, além de fortalecer os jovens como sujeitos de direito, forma esses jovens, capacitando-os e transmitindo valores éticos nas atitudes do dia a dia”.


QUESTÃO 06
UPE 2023: Releia o seguinte trecho do 2º parágrafo: “Também chamados de nativos digitais, quem nasceu nessa geração tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática.”.

Considerando a organização estrutural desse trecho, assinale a alternativa CORRETA.

a) No segmento “quem nasceu nessa geração tem uma íntima relação com o mundo digital”, o sujeito do verbo “ter” está organizado na forma de uma oração.

b) O segmento inicial “Também chamados de nativos digitais” está estrutural e semanticamente desconectado do restante do trecho.

c) Ambos os adjetivos destacados no segmento “tem uma íntima relação com o mundo digital” têm posição variável e podem vir antes ou após o nome com que estão relacionados.

d) O predicado “tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática” não tem um sujeito explícito.

e) No trecho “Também chamados de nativos digitais, quem nasceu nessa geração tem uma íntima relação [...]”, percebemos que o termo destacado está concordando com o pronome “quem”.


QUESTÃO 07
UPE 2023: Considerando ainda o Texto 1 e as convenções ortográficas vigentes em nosso país, assinale a alternativa CORRETA.

a) A palavra “autodidatas” (parágrafo 1) e todas as palavras que começam com “auto” devem ser escritas sem hífen, como “autorretrato”, “autohipnose”, “autooxidante”. 

b) A palavra “necessidades” (parágrafo 1) deve ser grafada com “ss”, assim como “excessão” e  “abolissão”.

c) Outras palavras que se grafam com “sc”, como no trecho “pessoas que cresceram jogando videogames” (parágrafo 2), são “nascer” e “consciência”. 

d) Assim como a palavra “habilidades” (parágrafo 4), grafam-se com “h” inicial as palavras “humidade” e “haptidão”.

e) Diferentemente da palavra “identidade” (parágrafo 6), são grafadas com “in” palavras como “reinvindicar” e “inguana”.


Texto 2

Com ou sem pandemia, a juventude é uma fase marcada por mudanças e desafios. Nessa fase, é comum o jovem dedicar-se aos estudos, ao trabalho, ou aos dois, simultaneamente.

No entanto, a crise sanitária mundial impôs muitos obstáculos aos jovens brasileiros, pois aumentou o risco de evasão escolar, bem como pressionou os índices de desemprego.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 10,5 milhões de jovens nem estudam nem trabalham. Eles correspondem a quase 24% da população de 15 a 29 anos. O risco é de que esse número aumente.

O problema é que longo tempo sem produzir deixa cicatrizes irreparáveis na carreira. E é justamente um alongamento do período sem trabalho ou sem estudo que muitos jovens estão enfrentando no Brasil com a pandemia.

Vejamos os dados do Ipea:

O peso da crise sanitária sobre os nem-nem


QUESTÃO 08
UPE 2023: O Texto 2 pretende mostrar, principalmente,

a) as maneiras pelas quais jovens “nem-nem” podem mudar de vida.

b) o grande risco de que muitos jovens deixem de estudar e trabalhar.

c) os caminhos que jovens “nem-nem” podem trilhar após a pandemia.

d) as motivações para muitos jovens não estudarem nem trabalharem.

e) como evitar que longo tempo sem produzir deixe cicatrizes na carreira.


QUESTÃO 09
UPE 2023: Sabemos que o suporte em que alguns gêneros textuais circulam é fundamental para divulgar as ideias do texto. O Texto 2, por exemplo, tem potencial para alcançar um público mais amplo se circular em

a) outdoors e camisetas.

b) jornais e revistas.

c) panfletos e cadernos.

d) livros didáticos e apostilas.

e) quadros de aviso e ônibus.


QUESTÃO 10
UPE 2023: Há alguns pontos em comum entre as ideias dos Textos 1 e 2. Por exemplo, ambos os textos

a) percebem os jovens da atualidade como totalmente dependentes da tecnologia.

b) vislumbram um futuro com poucas oportunidades de emprego para os jovens.

c) veem a pandemia como um marco que possibilita mudanças na carreira dos jovens.

d) demonstram certa preocupação com a saúde física e mental dos jovens brasileiros.

e) consideram a juventude como uma fase conturbada, em que surgem muitos desafios.


QUESTÃO 11
UPE 2023: O Texto 2 apresenta ao leitor diversos dados numéricos. Nesses dados, o leitor encontra a informação explícita de que

a) há, entre os jovens de 15 a 29 anos, uma maior quantidade de jovens estudantes sem trabalho do que de jovens trabalhadores sem estudo.

b) pessoas negras e do sexo masculino representam a grande maioria dos jovens que se enquadram na categoria “nem-nem”.

c) gravidez precoce, embora seja um sério problema de saúde pública, não é um fator que interfere na carreira das mulheres jovens.

d) jovens nem-nem podem ser encontrados em todas as regiões do Brasil, mas são prevalentes no Nordeste brasileiro, por ser a região mais pobre.

e) quase a metade dos jovens nem-nem se sentiram desmotivados a procurar um emprego no mês de julho, durante a pandemia.


QUESTÃO 12
UPE 2023: Tradicionalmente, as palavras são estudadas em classes. Considerando o Texto 2 e as classes de palavras, assinale a alternativa CORRETA.

a) No trecho “é comum o jovem dedicar-se aos estudos, ao trabalho, ou aos dois”, o termo destacado está cumprindo o papel de caracterizar, qualificar uma pessoa de pouca idade, por isso funciona como adjetivo.

b) No trecho “No entanto, a crise sanitária mundial [...]”, a expressão destacada foi empregada para marcar uma mudança na direção argumentativa do texto, tendo, assim, funcionamento de  conectivo, de locução conjuntiva. 

c) No segmento “crise sanitária mundial”, os termos “crise” e “mundial” modificam o sentido do termo “sanitária”, o que nos possibilita considerá-los, ambos, como pertencentes à classe dos advérbios. 

d) No trecho “a crise sanitária mundial impôs muitos obstáculos aos jovens brasileiros”, o termo destacado acrescenta uma ideia de quantidade, de número alto, e por isso pode ser enquadrado na  classe dos numerais.

e) No trecho “Eles correspondem a quase 24% da população de 15 a 29 anos.”, os termos destacados  funcionam para indicar inclusão e exclusão, respectivamente, e podem, dessa forma, ser  considerados como pertencentes à classe dos artigos.


QUESTÃO 13
UPE 2023: Como se pode perceber, muitas informações do Texto 2 são mostradas na forma de gráficos. Com essa estratégia, a autora consegue

a) sintetizar os dados e apresentá-los de maneira mais interessante.

b) valorizar algumas informações e aumentar a complexidade do texto.

c) contrapor-se a vários dados e dialogar com diferentes tipos de leitor.

d) ser mais fiel aos dados numéricos e ainda manter a coesão textual. 

e) enfatizar informações e manipular dados que possam chocar o leitor.


Texto 3
rock in fries

QUESTÃO 14
UPE 2023: Pela maneira como se apresenta, o Texto 3 tem, claramente, uma intenção

a) acadêmica: busca, de fato, ensinar um determinado conteúdo.

b) jurídica: pretende reivindicar um direito garantido em leis.

c) publicitária: objetiva comercializar um produto ou uma ideia.

d) artística: quer oportunizar ao leitor uma experiência estética.

e) política: intenciona conquistar eleitores para um certo partido.


QUESTÃO 15
UPE 2023: Para alcançar seus propósitos comunicativos, o autor do Texto 3 põe em diálogo intertextual dois “universos” que, normalmente, não se inter-relacionam. A compreensão do texto exige do leitor o conhecimento desses “universos”, que remetem a um/a

a) alimento apreciado pelos jovens e uma forma peculiar de cumprimento.

b) símbolo comercial conhecido e um gesto considerado chulo pela sociedade.

c) bandeira facilmente reconhecida e um estilo musical que agrada aos jovens.

d) rede de refeições fast-food e um evento musical de grandes proporções.

e) logomarca estrangeira e um município conhecido como “a cidade maravilhosa”.


Texto 4
texto 4

QUESTÃO 16
UPE 2023: A análise do conteúdo global do Texto 4 permite ao leitor compreender que ele quer transmitir, principalmente, uma mensagem de

a) ceticismo.
b) conformismo.
c) desesperança.
d) otimismo.
e) companheirismo.


QUESTÃO 17
UPE 2023: “Só se vive uma vez”. Com base na estrutura desse enunciado, o leitor deve compreender que

a) a ação de “viver” se aplica a quaisquer pessoas, já que o sujeito é indeterminado.

b) o pronome “se” sinaliza para o leitor que o enunciado está elaborado na voz passiva. 

c) a forma “se vive” revela que o autor quer dar ao verbo um sentido de reciprocidade.

d) o autor, com o termo “só”, pretendeu significar “sem companhia”, “sozinho”.

e) o segmento “uma vez” funciona como complemento direto do verbo “viver”.


Texto 5
Texto 5
Disponível em: https://pt.slideshare.net/bengo54/o-mundo-das-
drogas-caminho-sem-volta. Acesso em: 22. set. 2022.

QUESTÃO 18
UPE 2023: A leitura adequada do Texto 5 permite ao leitor inferir que

a) a menina da foto anseia por poder voltar a estudar. 

b) meninas são geralmente mais viciadas do que meninos.

c) traficantes de drogas não cometem crimes de furtos.

d) a ex-estudante foi abandonada por seus familiares.

e) ser dependente de drogas é uma forma de prisão.


QUESTÃO 19
UPE 2023: Na construção de sua argumentação, o Texto 5 é composto, em sua maior parte, de sequências

a) expositivas e dialogais.
b) narrativas e injuntivas.
c) descritivas e narrativas.
d) injuntivas e expositivas.
e) descritivas e injuntivas.


QUESTÃO 20
UPE 2023: Analisando as formas verbais empregadas no Texto 5, assinale a alternativa CORRETA.

a) O autor opta pelo tempo presente em “um traficante que a abastece” para indicar que a ação de “abastecer” é simultânea à escrita do texto.

b) Há emprego de formas no tempo presente para expressar ações que aconteceram no passado, como se percebe em “torna-se” e “tenta”.

c) No segmento “para alimentar seu vício”, o verbo foi empregado na forma imperativa, forma mais adequada para expressar uma finalidade.

d) No trecho “a ex-estudante de classe média torna-se [...] uma andarilha”, o verbo expressa que “ser andarilha” é uma condição anterior ao momento em que o texto foi escrito.

e) O autor do texto juntou duas formas verbais, em “Numa noite, tenta roubar”, para indicar que a ação de “roubar” se dará em um futuro próximo.


MATEMÁTICA

QUESTÃO 21
UPE 2023: Leia o texto a seguir.

Seis anos após o rompimento da barragem de Mariana, ecossistema marinho continua sofrendo os impactos do desastre

A data é 5 de novembro de 2015. Por volta das 15h30, a barragem do Fundão [...] localizada no interior de Mariana (MG), se rompe e provoca o maior desastre ambiental do Brasil. Com o rompimento, 45 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério são imediatamente despejados no meio ambiente.
Disponível em: https://saense.com.br/2021/12/seis-anos-apos-o-
rompimento-da-barragem-de-mariana-ecossistema-marinho-continua
sofrendo-os-impactos-do-desastre/. Acesso em: 04 de junho de 2022.

De acordo com o texto, qual foi a quantidade de litros de rejeitos de minério que foram imediatamente despejados no meio ambiente após o rompimento da barragem de Mariana?

a) 4,5 ∙ 10⁴
b) 4,5 ∙ 10⁷
c) 4,5 ∙ 10⁹
d) 4,5 ∙ 10¹⁰
e) 4,5 ∙ 10¹²


QUESTÃO 22
UPE 2023: Um ventilador da marca Vento Forte, de 40 cm, está em oferta à vista por R$ 289,00 ou, a prazo, em 12 parcelas de R$ 28,90. Se um cliente optar pela compra a prazo, quanto por cento irá pagar de juros?

a) 20%
b) 25%
c) 28%
d) 30%
e) 32%


QUESTÃO 23
UPE 2023: A elipse é uma seção cônica, ou seja, obtida a partir do corte de uma superfície cônica por um plano numa posição adequada para isso. A equação de uma elipse centrada na origem do plano cartesiano é dada por  na qual a e b são constantes reais positivas. Os pontos (-2, 1) e (1, -4) pertencem a uma mesma elipse , ou seja, satisfazem simultaneamente a equação dada. 

Para a equação dessa elipse λ, quanto vale α² + b²?

a) 24,8
b) 25,2
c) 25,6 
d) 27,6
e) 28,1


QUESTÃO 24
UPE 2023: Dois números reais a e b são as raízes da equação polinomial do 2° grau descrita verbalmente a seguir: 

“A diferença entre o dobro do quadrado de um número e o seu triplo é igual a vinte”.

Qual é o valor da soma dos números reais a e b? 

a) 1,5 
b) 7,5 
c) - 2 
d) 4 
e) - 3,5


QUESTÃO 25
UPE 2023: Um cabo é amarrado a um pilar. Ele é preso em um ponto A no topo desse pilar e em dois pontos B e C do chão, conforme figura a seguir, de tal forma que o triângulo BAC é retângulo em A, e a hipotenusa BC mede 5 m.

gráfico

O comprimento total do cabo esticado é de 7 m, ou seja,  = 7 m.

Qual é a medida, em metros, da altura do pilar? 

a) 2,4
b) 2,6 
c) 3,0 
d) 3,2 
e) 3,5 


QUESTÃO 26
UPE 2023: Raul chamou um táxi e, ao se acomodar, viu que o taxímetro indicava uma bandeirada (valor inicial) de R$ 4,80.

Durante a viagem, ele consultou o taxista sobre o valor a ser pago por quilômetro rodado, e o homem lhe informou ser de R$ 2,90 na bandeira 1, ou seja, viajando dentro do município ou em horário comercial, e R$ 3,60 na bandeira 2, quando fora do município ou em horário não comercial.

Qual é o valor, em reais, pago por Raul, se a corrida foi de 14 quilômetros na bandeira 1 e de 9 quilômetros na bandeira 2? 

a) 88,40 
b) 85,60 
c) 80,90 
d) 79,60 
e) 77,80


QUESTÃO 27
UPE 2023: Em uma empresa, 70% do quadro de funcionários é constituído por mulheres. Dessas, 60% usam óculos. Escolhido, ao acaso, um dos funcionários do quadro dessa empresa, qual é a probabilidade de  que seja uma mulher que não usa óculos?

a) 10% 
b) 28%
c) 40% 
d) 42% 
e) 60%


QUESTÃO 28
UPE 2023: Hoje, a soma das idades dos três irmãos Gabriele, Felipe e Lucas é igual a 33 anos. Gabriele, a mais velha, tem 3 anos a mais do que Felipe, que, por sua vez, tem 6 anos a mais do que Lucas. Qual é a idade de Lucas?

a) 6 anos 
b) 8 anos 
c) 9 anos 
d) 12 anos 
e) 13 anos 


QUESTÃO 29
UPE 2023: Leia o texto a seguir.

Os adolescentes dormem, mas Malorie não consegue. Eles caminharam treze horas hoje, e o mapa lhe diz que percorreram apenas quinze quilômetros. É assustador. É desanimador. Malorie duvida de si mesma.
MALERMAN, Josh. Malorie. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.

Qual foi a velocidade média aproximada desenvolvida por Malorie e seus filhos, em centímetros por segundo? 

a) 25 
b) 28 
c) 29 
d) 30 
e) 32


QUESTÃO 30
UPE 2023: Na tabela a seguir, estão representadas as massas, em quilogramas, dos alunos do 1° A do Ensino Médio do Colégio Getúlio Gentil, obtidas no final do ano letivo de 2021.

tabela

Qual era, aproximadamente, a massa média dos alunos dessa turma? 

a) 63 kg 
b) 62 kg 
c) 58 kg 
d) 56 kg
e) 54 kg


QUESTÃO 31
UPE 2023: Um octógono regular apresenta 1 cm de lado, conforme a figura seguir.


Qual é a medida d, em cm, da diagonal BF? 



QUESTÃO 32
UPE 2023: A reta desenhada no sistema cartesiano da figura a seguir é a representação gráfica da função y = ax + b.


Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE ao valor da expressão 2a + 4b. 

a) 5
b) 4
c) 3
d) 2
e) 1


QUESTÃO 33
UPE 2023: Uma torneira totalmente aberta despeja água numa vazão constante de 12 litros por minuto. Sabe-se que, a cada 8° que se gira essa torneira no sentido horário, a vazão de água despejada diminui 0,4 litros por minuto. Essa torneira, que estava totalmente aberta, foi girada 20° no sentido horário. 

Após esse giro, em comparação com o caso no qual a torneira estivesse totalmente aberta, se não for realizado mais nenhum giro, quantos litros de água serão economizados após15 minutos? 

a) 10
b) 12
c) 15
d) 18
e) 20


QUESTÃO 34
UPE 2023: Os pontos A (1, 1), B (1, 4), C (5, 1) e D (5, 4), no plano cartesiano, são vértices do quadrilátero ABDC. Quais são, respectivamente, os números que representam as medidas da diagonal AD e do perímetro desse quadrilátero? 

a) 7 e 14
b) 5 e 14
c) 5 e 10 
d) 6 e 14
e) 8 e 12


QUESTÃO 35
UPE 2023: Capitu precisou escrever a potência 3⁴⁵ na forma  com a e b naturais.  Quantos pares ordenados distintos (a, b) podemos obter para essa situação?

a) 7
b) 10
c) 3
d) 5
e) 6


QUESTÃO 36
UPE 2023: Qual é o tempo necessário para uma torneira com vazão de 200 L/min encher totalmente a cisterna de uma indústria com forma de paralelepípedo retângulo de 8 metros de comprimento, 6 metros de largura e 4 metros de profundidade?

a) 20 horas 
b) 18 horas 
c) 16 horas 
d) 14 horas 
e) 12 horas


QUESTÃO 37
UPE 2023: Uma folha A4 tem formato retangular e 29,7 cm de comprimento por 21 cm de largura. De acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é necessário deixar quatro margens na folha A4 nas quais nada pode ser escrito, sendo 3 cm para as margens superior e esquerda e 2 cm para as margens inferior e direita, conforme a figura a seguir.

gráfico

Seguindo as orientações da ABNT, a área que fica disponível para a escrita representa, aproximadamente, qual percentual da área total da folha A4? 

a) 63,36%
b) 68,96% 
c) 71,15% 
d) 72,50% 
e) 87,50%


QUESTÃO 38
UPE 2023: Sendo m e n números reais tais que  e  sendo  qual é a expressão, em função de x e y, correspondente a  ?



QUESTÃO 39
UPE 2023: A média harmônica (MH) de dois números a e b pode ser calculada por meio da seguinte fórmula:

UPE 2023 - QUESTÃO 39

As médias aritmética e geométrica de dois números são 9 e 6, respectivamente. 

Qual é, portanto, a média harmônica desses números? 

a) 7,2 
b) 5,8 
c) 5,5 
d) 4,0
e) 1,0


QUESTÃO 40
UPE 2023: Na figura a seguir, uma parábola que representa graficamente a função quadrática y = ax² + bx + c passa pelos pontos de coordenadas (0, 2), (1, 1) e (2, 2).

gráfico

Se o ponto P (3, k) pertence a essa parábola, qual é o valor de k? 

a) 5,0 
b) 5,3 
c) 5,4 
d) 5,5 
e) 5,6 


Ensino Fundamental | 6º Ano

LÍNGUA PORTUGUES

Texto 1
Jornalistas contam o que é notícia e por que escolheram a profissão
Marcella Franco

Sempre que alguém decide que, quando crescer, quer ser jornalista, uma das primeiras coisas que essa pessoa ouve é a história de um cachorro. Na primeira parte da narrativa, o cãozinho morde um homem. Na segunda, é o homem que morde o cãozinho. Mas que raios um bicho meio maluco tem a ver com jornalismo?

É que os professores das faculdades usam essa fábula — na verdade, uma frase dita pelo jornalista americano Charles Dana, que morreu em 1897 — para explicar o que é uma notícia. 

Eles dizem que, quando um animal ataca uma pessoa, não há novidade nenhuma, mas que, quando acontece o contrário, aí, sim, temos uma notícia importante.

No dicionário, uma notícia significa muitas coisas. Entre elas, a informação de algo que acabou de acontecer. Mas, principalmente, a gente costuma chamar de notícia o que é publicado em um jornal, na TV, no rádio, nas revistas e nos grandes portais.

E sabe quem publica uma notícia? Eles mesmos, os jornalistas e as jornalistas. “Escolhi o jornalismo porque sempre curti me comunicar, e por ter o sonho de poder construir um mundo melhor”, conta Maju Coutinho, apresentadora da TV Globo. No seu trabalho, Maju apresenta as notícias conseguidas por uma equipe de repórteres, que são aqueles jornalistas que entrevistam pessoas e que, na televisão, sempre aparecem segurando um microfone. Para Maju, é preciso que o jornalista tenha várias qualidades: “curiosidade, vontade de aprender, humildade e clareza”.

Para Reinaldo Azevedo, colunista aqui da Folha e apresentador do programa “O É da Coisa”, na Rádio Band News FM, o fundamental para alguém virar um jornalista é gostar de ler e escrever. “Também é preciso lutar contra a injustiça”, acredita. Tio Rei, como Reinaldo é conhecido pelas crianças, tem uma boa definição para o que é notícia — e ele não usa cachorros para explicar nada. “Notícia é tudo aquilo que diz respeito à vida de muitas pessoas, ou à vida de uma pessoa que é importante para muita gente”, resume. [...]

Tatiana Vasconcellos trabalha em uma rádio, a CBN. Na visão dela, uma notícia é uma coisa que aconteceu, e que foi “tratada” por um jornalista. [...] Tati acha importante que crianças e jovens se envolvam com o noticiário do dia, para saber o que está acontecendo no mundo em que vivem. “E principalmente porque, quanto mais bem informados estamos, menos acreditamos em mentiras que espalham por aí. Cada vez mais mentiras têm sido espalhadas com a intenção de enganar as pessoas. O jornalismo profissional é uma fonte segura contra essas mentiras”, diz. [...]

Tati, Reinaldo e Maju — e também grande parte dos jornalistas profissionais — estão preocupados com as chamadas fake News. [...] “Todo mundo precisa saber sempre quem dá a notícia para não ser enganado por falsas informações, que são as chamadas fake News”, diz Tio Rei. “Por isso, vale procurar pelos veículos de comunicação profissionais. Por que não começar pela Folhinha?”, convida ele.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2021/01/jornalistas-contam-o-que-e-noticia-e-por-que-escolheram-a-profissao.shtml. 
Acesso em: 02 ago. 2022. Adaptado.

QUESTÃO 01
UPE 2023: Podemos perceber qual é o assunto principal de um texto prestando atenção às suas palavras. No Texto 1, por exemplo, as duas palavras que indicam o assunto são

a) “crescer” e “história”. 

b) “faculdades” e “fábula”. 

c) “dicionário” e “gente”.

d) “notícia” e “jornalismo”.

e) “crianças” e “jovens”.


QUESTÃO 02
UPE 2023: De acordo com o Texto 1, nos dias atuais, é muito importante se manter informado dos fatos por meio de veículos de comunicação profissionais porque 

a) os jornalistas costumam ser sábios e honestos.

b) o jornalismo profissional é uma fonte segura.

c) as notícias afetam a vida de muitas pessoas.

d) é importante satisfazer a nossa curiosidade.

e) é fundamental gostar de ler e de escrever.


QUESTÃO 03
UPE 2023: No Texto 1, a autora chama o jornalista Reinaldo Azevedo de “tio Rei”. Isso mostra que o texto dela é dirigido, principalmente, a

a) crianças.
b) jornalistas.
c) professores.
d) leitores em geral.
e) quem divulga fake News.


QUESTÃO 04
UPE 2023: Releia:

Sempre que alguém decide que, quando crescer, quer ser jornalista, uma das primeiras coisas que essa pessoa ouve é a história de um cachorro. Na primeira parte da narrativa, o cãozinho morde um homem.

O trecho sublinhado orienta o leitor sobre

a) a pessoa que participou da ação que foi relatada.

b) o local, na história, em que o fato é mencionado. 

c) o ambiente em que aconteceu a história do cão.

d) o momento do incidente do homem com o cão.

e) as causas que levaram o cão a atacar o homem.


QUESTÃO 05
UPE 2023: No Texto 1, há várias explicações sobre o que é notícia. É possível perceber que a autora critica uma dessas explicações, no seguinte trecho:

a) “No dicionário, uma notícia significa muitas coisas. Entre elas, a informação de algo que acabou de acontecer.” (3º parágrafo)

b) “[...] a gente costuma chamar de notícia o que é publicado em um jornal, na TV, no rádio, nas revistas e nos grandes portais.” (3º parágrafo)

c) “E sabe quem publica uma notícia? Eles mesmos, os jornalistas e as jornalistas.”. (4ºparágrafo)

d) “Tio Rei [...] tem uma boa definição para o que é notícia — e ele não usa cachorros para explicar nada.”. (5º parágrafo)

e) “Tatiana Vasconcellos trabalha em uma rádio, a CBN. Na visão dela, uma notícia é uma coisa que aconteceu, e que foi ‘tratada’ por um jornalista.” (6º parágrafo)


QUESTÃO 06
UPE 2023: Em um dos nossos dicionários, a palavra “fábula” tem as seguintes definições:

fábula s.f. 
1. Narrativa com participação de animais que agem como humanos.
2. Narrativa de aventuras e de fatos (imaginários ou não).
3. História narrada das ações dos deuses e heróis greco-romanos.
4. [Popular] Grande valor em dinheiro: [o colar custou-lhe uma fábula].
5. Fato inventado, invencionice [toda aquela história é pura fábula].
Adaptado de: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Agora releia o seguinte trecho do Texto 1:

“É que os professores das faculdades usam essa fábula — na verdade, uma frase dita pelo jornalista americano Charles Dana, que morreu em 1897 — para explicar o que é uma notícia.”

No trecho em destaque, a palavra “fábula” foi empregada com qual das definições que aparecem no dicionário? 

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.


QUESTÃO 07
UPE 2023: Ao contar o que outros jornalistas disseram em entrevista, a autora do texto, Marcella Franco, precisa diferenciar a fala dela da fala dos entrevistados, para não confundir os leitores. Ela consegue fazer isso

a) com uma linguagem parecida com a dos leitores: ‘Mas que raios um bicho meio maluco tem a ver com jornalismo?’.

b) mostrando que consulta livros: ‘No dicionário, uma notícia significa muitas coisas. Entre elas, a informação de algo que acabou de acontecer.’.

c) incluindo-se entre os jornalistas: ‘[...] a gente costuma chamar de notícia o que é publicado em um jornal [...].’.

d) citando os nomes dos entrevistados e colocando as falas deles entre aspas duplas: “Escolhi o jornalismo porque sempre curti me comunicar [...], conta Maju [...].”.

e) citando nomes de jornais e rádios: ‘Para Reinaldo Azevedo, colunista aqui da Folha e apresentador do programa ‘O É da Coisa’, na rádio Band News FM [...].’.


QUESTÃO 08
UPE 2023: Releia o segundo parágrafo do Texto 1.

(...) Mas que raios um bicho meio maluco tem a ver com jornalismo? É que os professores das faculdades usam essa fábula — na verdade, uma frase dita pelo jornalista americano Charles Dana, que morreu em 1897 — para explicar o que é uma notícia. Eles dizem que, quando um animal ataca uma pessoa, não há novidade nenhuma, mas que, quando acontece o contrário, aí, sim, temos uma notícia importante.

Sobre os recursos usados para ligar uma ideia à outra nesse parágrafo, assinale a afirmativa CORRETA.

a) A expressão “É que” se liga ao parágrafo anterior e inicia a resposta à pergunta: “Mas que raios um bicho meio maluco tem a ver com jornalismo?”.

b) Quando diz “Essa fábula”, a autora está se referindo ao jornalista americano Charles Dana, que era muito famoso.

c) Com “uma frase dita”, a autora se refere à frase: “É que os professores das faculdades usam essa fábula.”.

d) O trecho “para explicar o que é uma notícia” tem o mesmo sentido de “apesar de explicar o que é uma notícia”.

e) Em: “quando acontece o contrário, aí, sim, temos uma notícia importante”, a expressão sublinhada quer dizer “neste local, sim”.


QUESTÃO 09
UPE 2023: Releia: “[...] a gente costuma chamar de notícia o que é publicado em um jornal, na TV, no rádio, nas revistas e nos grandes portais.”. No Texto 1, qual palavra é empregada para indicar o conjunto das palavras sublinhadas nesse trecho?

a) fake News.
b) jornalistas.
c) notícias.
d) repórteres.
e) veículos.


Texto 2
As aventuras de Pinóquio

Pinóquio, primeiro boneco falante da literatura, é um boneco de madeira esculpido por um entalhador chamado Gepeto, um pobre e solitário carpinteiro que, cansado da solidão, fabrica um boneco de madeira que tem seu nariz aumentado toda vez que mente. Pinóquio é um menino travesso que, embora tenha bom coração, não consegue resistir às tentações que encontra em seu caminho. 

As Aventuras de Pinóquio relata as peripécias desse boneco de madeira, decidido em sua busca para se tornar um menino de verdade. A história de Pinóquio narra sua evolução de simples boneco para merecedor da condição de "ser humano” que, em seu percurso de transformação, não só descobre as belezas do mundo, mas também aprende a enfrentar os problemas da vida. 

Assim, a vida de Pinóquio se divide entre ser bem-comportado e se divertir, entre cumprir os deveres e descobrir o mundo, entre falar a verdade e mentir. 

Pinóquio, na verdade, quer e precisa deixar de ser uma marionete! Marionete!!! Mas, afinal, o que significa ser uma marionete? Um boneco totalmente controlado por uma pessoa para entretenimento de adultos e crianças. 

Mas Pinóquio não se contenta com o mundo que Gepeto lhe oferece. Ele deseja superar suas limitações e garantir uma relativa e necessária independência em relação a Gepeto. Portanto, o destino de Pinóquio é o de todo homem: libertar-se! 

Desde a sua publicação, o livro de Pinóquio tem sido traduzido para os mais diferentes idiomas e deixa diversas lições que, por mais que sejam óbvias, é inegável que são mensagens atuais: não mentir, porque o nariz cresce! O esforço de Pinóquio em converter-se num menino pra valer tem muito a ensinar não só ao leitor infanto-juvenil, como também a todos que querem se tornar pessoas melhores. Certamente o leitor fará uma viagem inesquecível ao acompanhar As Aventuras de Pinóquio que erra, sofre e se transforma para deixar de ser um boneco de madeira e tornar-se um menino de verdade: gente! 
Disponível em: https://livrospralerereler.blogspot.com/2011/04/
as-aventuras-de-pinoquio.html Acesso em: 15 ago. 2022. Adaptado. 

QUESTÃO 10
UPE 2023: A história de Pinóquio, o boneco que queria ser menino, é bastante conhecida. O Texto 2 nos conta que Pinóquio se esforçava por deixar de ser boneco, principalmente, para

a) mentir sem que o seu nariz crescesse.

b) aprender a falar como todo menino fala.

c) descobrir as belezas que há neste mundo. 

d) viver as travessuras que todo menino vive. 

e) deixar de ser levado a fazer o que não quer.


QUESTÃO 11
UPE 2023: Uma das formas que usamos para identificar o tema em torno do qual o texto se desenvolve é observar as palavras que se repetem ao longo desse texto. No caso do Texto 2, esse tipo de repetição acontece com as palavras

a) “Pinóquio” e “boneco”.

b) “Gepeto” e “madeira”.

c) “verdade” e “mentira”.

d) “menino” e “marionete”.

e) “aventuras” e “mundo”.


QUESTÃO 12
UPE 2023: Releia: “Assim, a vida de Pinóquio se divide entre ser bem-comportado e se divertir, entre cumprir os deveres e descobrir o mundo, entre falar a verdade e mentir.”.

Esse trecho nos mostra que Pinóquio fica em dúvida entre comportamentos que são 

a) semelhantes. 
b) lamentáveis. 
c) conflituosos.
d) inaceitáveis. 
e) louváveis.


QUESTÃO 13
UPE 2023: Conforme o Texto 2, Pinóquio queria ser um “menino de verdade”. Isso significa que ele queria ser um menino

a) bem esperto.
b) sem controle.
c) de maior idade.
d) com vontade.
e) pra valer.


QUESTÃO 14
UPE 2023: O sentido do trecho “Pinóquio é um menino travesso que, embora tenha bom coração, não consegue resistir [...]” está mantido na seguinte proposta de reescrita:

a) “Pinóquio é um menino travesso que tem bom coração e, por isso, não consegue resistir [...]”.

b) “Pinóquio é um menino travesso que não consegue resistir porque tem um bom coração [...]”.

c) “Pinóquio é um menino travesso que, se não fosse o bom coração, conseguiria resistir [...]”.

d) “Pinóquio é um menino travesso que, apesar de ter bom coração, não consegue resistir [...]”.

e) “Pinóquio é um menino travesso que tem um coração tão bom que não consegue resistir [...]”.


Texto 3
Tirinha: Tá fantasia de qual monstro? Fake News!
Disponível em: http://www.seebbauru.org.br/noticias/charge
-da-semana-fantasia-de-fake-news/ Acesso em: 02 ago. 2022.

QUESTÃO 15
UPE 2023: Para criar a figura do “monstro das Fake News” (Texto 3), Cazo se inspira, também, na história de Pinóquio. A identificação com essa personagem da história infantil se percebe

a) no chapéu com pássaro.

b) nos olhos de WhattsApp.

c) no nariz bem comprido.

d) nos dentes de tubarão.

e) no colar com F de falso.


Texto 4
AMOR AOS BICHOS

De tão amigo dos animais, o poeta Carlos Drummond de Andrade foi entrevistado por uma… cadela

O poeta Carlos Drummond de Andrade era defensor dos animais. Ele teve um cachorro chamado Puck e um gato chamado Inácio. Em 4 de outubro de 1970 – dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais –, com a amiga Lya Cavalcanti, também adepta da causa, criou um veículo em defesa da bicharada, batizado de “A Voz dos que Não Falam”. Uma das curiosidades de “A Voz” é uma “entrevista” dada por Drummond ao jornalzinho, em 1973. Quer dizer, não era bem uma entrevista de verdade, porque a entrevistadora era uma cadelinha chamada Suzy. Leia abaixo. 

Que acha da campanha que andam movendo contra nós?
Em primeiro lugar, acho uma campanha com certa dose de covardia: o homem é infinitamente mais poderoso do que vocês. Em segundo lugar, acho injusta, porque vocês não podem ser culpados do mal que eventualmente façam ao homem, uma vez que este lhes nega a racionalidade. Em terceiro lugar chega, né? 

Acha que o homem tem direito à exclusividade neste planeta?
Não. Do seu direito à coexistência com as outras espécies animais o que lhe advém é, antes, responsabilidade pela sorte dos mais fracos e menos evoluídos. Que entende você por mundo cão? Entendo um mundo tornado cruel pelo homem e não pelos outros seres vivos. 

Se você não fosse homem, que bicho gostaria de ser?
Eu não gostaria de ser bicho e ter de defender-me da agressividade dos não-bichos. 

Acha que o homem merece o amor que lhe dedicamos?
Muitos merecem, justiça seja feita. Porém um número ainda maior é indiferente ou hostil a vocês. Quando o homem não merece amor, o melhor é ficar à maior distância possível deles, e cada bicho consolar-se com o seu semelhante. 

O que poderemos fazer para que o homem retribua melhor o nosso amor?
Acho que não há receitas para a retribuição de amor. Quem é capaz de amar, quem nasceu para amar, não espera ser amado para começar a amar: dá logo uma de amoroso. A iniciativa não pode partir de vocês. 

Gostamos muito da sua poesia, achamos você um sujeito muito bacana e muito compreensivo, e por isso gostaríamos de nomeá-lo nosso filósofo oficial. Você aceita?
Obrigado. Mas o melhor é vocês dispensarem a filosofia e continuarem simplesmente integrados na natureza – coisas que nós, supostamente superiores, raramente sabemos fazer. 
Disponível em: http://arte.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/
drummond/amor-aos-bichos/ Acesso em: 15 ago. 2022. Adaptado.

QUESTÃO 16
UPE 2023: Você já deve ter visto um jornalista entrevistando alguém. Mas certamente nunca imaginou uma jornalista como a cadelinha Suzy, ainda mais entrevistando o poeta Carlos Drummond de Andrade. Sobre essa brincadeira, podemos considerar essa entrevista coerente e lógica porque 

a) crianças acreditam que poetas conversam com animais.

b) o nome do jornal (A Voz dos que Não Falam) atrai o leitor.

c) não há problema em um ser humano responder a animais.

d) o texto está organizado como um conto voltado a crianças.

e) as perguntas e respostas são apropriadas e fazem sentido.


QUESTÃO 17
UPE 2023: Releia:

Acha que o homem tem direito à exclusividade neste planeta?
Não. Do seu direito à coexistência com as outras espécies animais o que lhe advém é, antes, responsabilidade pela sorte dos mais fracos e menos evoluídos. Que entende você por mundo cão? Entendo um mundo tornado cruel pelo homem e não pelos outros seres vivos.

Acerca desse trecho da entrevista, assinale a alternativa CORRETA.

a) No texto, as palavras “exclusividade” e “coexistência” adquirem sentidos que são idênticos.

b) Em “responsabilidade pela sorte dos mais fracos”, “sorte” significa o mesmo que “felicidade”, um acontecimento feliz.

c) Para o poeta, o fato de o homem partilhar o planeta com animais mais fracos gera uma consequência: a responsabilidade do homem pelos animais.

d) Para Drummond, na expressão “mundo cão”, a palavra cão serve para caracterizar o mundo como um espaço de crueldades entre os animais.

e) O poeta atribui a todos os animais, como seres vivos, a mesma responsabilidade com o planeta.


QUESTÃO 18
UPE 2023: Releia: “Quem é capaz de amar, quem nasceu para amar, não espera ser amado para começar a amar: dá logo uma de amoroso.”. Analise alguns aspectos da escrita desse trecho e assinale a afirmativa CORRETA.

a) No trecho “Quem é capaz de amar, quem nasceu para amar”, “quem” é uma forma de o poeta se dirigir, especialmente, à “pessoa” com quem ele fala. 

b) O trecho “dá logo uma de amoroso” mostra o poeta falando de um jeito descontraído, como numa conversa entre amigos.

c) As duas vírgulas que aparecem no trecho poderiam ser retiradas para facilitar a leitura dessa parte do texto.

d) No trecho “: dá logo uma de amoroso”, os dois pontos vêm antes de uma ideia que se opõe a “Quem é capaz de amar, quem nasceu para amar, não espera [...]”.

e) Na escrita da palavra “nasceu”, utilizamos duas letras (sc) para escrever um único som. Isso acontece também em “capaz

Texto 5
A Palavra Mágica

Certa palavra dorme na sombra 
de um livro raro. 
Como desencantá-la?
É a senha da vida 
a senha do mundo. 
Vou procurá-la.
Vou procurá-la a vida inteira 
no mundo todo. 
Se tarda o encontro, se não a encontro, 
não desanimo, 
procuro sempre. 
Procuro sempre, e minha procura 
ficará sendo 
minha palavra. 
ANDRADE, Carlos Drummond de. Nova Reunião: 
23 livros de poesia. 1ª ed. São Paulo: Companhia 
das Letras, 2015.

QUESTÃO 19
UPE 2023: O poema é sobre uma “palavra mágica” que é procurada incansavelmente pelo poeta. Essa palavra mágica é

a) o amor. 
b) a magia. 
c) o mundo. 
d) a poesia.
e) a vida.


QUESTÃO 20
UPE 2023: O poeta diz que a palavra é “mágica” e “dorme num livro raro”. Para ele, essa palavra tão buscada

a) é desencantada. 
b) é o segredo da vida.
c) está no mundo todo. 
d) não pode ser achada. 
e) precisa ser ocultada. 


MATEMÁTICA

QUESTÃO 21
UPE 2023: Leia a tirinha a seguir.

Tirinha: Um século atrás, uma em cada cinco crianças morria antes de completar 5 anos de idade

Uma forma equivalente de apresentar a mesma informação da tirinha é: 

a) “Um século atrás, cinco em cada dez crianças morriam antes de completar 5 anos de idade”.

b) “Um século atrás, três a cada doze crianças morriam antes de completar 5 anos de idade”.

c) “Um século atrás, duas a cada sete crianças morriam antes de completar 5 anos de idade”.

d) “Um século atrás, vinte em cada cem crianças morriam antes de completar 5 anos de idade”.

e) “Um século atrás, quatro a cada quinze crianças morriam antes de completar 5 anos de idade”.


QUESTÃO 22
UPE 2023: A financeira Dinheiro Vivo oferece empréstimos consignados (com descontos em folha de pagamento) de diferentes valores que podem ser pagos em 12, 24 ou 36 vezes, de acordo com a tabela a seguir.

Tabela

Os amigos Bertrand e Hudson foram juntos a essa financeira, e cada um fez um empréstimo de R$ 5.000,00. Se Bertrand optou pelo pagamento em 12 parcelas, e Hudson, em 24 parcelas, quanto Hudson pagou a mais do que Bertrand? 

a) 210 reais
b) 420 reais
c) 630 reais
d) 840 reais
e) 972 reais


QUESTÃO 23
UPE 2023: Índice de Massa Corporal (IMC) é um número calculado a partir da massa (kg) e da altura (m), permitindo a obtenção da classificação de peso da pessoa, em relação à sua altura. A tabela a seguir apresenta o valor do IMC para algumas faixas de massa e de altura.

Índice de Massa Corporal (IMC) é um número calculado a partir da massa (kg) e da altura (m), permitindo a obtenção da classificação de peso da pessoa, em relação à sua altura. A tabela a seguir apresenta o valor do IMC para algumas faixas de massa e de altura.

Em um grupo de pessoas, todas dentro da classificação “Excesso de peso”, suas alturas são números que variam de 1,60 m a 1,75 m. 

Portanto, de acordo com a tabela, qual é o valor máximo possível da massa de qualquer pessoa desse grupo? 

a) 75 kg 
b) 80 kg 
c) 85 kg 
d) 90 kg
e) 95 kg


QUESTÃO 24
UPE 2023: A professora Rebeca pediu que seus alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental encontrassem o quociente e o resto da divisão de um certo número natural por 25.

Todos os alunos foram aos cálculos em seus cadernos, utilizando lápis e borracha, exceto Lucas, que estava com uma calculadora básica em mãos e fez a divisão nessa calculadora. 

le, Lucas, ficou surpreso quando obteve como resultado o número decimal 80,6. Qual foi o resto da divisão desse “certo número natural” por 25 que, corretamente, os amigos de Lucas obtiveram? 

a) 14 
b) 15 
c) 16 
d) 17 
e) 18


QUESTÃO 25
UPE 2023: Leia o texto a seguir.

Avatar segue sendo o filme com maior bilheteria global da história (sem ajuste de inflação). Após um breve período em que Vingadores: Ultimato ficou no topo da lista, o longa de James Cameron recuperou a primeira posição com um relançamento especial nos cinemas. Avatar conta com uma arrecadação total de 2,847 bilhões de dólares, seguido por Vingadores: Ultimato, com 2,797 bilhões de dólares. No terceiro lugar está o filme Titanic, com 2,201 bilhões de dólares arrecadados.
Disponível em: https://www.omelete.com.br/filmes/
10-maiores-bilheterias-globais-da-historia#13. 
Acesso em: 03 de junho de 2022.

Recorde que 1 bilhão = 1 000 milhões. 

De acordo com as informações do texto, quantos dólares o filme Avatar arrecadou a mais do que o filme Vingadores: Ultimato

a) 5 milhões 
b) 50 milhões 
c) 500 milhões 
d) 15 milhões 
e) 150 milhões


QUESTÃO 26
UPE 2023: A seguir, sete potências aparecem representadas na forma (base)expoente.

A seguir, sete potências aparecem representadas na forma (base)expoente.

Observe-as e assinale a alternativa correspondente ao valor do produto entre a maior e a menor potência. 

a) 14 
b) 12 
c) 10 
d) 9
e) 8


QUESTÃO 27
UPE 2023: A figura a seguir representa a planificação de uma caixa de biscoitos que tem o formato de um prisma reto.

A figura a seguir representa a planificação de uma caixa de biscoitos que tem o formato de um prisma reto.

Para esse prisma reto, qual é a soma entre o seu número de vértices, faces e arestas? 

a) 10
b) 30
c) 32
d) 55
e) 119


QUESTÃO 28
UPE 2023: Pesquisando sobre sapatos, Manuela descobriu uma maneira de calcular o número do calçado de acordo com a medida do comprimento do pé e passou a “fórmula” para a sua irmã Luíza:

- Você pega a medida do comprimento do seu pé, em centímetros, multiplica por 5, adiciona 28 e divide tudo por 4

Luíza, para confirmar se a descoberta de sua irmã Manuela era verdadeira, mediu o comprimento do seu pé e encontrou 24,8 cm e, em seguida, aplicou a “fórmula”. Se ela fez os cálculos corretamente, qual é o número do seu calçado? 

a) 36 
b) 37 
c) 38
d) 39 
e) 40


QUESTÃO 29
UPE 2023: Em um jogo, um dos objetivos é coletar algumas joias para liberar habilidades especiais. No plano cartesiano a seguir, o ponto J indica a posição inicial do jogador, e os pontos A, B,C, D e E indicam as posições das joias do mar, do céu, da lua, da terra e do vulcão, respectivamente.

UPE 2023 - QUESTÃO 29

Para alcançar uma das joias, o jogador, a partir da sua posição inicial (ponto J), deslocou-se 3 unidades no sentido norte, girou 90° para o leste, deslocou-se 8 unidades no sentido leste, girou 90° para o norte, deslocou-se 2 unidades no sentido norte, girou 90° para o leste e deslocou-se 6 unidades no sentido leste. 

Ao final desse percurso, qual das joias o jogador conseguiu coletar? 

a) Joia do mar. 
b) Joia do céu. 
c) Joia da lua.
d) Joia da terra. 
e) Joia do vulcão. 


QUESTÃO 30
UPE 2023: A gerência do supermercado O Mundo das Casas fez uma pesquisa com todos os seus funcionários para saber, em média, o tempo que eles gastam para chegar ao trabalho. Os dados obtidos estão apresentados na tabela a seguir.

A gerência do supermercado O Mundo das Casas fez uma pesquisa com todos os seus funcionários para saber, em média, o tempo que eles gastam para chegar ao trabalho. Os dados obtidos estão apresentados na tabela a seguir.

Qual é a fração dos funcionários dessa empresa que gastam menos de 30 minutos para chegar ao trabalho? 

a) 11/20 
b) 13/16 
c) 14/27 
d) 31/40 
e) 17/30


QUESTÃO 31
UPE 2023: Seu Roberto vai dividir um terreno de 2700 m² entre os seus dois filhos. O filho mais velho deverá ficar com uma área três vezes maior do que a do filho mais novo.

Qual é a medida da área da parte do terreno destinada ao filho mais velho? 

a) 2025 m²
b) 1800 m²
c) 1350 m²
d) 900 m²
e) 675 m² 


QUESTÃO 32
UPE 2023: O quadro a seguir mostra o tamanho médio de alguns bichos e as distâncias médias que eles atingem em um salto, na direção vertical e na direção horizontal, em relação ao seu tamanho.

tabela

Se uma perereca e um grilo derem um salto vertical, qual é a diferença entre a medida da altura atingida pela perereca e a medida da altura atingida pelo grilo? 

a) 12 cm 
b) 8 cm 
c) 3 cm 
d) 16 cm 
e) 14 cm


QUESTÃO 33
UPE 2023: O preço de um medicamento para cachorros depende da massa do pet. A tabela a seguir apresenta esses preços para algumas faixas de massa.

Tabela

Um tutor precisa comprar esse medicamento para os seus cinco cachorros, cujas massas são 17 kg, 14 kg, 4 kg, 22 kg e 25 kg. 

Quanto ele pagará, ao todo, por esses medicamentos? 

a) R$ 624,90 
b) R$ 714,60 
c) R$ 357,30 
d) R$ 825,40 
e) R$ 1.432,20


QUESTÃO 34
UPE 2023: No lançamento de um dado com forma cúbica e faces numeradas de 1 a 6, qual é a probabilidade de a face sorteada ser um número menor ou igual a 4?

a) 1/2
b) 2/3
c) 1/6
d) 1/4
e) 5/6


QUESTÃO 35
UPE 2023: Rony está criando uma bandeira para o time de futebol da sua turma. Essa bandeira é composta de 4 regiões, conforme a figura a seguir.

Rony está criando uma bandeira para o time de futebol da sua turma. Essa bandeira é composta de 4 regiões, conforme a figura a seguir.

Para colorir a bandeira, cada uma dessas quatro regiões deverá, obrigatoriamente, ser pintada por completo com apenas uma dessas três cores: vermelho, azul ou preto, desde que regiões vizinhas não sejam pintadas da mesma cor. 

De quantas maneiras distintas Rony pode pintar essa bandeira? 

a) 81
b) 4
c) 6
d) 12
e) 24


QUESTÃO 36
UPE 2023: Cada unidade do biscoito recheado da marca ChocoLATES pesa 15 gramas. Esses biscoitos são embalados em pacotes contendo 12 unidades que, por sua vez, são agrupados em caixas com capacidade para 25 pacotes. Quantos quilogramas de biscoitos cabem em cada caixa? 

a) 2,5 kg 
b) 3 kg 
c) 3,5 kg 
d) 4 kg 
e) 4,5 kg


QUESTÃO 37
UPE 2023: Bram vendeu 200 picolés, sendo 50 unidades do sabor morango, 10 unidades do sabor chocolate, 80 unidades do sabor coco e 60 unidades do sabor abacaxi.

A partir destas informações, é INCORRETO afirmar que o número de picolés de

a) morango representa 25% do número total de picolés. 

b) abacaxi representa 75% do número de picolés de coco. 

c) chocolate representa 10% do número total de picolés. 

d) morango e chocolate, juntos, são o equivalente ao número de picolés de abacaxi. 

e) chocolate, coco e abacaxi, juntos, representam 75% do número total de picolés.


QUESTÃO 38
UPE 2023: Utilizando cubinhos com arestas medindo 2 cm e volume igual a 8 cm³, Mateus fez a seguinte construção:

Utilizando cubinhos com arestas medindo 2 cm e volume igual a 8 cm³, Mateus fez a seguinte construção:

Qual é a medida do volume, em cm³, da peça construída por Mateus? 

a) 56 
b) 64 
c) 72
d) 80 
e) 81


QUESTÃO 39
UPE 2023: O Brasil tem visto, ao mesmo tempo, o agronegócio bater recordes, e a fome crescer entre a população. Mas, qual é a relação destes dois cenários tão diferentes? [...] A forma com a qual o Brasil produz não é voltada para a alimentação, mas sim para commodities(funcionam como matéria-prima), principalmente o cultivo de grãos usados em ração para animais. Além dos grãos, o Brasil é um grande produtor de cana-de-açúcar, item que também não é focado apenas na alimentação, já que é a matéria-prima para o etanol. 
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2021
/08/11/recordes-no-agronegocio-e-aumento-da-fome-no-brasilcomo-isso-
pode-acontecer-ao-mesmo-tempo.ghtml. Acesso em: 03 de junho de 2022.

Sobre esse tema, observe o infográfico a seguir.

Gráfico: Veja quais são as maiores produções do Brasil

A partir das informações apresentadas no infográfico, no período considerado, é CORRETO afirmar que 

a) a quantidade total de milho produzida (nas duas safras) é menos do que a metade da soja produzida. 

b) a quantidade total de soja, milho (nas duas safras), mandioca e laranja produzidos, juntos, ainda é inferior à quantidade de cana-de-açúcar produzida.

c) a quantidade de mandioca, caso fosse produzida cinco vezes mais, teria superado a quantidade de soja produzida. 

d) a mandioca é, entre os produtos indicados, o de menor produção. 

e) a quantidade de mandioca produzida a mais do que a quantidade de laranja é um número menor do que 4 milhões.


QUESTÃO 40
UPE 2023: O segmento AB representado na reta a seguir está dividido em partes iguais. Ao ponto A está associado o número 1, e ao ponto B, o número 2.

O segmento AB representado na reta a seguir está dividido em partes iguais. Ao ponto A está associado o número 1, e ao ponto B, o número 2.

Qual é o número que corresponde ao ponto P? 

a) 7/4 
b) 3/2 
c) 5/4 
d) 3/4 
e) 5/2 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.