MACKENZIE 2023: Assinale a alternativa correta. a) O uso da palavra gente (linha 03) indica o desprezo que o narrador sente pelos moçambicanos

Texto para as questões de 01 a 06.

Vivendo numa pequena ilha africana, no Norte de Moçambique, estou habituado a ser interrompido, enquanto escrevo, por gente que pretende vender-me frutas, lagostas, polvos, e todo o tipo de antiguidades. Garotos surgem no meu escritório com moedas do século XVIII e XIX, miçangas ainda mais antigas e belíssimos fragmentos de cerâmica chinesa. Mais raramente, trazem-me livros. Quem me traz livros, contudo, não tem a intenção de os vender são para adoção. Essas pessoas, quase sempre já de certa idade, ouviram dizer que guardo muitos livros, e esperam que eu me interesse pelos deles.

Aceito sempre. Aceito todos, ainda que versem sobre ‘A arte de construir móveis em madeira’, que é um dos títulos que me ofereceram pouco antes de me sentar para escrever estas linhas.

Gosto de pensar que aqui nesta Ilha de Moçambique, quase ninguém me pede dinheiro pelos livros, mesmo as pessoas mais necessitadas, por uma questão de respeito pela palavra escrita. Essas pessoas não procuram um comprador para os seus livros. Procuram um leitor Alguém que, lendo os seus livros, os devolva à vida — porque um livro apenas vive enquanto é lido. De forma semelhante, uma pessoa apenas existe desde que esteja em diálogo com outras. A clássica história do último homem na Terra nunca fez, para mim, nenhum sentido, O último homem na Terra já não seria um homem — seria uma assombração.
Adaptado de José Eduardo Agualusa


QUESTÃO 05
MACKENZIE 2023: Assinale a alternativa correta.

a) O uso da palavra gente (linha 03) indica o desprezo que o narrador sente pelos moçambicanos. 

b) A presença de um item lexical genérico como garotos(linha 05) comprova a visão de que houve furto de moedas no caso narrado. 

c) A palavra apenas (linha 22) indica a forma restritiva com a qual o narrador entende a presença dos livros na sociedade.

d) Nunca (linha 24) é item lexical que permite evidenciar a crença do narrador de que o homem é ser sempre e para sempre isolado. 

e) A palavra já (linha 26) denota sentido de tempora -lidade, indicando o que se passou no momento exata -mente anterior aquele em que o escritor publicou seu texto.

RESOLUÇÃO:
A palavra “apenas” é denotativa de exclusão (restrição), assim como “somente, só, salvo”. 

GABARITO:
c) A palavra apenas (linha 22) indica a forma restritiva com a qual o narrador entende a presença dos livros na sociedade.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.