Prova Mackenzie 2023.2 (Vestibular) com Gabarito

Prova Mackenzie 2023.2 (Vestibular) com Gabarito e Resolução
Mackenzie

Prova Mackenzie 2023.2 (Vestibular) com Gabarito

PORTUGUÊS

Texto para as questões de 01 a 06.

Vivendo numa pequena ilha africana, no Norte de Moçambique, estou habituado a ser interrompido, enquanto escrevo, por gente que pretende vender-me frutas, lagostas, polvos, e todo o tipo de antiguidades. Garotos surgem no meu escritório com moedas do século XVIII e XIX, miçangas ainda mais antigas e belíssimos fragmentos de cerâmica chinesa. Mais raramente, trazem-me livros. Quem me traz livros, contudo, não tem a intenção de os vender são para adoção. Essas pessoas, quase sempre já de certa idade, ouviram dizer que guardo muitos livros, e esperam que eu me interesse pelos deles.

Aceito sempre. Aceito todos, ainda que versem sobre ‘A arte de construir móveis em madeira’, que é um dos títulos que me ofereceram pouco antes de me sentar para escrever estas linhas.

Gosto de pensar que aqui nesta Ilha de Moçambique, quase ninguém me pede dinheiro pelos livros, mesmo as pessoas mais necessitadas, por uma questão de respeito pela palavra escrita. Essas pessoas não procuram um comprador para os seus livros. Procuram um leitor Alguém que, lendo os seus livros, os devolva à vida — porque um livro apenas vive enquanto é lido. De forma semelhante, uma pessoa apenas existe desde que esteja em diálogo com outras. A clássica história do último homem na Terra nunca fez, para mim, nenhum sentido, O último homem na Terra já não seria um homem — seria uma assombração.
Adaptado de José Eduardo Agualusa


QUESTÃO 01
MACKENZIE 2023: Assinale a alternativa correta. 

a) A objetividade da linguagem textual é evidenciada pelo uso majoritário de formas pronominais pessoais em 3.ª pessoa na voz do narrador. 

b) O uso de imagens e outros recursos audiovisuais permite a classificação do texto como sincrético. 

c) A presença predominante de formas pronominais em lª pessoa do singular permite a caracterização do texto como subjetivo. 

d) A subjetividade do texto é elemento que identifica a presença da natureza injuntiva do texto, à moda de um manual de instrução. 

e) Nenhuma das afirmações apresentadas em a, b, c e d são corretas. 


QUESTÃO 02
MACKENZIE 2023: Leia as afirmações sobre o texto. 

I. Um argumento é éstabelecido pelo autor logo no primeiro período. A partir deste, hipóteses são apresentadas aos leitores, que deverão tomar partido diante do que é afirmado no texto. 

II. Toda a elaboração textual tem como objetivo defender o posicionamento de que a vida na Terra não é nada mais do que sonho e assombração diante do terror e do aumento da violência na sociedade atual. 

III. O objetivo central do texto é apresentar de modo didático episódios da história de Moçambique que indicam interrelações entre fatos históricos brasileiros e africanos diante da questão da escravidão. 

Assinale a alternativa correta. 

a) As afirmações I e II estão corretas. 

b) As afirmações I e III estão corretas. 

c) As afirmações II e III estão corretas. 

d) Todas as afirmações estão corretas. 

e) Nenhuma das afirmações está correta.


QUESTÃO 03
MACKENZIE 2023: Depreende-se corretamente do texto que

a) os garotos, em Moçambique, não têm acesso à educação, apenas as meninas, por isso aqueles devem procurar modos de subsistência desde cedo. 

b) uma atividade de linguagem como a leitura de livros é para o autor sempre um momento de encontro entre leitores e escritores. 

c) peças arqueológicas, como cerâmicas chinesas, são encontradas no norte da Africa por conta do processo histórico das Grandes Navegações. 

d) pessoas de mais idade são as únicas que doam livros porque são as únicas permitidas a acessar a leitura de textos escritos na Africa. 

e) a doação de livros é muito comum nas ilhas de Moçambique porque os moradores não têm espaço em casa para guardá-los.


QUESTÃO 04
MACKENZIE 2023: Assinale a alternativa correta.

a) Enquanto (linha 03) é elemento verbal que introduz ideia de comparação. 

b) Contudo (linha 08) relaciona orações estabelecendo sentido de oposição.

c) E (linha 11) introduz, ao interligar elementos frasais, noção de temporalidade. 

d) Ainda que (linha 11) apresenta na estrutura do período sentido de espacialidade. 

e) Porque (linha 12) introduz noção da adversidade ao relacionar orações.


QUESTÃO 05
MACKENZIE 2023: Assinale a alternativa correta.

a) O uso da palavra gente (linha 03) indica o desprezo que o narrador sente pelos moçambicanos. 

b) A presença de um item lexical genérico como garotos(linha 05) comprova a visão de que houve furto de moedas no caso narrado. 

c) A palavra apenas (linha 22) indica a forma restritiva com a qual o narrador entende a presença dos livros na sociedade.

d) Nunca (linha 24) é item lexical que permite evidenciar a crença do narrador de que o homem é ser sempre e para sempre isolado. 

e) A palavra já (linha 26) denota sentido de tempora -lidade, indicando o que se passou no momento exata -mente anterior aquele em que o escritor publicou seu texto.


QUESTÃO 06
MACKENZIE 2023: Assinale a alternativa que indica a relação sentidos estabelecidos no texto.

a) Habituado (linha 02) = fadado 
b) Miçangas (linha 06) = guirlandas 
c) Fragmentos (linha 07) = vidros 
d) Certa (linha 10) = correta 
e) Versem (linha 12) = falem


Texto para as questões 07 e 08.

No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma. Já na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro passou mais de seis anos não falando. Si o incitavam a falar exclamava: 

— Ai! Que preguiça!... 

E não dizia mais nada. Ficava no canto da maloca, trepado nojirau de paxiúba, espiando o trabalho dos outros e principalmente os dois manos que tinha, Maanape já velhinho e Jiguê na força do homem. O divertimento dele era decepar cabeça de saúva. Vivia deitado mas si punha os olhos em dinheiro, Macunaíma dandava pra ganhar vintém. E também espertava quando a família ia tomar banho no rio, todos juntos e nus. Passava o tempo do banho dando mergulho, e as mulheres soltavam gritos gozados por causa dos guaiamuns diz-que habitando a água-doce por lá. No mocambo si alguma cunhatã se aproximava dele pra fazer festinha, Macunaíma punha a mão nas graças dela, cunhatã se afastava. Nos machos guspia na cara. Porém respeitava os yelhos, e frequentava com aplicação a murua a poracé o torê o bacororô a cucuicogue, todas essas danças religiosas da tribo.

QUESTÃO 07
MACKENZIE 2023: O texto acima, trecho de Macunaíma, reproduz os dois primeiros parágrafos do romance, do escritor paulista Mário de Andrade. Assinale a alternativa correta sobre esse fragmento textual.

a) O nascimento e a infância de Macunaíma, o protagonista do livro, são narrados com a precisão científica de um antropólogo, ou de um jornalista investigativo que tenha recolhidos relatos da região amazônica. 

b) A frase Ai! que preguiça!... (linha 09) não possui grande importância na narrativa nem indicar qualquer informação relevante sobre o caráter de Macunaíma. Pelo contrário, o livro faz apologia do esforço meritocrático em um mundo capitalista. 

c) O vocabulário, assim como a linguagem e o perfil do personagem principal, indica que Macunaíma é um dos mais importantes representantes da primeira fase do Romantismo brasileiro, marcada pela estética indianista. 

d) O romance Macunaíma, como revelam os seus dois primeiros parágrafos iniciais, consiste em uma ode ao avanço tecnológico e industrial. Nesse sentido, o romance está em sintonia com a vanguarda conhecida como Surrealismo.

e) Os parágrafos revelam a criação de um mundo marcado pelo mítico, sem compromisso com o realismo tradicional. Sua linguagem é marcada pela oralidade, bem como por imaginário calcado em cosmologias de origem indígena.


QUESTÃO 08
MACKENZIE 2023: A respeito da linguagem do trecho do romance Macunaíma, assinale a alternativa correta.

a) A linguagem é concisa, mecânica, marcada também pela objetividade, remetendo a clássicos como Vidas Secas, de Graciliano Ramos. 

b) É linguagem típica da literatura contemporânea, haja visto Macunaíma ter sido publicado em la. edição no ano de 2020. 

c) A linguagem nos remete aos efeitos do humor, do mágico e da sátira. Seu vocabulário é marcado pela presença de palavras indígenas. 

d) Resgatando herança do Naturalismo no romance brasileiro, Macunaíma constrói uma linguagem positivista e permeada de termos científicos. 

e) A linguagem é na verdade a de um poema, com estrutura textual em forma de versos. Mário de Andrade utilizou, também, rima e metrificação nesses dois parágrafos.


QUESTÃO 09
MACKENZIE 2023: Leia as afirmações abaixo.

I. O Modernismo brasileiro possui um marco inicial simbólico: a semana de 1922, realizada na cidade do Rio de Janeiro. Não fez parte do conjunto de influências dos modernistas, porém, a inspiração estética nas vanguardas europeias do começo do século XX. 

II. O termo “Quinhentismo” se refere a uma escola literária brasileira do século XVIII, muito influente por ter traduzido para a cultura local a moda neoclássica francesa e europeia. 

III. O Romantismo pode ser definido como um movimento cultural marcado pelas seguintes características: determinismo, animalização e escrita de romances-experimentos. 

Assinale a alternativa correta. 

a) As afirmações I e II estão corretas. 

b) As afirmações I e III estão corretas. 

c) As afirmações II e III estão corretas. 

d) Todas as afirmações estão corretas. 

e) Nenhuma das afirmações está correta.


QUESTÃO 10
Panis et Circenses

Eu quis cantar 
Minha canção iluminada de sol 
Soltei os panos sobre os mastros no ar 
soltei os tigres e os leões nos quintais 
Mas as pessoas da sala de jantar 
São preocupadas em nascer e morrer 
Mandei fazer de puro aço luminoso um punhal

Para matar o meu amor e matei 
Às sete horas na avenida central 
Mas as pessoas da sala de jantar 
São preocupadas em nascer e morrer 
Mandei plantar 
folhas de sonho no jardim do solar 
as folhas sabem procurar pelo sol 
e as raízes procurar, procurar 
Mas as pessoas na sala de jantar 
Essas pessoas na sala de jantar 
São as pessoas da sala de jantar 
Mas as pessoas na sala de jantar 
São preocupadas em nascer e morrer 
Essas pessoas na sala de jantar 
Essas pessoas na sala de jantar 
Essas pessoas na sala de jantar 
Essas pessoas…
Gilberto Gil e Caetano Veloso

MACKENZIE 2023: Sobre a letra da canção “Panis et Circenses”, de Gilberto Gil e Caetano Veloso, leia as afirmações abaixo.

I. A letra da canção como um todo representa visão nacionalista da realidade brasileira. Os versos Mas as pessoas na sala de jantar / São preocupadas em nascer e morrer celebram a tradicional família brasileira dos anos 1960. 

II. Os versos Mas as pessoas na sala de jantar / São preocupadas em nascer e morrer não podem ser considerados um refrão, recurso textual típico desse tipo de expressão musical. 

III. A letra fala sobre o conflito entre a liberdade da imaginação, a liberdade dos nossos desejos e o peso da tradição, representado na repetição dos versos Mas as pessoas na sala de jantar / São preocupadas em nascer e morrer.

Assinale a alternativa correta. 

a) A afirmação I está correta. 

b) A afirmação II está correta. 

c) A afirmação III está correta. 

d) Todas as afirmações estão corretas. 

e) Nenhuma das afirmações está correta.


INGLÊS

Read the text bellow (1) and answer questions 11 and 12.

Text 1: 
The Yanomami are dying of malaria and malnutrition. Is it genocide?
Americas
By Moriah Balingit, Marina Dias and João Paulo Pires 
April 18, 2023 at 5:00 a.m. EDT

Yanomami from the Xitei and Waputha communities at a shelter set up by CASAI, the Center for Indigenous Health, in Boa Vista, Brazil, in March. The Yanomami come to Boa Vista to be treated for malaria, malnutrition, tuberculosis and skin diseases believed to be caused in many cases by illegal gold mining in thein territory. (Raphael Alves for The Washington Post) 
BOA VISTA, Brazil — First came the gold miners, the community said. 

Then illness and disease spiked. 
The wounds the miners gouged into the earth collected water that attracted disease-bearing mosquitoes, community members said, and the rivers on which they rely turned from blue to the color of Coca-Cola. Supplies of lifesaving drugs ran dry, leaving the sick to die of treatable conditions. Survivors lamented losing loved ones to malaria and tuberculosis and worried their babies would meet the same ends. 

The Yanomami, one of the Amazon’s largest Indigenous groups, are suffering a crisis of malaria and malnutrition that their leaders say threatens their very existence. 

(...) 
In Boa Vista, where people are airlifted to receive medical attention, hundreds gathered at a government-run shelter. Children tugged at the pant legs of doctors and nurses or chased each other. Some were naked, revealing distended bellies and sticks for legs and arms. Young women hoisted tiny babies with sunken eyes. Some adults were bone-thin. These were the lucky ones. More severe cases were being treated in a hospital. 

In 2022, 99 children in Yanomami territory under age 5 succumbed to “preventable diseases,” researchers commissioned by the Health Ministry reported. Cases of malaria more than doubled from 2018 to more than 20,000 in 2021. 

Thin, with weathered skin, she wore a permanent look of worry. She had lost two of her children — one to malaria, one to tuberculosis.

Two surviving children were staying with her at the shelter. Brightly colored hammocks hung from metal frames. 

A man had brought his daughter here because she had for months lost her appetite. She was undergoing neurological testing for a condition doctors told him was linked to mercury exposure. 

Cecilia Yanomami lounged in her hammock, breastfeeding her baby while threading beads for a necklace. She had come when the malnourished girl developed diarrhea. She worried that when they returned home she would again fail ill. 

(…) 

As disease and famine spread, the Yanomami encountered a system ill-equipped te address their needs. Health clinics in Indigenous territories closed, environmental and human rights groups say, and people began dying of malaria and pneumonia. In one community, two children were pulled into a river by the wake of a mining dredge and drowned. A shaman and two chuldren succumbed to maIana when they could not get treatment. 

With more attention now, there are signs that conditions for the Yanomami are improving. The environmental agency has launched efforts to destroy mining operations. Some rivers have begun to turn back to blue. 

Back at the shelter, Lenia’s grandniece played gleefully at her feet. Lenia picked the girl up and pointed out a brown mark on her neck, where doctors had injected her with medicine for malaria. She now bore the chunky legs, arms and belly of a healthy infant. 
(Adapted from The Washington Post, April, 18, 2023. 
www.washingtonpost.com. Access: April 2023)

QUESTÃO 11
MACKENZIE 2023: According to lhe text, choose lhe CORRECT alternative:

a) The Yanomami are getting sick because they drink too much Coca-Cola. 

b) The Yanomami are getting sick because many of them are using drugs. 

c) The Yanomami are getting sick because rivers are being polluted by gold miners.

d) Malaria is completely controlled among indigenous groups like the Yanomami. 

e) Sick members of the Yanomami are being treated with a big supply of drugs.


QUESTÃO 12
MACKENZIE 2023: Based on lhe text, choose the INCORRECT alternative:

a) Children under the age of 5 are dying of diseases that could be prevented. 

b) Some people are suffering with mercury contamination of the water. 

c) People that are treated in Boa Vista are afraid of going back to their places and fall ill again. 

d) Health clinics in Indigenous territories are very well equipped lo receive and treat ill people. 

e) There is a current effort to destroy mining operations that are causing local diseases.


Read the text (2) bellow and answer questions 13 and 14.

Text 2:
ChatGPT Is Making Universities Rethink Piagiarism
Students and professors can’t decide whether the AI chatbot is a research tool—or a cheating engine. 

In Iate December of his sophomore year, Rutgers University student Kai Cobbs came to a conclusion he never thought possible: Artificial intelligence might just be dumber than humans. 

After listening to his peers rave about the generative AI tool ChatGPT Cobbs decided to toy around with the chatbot while writing an essay on the history of capitalism. Best known for its ability to genenate longform written content in response to user input prompts, Cobbs expected the tool to produce a nuanced and thoughtful response to his specific research directions. Instead, his screen produced a genenic, poorly written paper he’d never dare to claim as his own. 

“The quality of writing was appalling. The phrasing was awkward and it lacked complexity,” Cobbs says. “I just logically can’t imagine a student using writing that was generated through ChatGPT for a paper or anything when the content is just plain bad.” 

Not everyone shares Cobbs’ disdain. Ever since OpenAI launched the chatbot in November, educators have been struggling with how to handle a new wave of student work produced with the help of artificial intelligence. 

While some public school systems, like New York City’s, have banned the use of ChatGPT on school devices and networks to curb cheating, universities have been reluctant to follow suit. In higher education, the introduction of generative AI has raised thorny questions about the definition of plagiarism and academic integrity on campuses where new digital research tools come into play all the time. 

Make no mistake, the birth of ChatGPT does not mark the emergence of concerns relating to the improper use of the internet in academia. When Wikipedia launched in 2001, universities nationwide were scrambling to decipher their own research philosophies and understandings of honest academic work, expanding policy boundaries to match pace with technological innovation. Now, the stakes are a little more complex, as schools figure out how to treat bot-produced work rather than weird attributional logistics. The world of higher education is playing a familiar game of catch-up, adjusting their rules, expectations, and perceptions as other professions adjust, too. The only difference now is that the internet can think for itself. 

According to ChatGPT the definition of plagiarism is the act of using someone else’s work or ideas without giving propor credit to the original author. But when the work is generated by something rather than someone, this definition is tricky to apply. As Emily Hipchen, a board member of Brown University’s Academic Code 

Committee, puts it, the use of generative AI by students leads to a critical point ofcontention. “If [plagiarism] is stealing from a person,” she says, “then I don’t know that we have a person who is being stolen from.” 

Hipchen is not alone in her speculation. Alice Dailey, chair ofthe Academic Integrity Program at Villanova University, is also grappling with the idea of classifying an algorithm as a person, specifically if the algorithm involves text generation. 
(Taken from www.wired.com, January 30, 2023. 
Access: Abril 2023)

QUESTÃO 13
MACKENZIE 2023: According to the text, choose the correct alternative.

a) There is a debate about uses of ChatGPT. Some people think it is a research tool and some think that it is just an opportunity for students to cheat. 

b) An experiment at Rudgers University demonstrated that ChatGPT was so brilliant in creating a text about the history of capitalism that people could claim to be their own. 

e) Many universities have forbidden the use of ChatGPT, but some New York Schools are making great use of it. 

d) In the past, universities were concerned about making offline researches in academia. Now, ChatGPT brings exactly the same question: the improper use of it. 

e) Plagiarism is the act of your own words without giving credits. A text produced by using AI can be considered plagiarism because people are making use of their words. 


QUESTÃO 14
MACKENZIE 2023: Circle the alternative that shows equivalent in meaning to te words “appalling”, “awkward” and “lacked” in the following sentence from the 4th paragraph:

“The quality of writing was appalling. 

The phrasing was awkward and it lacked complexity” 

a) interesting, good, required 

b) admirable, awesome, deficient 

c) attractive, fantastie, deprived 

d) awful, awesome, missed 

e) awful, weird, deprived


QUESTÃO 15
MACKENZIE 2023: Read this funny sign and choose the alternative that best describes it.

Retired

a) The sign says that the person is retired beeause she knows a lot and has a lot of time. 

b) The sign says that because the person is retired and lived a long life, she knows a lot of things and has a lot of time to talk about it. 

c) The sign says that the cause of retirement was plenty of time and knowing too much. 

d) The sign says that the effect of retirement is knowing everything and having plenty of time. 

e) The sign says that although the person is retired, he/she knows everything and has a lot of time to talk.


FÍSICA

QUESTÃO 16
MACKENZIE 2023: Em uma estação de esqui, um snowboarder desliza morro acima em uma ladeira com uma inclinação com a horizontal, sem utilizar qualquer propulsão externa. O snowboard é feito de madeira encerada, o que influencia o atrito entre o snowboard e a neve molhada.

Dado um coeficiente de atrito de 0,10, calcule a desaceleração experimentada pelo snowboarder enquanto ele perde velocidade e sobe a ladeira sem impulso adicional.

Dados: g = 10,0 m/s²
sen 0 = 0,30 
cos 0 = 0,95

a) 3,95 m/s²
b) 2,0 m/s²
c) 5,0 m/s²
d) 8,0 m/s²
e) 3,0 m/s²


QUESTÃO 17
MACKENZIE 2023: Um grupo de estudantes de física decide realizar uma atividade prática ao ar livre para entender melhor o movimento de projéteis e locupletar seu conhecimento sobre o assunto.

Eles escolhem uma ponte sobre um rio para realizar o experimento e lançam uma pedra para cima a partir da ponte a uma altura inicial de 8,0 metros acima da água. A pedra é lançada com uma velocidade inicial v0 e um ângulo de 30° em relação à vertical. 

Considere a aceleração da gravidade como 10 m/s². A pedra atinge seu ponto mais alto em 2,0 segundos. 

A altura da pedra acima da água no ponto mais alto é igual a 

a) 22 metros.
b) 25 metros.
c) 28 metros.
d) 32 metros.
e) 35 metros.


QUESTÃO 18
MACKENZIE 2023: Um pneu de carro contém 4,0 . 10⁻² m³ de nitrogênio (N2) sob uma pressão de 2,2 x N/m² (aproximadamente 32 psi).

Quanta energia interna a mais esse gás possui em comparação com o mesmo volume àpressão atmosférica normal de 1,0 atm?

Adote: 1 atm = 1,0 . 10⁵ N/m²

a) 10 kJ
b) 12 kJ
c) 18 kJ 
d) 22 kJ
e) 30 kJ


QUESTÃO 19
MACKENZIE 2023: Estudos de equilíbrio térmico entre diferentes substâncias são fundamentais na ciência, pois podem ser aplicados em áreas como engenharia, física e química, permitindo o desenvolvimento de materiais isolantes térmicos, sistemas de refrigeração e processos industriais.

Considere um experimento em que um recipiente termicamente isolado contém duas substâncias, A e B. A substância A possui uma massa de 400 g e uma temperatura de 150°C, enquanto a substância B possui uma massa de 300 g e uma temperatura de 75°C.

O valor do calor específico da substância B é duas vezes maior que o valor do calor específico da substância A. Após atingirem o equilíbrio térmico, as substâncias permanecem no mesmo estado físico. 

O valor da temperatura final das substâncias, em graus Fahrenheit, após atingirem o equilíbrio térmico é igual a 

a) 205°F
b) 212°F
c) 221°F
d) 230°F
e) 240°F 


QUESTÃO 20
MACKENZIE 2023: Em um ambiente onde o campo elétrico é uniforme e tem intensidade próxima a 3,0 x 10⁶ N/C, observa-se a ocorrência de faíscas, uma vez que o ar passa a ionizar-se, permitindo o fluxo de cargas.

Considerando essas condições, determine a distância que um próton, partindo do estado de repouso, deve percorrer dentro deste campo elétrico para alcançar 3,00% da velocidade da luz. 

Assuma que a razão entre a carga e a massa de um próton vale aproximadamente 108C/kg e a velocidade da luz vale 3,0 . 10⁸ m/s.

a) 2,0 cm
b) 6,5 cm
c) 8,0 cm 
d) 11,5 cm
e) 13,5cm


QUESTÃO 21
MACKENZIE 2023: Ao avaliar o peso de atletas em competições esportivas, é comum o uso de balanças com molas. Essas balanças funcionam com base na Lei de Hooke, na qual a mola é comprimida de acordo com a carga aplicada sobre ela. 

Considere que uma balança, que fica sobre uma superfície horizontal, tenha uma mola de constante elástica igual a 1,6 . 10⁵N/m. 

Um atleta se pesa nessa balança e comprime a mola em 0,50cm. Com base nessa informação, a massa deste atleta é igual a

Dados:
Considere aceleração da gravidade como 10 m/s².

a) 75kg
b) 80kg
c) 85kg 
d) 90kg
e) 95kg


QUESTÃO 22
MACKENZIE 2023: A energia elétrica é um recurso essencial no mundo moderno, utilizada para alimentar diversos dispositivos que facilitam e ajudam nossas vidas diariamente, como smartphones, computadores e eletrodomésticos. O estudo da energia elétrica e seu consumo é fundamental para garantir o uso eficiente e sustentável desse recurso. 

Em um carregador de bateria de um smartphone, a energia elétrica é transferida para a bateria ao mover cargas elétricas através de uma diferença de potencial. 

Suponha que este carregador precise mover uma carga de 3,6 . 104C e através de uma diferença de potencial de 5,0 V para carregar completamente a bateria do smartphone e, assim, completar sua capacidade de armazenamento de energia. 

Quanta energia, em watt-hora, é gasta nesse processo? 

a) 18 Wh
b) 36 Wh
c) 50 Wh 
d) 72 Wh
e) 100 Wh


QUÍMICA

QUESTÃO 23
MACKENZIE 2023: A glicose é convertida em dois mols de ácido pirúvico durante a glicólise, já o ácido pirúvico produzido pode seguir por uma via aeróbica (respiração celular) ou anaeróbica (fermentação). Considerando a via anaeróbica, o ácido pirúvico pode ser convertido em etanol ou ácido láctico. Abaixo, está representada a equação química da conversão do ácido pirúvico em ácido láctico.

A glicose é convertida em dois mols de ácido pirúvico durante a glicólise, já o ácido pirúvico produzido pode seguir por uma via aeróbica (respiração celular) ou anaeróbica (fermentação).

De acordo com a equação acima, são feitas as seguintes afirmações: 

I. o ácido láctico é obtido a partir da oxidação do ácido pirúvico. 
II. o NADH sofreu redução no processo químico. 
III. o ácido láctico possui um centro quiral. 

Estão corretas 

a) as afirmações I, II e III. 
b) somente as afirmações II e III. 
c) somente a afirmação I. 
d) somente a afirmação II. 
e) somente a afirmação III.


QUESTÃO 24
MACKENZIE 2023: Abaixo, está representada uma série de compostos fenólicos, com características ácidas e seus respectivos valores de Ka a 25° C.

gráfico

De acordo com as informações dadas, são feitas as seguintes afirmações: 

I. a presença da metila no composto B, diminui o caráter ácido do fenol. 

II. O composto A apresenta um caráter ácido maior do que o composto C. 

III. A presença do grupo nitro (NO2) diminui o caráter ácido da série. 

IV. O composto mais ácido da série é o D. 

Estão corretas somente as afirmações 

a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV. 
d) III e IV.
e) I e III. 


QUESTÃO 25
MACKENZIE 2023: A bomba de sódio-potássio ou bomba Na⁺/K⁺ é um mecanismo presente na membrana plasmática de quase todas as células e faz parte do sistema de regulação hidroeletrolítica da célula, sendo responsável pela manutenção das concentrações iônicas de sódio e potássio. Os íons de sódio e potássio, importantes para as funções celulares, ocorrem em concentrações específicas dentro e fora das células.

Assim, o sódio, em maior concentração no meio extracelular, pelo processo da difusão, move-se para dentro da célula, enquanto o potássio, mais concentrado no meio intracelular, move-se para fora da célula, pelo mesmo processo. Em relação aos íons supracitados, Na⁺ e K⁺, as respectivas distribuições eletrônicas em subníveis são corretamente representadas por

Dados:
Números atômicos (Z) Na = 11 e K = 19

a) 1s² 2s² 2p⁶ 3s² e 1s² 2s² 2p6 3s² 3p6 4s².

b) 1s² 2s² 2p⁶ e 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶.

c) 1s² 2s² 2p⁶ 3s¹ e 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p6 4s¹.

d) 1s² 2s² 2p⁶ 3s¹ e is² 2s² 2p⁶ 3s² 3p6 4s².

e) is² 2s² 2p⁶ 3s² e 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p6 4s¹.


QUESTÃO 26
MACKENZIE 2023: A piperina, um alcaloide encontrado na pimenta preta (Piper nigrum), apresenta função digestiva e ativa o metabolismo, tem sua fórmula estrutural representada abaixo.

piperina

A partir da fórmula estrutural da piperina, são feitas as seguintes afirmações: 

I. possui na sua composição anéis heterocíclicos. 
II. apresenta duplas ligações ressonantes. 
III. possui os grupos funcionais éter, amina e cetona. 
IV. possui quatro átomos de carbono primário. Estão corretas 

a) somente as afirmações I, II e III. 
b) somente as afirmações I, II e IV.
c) somente as afirmações II e III. 
d) somente as afirmações I e II. 
e) todas as afirmações.


QUESTÃO 27
MACKENZIE 2023: A barrilha leve, nome popular do carbonato de sódio (Na2CO3), é um sal branco e translúcido, utilizado para a normalização do pH de água de piscina, produção de vidro, em algumas sínteses químicas, além da produção de sabões e detergentes.

O uso da barrilha leve é bastante comum em piscinas. A água da piscina deve ser analisada semanalmente, verificando-se seus níveis de cloro e seu pH. A medida serve para manter a água saudável para ser utilizada. 

A medição deve ser feita todas as semanas, mesmo que a piscina não esteja sendo usada, uma vez que o cloro, em níveis acima dos adequados, oferecem condições para desenvolvimento de fungos e bactérias e, ao mesmo tempo, em pH inadequado pode ocorrer corrosão nos equipamentos e encanamento, além do favorecimento do acúmulo de minerais na água, deixando-a turva. 

Desse modo, pode-se afirmar que a função da barrilha leve na água da piscina é 

a) aumentar o pH dessa água, visto que o Na2CO3 possui caráter básico pelo fato do íon Na⁺ não sofrer hidrólise.

b) aumentar o pH dessa água, visto que o Na2CO3 possui caráter ácido pelo fato do íon Na⁺ não sofrer hidrólise. 

c) diminuir o pH dessa água, visto que o Na2CO3 possui caráter ácido pelo fato do íon Na⁺ não sofrer hidrólise. 

d) diminuir o pH dessa água, visto que o Na2CO3 possui caráter básico pelo fato do íon Na⁺ sofrer hidrólise.

e) diminuir o pH dessa água, visto que o Na2CO3 possui caráter ácido pelo fato do íon Na⁺ sofrer hidrólise.


MACKENZIE 2023 - QUESTÃO 28 - ANULADA.

MACKENZIE 2023 - QUESTÃO 29 - ANULADA.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 30
MACKENZIE 2023: Na equação mx² – 4x – 16 = 0 temos uma raiz de valor –2. O valor da outra raiz é 

a) –1
b) 1
c) 2
d) 3
e) 4


QUESTÃO 31
MACKENZIE 2023: A casquinha de sorvete tem a forma de um cone. Se a altura e a geratriz desse cone medem, respectivamente, 12cm e 13cm, então a área da superfície da casquinha, em cm², é

a) 25π
b) 60π
c) 65π
d) l00π
e) 156π


QUESTÃO 32
MACKENZIE 2023: Se  u e R, são equações paramétricas, então podemos afirmar que elas determinam 

a) um par de retas paralelas.

b) uma hipérbole. 

e) uma parábola. 

d) uma elipse. 

e) uma circunferência.


QUESTÃO 33
MACKENZIE 2023: O carrossel, comum em parques de diversões, é um brinquedo constituído por uma plataforma circular giratória na qual são instalados cavalos de madeira ou de outro material.

Estes ficam sobre postes de metal e fazem o movimento de “sobe e desce” enquanto a plataforma gira descrevendo um movimento que obedece à lei  em que h é a altura, em metros, atingida pelo cavalo no instante t (t ≥ 0), medido em segundos.

Nessas condições, a altura máxima atingida pelo cavalo e o momento em que isso ocorre pela primeira vez a partir do instante t = 0s são, respectivamente,









QUESTÃO 34
MACKENZIE 2023: O número de anagramas da palavra MACKENZIE é

a) 362
b) 880
c) 3 024 
d) 181 440
e) 362 880


QUESTÃO 35
MACKENZIE 2023: Em uma aula de Matemática do Ensino Médio de uma escola estadual, o professor desenvolveu a potência (1 + i)¹⁰, em que i é a unidade imaginária.

O resultado encontrado pelo professor foi

a) –32i
b) 32i
c) 16i
d) –16i
e) 16 – 32i


QUESTÃO 36
MACKENZIE 2023: Valentina acompanhou o crescimento de uma planta a partir de 4cm de altura e verificou que a planta havia dobrado de altura a cada quinzena até completar 6 quinzenas. A partir daí, o crescimento foi de 5cm por quinzena.

Então, após 10 quinzenas desde o início da medição, a altura da planta será de 

a) 128cm
b) 200cm
c) 256cm 
d) 276cm
e) 300cm


QUESTÃO 37
MACKENZIE 2023: Seiscentos docinhos serão colocados em 12 bandejas de tamanhos diferentes para serem servidos na festa de aniversário da Melissa.

A aniversariante deseja que as quantidades de docinhos nas bandejas formem uma progressão aritmética de razão 4.

Nessas condições, a bandeja com menor número de docinhos terá 

a) 24 docinhos.
b) 28 docinhos.
c) 36 docinhos.
d) 48 docinhos. 
e) 50 docinhos. 


QUESTÃO 38
MACKENZIE 2023: Um estudante de graduação faz seus treinos em uma academia perto de sua Faculdade, o que facilita sua frequência assídua. Esse estudante tem 1,50 m de altura e observa, num dia ensolarado, as sombras de uma torre de transmissão de TV e a sua própria.

Como não dispõe de um material apropriado para realizar a medição, ele utiliza um cordão. Após medir sua sombra compara com a medida da sombra da torre, concluindo que a medida da torre é 10 vezes maior do que a sua. A altura da torre é 

a) l0m
b) 11,5m
c) 15m
d) 16m
e) 18m


QUESTÃO 39
MACKENZIE 2023: Sejam:


matrizes de ordem 2.

Se multiplicarmos a matriz A pela matriz B, obteremos a matriz 


isto é, A . B = C. Então, os valores de a, b e c são, respectivamente, iguais a

a) 1,–3 e 3
b) 1, 3 e –3
c) 1, 3 e 5 
d) 1, –3 e 5
e) –1, –3 e 5


BIOLOGIA

QUESTÃO 40
Cientistas encontram microplásticos na corrente sanguínea humana

Tipos mais frequentes foram os de garrafas PET sacolas de supermercado, isopor e embalagens de alimentos. 

[...] Os cientistas coletaram o sangue de 22 doadores anônimos. Foram encontradas partículas micro e nanoplásticas (ainda menores) em 17 deles. A concentração das partículas atingiu uma média de 1,6 microgramas por mililitro — equivalente a uma colher de chá em mil litros de água. [...] Várias pesquisas anteriores já apontavam a presença dos microplásticos no corpo humano ou muito próximos a ele: as partículas já foram encontradas na placenta de mulheres grávidas, em mamadeiras e na água potável, em 2019, segundo um relatório feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS).”
Extraído de: Cientistas encontram microplásticos na corrente 
sanguínea humana | Meio Ambiente | G1 (globo.com) 

MACKENZIE 2023: Os pesquisadores ainda não descobriram se os microplásticos circulam facilmente pela corrente sanguínea para os tecidos e órgãos. Considerando que haja esse deslocamento, assinale a alternativa que indica um caminho correto dos microplásticos na corrente sanguínea. 

a) Órgãos e tecidos do corpo → ventrículo direito → átrio direito → pulmões → ventrículo esquerdo → átrio esquerdo → artéria aorta → órgãos e tecidos do corpo. 

b) Órgãos e tecidos do corpo → átrio esquerdo →ventrículo esquerdo → artéria aorta → pulmões →órgãos e tecidos do corpo. 

c) Órgãos e tecidos do corpo → átrio esquerdo →ventrículo esquerdo → pulmões → órgãos e tecidos do corpo → átrio direito → ventrículo direito → corpo. 

d) Órgãos e tecidos do corpo → átrio esquerdo →ventrículo esquerdo → cabeça → pulmões → corpo. 

e) Órgãos e tecidos do corpo → átrio direito → ventrículo direito → pulmões → átrio esquerdo → ventrículo esquerdo → artéria aorta → órgãos e tecidos do corpo.


QUESTÃO 41
MACKENZIE 2023: Alguns musgos da classe Sphagnidae constituem o musgo-da-turfeira que possuem importância ecológica significativa pela alta taxa de assimilação de carbono da atmosfera. As turfeiras cobrem 1% da superfície terrestre. 

Sobre esse grupo vegetal é correto afirmar que 

a) O gametófito haplóide é a fase dominante e o esporófito é dependente dele nutricionalmente.

b) O gametófito haplóide é a fase dominante e a fotossíntese ocorre no esporófito. 

c) O gametófito diplóide é a fase dominante e nele são observados a raiz, o caule e a folha. 

d) O esporófito haplóide é a fase dominante e a fotossíntese ocorre no gametófito. 

e) O esporófito haplóide e o gametófito diplóide ocorrem por alternância de gerações. 


QUESTÃO 42
MACKENZIE 2023: Os recifes de corais são ecossistemas ricos em biodiveridade. Eles são formados por animais invertebrados sésseis que possuem estrutura rígida pela deposição de CaCO3. Sobre esse grupo de animal é correto afirmar que

a) são poríferos, animais diblásticos. 

b) são pólipos de cnidários, animais triblásticos. 

c) são pólipos de cnidários, animais diblásticos. 

d) são medusas, animais triblásticos. 

e) são equinodermos, animais triblásticos. 


QUESTÃO 43
MACKENZIE 2023: Leia o texto abaixo: 

Anvisa aprova nova vacina contra a dengue
A vacina Qdenga, da empresa Takeda, 
está indicada para uso entre quatro e 60 anos de idade.
Publicado em 02/03/2023 20h10 
Atualizado em 16/03/2023 11h30 

A Anvisa aprovou nesta quinta-feira (2/3), por meio da Resolução RE 661/23, o registro de uma nova vacina para a prevenção da dengue. A vacina Qdenga, da empresa Takeda Pharma Ltda., é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, conferindo assim uma ampla proteção contra a dengue.

(…) 

A vacina Qdenga é a primeira aprovada no Brasil para um público mais amplo (de quatro a 60 anos de idade). O imunizante aprovado anteriormente (Dengvaxia) só pode ser utilizada por quem já teve dengue. 
Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias
anvisa/2023/anvisa-aprova-nova-vacinn-para-a- dengue

Levando em consideração as informações do texto e o fato de que temos em média no Brasil 1,2 milhões de casos por ano, dos quais de 5 a 10% evoluem para a forma grave e 0,5% resultam em óbito, a importância da inclusão da dengue no calendário vacinal brasileiro 

a) é relativa, já que o número de óbitos não é grande. 

b) é pequena, já que a baixa letalidade torna a preocu -pação com a dengue desnecessária. 

c) é grande, já que morre uma pessoa a cada 10 que pegam a doença. 

d) é grande, já que quanto mais pessoas vacinadas, menor o número de novos casos e maior a segurança imunológica da população.

e) é relativa, já que quanto mais casos, maior o número de pessoas com imunidade ativa natural.


QUESTÃO 44
MACKENZIE 2023: Uma criança com queixa de dor no pescoço e de cabeça, febre alta e prostração severa deu entrada numa Unidade de Pronto Atendimento.

A hipótese de meningite, confirmada com teste laboratorial, pois ao examinar a criança o médico constatou que esta apresentava rigidez no pescoço e não apresentava reflexo patelar. A ausência deste reflexo, neste caso, ocorre pois 

a) a alta carga de bactérias ou vírus causadores da meningite impede a musculatura de funcionar adequadamente devido ao acúmulo de toxinas. 

b) a inflamação nas meninges pode levar à compressão da medula e reduzir as respostas de reflexo medular ou fazer com que elas cessem temporária ou permanentemente.

c) o sistema imune despende muita energia no combate à infecção, e o metabolismo economiza energia desviando-a de outras atividades, como contração da musculatura esquelética. 

d) os nervos da criança sofreram danos e, consequente -mente, o impulso da batida do martelo de borracha no joelho não é conduzido até o sistema nervoso central. 

e) A inflamação das meninges pressiona o córtex motor, impedindo desta forma a elaboração da resposta de reflexo.


QUESTÃO 45
MACKENZIE 2023: O fungo Ophiocordyceps unilateralis infecta formigas e altera seu comportamento, fazendo com que elas abandonem seu ninho e se prendam a uma folha próxima antes de morrer. Esse comportamento controlado pelo fungo é chamado de “zumbificação” e é causado por substâncias químicas que afetam o sistema nervoso da formiga.

O fungo usa a formiga como um “veículo” para se espalhar e infectar outras formigas, mas não é prejudicial aos seres humanos. Esse comportamento é estudado por cientistas interessados em entender as interações entre os organismos e seu ambiente. Estes cientistas poderiam afirmar de forma correta que, nessa interação, 

a) o benefício para o fungo em alterar o comportamento das formigas é que ele pode usar as formigas para transportá-lo para locais, onde possa encontrar mais comida. 

b) a justificativa evolutiva para essa alteração de comportamento é que o fungo está tentando ajudar as formigas a encontrar uma nova colônia para se juntar. 

c) a “zumbificação” altera o comportamento dos novos hospedeiros, facilitando a proliferação dos fungos e dispersão dos esporos.

d) o comportamento alterado das formigas é apenas um efeito colateral da infecção pelo fungo, sem nenhum benefício para o próprio fungo. 

e) o fungo altera o comportamento das formigas apenas por diversão, sem nenhum objetivo ou vantagem evolutiva.


QUESTÃO 46
MACKENZIE 2023: Considere dois grupos de plantas em um experimento, o grupo teste, sendo mantido permanentemente. no ponto de compensação fótico (PCF) e o grupo controle em condições ambientais normais. Em relação ao grupo controle, as plantas do grupo teste 

a) apresentarão atividade normal com relação ao seu crescimento e metabolismo, já que no PCF há produção de glicose suficiente para suprir as necessidades energéticas das mitocôndrias. 

b) terão uma taxa de respiração mais elevada, apesar de isso ocasionar déficit energético. 

c) terão uma taxa de fotossíntese menor, o que gerará menor estresse fisiológico. 

d) não serão capazes de se reproduzir, pois suas mitocôndrias consumirão toda a glicose produzida por seus cloroplastos não havendo reserva para utilização em atividades reprodutivas.

e) terão maior resistência a condições climáticas adversas devido ao maior equilíbrio entre as atividades dos cloroplastos e das mitocôndrias.


HISTÓRIA

QUESTÃO 47
Observe as imagens abaixo:

Rio de Janeiro, 21.06.1968
Rio de Janeiro, 21.06.1968

Santiago, Chile, 30.09.1973
Santiago, Chile, 30.09.1973
Imagens do catálogo: BURGI, Sergio (org.). Evandro Teixeira: 
Chile 1973. São Paulo: IMS, 2023, p. 53 e 128.

MACKENZIE 2023: Em depoimento ao site Testemunha Ocular, o fotojornalista brasileiro Evandro Teixeira afirmou:

“Em 21 de junho de 1968, também chamado de sexta-feira sangrenta, fui cobrir uma manifestação na rua México, próxima à embaixada americana e à Cinelândia, no centro do Rio (...) Fiz três fotografias, conforme corriam em minha direção, a terceira no momento em que o estudante, sendo perseguido por dois policiais, havia sido alcançado, frações de segundo antes dele cair violentamente e bater a cabeça no meio-fio (...) Pude ver o estudante ainda se debatendo no chão, os policiais tentaram levantá-lo, mas não conseguiram. Na minha opinião, ele morreu.”
BURGI, Sergio (org.). Evandro Teixeira: Chile 1973. 
São Paulo: IMS, 2023, p. 52.

A alternativa que melhor representa o momento histórico apresentado acima é: 

a) Ditaduras Militares na América Latina, apoiadas pelo governo dos EUA e iniciadas com golpes de Estado, como no Brasil em 1964, depondo o presidente Joao Goulart e no Chile em 1973, com a ascensão de Augusto Pinochet.

b) Golpes de Estado na América do Sul, organizadas pelos setores mais conservadores das sociedades brasileira, chilena, uruguaia e argentina. O resultado foi implementação de regimes autoritários, contrarian -do as determinações dos EUA. 

c) Regimes autoritários no Brasil e Chile, implantados por meio da violência, com o assassinato dos presidentes, democraticamente, eleitos e tomada do poder pela alta cúpula dos setores militares em ambos países. 

d) Repressão ao movimento estudantil durante os regimes ditatoriais, como aconteceu exclusivamente no Brasil e Argentina, fenômeno que não se manifestou no Chile e Uruguai. 

e) Revoluções latino americanas, levando a ascensão de lideranças populares, alinhadas ao bloco soviético, como João Goulart no Brasil e Salvador Allende no Chile, estabelecendo governos inspirados no modelo cubano.


QUESTÃO 48
MACKENZIE 2023: Sobre um importante conflito mundial, o historiador Erie Hobsbawm escreve:

“Em retrospecto, pode parecer surpreendente que esse conflito tenha mobilizado instantaneamente as simpatias da esquerda e da direita na Europa e nas Américas (...) A ideia de que todos os partidos deviam formar uma frente única eleitoral contra a direita fazia sentido para uma esquerda que não sabia muito bem o que fazer. Mesmo os anarquistas, naquele seu último bastião no mundo, se inclinavam a pedir a seus seguidores que praticassem o vício burguês de votar numa eleição, que até então haviam rejeitado como indigno de um verdadeiro revolucionário.” 
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX. 
São Paulo: Cia das Letras, 2001 p. 157-158 

O conflito tratado no excerto acima é 

a) A Guerra Civil Espanhola (1936-1939), conflito que opôs as forças de esquerda, organizadas na Frente Popular e os simpatizantes do fascismo, reunidos no Movimento Nacional, liderados por Francisco Franco.

b) A Revolução Russa (1917), processo político que inaugura a experiência socialista no século XX com a retirada dos Romanov do poder e a organização de um governo baseado nos conselhos de trabalhadores. 

c) A Revolução Constitucionalista de 1932, movimento armado liderado por São Paulo na tentativa de derrubar o presidente Getúlio Vargas do poder e recuperar o protagonismo paulista na política brasileira.

d) A Revolução Iraniana (1979), os iranianos, liderados pelo Aiatolá Khomeini, foram às ruas exigir a derrubada da monarquia dirigida pelo Xá Reza Pahlevi, importante aliado do governo norte-americano. 

e) A Guerra da Coreia (1950-1953), conflito que marcou o início da Guerra Fria com a influência soviética na parte norte e influência norte-americana na parte sul da península coreana, resultando numa nova experiência socialista.


QUESTÃO 49
MACKENZIE 2023: “Para o mercador, o meio tecnológico sobrepõe um tempo novo mensurável, quer dizer, orientado e previsível, ao tempo eternamente recomeçado e perpetuamente imprevisível do meio natural. (...) o mercador descobre o preço do tempo na mesma altura em que explora o espaço, pois para ele a duração essencial é a de um trajeto.”
(GOFF, Jacques Le. Para um novo conceito de Idade Média: Tempo,
Trabalho e Cultura no Ocidente. Lisboa, Ed Estampa: 1980.) 

“Na concepção global do mundo, entre os africanos, o tempo é o lugar onde o homem pode, sem cessar, lutar pelo desenvolvimento de sua energia vital. Tal é a dimensão principal do “animismo” africano em que o tempo é o campo fechado e o mercado no qual se confrontam ou negociam as forças que habitam o mundo. 

Defender-se contra qualquer diminuição de seu ser, desenvolver a saúde, a forma física, a extensão de seus campos, a grandeza de seus rebanhos, o número de filhos, de mulheres, de aldeias, este é o ideal dos indivíduos e das coletividades.” 
(HAMA, Boubou. KI-ZERBO, J. Lugar da história na sociedade 
africana. cap. 2 IN. História geral da Africa, I: Metodologia e préhistória da Africa / editado por Joseph Ki-Zerbo. – 2.ed. rev. — 
Brasília: UNESCO, 2010. 992 p.)

Considerando os dois excertos acima, que tratam de duas visões diferentes a respeito da relação homem x tempo, considere as afirmativas abaixo. 

I. Já na Baixa Idade Média, com o Renascimento Comercial, fundamenta-se a ideologia com relação ao conceito do tempo para o mundo moderno, pautada nas relações econômicas e no lucro. 

II. Em África, o tempo não é linear e permite ao ser humano uma conexão com sua comunidade e ancestralidade, sendo que o passado, ao se interligar com o presente, justifica-o. 

III. A chegada ao continente africano pelos europeus e sua concepção de acumulação monetária em relação ao tempo, abalaram a cultura africana. Hoje, corre-se o risco de uma enorme alienação africana, ao invés de serem coautores em um progresso global. 

Assinale 

a) se somente a I estiver correta. 
b) se somente a II estiver correta. 
c) se somente a III estiver correta 
d) se somente a I e II estiverem corretas. 
e) se todas estiverem corretas.


QUESTÃO 50
MACKENZIE 2023: “De tal modo a nossa cidade se distanciou dos outros homens, no que toca ao pensamento e à palavra, que os seus alunos se tornaram mestres dos outros, e o nome de Gregos já não parece ser usado para designar uma raça, mas uma mentalidade, e chamam-se Helenos mais os que participam da nossa cultura do que os que ascendem a uma origem comum.”
(Isócrates, orador ateniense, Panegírico. 
Citado por FREITAS, Gustavo, pag. 78) 

O trecho do discurso, acima, demostra o orgulho grego perante as demais civilizações e culturas da Antiguidade. 

De acordo com o texto acima, isso se devia 

a) à superioridade grega na Arquitetura, como demostra o Parthenon e esculturas, com uma visão idealizada do homem e da natureza. 

b) por serem os idealizadores do teatro e da poesia épica, em que nessa criação literária se ergue sempre o herói vencedor. 

e) à diligência com os acontecimentos e fatos históricos, indicando-os, embora ainda não de uma maneira científica, mas documental. 

d) à utilização do pensamento lógico e racional para compreensão do mundo, diferenciando-os dos demais povos. 

e) à mentalidade politeísta que permitia que cada cidade-estado tivesse seu próprio templo e cultuasse sua divindade.


QUESTÃO 51
MACKENZIE 2023: A execução pelo governo de Getúlio Vargas de Olga Prestes, esposa de Luís Carlos Prestes, então Secretário-Geral do Partido Comunista Brasileiro, durante o Estado Novo (1937-1945), está associada à ascensão do nazifascismo na Europa. 

A relação entre o governo do Brasil e essa ideologia revela-se no fato de que 

I. o Estado Novo apoiava-se em um único partido político voltado para a mobilização ideológica dos trabalhadores. 

II. o governo, por meio de instrumentos repressivos, assumiu um caráter totalitário, exercendo o controle sobre a vida privada de todos os seus cidadãos. 

III. o Estado Novo direcionou as atividades culturais, exaltando valores, como o trabalho, a juventude e a raça. 

IV. a legislação trabalhista brasileira e os direitos, dados nessa época ao trabalhador pelo regime, foram inspirados na Carta del Lavoro. 

Assinale a alternativa correta 

a) se I e II estiverem corretos. 
b) se II, III e IV estiverem corretos. 
c) se III e IV estiverem corretos.
d) se I e IV estiverem corretos. 
e) se I, II e III estiverem corretos.


QUESTÃO 52
“E aquela Ilha Velha não roubou ninguém 
Pais de pouca letra só nos fez um bem 
Um Big-Bem 
Ben-Ben 
Nos deu Luz (ah!) 
Tirou ouro (oh!) 
Nos deu trem(ah!) 
Mas levou nosso tesouro.”
(trecho da música O subdesenvolvimento, de Carlos Lyra e 
Francisco de Assis, década de 60). 

MACKENZIE 2023: A emancipação política da América Latina não veio acompanhada de um processo de ruptura com as estruturas herdadas do período colonial, especialmente, no que tange ao aspecto econômico. Assinale a assertiva que identifique o país que se vincula à expressão “Ilha Velha”, assim como, o sentido histórico e nacionalista da afirmação: “levou o nosso ouro”. 

a) Portugal, pois a metrópole europeia com seus tributos e taxações, somente fez extorquir nossas riquezas, estabelecendo aqui um sistema colonial favorável metrópole lusitana. 

b) Espanha, que dividiu seus territórios americanos em vice-reinados, para melhor administrá-los e evitar o contrabando do ouro e sonegação de impostos, devidos à Coroa. 

c) Península Ibérica, pois os autores englobam os dois países europeus, que dominaram a América Latina e impuseram sobre suas colônias o pacto colonial, visando, unicamente, a seus interesses mercantilistas. 

d) Inglaterra, que com a assinatura da Carta régia de 1808, permitia a abertura dos portos às nações amigas de Portugal, passou a transportar o ouro brasileiro para a Europa. 

e) Inglaterra, que desde a emancipação das nações latino americanas estreitou os laços da dependência econômica já existentes, seja pelos empréstimos bancários, venda de manufaturados ou instalação de serviços.


QUESTÃO 53
MACKENZIE 2023: No contexto das invasões bárbaras do século X, os bispos da província de Reims registraram: “Só há cidades despovoadas, mosteiros em ruínas ou incendiados, campos reduzidos ao abandono. Por toda parte, os homens são semelhantes aos peixes do mar que se devoram uns aos outros.”

Naquele tempo, as pessoas tinham a sensação de viver em uma odiosa atmosfera de desordens e de violência. O feudalismo medieval nasceu no seio de uma época conturbada. Em certa medida, nasceu dessas mesmas perturbações. 
Adaptado de Mare Bloch, “A sociedade feudal”. 
Lisboa: Edições 70, 1982, p. 19. 

Sobre o feudalismo, assinale a alternativa incorreta: 

a) Uma das maiores contribuições dos povos germânicos para a concretização do feudalismo foi no campo das leis, em que o sistema de direito se baseava no direito consuetudinário, isto é, nos antigos costumes herdados dos antepassados. 

b) A sociedade feudal era composta por três camadas fixas, sendo elas os sacerdotes, os guerreiros e os trabalhadores. Sua divisão erajustificada com argumen tos religiosos e legitimada pelos representantes da Igreja Católica. 

c) O servo não era um trabalhador livre, mas também não era um escravo. Estava ligado à terra, não podendo ser retirado para ser vendido e deveria pagar, regular -mente, impostos compulsórios para a nobreza local. 

d) O vassalo de um suserano era coagido a pagar as obrigações feudais, ou seja, devia ao senhor uma parte de toda sua produção agrícola e deveria se deslocar, alguns dias da semana, para o trabalho nas terras senhoriais.

e) As relações de suserania e vassalagem consistia no ato de um senhor doar terras a outro senhor em troca de alguns favores e obrigações, o nobre que doava a terra era o suserano e o que recebia era o vassalo.


GEOGRAFIA

QUESTÃO 54
MACKENZIE 2023: Crise energética reacendeu indústria do carvão na Alemanha
A Alemanha pretende se tornar neutra em carbono até 2045. Em 2020, o país anunciou que pararia de queimar esse vilão do clima, gradualmente desativando suas usinas movidas a carvão até 2028.
(PLADSON, Kristie. Portal DW. Acesso em 27/03/2023.)

Privada do acesso à grande parte dos seus recursos energéticos importados, a Alemanha irá reavaliar sua política energética retomando suas velhas indústrias locais de carvão. Em 2022, o governo decidiu resgatar algumas usinas termelétricas e estender a vida útil de várias outras que seriam fechadas. 

A contradição das informações acima se justifica 

a) pela queda na produção mundial dos combustíveis fósseis, substituindo fontes energéticas poluentes pelas alternativas em grande parte do mundo. 

b) pela crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19, desencadeando uma nova forma de se relacionar com a produção energética. 

c) pelo aumento das taxas de crescimento vegetativo alemão, em que – em um futuro próximo – terão que expandir a produção energética, devido ao aumento populacional no país. 

d) pela guerra da Ucrânia que desencadeou uma crise energética na Europa, pela queda na importação do gás natural russo.

e) pelo recente aumento do incentivo à política de natalidade do governo alemão para equilibrar o contingente demográfico do país.


QUESTÃO 55
MACKENZIE 2023: O risco de um determinado espaço sofrer com desastres é proporcional a sua vulnerabilidade local. As características socioeconômicas, ambientais e políticas dos espaços expõe suas fragilidades estruturais ou enaltecem seus planejamentos prévios quanto aos riscos dos impactos naturais.

Essas condições também refletem as capacidades locais de reverter o desastre já ocorrido e possibilitam uma maior celeridade no processo de mitigação desses fenômenos no futuro. 

A relação entre vulnerabilidade espacial e desastres nos evidencia que 

a) a dinâmica antrópica é determinante para compreen -dermos o resultado final de um desastre.

b) a intensidade física dos fenômenos é proporcional ao resultado final dos desastres. 

c) a ocupação do solo realizada pelo ser humano não intensifica os riscos e os desastres quanto efetivados. 

d) a vulnerabilidade política não pode ser associada aos riscos, uma vez que os representantes são escolhidos – em grande parte dos países – por meio de eleições em Estados democráticos. 

e) desastres naturais e fenômenos naturais (como terre -motos, ciclones e vulcanismos) devem ser associados como conceitos semelhantes.


QUESTÃO 56
MACKENZIE 2023: A cidade é a expressão mais contundente do processo de produção da humanidade. Ela nos gera um modo de viver, de pensar e de sentir que nenhum outro espaço nos proporciona, caracterizando-se pela soma dos objetos concretos com as riquezas imateriais estabelecidas. Ao mesmo tempo, a paisagem urbana é a manifestação mais evidente de um processo acelerado de desenvolvimento, tendo a contradição espacial como característica mais marcante. 
(Adaptado de CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Cidade. 
8° Ed. São Paulo: Contexto, 2008) 

No Brasil, são exemplos dessas contradições espaciais urbanas: 

a) as novas construções de condomínios fechados em áreas mais periféricas da cidade. 

b) a expansão das linhas de transporte público, principal -mente em grandes centros urbanos. 

c) as iniciativas públicas e privadas para o incremento cultural nas cidades do interior. 

d) o fomento à atividade de pesquisa e ciência nos tecnopolos espalhados pelo território.

e) a mercantilização do uso do solo nos núcleos urbanos brasileiros.


QUESTÃO 57
MACKENZIE 2023: Segundo a Agência Internacional para as Energias Renováveis, o Brasil entrou, pela primeira vez, na lista dos dez países com maior potência instalada acumulada da fonte solar fotovoltaica. O país encerrou 2022 com 24 gigawatts (GW) de poténcia operacional solar.

Com esse resultado, o Brasil assumiu a oitava colocação no ranking internacionaL Os líderes nessa produção energética são a China (392 GW anual), os EUA (111 GW anual) e o Japão (78,8 GW anual). 

Com este total de energia alternativa produzida, a energia solar passou a ser a segunda maior matriz elétrica nacional, ficando apenas atrás das usinas hidrelétricas.
(Renewable Capacity Highlights. Agência Internacional para as 
Energias Renováveis. Acesso em 22/03/2023.) 

Os motivos pelos quais levaram o Brasil a se tornar referência nessa produção estão associados 

a) à somatória das grandes usinas solares e do sistema de geração própria de pequeno e médio portes, como instalações em telhados e fachadas de edifícios.

b) a fatores naturais, como a localização integral do nosso território na zona climática tropical. 

c) a investimentos significativos do setor público na instalação de usinas solares em grande parte do território nacional. 

d) à produção das placas fotovoltaicas em tecnopolos regionais, não sendo mais necessário a importação de equipamentos para a produção dessa energia alternativa. 

e) à implementação de fontes poluidoras no resto do mundo devido à crise energética, sofrida pós pandemia, diminuindo o percentual de fontes renováveis nessas localidades.


QUESTÃO 58
Observe a imagem abaixo:
ciclone
(Ciclone Freddy atravessando a Ilha de Madagascar no sul da 
África. Meteoredtempo.com. Acesso em 22/03/2023) 

MACKENZIE 2023: O ciclone Freddy causou estragos nas comunidades de Moçambique e Madagascar ao longo do mês de março de 2023. A tempestade trouxe fortes chuvas e inundações durante vários dias.

Devido à elevada intensidade do fenômeno, mais de um milhão de pessoas foram afetadas diretamente pelo ciclone, com milhares de pessoas tendo que ser deslocadas de forma forçada. 

Os ciclones, no sul do continente africano, acontecem 

a) em zonas de baixa pressão, ocorrendo com mais intensidade nos meses de junho a outubro. 

b) em zonas de alta pressão, intensificando-se entre os meses de junho a outubro 

c) em zonas de alta pressão, ocorrendo com mais intensidade nos meses de julho a novembro. 

d) em zonas de baixa pressão, mais frequentes entre os meses de dezembro a março.

e) em zonas que independem do gradiente de pressão atmosférica, mas inevitavelmente ocorrem nos meses de dezembro a março.


QUESTÃO 59
Observe a imagem abaixo:
(VIECELI, Leonardo; GAVRAS, Douglas. Folha de São Paulo.  Acesso em 27/03/2023.)
(VIECELI, Leonardo; GAVRAS, Douglas. Folha de São Paulo. 
Acesso em 27/03/2023.) 

MACKENZIE 2023: Dez anos após a promulgação da PEC 72 (popularmente conhecida como a PEC das Domésticas), a informalidade ainda domina o mercado de trabalho no setor. De cada quatro trabalhadores dedicados a afazeres domésticos no Brasil, três atuam sem carteira assinada. O efeito desejado com a PEC não foi alcançado, pois 

a) grande parte dos trabalhadores deste setor não tem interesse em formalizar sua atividade profissional. 

b) dez anos de formalização desta categoria é pouco tempo para possibilitar uma evolução significativa em seus dados informativos. 

c) as crises econômicas enfrentadas nesse período geraram uma diminuição dos rendimentos da classe média e alta (historicamente os contratantes desses trabalhadores).

d) o gasto para a formalização de uma atividade profissional é muito maior para o contratado em relação ao contratante em grande parte das atividades profissionais urbanas. 

e) a formalização de uma atividade desencadeia inúmeros processos jurídicos e políticos que esgotaram a resistência das domésticas quanto a garantia de seus direitos ao longo dos anos.


QUESTÃO 60
MACKENZIE 2023: De acordo com um recente estudo publicacjo na revista Nature, a massa de tudo o que foi construído pelo ser humano no planeta em 2020 (massa antropogênica) superou, pela primeira vez na história, a massa conjunta dos seres vivos (biomassa)

 Seu peso seco situou-se em torno de 1,1 teratons, e o estudo não contabilizava a massa de lixo. Só para termos uma ideia, o peso de tudo o que existe hoje em Nova York, criado pelo homem é igual ao peso de todos os peixes do mundo, enquanto só a massa de plásticos existente no planeta já dobra a massa de todos os animais terrestres e aquáticos.

Outro aspecto a ser destacado é que a massa antropogênica (edifícios, carros, roupas, garrafas, etc.) em 1900 era de apenas 35 gigatons, ou seja, 3 % de seu peso atuaL Desde então, esse tipo de massa tem dobrado a cada 20 anos, chegando na atualidade – de acordo com dados dos últimos cinco anos – a um aumento anual de 30 gigatons, o que equivale a cada pessoa no planeta produzindo semanalmente seu peso em massa antropogênica.
(Fonte: Global human-made mass exceeds all living biomass, 2020. 
Acesso em 04.04.2023)

Essa constante transformação do espaço geográfico mundial corrobora com a visão de que 

a) temos, a cada momento de inovação tecnológica, menos possibilidades de alteração dos espaços mundiais, já que quase todos já foram devidamente modificados pelo homem. 

b) estamos entrando em um momento da escala de tempo do planeta, em que nos tornamos protagonistas das mudanças naturais, período esse conhecido como Antropoceno.

c) a tecnologia sempre irá desenvolver técnicas que alteram o espaço negativamente, demonstrando que as ações antrópicas vão contra a visão de equilíbrio ambiental. 

d) todas as alterações antrópicas são insignificantes, pensando na dimensão estrutural da crosta terrestre, já que representamos um volume insignificante para o planeta como um todo. 

e) não existem no mundo atual paisagens naturais em nosso espaço global. Todos os ambientesjá foram significativamente transformados e modificados pelo ser humano.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,378,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1407,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,377,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,173,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,225,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8284,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60707,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Mackenzie 2023.2 (Vestibular) com Gabarito
Prova Mackenzie 2023.2 (Vestibular) com Gabarito
Prova Mackenzie 2023.2 (Vestibular) com Gabarito e Resolução
https://1.bp.blogspot.com/-QH1O0ZmShEc/YNUNWc5Mm0I/AAAAAAACvu4/N-hKELo3I3wT2a9NnvJ20mErrbZvA_VJwCLcBGAsYHQ/s16000/mackenzie-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-QH1O0ZmShEc/YNUNWc5Mm0I/AAAAAAACvu4/N-hKELo3I3wT2a9NnvJ20mErrbZvA_VJwCLcBGAsYHQ/s72-c/mackenzie-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/09/prova-mackenzie-20232-vestibular-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/09/prova-mackenzie-20232-vestibular-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo