MACKENZIE 2023: De acordo com um recente estudo publicado na revista Nature, a massa de tudo o que foi construído pelo ser humano no planeta em 2020

MACKENZIE 2023: De acordo com um recente estudo publicado na revista Nature, a massa de tudo o que foi construído pelo ser humano no planeta em 2020 (massa antropogênica) superou, pela primeira vez na história, a massa conjunta dos seres vivos (biomassa)

 Seu peso seco situou-se em torno de 1,1 teratons, e o estudo não contabilizava a massa de lixo. Só para termos uma ideia, o peso de tudo o que existe hoje em Nova York, criado pelo homem é igual ao peso de todos os peixes do mundo, enquanto só a massa de plásticos existente no planeta já dobra a massa de todos os animais terrestres e aquáticos.

Outro aspecto a ser destacado é que a massa antropogênica (edifícios, carros, roupas, garrafas, etc.) em 1900 era de apenas 35 gigatons, ou seja, 3 % de seu peso atuaL Desde então, esse tipo de massa tem dobrado a cada 20 anos, chegando na atualidade – de acordo com dados dos últimos cinco anos – a um aumento anual de 30 gigatons, o que equivale a cada pessoa no planeta produzindo semanalmente seu peso em massa antropogênica.
(Fonte: Global human-made mass exceeds all living biomass, 2020. 
Acesso em 04.04.2023)

Essa constante transformação do espaço geográfico mundial corrobora com a visão de que 

a) temos, a cada momento de inovação tecnológica, menos possibilidades de alteração dos espaços mundiais, já que quase todos já foram devidamente modificados pelo homem. 

b) estamos entrando em um momento da escala de tempo do planeta, em que nos tornamos protagonistas das mudanças naturais, período esse conhecido como Antropoceno.

c) a tecnologia sempre irá desenvolver técnicas que alteram o espaço negativamente, demonstrando que as ações antrópicas vão contra a visão de equilíbrio ambiental. 

d) todas as alterações antrópicas são insignificantes, pensando na dimensão estrutural da crosta terrestre, já que representamos um volume insignificante para o planeta como um todo. 

e) não existem no mundo atual paisagens naturais em nosso espaço global. Todos os ambientesjá foram significativamente transformados e modificados pelo ser humano.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
b) estamos entrando em um momento da escala de tempo do planeta, em que nos tornamos protagonistas das mudanças naturais, período esse conhecido como Antropoceno.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.