MACKENZIE 2023: Para o mercador, o meio tecnológico sobrepõe um tempo novo mensurável, quer dizer, orientado e previsível

MACKENZIE 2023: “Para o mercador, o meio tecnológico sobrepõe um tempo novo mensurável, quer dizer, orientado e previsível, ao tempo eternamente recomeçado e perpetuamente imprevisível do meio natural. (...) o mercador descobre o preço do tempo na mesma altura em que explora o espaço, pois para ele a duração essencial é a de um trajeto.”
(GOFF, Jacques Le. Para um novo conceito de Idade Média: Tempo,
Trabalho e Cultura no Ocidente. Lisboa, Ed Estampa: 1980.) 

“Na concepção global do mundo, entre os africanos, o tempo é o lugar onde o homem pode, sem cessar, lutar pelo desenvolvimento de sua energia vital. Tal é a dimensão principal do “animismo” africano em que o tempo é o campo fechado e o mercado no qual se confrontam ou negociam as forças que habitam o mundo. 

Defender-se contra qualquer diminuição de seu ser, desenvolver a saúde, a forma física, a extensão de seus campos, a grandeza de seus rebanhos, o número de filhos, de mulheres, de aldeias, este é o ideal dos indivíduos e das coletividades.” 
(HAMA, Boubou. KI-ZERBO, J. Lugar da história na sociedade 
africana. cap. 2 IN. História geral da Africa, I: Metodologia e préhistória da Africa / editado por Joseph Ki-Zerbo. – 2.ed. rev. — 
Brasília: UNESCO, 2010. 992 p.)

Considerando os dois excertos acima, que tratam de duas visões diferentes a respeito da relação homem x tempo, considere as afirmativas abaixo. 

I. Já na Baixa Idade Média, com o Renascimento Comercial, fundamenta-se a ideologia com relação ao conceito do tempo para o mundo moderno, pautada nas relações econômicas e no lucro. 

II. Em África, o tempo não é linear e permite ao ser humano uma conexão com sua comunidade e ancestralidade, sendo que o passado, ao se interligar com o presente, justifica-o. 

III. A chegada ao continente africano pelos europeus e sua concepção de acumulação monetária em relação ao tempo, abalaram a cultura africana. Hoje, corre-se o risco de uma enorme alienação africana, ao invés de serem coautores em um progresso global. 

Assinale 

a) se somente a I estiver correta. 
b) se somente a II estiver correta. 
c) se somente a III estiver correta 
d) se somente a I e II estiverem corretas. 
e) se todas estiverem corretas.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
e) se todas estiverem corretas.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.