MACKENZIE 2023: A respeito da linguagem do trecho do romance Macunaíma, assinale a alternativa correta

MACKENZIE 2023: A respeito da linguagem do trecho do romance Macunaíma, assinale a alternativa correta
Texto para as questões 07 e 08.

No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma. Já na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro passou mais de seis anos não falando. Si o incitavam a falar exclamava: 

— Ai! Que preguiça!... 

E não dizia mais nada. Ficava no canto da maloca, trepado nojirau de paxiúba, espiando o trabalho dos outros e principalmente os dois manos que tinha, Maanape já velhinho e Jiguê na força do homem. O divertimento dele era decepar cabeça de saúva. Vivia deitado mas si punha os olhos em dinheiro, Macunaíma dandava pra ganhar vintém. E também espertava quando a família ia tomar banho no rio, todos juntos e nus. Passava o tempo do banho dando mergulho, e as mulheres soltavam gritos gozados por causa dos guaiamuns diz-que habitando a água-doce por lá. No mocambo si alguma cunhatã se aproximava dele pra fazer festinha, Macunaíma punha a mão nas graças dela, cunhatã se afastava. Nos machos guspia na cara. Porém respeitava os yelhos, e frequentava com aplicação a murua a poracé o torê o bacororô a cucuicogue, todas essas danças religiosas da tribo.

QUESTÃO 08
MACKENZIE 2023: A respeito da linguagem do trecho do romance Macunaíma, assinale a alternativa correta.

a) A linguagem é concisa, mecânica, marcada também pela objetividade, remetendo a clássicos como Vidas Secas, de Graciliano Ramos. 

b) É linguagem típica da literatura contemporânea, haja visto Macunaíma ter sido publicado em la. edição no ano de 2020. 

c) A linguagem nos remete aos efeitos do humor, do mágico e da sátira. Seu vocabulário é marcado pela presença de palavras indígenas. 

d) Resgatando herança do Naturalismo no romance brasileiro, Macunaíma constrói uma linguagem positivista e permeada de termos científicos. 

e) A linguagem é na verdade a de um poema, com estrutura textual em forma de versos. Mário de Andrade utilizou, também, rima e metrificação nesses dois parágrafos.

RESOLUÇÃO:
Em Macunaíma, nota-se que a linguagem também incorpora vocabulário de origem indígena, como exemplifica o nome do protagonista e palavras como “tapanhumas”, “ cunhantâ”, entre outras. Há um tom de humor e de sátira, na caracterização do “ herói sem nenhum caráter”. O elemento mágico é notado na cosmovisão primitiva, que transforma a realidade objetiva de acordo com a vontade interior.

GABARITO:
c) A linguagem nos remete aos efeitos do humor, do mágico e da sátira. Seu vocabulário é marcado pela presença de palavras indígenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo