UPE 2023: Conforme o Texto 2, Pinóquio queria ser um “menino de verdade”. Isso significa que ele queria ser um menino

Texto 2
As aventuras de Pinóquio

Pinóquio, primeiro boneco falante da literatura, é um boneco de madeira esculpido por um entalhador chamado Gepeto, um pobre e solitário carpinteiro que, cansado da solidão, fabrica um boneco de madeira que tem seu nariz aumentado toda vez que mente. Pinóquio é um menino travesso que, embora tenha bom coração, não consegue resistir às tentações que encontra em seu caminho. 

As Aventuras de Pinóquio relata as peripécias desse boneco de madeira, decidido em sua busca para se tornar um menino de verdade. A história de Pinóquio narra sua evolução de simples boneco para merecedor da condição de "ser humano” que, em seu percurso de transformação, não só descobre as belezas do mundo, mas também aprende a enfrentar os problemas da vida. 

Assim, a vida de Pinóquio se divide entre ser bem-comportado e se divertir, entre cumprir os deveres e descobrir o mundo, entre falar a verdade e mentir. 

Pinóquio, na verdade, quer e precisa deixar de ser uma marionete! Marionete!!! Mas, afinal, o que significa ser uma marionete? Um boneco totalmente controlado por uma pessoa para entretenimento de adultos e crianças. 

Mas Pinóquio não se contenta com o mundo que Gepeto lhe oferece. Ele deseja superar suas limitações e garantir uma relativa e necessária independência em relação a Gepeto. Portanto, o destino de Pinóquio é o de todo homem: libertar-se! 

Desde a sua publicação, o livro de Pinóquio tem sido traduzido para os mais diferentes idiomas e deixa diversas lições que, por mais que sejam óbvias, é inegável que são mensagens atuais: não mentir, porque o nariz cresce! O esforço de Pinóquio em converter-se num menino pra valer tem muito a ensinar não só ao leitor infanto-juvenil, como também a todos que querem se tornar pessoas melhores. Certamente o leitor fará uma viagem inesquecível ao acompanhar As Aventuras de Pinóquio que erra, sofre e se transforma para deixar de ser um boneco de madeira e tornar-se um menino de verdade: gente! 
Disponível em: https://livrospralerereler.blogspot.com/2011/04/
as-aventuras-de-pinoquio.html Acesso em: 15 ago. 2022. Adaptado. 

QUESTÃO 13
UPE 2023: Conforme o Texto 2, Pinóquio queria ser um “menino de verdade”. Isso significa que ele queria ser um menino

a) bem esperto.
b) sem controle.
c) de maior idade.
d) com vontade.
e) pra valer.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
e) pra valer.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.