UPE 2023: Leia a seguir três trechos de poemas de Hesíodo (750 — 650 a.C.), um dos mais importantes poetas da literatura grega antiga

UPE 2023: Leia a seguir três trechos de poemas de Hesíodo (750 — 650 a.C.), um dos mais importantes poetas da literatura grega antiga.

I. “Reia submetida a Crono pariu brilhantes filhos: Héstia, Deméter e Hera [...] o forte Hades [..] o troante Treme-Terra (Posêidon) [...] e o sábio Zeus, pai dos Deuses e dos homens, sob cujo trovão até a ampla terra se abala” (Teogonia, 453-458).

II. “Primeira de ouro a raça dos homens mortais criaram os imortais que mantêm olímpicas moradas. Eram do tempo de Cronos, quando no céu este reinava” (Os Trabalhos e os Dias, 108-111).

III. “Agora cantem sobre a tribo das mulheres, musas olímpicas de voz doce, filhas de Zeus portador da égide, aquelas que eram as melhores naqueles dias [...] e soltaram seus cintos [...] misturando-se aos deuses [...]” (O catálogo das mulheres).

Sobre esses trechos, assinale a alternativa CORRETA.

a)  Todos eles representam mitos, ou seja, narrativas metafóricas da realidade.

b) A invocação às musas é um elemento indispensável à composição mito gráfica.

c) A sociedade misógina da Grécia não aceitava mulheres em sua mitologia.

d) Mitos atêm-se à descrição do surgimento dos seres divinos, a chamada teogonia.

e) Só o último trecho é um mito, pois há efetiva interação entre deuses e humanos.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
a)  Todos eles representam mitos, ou seja, narrativas metafóricas da realidade.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.