UPE 2023: O leitor pode encontrar, ao longo do Texto 1, algumas marcas linguísticas que mostram a posição do autor em relação às ideias que ele apresenta no texto

Texto 1

O desafio de ser jovem na sociedade atual

Juventude é uma fase da vida em que experienciamos um mix de sensações: a relação com a família, aspectos sentimentais, questões de trabalho e educação, dentre outras. Os jovens da atualidade também têm o pensamento lógico apurado, são autodidatas e responsáveis. Vivendo de forma pragmática, eles vivem em busca de satisfazer suas necessidades financeiras e pessoais. É a famosa “Geração Z”!

Também chamados de nativos digitais, quem nasceu nessa geração tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática. São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível. Por outro lado, é uma geração que não costuma criar muitos vínculos duradouros com as pessoas. Eles aprenderam a relacionar-se pelas redes sociais e por aplicativos, e evitam sair de casa. Quando podem, usam serviços delivery para não precisarem sair.

Aptos a serem agentes ativos da transformação do cenário atual, precisando que sua voz seja ouvida, entre as principais aflições dos jovens está o desemprego. Afinal de contas, muitos terminam seus estudos e precisam esperar muito tempo até conseguirem entrar no mercado de trabalho, sendo essa uma dificuldade que já acontecia antes do Coronavírus.

De acordo com especialistas, para o pós-pandemia, é necessário que os jovens adquiram novas habilidades para que, de fato, não acabem se tornando uma geração perdida. Entre as competências mais relevantes para o mercado do futuro, os pesquisadores citam: curiosidade, protagonismo, liderança, resiliência, autoconhecimento, inteligência emocional, proatividade.

As transformações tecnológicas dão aos jovens a possibilidade de um futuro promissor, mas eles ainda encontram obstáculos. Muitos tiveram dificuldades em manter o ânimo e a concentração durante as aulas on-line, além da falta de computador e de internet que, infelizmente, fez parte da realidade de muitos. Entre os desafios, promover aprendizagem ativa é uma das estratégias para engajar os estudantes. Isso porque, durante a pandemia, dados da Unicef mostraram um cenário assustador: o percentual de alunos desmotivados, de acordo com a percepção de pais ou responsáveis, passou de 46% em maio para 51% em julho; e, com o tempo, mais estudantes passaram a ter dificuldades na rotina estudantil, passando de 58% para 67% no mesmo período.

Entre os desafios de ser jovem na sociedade atual, há, também, preocupações sobre o envolvimento com questões sociais e políticas. Um estudo da Box 1824 mostrou que 63% dos jovens da Geração Z defendem toda causa ligada à identidade das pessoas (gênero, etnia e orientação sexual, porexemplo). Pela internet, eles podem se manifestar livremente e expor suas opiniões sobre temas importantes, como movimentos contra homofobia, racismo, machismo, xenofobia, entre outros.

Conectados, eles são os principais responsáveis em organizar de forma on-line eventos e passeatas, a fim de buscar respostas para a falta de perspectiva dos jovens, criando redes de ativismo, e ainda mobilizar movimentos que saem das telas e ocupam as ruas. Segundo uma pesquisa do Think WithGoogle, 85% dos jovens da Geração Z disseram estar dispostos a doar parte do seu tempo paraalguma causa.

O contato com trabalhos sociais, além de fortalecer os jovens como sujeitos de direito, forma esses jovens, capacitando-os e transmitindo valores éticos nas atitudes do dia a dia, para que eles se reconheçam como cidadãos globais e aptos a serem protagonistas na transformação de um mundo melhor.
Disponível em: https://institutobhfuturo.com.br/o-desafio-de-ser-jovem-na-sociedade-atual.
Acesso em 19.set.22. Adaptado.

QUESTÃO 05
UPE 2023: O leitor pode encontrar, ao longo do Texto 1, algumas marcas linguísticas que mostram a posição do autor em relação às ideias que ele apresenta no texto. Uma dessas marcas está destacada em: 

a) “Os jovens da atualidade também têm o pensamento lógico apurado, são autodidatas e responsáveis.”

b) “São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível.”

c) “Muitos tiveram dificuldades em manter o ânimo e a concentração durante as aulas on-line, além da falta de computador e de internet que, infelizmente, fez parte da realidade de muitos.”

d) “Pela internet, eles podem se manifestar livremente e expor suas opiniões sobre temas importantes, como movimentos contra homofobia, racismo, machismo, xenofobia, entre outros.”

e) “O contato com trabalhos sociais, além de fortalecer os jovens como sujeitos de direito, forma esses jovens, capacitando-os e transmitindo valores éticos nas atitudes do dia a dia”.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
c) “Muitos tiveram dificuldades em manter o ânimo e a concentração durante as aulas on-line, além da falta de computador e de internet que, infelizmente, fez parte da realidade de muitos.”

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.