UPE 2023: Podemos perceber qual é o assunto principal de um texto prestando atenção às suas palavras

Texto 1
Jornalistas contam o que é notícia e por que escolheram a profissão
Marcella Franco

Sempre que alguém decide que, quando crescer, quer ser jornalista, uma das primeiras coisas que essa pessoa ouve é a história de um cachorro. Na primeira parte da narrativa, o cãozinho morde um homem. Na segunda, é o homem que morde o cãozinho. Mas que raios um bicho meio maluco tem a ver com jornalismo?

É que os professores das faculdades usam essa fábula — na verdade, uma frase dita pelo jornalista americano Charles Dana, que morreu em 1897 — para explicar o que é uma notícia. 

Eles dizem que, quando um animal ataca uma pessoa, não há novidade nenhuma, mas que, quando acontece o contrário, aí, sim, temos uma notícia importante.

No dicionário, uma notícia significa muitas coisas. Entre elas, a informação de algo que acabou de acontecer. Mas, principalmente, a gente costuma chamar de notícia o que é publicado em um jornal, na TV, no rádio, nas revistas e nos grandes portais.

E sabe quem publica uma notícia? Eles mesmos, os jornalistas e as jornalistas. “Escolhi o jornalismo porque sempre curti me comunicar, e por ter o sonho de poder construir um mundo melhor”, conta Maju Coutinho, apresentadora da TV Globo. No seu trabalho, Maju apresenta as notícias conseguidas por uma equipe de repórteres, que são aqueles jornalistas que entrevistam pessoas e que, na televisão, sempre aparecem segurando um microfone. Para Maju, é preciso que o jornalista tenha várias qualidades: “curiosidade, vontade de aprender, humildade e clareza”.

Para Reinaldo Azevedo, colunista aqui da Folha e apresentador do programa “O É da Coisa”, na Rádio Band News FM, o fundamental para alguém virar um jornalista é gostar de ler e escrever. “Também é preciso lutar contra a injustiça”, acredita. Tio Rei, como Reinaldo é conhecido pelas crianças, tem uma boa definição para o que é notícia — e ele não usa cachorros para explicar nada. “Notícia é tudo aquilo que diz respeito à vida de muitas pessoas, ou à vida de uma pessoa que é importante para muita gente”, resume. [...]

Tatiana Vasconcellos trabalha em uma rádio, a CBN. Na visão dela, uma notícia é uma coisa que aconteceu, e que foi “tratada” por um jornalista. [...] Tati acha importante que crianças e jovens se envolvam com o noticiário do dia, para saber o que está acontecendo no mundo em que vivem. “E principalmente porque, quanto mais bem informados estamos, menos acreditamos em mentiras que espalham por aí. Cada vez mais mentiras têm sido espalhadas com a intenção de enganar as pessoas. O jornalismo profissional é uma fonte segura contra essas mentiras”, diz. [...]

Tati, Reinaldo e Maju — e também grande parte dos jornalistas profissionais — estão preocupados com as chamadas fake News. [...] “Todo mundo precisa saber sempre quem dá a notícia para não ser enganado por falsas informações, que são as chamadas fake News”, diz Tio Rei. “Por isso, vale procurar pelos veículos de comunicação profissionais. Por que não começar pela Folhinha?”, convida ele.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2021/01/jornalistas-contam-o-que-e-noticia-e-por-que-escolheram-a-profissao.shtml. 
Acesso em: 02 ago. 2022. Adaptado.

QUESTÃO 01
UPE 2023: Podemos perceber qual é o assunto principal de um texto prestando atenção às suas palavras. No Texto 1, por exemplo, as duas palavras que indicam o assunto são

a) “crescer” e “história”. 

b) “faculdades” e “fábula”. 

c) “dicionário” e “gente”.

d) “notícia” e “jornalismo”.

e) “crianças” e “jovens”.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
d) “notícia” e “jornalismo”.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.