Prova Tecnologia em Agronegócio ENADE 2010 com Gabarito

Prova Tecnologia em Agronegócio ENADE 2010 com Gabarito
ENEM - Indagação

Prova Tecnologia em Agronegócio ENADE 2010 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 10 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11
ENADE 2010: Para Davis e Goldberg (1957), o agronegócio é a soma total das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles.
DAVIS, 4. 6 GOLDBERG, R. A concept of agribusiness.
Harvard Uriversity Press, 1967 (com adaptações).

Seguindo a lógica conceitual apresentada pelos autores, conclui-se que

A) a agricultura deve ser abordada de maneira indissociada dos outros agentes responsáveis por todas as atividades que garantiriam a produção, transformação, distribuição e consumo de alimentos.

B) as atividades relativas ao agronegócio estão isoladas e dispersas ao longo de uma extensa rede de agentes econômicos, que vão desde a produção de insumos, à transformação industrial até a armazenagem e a distribuição de produtos agrícolas e derivados.

C) a economia dos negócios rurais passa a ser analisada como composta por setores isolados que fabricam insumos, processam os produtos e os comercializam, o que implica na ideia de cadeia produtiva, com seus elos entrelaçados e sua interdependência.

D) o agronegócio deve ser visto a partir de uma perspectiva sistêmica, com as atividades agrícolas funcionando como um núcleo de um sistema econômico interligado tanto pelo provimento de insumos, quanto pelo processamento, transformação e distribuição das produções.

E) o funcionamento das atividades do agronegócio assemelha-se a um núcleo de um sistema econômico interligado com setores a jusante (provimento de insumos, máquinas e implementos para a produção) e com setores a montante (processamento, transformação e distribuição das produções e serviços associados ao agronegócio).


QUESTÃO 12
ENADE 2010: Segundo Mendes e Padilha (2007), quando há um grande número de vendedores, os produtos são relativamente homogêneos e a principal restrição à entrada de novas empresas na indústria é a necessidade de capital.

O produtor de soja do Rio Grande do Sul, por exemplo, leva seu produto à indústria e aceita o preço fixado, vigente. [...] à medida que o produto vai passando por estágios ou fases do sistema de comercialização, começa a afastar-se das condições de competição pura. O industrial altera a forma do produto (o qual deixa de ser homogêneo), coloca uma marca de fábrica, cria uma imagem para o produto por meio da propaganda, e negocia um preço.
MENDES, |. T.G; PADILHA 3.6. Agronegócio: uma abordagem econômica.
São Pauio: Prentice Hall 2007, p.16 (com adaptações).

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.

A) O nível de industrialização dos produtos é determinado pela estratégia de marcação (branding).

B) Competição pura é sinônima de concorrência perfeita e acontece quando o produto é homogêneo e o número de vendedores e de compradores é pequeno.

C) As barreiras à entrada de novas empresas no sistema são determinadas pela sua capacidade financeira e competência ou habilidade para a negociação dos preços.

D) O sistema de comercialização é composto por fases ou etapas. Em cada fase, observa-se um maior nível de homogeneização do produto e das restrições impostas pelo valor adicionado pela marcação.

E) Ao longo da cadeia que compõe o sistema de comercialização, o poder de barganha dos participantes do sistema se altera a favor das empresas que adicionam valor aos seus produtos com estratégias de marcação (branding).


QUESTÃO 13
ENADE 2010: O agronegócio apresenta significativa participação no comércio exterior brasileiro. Em 2009, as exportações relativas ao agronegócio somaram US$ 64,8 bilhões, o que representa 42,5% do total das exportações do país. Commodities como soja e seus derivados, cames, açúcar, álcool, produtos florestais e café foram os principais produtos exportados em 2009 pelo setor, totalizando US$ 50,2 bilhões. A tabela abaixo apresenta a balança comercial brasileira e a balança comercial do agronegócio entre os anos de 2000 e 2009.

indagacao

A partir das informações acima, avalie as afirmativas que se seguem.

I. Em 2009, as exportações do setor do agronegócio foram compostas principalmente de produtos de alto valor agregado.

II. Em relação ao total das exportações brasileiras, a participação das exportações relativas ao agronegócio aumentou 3,1 vezes entre 2000 e 2009.

III. Entre 2002 e 2004, no que se refere ao agronegócio, a taxa anual média de variação do valor das exportações foi superior à taxa anual média de variação do valor das importações.

IV. No período de 2003 a 2006, a variação do valor das exportações relativas ao agronegócio foi inferior à variação do valor total das exportações brasileiras. 

V. Na hipótese de não se considerar a contribuição do agronegócio para o comércio exterior brasileiro, o saldo total da balança comercial seria negativo no triênio 2007-2009.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I, II e V.
C) I, III e IV.
D) III, IV e V.
E) II, III, IV e V.


QUESTÃO 14
ENADE 2010: A análise tem a intenção de identificar a vulnerabilidade do sistema agrícola brasileiro e sua fragilidade diante das mudanças climáticas. É fundamental a capacidade de adaptação à mudança global de clima, utilizando “novos princípios” que, basicamente, seriam: a adoção do princípio da precaução, evitando-se risco de um dano sério e irreversível, mesmo na ausência da completa certeza científica; a adoção do desenvolvimento econômico sustentável, e, no caso brasileiro, a adoção do comércio de emissões de carbono como base de discussões comerciais.
ASSAD, ED. PINTO, H. : ZULLO JUNIOR, 4; MARIN, F. Mudanças climáticas
e agricuítura: uma abordagem agrcimelológica. In: GUEDES, | MR. Mudanças. c
lmábcas globais e a produção de hortaliças. Brasila: Embrapa 
InformaçãoTecnológica. 2009 p 25.

Para adaptar o sistema agrícola brasileiro às mudanças climáticas que atingem o nosso planeta, é necessário que as atuais culturas sejam preparadas para

I. a tolerância ao calor para todo o Brasil.

II. a sobrevivência em ambientes alagados.

III. a tolerância à seca para as regiões Sul e Nordeste.

IV. a sobrevivência em ambientes artificiais que amenizem as baixas temperaturas.

V. o manejo do solo, buscando aumentar a capacidade de conservação das águas.

Estão de acordo com o pensamento dos autores apenas os itens

A) I, II e IV.
B) I, II e V.
C) I, III e V.
D) II, III e IV.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 15
ENADE 2010: A Lei nº 11.326/2006, que delimita a agricultura familiar, caracteriza um segmento formado por 4,2 milhões de estabelecimentos (84,4% do total), que ocupam 24,3% da área total e empregam 74,4% da mão de obra rural, respondem por 10% do PIB do país e 40% do PIB da agropecuária e são responsáveis pela produção de uma parcela significativa dos alimentos.

O gráfico a seguir indica a participação da agricultura familiar na geração do Valor Bruto da Produção (VBP) de produtos agropecuários selecionados. As atividades em que a participação da agricultura familiar é maior possuem características específicas de seu processo produtivo.

INDAGACAO

Com base nessas informações, assinale a opção que indica as características do processo produtivo agropecuário das atividades em que a agricultura familiar apresenta diferenciais positivos de competitividade.

A) Uso intensivo do fator terra e forte mecanização das atividades.

B) Alta produtividade por unidade de área e tecnologia de elevado padrão.

C) Uso intensivo do fator trabalho e reduzido custo da mão de obra familiar.

D) Elevado grau de profissionalização e inovação tecnológica permanente.

E) Alta produtividade por unidade de trabalho e padrão de qualidade dos produtos.


QUESTÃO 16
ENADE 2010: Os 4,2 milhões de estabelecimentos correspondentes à agricultura familiar, embora sejam responsáveis pela produção de uma parcela significativa dos alimentos, apresentam índices médios de produtividade, por unidade de área, inferiores ao segmento da agricultura não familiar e níveis de rendimento econômicos muito baixos, de acordo com os dados do Censo Agropecuário de 2006.

Nesse contexto, assinale a opção que apresenta a iniciativa que os agricultores deveriam tomar para modificar esse quadro desfavorável e melhorar seus resultados econômicos,

A) Introduzir novas linhas de produção, superando a lógica de produção para a subsistência e conquistando fatias do mercado nacional e internacional.

B) Comprar máquinas e equipamentos modernos para reduzir sua dependência em relação à mão de obra familiar.

C) Buscar a qualificação profissional, com capacitação técnica e gerencial, para viabilizar seu acesso aos mecanismos de crédito rural, à assistência técnica e à comercialização.

D) Adquirir sementes de boa qualidade, matrizes de alto potencial genético e insumos modernos para elevar a produtividade física.

E) Estimular o êxodo rural dos filhos jovens e sua requalificação para ingresso no mercado de trabalho dos grandes centros urbanos.


QUESTÃO 17
ENADE 2010: Um dos benefícios que a empresa pode obter na padronização dos seus processos produtivos é a redução de custos de transação entre os agentes, o que favorece economias de escala.

PORQUE

Ao reduzira variedade de produtos ofertados, a concorrência tende a ser balizada pela variável preço.

Analisando essas asserções, assinale a alternativa correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 18
ENADE 2010: Abovinocultura de corte está inserida entre os segmentos mais importantes no agronegócio brasileiro. O peso dos animais é uma característica importante na produção de bovinos e, via de regra, é associado à melhor qualidade da came. Hipoteticamente, um experimento foi desenvolvido para comparar dois tipos de suplementos minerais e vitamínicos A e B, em bovinos de corte da raça nelore.

Um pecuarista utilizou 20 animais em idade e peso semelhantes e a característica observada foi o peso médio aos 300 dias. Para decidir qual o melhor suplemento a ser utilizado em todo o rebanho, um profissional de agronegócio escolheu, aleatoriamente, um bovino de cada grupo e decidiu pelo tratamento que foi empregado no animal de maior excesso relativo de peso.

Peso médio e desvio médio em kg
indagacao

Com base em alguns dados coletados por um assistente, apresentados no quadro acima, e sabendo que os animais selecionados que receberam os suplementos dos tipos À e B têm, respectivamente, 251 kg e 260 kg, o excesso relativo de peso do animal do grupo A foi igual

A) a 1,5.

B) a 2,5.

C) ao excesso de peso apresentado pelo animal do grupo B.

D) ao triplo do excesso relativo de peso do animal do grupo B.

E) ao dobro do excesso relativo de peso do animal do grupo B.


QUESTÃO 19
ENADE 2010: A empresa rural, em sentido técnico e econômico, pode ser entendida como a reunião eficaz e oportuna dos três fatores de produção (terra, capital e trabalho), com vistas à exploração de empreendimentos agropecuários, cujos produtos têm por objetivo satisfazer necessidades de consumo em massa.
SCAFF, F.C. Aspectos fundamentais da empresa sgrária. São Paulo: "Malheiros 1907.

A característica principal da empresa rural é

A) ter o lucro por finalidade.

B) ser de natureza privada.

C) estar desobrigada da função social.

D) ser constituída sob a forma de pessoa jurídica.

E) explorar qualquer área de imóvel rural, desde que de propriedade do empresário.


QUESTÃO 20
ENADE 2010: Um dos grandes desafios dos gestores de cooperativas é compatibilizar os interesses da maioria com a necessidade de crescimento organizacional. De acordo com Scopinho e Martins (2003, p.133), existem dois grandes desafios na gestão de cooperativas: o de desenvolver estruturas e canais de diálogo compatíveis com as necessidades e a cultura dos cooperados e o de garantir a organicidade entre as estruturas organizacionais e os sujeitos que delas participam. Nesse sentido, o gestor deve adotar um modelo que seja capaz de enfrentar tais desafios, que se contrapõe aos tradicionalmente aceitos por outros tipos de organizações.
SCOPINHO, RA: MARTINS, A F. G. Desenvovimento organizacional e
interpessoal em cooperativas de produção soropecuána: refiexão sobre o.
método. Psicologia & Sociedade: 15 (2): 124-143: jul/dez 2002.

Qual dos modelos abaixo é adequado para atender aos desafios propostos no texto acima?

A) Adhocracia, modelo em que se enfatiza a simplificação dos processos e adaptação da gestão  à cada situação particular.

B) Heterogestão, que é a administração hierarquizada e mediada pelas relações de poder, sendo que os interesses e as necessidades da organização são determinadas por quem divide, organiza e comanda o trabalho.

C) Burocracia, sistema em que as regras hierárquicas e de conduta são definidas de forma prévia e clara, de forma a assegurar a sobrevivência, em longo prazo, da organização.

D) Gestão matricial, utilizada por organizações que mantêm diversidade de operações e produtos, admitindo a conjugação de estruturas funcionais, combinadas com estruturas por projeto.

E) Autogestão, em que cada organização desenvolve seu sistema de governança e gestão, pautado na democracia das relações de poder.


QUESTÃO 21
ENADE 2010: O associativismo agropecuário é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne um grupo de produtores rurais ou empresas rurais com o principal objetivo de superar as dificuldades e gerar benefícios comuns em nível econômico, Social ou político. Por meio da associação, os produtores e os trabalhadores rurais têm mais chances de sucesso.
SEBRAE. Disponível em: <htp:/mwwssbrascom.br>.
Acesso em: 30 ago. 2010 (com sdeptações).

Os principais fatores que influenciam o êxito do associativismo incluem

I. a liderança, o comprometimento, a busca do consenso, a visão de futuro e o espírito empreendedor.

II. os preços baixos praticados em decorrência das discussões para decisão por parte dos sócios e quotistas.

III. o controle democrático, no sentido de cumprir com os seus deveres, o poder de voto nas eleições e as compras compartilhadas.

IV. a prevalência da individualidade para a satisfação das necessidades, deixando em segundo plano as ações da coletividade.

Estão corretos apenas os fatores elencados em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.


QUESTÃO 22
ENADE 2010: A teoria econômica é dividida em dois ramos básicos que não se excluem, pelo contrário, complementam-se. O primeiro é a microeconomia, que se preocupa em estudar os elementos mais simples do sistema econômico. O segundo ramo, a macroeconomia, compõe-se de cinco mercados e preocupa-se em estudar o conjunto de consumidores e o conjunto de organizações fornecedoras de bens e serviços.
ROSSETL d.P Introdução à economia. 19. ed. São Paulo: Afs, 2002.

O autor do texto acima faz alusão a cinco mercados, sendo que um deles determina o nível de produção agregada e o nível de preços. Qual é esse mercado?

A) Mercado monetário.
B) Mercado de títulos.
C) Mercado de divisas.
D) Mercado de trabalho.
E) Mercado de bens e serviços.


QUESTÃO 23
ENADE 2010: check list de diversos sistemas de certificação ambiental existentes no mercado atual pode ser uma das ferramentas que auxiliará na montagem do plano. Também é importante lembrar que, quando comparada à maioria desses protocolos, a própria legislação brasileira é (em grande parte dos aspectos que visam à segurança ambiental) muito mais restritiva, e a área de produção adequada a ela pouco ou nada mais teria de complementar.
GEBLER, L. Gestão ambiental nas cadeias produtvas vegetais. In: GEBLER,
L: PALHARES, 4 C. (Eds). Gestão ambiental na agropecuária. Brasila:
Embrapa informação Tecnológica, 2007 (com adaptações).

Na perspectiva abordada no texto, analise os pontos que devem ser considerados na elaboração de um plano de gestão ambiental.

I. A higiene do meio ambiente

II. O controle sobre a quantidade de insumos orgânicos utilizados

III. O controle ambiental referente à água para irrigação e pulverização

IV. O manuseio de agrotóxicos e o sistema de reciclagem de embalagens

V. O manuseio de insumos orgânicos e o controle de seus efeitos no solo

Devem ser considerados apenas os pontos apresentados em

A) I e II.
B) I, III e IV.
C) II, IV e V.
D) III, IV e V.
E) I, II, III e V.


QUESTÃO 24
ENADE 2010: A implementação de um plano de negócio para a atividade agropecuária, entre outros estudos, requer uma análise de competitividade do empreendimento projetado. Primeiramente, recomenda-se analisar o ambiente externo da empresa, de modo a identificar oportunidades e ameaças. Em seguida, deve-se analisar o ambiente interno, para verificar pontos fortes e pontos fracos.
SOARES, P.F. Projeto: análise de uso e decisão. Fortaleza: GigaMédia, 2007.

Na implementação de um plano de negócio, são considerados oportunidade e ponto forte, respectivamente,

A) baixo rodizio de mão de obra e subsídio governamental.

B) clientela fidelizada e demanda reprimida pelo produto previsto.

C) adequado sistema de distribuição da produção e queda na taxa de juros.

D) mercado agrícola em franca expansão e mão de obra altamente qualificada.

E) habilidade de negociação do empresário e elevação na renda do consumidor.


QUESTÃO 25
ENADE 2010: Na produção agrícola, as etapas que mais envolvem uso de recursos financeiros e energéticos e perdas ocorrem a partir da colheita, do beneficiamento, do transporte, da comercialização e, principalmente, do armazenamento e do preparo doméstico.
CALBO,A G; AROCA S. C. Medidas pera mílgar os eíetos das mudanças cimáticas ne produção de hotaíças. 
In: GUEDES, |. MR. Mudanças climáticas globais e a. produção de hortaliças. Brasa: Emraça informação Tecnalógica 2009, p. 112.

Para contribuir com a sustentabilidade ambiental, é preciso reduzir perdas e economizar energia nas etapas de produção descritas no fragmento de texto de Calbo e Aroca (2009), reproduzido acima.

Entre os itens a seguir, avalie os que o agricultor deve usar.

I. Telhas e lages de cor branca ou pintadas
II. Conservantes que dispensam o resfriamento dos produtos
III. Exaustores eólicos
IV. Coleta de água da chuva e uso de energia solar
V. Uso de sofisticadas tecnologias importadas

Devem ser usados pelo agricultor apenas os itens

A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 26
ENADE 2010: Um criador de cavalos, das raças crioulo e mangolina, decide montar uma seguradora de cavalos de raça. A seguradora pagará o seguro em caso de morte e invalidez parcial ou permanente, mas cobrará uma taxa de acordo com a tabela abaixo. Sabe-se que a probabilidade de que um cavalo sofra uma fratura com futura morte ou invalidez é de 1%.

Taxa Cobrada e Valor do Seguro em R$
INDAGACAO


Os lucros esperados pela seguradora com as apólices de seguros dos cavalos das raças crioulo e mangolina são, respectivamente, de

A) R$500,00 e R$ 550,00.
B) R$630,00 e R$ 640,00.
C) R$720,00 e R$760,00.
D) R$810,00 e R$ 850,00.
E) R$970,00 e R$ 980,00.


QUESTÃO 27
ENADE 2010: A Lei n.º 7802, de 11/07/1989, dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e a rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências.
PAIVA, A. V. M: WENDLING, 3.1. G. Legislação pertinente à gestãoambiental na propriedade imóvel agrária. Im: GEBLER, L: PALHARES,
I, CMGestão ambiental na agropecuária. Erasila. Embrapa InformaçãoTecnológica, 2007, p 70.

O Decreto n.º 4 074/02, de 8/01/2002, que regulamenta a referida Lei, determina que os agrotóxicos só podem ser comercializados diretamente com o usuário mediante a apresentação de receituário emitido por profissional legalmente habilitado. Quais informações devem constar dessa receita?

I. o diagnóstico

II. advertências em casos de contaminação

III. nome do usuário, da propriedade e sua localização

IV. os possíveis efeitos dos agrotóxicos na saúde dos consumidores finais

V. recomendação técnica (nome(s) do(s) produto(s), cultura(s) e área(s) onde as doses serão aplicadas, quantidades totais a serem adquiridas, modalidade e época de aplicação, precauções de uso e orientação quanto ao uso obrigatório de EPIs)

Devem constar apenas as informações

A) I, II e III.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.


QUESTÃO 28
ENADE 2010: De acordo com a Lei n.º 10831/2003, art. 1º, considera-se sistema orgânico de produção agropecuária todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energia não renovável, empregando, sempre que possível, os métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos, a eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização, e a proteção do meio ambiente.

Analise as asserções a seguir, a respeito da interpretação do artigo supracitado.

Entre as alternativas para a obtenção de alimentos Orgânicos, destaca-se a crescente oferta dos produtos de origem animal, sinalizando um futuro em que facilmente poderão ser encontrados laticínios, came de frango e outros alimentos provenientes da pecuária orgânica.

PORQUE

A exigência do conhecimento técnico para a implantação de um sistema orgânico de produção é mínima, o que facilita a expansão do processo de produção de alimentos orgânicos no Brasil.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 29
ENADE 2010: No mercado agropecuário, ocorrem alterações frequentes nas condições de equilíbrio do balanço de oferta e demanda.

No mercado de determinado produto agrícola, ocorreu um aumento na quantidade ofertada que provocou o deslocamento da curva da oferta, conforme representado no gráfico abaixo, de 
Spara S2

indagacao
KRUGMAN & WELLS, Introdução à economia. Ed. Campus Elsevier, 2009.

Quais dos seguintes fatores poderiam levar a uma mudança na oferta de acordo com o gráfico?

I. A ampliação da demanda pelo produto.

II. A redução significativa nos preços dos fatores de produção.

III. O surgimento de novos produtores e(ou) a incorporação de novas áreas de produção.

IV. A ocorrência do ingresso de uma nova camada de consumidores no mercado.

São responsáveis pela mudança apenas os fatores

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.


QUESTÃO 30
ENADE 2010: No gráfico abaixo, observa-se o comportamento da oferta em relação ao produto soja. Com o nível de preço elevado, os produtores tendem a ofertar uma quantidade maior do produto. Se o preço estiver em R$ 10,00, a quantidade colocada no mercado será de 15 000 kg.

INDAGACAO
Dados hipotéticos.

Assinale a opção que apresenta o cenário resultante da queda do nível de preço para R$ 5,00.

A) Muitos produtores deixariam de ofertar a mercadoria e, a esse preço, haveria uma oferta de cerca de 8000 kg, ocasionando uma queda na quantidade ofertada.

B) Muitos produtores ofertariam mais mercadoria para que o mercado tivesse uma oferta de mais de 25 000 kg, o que ocasionaria um aumento na quantidade ofertada.

C) Poucos produtores ofertariam mais mercadoria para que o mercado tivesse uma oferta de menos de 5 000 kg, o que ocasionaria um aumento na quantidade ofertada.

D) Poucos produtores ofertaram a mercadoria, o que, consequentemente, não alteraria a quantidade ofertada.

E) Muitos produtores deixariam de ofertar mais mercadoria, pois com isso haveria uma evolução na quantidade ofertada.


QUESTÃO 31
ENADE 2010: O crédito rural é o suprimento de recursos financeiros alocados a título de empréstimos por instituições do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) a empresas e a produtores rurais que tenham por objetivo a exploração econômica da atividade agrícola. As garantias ao crédito rural são livremente acertadas entre o financiado e o financiador, que devem ajustá-las de acordo com a natureza e o prazo do crédito.
Manual de crédito rural. Brasils: BACEN, 2000.

A hipoteca é uma das usuais modalidades de garantia ao crédito rural, que é constituída por

A) alienação de imóveis.
B) alienação de veículos.
C) alienação de equipamentos de irrigação.
D) alienação de máquinas e implementos agrícolas.
E) alienação de fruto pendente ou produto ainda a ser colhido.


QUESTÃO 32
ENADE 2010: Os mercados agroindustriais apresentam-se em diferentes níveis concorrenciais e atuam sob diferentes formas de organização. É de interesse para qualquer empresa conhecer as condições concorrenciais dos mercados em que atua.

De importância também é que as atividades agrícolas estão sempre acompanhadas por um maior ou menor grau de risco, o que leva os agricultores a procurarem sempre maneiras de aumentar seu poder de barganha e terem certeza quanto aos seus resultados econômicos. Entre essas maneiras, têm-se destacado mais recentemente a integração vertical, a organização das associações e
Cooperativas e a prática de hedging nos mercados futuros.
MARQUES, P.V: AGUIAR D. R.D. Comercialização de produtos agricolas.

Entre as estratégias elaboradas para o desenvolvimento do agronegócio citadas pelos autores no fragmento apresentado, a integração vertical é um processo que

A) permite aumento da eficiência econômica da integradora, porém, incrementa os custos associados ao mecanismo de preços de mercado.

B) obtém maior aproximação com o consumidor final quando ocorre “para trás”, o que permite, por sua vez, organizar melhor a produção.

C) ocorre quando há a combinação de duas ou mais empresas atuando no mesmo estágio e do mesmo processo produtivo.

D) favorece o produtor, embora aumente os seus riscos de produção, dada a demora na introdução de novos conhecimentos.

E) reduz a concorrência,  trazendo ganhos monopolísticos” para as empresas envolvidas.


QUESTÃO 33
ENADE 2010: As estratégias adotadas no plano de marketing permitem definir ações que serão desempenhadas em busca de soluções inovadoras para tomar a empresa rural competitiva no mercado. Na elaboração de planos de marketing em agronegócios, devem ser adotadas estratégias para cada uma das principais ações empreendidas pelo marketing mix.
KOTHER. Philip. Administração em marketing. 2000.

Esse conjunto de ações estratégicas compõe-se de

A) preço, prazo, praça e ações de controle.
B) produto, preço, ponto de distribuição e promoção.
C) praça, plano de ação, relatório e descrição da situação.
D) prazo, listas de projeto, controle e projeção financeira.
E) plano mercadológico, análise da situação, orçamento e plano de ação.


QUESTÃO 34
ENADE 2010: No sistema agropecuário, a coordenação da cadeia de suprimento envolve compartilhamento de custos, interesses e responsabilidades de todos os agentes envolvidos. Tal análise auxilia na avaliação dos impactos da decisão na cadeia de suprimento sobre os interesses de todos os agentes que participam dela.

Assim, o escopo de gestão da cadeia de suprimento é a integração das áreas

A) internas, como apoio à demanda externa e à velocidade de resposta (quick response) à empresa com seus parceiros de negócios a montante e a jusante.

B) produtivas, com o apoio à demanda externa e à velocidade de resposta (quick response) à empresa com seus parceiros de negócios a montante e a jusante.

C) internas, com o apoio à demanda externa e à distribuição física de uma empresa com seus parceiros de negócios a montante e a jusante.

D) de suprimento, com o apoio à produção e à distribuição física de uma empresa com seus parceiros de negócios a montante e a jusante.

E) de suprimento, com o apoio à demanda externa e à distribuição física de uma empresa com seus parceiros de negócios a montante e a jusante.


QUESTÃO 35
ENADE 2010: A logística tem como meios de transporte para deslocamento de insumos básicos do produtor ao consumidor final os vários modais que compõem a malha de Supply Chain Management (SCM).

A infraestrutura logística para o deslocamento da produção (cultural, agropecuária e agroindustrial) está diretamente atrelada à quantidade, ao dimensionamento e ao custo de uso de aeroportos, portos, rodovias, e à capacidade de armazenagem de outros elementos fundamentais ao translado dos insumos e da produção ao longo das cadeias do agronegócio.

A partir do exposto acima, assinale a alternativa que apresenta características físicas e financeiras desses meios de transporte.

A) FERROVIÁRIO: altos custos fixos em equipamentos, custos variáveis baixos e baixa flexibilidade. AÉREO: custo fixo alto e custo variável alto (combustível, mão de obra, manutenção). RODOVIÁRIO: custos fixos baixos e custos variável médio (combustível, pneus, manutenção) e com grande flexibilidade. MARÍTIMO: custo fixo médio-alto e custo variável baixo (capacidade para transportar grandes quantidades).

B) FERROVIÁRIO: altos custos fixos em equipamentos, custos variáveis baixos e alta flexibilidade. AÉREO: custo fixo alto e custo variável alto (combustível, mão de obra, manutenção). RODOVIÁRIO: custos fixos baixos e custos variável alto (combustível, pneus, manutenção) e com média flexibilidade. MARÍTIMO: custo fixo médio-alto e custo variável baixo (capacidade para transportar grandes quantidades).

C) FERROVIÁRIO: atos custos fixos em equipamentos, custos variáveis baixos e alta flexibilidade. AÉREO: custo fixo alto e custo variável alto (combustível, mão de obra, manutenção). RODOVIÁRIO: custos fixos baixos e custos variável médio (combustível, pneus, manutenção) e com grande flexibilidade. MARÍTIMO: custo fixo médio-alto e custo variável alto (capacidade para transportar grandes quantidades).

D) FERROVIÁRIO: atos custos fixos em equipamentos, custos variáveis baixos e baixa flexibilidade. AÉREO: custo fixo ato e custo variável médio (combustível, mão de obra, manutenção). RODOVIÁRIO: custos fixos baixos e custo variável médio (combustível, pneus, manutenção) e com grande flexibilidade. MARÍTIMO: custo fixo médio-alto e custo variável baixo (capacidade para transportar grandes quantidades).

E) FERROVIÁRIO: atos custos fixos em equipamentos, custos variáveis baixos e baixa flexibilidade. AÉREO: custo fixo alto e custo variável médio (combustível, mão de obra, manutenção). RODOVIÁRIO: custos fixos baixos e custos variável baixo (combustível, pneus, manutenção) e com pequena flexibilidade. MARÍTIMO: custo fixo médio-alto e custo variável baixo (capacidade para transportar grandes quantidades).


QUESTÃO 36
ENADE 2010: Os custos na atividade agropecuária, entendidos como as compensações atribuídas aos proprietários dos fatores de produção, classificam-se em fixos e variáveis, em razão de estarem ou não associados ao volume de bens produzidos. Eles ainda podem ser definidos como efetivos, quando representam efetivo desembolso de unidades monetárias do fluxo de caixa da empresa, ou fictícios, quando isso não ocorre.
SANTOS, G. 1; MARION, ). C:; FEGATTI, S. Administração de custos na
agropecuária. São Paulo: Alias. 2008 (com adaptações).

Assinale a opção que apresenta dispêndio classificado como fixo efetivo.

A) O salário da mão de obra indireta
B) O combustível de equipamentos produtivos
C) A depreciação de equipamentos e máquinas
E) A remuneração do capital próprio alocado na atividade
D) A aquisição de sacaria para acondicionamento de produto colhido


QUESTÃO 37
ENADE 2010: Apesar de o Brasil estar entre os primeiros países na produção mundial de café, o status do produto brasileiro não é tão grande quanto o seu volume de exportações. O consumo de café é fortemente ligado ao prazer do consumo, às suas qualidades nutricionais e à associação da bebida à cultura, à classe e ao requinte. Nesse sentido, as ações que podem agregar valor ao café brasileiro incluem

I. rastreabilidade e incorporação de serviços, pois os cafés especiais no Brasil são vendidos no mercado interno e externo em embalagens que trazem um selo de qualidade com informações que garantem ao comprador conhecer a origem do grão.

II. investimento em produtos especiais, como cafés gourmet. Para obter um café especial, são necessários cuidados diferenciados na colheita, secagem e torrefação dos grãos.

III. melhoramento da qualidade do café por meio do acompanhamento e separação dos grãos. Para formar lotes segregados, é preciso separar “os frutos cereja dos verdes e secos, que dão diferentes características à bebida.

IV. aplicação de melhorias na colheita seletiva e na pós-colheita, para produção de um café de qualidade, conseguindo, assim, remuneração melhor para o produto, pois a qualidade é diferencial de preço.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,379,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1408,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,378,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,173,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,225,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8284,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60707,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Tecnologia em Agronegócio ENADE 2010 com Gabarito
Prova Tecnologia em Agronegócio ENADE 2010 com Gabarito
Prova Tecnologia em Agronegócio ENADE 2010 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiBtBMDar7Duo7ojFbFEgPPaM_RrJkF_E3okr6I_e6TGdJrweDdQBB8aU78Uc1r1wtJmNPncuSGIref2LC3Vl1bazCPtI6RooBPsqpt9iPHbK9eLEzZuBVp2RKb6-UWhHNOAUoJIByyo0hB5QbikszPHLN3vHcnFPE2g5U7U7EorWE7ALM991L-n0gz=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiBtBMDar7Duo7ojFbFEgPPaM_RrJkF_E3okr6I_e6TGdJrweDdQBB8aU78Uc1r1wtJmNPncuSGIref2LC3Vl1bazCPtI6RooBPsqpt9iPHbK9eLEzZuBVp2RKb6-UWhHNOAUoJIByyo0hB5QbikszPHLN3vHcnFPE2g5U7U7EorWE7ALM991L-n0gz=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/11/prova-tecnologia-em-agronegocio-enade-2010-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/11/prova-tecnologia-em-agronegocio-enade-2010-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo