Prova Terapia Ocupacional ENADE 2010 com Gabarito

Prova Terapia Ocupacional ENADE 2010 com Gabarito
ENADE - Indagação

Prova Terapia Ocupacional ENADE 2010 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 10 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11
ENADE 2010: Luís, do sexo masculino, solteiro, 25 anos de idade, ajudante de produção, sofreu acidente de trabalho com uma serra elétrica fraturando o membro superior direito (membro dominante) com lesão do nervo radial. Foi submetido à intervenção cirúrgica para reconstrução tendinosa e redução das fraturas de braço e antebraço direito. Após cinco dias, foi realizada a cobertura cutânea, por meio de enxertia.

A imobilização (fixador externo) foi retirada após 51 dias, sendo substituída por tala gessada durante 10 dias. Na avaliação, o terapeuta ocupacional detectou aderência cicatricial importante na área do enxerto, funções simpáticas e sensibilidade sem alterações, sem edema nem relato de quadro álgico. No teste de força muscular, a preensão palmar, flexão de cotovelo e flexão de punho apresentaram grau 4, a extensão de cotovelo e supinação apresentou grau 3 e a extensão de punho e dedos, grau 1. Na avaliação goniométrica, foi detectada alteração nas amplitudes articulares em movimento ativo de extensão de punho e dedos e abdução do polegar.

Em relação às condutas que devem ser incluídas na fase inicial do tratamento de Luís, o terapeuta ocupacional deve

I. realizar atividades com diferentes texturas para auxiliar no processo de reeducação da sensibilidade na área inervada pelo nervo radial.

II. realizar treino de força muscular para osextensores de punho e dedos com peso e elásticos.

III. confeccionar uma órtese para prevenção de deformidade em garra com material termoplástico.

IV. realizar alongamentos de toda a musculatura flexora de punho e dedos, bem como do adutor do polegar.

V. confeccionar adaptações para as atividades devida diária (AVD) e realizar o treino funcional com as mesmas.

Estão corretas apenas as condutas

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e V.
E) IV e V.


QUESTÃO 12
ENADE 2010: Mauro, 18 anos de idade, estudante, foi atendido na unidade básica de saúde devido às queixas de queimaduras nas mãos e antebraços e dificuldades para realizar atividades que exigiam coordenação motora fina, o que comprometia sua rotina escolar.

Seu problema foi diagnosticado como hanseníase e, posteriormente, foi encaminhado para a terapia ocupacional de um serviço-escola, onde foi realizada avaliação de sensibilidade e de força muscular, momento. de conscientização e orientação para prevenção de incapacidades, conforme aponta o Programa Nacional de Controle da Hanseníase.

Nessa situação, avalie a pertinência e a descrição dos procedimentos apresentados a seguir.

I. Para a avaliação da sensibilidade e da força muscular, devem ser utilizados parâmetros individuais para cada um dos membros superiores, direito e esquerdo.

II. Para avaliação da sensibilidade térmica, empregam-se tubos de ensaio com água quente, morna e fria e, para avaliação de dor, utiliza-se um alfinete tocando a pele com os dois extremos. 

III. Para avaliação da sensibilidade tátil, utiliza-se a ponta dos dedos ou uma borracha de lápis, para obter dados superficiais, e os monofilamentos de Semmes-Weinstein, para uma avaliação mais precisa.

IV. Para avaliação da sensibilidade tátil, térmica e dolorosa, considera-se, além dos instrumentos pertinentes, a posição corporal, para evitar desvio de atenção e ansiedade, já que há necessidade de oclusão dos olhos durante sua realização.

V. Para avaliação muscular da região correspondente ao nervo ulnar, examina-se o movimento de abdução do polegar e, para a avaliação da região do nervo mediano, o movimento de abdução do dedo mínimo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 13
ENADE 2010: As pessoas podem apresentar limitações funcionais, por diferentes razões, como lesões traumatológicas, ortopédicas, reumatologias ou neurológicas.

A tecnologia assistiva tem como objetivo proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, por meio da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.

Ao utilizar-se da tecnologia assistiva, o terapeuta ocupacional pretende possibilitar maior funcionalidade no desenvolvimento das atividades de vida diária, trabalho e lazer.

Observe as figuras abaixo e avalie as afirmativas apresentadas em seguida.

INDAGACAO

I. A órtese mostrada na figura 1 é indicada para pacientes com acidente vascular encefálico (AVE) e para pacientes com lesão medular.

II. A adaptação apresentada na figura 2 é indicada para pacientes com artrose nos cotovelos e joelhos, bem como. para pacientes com alteração na sensibilidade plantar.

III. A órtese funcional apresentada na figura 1 inviabiliza o uso da adaptação apresentada na figura 3 por não permitir a sensação tátil.

IV. A adaptação mostrada na figura 3 é indicada para pacientes com lesão de nervo mediano com alteração motora e sensitiva, bem como para pacientes com sequela de artrite reumatoide.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 14
ENADE 2010: Em uma maternidade pública da periferia de grande metrópole, a adolescente Anastácia, de 14 anos de idade, diabética insulino-dependente, deu à luz a Bruno, pesando 5,4 kg, de parto fórceps, a termo.

O neonato apresentou desconforto respiratório imediato, sofreu fratura de clavícula direita associada à lesão do plexo braquial ipsolateral. Foi levado à UTI neonatal, pois necessitou de suporte ventilatório com entubação, sendo mantido na isolete.

No mesmo dia, atendendo ao pedido de interconsulta da equipe multiprofissional, “o médico ortopedista foi chamado à unidade de terapia intensiva neonatal e solicitou a pronta avaliação e conduta do terapeuta ocupacional. A maternidade onde nasceu Bruno se organiza com os pressupostos da linha do cuidado e com as diretrizes de atenção integral à saúde.

Nessa situação, identifique a sequência de ações terapêuticas ocupacionais que devem ser seguidas no cuidado.

I. Acolher a mãe, considerando os fatores contextuais e suas demandas na situação de internação.

II. Orientar movimentação passiva e ativa para prevenir os danos articular e muscular.

III. Utilizar atividades lúdicas para a estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor.

IV. Orientar a mãe quanto aos cuidados, posiciona- mento e manuseio do bebê.

V. Identificar a necessidade de adaptações para a realização de cuidados ao bebê pela mãe.

A opção que apresenta a ordenação correta é

A) IV, I, III, V e II.
B) I, IV, V, III e II.
C) II, I, V, IV e III.
D) I, IV, V, II e III.
E) IV, III, V, II e I.


QUESTÃO 15
ENADE 2010: Joana, 10 anos de idade, com diagnóstico de paralisia cerebral, com deficit motor grave, estudante de escola pública regular, tem apresentado dificuldade para participar das atividades escolares. Assim, a escola solicitou a visita técnica do terapeuta ocupacional, pois não sabia como lidar com essa criança.

Baseando-se na Declaração de Salamanca (1994) e no Decreto 6571/2008, que dispõe sobre o atendimento educacional especializado na escola regular, durante a realização da visita técnica, o terapeuta ocupacional constatou que Joana não é capaz de falar para responder às solicitações do professor, não escreve com autonomia, apresenta visão subnormal, é dependente em sua mobilidade e autocuidado. A fim de auxiliar o processo de inclusão escolar de Joana, o terapeuta ocupacional deve

I. sugerir adaptações para atividades de escrita como o uso de cadernos de pauta larga e de jogos pedagógicos adaptados, bem como avaliar, desenvolver e auxiliar na implementação de dispositivos da Tecnologia Assistiva.

II. realizar seleção de vocabulário, ensinar a linguagem de sinais (LIBRAS) e promover estratégias de interação utilizando a Comunicação Alternativa, promover as habilidades de fala, percepção auditiva, leitura, escrita e linguagem de Joana.

III. responsabilizar-se pelas adaptações de provas e das tarefas escolares, bem como pelo auxílio ao aluno em sala de aula durante a realização de atividades com os pares, o que viabilizará o processo de alfabetização de Joana.

IV. atuar, por intermédio da parceria colaborativa, com os profissionais da escola e outros técnicos especializados, além de considerar as demandas e contribuições que a família pode apresentar nesse momento da inclusão escolar de Joana.

V. atuar como mediador e facilitador do aprendizado, identificando formas de efetivar processos comunicativos satisfatórios entre Joana, seus pares e professor, bem como buscar alternativas para ampliar a participação de Joana nas atividades escolares.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, II e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 16
ENADE 2010: Um bom seating permite um posicionamento mais adequado, maximiza a eficiência da cadeira, ajuda na manutenção do tônus e previne lesões teciduais, possibilitando ao usuário a execução de suas atividades diárias de forma funcional e segura.
CARVALHO, J. Órtese, um recurso complementar.São Pato, Manole, 2006, . 161-164

Cecília, terapeuta ocupacional da oficina de órtese e prótese de um centro de reabilitação, que realiza dispensação de aparelhagem ortopédica pelo Sistema Único de Saude, recebeu paciente, do sexo masculino, 23 anos de idade, paraplégico em função de acidente recente de mergulho, para prescrever sua cadeira de rodas. Juntos, terapeuta e paciente, chegaram à conclusão de que a cadeira precisaria ser leve, desmontável e que permitisse a prática de esportes e atividades laborais.

Considerando que compete ao terapeuta ocupacional realizar as medições da cadeira e fazer as adaptações necessárias, avalie as afirmativas a seguir.

I.O assento e o encosto devem ser firmes para não causar cifose torácica, adução e rotação interna de coxo-femural.

II. A profundidade do assento é medida da crista ilíaca antero-posterior até a prega poplítea.

III. À altura dos pedais deve observar o ângulo de 90 graus dos joelhos e também dos tornozelos.

IV. A altura do encosto para os pacientes com bom controle de tronco deve ser de cerca de 3 cm abaixo do ângulo inferior da escápula.

V. A largura do assento é medida pela média da distância entre as costelas e entre os trocânteres.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e V.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, III e V.


QUESTÃO 17
ENADE 2010: Carlos, 11 anos de idade, foi encaminhado pela escola para o serviço de Terapia Ocupacional com a queixa de que apresenta episódios de agressividade, sexualidade exacerbada, isolamento, dificuldade para realizar atividades que exijam leitura e(ou) raciocínio lógico e, ainda, reclamações de que os colegas o perseguem. À mãe relata que não sabe como agir e que tem evitado deixar Carlos sair e fazer suas atividades sozinho.

Na situação em apreço, durante o processo de avaliação inicial em terapia ocupacional, o profissional deverá

I. verificar com Carlos como estão sua rotina, seus interesses e desconfortos, de forma a identificar aspectos que deverão ser abordados durante a intervenção.

II. visitar a escola e orientar a mãe de Carlos no sentido de evitar situações estressoras para seu filho, além de identificar um professor para auxiliá-lo nas dificuldades cotidianas.

III. identificar os recursos emocionais remanescentes em Carlos e orientar a escola para que os estimulem durante as atividades escolares.

IV. visitar e orientar a família de Carlos, esclarecendo suas principais dúvidas e obstáculos em relação às dificuldades apresentadas por ele.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 18
ENADE 2010: Camila, 4 anos de idade, possui deficiência visual em decorrência da síndrome da rubéola congênita. Por possuir atraso global no desenvolvimento psicomotor associado à visão subnormal, só agora está iniciando a marcha de forma mais independente. Com relação à orientação e mobilidade, Camila poderá experimentar algumas formas de locomoção. independente: uso da bengala com ou sem sensores, uso do cão-guia e, principalmente, utilização do próprio corpo para explorar o ambiente com as mãos e sentidos. Para que esse processo possa ocorrer, as habilidades que o terapeuta ocupacional precisa estimular são

A) lateralidade, ritmo e coordenação motora fina.
B) estereognosia, propriocepção, raciocínio lógico.
C) imagem corporal, equilíbrio e fortalecimento muscular.
D) sensação de proteção, cinestesia, tato, olfato e audição.
E) sensibilidade térmica, atividade em grupo e habilidades cognitivas.


QUESTÃO 19
ENADE 2010: Em abril de 2010, um terapeuta ocupacional foi contratado para trabalhar no hospital geral de uma cidade com 800 mil habitantes para atuar, prioritariamente, na enfermaria psiquiátrica destinada aos pacientes adultos.

Durante a reunião da equipe do setor, foi sugerido a ele que realizasse com os pacientes uma atividade para comemorar as festas juninas e também a implantação de uma horta no espaço vazio do pátio. Ao se recusar a atender as demandas da equipe, o terapeuta ocupacional, ancorado na perspectivada reabilitação como processo de construção de cidadania, argumentou que as atividades seriam planejadas /realizadas com os usuários.

A partir dessa situação, o terapeuta ocupacional deve apoiar a sua prática, considerando

I. os interesses, as habilidades, as possibilidades psíquicas e a trajetória de vida dos usuários, em Situação de internação.

II. o tempo de permanência dos mesmos, observando a legislação e as possibilidades de realização do tratamento e de atividades a ele vinculadas.

III. a disponibilidade de recursos materiais e sua atribuição como articulador na captação de recursos para a realização das atividades.

IV. a potencialidade da atividade para contribuir com o processo de tratamento, oferecendo ao paciente continência no momento de crise.

V. a possibilidade de trabalhar em grupos operativos visando elaborar, adaptar e manter a rotina hospitalar.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 20
ENADE 2010: Estima-se que, no ano de 2025, a população brasileira acima de 60 anos chegue a 34 milhões de pessoas. O envelhecimento saudável faz parte das aspirações de qualquer pessoa e deve ser priorizado nas agendas públicas por meio da implementação de serviços que auxiliem essa população a envelhecer proativamente.

Em 2001, na Portaria n.º 73, do Ministério da Saúde, os Centros de Convivência surgem como um dos espaços de acolhimento dessa demanda e destinam-se às pessoas idosas, bem como a seus familiares, visando à manutenção da vida saudável por meio da convivência e da participação social, na busca de uma cidadania plena.
MELLO, MA F. Terapia Ocupacional Gerontológica. in: CAVALCANTI, A.
e GALVÃO C. Terapia ocupacional - Fundamentação & Prática.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

Carla é terapeuta ocupacional e foi recém-contratada pela Secretaria Municipal de Saúde de um pequeno centro urbano para integrar a equipe multiprofissional, composta por enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social. Nessa situação, avalie a pertinência das seguintes atribuições de Carla nesse serviço.

I. Traçar um plano de intervenção a partir dos dados epidemiológicos das doenças crônicas que mais afetam o idoso, realizando visita domiciliar para avaliação do ambiente.

II. Desenvolver trabalhos no território e na comunidade onde o Centro de Convivência está inserido, respeitando a intersetorialidade das políticas públicas de saúde, educação, cultura e assistência social.

III. Avaliar o idoso nas suas incapacidades funcionais, prescrevendo e confeccionando adaptações e órteses que facilitem a realização das atividades ocupacionais.

IV. Desenvolver programas de educação para a saúde com enfoque nas atividades físicas e de lazer, orientando quanto aos hábitos alimentares saudáveis e à prevenção de doenças.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.


ENADE 2010 - QUESTÃO 21 - ANULADA

QUESTÃO 22
Número de óbitos infantis (menores de 1 ano) por 1000 nascidos vivos, Brasil, 1990-2007.
indagacao
Disponível em: http:/portal.saude.gov.br/portal/'saude/profissionalivisualizar. texto.cím?idht=322038janela=1>. Acesso em: 22 ago. 2010.

ENADE 2010: Analisando o gráfico acima, percebe-se que a taxa de mortalidade infantil no Brasil, em 2007, era de 19,3 óbitos por mil bebês nascidos vivos. Considerando que em 1990 essa taxa era de 47,1 óbitos por mil bebês nascidos vivos, observa- se que a mortalidade infantil segue uma expressiva tendência de queda.

PORQUE

No Brasil, nas duas últimas décadas, houve melhora da saúde das crianças a partir de ações de prevenção a doenças por meio do aumento da cobertura vacinal, do combate à desnutrição e às diarreias agudas, da terapia de reidratação oral e também do incentivo ao aleitamento materno.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 23
ENADE 2010: Analise os dados apresentados nos gráficos 1 e 2 abaixo, relacionados a situação domiciliar e rendimento de idosos entre 1991 e 2002, no Brasil, e considere-os subsídios para o desenvolvimento de alternativas assistenciais junto à população idosa.

INDAGACAO
Gráfico 1Situação domiciliar dos indivíduos de 60 anos ou mais no Brasil — 1991/2000/2002.

INDAGACAO
Gráfico 2. Rendimento mensal por salários mínimos das pessoas de 60 anos ou mais no Brasil - 1991/2000/2002.

PEREIRA RS; CURIONI C.C. e VERAS, R. Perfil demográfico da população idosa no Brasil e no Rio de Janeiro em 2002. 
Textos Envelhecimento. v., n.1, Rio de Janeiro, 200. Disponível em. <htip:/Mnwwuntiuer] brtse>. Acesso em: 21 ago. 2010.

A partir desses dados, julgue as afirmativas apresentadas a seguir.

I. Os idosos estão na situação de responsáveis dos familiares e os jovens são dependentes dos rendimentos das pessoas maiores de 60 anos de idade pelas dificuldades de inserção no mercado de trabalho que vivenciam. Essa situação traz desafios para a vida cotidiana do idoso na família, pois este pode acumular funções também de cuidados das gerações mais jovens, o que lhes sobrecarrega física e emocionalmente.

II. O valor dos rendimentos mensais da maior parte daqueles com mais de 60 anos pode sugerir que há diversas “velhices”: dos pobres, dos que trabalham, dos que têm autonomia, lazer e acesso a direitos. Nesse sentido, Os serviços de terapia ocupacional devem oferecer alternativas de atividades ocupacionais que considerem também o perfil de renda da população idosa.

III. Houve crescimento na situação de responsável familiar entre os maiores de 60 anos no país. Esse fator deve ser considerado nos serviços de terapia ocupacional ao organizarem atividades assistenciais para essa população, pois, possivelmente, a vida cotidiana de parte desse grupo inclui realizar atividades remuneradas e não apenas renda por meio de aposentadorias, pensões ou benefícios.

IV. Entre 1991 e 2002, houve aumento significativo do contingente de pessoas que recebiam entre 2 e 3 salários mínimos e entre os que recebiam mais de 5 salários mínimos. Esses dados indicam melhora na qualidade de vida e implicam necessidade de exploração por parte do terapeuta ocupacional das novas demandas desse grupo etário.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 24
ENADE 2010: A terapeuta ocupacional do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de determinado território fez uma visita domiciliar ao Sr. Manoel, que tem 47 anos de idade e está desempregado.

Trabalhava como vendedor ambulante, mas, há três meses, sofreu um atropelamento. Após processo de reabilitação física, readquiriu a marcha, mas perdeu a agilidade para a deambulação exigida para seu trabalho.

Foi orientado pelo médico a procurar uma fonte de renda que lhe permita trabalhar em casa, visando alternar as posições de repouso, marcha com apoio e marcha livre. A renda advinda de sua atividade profissional é indispensável ao Sr. Manoel e à sua família, pois apenas o trabalho informal não lhe garante sobrevivência e direitos trabalhistas. 

Assim, o terapeuta ocupacional, junto com a equipe do CRAS, fez um levantamento com a família e com sua rede social, que manifestaram interesse e disponibilidade para dialogar e criar estratégias de geração de renda para o Sr. Manoel e para outras pessoas da vizinhança.

A equipe realizou atividades de mobilização social e promoção de adaptações no ambiente físico doméstico e comunitário para a organização de uma cooperativa na qual os conhecimentos do Sr. Manoel e das outras pessoas sejam aproveitados e valorizados, e suas limitações sejam respeitadas,

Na situação apresentada, identifica-se que é objetivo do terapeuta ocupacional

A) convencer as redes sociais do Sr. Manoel a garantirem um trabalho rentável para ele.

B) criar oportunidade de emprego para o Sr. Manoel, garantindo lhe todos os seus direitos trabalhistas,

C) estabelecer relações hierárquicas entre o Sr. Manoel e sua comunidade, valorizando seus conhecimentos.

D) favorecer a reinserção do Sr. Manoel no mercado de trabalho, considerando sua necessidade de renda.

E) reencaminhar o Sr. Manoel ao serviço de reabilitação, para resgatar a condição de agilidade na deambulação.


QUESTÃO 25
ENADE 2010: Ester tem 16 anos de idade e, em virtude da prática de ato infracional, foi encaminhada para um serviço que assiste adolescentes e jovens em medida socioeducativa de liberdade assistida.

Ester reside com a mãe, o padrasto e o filho de 1 ano e 4 meses de idade, em um bairro popular de um grande centro urbano, com condições habitacionais bastante precárias. Interrompeu os estudos no 6.º ano e está à procura de emprego, mas alega dificuldade por não ter com quem deixar seu filho.

Considerando a situação hipotética apresentada, avalie as afirmativas que se seguem.

I. A prática de ato infracional empreitada por Ester deve ser compreendida a partir da situação de pobreza, considerando que a baixa renda familiar determina a violência.

II. A situação de vulnerabilidade e risco vivenciada por Ester é exemplificada na interrupção dos estudos e, consequentemente, na baixa escolaridade, o que tem dificultado a sua inserção no mercado de trabalho.

III. Cabe ao terapeuta ocupacional do serviço acolher as demandas de Ester e propor estratégias de inserção social, como o retorno à escola, a inclusão de seu filho na rede municipal de educação infantil e a sua inserção em cursos profissionalizantes.

IV. A adolescente e a terapeuta ocupacional têm autonomia para decidirem sobre a obrigatoriedade do cumprimento da medida socioeducativa.

V. Ester, no período em que se encontra em liberdade assistida, deve ter seus direitos fundamentais  assegurados, cabendo ao terapeuta ocupacional acompanhá-la e orienta-la nas suas escolhas e fazeres ocupacionais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, III e V.


QUESTÃO 26
ENADE 2010: Antonio, com 40 anos de idade, trabalha como bancário desde os 25 anos. Há aproximadamente 4 anos, Antonio referiu início de sintomas de dor, cansaço e diminuição de sensibilidade no antebraço e nas mãos, com predomínio no membro superior direito (MSD).

Ao consultar o médico do trabalho, devido ao aumento dos sintomas e à dificuldade em realizar as atividades profissionais, foi diagnosticado com quadro referente à doença osteo-muscular relacionada ao Trabalho (DORT) e encaminhado para o terapeuta ocupacional de um centro de referência em saúde do trabalhador.

A partir da situação descrita, avalie as seguintes estratégias de intervenção desenvolvidas pelo terapeuta ocupacional nesse serviço.

I. Avaliar as condições clínicas de edema com a utilização de volúmetro, as condições de sensibilidade com uso de estesiômetro e de força com provas de funções musculares, para a identificação e conscientização das alterações por parte do trabalhador e dar início ao tratamento.

II. Realizar atendimentos grupais com pessoas com sintomas e incapacidades provenientes de DORT com foco no aprendizado do autocuidado, a partir de abordagens terapêuticas corporais para melhor percepção e consciência do próprio corpo e diminuição dos sintomas.

III. Solicitar junto ao INSS o afastamento do trabalhador para a realização do tratamento, tendo em vista a gravidade do quadro, com sintomas que já são crônicos e que podem ser agravados com a manutenção da mesma rotina de atividades profissionais

IV. Realizar orientações para que se evite atividades que requeiram movimentos repetitivos e que mantenham a mesma postura, com vistas a diminuir a sobrecarga de um mesmo grupo muscular, além de indicar a realização de pausa entre as atividades.

Estão corretas apenas as estratégias

A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 27
ENADE 2010: No ano 2000, foi realizado o Projeto Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (SABE), em municípios de diferentes países. O estudo também revelou que, em São Paulo, a maioria dos idosos (80,7%) não apresentava limitações funcionais que os impedissem de realizar seu autocuidado. Porém, 19,2% deles apresentaram limitações relacionadas à sobrevivência e à boa qualidade de vida. Resultados parciais sobre as dificuldades de desenvolvimento de Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD) desse estudo estão apresentados na tabela abaixo.

Proporção (%) dos idosos com dificuldades no desempenho de ABVDs segundo número de atividades, grupo etário e sexo, São Paulo, 2000.
INDAGACAO

Esses dados poderiam subsidiar a estruturação de Programa de Acompanhamento Domiciliar (PAD), a ser desenvolvido em uma unidade de saúde da família (USF) com sede em hospital e equipe multidisciplinar, incluindo 0 terapeuta ocupacional.

Avalie a pertinência das ações apresentadas a seguir para a criação desse programa.

I. Caracterização das barreiras arquitetônicas e geográficas do entorno da USF para viabilizar o acesso dos usuários ao PAD.

II. Realização de visitas da equipe do programa a todos os idosos para avaliação das condições individuais de realização de atividades básicas e instrumentais da vida diária.

III. Identificação dos maiores de 60 anos junto à equipe da USF, de seu perfil de saúde-doença e das características de suas famílias.

IV. Estudo das condições dos homens mais longevos identificados pela USF e de suas famílias.

V. Estudo das condições das mulheres entre 60 e 74 anos de idade identificadas pela USF e de suas famílias.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 28
ENADE 2010: Uma família que reside em barraco de três cômodos na periferia de um grande centro urbano é composta por Marilda, 27 anos de idade, empregada doméstica, Heitor, 31 anos de idade, desempregado há mais de oito meses, Carlos Eduardo de 16 anos de idade, que cumpre medida socioeducativa de liberdade assistida por roubo, Francisco e Marilei, de 12 e 8 anos de idade, respectivamente.

Heitor é pai da filha mais nova, sendo os outros filhos oriundos de outros relacionamentos da esposa. Heitor faz uso corrente de bebida alcoólica, tornando-se agressivo com a esposa e o enteado mais velho.

Marilda tem enfrentado dificuldades em relação ao processo de aprendizagem de Francisco, sendo convocada, por diversas vezes, a comparecer à escola para tomar conhecimento de situações de Violência provocadas por seu filho. Marilda, que provê o sustento da casa, trabalha de segunda a sábado. Quando está em casa, tem de realizar os afazeres domésticos e acompanhar Carlos Eduardo na medida de liberdade assistida, semanalmente.

Karen é terapeuta ocupacional e compõe a equipe formada por um psicólogo, uma assistente social e quatro arte-educadores do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no território em que reside a família. Este caso foi discutido pela equipe, sendo sugeridas estratégias intersetoriais, pautadas na Política Nacional de Assistência Social - PNAS (BRASIL, 2004), identificando, como prioridade, o trabalho em rede social de base comunitária e tendo como objetivo minimizar os efeitos de vulnerabilidade a que está submetida a família assistida.

Diante da situação apresentada, avalie a pertinência das seguintes ações a serem desempenhadas por Karen e pela equipe multiprofissional.

I. Realizar contato com a instituição que executa a medida sociceducativa, propondo reuniões para acompanhamento de Carlos Eduardo na liberdade assistida. Encaminhar Heitor para solicitação de benefício de auxilio-desemprego. Verificar a documentação de todos os familiares e encaminhá-los para os serviços públicos existentes para a sua regularização.

II. Realizar reuniões com serviços de saúde, escola, ONGs, equipamentos de cultura, esporte e lazer da região em que reside a família para discussão do caso e sua futura inserção. Desenvolver estratégias para reabilitação da dependência química no território em que reside Heitor. Realizar atividades plásticas visando à produção artística e cultural.

III. Realizar visita domiciliar para conhecer a dinâmica familiar e levantar necessidades básicas quanto às condições de moradia, saneamento básico, alimentação. Realizar reuniões com serviços de saúde, escola, ONGs, equipamentos de cultura, esporte e lazer da região em que reside a família para discussão do caso e sua futura inserção. Incluir Carlos Eduardo em cursos profissionalizantes.

IV. Realizar contato com a instituição que executa a medida socioeducativa, propondo reuniões para acompanhamento de Carlos Eduardo na liberdade assistida. Encaminhar Heitor para o Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS ad) para tratamento da dependência química. Realizar contato com a escola onde Carlos Eduardo, Francisco e Marilei estudam para acompanhá-los no desempenho educacional. Inserir Francisco e Marilei nas oficinas socioeducativas.

São pertinentes ao caso apenas as ações

A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e IV.
E) III e IV.


QUESTÃO 29
ENADE 2010: Um grupo de pesquisadores analisou a incidência do uso de álcool e anfetaminas entre caminhoneiros de estrada. Parte dos resultados obtidos na referida pesquisa estão reproduzidos na tabela abaixo.

indagacao

Considerando os dados apresentados na tabela, avalie as afirmativas que se seguem.

I. O uso de anfetaminas é uma realidade para muitos caminhoneiros entrevistados, particularmente aqueles que trafegam durante a noite e (ou) de madrugada, dormindo no máximo seis horas por dia.

II. Considerando que alguns caminhoneiros informam que adquirem as anfetaminas nos locais por onde passam durante “o trabalho, esse aspecto reafirma a pertinência da discussão do problema como integrante das relações do trabalho.

III. O índice de acidentes relacionados ao uso de anfetaminas encontrado na pesquisa (27%) foi maior que o relacionado ao consumo de álcool (17%), indicando a necessidade de priorizar ações para fiscalização e punição dos motoristas.

IV. Os resultados dessa pesquisa remetem à necessidade de se discutir as condições de trabalho dos caminhoneiros, incluindo a reavaliação dos prazos de entrega da carga por parte dos seus proprietários.

V. O uso frequente de álcool pelos caminhoneiros durante as viagens de trabalho revela a dependência química e implica necessidade de vigilância da empresa na contratação dos trabalhadores.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 30
ENADE 2010: Um terapeuta ocupacional foi contratado pela prefeitura de uma cidade com 100 mil habitantes para trabalhar na unida- de do Programa Saúde da Família. Ao conhecer a realidade do serviço, o profissional identificou um número relevante  de adolescentes grávidas e recém-nascidos prematuros e sugeriu como estratégia de intervenção a formação de grupos de promoção à saúde para gestantes adolescentes.

Na situação em apreço, avalie a pertinência de cada uma das seguintes estratégias propostas pelo terapeuta ocupacional.

I. Possibilitar situações que favoreçam a troca de saberes entre os participantes sobre métodos contraceptivos, cuidados cotidianos com os bebês prematuros e orientação sobre o desenvolvimento psicomotor do bebê.

II. Proporcionar a construção e circulação de informações sobre cuidados em saúde, compartilhadas por meio de uma relação dialógica entre os participantes do grupo.

III. Realizar orientações centradas em palestras informativas direcionadas a temas específicos acerca de doenças na adolescência, evitando que as jovens percam o interesse pelo grupo ao tratar de temáticas mais amplas, ainda que se relacionem com o seu cotidiano.

IV. Promover oficinas para o treino das atividades básicas e instrumentais de vida diária para as gestantes e mães de recém-nascidos prematuros, garantindo as mudanças de hábitos.

Estão corretas apenas as estratégias

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 31
ENADE 2010: Analise as seguintes asserções.

Considere que os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) têm recebido expressivo número de trabalhadores que estão com dificuldades em retornar às atividades laborais devido aos limites terapêuticos para o tratamento dos usuários com dor crônica. Nesse sentido, o terapeuta ocupacional que atua nesses centros tem como. uma das ações a realização de grupos de autogerenciamento da dor crônica.

PORQUE

A dor crônica é uma das principais limitações no desempenho ocupacional. É também um sintoma contínuo que leva ao agravamento do processo de adoecimento, sendo considerada uma experiência complexa que inclui a percepção sensorial e emocional, na qual os aspectos sensoriais, afetivos, cognitivos, comportamentais, culturais e sociais interagem.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) A duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 32
ENADE 2010: A família Siva, composta por casal, três filhos, com 5, 9 e 14 anos de idade, e Ana, avó matema de 65 anos de idade, reside em área de abrangência de unidade básica de saúde. A criança de 5 anos de idade não frequenta a escola, e a de 9 anos de idade tem dificuldades de comunicação, o que prejudica seu desempenho escolar.

Ana sofreu dois acidentes vasculares encefálicos, o último há seis meses. Há três meses, mudou-se do interior do estado para a capital em busca de cuidados à saúde. Os três netos lhe auxiliam nas atividades cotidianas e realizam as atividades domésticas. Ana necessita de apoio e supervisão de outra pessoa, o que tem sobrecarregado o neto adolescente.

A família necessita acessar o benefício de prestação continuada e serviço de reabilitação sem, contudo, conseguir organizar-se para isso.Na semana passada, Ana recebeu a visita do agente comunitário de saúde, que conduziu o caso para discussão na equipe e solicitou apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), recém instalado na região. À equipe do NASF conta com profissionais das áreas de geriatria, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Considerando as necessidades de estruturar as ações de uma equipe NASF (E-NASF) e de estabelecer projeto terapêutico singular para a família Silva, avalie as afirmativas apresentadas a seguir.

I. Os profissionais do NASF devem priorizar o planejamento e desenvolvimento de estratégias de prevenção dos fatores de risco para doenças do aparelho circulatório e promover a saúde da população adstrita e evitar que Ana tenha novos episódios de AVE.

II. O terapeuta ocupacional deve desenvolver coletivamente ações integradas a outras políticas sociais como educação e assistência social, que facilitarão o acompanhamento da família Silva e o tratamento dos problemas da população da área de abrangência da UBS.

III. O terapeuta ocupacional e o fisioterapeuta devem iniciar o projeto terapêutico com avaliações domiciliares de Suas condições de saúde e do desempenho ocupacional, de comunicação e motor global de Ana, para, em seguida, aplicarem o plano de orientação junto à família.

IV. Os profissionais da E-NASF devem desenvolver ações compartilhadas e específicas e o terapeuta ocupacional deve contribuir para interpretar as dificuldades da família no fazer cotidiano e para identificar os recursos técnicos e ambientais de promoção à integralidade do cuidado.

V. O terapeuta ocupacional da E-NASF deve contribuir para a avaliação da rede social e de suporte (individual e familiar), da capacidade funcional com prioridade para as pessoas com transtornos neurológicos, seus processos de inclusão social e ações de reabilitação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e V.
E) IV e V.


QUESTÃO 33
ENADE 2010: Avalie as asserções a seguir.

Ao integrar a equipe de cuidados paliativos, o terapeuta ocupacional deve possibilitar situações em que o paciente possa elaborar seus medos em relação à dor, sintomas e possíveis limitações, bem como acolher a família contribuindo para o processo de elaboração do luto.

PORQUE

Os cuidados paliativos estão fundamentados em princípios que consideram a morte um processo natural da vida, articulados em torno de elementos que reconhecem a autonomia do paciente para atuar nos processos decisórios referentes ao seu tratamento.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, masa segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 34
ENADE 2010: Em determinado município, o estudo do perfil epidemiológico da população realizado pela Secretaria de Saúde aponta o crescimento significativo de dependência química. Por esse motivo, o terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS ad) dessa ci- dade deverá realizar ações compartilhadas no sentido de

I. desenvolver atividades comunitárias objetivando a integração do dependente químico na comunidade e sua inserção social.

II. realizar atendimento para estimular a interação social e para promover a desintoxicação dos usuários. 

III. promover ações educativas visando prevenir a dependência química e suas repercussões no ambiente familiar e comunitário.

IV. promover encontros e debates em situação grupal e participar de ações de combate às drogas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 35
ENADE 2010: Política Nacional de Atenção Básica, apresentada pelo Ministério da Saúde, caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que buscam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para a superação de problemas de saúde relacionados ao perfil de morbimortalidade brasileiro.

As áreas estratégicas para atuação no território nacional são a eliminação da hanseníase e da desnutrição infantil; o controle da tuberculose, da hipertensão arterial, do diabetes mellitus; a saúde da criança, da mulher e do idoso, bem como a saúde bucal e a promoção da saúde.

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmativas que se seguem.

I. As doenças infecto parasitárias que estão entre as principais causas de morte no Brasil, desde 1a década de 1960, contribuem para a exclusão social de parcela da população e, por isso, são objeto de atenção básica brasileira.

II. As principais causas de morte entre a população brasileira terão seus índices diminuídos em 80% pela ação dos serviços de atenção básica em saúde articulados aos serviços de referência em saúde da criança, da mulher, do idoso e às políticas setoriais de segurança alimentar.

III. A terapia ocupacional compõe o campo de co- nhecimentos interdisciplinares para a proposição de altemativas assistenciais promotoras do de- senvolvimento integral de crianças, adolescentes, adultos e idosos, da autonomia e do exercício de direitos da população.

IV. O terapeuta ocupacional, na atenção básica, deverá priorizar atividades de tratamento e de reabilitação de idosos, mulheres e crianças e dos indivíduos com doenças infecciosas, o que favorece a universalização da atenção em saúde.

V. O terapeuta ocupacional que atua nos serviços de atenção básica participa tanto do diagnóstico das condições de saúde e de exclusão social da população da área de abrangência desses serviços quanto do planejamento e programação em saúde.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e V.
E) IV e V.


QUESTÃO 36
ENADE 2010: A importância do brincar no hospital vem sendo valorizada, como se pode verificar na Lei nº 11.104, de 21 de março de 2005, que apresenta a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. Nessa lei, em seu art. 2º, considera-se brinquedoteca o espaço provido de brinquedos e jogos educativos destinado a estimular as crianças e seus acompanhantes a brincar.

Nesse sentido, avalie as afirmativas a seguir no que diz respeito à função da brinquedoteca, considerando-a espaço para atuação do terapeuta ocupacional.

I. Reabilitar a condição infantil de desempenho ocupacional da criança.

II. Amenizar os desequilíbrios advindos da doença e do risco de infecção.

III. Melhorar a autoestima, estado emocional e comportamento da criança.

IV. Promover a adaptação da criança e da família ao aspecto físico e à rotina do hospital.

V. Oportunizar à criança expressar e elaborar suas Vivências com acesso irrestrito à brinquedoteca.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, II e V.
C) I, III e IV.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 37
ENADE 2010: Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2010 é de 49 240 casos novos de câncer de mama. Considerando a atuação do terapeuta ocupacional no contexto hospitalar, especificamente no pós-operatório de mulheres submetidas à mastectomia com esvaziamento ganglionar, avalie a pertinência dos procedimentos apresentados a seguir.

I. Realização de massagem circular profunda na cicatriz na fase inicial para evitar aderências posteriores,

II. Início das atividades que envolvem fortalecimento da musculatura nas primeiras 72h.

III. Orientação para evitar aferição de pressão arterial, injeções ou outras formas de pressão ou perfuração no membro superior próximo à cirurgia.

IV. Indicação de atividades com movimentos leves do membro superior afetado até 90 graus (enquanto estiver com os pontos cirúrgicos) e elevação postural para evitar linfedema.

V. Realização de avaliação bilateral da amplitude articular de ombros dentro dos limites de segurança, do grau de força, perimetria dos membros superiores e avaliação postural.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, II e V.
C) I, III e IV.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,386,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1416,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,385,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de 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INDAGAÇÃO: Prova Terapia Ocupacional ENADE 2010 com Gabarito
Prova Terapia Ocupacional ENADE 2010 com Gabarito
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