ENADE 2023: Um homem com 75 anos de idade foi admitido em um hospital universitário, com sinais e sintomas de afasia

ENADE 2023: Um homem com 75 anos de idade foi admitido em um hospital universitário, com sinais e sintomas de afasia
ENADE 2023: Um homem com 75 anos de idade foi admitido em um hospital universitário, com sinais e sintomas de afasia e hemiplegia esquerda, sendo encaminhado para a unidade de internação clínica com diagnóstico de acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi).

Na unidade, a enfermeira o admitiu e realizou a anamnese. Após 72 horas de internação, o paciente encontrava-se consciente, acamado, respondendo a estímulos verbais simples e com descontrole dos estímulos de micção; apresentava sinais vitais dentro dos padrões de normalidade, exceto a temperatura, aferida em 38,7 °C.

Encontra-se com cateter vesical de demora funcionante, com diurese concentrada e precipitada no sistema coletor e hidratação venosa periférica em membro superior direito.

Considerando as informações do caso clínico apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A infecção urinária é uma das complicações mais comuns em pessoas idosas internadas e costuma ocorrer devido à gravidade do estado dos pacientes, à diversidade microbiana e à exposição a procedimentos invasivos, como o cateterismo vesical.

II. A troca do cateter vesical e do sistema de drenagem deve ser realizada mediante a alteração de exame laboratorial, duas vezes por semana ou caso haja colabamento do cateter urinário ou vazamento no sistema.

III. O descontrole dos estímulos de micção deve-se à atonia vesical decorrente de problemas neurológicos como AVE, demência, doenças do neurônio motor, entre outras, que acarretam esvaziamento incompleto da bexiga, aumento do resíduo urinário, refluxo uretérico e bacteriúria.

IV. A combinação de fatores como a quebra da técnica asséptica, a baixa adesão à higienização das mãos, o uso do mesmo recipiente para desprezar a urina da bolsa de drenagem e a diminuição da atenção às medidas de prevenção e controle de infecção contribuem para a ocorrência de infecção hospitalar.

V. O risco de infecção relacionado a procedimentos invasivos é um dos diagnósticos de enfermagem possível no caso clínico descrito, sendo uma das medidas de prevenção desse risco, a manutenção do coletor de urina aberto, desconectando o sistema sempre que necessário.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
B) I, III e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo