Prova Enfermagem ENADE 2023 com Gabarito

Prova Enfermagem ENADE 2023 com Gabarito. Questões de enfermagem do ENADE com respostas.
ENADE 2023

Prova Enfermagem ENADE 2023 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 09 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 10
ENADE 2023: A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem n. 429/2012 dispõe sobre o registro das ações profissionais no prontuário do paciente e em outros documentos próprios da enfermagem, independentemente do meio de suporte, tradicional ou eletrônico.

O registro objetiva descrever os cuidados prestados, de forma a comprovar que a execução do processo de enfermagem foi realizada com base nos princípios técnicos e científicos a fim de oferecer um atendimento qualificado ao paciente e garantir a continuidade do serviço de enfermagem de forma ininterrupta.

Comunicar os procedimentos, as intercorrências e o estado de saúde do paciente é fundamental para que ocorra a continuidade da assistência integral aos usuários do sistema de saúde.

A respeito do registro das ações de enfermagem, avalie as afirmações a seguir.

I. O registro de enfermagem é documento legal utilizado, nas diversas esferas judiciais, como prova da atuação do profissional, permitindo que se verifique, por meio das informações nele descritas, se os procedimentos foram realizados de acordo com os princípios técnicos, éticos e legais.

II. O profissional de saúde poderá realizar impressão dos documentos para guarda e manuseio por quem de direito, no caso de a instituição ou o serviço de saúde adotar sistema de registro eletrônico e não ter providenciado a assinatura digital dos profissionais.

III. O enfermeiro deve preencher o registro de enfermagem de forma clara, objetiva e completa, apondo nome completo e/ou nome social, número e categoria de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem e assinatura ou rubrica.

IV. As ações de enfermagem que não foram assinadas pela equipe de enfermagem ao final do plantão deverão ser assinadas pela chefia de enfermagem.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.


QUESTÃO 11
ENADE 2023: Um homem de 50 anos de idade, com politraumatismo, foi internado no setor de unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital. Foi submetido a cateterismo vesical de demora desde a internação.

No vigésimo dia de internação, apresentou: disúria; abdome plano, flácido, sem visceromegalias, doloroso à palpação profunda em flanco direito, sem sinais de irritação peritoneal, peristalse presente; membros inferiores sem edema; e panturrilhas livres. Seus sinais vitais eram: pressão arterial (PA) = 121 × 61 mmHg; frequência cardíaca (FC) = 102 bpm; frequência respiratória (FR) = 16 irpm; e temperatura axilar (Tax) = 38,9 °C.

O paciente foi submetido a alguns exames laboratoriais, cujos resultados, apresentados a seguir, levaram-no a ser diagnosticado com infecção do trato urinário (ITU).

Um homem de 50 anos de idade, com politraumatismo, foi internado no setor de unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital. Foi submetido a cateterismo vesical de demora desde a internação.

A partir do caso clínico apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A associação de leucocitose e neutrofilia indica um processo infeccioso que o paciente desenvolveu.

II. A hipertermia acelera os gastos metabólicos dos tecidos, provocando acréscimo da frequência cardíaca como mecanismo compensatório.

III. O controle da infecção acontece quando a medula óssea responde à invasão por meio do aumento da produção e da liberação do maior número de neutrófilos para a corrente sanguínea.

IV. Os fatores envolvidos na relação bactéria-hospedeiro, as medidas de controle ao manuseio do cateter vesical e a duração da própria cateterização contribuem para a possibilidade da ocorrência de infecção hospitalar.

V. A presença de sistema de drenagem de urina aberto resulta em bacteriúria em 5% a 10% dos casos, após dez dias; ao passo que, no sistema de drenagem de urina fechado, há bacteriúria em 100% dos casos, por dia de manutenção do cateter.

É correto apenas o que se afirma em

A) III e V.
B) I, II e IV.
C) I, II e V.
D) III, IV e V.
E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 12
ENADE 2023: Um homem com 75 anos de idade foi admitido em um hospital universitário, com sinais e sintomas de afasia e hemiplegia esquerda, sendo encaminhado para a unidade de internação clínica com diagnóstico de acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi).

Na unidade, a enfermeira o admitiu e realizou a anamnese. Após 72 horas de internação, o paciente encontrava-se consciente, acamado, respondendo a estímulos verbais simples e com descontrole dos estímulos de micção; apresentava sinais vitais dentro dos padrões de normalidade, exceto a temperatura, aferida em 38,7 °C.

Encontra-se com cateter vesical de demora funcionante, com diurese concentrada e precipitada no sistema coletor e hidratação venosa periférica em membro superior direito.

Considerando as informações do caso clínico apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A infecção urinária é uma das complicações mais comuns em pessoas idosas internadas e costuma ocorrer devido à gravidade do estado dos pacientes, à diversidade microbiana e à exposição a procedimentos invasivos, como o cateterismo vesical.

II. A troca do cateter vesical e do sistema de drenagem deve ser realizada mediante a alteração de exame laboratorial, duas vezes por semana ou caso haja colabamento do cateter urinário ou vazamento no sistema.

III. O descontrole dos estímulos de micção deve-se à atonia vesical decorrente de problemas neurológicos como AVE, demência, doenças do neurônio motor, entre outras, que acarretam esvaziamento incompleto da bexiga, aumento do resíduo urinário, refluxo uretérico e bacteriúria.

IV. A combinação de fatores como a quebra da técnica asséptica, a baixa adesão à higienização das mãos, o uso do mesmo recipiente para desprezar a urina da bolsa de drenagem e a diminuição da atenção às medidas de prevenção e controle de infecção contribuem para a ocorrência de infecção hospitalar.

V. O risco de infecção relacionado a procedimentos invasivos é um dos diagnósticos de enfermagem possível no caso clínico descrito, sendo uma das medidas de prevenção desse risco, a manutenção do coletor de urina aberto, desconectando o sistema sempre que necessário.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.


QUESTÃO 13
ENADE 2023: A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem demostrando preocupação com a segurança do paciente em decorrência dos resultados de crescentes pesquisas que apontam a ocorrência de “erros e eventos adversos”. De acordo com a OMS, a segurança do paciente significa reduzir, a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.
BRASIL. Ministério da Saúde. Documento de Referência
para o Programa Nacional de Segurança do Paciente.
Brasília, 2014 (adaptado).

No que se refere à segurança do paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. A infecção relacionada a assistência à saúde (IRAS), que pode se manifestar no período de internação ou após a alta, diz respeito a qualquer infecção adquirida durante a hospitalização do paciente ou na realização de procedimentos hospitalares.

II. A segurança do paciente implica o cuidado que o profissional de saúde deve ter com a higiene das mãos, pois, durante o contato direto ou indireto com o paciente ou com produtos e equipamentos ao seu redor, as mãos desses profissionais podem contaminar-se com a microbiota transitória, levando infecção aos pacientes.

III. A segurança do paciente está relacionada ao fato de que todos os trabalhadores da saúde envolvidos no cuidado, além dos gestores, assumem responsabilidade pela própria segurança e pela segurança de colegas, pacientes e familiares.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 14
ENADE 2023: Uma mulher com 56 anos de idade foi internada por apresentar doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada por pneumonia em base direita, encontrando-se em tratamento com inalação, broncodilatador, corticoide e antibiótico. Durante a internação, seu acompanhante chamou a enfermeira, pois a paciente referia dificuldade para respirar.

A profissional realizou exame físico do sistema respiratório e cardíaco e verificou, na inspeção, uso da musculatura acessória, frequência respiratória de 32 irpm e ausência de simetria do pulmão direito; à percussão, observou: claro pulmonar; ausculta diminuída à direita, com roncos e sibilos. Foi realizada gasometria arterial, que apresentou os seguintes resultados.

Uma mulher com 56 anos de idade foi internada por apresentar doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada por pneumonia em base direita, encontrando-se em tratamento com inalação, broncodilatador, corticoide e antibiótico. Durante a internação, seu acompanhante chamou a enfermeira, pois a paciente referia dificuldade para respirar.

Considerando esse caso clínico hipotético e a análise do resultado da gasometria, a enfermeira deve

A) identificar que ocorreu piora da pneumonia; instalar sensor de saturação de O2; trocar o antibiótico; chamar o médico para solicitar nova radiografia de tórax; e colocar uma máscara de venture a 50%.

B) identificar que a paciente está com alcalose respiratória devido a extravasamento de líquido no alvéolo e ao processo inflamatório causado pela pneumonia; elevar o decúbito; aproximar o carro de emergência; e instalar sensor de saturação de O2.

C) identificar que a paciente apresenta acidose respiratória, devido à dificuldade de trocas gasosas decorrentes da piora do processo inflamatório causado pela pneumonia; elevar o decúbito; aproximar o carro de emergência; e instalar sensor de saturação de O2.

D) identificar que a paciente apresenta ruptura pleural com entrada de ar no espaço pleural; elevar o decúbito; instalar sensor de saturação de O2; aproximar o carro de emergência; comunicar o médico; e preparar material para drenagem torácica.

E) identificar que a paciente apresenta ruptura das pleuras com entrada de sangue no espaço pleural; manter decúbito elevado; solicitar radiografia de tórax; e preparar material para que o médico realize a drenagem de tórax.


QUESTÃO 15
ENADE 2023: Uma mulher com 73 anos de idade, lúcida e orientada, recebeu visita domiciliar da equipe de saúde da família e referiu, entre outras queixas, dor nos membros inferiores.

Após acolhimento, a enfermeira observou extensa lesão no membro inferior direito, com bordas irregulares, pulso pedioso presente, perfusão adequada, grande quantidade de secreção purulenta e odor fétido.

Identificou-se que a paciente não havia realizado o cuidado proposto em visitas anteriores, pois se recusa a aceitar a lesão. Segundo o filho da paciente, a mãe tem dificuldade para controlar o uso diário dos medicamentos, necessitando de monitoramento dos familiares.

Diante disso, a enfermeira fica em dúvida sobre a real capacidade da paciente de se comprometer com o cuidado proposto, e o filho solicita que o tratamento da ferida seja realizado, desconsiderando o desejo da mãe. Assim, a enfermeira se encontra em uma situação de conflito, que envolve um princípio ético.

Considerando o caso apresentado, bem como os princípios éticos e bioéticos a serem seguidos pela enfermeira, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A enfermeira deve sugerir à equipe de saúde que o caso seja discutido entre os profissionais, juntamente com a usuária e os familiares, no sentido de construir um plano terapêutico singular, respeitando o princípio da autonomia.

PORQUE

II. Os princípios bioéticos consideram autonomia versus beneficência/não maleficência, assim, caso a paciente não apresente comprometimentos cognitivos e(ou) psiquiátricos, sua vontade deverá prevalecer e o procedimento não deverá ser realizado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 16
ENADE 2023: Os trabalhadores da enfermagem atuam em diferentes espaços da complexidade do cuidado. Ao realizarem suas atividades, expõem-se a riscos com potencial de contaminação por bioagentes presentes nos diferentes processos de trabalho que podem levá-los ao adoecimento.

A administração de imunobiológicos constitui um dos grandes avanços das medidas de prevenção e promoção em saúde que possibilitam romper os elos da cadeia de transmissão de doenças.

A ação de imunização para os trabalhadores, regulamentada pela NR 32 do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece que a todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego, NR 32 —
Segurança e Saúde no trabalho em Serviços de Saúde.
Brasília, 2005 (adaptado).

A partir desse contexto, avalie as afirmações a seguir, acerca da imunização dos trabalhadores da enfermagem.

I. A imunização dos trabalhadores de enfermagem é uma intervenção específica contra os fatores de risco biológico imunopreveníveis e integrada com o calendário de vacinação de adultos disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

II. A vacina tríplice viral e as vacinas contra hepatite A e B, influenza, HPV e febre amarela são obrigatórias para os profissionais da saúde.

III. O empregador deve fazer o controle da eficácia da vacinação sempre que isso for recomendado pelo Ministério da Saúde e seus órgãos, providenciando, se necessário, seu reforço.

IV. A história vacinal de cada trabalhador é um indicador para definição das vacinas que ainda poderão ser administradas, considerando-se o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 17
ENADE 2023: Um homem com 62 anos de idade, que reside em área de abrangência de uma estratégia da saúde da família, recebeu o diagnóstico de diabetes mellitus tipo II e atualmente faz uso de insulina.

Ao ser atendido por um enfermeiro, relatou que gostaria de assumir as aplicações diárias de insulina, afirmando que isso o tornaria mais independente, trazendo mais liberdade para viajar e se locomover. Entretanto, referiu medo de complicações e reações nos locais de aplicação, por já ter ouvido relatos dessas ocorrências.

O enfermeiro, então, deu as seguintes orientações ao paciente: monitorar a glicemia capilar três ou mais vezes ao dia; lavar bem as mãos com água e sabão; rolar o frasco de insulina gentilmente entre as mãos para misturá-la; limpar a tampa do frasco; e fazer rodízio dos locais de aplicação, para não causar lipodistrofia.

Nesse caso hipotético, além das instruções já fornecidas, seria correto o enfermeiro orientar o paciente a

A) puxar o êmbolo para verificar a presença de sangue e, caso isso ocorra, retirar a agulha e recolocá-la em local próximo.

B) organizar um esquema de administração que garanta a reaplicação de insulina no mesmo local a cada dez dias, para evitar a ocorrência de lipodistrofia.

C) reutilizar seringas e agulhas por até, no máximo, 30 dias, uma vez que esse é o prazo considerado adequado, embora o fabricante desses materiais possa definir outro período para reutilização.

D) manter os frascos de insulina lacrados e refrigerados entre 2 °C e 8 °C, podendo estes, após abertos, ser mantidos em temperatura ambiente, entre 15 °C e 30 °C, para minimizar a dor no local da injeção.

E) limpar o local de aplicação de insulina usando algodão com álcool e descartar seringas e agulhas emuma garrafa PET, levando-a posteriormente para uma unidade de saúde, onde será feito o correto descarte desses materiais.


QUESTÃO 18
ENADE 2023: Durante uma competição, uma atleta de futebol feminino foi atingida por um golpe na região frontal, caiu e permaneceu deitada sem reagir aos estímulos externos.

Uma enfermeira socorrista foi acionada e, ao avaliar a atleta, identificou dilatação das pupilas, palidez, cianose nas extremidades, pulso central e respiração ausente, o que se caracterizou como uma parada cardiorrespiratória (PCR).

Considerando as orientações da AHA (American Heart Association) para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em adultos (2020), avalie as afirmações a seguir.

I. A enfermeira deve administrar duas ventilações a cada 30 compressões por minuto.

II. A profundidade de compressão realizada deve ser de, no mínimo, 5 cm, devendo-se aguardar o retorno completo do tórax.

III. O atendimento deve ser realizado com compressões torácicas a uma frequência de 120 a 140 compressões por minuto.

IV. As duas mãos da enfermeira socorrista devem estar posicionadas na direção do esterno, após o apêndice xifoide.

V. A troca do responsável pelas compressões deve ocorrer, obrigatoriamente, a cada 5 minutos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, III, IV e V.


QUESTÃO 19
ENADE 2023: Um homem com 29 anos de idade, com peso estimado de 90 kg, vítima de um acidente automobilístico, foi resgatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e admitido em unidade hospitalar com hipótese diagnóstica de fratura de fêmur e traumatismo toracoabdominal.

Ao exame físico, constatou-se: Glasgow = 12; hipotensão (pressão arterial = 90 × 50 mmHg); bulhas rítmicas taquicárdicas (frequência cardíaca = 120 bpm); taquipneia com diminuição dos murmúrios fisiológicos à esquerda e presença de enfisema subcutâneo (frequência respiratória = 28 irpm); abdome distendido e doloroso à palpação.

O paciente evoluiu com rebaixamento do nível de consciência, hipotensão arterial e piora da dispneia. Diante desse quadro clínico, foi submetido a entubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva.

Foram providenciadas instalação de cateter venoso central em veia jugular esquerda, solução de sedação e droga vasoativa em bomba de infusão contínua, além de realização de toracotomia com drenagem de tórax em selo d’água à esquerda.

No caso clínico apresentado, a enfermeira deverá, de imediato,

A) monitorizar o ritmo e a hemodinâmica da função cardíaca, bem como avaliar a perfusão tecidual, uma vez que há risco de o paciente apresentar problemas de perfusão.

B) manter o protocolo de paciente com traumatismo toracoabdominal, observando estado geral, equilíbrio hemodinâmico e perfusão dos cateteres a cada 30 minutos.

C) prestar assistência de enfermagem ao paciente com hemodinâmica instável e providenciar sondagem nasogástrica para alívio da distensão abdominal.

D) acionar a equipe médica caso persistam a hipotensão arterial sem respostas à ressuscitação volêmica e o aumento da distensão abdominal.

E) prescrever a reposição volêmica, observando sinais de distensão abdominal ou edemas a cada 30 minutos.


QUESTÃO 20
ENADE 2023: Um enfermeiro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) realizou um levantamento dos acidentes com material biológico ocorridos entre 2010 e 2022 no hospital em que trabalha, com o objetivo de identificar fragilidades relacionadas à biossegurança.

Do total de registros encontrados (n = 2 439), 46% ocorreram com membros da equipe de enfermagem. A maior frequência de acidentes foi com material perfurocortante (90%). A agulha com lúmen foi o material envolvido na maioria dos acidentes com exposição percutânea (79%).

Considerando as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, o enfermeiro do SCIH, a fim de diminuir a frequência de acidentes com perfurocortantes, deve recomendar que

A) as seringas com agulhas conectadas sejam descartadas em recipientes identificados, rígidos, com tampa e resistentes à punctura, à ruptura e ao vazamento, não devendo seu preenchimento ultrapassar três quartos de sua capacidade.

B) as seringas com agulhas conectadas sejam descartadas em caixa impermeável, resistente e específica para material perfurocortante, que deve ser preenchida até que se complete toda sua capacidade.

C) o conjunto seringa-agulha seja separado com o auxílio de dispositivos de segurança, podendo-se realizar a desconexão e o reencape manual antes do descarte.

D) as seringas com agulhas conectadas sejam descartadas logo após o uso em caixa permeável e resistente, específica para material perfurocortante.

E) as agulhas sejam desconectadas das seringas e não sejam reencapadas antes do descarte.


QUESTÃO 21
ENADE 2023: Um homem com 50 anos de idade, casado, aposentado por invalidez, com peso de 70 kg, está internado há 5 dias por gastroenterite e antecedentes de diabetes mellitus em tratamento irregular há 6 anos.

Ao exame físico, revela-se desorientado, pouco comunicativo e restrito ao leito. Seus sinais vitais são: pressão arterial = 100 × 66 mmHg; frequência cardíaca = 55 bpm; frequência respiratória = 25 irpm. Mantém-se inapetente, com glicemia capilar de 212 mg/dL. Há cânula nasal de oxigênio a 2 L/min e cateter venoso periférico em fossa cubital direita.

Apresenta: abdome globoso, distendido e hipertimpânico; sons abdominais aumentados; pele e mucosas ressecadas. Constatam-se eliminação vesical em fralda e fezes líquidas, havendo quatro evacuações em 24 horas. Foi prescrito a esse paciente o seguinte: SF 0,9% 500 mL – EV, de 8 em 8 horas; insulina NPH 20 UI – SC – pela manhã; heparina 3 500 UI – SC – uma vez ao dia.

Com base no caso clínico apresentado e considerando que, na unidade em que está internado esse paciente, há frasco de insulina de 100 UI/mL e de heparina de 5 000 UI/mL contendo 5 mL, avalie as afirmações a seguir, acerca da dose e dos cuidados na administração dos medicamentos prescritos para o paciente.

I. Deve-se providenciar a troca do acesso venoso no caso de presença de sinais flogísticos ou problemas de infusão ou refluxo, antes de instalar o SF 0,9%, em 21 gotas por minuto, para atender à prescrição médica.

II. Deve-se aspirar 0,6 mL na seringa de 1 mL, respeitando-se o rodízio do local a cada aplicação, para evitar a lipodistrofia e atender à dose prescrita de insulina NPH.

III. Deve-se instalar o SF 0,9% a 63 gotas por minuto em acesso periférico com avaliação do volume infundido a cada hora, pois nesse dispositivo a movimentação do paciente pode alterar a velocidade de infusão.

IV. Deve-se aspirar do frasco de 5 mL (5 000 UI/mL) de heparina 0,7 mL da solução na seringa de 1 mL e aplicar a dose preferencialmente no abdômen do paciente, sem realizar fricção, a fim de evitar a formação de hematomas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 22
ENADE 2023: Uma mulher com 75 anos de idade está, há 10 dias, com febre, inapetência e pequenos períodos de confusão. Está internada em unidade hospitalar e apresenta, há 5 dias, hiperemia e edema na perna esquerda, com dor no local classificada como 7 em 10 na escala analógica numérica; constata-se, ainda, estase venosa em membros inferiores.

Sua temperatura foi aferida acima de 38 °C nos últimos dias. Foi diagnosticada lesão do tipo erisipela com celulite extensa, sem presença de secreção. O enfermeiro realizou o curativo da lesão e recebeu a prescrição médica para a paciente com os seguintes antibióticos: cefazolina 1 g EV, de 8 em 8 horas; oxacilina 2 g EV, de 4 em 4 horas; e clindamicina 600 mg EV, de 8 em 8 horas.

Com base no caso clínico apresentado, avalie as afirmações a seguir, acerca da conduta do enfermeiro diante da prescrição médica.

I. O enfermeiro deve realizar o aprazamento dos antibióticos no mesmo horário, a fim de facilitar a organização da equipe, e informar a sequência a ser seguida na administração dos antibióticos, visto que atrasos na administração desses medicamentos levam a queda dos níveis séricos, crescimento bacteriano e desenvolvimento de resistência bacteriana.

II. A clindamicina é uma solução injetável pronta, não sendo necessária sua diluição para a administração; além disso, quando prescrita com outros antibióticos, ela deve ser administrada primeiro, para não atrasar a administração dos demais medicamentos.

III. As funções renal, hepática e tegumentar, bem como as eliminações urinárias e intestinais da paciente devem ser avaliadas periodicamente, visto que os antibióticos em questão podem causar, em pacientes idosos, maior nefrotoxicidade, hepatotoxicidade, lesões cutâneas e sintomas gastrointestinais, em razão da diminuição da reserva funcional de seus órgãos.

IV. O tempo de terapia, bem como a diluição e a velocidade de infusão adequada de cada antibiótico precisam ser monitorados, com vistas a garantir a eficácia do tratamento, a redução da resistência bacteriana e a diminuição dos efeitos tóxicos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV


QUESTÃO 23
ENADE 2023: Um homem com 65 anos de idade, hipertenso, internado há 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a acidente vascular encefálico (AVE), foi transferido para a unidade de clínica médica.

O enfermeiro da unidade, ao realizar sua admissão, identificou Glasgow = 13, acesso periférico salinizado, lesão por pressão estágio II na região sacra e nos calcâneos, diurese em fralda e presença de evacuação pastosa há um dia; observou, ainda, pele seca e sinais de desidratação, além de constatar que o paciente pesava 55 kg e tinha 1,80 m de altura. O paciente apresentava tosse e retenção severa do bolo alimentar em cavidade oral durante a oferta da alimentação.

Diante disso, a equipe multidisciplinar optou por instalar sonda nasoenteral (SNE), em posição pós-pilórica, com início de dieta enteral. O paciente recebe, entre outros medicamentos: ácido acetilsalicílico – 1 comprimido de 100 mg, uma vez ao dia; clopidogrel – 1 comprimido de 100 mg, uma vez ao dia; e losartana potássica – 1 comprimido de 50 mg, de 12 em 12 horas.

Com base nesse caso clínico, avalie as afirmações a seguir.

I. A dieta enteral por sonda é indicada para esse paciente em razão da disfagia, além da desidratação, da pele seca e das lesões por pressão; porém é contraindicada pelo índice de massa corporal (IMC) do paciente, que é igual a 20 kg/m², o que revela eutrofia.

II. A prescrição de enfermagem deve conter lavagem de sonda com água potável no início e no fim da administração da dieta, antes e depois da administração de medicamentos e periodicamente, se não houver contraindicação clínica, uma vez que pode ocorrer obstrução da SNE na forma de administração contínua, por interação medicamento/dieta e pelo tipo de dieta administrada.

III. A administração de ácido acetilsalicílico, clopidogrel e losartana potássica, via sonda, exige a pausa da dieta uma hora antes e uma hora após a administração dos medicamentos; pois, assim, é possível diminuir o nível sérico das drogas, evitando-se complicações como a toxicidade.

IV. O enfermeiro deve conhecer a interação entre as drogas e os nutrientes e, quando possível, sugerir à equipe médica modificação da forma disponível (elixires, suspensões, cápsulas com revestimento entérico e(ou) absorção programada) ou da via de administração de medicamentos, a fim de evitar obstruções.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 24
ENADE 2023: Na unidade de internação cirúrgica de um hospital de médio porte, uma enfermeira recepcionou dois novos técnicos de enfermagem. Como protocolo do hospital, ela deve fazer o acolhimento desses profissionais e ambientá-los, bem como realizar o treinamento das normas e rotinas da unidade.

A enfermeira discute e apresenta o protocolo acerca dos tipos de materiais, da guarda temporária e do encaminhamento à Central de Materiais e Esterilização (CME).

Considerando a situação apresentada e os múltiplos aspectos que ela suscita, avalie as afirmações a seguir.

I. Os produtos para saúde críticos são aqueles utilizados em procedimentos invasivos com penetração de pele e mucosas adjacentes, tecidos subepiteliais e sistema vascular, como, por exemplo, pinças para curativo; campos estéreis; macro e micronebulizadores para oxigenoterapia.

II. O armazenamento de produtos esterilizados deve ser realizado em local limpo e seco, sob proteção da luz solar direta, e submetidos a manipulação mínima.

III. A equipe de enfermagem deve verificar se o rótulo de identificação das embalagens apresenta as seguintes informações: nome do produto; número do lote; data da esterilização; data limite de uso; método de esterilização; e nome do responsável pelo preparo.

IV. O transporte de material esterilizado na CME deve ser realizado em recipientes fechados e em condições que garantam a manutenção da identificação e a integridade das embalagens.

V. Os produtos infectados devem ser transportados de uma unidade para a CME em saco plástico branco leitoso identificado como “material infectante”, contendo a lista de produtos a serem processados e o nome do serviço solicitante.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.


QUESTÃO 25
ENADE 2023: Uma mulher com 16 semanas de gestação compareceu à unidade básica de saúde para realizar consulta de acompanhamento do pré-natal. Durante a anamnese, a gestante se queixou de prurido, ardência durante a micção e dispareunia. Ao exame físico, observou-se a presença de corrimento branco, grumoso, com aspecto caseoso e inodoro; vagina e colo recobertos por placas brancas, aderidas à mucosa.

Considerando o caso clínico apresentado e a abordagem sindrômica do Ministério da Saúde, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a infecção vaginal e o tratamento preconizado nessa situação.

A) Vaginose bacteriana; metronidazol 2 g, via oral, em dose única, ou metronidazol 400 mg, via oral, de 12 em 12 horas, por 6 dias.

B) Tricomoníase; metronidazol 400 mg, 5 comprimidos, via oral, em dose única, ou metronidazol 250 mg, 2 comprimidos, via oral, duas vezes por dia, por 7 dias.

C) Candidíase; miconazol a 2%, creme vaginal, por 7 dias, ou nistatina 100 000 UI, creme vaginal, por 14 dias.

D) Gonorreia; ceftriaxona, 250 mg, intramuscular, dose única, ou azitromicina 500 mg, 2 comprimidos, via oral, dose única.

E) Clamídia; ceftriaxona, 250 mg, intramuscular, dose única, ou azitromicina 500 mg, 2 comprimidos, via oral, dose única.


QUESTÃO 26
ENADE 2023: O quarto estágio do parto inicia-se após a dequitação da placenta e estende-se pelas primeiras horas do pós-parto. Nesse período, é importante o cuidado de enfermagem na observação e no controle das hemorragias, muito comuns no pós-parto imediato.

Considerando-se esse contexto, assinale a opção que apresenta o(s) cuidado(s) de enfermagem que evita(m) a hemorragia e suas complicações.

A) Incentivo à amamentação e enfaixamento abdominal.

B) Manutenção da parturiente com hidratação venosa durante todo o trabalho de parto.

C) Suplementação alimentar com sulfato ferroso nas principais refeições e repouso no leito.

D) Avaliação da presença do globo de segurança de Pinard e manutenção da contração uterina.

E) Auxílio na dequitação da placenta por meio de manobras que promovam seu rápido descolamento.


QUESTÃO 27
ENADE 2023: As redes de atenção psicossocial (RAPS) têm a finalidade de ampliar e articular os pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

As RAPS são constituídas pelos seguintes componentes, os quais devem funcionar de forma articulada: atenção básica em saúde; atenção psicossocial; atenção de urgência e emergência; atenção residencial de caráter transitório; atenção hospitalar; estratégias de desinstitucionalização; e estratégias de reabilitação psicossocial.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Ministerial — PRTMS/GM n. 3.088/2011.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) (adaptado).

A partir desse contexto, avalie as afirmações a seguir, acerca das RAPS.

I. A atenção psicossocial é formada pelos centros de atenção psicossocial (CAPS) e por equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental/unidades ambulatoriais especializadas.

II. As RAPS têm como um dos seus objetivos garantir a articulação e a integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.

III. As unidades de acolhimento, os serviços de atenção em regime residencial, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) fazem parte do componente da atenção residencial de caráter transitório.

IV. As iniciativas de trabalho e geração de renda, empreendimentos solidários e cooperativas sociais são ações do componente de estratégia de reabilitação psicossocial.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 28
ENADE 2023: Em uma consulta de enfermagem para coleta de material para realização de Papanicolau, uma mulher com 25 anos de idade, casada e mãe de uma criança de 1 ano e 4 meses de idade, relatou à enfermeira que não menstrua desde que a criança completou 1 ano de idade.

Ao exame físico, a mulher encontrava-se eupneica, afebril, com mucosas e pele coradas, linfonodos impalpáveis no pescoço, mamas simétricas e indolores à palpação, abdômen globoso, genitália com presença de lesão com borda endurecida profunda, fundo macio e indolor.

Ao exame especular, apresentou conteúdo vaginal transparente, sem odor, e colo íntegro, sem alterações. A paciente relatou que seu companheiro é seu único parceiro sexual e teve uma ferida no pênis havia um ano, a qual foi tratada com remédio caseiro e cicatrizou espontaneamente. A impressão geral da enfermeira foi de que a amenorreia poderia ser indicativa de uma nova gravidez e que os sinais e sintomas seriam compatíveis com sífilis.

Desse modo, a profissional realizou o teste rápido de sífilis, com punção digital, cujo resultado foi positivo. Foi realizado, ainda, teste rápido de gravidez, que também resultou positivo.

Considerando-se os determinantes biológicos, socioculturais, econômicos e políticos de vulnerabilidade, bem como o estabelecido no protocolo do Ministério da Saúde para a atenção básica, quais estratégias de cuidado enfermeira deve aplicar imediatamente no gerenciamento desse caso?

A) Prosseguir com a abordagem sensível e culturalmente competente na atenção integral à família, realizar a captação da gestante para o pré-natal, solicitar exames de rotina do pré-natal e de determinação do tipo de sífilis, realizar tratamento imediato da paciente para sífilis, além de monitorar e notificar o caso.

B) Iniciar o pré-natal, encaminhar a paciente para o seguimento no pré-natal de alto risco, implementar ações de educação em saúde da família e agendar visita domiciliar com médico da equipe para iniciar o tratamento da sífilis do casal.

C) Encaminhar o casal ao médico da estratégia de saúde da família para solicitação dos exames de confirmação da sífilis e da gravidez, notificar o caso, prescrever penicilina, cadastrar a mulher no serviço de pré-natal da unidade básica de saúde e convidar o casal para frequentar o grupo educativo na unidade.

D) Estabelecer, com base no quadro clínico, o diagnóstico de sífilis primária para a gestante e de sífilis secundária para o companheiro, iniciar o pré-natal somente após exame de confirmação de gravidez e encaminhar a paciente ao médico da estratégia de saúde da família para solicitação de exames e realização do pré-natal.

E) Realizar abordagem sensível e culturalmente competente na atenção à família, solicitar exames para confirmação da gravidez e do tipo de sífilis, aguardar o resultado dos exames para iniciar o tratamento, realizar o pré-natal e implementar educação em saúde.


QUESTÃO 29
ENADE 2023: Em 2023, em um município do Brasil, ocorreu uma denúncia criminal pelo Ministério Público (MP) por violência obstétrica. A vítima foi uma adolescente de 16 anos, durante seu trabalho de parto, quando foi realizado o procedimento de episiotomia desnecessária, a despeito de ser questionado quanto à necessidade da incisão por uma profissional de enfermagem e da negativa da adolescente de submeter-se ao procedimento.

A Promotoria de Justiça apontou ainda que o profissional de saúde não aguardou a expulsão espontânea da placenta (dequitação), o que levou a diversas complicações posteriores, e que, durante todo o parto, em diversas ocasiões, ele constrangeu e humilhou a adolescente.
Disponível em: https://mppr.mp.br/
Acesso em: 24 ago 2023 (adaptado).

Acerca da violência obstétrica no Brasil, avalie as afirmações a seguir.

I. A negligência é um tipo de violência obstétrica identificada por meio de algumas ações, como falta de atenção, indiferença e banalização do sofrimento, praticadas por alguns profissionais em maternidades.

II. As ameaças, os gritos e as repreensões abusivas em relação às parturientes configuram formas de violência obstétrica.

III. O silêncio é uma estratégia de sobrevivência da parturiente para lidar com algum tipo deviolência obstétrica praticada pelos profissionais que a acompanham, devido ao momento de fragilidade em que ela se encontra.

IV. A equipe de enfermagem, quando houver necessidade da exposição do corpo de parturientes, deverá levar em consideração os aspectos técnicos das fases do parto em detrimento da autonomia da paciente.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 30
ENADE 2023: A necessidade do cuidado domiciliar cresce à medida que aumentam a expectativa de vida da população e a prevalência de doenças crônico-degenerativas. Entre estas, o diabetes mellitus (DM) constitui um dos agravos mais frequentes no processo do envelhecimento.

Em razão da natureza crônica, da gravidade das complicações e dos meios necessários para controlá-la, essa doença se torna muito onerosa não apenas para os indivíduos afetados e suas famílias, mas também para o Sistema de Saúde. O controle do DM na atenção básica é realizado pela equipe de saúde da família, por meio de várias ações, entre elas, a consulta de enfermagem.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.
Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado
da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília:
Ministério da Saúde, 2013 (adaptado).

Em relação à consulta de enfermagem realizada a pessoas idosas com DM, avalie as afirmações a seguir.

I. A prática do enfermeiro deve incluir o exame dos pés, que consiste em avaliar: possíveis lesões cutâneas; o estado das unhas e de eventuais calos e deformidades; os pulsos arteriais periféricos; e possível edema de membros inferiores.

II. O enfermeiro deve orientar a pessoa idosa e seus familiares e(ou) cuidadores sobre os cuidados preventivos do pé diabético, como: inspeção diária; uso de calçados confortáveis, com meias compressivas nos pés; e corte das unhas, deixando-as arredondadas e removendo pele e cutículas.

III. O enfermeiro deve promover ações para a adesão da pessoa idosa às condutas terapêuticas de controle do DM, devendo a implementação da assistência ocorrer de acordo com as necessidades e o grau de risco da pessoa e a sua capacidade de adesão e motivação para o autocuidado, a cada consulta.

IV. As pessoas com DM com dificuldade para o autocuidado precisam de mais suporte até que consigam ampliar as condições de se cuidar; nesse sentido, o apoio ao autocuidado poderá ser realizado pela equipe de saúde ou por meio de outros recursos, familiares ou comunitários, articulados para esse fim.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 31
ENADE 2023: Em todas as áreas tropicais e subtropicais do mundo, a dengue tem sido motivo de apreensão da população e do poder público em razão do aumento de casos graves e dos impactos causados à saúde pública e à sociedade, entre outros fatores.

Situações como falta de saneamento básico e de abastecimento de água, aumento da população em aglomerados urbanos e aumento do deslocamento intra e interurbano, entre outros aspectos, têm contribuído demasiadamente para a permanência do vetor em convívio íntimo com a população. Como consequência dessa relação, o Brasil tem apresentado altas taxas de incidência.

O boletim epidemiológico n. 1/2023 registra que, em 2022, houve um aumento de 162,5% dos casos, em comparação com o ano de 2021. No gráfico a seguir, é possível verificar o comportamento da taxa de incidência pelas regiões do País em 2022.

Em todas as áreas tropicais e subtropicais do mundo, a dengue tem sido motivo de apreensão da população e do poder público em razão do aumento de casos graves e dos impactos causados à saúde pública e à sociedade, entre outros fatores.

Considerando o texto e o gráfico apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. A semana epidemiológica 18, somadas todas as regiões do País, foi a que apresentou maior taxa de incidência de dengue.

II. A melhor forma de prevenir a dengue é reduzir a proliferação do mosquito, eliminando água de possíveis criadouros (vasos de plantas, piscinas sem uso e manutenção) ou adotando medidas como cobrir reservatórios de água.

III. O ano de 2022, considerando as semanas epidemiológicas 1 a 52, teve a região Sul como a que apresentou maior taxa de incidência de dengue, seguida das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

IV. A saúde da família, como estratégia prioritária de organização da atenção primária, ocupa posição privilegiada no efetivo controle e prevenção da dengue por meio de ações junto à comunidade sob sua responsabilidade sanitária.

É correto apenas o que se afirma em

A) II.
B) I e III.
C) I, II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 32
ENADE 2023: A equidade, como um princípio de justiça, baseia-se na premissa de que é preciso tratar diferentemente os desiguais (diferenciação positiva) ou cada um de acordo com a sua necessidade, corrigindo diferenciações injustas e negativas e evitando iatrogenias devido à não observação das diferentes necessidades.

Como fazer isso no cotidiano dos serviços de saúde, quando muitas vezes chegam, ao mesmo tempo, várias pessoas com necessidades distintas para atendimento?

Uma estratégia importante de garantia de acesso com equidade é a adoção da avaliação/estratificação de risco e de vulnerabilidades como ferramenta, o que possibilita identificar as diferentes gradações de risco e as situações de maior urgência e, com isso, realizar as devidas priorizações.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.
Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda
espontânea: queixas mais comuns na Atenção Básica. Brasília:
Ministério da Saúde, 2013 (adaptado).

Considerando as informações do texto, assinale a opção correta, quanto à classificação de risco dos pacientes/usuários nos serviços de saúde.

A) O usuário ou paciente que se encontra há muito tempo no serviço deve ser atendido com prioridade, pois, assim, garante-se uma assistência justa, livre de danos.

B) O tratamento de forma igualitária deve ser priorizado, pois todos têm direitos iguais, independentemente dos riscos ou da vulnerabilidade dos usuários/pacientes.

C) A igualdade do atendimento consiste em avaliar as iatrogenias ocorridas e, dessa forma, possibilitar um atendimento justo que priorize os pacientes/usuários por ordem de chegada.

D) O acesso prioritário deve ser garantido aos usuários/pacientes com maior risco e vulnerabilidade, o que possibilita atendimento de forma justa, a fim de evitar prejuízos à saúde desses indivíduos.

E) O atendimento igualitário aos usuários/pacientes é atribuir prioridade aos de menor risco em relação aos de maior risco, em detrimento da vulnerabilidade, que é um aspecto secundário na avaliação.


QUESTÃO 33
TEXTO 1
ENADE 2023: A estruturação territorial do Sistema Único de Saúde (SUS) vem sendo feita no Brasil por meio da regionalização da saúde. Essa é uma política, assim como uma técnica, utilizada para definir territórios de atuação dos serviços. Após sua implementação, houve avanços no planejamento e mudanças nas condições de vida da população, mas a prática ainda se apresenta relativamente pragmática e, não raro, burocrática.
FARIA, R. M. A. territorialização da Atenção Primária à
Saúde no Sistema Único de Saúde e a construção de uma
perspectiva de adequação dos serviços aos perfis do território.
Hygeia, v. 9, n. 16, p. 131-147, 2013 (adaptado).

TEXTO 2
O Programa Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada pelo conjunto de atores historicamente envolvidos no desenvolvimento e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo.
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.436. Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo
a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica,
no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Brasília, 2017 (adaptado).

Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. As equipes de atenção básica têm como foco de trabalho a programação e a implementação das atividades de atenção à saúde de acordo com as necessidades de saúde da população.

II. O desenvolvimento do processo de trabalho é realizado por meio da disponibilização das agendas de consultas para cada área profissional e segue alguns critérios, como problemas de saúde, ciclos de vida, sexo e patologias.

III. A participação no processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades, é atribuição comum a todos os profissionais do grupo.

IV. O enfermeiro deve realizar atenção à saúde, prioritariamente na unidade básica de saúde (UBS), aos indivíduos cadastrados, pois essa é uma de suas atribuições específicas.

V. As atribuições específicas do enfermeiro incluem realizar consulta de enfermagem, procedimentos e atividades em grupo, além de, conforme protocolos ou outras normativas técnicas, solicitar exames complementares, prescrever medicações e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.


QUESTÃO 34
TEXTO 1
ENADE 2023: Uma criança com 4 anos de idade foi admitida em uma unidade de internação pediátrica para realização de tratamento quimioterápico devido a recidiva de neuroblastoma após um transplante de medula óssea autogênico realizado há cerca de 5 meses.

Na primeira semana de internação, o quadro de saúde da criança agravou-se e esta foi transferida para unidade de terapia intensiva pediátrica. Durante visita multidisciplinar, a criança encontrava-se hemodinamicamente instável, com prognóstico reservado, sendo iniciados os cuidados paliativos.

Nos momentos de atendimento da criança, a mãe verbalizava constantemente que não conseguia enxergar sua filha doente e que, quando olhava para ela, via a vida, e não a morte.

Com a possibilidade de terminalidade, a mãe passou a abordar a equipe multidisciplinar fazendo propostas para que curassem sua filha. Nos últimos dias, a mãe afirmou ter lido vários trechos da Bíblia e disse que havia compreendido que o que estava faltando era ela conseguir entregar sua filha a Deus e aceitar os acontecimentos que estavam por vir.
BOLZE, S. D. A.; CASTOLDI, L. O acompanhamento familiar antes e depois da morte da criança:
uma proposta de intervenção para o psicólogo hospitalar. Aletheia, n. 21, jan./jun. 2005 (adaptado).

TEXTO 2
Pacientes e familiares que vivenciam a terminalidade ensinam aos profissionais de saúde como lidar com o processo da finitude da vida por meio do desenvolvimento de mecanismos de defesa e enfrentamento.
KÜBLER-ROSS, E. Sobre a morte e o morrer. São Paulo: Martins Fontes, 1997 (adaptado).

Considerando o caso hipotético apresentado no Texto 1 e os estágios do luto descritos por Elisabeth
Kübler-Ross, é correto afirmar que a mãe da paciente, para aceitar a terminalidade da criança, vivenciou

A) todos os estágios do luto.

B) apenas os estágios de barganha, raiva e aceitação.

C) apenas os estágios de negação, barganha e aceitação.

D) apenas os estágios de raiva, depressão e aceitação.

E) apenas os estágios de negação, depressão e barganha.


QUESTÃO 35
ENADE 2023: Durante uma consulta de puericultura com uma enfermeira, uma menina com 6 anos de idade apresentou os seguintes dados antropométricos: peso = 28,3 kg; altura = 1,15 m; e IMC = 21,4 kg/m².

O gráfico a seguir apresenta o Índice de Massa Corporal (IMC) para idade de 5 a 10 anos.

Durante uma consulta de puericultura com uma enfermeira, uma menina com 6 anos de idade apresentou os seguintes dados antropométricos: peso = 28,3 kg; altura = 1,15 m; e IMC = 21,4 kg/m².

Considerando esse caso clínico e os dados obtidos a partir do preenchimento do gráfico de IMC para a idade, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde e com o que está contido na Caderneta da Criança, assinale a opção que apresenta, respectivamente, o diagnóstico nutricional da paciente e a conduta que deve ser adotada pela enfermeira nessa situação.

A) Eutrofia; orientar sobre a necessidade de uma alimentação mais saudável e variada.

B) Sobrepeso; realizar avaliação clínica da criança e encaminhá-la ao núcleo de apoio à saúde da família.

C) Obesidade; realizar avaliação clínica da criança e encaminhá-la ao núcleo de apoio à saúde da família.

D) Magreza; investigar intercorrências clínicas, solicitar o acompanhamento da criança no núcleo deapoio à saúde da família, encaminhar a paciente ao serviço social e agendar uma nova consulta, a ser realizada após 15 dias.

E) Magreza acentuada; investigar as possíveis causas do quadro, tratar as intercorrências clínicas, encaminhar a criança para o núcleo de apoio à saúde da família e para o serviço social e agendar uma nova consulta, a ser realizada após 15 dias.


QUESTÃO 36
TEXTO 1
ENADE 2023: O desenvolvimento de teorias acerca dos cuidados de enfermagem prestados à criança hospitalizadaé ainda muito recente e se deu a partir da constatação dos efeitos adversos da hospitalização e do impacto da separação da família. Nesse sentido, o cuidado centrado na criança (CCC) visa a compreender a forma como a equipe de enfermagem concebe os cuidados às crianças que estão em contexto de hospitalização.
LOUREIRO, F. M.; ANTUNES, A. V. R. A.; CHAREPE, Z. B.
Concepções teóricas de enfermagem nos cuidados à criança
hospitalizada: scoping review. Rev. Bras. Enferm., v. 74, n. 3, 2021 (adaptado).

TEXTO 2
O cuidado centrado na família (CCF) constitui uma mudança no paradigma de atendimento à criança, direcionando o foco de atenção do enfermeiro para incluir a família em sua prática clínica, o que compõe uma parceria no processo de cuidado.
ANGELO, M. Nunca é demais falar sobre o cuidado centrado na criança e na família.
Rev. Soc. Bras. Enferm. Ped., v. 18, n. 1, p. 1-3, jun. 2018 (adaptado).

Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. O CCC busca situar a criança em um lugar de protagonismo na escuta ativa e envolvê-la no planejamento e nas decisões relativas aos seus cuidados.

II. O CCC preconiza que os profissionais da saúde façam intervenções a fim de garantir que as necessidades das crianças sejam atendidas, sem considerar as preferências individuais destas.

III. O CCF prevê que os profissionais da saúde atuem de modo a assegurar o paternalismo exercido pelos membros principais da família.

IV. O CCF é sustentado por princípios orientadores, como respeito e dignidade à criança e a sua família, comunicação e compartilhamento de informações completas e imparciais, incentivo e apoio na participação dos cuidados e na tomada de decisões.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 37
ENADE 2023: O programa saúde na escola (PSE) faz parte das estratégias voltadas à consecução da política nacional de promoção da saúde (PNPS), sendo uma das políticas públicas de maior destaque para a infância e adolescência no Brasil.

O PSE promove ações relativas à avaliação clínica de estudantes, à saúde, à prevenção de doenças e agravos e à formação de profissionais da educação e da saúde, além da formação de jovens. Essas ações visam ao enfrentamento das vulnerabilidades da juventude e são planejadas e executadas pela estratégia de saúde da família (ESF) e pelos profissionais da escola.
SILVA, A. A.; GUBERT, F. A.; BARBOSA FILHO, V. C. et al.
Ações de promoção da saúde no Programa Saúde na Escola no Ceará:
contribuições da enfermagem. Rev. Bras. Enferm., v. 74, n. 1, 2021 (adaptado).

Considerando a prática de enfermeiros no PSE em relação à promoção da saúde mental e à atenção psicossocial, avalie as afirmações a seguir.

I. O enfermeiro que atua no PSE encontra na estratégia de redução de danos, uma forma de cuidado para o público infanto-juvenil, baseada na prevenção do uso de drogas.

II. O enfermeiro pode contribuir com o diagnóstico de situações de vulnerabilidade ao bulllying entre os adolescentes, caracterizadas pelo isolamento social e pela falta de condições para autodefesa.

III. O enfermeiro pode realizar o diagnóstico de bullying ao observar aspectos indicativos desse tipo de violência, tais como equilíbrio de poder entre agressor e vítima, empatia, bom rendimento escolar e dinâmicas de relação baseadas na discriminação.

IV. O enfermeiro deve conhecer os motivos dos adolescentes em uso e abuso de drogas caso tenha o intuito de desenvolver estratégias de atenção centrada na pessoa e estratégias de educação em saúde que os sensibilizem a lidar com a realidade.

V. O enfermeiro deve estar atento aos sinais e sintomas que possam indicar o uso problemático de álcool por adolescentes, como mudanças bruscas no comportamento, queda no rendimento escolar, isolamento social e alterações no padrão de sono.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.
B) I, III e IV.
C) I, III e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.


QUESTÃO 38
ENADE 2023: A interação do enfermeiro com os outros profissionais de saúde e com os usuários do serviço de saúde representa potencial fator de tensão, mobilizando sentimentos, percepções e emoções distintas. Manifesta-se de maneira instintiva e pode gerar estresse, violência e conflitos nas relações intra e interpessoais.

No contexto da pandemia de Covid-19, os riscos de exposição aos diferentes tipos de violência se exacerbaram nos âmbitos pessoal, profissional e social. Anteriormente a esse cenário, o ciclo da angústia e da dificuldade de enfrentamento já era realidade para o enfermeiro.

A comunicação não violenta, como tecnologia leve, passou a ser utilizada na enfermagem, configurando-se como eficiente recurso para potencializar a habilidade de comunicação compassiva e empática, permeada pelo respeito, pela ética e pelo empoderamento mútuo na promoção da cultura de paz e na mobilização de estratégias para minimizar fatores estressores no trabalho e suas repercussões, como violência, bullying, rotatividade e absenteísmo, tão evidenciadas na pandemia. Essa crise sanitária revelou os desarranjos das políticas públicas nas diferentes esferas do sistema e dos serviços de saúde, aumentando a vulnerabilidade do profissional.
TOBASE, L. et al. Comunicação não violenta como tecnologia
leve no contexto da enfermagem: revisão integrativa.
Enfermagem Brasil, v. 21, n. 5, p. 621-635, 2022 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os profissionais de enfermagem são expostos, no trabalho, a vários fatores estressores que podem afetar sua saúde mental, o que ocasiona o aumento do número de afastamentos e da rotatividade de pessoal e, consequentemente, traz prejuízos ao ambiente de trabalho, além de comprometer a qualidade do serviço prestado ao usuário.

PORQUE

II. A comunicação, a empatia e a atenção com o outro, profissional e paciente, são habilidades sociais capazes de promover a harmonia, bem como nutrir e potencializar o apoio nas relações interprofissionais e interpessoais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,379,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1408,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,378,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,173,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,225,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8284,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60707,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Enfermagem ENADE 2023 com Gabarito
Prova Enfermagem ENADE 2023 com Gabarito
Prova Enfermagem ENADE 2023 com Gabarito. Questões de enfermagem do ENADE com respostas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiywFJpK6PlBJFnkaKozZ05wEtNyIzXm3GV0qqgV84NziRx7UIRofpxE-_24Y3jpmlmcQQiTEEO8PvsTNl668gLdVL30WXnrmNiWkQEKGyXYSyATk1N3Ew_U4Ns3XWFQ-ft_6PqiXVaVzj9KZMO85tLE7h7rp0iMzqeTzMCNHUR230SPuUkvecIkYgHywfP/s16000/ENADE2023-INDAGACAO-SITE.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiywFJpK6PlBJFnkaKozZ05wEtNyIzXm3GV0qqgV84NziRx7UIRofpxE-_24Y3jpmlmcQQiTEEO8PvsTNl668gLdVL30WXnrmNiWkQEKGyXYSyATk1N3Ew_U4Ns3XWFQ-ft_6PqiXVaVzj9KZMO85tLE7h7rp0iMzqeTzMCNHUR230SPuUkvecIkYgHywfP/s72-c/ENADE2023-INDAGACAO-SITE.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/11/prova-enfermagem-enade-2023-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/11/prova-enfermagem-enade-2023-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo