Prova Tecnologia em Agronegócio ENADE 2023 com Gabarito

Prova Tecnologia em Agronegócio ENADE 2023 com Gabarito
ENADE 2023

Prova Tecnologia em Agronegócio ENADE 2023 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 09 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 10
ENADE 2023: A rastreabilidade pode ser definida como o mecanismo que permite identificar a origem do produto e seu percurso desde o campo até o consumidor final, no caso de alimentos processados ou minimamente processados, que podem ter passado por uma ou mais transformações.

Nesse sentido, um sistema de rastreabilidade é um conjunto de medidas que possibilitam controlar e monitorar sistematicamente todas as entradas e saídas nas unidades, sejam elas produtivas, processadoras ou distribuidoras, a fim de garantir a origem e a qualidade do produto final.

Quanto maiores forem o número e a frequência das informações necessárias, bem como as formas de comprovação destas, melhor será o sistema de rastreabilidade.
Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/. Acesso em: 12 jun. 2023 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A qualidade do sistema de rastreabilidade será melhor quanto maiores forem o número e a frequência das informações necessárias, bem como suas formas de comprovação.

II. A rastreabilidade pode ser aplicada a qualquer tipo de cadeia produtiva, sendo que, para cada uma dessas cadeias, haverá critérios específicos para a qualidade final do produto, que pode ser sanitária, de pureza e orgânica, além de inúmeras outras que o mercado já exige ou pode passar a demandar.

III. O processo de implantação de rastreabilidade tem início com uma solicitação do produtor à entidade responsável.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 11
ENADE 2023: No Brasil, a batata é a hortaliça mais importante, com uma produção anual de, aproximadamente, 3,5 milhões de toneladas em uma área de cerca de 130 mil hectares. De acordo com a Associação Brasileira da Batata (ABBA), o agronegócio da batata envolve em torno de 5 mil produtores em 30 regiões de sete estados brasileiros (MG, SP, PR, RS, SC, GO e BA).
Disponível em: https://www.embrapa.br/hortalicas/
batata/como-plantar. Acesso em: 14 jun. 2023 (adaptado).

Com relação ao tema, suponha que uma fazenda produtora de batatas forneça o produto para uma agroindústria local. A tabela a seguir apresenta informações sobre a transação, sendo R$ 100,00 o valor de referência para a saca de 25 kg.

Com relação ao tema, suponha que uma fazenda produtora de batatas forneça o produto para uma agroindústria local.

Considerando essa situação, apure a demonstração do resultado (DR) e assinale a opção que indica a margem de contribuição e a margem de lucro médio, respectivamente.

A) 60% e 30%
B) 50% e 30%
C) 40% e 30%
D) 30% e 50%
E) 10% e 30%


QUESTÃO 12
ENADE 2023: Em meados de 1990, o Brasil ingressou em uma intensa fase de abertura comercial, o que possibilitou o estabelecimento de novas parcerias em todas as áreas da economia. O agronegócio acompanhou essa tendência e passou a ocupar uma posição de destaque ainda maior no cenário internacional, em setores como açúcar, soja, café, suco de laranja, fumo e biocombustíveis.

Assim, a pauta da exportação brasileira aumentou em diversidade de produtos, volumes negociados e mercados de destino; as importações acompanharam esse fluxo positivo, e houve mais importações da China e dos EUA. Esse trânsito intensificado, decorrente da globalização, evidentemente traria consequências para o aspecto sanitário.

A disseminação de pragas e doenças passou a ocorrer em velocidade e direções antes inimagináveis, com uma gama de espécies de insetos e ácaros introduzidos acidentalmente. Nesse contexto, o desafio que ora se apresenta é o de atuar no mercado global de modo a assegurar a sanidade agropecuária local.

Considerando o exposto e o que se refere às possíveis perdas causadas pela introdução de pragas exóticas no Brasil, avalie as afirmações a seguir.

I. A realização de estudos e levantamentos acerca da situação das pragas existentes no Brasil é uma estratégia de prevenção que pode ser adotada para auxiliar o País a atuar no mercado global e a garantir sua sanidade agropecuária.

II. A rápida detecção de eventos de entrada, com uma vigilância efetiva e com condições adequadas para ser exercida em fronteiras e nas demais portas de entrada do território brasileiro, é um instrumento eficiente para evitar a introdução de pragas exóticas no Brasil.

III. A adoção de uma postura proativa, que envolva todos os elos do agronegócio de forma sistêmica, deve ser utilizada como procedimento padrão na prevenção de infestação por pragas exóticas.

IV. A proibição da entrada de produtos que ofereçam risco para a agricultura brasileira é uma medida recomendável, porque contribui para evitar a entrada de pragas exóticas no País.

É correto apenas o que se afirma em

A) IV.
B) I e III.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 13
ENADE 2023: O setor agropecuário contribui fortemente para o crescimento do produto interno bruto (PIB) do Brasil, fato que caracteriza o País como um dos maiores exportadores agrícolas mundiais.

Nesse contexto, uma política sanitária agropecuária atuante e comprometida com a segurança dos alimentos, tanto para os consumidores internos quanto para os de países importadores, é parte integrante das políticas públicas e privadas direcionadas ao agronegócio nacional.

Com relação ao tema tratado no texto, é correto afirmar que o alinhamento das normas nacionais com as internacionais no âmbito do comércio internacional de alimentos busca

A) desenvolver a capacidade de competir, em preço e qualidade, com os alimentos produzidos no exterior e facilitar o comércio internacional.

B) fazer o Brasil ser mais dependente de técnicas produtivas internacionais, no que diz respeito a questões produtivas internas.

C) tornar o Brasil diretamente influente nas decisões econômicas mundiais via Organização Mundial do Comércio (OMC).

D) categorizar internamente as empresas do agronegócio brasileiro em relação à sua competitividade internacional.

E) diferenciar os padrões produtivos de alto rendimento daqueles direcionados à agricultura familiar nacional.


QUESTÃO 14
ENADE 2023: O fluxo de caixa é uma das estratégias de planejamento financeiro na gestão de uma atividade econômica, sendo importante em todas as cadeias produtivas do agronegócio.

A respeito desse tema, avalie as afirmações a seguir.

I. Os gastos particulares dos gestores devem ser contabilizados de forma conjunta com os gastos da empresa, ainda que não façam parte dos custos de produção.

II. O fluxo de caixa é um instrumento de controle financeiro que permite acompanhar as movimentações financeiras de uma empresa.

III. O fluxo de caixa demonstra a relação de entradas e saídas monetárias realizadas em períodos determinados.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 15
ENADE 2023: A adoção de sistemas de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) pode trazer melhorias significativas no que se refere à sustentabilidade socioeconômica e ambiental das propriedades.

Os benefícios econômicos trariam aumento da oferta, para determinado preço de mercado, com menores custos de produção.

Isso seria viável pela maior eficiência no uso de fertilizantes e pela menor demanda por agroquímicos, devido à quebra do ciclo de pragas e doenças e de plantas daninhas. Trata-se de uma possibilidade plausível de recuperar áreas degradadas.
Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-integracao
-lavoura-pecuaria-floresta-ilpf/nota-tecnica.
Acesso em: 10 jun. 2023 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A ILPF possibilita a produção de grãos, madeira, leite ou carne na mesma área, em plantios rotacionados e(ou) consorciados.

II. A ILPF proporciona melhor aproveitamento na utilização dos insumos de produção e da área, a exemplo do plantio de pastagens, que, após a safra de grãos, é beneficiado com a adubação residual da safra anterior.

III. A ILPF, em razão dos benefícios que pode gerar, é aconselhável para todas as culturas, embora possa ocasionar a contaminação dos grãos e da pastagem por erros no processo de rotação.

IV. A ILPF proporciona melhoria do bem-estar animal e maior conforto térmico, em decorrência da sombra das árvores e do microclima formado, o que também pode favorecer um melhor desempenho produtivo dos animais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 16
ENADE 2023 - QUESTÃO 16

ENADE 2023: Os queijos brasileiros artesanais vêm recebendo destaque no mundo todo por sua diversidade de métodos de produção, características e sabores, tendo até mesmo conquistado prêmios em concursos internacionais. Uma das maneiras de certificar a qualidade e agregar valor aos produtores é o registro de Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). No Brasil, o INPI divide os certificados de IG em duas categorias: Indicação de Procedência (IP) e a Denominação de Origem (DO).
Disponível em: https://globorural.globo.com/Noticias/Criacao/Leite/
noticia/2022/09/ queijos-brasileiros-tem-indicacaogeografica-conheca
-produtos-artesanais-com-origem-certificada.html. Acesso em: 14 jun. 2023 (adaptado).

Considerando o exposto e o que se refere às características da IG, avalie as afirmações a seguir.

I. A DO é concedida quando o produto ou serviço possui características ou qualidades que se devam exclusiva ou essencialmente a um meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.

II. A IP é concedida quando a extração, a produção ou a fabricação de um produto, ou a prestação de serviço, possibilita a agregação de valor por meio da indicação de origem, independentemente de outras características.

III. A concessão da IG requer, entre outros critérios, que o local seja visto pela população como região produtora daquele bem ou serviço apontado, com certo padrão de qualidade e conformidade e com características especiais instituídas para os produtores.

IV. A solicitação de denominação de origem exige que os produtores ou prestadores de serviços tenham, primeiramente, requerido a IP, pois essas modalidades de proteção obedecem a uma hierarquia legal.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


QUESTÃO 17
ENADE 2023: O cooperativismo é um modelo econômico-social que gera e distribui riqueza de forma proporcional ao trabalho de cada associado. Considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) “um modelo de negócios que constrói um mundo melhor”, é uma opção de crescimento econômico que caminha junto com o desenvolvimento social, pautada por valores humanos como solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade.

A figura a seguir apresenta dados do cooperativismo no Brasil.

A figura a seguir apresenta dados do cooperativismo no Brasil.

A partir do texto e da imagem apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O cooperativismo proporciona diversas vantagens para produtores rurais, bem como para a comunidade local.

PORQUE

II. As cooperativas podem estabelecer condições de preços mais favoráveis para os produtores associados, o que impacta na renda e nodesenvolvimento regional.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 18
ENADE 2023: O poder dos consumidores de influenciar as decisões da cadeia produtiva agroalimentar deriva de mudanças nos seus hábitos de consumo, que, por sua vez, resultam de complexos movimentos econômicos, sociais, culturais e políticos.

A transformação operada nas relações entre produtores e consumidores tem sido de tal magnitude que não só influi na qualidade e na intensidade da produção e dá origem a novos negócios e oportunidades, mas também cria novos desafios produtivos eorganizacionais para empresas e normativos para os governos.
Disponível em: https://www.embrapa.br/
visao/protagonismo-dos-consumidores.
Acesso em: 13 ago. 2023 (adaptado).

O mercado consumidor de alimentos tem mudado de forma significativa. Isso exige constante evolução dos profissionais envolvidos com o agronegócio para que aquilo que está sendo produzido esteja alinhado com o que está sendo demandado, o que envolve, inclusive, a busca por melhores ações de marketing e vendas.

Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir, referentes aos fatores que podem influenciar a demanda dos consumidores.

I. O nível de urbanização das cidades é um fator capaz de influenciar a demanda do mercado consumidor, estando relacionado com o surgimento de mais opções de produtos e serviços agroalimentares adequados às necessidades dos consumidores.

II. O grau de envelhecimento da população impacta a demanda dos consumidores, visto que, com o aumento da expectativa de vida, passou-se a exigir produtos alimentares diferenciados que proporcionem uma melhor qualidade de vida.

III. O grau de escolaridade e a renda familiar são fatores que influenciam as exigências dos consumidores, às quais deve se adaptar o mercado de produtos e serviços alimentares.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 19
ENADE 2023: A Fazenda Lagoa Santa tem um projeto de implantação de soja em 200 hectares, e a produtividade por hectare é de 54 sacas. Os gestores da fazenda precisam elaborar um plano de custo de produção, a fim de verificar a viabilidade do negócio. A seguir, são listadas informações do mercado, por hectare.

A Fazenda Lagoa Santa tem um projeto de implantação de soja em 200 hectares, e a produtividade por hectare é de 54 sacas. Os gestores da fazenda precisam elaborar um plano de custo de produção, a fim de verificar a viabilidade do negócio.

Tendo como referência a situação hipotética apresentada e considerando que o ponto de equilíbrio é obtido por meio da divisão dos gastos fixos pela margem de contribuição unitária, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio por hectare.

A) R$ 2 080,00 e 2 sacas.

B) R$ 2 160,00 e 2 sacas.

C) R$ 2 160,00 e 4 sacas.

D) R$ 2 646,00 e 4 sacas.

E) R$ 4 806,00 e 4 sacas.


QUESTÃO 20
ENADE 2023: A produção integrada de frutas (PIF) surgiu na década de 1970 no Norte da Itália. À época, produtores de maçã constataram que era preciso mudar a forma de produção da cultura, diminuindo o uso de agrotóxicos, uma vez que já não fazia mais efeito adotar apenas esse método de controle de pragas, em razão dos problemas de resistência causados pelo desequilíbrio no meio ambiente.

Daí surgiu a necessidade de adoção de métodos integrados, que incluíssem não somente a utilização de agrotóxicos, mas também o emprego de outras formas de controle de pragas, como o controle biológico.
Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream
/item/86672/1/a-producaointegrada-de-frutas-como-um-mecanismo.pdf.
Acesso em: 9 jun. 2023 (adaptado).

Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir, relativas à PIF no contexto brasileiro.

I. A elevação dos padrões de qualidade e da competitividade das frutas brasileiras é uma das finalidades da PIF.

II. A PIF tem como objetivo priorizar a sustentabilidade, a aplicação de recursos naturais, a substituição de insumos poluentes e a rastreabilidade de produtos envolvidos nesse processo.

III. A tecnologia empregada em um pomar, independentemente do tipo de fruta escolhido pelo produtor, deve estar adequada às normas técnicas da PIF, pois se trata de uma certificação compulsória.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 21
ENADE 2023: Em relação ao cuidado com o trabalhador, os produtores que contratam mão de obra, mesmo que temporária, em geral o fazem seguindo as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e, quando os trabalhadores residem na propriedade, esta é oferecida sem custo, incluindo água e energia. 

Os produtores normalmente também fornecem os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para a execução das tarefas. Porém, há casos em que as regras de segurança não são seguidas, por uma questão de conforto ou facilidade, inclusive no manuseio de defensivos.
Disponível em: http://r1.ufrrj.br/esa/V2/ojs/
index.php/esa/article/view/488/404.
Acesso em: 9 jun. 2023 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As práticas empresariais sustentáveis na cadeia produtiva do agronegócio devem buscar assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores, bem como a conservação do meio ambiente, por intermédio da mitigação e(ou) da eliminação dos danos ambientais em todas as etapas produtivas.

PORQUE

II. A saúde e a segurança dos trabalhadores são indissociáveis do direito fundamental ao meio ambiente equilibrado e envolvem fatores como a correta gestão e o controle adequado do uso dos EPIs a eles fornecidos, que impactam diretamente sua qualidade de vida.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 22
ENADE 2023: O Sistema Campo Limpo é um programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, no qual o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) atua como núcleo de inteligência.

O Sistema abrange todas as regiões do País e tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada: agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público têm papéis e responsabilidades específicas no fluxo de funcionamento do programa, definidas por lei.

A capilaridade das ações e a excelência na articulação entre os diferentes agentes da cadeia produtiva agrícola no Sistema fazem do Brasil uma referência mundial na destinação ambientalmente correta de embalagens vazias de defensivos, com uma média anual de 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas.

Para sucesso do Sistema e segurança do trabalhador, é fundamental a promoção de informações e orientações sobre os procedimentos para descarte das embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Disponível em: https://www.inpev.org.br/sistema-campo-limpo
/sobre-sistema/. Acesso em: 9 jun. 2023 (adaptado).

Considerando o sistema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. O agricultor, após a tríplice lavagem, deve armazenar as embalagens vazias com suas respectivas tampas, rótulos e caixas em um lugar adequado, separando-as por tipo.

II. Segundo a legislação pertinente, embalagens rígidas de defensivos agrícolas podem não ser submetidas a lavagem alguma ou podem passar por um dos dois tipos de lavagem previstos na NBR 13.968 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): tríplice e sob pressão.

III. O recebimento das embalagens por unidades de recebimento – central ou posto de coleta – depende do atendimento às normas técnicas específicas, incluindo o licenciamento ambiental, conforme o porte e o serviço prestado pela unidade.

É correto o que se afirma em

A) I apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 23
ENADE 2023: Para controlar e satisfazer seu mercado-alvo, as empresas, por meio do planejamento e da implementação, utilizam ferramentas como composto mercadológico ou marketing mix. O marketing mix é também chamado de 4 Ps, que significam: Produto, Preço, Ponto de Distribuição e Composto Promocional.

A respeito do marketing aplicado ao agronegócio, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As teorias clássicas do marketing, como a prevista no marketing mix, não são aplicáveis ao setor agropecuário.

PORQUE

II. O fato de os produtos agropecuários estarem sujeitos a perecibilidade e sazonalidade, características relacionadas à oferta, gera instabilidade de preços nas cadeias produtivas, o que impede a formulação de estratégias que propõem a adoção dos 4 Ps.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 24
ENADE 2023: A comercialização de frutas, verduras e legumes enfrenta vários problemas no Brasil. Entre as principais dificuldades encontradas, incluem-se a desorganização dos produtores rurais quanto à regularidade de entrega de seus produtos, a grande distância entre as áreas produtivas e os mercados consumidores e a presença de comerciantes (atacadistas e atravessadores) que atuam como intermediários entre o produtor rural e os mercados consumidores.

Normalmente, o produto ofertado tem um curto período para a sua comercialização, devido à sua perecibilidade e ao seu baixo valor agregado.

Considerando a temática apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O uso de embalagens adequadas para frutas, verduras e legumes, bem como a garantia de condições apropriadas de armazenagem e transporte, aumentam o valor agregado desses produtos.

PORQUE

II. Embalagens adequadas prolongam a vida útil pós-colheita, o que aumenta o tempo de comercialização, além de incrementar a atratividade para o consumidor.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 25
ENADE 2023: A modernização das cadeias produtivas permitiu que o Brasil aumentasse sua produtividade, sem precisar utilizar mais terras para isso, além de ter reduzido os custos para o produtor e aumentado a previsibilidade da produção.

Drones, robôs, telemetria, sensores inteligentes e até mesmo inteligência artificial começaram a fazer parte da rotina do campo, e novos profissionais passaram a ser extremamente procurados por multinacionais, produtores e startups.

Em grandes fazendas os gestores em agronegócio - profissionais com conhecimento em TI capazes de usar a tecnologia para solucionar problemas do campo - já são indispensáveis. No caso de pequenos e  médios produtores, contudo, a contratação de serviço esporádica desses profissionais é mais comum,em virtude dos custos elevados.
Disponível em: https://exame.com/carreira/invasao-tecnologica-no
-agronegocio-gera-onda-de-empregosdigitais-veja-as-profissoes-mais
-em-alta/. Acesso em: 9 jun. 2023 (adaptado).

A respeito da informatização dos sistemas de produção, avalie as afirmações a seguir.

I. Os sistemas informatizados proporcionam o gerenciamento do conhecimento adquirido ao longo do tempo, o que contribui para que se obtenham as melhores práticas na produção.

II. A tecnologia contribui para a elaboração de processos-padrão e para a otimização no processo de tomada de decisão do produtor rural.

III. A implantação de sistemas informatizados na propriedade permite monitorar as condições climáticas, o que, por sua vez, possibilita reduzir os impactos causados por tais condições no momento do plantio e da colheita e minimizar prejuízos.

IV. O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) é responsável pelomonitoramento do desempenho da produção, por meio de indicadores que demonstrem a eficiência e a eficácia da tecnologia no negócio.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 26
ENADE 2023: Uma maneira de conhecer a realidade de pequenos produtores é através do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), o qual envolve pessoas por meio de ferramentas que permitem diagnosticar e desenvolver produtores, compartilhando experiências e analisando o conhecimento que estes possuem. 

Essa técnica envolve visitas a campo, diálogos e caminhadas, com o intuito de examinar a situação dos produtores e elucidar as possibilidades de melhorar as situações mediante estudos e reflexões.
VERDEJO, M. E. Diagnóstico rural participativo: guia prático DRP.
Brasília: Secretaria da Agricultura Familiar, 2006 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O DRP desenvolve processos de pesquisa a partir das condições e possibilidades dos participantes, fundamentando-se na ideia de que os participantes devem basear-se em seus próprios conceitos para analisar sua situação e avaliar diferentes opções para melhorá-la.

PORQUE

II. O principal objetivo do DRP é intervir, o máximo possível, nos problemas locais e propor formas de solucioná-los, a partir de um formulário previamente estruturado com uma lista de perguntas previamente formuladas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 27
ENADE 2023: O sistema agroflorestal (SAF) é o uso da terra em que espécies perenes lenhosas (árvores, arbustos, palmeiras e bambus) são intencionalmente utilizadas e manejadas em associação com cultivos agrícolas anuais e/ou animais. Nos sistemas agroflorestais, deve-se tentar reproduzir ao máximo a arquitetura e a distribuição espacial das formações naturais, para melhor aproveitamento da radiação, da umidade e dos nutrientes.

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O sistema agroflorestal permite que o agricultor comercialize maior número de produtos disponíveis em diferentes épocas do ano e ao longo do tempo, a fim de incrementar a renda e deaproveitar melhor a mão de obra familiar.

PORQUE

II. As colheitas são planejadas desde o primeiro ano de implantação do sistema, de forma que o agricultor as inicie por hortaliças, culturas anuais ou, até mesmo, fruteiras de ciclo curto, enquanto aguarda a produção das fruteiras de ciclo longo ou espécies florestais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 28
ENADE 2023: A certificação pode ser uma alternativa para que os agricultores consigam obter maior rentabilidade e sustentabilidade devido à padronização do gerenciamento e à agregação de valor obtida nos produtos finais comercializados.

Um modelo de certificação que vem surgindo com bastante força é o do fair trade (comércio justo), que trata de aspectos éticos relacionados à comercialização. Em diversos países, organizações não governamentais emitem selos de certificação para o comércio justo, o que estabelece um caráter fiscalizador, garantindo a distribuição igualitária de lucros, a transparência nos processos comerciais e o monitoramento social das cadeias produtivas.
Disponível em: https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/
FontesHTML/Cafe/ CafeOrganico_2ed/certificacao.htm.
Acesso em: 7 jun. 2023 (adaptado).

Considerando o exposto no texto, avalie as informações a seguir.

I. O Brasil reconhece, nas práticas de comercialização, os princípios da solidariedade e do comércio justo e, por meio de instrumentos de política pública, faz sua promoção.

II. O consumo de produtos com o selo fair trade garante, de maneira prática, que os consumidores ajudem produtores de países em desenvolvimento.

III. O selo Fair Trade é atribuído a um produto quando todos os elos de sua cadeia de produção forem auditados, conforme as normas internacionais de certificação do comércio justo, as quais são determinadas por especialistas em certificação internacional.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 29
ENADE 2023: A opção de compra (call) é o tipo mais comum. Uma opção de compra concede ao titular o direito de comprar um ativo a um preço fixo durante determinado período. Não existe restrição quanto ao tipo de ativo.

O titular (comprador) de uma opção exercerá o direito de opção se isso for vantajoso financeiramente. Caso contrário, assumirá o prejuízo relativo à sua compra, isto é, perderá o valor pago ao vendedor sem ter feito uso de seu direito.
ROSS, S. A. Administração financeira. 10. ed.
Porto Alegre: AMGH, 2015 (adaptado).

Diante desse contexto, suponha que o sócio de uma fábrica de biscoitos, preocupado em garantir o preço do trigo no período da colheita, tenha adquirido uma opção call no mercado de balcão, fechando um contrato de 40 000 sacas de 60 kg, no valor de R$ 30,00 cada, e um valor de prêmio de R$ 0,50 por saca.

Nessa situação, considerando-se uma opção de compra com vencimento americano, o sócio da fábrica deverá exercer a opção quando o preço no mercado físico for de

A) R$ 33,00.
B) R$ 29,50.
C) R$ 27,50.
D) R$ 25,00.
E) R$ 20,00.


QUESTÃO 30
ENADE 2023: A agricultura é essencial para o ser humano, mas é também um dos setores que mais consomem água em todo o mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 70% de toda a água potável disponível no mundo são utilizados para irrigação, enquanto as atividades industriais consomem 20% e o uso doméstico, 10%.

De acordo com a ONU, o uso da água tende a crescer a uma taxa duas vezes maior que a taxa docrescimento da população ao longo do último século. Estima-se que o gasto seja elevado em até 50% até o ano de 2025 nos países em desenvolvimento e em 18% nos países desenvolvidos.

No Brasil, o índice de consumo de água nessa atividade chega a 72%, com uma área irrigável de aproximadamente 29,6 milhões de hectares.
Disponível em: http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/
bid/320413/irrigacao-responsavel-pelo-consumode-72-da-agua-no-brasil.
Acesso em: 25 ago. 2023 (adaptado).

Com relação ao uso da água no agronegócio, avalie as afirmações a seguir.

I. O Brasil é um país abundante no que diz respeito à disponibilidade hídrica, porém a distribuição dos recursos hídricos é desigual entre cada região.

II. A água é um recurso natural renovável, não havendo, por isso, necessidade de propor estratégias para redução de seu desperdício na agricultura e nos demais setores da economia.

III. A reutilização da água na agricultura não é viável em qualquer tipo de lavoura, pois há restrições quanto à sua qualidade; nesse sentido, a água de reúso só pode ser empregada em culturas cujos produtos sejam processados posteriormente, isto é, não sejam consumidos diretamente.

IV. A demanda significativa por água, associada à escassez de recursos hídricos, cria preocupação quanto à sua reutilização nas atividades agrícolas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 31
ENADE 2023: A presença das mulheres no agronegócio vem alcançando, cada vez mais representatividade, embora ainda seja pouco valorizada. As mulheres possuem características primordiais para o futuro do agronegócio. Assim, torna-se necessário fortalecer a presença da mulher no campo.
Disponível em: https://institutoagro.com.br/mulheres-no-
agronegocio/. Acesso em: 12 jun. 2023 (adaptado).

Considerando o exposto e o que se refere às políticas que fomentam a inserção da mulher no agronegócio, avalie as afirmações a seguir.

I. O Pronaf Mulher é um subprograma do Pronaf, destinado a fornecer financiamento à mulher agricultora, independentemente do estado civil.

II. O projeto Rede Brasil Mulher é uma articulação nacional de órgãos e entidades públicas,empresariais e organizações da sociedade civil que visa, entre outros objetivos, ao fortalecimento e à participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.

III. O Pronaf ABC + Agroecologia é um financiamento a agricultores e produtores rurais familiares, para investimento em sistemas de produção agroecológicos ou orgânicos, incluindo-se os custos relativos à implantação e à manutenção do empreendimento, o que contribui para a igualdade de gênero, oportunizando o acesso da mulher aos espaços de tomada de decisão no agronegócio brasileiro.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 32
ENADE 2023: O conceito de mercado, de forma mais ampla, não se refere somente a um espaço físico, mas a toda situação em que compradores e vendedores de um bem ou serviço entram em contato para comercializá-lo, como, por exemplo, no caso do mercado futuro e do mercado de opções.

No agronegócio, é comum que o lado mais forte domine a coordenação da cadeia produtiva. Se os vendedores são organizados e unidos, possivelmente a coordenação da cadeia produtiva caberá a eles. Em situação contrária, são os compradores que poderão coordenar essa cadeia.

Dessa forma, em uma estrutura de mercado, costumeiramente, os agropecuaristas são tomadores de preço para seus fatores de produção (bens e serviços) e não conseguem formar preços para seus próprios produtos.
ARAUJO, M. J. Fundamentos de Agronegócios. 2. ed.
São Paulo: Atlas, 2008. p. 128 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A influência da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), que realiza negócios com futuros agropecuários no Brasil, ainda é pouco significativa, pois os ofertantes de produtos nacionais não exercem influência na coordenação das cadeias produtivas, mesmo com um grande potencial agropecuário no País.

II. As cooperativas agropecuárias, em algumas regiões do Brasil, têm forte interferência na coordenação de cadeias produtivas, atuando ora como simples organizadoras de produtores, ora como agroindústrias absorvedoras da produção, ora como comercializadoras de insumos e produtos agropecuários.

III. As intervenções governamentais no agronegócio intensificam a comercialização, tanto no mercado futuro quanto no mercado de opções, sendo a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) a que mais diretamente interfere nas cadeias produtivas do agronegócio brasileiro.

IV. O mercado de opções é visto como uma garantia de preço para o produtor: por exemplo, se o contrato estabelecer um preço X para o produto, mas, no dia da execução do contrato, o preço cair, o produtor poderá exercer o direito de receber pelo valor acordado; caso o preço suba, o produtor terá a opção de vender pelo preço do dia.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 33
ENADE 2023: A Fazenda W.F possui uma área destinada à produção de milho, mas o gestor da fazenda ainda não decidiu qual variedade de milho cultivará nessa área. O seguinte quadro apresenta as previsões de receitas e gastos relativos ao cultivo, com possibilidade de duas variedades de milho, e esses dados podem auxiliar o gestor em sua decisão.

A Fazenda W.F possui uma área destinada à produção de milho, mas o gestor da fazenda ainda não decidiu qual variedade de milho cultivará nessa área.

Com base nessa situação hipotética, avalie as afirmações a seguir, considerando a maior lucratividade prevista.

I. A margem de contribuição por saca do milho mole é de R$ 17,40 e a margem de contribuição total para a safra é de R$ 34 800,00.

II. A margem de contribuição por saca do milho doce é de R$ 16,90 e a margem de contribuição total para a safra é de R$ 35 490,00.

III. A variedade cultivada com possibilidade de maior lucro é a que gera a maior margem de contribuição total por produto, considerando-se que os gastos fixos são os mesmos para as duas variedades de milho.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 34
ENADE 2023: Na avicultura, assim como em outras atividades econômicas, a análise de custos e receitas pode ser desmembrada em níveis hierárquicos, como renda total, margem operacional, margem bruta e lucro (ou renda líquida), conforme representado na figura a seguir.

Indicadores de rentabilidade da atividade avícola representados em níveis hierárquicos.

Indicadores de rentabilidade da atividade avícola representados em níveis hierárquicos.
SANTOS F.; J. I.; TALAMINI, D. J. D. Custo de produção de frangos:
Teoria, prática e implicações. In: MACRI, M. et al.
Produção de Frangos de Corte. Campinas: FACTA, 2014 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto e na figura, avalie as afirmações a seguir.

I. A renda líquida deve ser acrescida dos salários do trabalho familiar e de parte do juro sobre o capital investido (custo de oportunidade), nas propriedades com mão de obra familiar.

II. O custo variável não se incorpora totalmente ao produto a longo prazo e representa os gastos com desembolso contínuo, não sendo reaproveitado em outros ciclos produtivos.

III. A renda líquida é a diferença entre a renda total e o custo total, constituindo o resíduo que remunera o trabalho do produtor ou do empreendedor pelo esforço e risco de produzir.

IV. A margem líquida é a diferença entre a renda total e o custo operacional, e este é o somatório dos custos variáveis e da depreciação, ao passo que a margem bruta é a diferença entre a rendatotal e os custos variáveis.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 35
ENADE 2023: No agronegócio, o conhecimento do mercado, da empresa, dos produtos e de como trabalhar, fazer ou negociar produtos no cenário que os envolvem, bem como a gestão dos recursos materiais e das pessoas, são itens essenciais para a sobrevivência de um empreendimento. Nesse contexto, a gestão de pessoas se destaca como um dos fatores de extrema relevância na gestão no agronegócio.

Com relação ao tema tratado no texto, assinale a opção correta.

A) As práticas informais de gerenciamento de pessoas na gestão do agronegócio, se realizadas por gestores experientes, podem ser bem-sucedidas, uma vez que a experiência é mais importante do que os conhecimentos técnicos.

B) A existência de profissionais com forte visão sistêmica do cenário mundial e conhecimento sobre globalização e tecnologia autossustentável é um diferencial na gestão do agronegócio.

C) O Brasil é um centro de tecnologia e modelo de infraestrutura logística no agronegócio, visto que seus resultados são positivos e promissores no cenário mundial.

D) O excesso de pessoas qualificadas no agronegócio faz com que a remuneração nesse setor esteja abaixo da média nacional.

E) O Brasil se destaca entre os países em desenvolvimento por sua mão de obra qualificada no agronegócio.


QUESTÃO 36
ENADE 2023: Diferentemente de alguns setores produtivos nos quais o ambiente é controlado e a produção e a venda dos produtos não varia tanto ao longo do ano, o agronegócio apresenta algumas características específicas que podem influenciar a produção e a comercialização dos produtos.

Essas características são chamadas de especificidades do agronegócio, incluindo-se entre elas a sazonalidade; a dependência de fatores climáticos; a perecibilidade dos produtos; os riscos de produção; entre outras. Um exemplo disso é o consumo de peixe, que aumenta durante toda a Quaresma.

Durante a Semana Santa, mais especificamente na Sexta-Feira Santa, os cristãos têm o costume de não consumir carne, por isso neste período a procura por peixes aumenta nas peixarias, nas feiras livres e nos mercados.
Disponível em: https://maisexpressao.com.br/noticia/consumo-de-
peixe-tem-aumento-na-procura-durante-a-semanasanta-71075.html.
Acesso em: 13 jun. 2023 (adaptado).

Com base no texto apresentado, que aborda a relação de produtos do agronegócio com uma tradição religiosa, assinale a opção que explica a variação exemplificada.

A) Riscos de produção.
B) Perecibilidade do produto.
C) Sazonalidade de consumo.
D) Sazonalidade de produção.
E) Dependência de fatores climáticos.


QUESTÃO 37
ENADE 2023: Recentemente, o governo federal relançou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Foi anunciada a destinação de um orçamento de R$ 500 milhões ao programa, o maior recurso no seu histórico. Um dos objetivos do programa é priorizar fornecedores oriundos de comunidades tradicionais.

A nova versão contará com algumas atualizações, que incluem: o aumento da cota individual que os agricultores familiares podem comercializar para o programa, que passa de R$ 12 mil para R$ 15 mil, em modalidades específicas; a ampliação da participação mínima de mulheres, de 40% para 50%; a reinstalação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf); e a criação do Programa de Organização Produtiva e Econômica de Mulheres Rurais. Além disso, será garantida prioridade de acesso ao serviço aos trabalhadores incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - o CadÚnico.
Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2023/03/31/volta-do-paa-
relembre-o-que-e-o-programa-e-como-eleimpacta-familias-brasileiras.
Acesso em: 14 jun. 2023 (adaptado).

Em relação ao PAA, avalie as afirmações a seguir.

I. A promoção da segurança alimentar e nutricional das populações urbanas e rurais, assim como a diversificação e a melhoria da qualidade dos produtos, são bases importantes do PAA.

II. O PAA impulsiona a geração de renda e a sustentação de preços tanto aos agricultores familiares quanto ao agronégocio de ampla escala.

III. O incentivo e o manejo agroecológico dos sistemas produtivos, além do resgate e da preservação da biodiversidade, são alguns dos objetivos do PAA.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 38
ENADE 2023: O Brasil é um país diverso e sua pluralidade representa um desafio a mais para compreender quais estratégias de comunicação e políticas públicas podem impactar positivamente a mudança de hábitos da população.

Ao compreendermos mais profundamente quais fatores comportamentais contribuem para o consumo de alimentos, surgem oportunidades para delineamento de políticas públicas e ações de comunicação, para atender às demandas caracterizadas pelos novos comportamentos do consumidor.
Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/
183237/1/Quais-os-porques-do-desperdicio-dealimentos.pdf.
Acesso em: 9 jun. 2023 (adaptado).

Considerando que o estudo do comportamento dos consumidores permite identificar alguns padrões relativos ao consumo dos produtos agroalimentares no contexto brasileiro, avalie as afirmações a seguir.

I. Os consumidores tendem a preferir alimentos processados que preservem valor nutricional, em razão da dificuldade em adquirir produtos frescos na maior parte das regiões do Brasil, que apresentam alto custo de produção local.

II. A procura por alimentos funcionais tem sido cada vez maior, uma vez que eles possuem baixo custo de produção e apresentam constituintes nutricionais que substituem grande parte dos contidos nos produtos da cesta básica consumida pelos brasileiros.

III. Os consumidores buscam produtores que preservem os recursos naturais e reduzam os impactos da produção no meio ambiente, a partir de modelos de produção sustentáveis.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,379,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1408,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,378,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,173,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,225,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8284,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60707,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Tecnologia em Agronegócio ENADE 2023 com Gabarito
Prova Tecnologia em Agronegócio ENADE 2023 com Gabarito
Prova Tecnologia em Agronegócio ENADE 2023 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiywFJpK6PlBJFnkaKozZ05wEtNyIzXm3GV0qqgV84NziRx7UIRofpxE-_24Y3jpmlmcQQiTEEO8PvsTNl668gLdVL30WXnrmNiWkQEKGyXYSyATk1N3Ew_U4Ns3XWFQ-ft_6PqiXVaVzj9KZMO85tLE7h7rp0iMzqeTzMCNHUR230SPuUkvecIkYgHywfP/s16000/ENADE2023-INDAGACAO-SITE.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiywFJpK6PlBJFnkaKozZ05wEtNyIzXm3GV0qqgV84NziRx7UIRofpxE-_24Y3jpmlmcQQiTEEO8PvsTNl668gLdVL30WXnrmNiWkQEKGyXYSyATk1N3Ew_U4Ns3XWFQ-ft_6PqiXVaVzj9KZMO85tLE7h7rp0iMzqeTzMCNHUR230SPuUkvecIkYgHywfP/s72-c/ENADE2023-INDAGACAO-SITE.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/12/prova-tecnologia-em-agronegocio-enade-2023-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/12/prova-tecnologia-em-agronegocio-enade-2023-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo