Prova Tecnologia em Estética e Cosmética ENADE 2023 com Gabarito

Prova Tecnologia em Estética e Cosmetica ENADE 2023 com Gabarito
ENADE 2023

Prova Tecnologia em Estética e Cosmetica ENADE 2023 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 09 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 10
ENADE 2023: A procura por estabelecimentos de estética e beleza vem crescendo cada vez mais no mercado brasileiro. Por isso, para ter sucesso em seu estabelecimento, é importante que a empresa conte com um bom gestor.

Sobre os principais atributos de um bom gestor na área de Estética e Cosmética, avalie as afirmações a seguir.

I. O conhecimento sobre as necessidades do mercado local e a capacidade de coordenar a equipe de trabalho são aspectos que auxiliam na conquista da excelência dos serviços prestados em estabelecimentos de estética e cosmética.

II. A adoção de protocolos estéticos prontos e preestabelecidos e a implementação de uma forma uniformizada de atendimento aos clientes são ações fundamentais para o sucesso de um estabelecimento de estética e cosmética.

III. A seleção de uma equipe de trabalho capacitada e o investimento na atualização de conhecimentos dos colaboradores são ações importantes para garantir o sucesso do estabelecimento em um mercado muito competitivo.

IV. A escolha de produtos cosméticos certificados como naturais e orgânicos garante não só a sustentabilidade do negócio, mas também a diminuição dos custos dos procedimentos estéticos, além de atrair um público maior e mais diversificado ao estabelecimento.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 11
ENADE 2023: Após realizar um procedimento para alisamento dos cabelos, uma mulher de 35 anos de idade notou que seu couro cabeludo apresentou maior irritação do que o normal. Como a irritação estava persistente, ela resolveu procurar uma profissional esteticista e cosmetóloga.

Relatou que havia se submetido a um procedimento para alisar os fios e que, logo após a aplicação do produto, os sintomas começaram a aparecer. Posteriormente, em análise de tricoscopia, foram observadas inflamação e descamação excessiva do couro cabeludo, conforme ilustrado na figura a seguir.

Após realizar um procedimento para alisamento dos cabelos, uma mulher de 35 anos de idade notou que seu couro cabeludo apresentou maior irritação do que o normal.

Considerando o caso clínico e a imagem apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. O dermatoscópio capilar, também conhecido como tricoscópio, é um instrumento que permite avaliar as alterações do couro cabeludo, tais como descamações, áreas rarefeitas e eritemas.

II. O tratamento dessa cliente pode ser realizado por meio da utilização de alta frequência e da aplicação de um xampu neutro contendo óleo essencial de alecrim.

III. O uso de diodos emissores de luz (LED) azul é indicado para favorecer o crescimento de fios nas áreas rarefeitas, uma vez que ele estimula o crescimento do bulbo capilar.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 12
ENADE 2023: A epilação a laser é um recurso estético que vem sendo cada vez mais utilizado em clínicas de estética para a remoção de pelos de forma definitiva ou prolongada, em substituição aos métodosconvencionais. A aplicação desse recurso exige que o profissional conheça as estruturas do sistema tegumentar e as vias de permeação cutânea, conforme mostra a imagem a seguir.

A epilação a laser é um recurso estético que vem sendo cada vez mais utilizado em clínicas de estética para a remoção de pelos de forma definitiva ou prolongada

Com base no texto e na imagem apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A via de aplicação da luz é o principal fator que interfere no resultado da remoção de pelos por meio do laser não ablativo, sendo necessário considerar também a fase em que o pelo se encontra, a cor do pelo, o tipo de pele da pessoa, os parâmetros de aplicação e o tipo de luz utilizado.

PORQUE

II. O laser não ablativo atua no princípio da fototermólise seletiva, segundo o qual a queratina do pelo é o cromóforo alvo, o que exige que a aplicação da luz seja na via transglandular, representada pela letra B na imagem.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 13
ENADE 2023: As mudanças no corpo da mulher durante a gestação transformam todos os sistemas do seu organismo, inclusive o da sua pele. A pele de uma mulher grávida acompanha intensas alterações imunológicas, endócrinas, metabólicas e vasculares, tornando a gestante suscetível a mudanças tanto fisiológicas quanto patológicas. Essas alterações trazem consequências ao corpo materno, tanto para a saúde quanto para a estética.

Considerando o período gestacional e as suas alterações fisiológicas, avalie as afirmações a seguir, relativas a condutas terapêuticas indicadas para gestantes.

I. A drenagem linfática manual, desde que seja autorizada pelo médico, é indicada para gestantes, uma vez que possibilita redução de edema e proporciona sensação de bem-estar e relaxamento.

II. O uso de fotoprotetor solar associado ao uso de acessórios como chapéu e sombrinha contribui para a redução do risco de hiperpigmentação do tipo melasma durante a gestação.

III. A terapia com pedras quentes, se realizada no primeiro trimestre da gestação, auxilia na redução das dores lombares e, portanto, deve ser aplicada diretamente na região lombar.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 14
ENADE 2023: Os riscos de infecção cruzada em estabelecimentos de estética e atividades correlatas podem representar um grave problema de saúde pública, pois existem, nesses locais, alta rotatividade de indivíduos e grande variedade de meios potencialmente transmissores de doenças, tais como os instrumentais, os materiais, os equipamentos e as próprias mãos dos profissionais.

O conhecimento e a conscientização tanto dos riscos de transmissão de infecções quanto das limitações dos processos de esterilização são imprescindíveis para que se possam adotar as devidas precauções no controle de infecção cruzada.

Em relação à biossegurança e à esterilização dos equipamentos e acessórios utilizados na área de Estética e Cosmética, avalie as afirmações a seguir.

I. A esterilização por meio físico, indicada para qualquer instrumental termorresistente, como os eletrodos metálicos, pode ser realizada por meio da utilização de calor seco ou de calor úmido.

II. A esterilização por meio químico é indicada para artigos termossensíveis, como materiais plásticos e alguns tipos de eletrodos, os quais não resistem às altas temperaturas dos processos físicos.

III. Os materiais semicríticos, que podem entrar em contato com pele não íntegra, como as ponteiras diamantadas, devem passar obrigatoriamente por procedimentos de esterilização.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 15
ENADE 2023: A síntese de melanina, processo conhecido como melanogênese, ocorre nos melanossomas presentes nos melanócitos, sob estímulos endógenos e exógenos, principalmente sob radiação ultravioleta (R-UV).

A regulação da melanogênese envolve fatores que controlam a transcrição de proteínas melanogênicas, a biogênese de melanossomos e a incorporação das proteínas melanogênicas aos melanossomos.

Apesar dos benefícios da melanina para a homeostase da pele, ela pode estar relacionada a alguns distúrbios pigmentares, entre eles, o melasma, o qual ocorre em áreas fotoexpostas e é caracterizado por máculas, em geral, simétricas, hiperpigmentadas, com margens irregulares e de limites definidos.
RIBEIRO, C. Cosmetologia aplicada à dermoestética.
2. ed. São Paulo: Pharmabooks, 2010 (adaptado).

Com relação ao tema tratado no texto, é correto afirmar que os princípios ativos dos cosméticos que devem ser utilizados no tratamento do melasma visam

A) inibir a tirosinase e a captação dos melanossomos pelos queratinócitos, o que diminui a síntese e a distribuição da melanina.

B) remover a camada córnea, por meio da utilização de peeling químico, deixando-a mais sensibilizada à radiação solar.

C) estimular a conversão de dopa em melanina com a utilização de protetores de radiação UVA e UVB e de luz visível.

D) diminuir a produção de hormônios andrógenos que estão diretamente relacionados à síntese de melanina.

E) reduzir a produção de antioxidantes, que favorecem a regeneração celular e a produção de melanina.


QUESTÃO 16
ENADE 2023: Os protocolos estéticos de eficiência devem incluir técnicas manuais, cosméticos e recursos eletrotermofototerapêuticos voltados ao quadro clínico apresentado pelo paciente. A eletrotermofototerapia é uma área em constante aprimoramento e, por isso, tornam-se imprescindíveis o conhecimento pleno desses recursos e a sua correta utilização.

Acerca de equipamentos e tratamentos estéticos, avalie as afirmações a seguir.

I. As correntes elétricas, como a corrente russa, quando aplicadas sobre um tecido, aumentam a condução elétrica até a placa motora, o que estimula a contração muscular.

II. Os equipamentos que criam ondas eletromagnéticas, como a alta frequência e a radiofrequência, geram rotação de dipolos, causando efeitos térmicos e químicos que estimulam a neocolagênese.

III. Os recursos elétricos que reduzem o número de adipócitos no tecido adiposo, por meio da lipocavitação, são o ultrassom, a criolipólise e o laser lipolítico.

IV. Os equipamentos que geram ação mecânica e vibração tecidual são capazes de gerar efeito piezelétrico do tecido, ocasionando aumento da permeabilidade da membrana do adipócito.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 17
ENADE 2023: Uma paciente do sexo feminino de 44 anos de idade, sedentária e com dois filhos, procurou uma clínica de estética queixando-se de insatisfação com a região abdominal de seu corpo. Após iniciar o exame físico, a esteticista realizou a documentação fotográfica da área, apresentada na imagem a seguir.

Uma paciente do sexo feminino de 44 anos de idade, sedentária e com dois filhos, procurou uma clínica de estética queixando-se de insatisfação com a região abdominal de seu corpo

Considerando a queixa apresentada pela paciente, assinale a opção que indica a técnica adequada de avaliação a ser utilizada pela esteticista.

A) Bioimpedância, por meio da qual determina-se o percentual de gordura e de massa magra.

B) Palpação, pois permite determinar a flacidez tissular e um possível acometimento muscular associado.

C) Teste de cacifo, uma vez que por meio dele verifica-se, além da flacidez, a presença de edema proteico.

D) Adipometria, por meio da análise das dobras cutâneas, para quantificar a alteração estética e a flacidez tissular.

E) Mensuração da circunferência abdominal com a fita métrica, pois permite estabelecer o grau de flacidez tissular.


QUESTÃO 18
ENADE 2023: O tecido adiposo é um tecido conjuntivo que possui células especializadas, apresentando função de reserva energética (triglicerídeos) e de produção de diversos hormônios.

O equilíbrio entre o depósito e a mobilização dos triglicerídeos no tecido adiposo é feito por via hormonal e via nervosa.

Quando há excesso de ingestão calórica, a gordura é armazenada no tecido subcutâneo, caracterizando a formação da gordura localizada como depósitos resistentes ao emagrecimento.
MELO, N. R.; MONTEIRO, F. M. A. C.; PONTES, G. A. R.; MELLO, S. M. B.
Eletrolipólise por meio da estimulação nervosa elétrica transcutânea
(Tens) na região abdominal. Fisioter. Mov., v. 25, n. 1, p. 127-40,
Curitiba, 2012 (adaptado).

Com relação ao texto apresentado e aos tratamentos para gordura localizada realizados por profissionais de Estética e Cosmética, avalie as afirmações a seguir.

I. A lipólise, processo de depósito de triglicerídeos, e a lipogênese, processo relacionado ao depósito de ácidos graxos e glicerol, são mecanismos necessários à manutenção das funções vitais.

II. O tratamento mais indicado para diminuir a gordura localizada é a eletrolipólise, cuja atuação preserva a integridade das células lipídicas e auxilia na redução de medidas, tal como ocorre na drenagem linfática manual, que melhora a circulação no local a ser tratado.

III. A eletrolipólise pode ser realizada com a introdução de agulhas, que conduzem a eletricidade diretamente para o tecido adiposo, ou por meio do método sem agulhas, em que são utilizados eletrodos transcutâneos e um gel condutor posicionados na região a ser trabalhada.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 19
ENADE 2023: Um paciente com 25 anos de idade, atleta, compareceu a uma clínica de estética para realizar um procedimento de epilação a laser na virilha. Durante a avaliação e o exame físico da área a ser tratada, verificou-se a presença de uma lesão eritematosa e dolorida, em região inguinal, decorrente de uma foliculite. De acordo com o relato do paciente, a lesão surgiu após o reúso de lâminas de barbear.

O paciente afirmou utilizar roupas sintéticas e justas que, por vezes, geram sudorese, calor e fricção local.

Considerando o caso clínico apresentado e os múltiplos aspectos que ele suscita, avalie as afirmações a seguir, a respeito da ética envolvida na atuação profissional do esteticista e cosmetólogo.

I. O esteticista deve avaliar o paciente previamente ao procedimento estético, a fim de observar possíveis indícios de contraindicação; caso identifique algum risco, deve orientar o paciente apresentando todas as informações que garantam que o tratamento seja seguro e respeite o princípio bioético da beneficência/não maleficência.

II. O esteticista, caso identifique alterações que podem contraindicar a realização de um procedimento estético, deve encaminhar o paciente para que seja avaliado por um médico, uma vez que, se houver autorização médica, o esteticista estará isento de responsabilidade pela execução do procedimento.

III. O esteticista será eximido de responsabilidade sobre intercorrências que ocorram durante o tratamento, mediante assinatura de termo de consentimento pelo paciente, visto que, de acordo com o princípio bioético da autonomia, cabe ao paciente decidir sobre sua realização.

IV. O esteticista, ao identificar uma lesão dermatológica que requer acompanhamento e tratamento medicamentoso, deverá encaminhar o paciente para avaliação de um médico dermatologista, que poderá prescrever os medicamentos necessários para conduzir o tratamento.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 20
ENADE 2023: O procedimento de limpeza de pele (LP) tem por objetivo remover a oleosidade excessiva e sujidades da pele, além de realizar a retirada de conteúdos sebáceos que obstruem os óstios e podem levar a afecções inestéticas. Para que a LP seja realizada de forma segura, todas as regras de biossegurança devem ser observadas.
BORGES, F. S.; SCORZA, F. A. Terapêutica em estética:
conceitos e técnicas. SP: Phorte, 2016 (adaptado).

Em relação a esse tema, suponha que, durante a realização de uma LP, um profissional tenha utilizado uma pequena agulha para fazer um orifício a fim de remover um milliun e, ao reencapá-la para proceder com a extração, tenha acidentalmente perfurado seu próprio dedo. Nessa situação, o profissional deve

A) limpar o local da perfuração com álcool 70%, para evitar que contraia alguma doença infectocontagiosa.

B) espremer imediatamente a área do dedo perfurada, para remoção do sangue contaminado, e ocluir o local com um curativo.

C) rever a ficha de avaliação do paciente para verificar se ele apresenta alguma doença contagiosa e, caso verifique risco, buscar auxílio médico.

D) lavar as mãos e substituir a luva que estiver usando, considerando-se que o risco de contaminação é mínimo, devido ao fato de a agulha ser pequena.

E) higienizar o local da perfuração com água e sabão e buscar atendimento médico para avaliar a necessidade de terapia pós-exposição para prevenção de infecções.


QUESTÃO 21
ENADE 2023: Em todas as culturas e épocas, o cabelo é venerado. Assim, quando as pessoas passam por situações que possam gerar queda de cabelo (alopecia), elas ficam insatisfeitas com sua aparência.

Dessa forma, o profissional de estética e cosmética pode intervir com tratamentos que diminuem a queda ou a evolução desse processo e promovem o aumento da quantidade e espessura dos fios.

No entanto, é importante atentar que o sucesso da terapêutica depende do tipo de disfunção e da disciplina do paciente em relação ao tratamento.
SANTOS, C. O.; BELLOTTI, S.; FADUL, P. et al. Terapia Capilar:
abordagens terapêuticas nas afecções do pelo e do couro cabeludo.
In: BORGES, F. S.; SCORZA, F. A. Terapêutica em estética:
conceitos e técnicas. São Paulo: Phorte, 2016 (adaptado).

Com relação ao tratamento da alopecia, avalie as afirmações a seguir.

I. A presença de oleosidade excessiva no couro cabeludo pode ser tratada com argilas que possuem ação antisseborreica e esfoliativa.

II. A aplicação do desincruste, que consiste na emissão de feixes de laser para aumentar o metabolismo no folículo piloso, é uma opção de tratamento para a alopecia.

III. A iontoforese, que consiste na administração de princípios ativos ionizáveis através do couro cabeludo com o uso da corrente galvânica, pode ser utilizada para o tratamento da alopecia.

IV. A massagem manual no couro cabeludo melhora a circulação e a oxigenação nos folículos, potencializando a ação de diversos cosméticos aplicados no couro cabeludo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 22
ENADE 2023: Estrias podem ser definidas como uma atrofia tegumentar adquirida, localizadas na camada dérmica, decorrentes de alterações das fibras colágenas e elásticas. Tais disfunções estéticas estão dispostas como lesões lineares paralelas, de acordo com as linhas de clivagem.
QUEIROZ, S. K. D.; RODRIGUES, G. S. C.; DE CONTI, M. H. S.
Técnica de microagulhamento no tratamento de estrias: uma
revisão de literatura. Brazilian Journal of Development,
v. 7, n. 1, p. 4497-4519, 2021 (adaptado).

Com relação ao tema tratado no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A alteração da atrofia tegumentar ocorre com maior frequência em pessoas do sexo feminino e está relacionada à predisposição genética e a desequilíbrios mecânicos e endócrinos, que ocorrem frequentemente em regiões que sofrem estiramento excessivo e progressivo da pele, como coxas, glúteos e mamas.

PORQUE

II. O processo de evolução das estrias é caracterizado pela presença de lesões avermelhadas e lineares que, posteriormente, tornam-se brancas e abrilhantadas, fase em que pode ser utilizada a técnica de microgalvanopuntura, a qual promove um processo inflamatório no local, aumentando o número de fibroblastos jovens e a neovascularização.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 23
ENADE 2023: Entre as técnicas terapêuticas manuais, a drenagem linfática manual (DLM) destaca-se devido à sua versatilidade e aplicabilidade na prática clínica do esteticista. Nesse contexto, cabe aos profissionais não só conhecer os saberes fisiológicos do sistema linfático, mas também executar adequadamente essa técnica.

A imagem a seguir representa as estruturas de um linfático terminal (capilar linfático).

A imagem a seguir representa as estruturas de um linfático terminal (capilar linfático).
Disponível em: ck.com.br/tecnicas-de-drenagem-linfatica
-na-estetica/. Acesso em: 06 jul. 2023 (adaptado).

Considerando o texto e a imagem apresentados, avalie as afirmações a seguir, relativas à drenagem linfática manual.

I. A DLM apresenta alguns efeitos fisiológicos de grande importância, como auxiliar o fluxo de líquidos para o interior dos linfáticos terminais por meio da tração dos filamentos fixadores e da abertura das válvulas.

II. A DLM dificulta o transporte da linfa nos vasos linfáticos, acarretando acúmulo de líquido no interstício, o que favorece a redução do edema e a melhora do aspecto da pele.

III. A DLM promove um diferencial de pressão nos linfáticos terminais, podendo deslocar o fluído contido em um vaso linfático e, assim, facilitar a entrada de excesso de líquido contido no interstício.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 24
ENADE 2023: A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), publicada em 2006, instituiu, no Sistema Único de Saúde (SUS), abordagens de cuidado integral à população por meio de práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos. Os recursos para as práticas integrativas e complementares (PICs) integram o Piso da Atenção Básica (PAB) de cada município, podendo o gestor local aplicá-los de acordo com a prioridade. Entre as PICs previstas na PNPIC, incluem-se a aromaterapia, a fitoterapia, a bioenergética, a cromoterapia, a geoterapia, o reiki e a terapia de florais.
Disponível em: http://www.gov.br/saude/pt-br. Acesso em: 6 jul. 2023 (adaptado).

Em relação a esse tema, é correto afirmar que as PICs

A) são realizadas exclusivamente no nível da atenção primária ou básica de saúde, ou seja, nas unidades de pronto atendimento (UPAs).

B) requerem prescrição médica e devem ser cientificamente comprovadas e relatadas em artigos científicos, gerando resultados curativos evidenciados.

C) têm a perspectiva da recuperação da saúde e, portanto, são voltadas para a cura de patologias, sendo um de seus objetivos suspender o uso de medicamentos.

D) utilizam recursos terapêuticos embasados em conhecimentos tradicionais e voltados à prevenção e ao tratamento de diversas doenças, como depressão e transtorno de ansiedade.

E) substituem a medicina moderna, por aliviarem rapidamente os sintomas e tratarem a condição física específica com métodos terapêuticos mais adequados que os métodos convencionais.


QUESTÃO 25
ENADE 2023: Com o envelhecimento, a flacidez tissular incomoda muitas mulheres e, por isso, é queixa comum nas clínicas de estética. A radiofrequência é um recurso frequentemente utilizado no tratamento dessa disfunção estética.

Com relação aos efeitos do tratamento com radiofrequência, avalie as afirmações a seguir.

I. A radiofrequência ocasiona vasodilatação e aumento da circulação sanguínea, além da elevação da temperatura e do estímulo do aporte de nutrientes e oxigênio, o que diminui a eliminação dos catabólitos.

II. Os efeitos da radiofrequência podem ser observados alguns dias após as sessões de sua aplicação, uma vez que, com o aumento da temperatura corporal, toda atividade celular diminui, o que inclui a motilidade e a síntese celular e a liberação de mediadores químicos.

III. O aumento da temperatura ocasionado pela radiofrequência gera diminuição da viscosidade dos líquidos, como os intra e extracelulares, o sangue e a linfa, o que auxilia na permeação de cosméticos.

IV. A radiofrequência provoca uma cascata de eventos inflamatórios no tecido em que foi aplicada, resultando em aumento do fluxo sanguíneo e estimulação dos fibroblastos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 26
ENADE 2023: Uma mulher de 32 anos de idade, sedentária, com índice de massa corporal (IMC) normal, ao procurar atendimento médico, relatou incômodo em razão do aumento de um fibroedema geloide (FEG).

Após anamnese detalhada, o médico solicitou à paciente uma série de exames, cujos resultados afastaram a possibilidade de trombose, doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas não transmissíveis que pudessem implicar risco aumentado nos procedimentos estéticos recomendáveis. Ele orientou a paciente a procurar uma clínica de estética com profissionais qualificados.

O tecnólogo em Estética e Cosmética, ao receber o encaminhamento do médico, após anamnese e exame físico, diagnosticou FEG fibrótico em região posterior de coxa, bilateralmente. Como conduta terapêutica, propôs a aplicação de vacuoterapia associada à drenagem linfática manual.

Com base nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A conduta adotada pelo tecnólogo em Estética e Cosmética está correta, uma vez que a aplicação de vacuoterapia e a de drenagem linfática manual apresentam efeitos fisiológicos distintos quese complementam.

PORQUE

II. A vacuoterapia consiste na aplicação de uma pressão negativa, que favorece a produção de colágeno, e a drenagem linfática promove uma solução mais efetiva do edema associado ao processo inflamatório do FEG.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 27
ENADE 2023: Uma mulher, com 45 anos de idade, fototipo cutâneo III (classificação de Fitzpatrick), foi encaminhada à assistência pós-operatória, após ter sido submetida à abdominoplastia clássica, com correção da diástase abdominal há 10 dias. Após a inspeção, observou-se que a paciente apresentava cicatrização de segunda intenção.

A história clínica deixou evidente que o repouso no pós-operatório imediato não foi adequado, o que ocasionou as complicações de cicatrização. O profissional de estética decidiu eleger, junto com sua equipe de trabalho, a fototerapia como terapêutica, sabendo dos seus benefícios no processo cicatricial.

Considerando essa situação e o fato de que a fototerapia, como assistência pós-operatória em cirurgias plásticas, pode minimizar intercorrências e reduzir o tempo de recuperação do paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. A luz intensa pulsada (LIP) é indicada para o caso, pois, apesar de ser muito utilizada para recuperações de afecções em pele íntegra, como as telangiectasias e manchas hipercrômicas, suas características físicas fornecem segurança e efetividade no tratamento de lesões pós-operatórias.

II. A terapia por diodos emissores de luz (LED) é indicada para o caso, pois provoca a biofotoestimulação do processo de cicatrização, sendo mediada por aumento da proliferação dos fibroblastos.

III. A radiação laser de baixa potência é indicada para o caso, pois aumenta os processos de reparação em nível tissular, devido à sua capacidade de neoformação de vasos sanguíneos, regeneração de fibras nervosas e ação sobre os fibroblastos responsáveis pela formação das fibras colágenas e elásticas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 28
ENADE 2023: Uma cliente de 38 anos de idade, sedentária, submeteu-se a lipoaspiração na região de abdome e flancos. No pós-operatório, fez uso de cinta compressiva e realizou 16 sessões de drenagem linfática manual (DLM), sendo duas sessões por semana, totalizando 8 semanas de tratamento.

Após esse período, procurou uma esteticista, pois apresentava queixa de fibrose na região lipoaspirada. Na avaliação, foi detectada a presença de nódulos fibróticos em flancos, bilateralmente, e em região inferior do abdome, sem edemas, equimoses ou processo inflamatório local. Apresentava, ainda, tônus tissular diminuído e não estava fazendo uso de cosméticos.

Considerando essa situação, avalie as afirmações a seguir, relativas ao tratamento da fibrose pós lipoaspiração.

I. A radiofrequência é indicada, pois diminui a densidade do colágeno nas regiões fibróticas, promovendo melhora do aspecto da pele.

II. O ultrassom terapêutico é indicado, no modo contínuo, para promover aumento da temperatura no tecido fibrótico, o que favorece a ação de modelagem na região tratada.

III. A utilização de recursos mecânicos, como a vacuoterapia, é indicada para auxiliar na desfibrosagem e no modelamento da região a ser trabalhada.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 29
ENADE 2023: Apesar de 54% dos brasileiros serem negros e negras, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até pouco tempo atrás eram escassos os produtos e tratamentos específicos para cabelos cacheados e crespos, bem como para a pele negra.
Disponível em: https://www.sebrae-sc.com.br/
observatorio/relatorio-de-inteligencia/beleza-afro.
Acesso em: 18 jun. 2023 (adaptado).

No que se refere ao desenvolvimento de cosméticos e tratamentos estéticos voltados ao público negro, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Nos últimos anos, a indústria cosmética, os salões de beleza e as clínicas de estética têm direcionado investimentos e buscado inovações em produtos e tratamentos específicos para a pele e os cabelos da população negra.

PORQUE

II. A luta por igualdade racial desencadeou uma valorização da identidade negra brasileira, muitas vezes manifestada por meio dos cuidados com a pele e os cabelos, o que propiciou o desenvolvimento de salões de beleza e estética segmentados para esse público.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 30
TEXTO 1
A imagem pessoal é a primeira impressão registrada socialmente. A forma de se vestir, a maneira dese comunicar e a postura provocam uma série de apreciações que podem ser positivas ou negativas. O visagismo trabalha isso por meio de harmonização de imagem, parâmetros de design, linguagem visual, estética corporal e facial, simetria, cores, personalidade, formas geométricas, aspectos psicológicos e temperamentos, de forma coerente com o que o indivíduo deseja comunicar.
MATOS, K. V. A.; OLIVEIRA, P. M. C. Visagismo:
imagem pessoal e profissional. Revista Estética em movimento,
v. 1, n. 2, p. 144-161, 2022 (adaptado).

TEXTO 2
Há quatro tipos de temperamento: colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático. Assim como as tonalidades da pele, os temperamentos são associados a cores que favorecem determinadas combinações, destacando tanto pontos positivos quanto negativos. Nesse sentido, ressalta-se a importância do conhecimento do visagismo, que contribui para a linguagem visual, a interação social e o bem-estar das pessoas na comunidade.
SOUSA, L. C.; ROCHA, S. C. M. Um estudo da personificação
do visagismo: a mulher por trás da máscara.
Jornal de Ciências Biomédicas e Saúde (JCBS),
v. 5, n. 1, p. 10-15, 2019 (adaptado).

ENADE 2023: Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. O visagismo visa a auxiliar na formação da imagem pessoal, ressaltando elementos associados ao indivíduo, como personalidade, temperamento, arquétipo, sentimento e humor.

II. O principal aspecto a ser observado no visagismo é o formato do rosto, pois é o parâmetro que demonstra, de forma mais imediata, as qualidades e a personalidade da pessoa, sendo mais relevante para a composição da imagem pessoal do que o formato e a cor do cabelo.

III. O temperamento melancólico é representado pela cor azul, podendo ser caracterizado pela introversão, pelo perfeccionismo e pela necessidade de controle; o temperamento fleumático, por sua vez, é representado pelo roxo, e pode estar associado a traços como serenidade e comportamento pacificador.

IV. O temperamento sanguíneo é representado pela cor vermelha, e os indivíduos com esse temperamento tendem a ser pessoas fortes e decididas, que expressam e defendem suas opiniões com força e paixão, o que faz com que pareçam intransigentes; já os indivíduos com temperamento colérico, representado pela cor amarela, podem ser caracterizados como alegres, extrovertidos, motivados, festivos, criativos, simpáticos e cativantes.

V. Uma estratégia que pode ser empregada para equilibrar a imagem pessoal de um indivíduo é evitar usar a cor relacionada ao seu temperamento predominante, preferindo o uso de cores complementares a esta.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.


QUESTÃO 31
ENADE 2023: É importante conhecer as diferenças biológicas e fisiológicas de todos os tipos de pele, de modo a compreender a fisiopatologia e a manifestação de dermatoses. O diagnóstico de muitas delas constitui um desafio devido às características específicas de cada uma.

Nesse sentido, é essencial conhecer os diferentes padrões e a frequência das doenças cutâneas da pele preta, de modo a otimizar os seus diagnósticos, a abordagem e o tratamento.
MARCOS-PINTO, A. et al. Skin Diseases in Africans.
Acta Med. Port., v. 31, n. 9, p. 501-508, 2018 (adaptado).

A partir das ideias apresentadas no texto, assinale a opção que apresenta um exemplo de patologiacaracterística da pele preta, com seus principais traços fisiopatológicos e/ou sociais.

A) Dermatose papulosa nigra, que se caracteriza por múltiplos nódulos pequenos, hipopigmentados, sintomáticos e localizados na face, particularmente nas pálpebras, regiões malares e no pescoço.

B) Alopecia de tração, que se caracteriza pela degeneração folicular que ocorre no vértice e na região mediana do couro cabeludo, poupando a linha frontal, e está associada a aspectos culturais, como alisamentos térmicos ou químicos.

C) Hipomelanose macular progressiva, que se manifesta por pontos hiperpigmentados, manchas bem definidas e descamativas localizadas no tronco, nas extremidades e na cabeça, devido ao cultivo de Cutibacterium acnes nos folículos pilosos.

D) Acne queloidiana da nuca, que se manifesta por pápulas fibróticas e pústulas que se agregam, formando placas e nódulos firmes localizados na região occipital, evoluindo tais lesões progressivamente para abscessos, queloides e alopecia cicatricial.

E) Alopecia cicatricial central, que se associa a um contexto sociocultural, como resultado da tensão prolongada e exagerada de determinados penteados, como os feitos por extensões de cabelo e tranças, os quais produzem alopecias na linha frontal e parietotemporal.


QUESTÃO 32
ENADE 2023: Sleep lines (SL) são um tipo específico de rugas que surgem em áreas como colo, pescoço e lateral da face. Inicialmente são transitórias, tornando-se menos aparentes ao longo do dia; porém, com o envelhecimento, podem tornar-se permanentes, gerando grande incômodo estético.
ANSON, G.; KANE, M. A. C.; LAMBROS, V. Sleep Wrinkles:
Facial Aging and Facial Distortion During Sleep.
Esthetic Surgery Journal, v. 36, n. 8, p. 931-940, 2016 (adaptado).

Em relação a esse tema, é correto afirmar que a formação das SL é decorrente

A) da ativação da musculatura intrínseca da face, desencadeada por movimentos involuntários que ocorrem durante o estágio 4 do sono.

B) da diminuição da circulação sanguínea e linfática nas áreas que sofrem compressão pelo travesseiro ao dormir, sobretudo em decúbito lateral.

C) da contração muscular excessiva nos músculos mais solicitados durante a mímica facial, que permanecem contraídos mesmo durante o sono.

D) do relaxamento da musculatura da mímica facial e do aumento do tônus da pele nas áreas que permanecem em maior contato com o travesseiro, ao dormir.

E) de forças de tração repetidas na pele pela posição adotada no momento de dormir, associadaa flacidez dos músculos da face e redução do tônus cutâneo.


QUESTÃO 33
TEXTO 1
A síndrome da Covid longa pode afetar metade dos pacientes infectados por SARS-CoV-2. É o que aponta um estudo conduzido pela Fiocruz Minas e publicado pela revista Transactions of The Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, em maio de 2023, que relatou que 50% das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentaram alguns sintomas pós-infecção. Os pesquisadores acompanharam 646 pacientes, com idade entre 18 e 91 anos, ao longo de 14 meses, e contabilizaram mais de 20 sintomas recorrentes, entre eles, a alopecia.
Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/sindrome-da-covid-longa-pode-afetar-
-metade-dos-pacientes-infectados-por-sars-cov-2. Acesso em: 25 jun. 2023 (adaptado).

TEXTO 2
Uma paciente com 42 anos de idade buscou assistência estética com queixa principal de queda capilar. Durante a anamnese, relatou que a perda se iniciou há cerca de seis meses, após um quadro de gravidade moderada de Covid-19, com internação hospitalar.


ENADE 2023: A paciente referiu que, após a internação, seguiu tratamento em casa, com sintomas de tosse e falta de apetite que perduraram por aproximadamente três semanas. Informou que houve melhora do quadro clínico associado à Covid-19, mas não notou redução na queda de cabelo.

Afirmou que lava o cabelo a cada dois dias com xampu para cabelos descoloridos e que não possui antecedentes familiares para alopecia. Ao exame físico, foi identificado que a haste capilar apresentava pouca porosidade, devido à presença de química de descoloração, realizada há cerca de dois meses.

No couro cabeludo, notou-se intensa rarefação dos fios de forma difusa, sobretudo na área frontal, com fios nascendo enfraquecidos e couro cabeludo sem lesão.

Considerando o caso clínico apresentado no texto 2, avalie as afirmações a seguir.

I. A realização de microagulhamento associado à aplicação de ativos vasodilatadores e fatores de crescimento pode estimular o crescimento de novos fios.

II. A realização de tratamentos para queratinização, com o objetivo de reduzir o eflúvio telógeno e a quebra da haste capilar, e o uso de hidratantes capilares em home care são ações recomendáveis a essa paciente.

III. A aplicação de alta frequência no couro cabeludo pode ser indicada com o objetivo de melhorar a oxigenação e a nutrição da área acometida, minimizando, por conseguinte, o quadro de eflúvio telógeno.

IV. O corte das pontas dos fios é uma ação que pode ser recomendada para essa paciente, uma vez que ele possibilitaria fortalecer a haste, estimular o crescimento dos fios e, consequentemente, reduzir a queda.

V. O uso de nutracêuticos ou suplementos para favorecer o crescimento de novos fios é uma opção de tratamento complementar, visto que o eflúvio telógeno pode estar relacionado à deficiência nutricional.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 34
ENADE 2023: A biossegurança consiste em um conjunto de normas cujo objetivo é garantir a segurança do trabalhador, dos pacientes e do meio ambiente.

Com o avanço do conhecimento sobre doenças transmissíveis e suas formas de contágio, a preocupação com a saúde do profissional aumentou, o que levou à criação de normas e regulamentações sobre os métodos de trabalho na área da saúde.

Assim, uma série de princípios de biossegurança deve ser aplicada para propiciar uma prática profissional mais segura para todos.
FRANÇA, F. S. Bioética e biossegurança aplicada. Porto Alegre: SAGAH, 2017 (adaptado).

Em relação a esse assunto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O esteticista e cosmetólogo deve conhecer e aplicar os princípios de biossegurança, bem como obedecer obrigatoriamente às legislações sanitárias municipais, estaduais e federais pertinentes; contudo, é opcional a adoção e execução dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) nos estabelecimentos de estética.

PORQUE

II. Os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), documentos descritivos para a execução de procedimentos, informam aos profissionais as condutas a serem realizadas nas clínicas de estética, mantendo a padronização das atividades e descrevendo as medidas de biossegurança a serem adotadas nesses estabelecimentos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 35
ENADE 2023: A prevenção e a promoção da saúde são fundamentais na área estética, contribuindo para uma melhora na qualidade de vida e no bem-estar dos indivíduos ao propiciarem a identificação de possíveis doenças dermatológicas.

Uma dessas enfermidades é o câncer de pele, doença muito prevalente, que corresponde a cerca de 33% dos quadros de câncer no Brasil. A imagem a seguir ilustra um quadro de câncer de pele do tipo basocelular.

TREU, C.; ALMEIDA, J. P.; LUPI, O. Câncer de pele: manual teórico-prático. Manole: São Paulo, 2021 (adaptado).
TREU, C.; ALMEIDA, J. P.; LUPI, O. Câncer de pele:
manual teórico-prático. Manole: São Paulo, 2021 (adaptado).

Considerando o texto e a imagem apresentados, avalie as afirmações a seguir, acerca do câncer de pele, de suas características e de medidas preventivas.

I. O câncer de pele basocelular é o tipo de câncer mais raro e caracteriza-se pelo desenvolvimento rápido e pela alta taxa de mortalidade, devendo o diagnóstico ser realizado o mais breve possível, para que haja chance de cura do paciente.

II. A prevenção do câncer de pele está ligada a cuidados de fotoproteção, que incluem o uso de protetores solares, e a medidas auxiliares, como o uso de óculos, bonés e roupas com capacidade fotoprotetora.

III. Os indivíduos de pele clara (fototipos cutâneos I a III da classificação de Fitzpatrick) possuem mais chance de desenvolver câncer de pele, visto que neles predomina a melanina do tipo feomelanina, menos eficaz para filtrar a radiação solar.

IV. O esteticista, caso identifique uma mancha suspeita durante o exame físico, deve alertar o paciente para que procure avaliação dermatológica especializada, a fim de que a lesão seja avaliada de forma mais específica.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 36
ENADE 2023: Os cuidados diários com a pele, habitualmente chamados de skincare, são parte integrante da rotina de manutenção de uma pele saudável. Uma das etapas do skincare pode incluir o uso de esfoliantes físicos, que promovem uma abrasão mecânica para afinamento da pele.
DRAELOS, Z. D. Cosmecêuticos.
3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017 (adaptado).

A respeito do tema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os esfoliantes podem utilizar partículas de fonte mineral, sintética ou vegetal, as quais variam de tamanho, forma e concentração no produto, o que influencia diretamente a intensidade da abrasão.

II. As partículas esfoliantes podem ser veiculadas em sabonetes em barra, em gel ou em gel-creme, bem como em cremes e loções, devendo ser aplicados em movimentos circulares ou de fricção, com a remoção sendo realizada com água.

III. O uso de esfoliantes caseiros produzidos a partir da mistura de alimentos como mel, azeite e açúcar é considerado seguro e eficiente para o cuidado com a pele em skincare, uma vez que se trata de substâncias naturais.

IV. Os esfoliantes que contêm microesferas de polietileno são os mais indicados para uso estético na face, porque, além de causarem menos impacto ao meio ambiente, são mais eficientes que outros tipos de esfoliante e não provocam danos graves à pele.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 37
ENADE 2023: Uma jovem de 18 anos de idade procurou uma clínica de estética para a avaliação facial, queixando-se de lesões acneicas e solicitando melhoria da sua pele, pois sentia que tais lesões comprometiam sua aparência e imagem pessoal no trabalho.

Durante a avaliação, constataram-se pele lipídica, lesões de acne vulgar e sequelas com hipercromia em pequenas áreas. Foram realizados o procedimento de limpeza de pele com extração dos comedões e a aplicação de cosméticos específicos, seguidos de recomendação de cuidados diários.

Considerando o caso clínico apresentado e as orientações que o profissional de estética e cosmética deve fornecer à paciente em questão, avalie as afirmações a seguir.

I. Os produtos com ação secativa e cicatrizante incluem-se entre os principais cosméticos destinados ao tratamento das afecções cutâneas como a apresentada pela referida paciente.

II. Os protetores solares para uso da referida paciente devem ser os cosméticos veiculados na forma de gel, loção oil free e com proteção UVA, UVB e luz visível.

III. A paciente deve evitar a exposição solar para impedir o espessamento da camada córnea, que facilita a obstrução do folículo pilossebáceo, evitando o agravamento da acne.

IV. O uso de cremes, pó facial e loções deve ser recomendado para essa paciente, uma vez que eles agem como anticomedogênicos e, portanto, melhoram o quadro da acne vulgar.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 38
ENADE 2023: A permeação cutânea está relacionada ao comportamento fisiológico e físico-químico das camadas da epiderme que permite a penetração de substâncias. Decorre, assim, da capacidade da pele de absorver uma substância, o que possibilita que esta atravesse as estruturas mais profundas e chegue, inclusive, à corrente sanguínea.
DRAELOS, Z. D. Cosmecêuticos. 3. ed.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2016 (adaptado).

Considerando os diversos fatores que podem influenciar a permeação cutânea, assinale a opção correta.

A) As substâncias mais hidrossolúveis apresentam maior capacidade de permeação na pele.

B) As técnicas de massagem que aumentam o fluxo sanguíneo local dificultam a permeação de cosméticos na pele.

C) Os veículos vetoriais, como lipossomas, nanoesferas e silanóis, propiciam uma melhor permeação de ativos na pele.

D) Os ativos de alto peso molecular possuem maior capacidade de permear as camadas da pele, em comparação com ativos mais leves.

E) As peles mais espessas e desidratadas, que indicam a necessidade de reposição de fluidos, facilitam a permeação cutânea de princípios ativos.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,379,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1408,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,378,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,173,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,225,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8284,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60707,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Tecnologia em Estética e Cosmética ENADE 2023 com Gabarito
Prova Tecnologia em Estética e Cosmética ENADE 2023 com Gabarito
Prova Tecnologia em Estética e Cosmetica ENADE 2023 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiywFJpK6PlBJFnkaKozZ05wEtNyIzXm3GV0qqgV84NziRx7UIRofpxE-_24Y3jpmlmcQQiTEEO8PvsTNl668gLdVL30WXnrmNiWkQEKGyXYSyATk1N3Ew_U4Ns3XWFQ-ft_6PqiXVaVzj9KZMO85tLE7h7rp0iMzqeTzMCNHUR230SPuUkvecIkYgHywfP/s16000/ENADE2023-INDAGACAO-SITE.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiywFJpK6PlBJFnkaKozZ05wEtNyIzXm3GV0qqgV84NziRx7UIRofpxE-_24Y3jpmlmcQQiTEEO8PvsTNl668gLdVL30WXnrmNiWkQEKGyXYSyATk1N3Ew_U4Ns3XWFQ-ft_6PqiXVaVzj9KZMO85tLE7h7rp0iMzqeTzMCNHUR230SPuUkvecIkYgHywfP/s72-c/ENADE2023-INDAGACAO-SITE.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/12/prova-tecnologia-em-estetica-e-cosmetica-enade-2023-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/12/prova-tecnologia-em-estetica-e-cosmetica-enade-2023-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo