ENADE 2023: A esporotricose é uma enfermidade fúngica subcutânea que acomete humanos, cães e, principalmente, gatos

ENADE 2023: A esporotricose é uma enfermidade fúngica subcutânea que acomete humanos, cães e, principalmente, gatos
ENADE 2023: A esporotricose é uma enfermidade fúngica subcutânea que acomete humanos, cães e, principalmente, gatos, o qual é considerado importante transmissor da doença.

Os felinos mais afetados são aqueles que estão expostos à rua e têm contato com fontes de infecção, como estruturas de madeira contaminadas ou outros animais já infectados. Atualmente, é crescente o número de ocorrências da afecção, tanto em felinos quanto em humanos.

Em vários estados do Brasil e em alguns municípios, a notificação dos casos diagnosticados nos animais é obrigatória, o que é importante para a instalação de ações de observação e controle nas zoonoses.

Assim, destaca-se a relevância do correto diagnóstico da doença no animal, para que se possa realizar a notificação, quando apropriado, e para que seja possível instituir rapidamente seu tratamento, na tentativa de interromper a cadeia de transmissão da enfermidade.
OLIVEIRA, J. D. F.; OLIVEIRA, A. C. C.; CRUZ, C. O.; LOURES, G. P.; FELIPE, Y. F. S.; FRANCISCATO, C. Esporotricose:
a importância do diagnóstico para o controle da enfermidade. Archives of Health,
Curitiba, v. 3, n. 2, p. 225-229, 2022 (adaptado).

Acerca da doença abordada no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A transmissão da doença entre animais e seres humanos ocorre principalmente pela inoculação do fungo a partir de mordeduras ou arranhões de animais infectados; assim, profissionais e cuidadores que atuam diretamente em contato com estes animais apresentam maior risco de exposição ao agente patogênico.

II. Os mecanismos mais importantes de contenção de surtos da doença incluem a notificação de casos humanos e animais, o controle populacional de colônias de felinos, o diagnóstico precoce e a eutanásia de animais acometidos pela afecção.

III. As formas clínicas da esporotricose felina variam, podendo haver uma única lesão ou múltiplas lesões cutâneas, além de formas sistêmicas disseminadas; no entanto, apresentam-se, com mais frequência, múltiplas lesões cutâneas com envolvimento da mucosa, principalmente a mucosa nasal.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
C) I e III, apenas.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo