Prova Medicina Veterinária ENADE 2023 com Gabarito

Prova Medicina Veterinária ENADE 2023 com Gabarito OBS:  as questões de  01  a  09  são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as pr...
ENADE 2023

Prova Medicina Veterinária ENADE 2023 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 09 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 10
atenção

ENADE 2023: Após serem confirmadas três mortes por febre maculosa e outros três casos estarem sob investigação, a prefeitura de Campinas, no interior de São Paulo, afirmou ter tomado uma série de medidas para evitar novos casos. O Instituto Adolfo Lutz indicou que a fazenda em que ocorreu o evento é apontada como o provável lugar onde as seis pessoas foram infectadas. O espaço foi interditado preventivamente pela prefeitura.

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas determinou, entre as estratégias do plano de ação, que a fazenda deverá “construir caminhos para as pessoas percorrerem o local". A intenção é que os frequentadores evitem passar por áreas de mata e gramado, nas quais é mais provável a presença do carrapato capaz de transmitir a febre maculosa. Além disso, a Secretaria alertou os participantes do evento da necessidade de procurarem atendimento médico imediato caso sintam febre, dores de cabeça ou no corpo ou apresentem manchas avermelhadas na pele.

O levantamento mais recente do Ministério da Saúde mostra que, de 2007 a 2021, foram notificados 36 497 casos de febre maculosa no Brasil, dos quais 7% foram confirmados, uma média de 170 por ano nesse período.
Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/
noticia/2023/06/15/. Acesso em: 15 jun. 2023 (adaptado).

Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir, em relação à febre maculosa.

I. A febre maculosa brasileira é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia e transmitida pela picada do carrapato-estrela infectado.

II. Os dados da literatura têm mostrado que, entre os animais domésticos, apenas os cães apresentam suscetibilidade à doença.

III. A reação de imunofluorescência indireta é o método sorológico considerado padrão-ouro para o diagnóstico das rickettsioses.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 11
ENADE 2023: A diabetes mellitus é uma doença endócrina caracterizada pela alta concentração de glicose no sangue e na urina. A doença geralmente ocorre devido à diminuição de insulina pelo pâncreas ou ao funcionamento deficiente da insulina nos tecidos orgânicos do animal.

A variação média de idade para o aparecimento da diabetes em cães é de quatro a catorze anos, com a maior parte dos casos ocorrendo entre sete e nove anos de idade. Embora os machos também sejam afetados pela doença, a ocorrência em fêmeas é duas vezes maior. Suspeita-se de predisposição genética para a diabetes em algumas raças, como Pinscher Miniatura.
Disponível em: https://renalvet.com.br/especialidades-veterinarias/
endocrinologia-2/diabetes-mellitus-em-caes-e-gatos/.
Acesso em: 15 jun. 2023 (adaptado).

Acerca dessa doença, avalie as afirmações a seguir.

I. A inapetência e a redução na ingestão de água são sinais clínicos comuns no cão diabético.

II. A avaliação bioquímica e a urinálise podem auxiliar na determinação do diagnóstico da diabetes mellitus.

III. O excesso de glicose circulante pode determinar a opacidade do cristalino e o desenvolvimento de catarata.

IV. O animal diabético desenvolve polidipsia e desidratação, tendo em vista que a hiperglicemia induz a poliúria.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 12
ENADE 2023: Casos relacionados à crueldade com animais e à caça ilegal acontecem com frequência, e o médico veterinário é o profissional competente para realizar as respectivas perícias. A atuação profissional requer pleno conhecimento técnico-científico para esclarecimento de vestígios e interpretação de fatos diante de acontecimentos criminosos ou suspeitos.

Considerando a conduta adequada do médico veterinário, diante de um caso que envolva denúncia de morte de três capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) em uma propriedade, por causa desconhecida, avalie as afirmações a seguir.

I. O médico veterinário tem como uma de suas responsabilidades a realização do exame do corpo de delito para a avaliação do local do crime, com o emprego de uma análise minuciosa que resulte em laudos destinados ao auxílio e à condução de um processo judicial.

II. O médico veterinário deve identificar lesões de ordem mecânica provocadas principalmente por instrumentos, as quais se classificam em: perfurantes, cortantes, perfurocortantes, contundentes, perfurocontundentes, corta-contundentes.

III. O atestado de óbito dos animais deve ser emitido pelo médico veterinário após o fato ser confirmado por cessação dos fenômenos vitais, perda da consciência, interrupção dos batimentos cardíacos e da respiração ou, ainda, por abolição do tônus muscular, relaxamento dos esfíncteres e midríase.

IV. A verificação da ocorrência de morte por asfixia, possível em casos de afogamento, estrangulamento ou enforcamento, deve ser realizada por meio de exame histopatológico; já em casos de morte por projétil de arma de fogo, o exame para confirmação do fato deve ser mediante avaliação macroscópica.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


QUESTÃO 13
ENADE 2023: Um estudo sobre a associação entre a presença de resíduos de antimicrobianos no leite e a seleção de Escherichia coli resistentes a estes fármacos envolveu dois grupos de bezerros, compostos por 15 animais cada um, que foram alimentados do nascimento ao desmame.

O grupo controle foi alimentado com leite sem qualquer resíduo de antimicrobianos (sem ATB), ao passo que o grupo teste foi alimentado com leite acrescido de baixas concentrações de ampicilina, ceftiofur e tetraciclina (com ATB).

Amostras de fezes dos animais de ambos os grupos experimentais foram coletadas e cultivadas para E. coli e submetidas a antibiograma. A figura a seguir apresenta os gráficos que indicam os halos de inibição das culturas de E. coli quando submetidas a cada um dos antimicrobianos testados.

Figura - Proporção das colônias E.coli (%) oriundas de amostras de fezes de bezerros alimentados com leite sem resíduos de antimicrobianos (sem ATB) e de bezerros alimentados com leite acrescido de baixas concentrações de ampicilina, ceftiofur e tetraciclina (com ATB), em função do halo de inibição (mm) para os respectivos antimicrobianos

ENADE 2023 - QUESTÃO 13
PEREIRA, R. V. V.; SILER, J. D.; BICALHO, R. C.; WARNICK, L. D.
In Vivo Selection of Resistant E. coli after Ingestion of Milk with
Added Drug Residues. PloS One published, v. 9, n. 32, University of South Florida
College of Medicine, dez. 2014 (adaptado).

Considerando as informações do texto e dos gráficos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. A alimentação de bezerros do grupo com ATB resultou em uma maior proporção de E. coli resistente aos agentes antimicrobianos testados.

II. Nos dois grupos experimentais (sem ATB e com ATB), os isolados de E. coli foram mais resistentes quando submetidos a ampicilina e tetraciclina do que quando submetidos ao ceftiofur.

III. Os isolados de E. coli oriundos de bezerros do grupo com ATB apresentaram aumento na sensibilidade ao ceftiofur, em comparação com os isolados de E. coli oriundos de bezerros do grupo sem ATB.

IV. Os resultados do estudo destacam o efeito que baixas concentrações de fármacos antimicrobianos têm sobre a evolução e seleção de resistência a múltiplos agentes antimicrobianos in vivo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 14
ENADE 2023: A síndrome cólica, caracterizada por manifestação de dor abdominal aguda, é uma das principais causas de morbidade e mortalidade entre a espécie equina. Embora as manifestações clínicas dos equinos com abdome agudo guardem certa semelhança, a etiologia, a fisiopatologia e o prognóstico podem ser diferentes em cada caso.

Desse modo, é necessário que o médico veterinário seja capaz de diferenciar casos leves, que podem ser tratados de modo conservador, daqueles moderados a graves, passíveis de evoluir para um colapso anatômico e funcional que pode predispor a morte.

Apesar dos avanços em relação aos métodos de diagnóstico, às técnicas anestésicas, às manobras cirúrgicas e ao acompanhamento intensivo no pós-operatório, a demora no atendimento e na tomada de decisão pela resolução cirúrgica reduzem as chances de recuperação dos animais.
BLAND, S. D. Equine colic: a review of the equine
hindgut and colic. Veterinary Science Development,
v. 6, p. 6.223, 2016 (adaptado).

Acerca da síndrome cólica em equinos, assinale a opção correta.

A) A endotoxemia e a síndrome da resposta inflamatória sistêmica consistem em distúrbios associados aos quadros de abdome agudo e são responsáveis por elevada mortalidade entre os equinos.

B) Os casos de cólica intestinal são mais frequentes e possuem boa resposta ao tratamento conservador, sem que haja necessidade de cirurgia, principalmente os decorrentes de obstruções.

C) Os animais com obstruções por enterolitíases têm a indicação de resolução conservadora, com uso de analgésicos para controle da dor e laxantes para a expulsão do enterólito.

D) O tempo de preenchimento capilar superior a 8 segundos e o de hematócrito superior a 60% estão associados à evolução clínica satisfatória no pós-operatório.

E) A dieta com concentrado rico em carboidratos solúveis e com altos teores de fibra é considerada um fator pouco relacionado a episódios de cólica.


QUESTÃO 15
ENADE 2023: O principal resíduo da produção intensiva de frangos de corte é a cama de aviário, composta geralmente de maravalha, acrescida de fezes das aves, restos de ração, penas, peles, insetos e microrganismos.

O destino desse resíduo após o seu uso, bem como alternativas para reutilização e/ou reciclagem, gera preocupações cada vez maiores na avicultura, pois influencia os aspectos econômicos, ambientais e de saúde pública e animal.

As boas práticas de produção, aliadas às questões sanitárias, assim como a busca do equilíbrio sustentável na produção avícola intensiva, são fundamentais para orientar as decisões quanto aos procedimentos a serem adotados em relação à cama de aviário.
CORRÊA, E. K.; MENDES, P. M.; CORRÊA, L. B. Destinação da cama
de aviário. In: DAI PRÁ, M. A.; ROLL, V. F. B. (Org.).
Cama de aviário: utilização, reutilização e destino.
Porto Alegre: Editora Manas/Evangraf, 2012 (adaptado).

Considerando o tema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A compostagem, estratégia interessante para o tratamento dos dejetos da produção de frangos, é definida como um processo biotecnológico de decomposição da matéria orgânica sob condições aeróbicas controladas, realizado por colônias mistas de microrganismos.

II. A biodigestão anaeróbica é um processo no qual a matéria orgânica é degradada na ausência de oxigênio, formando uma mistura majoritária de metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2) denominada biogás, o qual é coletado e usado como fonte de energia.

III. A cogeração de energia, tecnologia muito comum no Brasil, permite gerar energia elétrica a partir da compostagem dos dejetos das aves e, ao mesmo tempo, eliminar o problema que a grande quantidade desse material representa em algumas granjas.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 16
o gato não tem culpa

ENADE 2023: Considerando que a toxoplasmose é frequentemente alvo de polêmica e que geralmente os felinos são responsabilizados pela disseminação da doença, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A prevenção da toxoplasmose animal requer conhecimento da cadeia epidemiológica da doença, em que os pássaros, os roedores, os felídeos, assim como a água, o solo e os alimentos contaminados são possíveis fontes de infecção.

PORQUE

II. O ciclo de vida da doença se inicia com a ingestão de taquizoítos em água e alimentos contaminados, ou por meio da ingestão de oocistos não esporulados em tecidos de animais infectados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 17
ENADE 2023: Um canino, macho, sem raça definida (SRD), com 35 kg, domiciliado em ambiente rural, foi atendido no serviço de emergência de um hospital veterinário universitário com hipertonicidade muscular, miose, êmese, bradicardia, mialgia, mioglobinúria, aumento sérico de aspartato aminotransferase (AST), aumento sérico de creatina quinase (CK) e anemia macrocítica hipocrômica regenerativa.

O tutor relatou prostração aguda, anorexia e contou ter encontrado carne crua dentro do canil, o que o levou a suspeitar de uma tentativa de intoxicação do animal. Após 24 horas internado, o animal não respondeu ao tratamento e evoluiu para óbito.

Na avaliação post mortem, foram observadas mucosas oral e ocular pálidas; em cavidade torácica: hemorragia e congestão pulmonar, além de pontos de infarto do miocárdio; em cavidade abdominal: congestão hepática e hepatomegalia, congestão renal, grânulos enegrecidos no conteúdo estomacal e duodeno, hematoquezia, lesões ulcerosas em duodeno e jejuno.

Considerando as informações clínicas e laboratoriais do caso apresentado, assinale a opção que corresponde à suspeita clínica e ao método confirmatório de diagnóstico corretos.

A) Intoxicação por tetraidrocanabinol (THC, maconha); dosar THC no plasma e urina.

B) Intoxicação por carbamato (chumbinho); dosar a atividade de acetilcolinesterase eritrocitária e plasmática ou realizar análise toxicológica de urina.

C) Intoxicação por herbicida dipiridílico; observar acidose metabólica e degeneração hepática e proceder à análise toxicológica de biopsia hepática realizada em, no máximo, 3 dias após a intoxicação.

D) Intoxicação por cumarínicos (rodenticida); observar prolongamento dos tempos de coagulação (tempo de protrombina - TP e tempo de tromboplastina parcial ativada - TTPA) e realizar análise toxicológica de urina.

E) Intoxicação por Cyca revoluta; observar prolongamento dos tempos de coagulação (tempo de protrombina - TP e tempo de tromboplastina parcial ativada - TTPA) e proceder à análise toxicológica de biopsia hepática e renal.


QUESTÃO 18
TEXTO 1
A Saúde Única representa uma visão integrada, que considera a indissociabilidade entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. O conceito foi proposto por organizações internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), reconhecendo que existe um vínculo muito estreito entre o ambiente, as doenças em animais e a saúde humana.
Disponível em: https://www.cfmv.gov.br/
wp-content/uploads/2020/01/folder-saude-unica.pdf.
Acesso em: 20 jun. 2023 (adaptado).

TEXTO 2
Suponha que uma médica veterinária habilitada e atuante na área há mais de 15 anos foi nomeada, durante a pandemia de Covid-19, como secretária de saúde do município em que residia. Ao assumir a pasta, montou uma equipe com profissionais formados em diferentes áreas do conhecimento e elaborou um plano de ação para prevenção e controle da doença, a fim de evitar a transmissão do SARS-CoV2 entre a população.

No entanto, quando da implementação do plano, habitantes do município, inclusive alguns políticos, questionaram a competência da médica veterinária para atuar como secretária de saúde, alegando que sua formação acadêmica seria incompatível com o cargo.

ENADE 2023: Considerando essa situação hipotética e o que se refere à atuação do médico veterinário no âmbito da Saúde Única, avalie as afirmações a seguir.

I. O conhecimento de virologia básica e epidemiologia de doenças infecciosas é um fator que torna o médico veterinário apto a implementar ou avaliar planos de ação e controle de doenças que acometem seres humanos, como a do caso exposto.

II. O médico veterinário, em regra, não atua fora do contexto da saúde animal, sendo a inserção desse profissional no contexto da saúde humana restrita a situações excepcionais em que há escassez de profissionais de saúde, como foi o caso da pandemia de Covid-19.

III. A insegurança da população em relação à profissional que coordenou a equipe de enfrentamento à Covid-19 pode ter sido gerada pela crença de que o médico veterinário somente possui habilidades para clínicas médicas e cirúrgicas de animais.

IV. A possibilidade de o médico veterinário exercer cargo de gestão é prevista legalmente e a composição de uma equipe multidisciplinar, como na situação apresentada, permite a troca de conhecimentos entre os profissionais e a consolidação de planos de ação em diferentes áreas pertinentes à Secretaria de Saúde.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 19
ENADE 2023: Em nota oficial, o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou que o caso isolado de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) — popularmente conhecida como mal da vaca louca — detectado no município de Marabá (PA) é atípico. No Brasil, este é o sexto caso, da mesma variante, de diagnóstico de EEB.

A situação foi detectada durante vigilância para síndromes neurológicas, em um bovino macho cujo material, após exame negativo para raiva dos herbívoros, foi encaminhado para diagnóstico diferencial no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) em Recife (PE), onde teve, em teste de triagem, diagnóstico reagente para EEB, sendo encaminhado para o Laboratório de Referência em Alberta, no Canadá, para confirmação do caso.
Disponível em: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/
noticias/2023/caso-de-eeb-vaca-louca-no-para-ministerioda-
agricultura-informa-que-trata-se-de-forma-atipica-da-doenca
,1880.html. Acesso em: 26 jun. 2023 (adaptado).

Considerando a situação da EEB no Brasil e seu impacto na agropecuária, avalie as afirmações a seguir.

I. Os casos da doença registrados no Brasil foram todos da forma atípica, a qual ocorre espontaneamente nas populações de bovinos.

II. A forma atípica da EEB é zoonótica e de alto impacto econômico, podendo causar a variante da doença de Creutzfeldt-Jakob em seres humanos e gerar embargos na exportação de carne e outros produtos.

III. As amostras encefálicas de bovinos que obtenham resultado negativo para raiva, quando submetidas a exame por imunofluorescência, devem ser encaminhadas para diagnóstico de EEB em laboratórios credenciados.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 20
ENADE 2023: Uma cadela de 7 anos de idade, sem raça definida (SRD), com peso de 32 kg, é levada para atendimento emergencial em um hospital veterinário às 22h.

A paciente estava em trabalho de parto e a queixa da tutora se devia a interrupção das expulsões fetais há mais de 5 horas. Na anamnese, foi relatado que a fêmea, primípara, havia entrado em trabalho de parto na manhã desse mesmo dia, por volta das 8h40min.

Durante o dia, ela havia expulsado 4 filhotes, com intervalo médio de 2 horas entre os nascimentos, sem necessidade de auxílio, tendo sido observado às 16h o último nascimento. Contudo, o laudo do exame radiográfico realizado durante o acompanhamento pré-natal descrevia a presença de 7 fetos.

No exame físico, observou-se mucosas hipocoradas, frequência cardíaca e frequência respiratória aumentadas, grau leve de desidratação, porém normotérmica. No exame físico específico, foi detectada uma secreção vaginal esverdeada. Ao exame de toque vaginal, constatou-se ausência de feto insinuado no canal do parto.

Para avaliação da vitalidade dos fetos, foi realizada uma ultrassonografia, que evidenciou que um deles não tinha batimento cardíaco e os outros dois apresentavam frequência cardíaca indicativa de sofrimento fetal. Como conduta terapêutica, foi indicada a realização de uma cirurgia cesariana de emergência.

Considerando que a escolha do protocolo anestésico é importante para a sobrevivência tanto dos filhotes quanto da parturiente, assinale a opção correta, em relação à escolha adequada da analgesia e da anestesia no caso clínico apresentado.

A) O uso de xilazina, um agente alfa-2-adrenérgico, como medicação pré-anestésica de cadelas gestantes é a escolha mais indicada, pois esse fármaco é seguro para a parturiente e não promove efeito depressor nos fetos.

B) O uso de opioides, como butorfanol, meperidina e tramadol, previamente ao parto é indicado nesse caso, pois, além de reduzir o estresse e a ansiedade materna, não causa depressão neonatal, por se tratar de agentes que não atravessam a barreira placentária.

C) A manutenção de anestesia geral com isofluorano e o uso de lidocaína a 2%, sem vasoconstritor, na anestesia local epidural lombossacral é uma escolha indicada para esse caso, pois essa técnica está relacionada ao nascimento de filhotes com menor depressão cardiorrespiratória.

D) O uso de cetamina ou tiopental na indução ao parto tem sido relacionado ao nascimento de filhotes que se recuperam mais rapidamente, pois causa menor depressão fetal e requer menos esforço na reanimação neonatal, sendo, por isso, recomendável na situação apresentada.

E) O uso de propofol in bolus repetido para manutenção da anestesia é o protocolo de eleição para o caso descrito, pois, apesar da metabolização lenta do propofol, a não intubação da mãe faz com que o tempo entre a indução e a remoção dos filhotes seja menor, havendo, com isso, menor depressão fetal por ação farmacológica.


QUESTÃO 21
ENADE 2023: O Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa tem como objetivo criar e manter condições sustentáveis para garantir ao Brasil o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira.

O plano foi delineado para ser executado em um período de 10 anos, que se iniciou em 2017 e encerrará em 2026. O Plano está alinhado com o Código Sanitário para os Animais Terrestres, da Organização Mundial para a Saúde Animal, e com as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa, integrando esforços que convergem para a erradicação da doença no continente americano.
Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/
sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programasde-saude-animal/
febre-aftosa/PlanoEstratgicoPNEFA2022.pdf . Acesso em: 7 jun. 2023 (adaptado).

Considerando o processo de retirada da vacinação de febre aftosa no Brasil, avalie as afirmações a seguir.

I. A retirada da vacinação para febre aftosa traz retornos financeiros imediatos e diretos ao produtor rural, uma vez que o dispensa de arcar com custos de aplicação e compra das vacinas para seu plantel.

II. O reconhecimento de uma área como zona livre sem vacinação independe da manutenção da vacinação da febre aftosa na população bovina local; nesse sentido, a venda da vacina continua sendo realizada e o produtor pode optar, junto ao serviço oficial, por continuar ou não com a vacinação.

III. Com o processo de retirada da vacinação, faz-se necessário que produtores rurais e médicos veterinários ampliem seus esforços em notificar as suspeitas de doença vesicular nos plantéis, desempenhando o papel de vigilância passiva e mitigando prejuízos econômicos em possíveis casos de febre aftosa.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 22
ENADE 2023: Nos últimos anos, pecuaristas e outros elos da cadeia produtiva vêm sofrendo com perdas econômicas relacionadas à destinação e à conduta das carcaças de bovinos que contêm cisticercos ativos ou calcificados.

O aumento expressivo do número de carcaças encaminhadas para tratamento preventivo pelo frio ou calor, deve-se a uma alteração nos critérios de destinação frente à atualização das normas de inspeção em 2020.
Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1153767/1/
Cisticercose-bovina-Brasil-2023.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023 (adaptado).

No que se refere à cisticercose, avalie as afirmações a seguir.

I. O Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal (RIISPOA), estabelece a legislação para a condenação de carcaças com presença de cisticercos.

II. Os critérios para destinação e conduta de carcaças bovinas com presença de cisticerco visam ao controle do complexo teníase-cisticercose, a fim de evitar que o ser humano ingira formas larvares da Taenia solium, presentes na carne malpassada de bovinos com cisticercose.

III. A legislação vinculada ao tema estabelece que o encontro de um único cisticerco viável ou calcificado nos locais de eleição examinados na linha de inspeção é suficiente para que seja necessário realizar tratamento condicional da carcaça, após remoção e condenação da área atingida.

IV. O acesso dos animais à fonte de água sem tratamento adequado e a falta de saneamento em regiões próximas à pastagem, onde os animais se alimentam, são fatores que contribuem para o desenvolvimento de cisticercose bovina.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 23
ENADE 2023: De acordo com a Instrução Normativa n. 5/2021, os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama são definidos como unidades responsáveis pelo manejo de fauna silvestre com a finalidade de prestar serviço de recepção, identificação, marcação, triagem, avaliação, recuperação, reabilitação e destinação de animais silvestres provenientes de apreensões, resgates ou entregas espontâneas.

Os Cetas também têm permissão para realizar e subsidiar pesquisas científicas, ensino e extensão. Juntamente aos jardins zoológicos, essas instituições possuem papel fundamental na conservação e na gestão de fauna brasileira, bem como no processo de educação em saúde.
Disponível em: https://www.gov.br/ibama/pt-br/acesso-a
-informacao/institucional/o-que-sao-os-cetas.
Acesso em: 19 jun. 2023 (adaptado).

Considerando as informações do texto e a responsabilidade do Estado no processo de conservação e proteção da fauna nacional, assinale a opção correta.

A) A entrega espontânea de animais silvestres mantidos em cativeiro para os Cetas é uma medida contraindicada, devido ao risco de introdução de doenças.

B) A ação conjunta entre centros de triagem e zoológicos, coordenada por órgãos públicos e fomentada por toda a sociedade, pode auxiliar na recomposição e na futura reintrodução de indivíduos ao bioma.

C) Os Cetas recebem prioritariamente animais silvestres, sendo eventualmente admitido o recebimento de espécies consideradas domésticas, as quais, em regra, devem ser encaminhadas aos Centros de Controle de Zoonoses do município.

D) A soltura de espécies de ocorrência natural, alóctones ou exóticas, deverá ser uma ação prioritária e ocorrerá nos casos em que o espécime não apresente problemas sanitários que indiquem impedimentos para sua sobrevivência ou adaptação em vida livre.

E) A reprodução da fauna silvestre é um processo de grande importância na conservação de espécimes, mas são legalmente autorizadas a realizá-lo somente instituições que possuem atividades científicas e conservacionistas, como jardins zoológicos, criatórios comerciais e Cetas.


QUESTÃO 24
ENADE 2023: A ocorrência de morcegos contribui para que a raiva continue sendo um problema de saúde pública na América Latina. Os morcegos hematófagos se alimentam exclusivamente de sangue de mamíferos e aves, por isso eles atuam como um vetor altamente eficiente na transmissão do vírus da raiva, responsáveis por surtos esporádicos de raiva humana e bovina.
JOHNSON, N.; MONTANO HIROSE, J. A. The impact of paralytic
bovine rabies transmitted by vampire bats in
Latin America and the Caribbe. Rev. Sci. Tech.,
v. 37, n. 2, p. 451-459, 2018 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A expansão da pecuária, as macromodificações ambientais, os fornos de carvão desativados e a falha na execução dos programas de controle e erradicação são fatores que contribuem para a ocorrência insidiosa da raiva.

II. As principais estratégias do Programa de Controle Nacional de Raiva em Herbívoros são a vigilância epidemiológica, a educação em saúde, a orientação da vacinação dos herbívoros domésticos e o controle de morcegos hematófagos e não hematófagos.

III. O modelo preditivo de riscos para raiva em herbívoros leva em conta a vulnerabilidade e a receptividade; entre os determinantes de receptividade destacam-se casos de raiva em quirópteros, construção de novas rodovias e formação de novas pastagens.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 25
ENADE 2023: Nos últimos anos, o Brasil vem ganhando destaque negativo, pois tem sido indicado como importante gerador de metano (CH4), uma vez que detém o maior rebanho comercial de bovinos do mundo, utilizando forrageiras tropicais como base da alimentação dos animais. Diante dessa realidade, o País tem buscado estratégias para reduzir as emissões de CH4.

A partir das informações do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O manejo adequado das pastagens, o melhoramento genético, a adubação e o uso de forrageiras de maior digestibilidade são estratégias que diminuem a emissão de metano pelos animais.

II. Os ionóforos estão entre os principais aditivos conhecidos como redutores da produção de metano em ruminantes, no entanto, sua utilização vem sendo criticada por consistirem em aditivos à base de antibióticos.

III. O uso de alimentos que possuem alto teor de lipídeos é uma alternativa de manipulação da dieta dos bovinos para reduzir a produção de metano, entretanto, essa estratégia não tem sido usada porque aumenta o risco de acidose ruminal.

IV. A utilização de dietas com menor digestibilidade e maior teor de parede celular tem sido uma das práticas de manejo mais utilizadas com a finalidade de reduzir a metanogênese e, consequentemente, a produção de metano.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 26
ENADE 2023: Galinhas poedeiras criadas em ambiente com iluminação natural, quando nascidas em estação desfavorável, entre setembro e outubro, apresentam redução no rendimento, caracterizado principalmente por atraso na idade do início da produção, menor quantidade de produção, interrupção precoce da produção e sobrepeso.

Nesse contexto, considerando a interferência do fotoperíodo no desenvolvimento das aves e visando amenizar os prejuízos na produção avícola, causada pelos efeitos do ambiente, o médico veterinário deve

A) aumentar a luminosidade entre 16 e 22 semanas para que o consumo de alimento aumente e a maturação sexual seja antecipada, diminuindo posteriormente o fotoperíodo para evitar o sobrepeso.

B) manter as aves em ambiente com fotoperíodo reduzido entre 16 e 22 semanas de idade para atrasar a maturação sexual, aumentando o fotoperíodo posteriormente.

C) manter as aves em fotoperíodo de 12 por 12 horas, alternando entre claro e escuro, para gerar previsibilidade, melhorar a homeostase e o bem-estar animal.

D) deixar a luminosidade natural estimular uma adaptação fisiológica dos animais, proporcionando-lhes maior bem-estar, para que expressem seu potencial genético.

E) manter a luminosidade constante durante o crescimento das aves para aumentar a ingestão de ração e, consequentemente, a produtividade.


QUESTÃO 27
ENADE 2023: Uma cadela com quatro anos de idade, Cocker Spaniel, pesando 13,3 kg, foi atendida em um hospital veterinário universitário, com diagnóstico prévio de hiperparatireoidismo secundário renal. Segundo relato do tutor, ela apresentava, há dois meses, “cara inchada”, halitose, vômito e anorexia.

Ao exame físico, foram constatadas: apatia, mucosa cianótica, deformidade facial caracterizada por "mandíbula de borracha" e dor à palpação da região abdominal em topografia correspondente aos rins.

Com base nos sinais clínicos descritos, assinale a opção que apresenta a sequência adequada às abordagens diagnóstica e terapêutica, respectivamente.

A) Realizar radiografia do crânio e hemograma, dosagem sérica de ureia, creatinina, fósforo, cálcio e potássio; prescrever dieta pastosa com níveis elevados de proteínas, suplementação de cálcio e vitamina D3.

B) Realizar radiografia do crânio e hemograma, dosagem sérica de ureia, creatinina, fósforo, cálcio e potássio; prescrever dieta pastosa com níveis reduzidos de proteínas, com quelantes de fósforo intestinais e suplementação de vitamina D3.

C) Realizar biópsia aspirativa e/ou incisional do segmento ósseo afetado e dosagem sérica de ureia, creatinina, fósforo, cálcio e potássio; prescrever dieta pastosa com níveis reduzidos de proteínas, com quelantes de fósforo intestinais e suplementação de cálcio.

D) Realizar tomografia computadorizada do crânio e dosagem sérica de ureia, creatinina, alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST), cálcio e fósforo; prescrever dieta comercial com níveis elevados de fósforo e suplementação de cálcio.

E) Realizar tomografia computadorizada do crânio e dosagem sérica de ureia, creatinina, alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST), cálcio, fósforo e potássio; prescrever dieta comercial com níveis elevados de fósforo e níveis reduzidos de proteínas.


QUESTÃO 28
ENADE 2023: O termo eutanásia pode ser definido como “a indução da cessação da vida animal, por meio de método tecnicamente aceitável e cientificamente comprovado, observando-se sempre os princípios éticos”.

A eutanásia se justifica em casos específicos e é feita por meio de analgésicos, sedativos ou por outros métodos (de acordo com o § 1º do art. 14 da Lei n. 11.794/2008). Todo o processo deve ocorrer com o máximo de consideração aos animais e suas necessidades. Isso envolve, principalmente, o entendimento e o respeito aos princípios propostos.

Os profissionais envolvidos precisam estar treinados para o manuseio adequado dos animais, a escolha do método ideal e a execução dentro das normas preconizadas. Conforme Resolução n. 1.000/2012, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), os métodos de eutanásia são classificados em aceitáveis, inaceitáveis e aceitos sob restrição e podem variar conforme a espécie animal e a situação.
Disponível em: https://www.cfmv.gov.br/guia-brasileiro-de-boas-praticas-para-a-eutanasia-em-animais/comunicacao/
publicacoes/2020/08/03/#1. Acesso em: 15 jun. 2023 (adaptado).

Considerando essas informações, assinale a opção correta, a respeito dos métodos de eutanásia aplicáveis em animais.

A) A aplicação intratecal de anestésico local com anestesia geral prévia é um método aceito sob restrição em felinos.

B) O uso de barbitúricos ou outros anestésicos gerais injetáveis é um método inaceitável para roedores.

C) A eletrocussão sem anestesia geral prévia é um método aceito sob restrição em equinos.

D) A exsanguinação (sangria) sem inconsciência prévia é um método aceitável em bovinos.

E) A decapitação em aves é um método inaceitável.


QUESTÃO 29
ENADE 2023: A atividade leiteira tem sido impulsionada com vistas a alcançar o mercado externo e ampliar a sua participação na comercialização de lácteos no Brasil.

Tais objetivos vêm sendo atingidos por meio da modernização da economia, da abertura à concorrência externa, do aumento dos investimentos na agroindústria e da reorganização do sistema produtivo de modo a torná-lo competitivo e preparado para enfrentar os concorrentes a partir de ações operacionais.

No que se refere a parâmetros alimentares, as vacas leiteiras merecem uma atenção especial devido às alterações que ocorrem no seu sistema orgânico na fase produtiva, como as mudanças nas necessidades energéticas e nutricionais que interferem no metabolismo.
OLIVEIRA, A. A.; AZEVEDO, H. C.; DANTAS, T. V. M.
Doenças metabólicas em bovinos de leite. Aracaju:
Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2013 (adaptado).

No que se refere a doenças metabólicas em bovinos de leite, avalie as afirmações a seguir.

I. A hipocalcemia pós-parto é uma das doenças metabólicas que ocorrem com maior frequência no gado leiteiro e, como a maioria das doenças metabólicas, está intimamente relacionada aos rebanhos com patamares elevados de produtividade, em geral acima dos 30 litros por vaca ao dia.

II. As vacas no pós-parto podem apresentar cetose, doença caracterizada por tremores musculares, convulsões, distúrbios visuais, ranger de dentes, decúbito, e que pode evoluir para coma e morte; no exame laboratorial, esses animais apresentarão acetonemia e cetonúria.

III. As vacas leiteiras estão suscetíveis à hipocalcemia pós-parto devido à elevada necessidade de cálcio para formação do tecido ósseo do feto e à grande produção de leite; uma medida preventiva dessa condição é o oferecimento de dietas com altas concentrações de cálcio no período pré-parto.

IV. As dietas baseadas na diferença cátion-ânion estão entre as principais técnicas de manejo para prevenção da hipocalcemia pós-parto, uma vez que dietas com maior proporção de ânions provocam leve acidose metabólica, que torna mais ativos vários mecanismos fisiológicos e leva ao aumento das concentrações sanguíneas de cálcio.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 30
ENADE 2023: As hemoparasitoses em cães são consideradas importantes na clínica médica veterinária devido a sua distribuição cosmopolita. A transmissão normalmente ocorre por um vetor contaminado e o diagnóstico baseia-se na observação direta do agente etiológico (ou de seus componentes), assim como na detecção de anticorpos ou de antígenos (reação em cadeia da polimerase).
SANT’ANNA LEAL, P. D. et al. Infecção por hematozoários
nos cães domésticos atendidos em serviço de saúde animal.
Revista Brasileira de Medicina Veterinária, Rio de Janeiro,
v. 37, p. 55-62, dez. 2015 (adaptado).

Suponha que um médico veterinário, ao analisar um esfregaço sanguíneo de um cão pelo microscópio de luz, observou a imagem a seguir, que lhe possibilitou chegar ao diagnóstico de babesiose canina e realizar a melhor conduta terapêutica para o animal.

VIDOTTO, O.; TRAPP, S. M. Babesiose canina.
VIDOTTO, O.; TRAPP, S. M. Babesiose canina.
Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, v. 13, p. 58-62, 2004.

Considerando as informações e a imagem apresentadas, bem como aspectos epidemiológicos e clínicos da babesiose canina, avalie as afirmações a seguir.

I. O esfregaço sanguíneo do cão mostra hemácias infectadas por microrganismos pleomórficos, epicelulares e gram negativos.

II. O cão pode apresentar, na fase aguda dessa doença, sinais clínicos como anorexia, apatia, esplenomegalia, febre, hemoglobinúria, hemoglobinemia e anemia grave.

III. A transmissão do agente etiológico para o cão ocorre comumente por meio da picada de artrópodes hematófagos, e o principal vetor nesse caso é o carrapato Rhipicephalus sanguineus.

IV. A microscopia de luz evidencia organismos intracitoplasmáticos nos neutrófilos dos cães infectados e a hemólise ocasiona o quadro denominado de trombocitopenia infecciosa cíclica canina.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 31
ENADE 2023: Em uma propriedade rural produtora de leite, parte do rebanho foi adquirido de um criatório com controle sanitário inadequado e sem que tivessem sido realizados os exames laboratoriais incluídos nos programas nacionais de controle de enfermidades.

Após dois anos, alguns animais apresentaram-se doentes, com sinais clínicos de emagrecimento progressivo, apetite seletivo, temperatura oscilante, tosse e, quando manejados, moviam-se com dificuldade.

O médico veterinário, após avaliação clínica e por meio de diagnóstico indireto (teste intradérmico), informou tratar-se de tuberculose bovina, indicando o abate dos animais doentes, pois trata-se de uma enfermidade infectocontagiosa, de caráter zoonótico e sem tratamento recomendado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Considerando a situação apresentada e o Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal, avalie as afirmações a seguir.

I. Os testes de rotina que podem ser utilizados para o diagnóstico de tuberculose são: o teste cervical simples, o teste da prega caudal e o teste cervical comparativo, sendo o último também utilizado como teste confirmatório.

II. Os animais reagentes positivos deverão ser isolados do rebanho, afastados da produção leiteira e abatidos em estabelecimento sob serviço de inspeção oficial.

III. As carcaças que apresentarem lesões, extensas ou localizadas, deverão ser julgadas conforme Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal.

IV. As carcaças que não apresentarem lesões serão liberadas para consumo in natura, devendo ser condenados o úbere, o útero, anexos do trato genital, miúdos e sangue.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 32
Voluntários resgatam animais após o temporal em São Sebastião-SP

Voluntários resgatam animais após o temporal em São Sebastião-SP
Disponível em: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2023/02/21/
voluntarios-resgatam-animais-apos-o-temporalem-sao-sebastiao-saiba-como-
ajudar.ghtml. Acesso em: 23 mar. 2023.

ENADE 2023: Um cão, sem raça definida (SRD), idoso, com 7 Kg, foi resgatado de área de desastre e, após 2 dias, foi encaminhado da base de resgate do Corpo de Bombeiros para um hospital veterinário, pois necessitava de cuidados de terapia intensiva por apresentar agravamento dos sinais clínicos de vômito, inapetência, desidratação de 4%, apatia, polaciúria e polidipsia.

No hospital, foram realizados exames complementares que evidenciaram azotemia e isostenúria. Na ultrassonografia, observaram-se sinais inespecíficos com corticais renais normais em toda a extensão e ligeiramente hiperecoicos. Foi então diagnosticada uma insuficiência renal aguda. Para fins de manutenção da volemia, o animal foi submetido à fluidoterapia.

Sabendo-se que um animal dessa idade e nessas condições, com perdas hídricas por vômitos contínuos de 40 mL/Kg/dia, tem a necessidade diária basal de líquidos de 180 mL/Kg/dia, é correto afirmar que ele precisou receber, em 24 horas, um volume de fluido de

A) 1 260 mL.
B) 1 540 mL.
C) 1 820 mL.
D) 2 100 mL.
E) 2 380 mL.


QUESTÃO 33
ENADE 2023: A produção in vitro (PIV) de embriões é uma biotécnica importante para exploração do potencial genético de fêmeas bovinas e tem sido utilizada em escala comercial no Brasil e no mundo. A PIV de embriões envolve as etapas de coleta, maturação, fecundação e cultivo in vitro.
MELLO, R. R. C. et al. Produção in vitro (PIV) de embriões
em bovinos. Rev. Bras. Reprod. Anim.,
Belo Horizonte, v. 40, n. 2, p. 58-64, 2016 (adaptado).

A respeito da PIV de embriões em bovinos, avalie as afirmações a seguir.

I. O fatiamento de ovários (slicing) e a punção folicular estão entre as técnicas para obtenção de oócitos a partir de ovários obtidos em abatedouros.

II. A coleta de oócitos em animais vivos é indicada para fêmeas com alto valor genético e para as que já não estão aptas a produzir descendentes por meio de técnicas tradicionais.

III. Os blastocistos produzidos in vitro diferem daqueles produzidos in vivo e apresentam maiores taxas de prenhez.

IV. A coleta de oócitos para PIV de embriões pode ser realizada em fêmeas a partir dos seis meses de idade, gestantes até o terceiro mês ou no período pós-parto.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


QUESTÃO 34
ENADE 2023: Nos últimos anos, a procura por alimentos de fácil preparo, com aparência de frescos, não industrializados (ou naturais) e sem conservadores químicos (orgânicos), vem aumentando bastante.

Infelizmente, alimentos com essas características apresentam um grande risco microbiológico, pois os únicos procedimentos para limitar o crescimento microbiano são a conservação em baixa temperatura e a embalagem em atmosferas modificadas, sabidamente restritivas para alguns tipos de microrganismos.
SOARES, K. M. P. S. et al. Qualidade microbiológica de carne bovina comercializada na forma de bife.
Revista Brasileira de Ciências Veterinárias. v. 22, n. 3-4, p. 206-210, jul./dez., 2015 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir, acerca da qualidade da carne no Brasil.

I. A manipulação da carne durante o processamento pode representar um aumento nas contagens de deteriorantes, além de consistir em risco de contaminação por patógenos como a Salmonella e o Staphylococcus aureus.

II. Os mesófilos destacam-se entre os microrganismos deteriorantes de importância em carnes refrigeradas, uma vez que possuem capacidade de sobrevivência e atividade mesmo em temperaturas de refrigeração, independentemente da sua temperatura ótima de crescimento.

III. A legislação vigente preconiza como requisito microbiológico para carnes bovinas frescas a ausência de Salmonella, principal patógeno associado a infecções alimentares em humanos, em 25 g de produto.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 35
ENADE 2023: Uma médica veterinária foi contratada para prestar serviços em uma granja de suínos, devido à alta taxa de mortalidade dos animais criados dentro do sistema. Em uma minuciosa inspeção, observou que, apesar de a granja se encontrar em condições de limpeza adequadas, os animais estavam alojados em densidades superiores à permitida para a espécie.

Verificou-se também que a alimentação era inadequada e que o sistema de manutenção da temperatura estava danificado, o que gerava estresse térmico nos animais. Além disso, a profissional observou que, nas imediações da propriedade, havia valas a céu aberto onde os suínos mortos eram jogados, em desconformidade com as normas sanitárias estaduais e federais para descarte de animais.

Diante disso, a médica veterinária emitiu um laudo técnico indicando que os animais se encontravam em condições inadequadas de alojamento, estado de desnutrição e caquexia. Explicou ao proprietário que ele estava incorrendo em atos de crueldade aos animais e oferecendo risco à saúde pública e ambiental ao descartar cadáveres a céu aberto. Por fim, elaborou um plano de ação para melhoria das condições de funcionamento da granja; no entanto, o proprietário disse que não o implementaria, em razão do alto custo.

A profissional, então, ressaltou que iria denunciá-lo pelo ato de crueldade aos animais e pelo risco à saúde pública. Em resposta, o produtor ameaçou a médica veterinária de denunciá-la ao Conselho Regional de Medicina Veterinária caso ela fizesse isso, alegando que a profissional estaria infringindo o Código de Ética do Médico Veterinário ao expor o observado em seu atendimento, em função da quebra de sigilo profissional.

Considerando essa situação hipotética e o disposto no Código de Ética do Médico Veterinário (Resolução CFMV n. 1.138/2016), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O produtor rural agiu corretamente ao ameaçar a médica veterinária de denunciá-la por expor detalhes observados em um atendimento, pois isso configura um desvio que sujeita a profissional a processo ético.

PORQUE

II. O referido Código de Ética estabelece que o médico veterinário não pode revelar fatos que sejam prejudiciais a outrem quando o conhecimento desses fatos for observado em seus atendimentos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 36
ENADE 2023: Realizada pela Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal e a Controladoria Geral da União, a Operação Desnatura identificou que o leite distribuído por uma empresa de laticínio contratada pelo governo estadual vinha sendo adulterado, inclusive apresentando risco ao consumo. Perícias realizadas comprovaram a péssima qualidade do leite, constatando até mesmo a presença de produtos nocivos à saúde pública.
Disponível em: https://www.folhape.com.br/noticias/
policia-federal-prende-gruposuspeito-de-adulterar-leite/275276/.
Acesso em: 19 jun. 23 (adaptado).

Considerando as práticas fraudulentas e os métodos de análise utilizados na cadeia produtiva do leite, avalie as afirmações a seguir.

I. O leite contaminado por resíduos de antibióticos é considerado adulterado e impróprio para industrialização, pois afeta o processamento dos derivados lácteos e pode resultar em complicações à saúde pública.

II. O superaquecimento do leite pasteurizado é utilizado como técnica de adulteração para mascarar a baixa qualidade da matéria-prima; para observar sua ocorrência, pode-se avaliar a presença da enzima fosfatase, que é termorresistente.

III. A adição de água ao leite, com o intuito de aumentar o volume da matéria-prima, é uma das principais formas de adulteração observadas e resulta na perda de valor nutritivo do produto; a presença de água no leite pode ser detectada por meio da crioscopia, que apresentará valores mais elevados, e pela interpretação da densidade, que será mais baixa.

IV. Os leites deteriorados com carga microbiana elevada apresentam grau de acidez Dornic elevado na recepção da matéria-prima, o que promove a recusa do leite; para mascarar o processo e paralisar a atividade microbiana, utilizam-se formol e peróxido de hidrogênio.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 37
ENADE 2023: Um dos pontos principais a serem observados para o sucesso da cadeia produtiva bovina, seja ela de leite ou corte, são os parâmetros de eficiência reprodutiva de um rebanho. Assim, uma das taxas mais importantes que deve ser analisada nos sistemas de produção é a do aborto.

Aspectos importantes devem ser considerados no diagnóstico epidemiológico, como histórico do animal e do rebanho, idade, condição fisiológica da vaca, histórico reprodutivo, manejos nutricional e sanitário e mudanças no manejo de rotina, a exemplo da introdução de animais externos sem controle sanitário.

Taxas de aborto no rebanho de até 1% indicam normalidade; taxas entre 2% e 3% são consideradas como um alerta; e taxas maiores que 3% podem indicar um problema, seja de origem infecciosa, ambiental ou de manejo.
EMBRAPA. Coleta, armazenamento e envio de amostras de material de aborto para diagnóstico
de doenças infecciosas em bovinos. Circular Técnica 116, 2017 (adaptado).

Considerando o exposto e o que se refere à prevenção de abortos de origem infecciosa em rebanhos bovinos, avalie as afirmações a seguir.

I. A neosporose é um dos principais agentes causadores de aborto em bovinos, sendo uma das principais medidas de prevenção evitar a interação de cães com o rebanho, a fim de diminuir o risco de contaminação fecal da água, da pastagem e das instalações.

II. A imunização de bovinos por meio de vacinas compostas pelos principais sorovares prevalentes no rebanho ou na região em que se encontra constitui uma das mais importantes medidas de controle e prevenção da leptospirose bovina.

III. Os animais persistentemente infectados, por serem a principal fonte de infecção da diarreia viral bovina, devem ser identificados e descartados do rebanho, uma vez que desempenham um papel crucial na propagação do vírus, ainda que não apresentem sinais clínicos da doença.

IV. A vacinação é a principal medida de prevenção da brucelose bovina, sendo uma medida obrigatória para todas as bezerras bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade e para todos os machos com mais de 24 meses de idade.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 38
ENADE 2023: A esporotricose é uma enfermidade fúngica subcutânea que acomete humanos, cães e, principalmente, gatos, o qual é considerado importante transmissor da doença.

Os felinos mais afetados são aqueles que estão expostos à rua e têm contato com fontes de infecção, como estruturas de madeira contaminadas ou outros animais já infectados. Atualmente, é crescente o número de ocorrências da afecção, tanto em felinos quanto em humanos.

Em vários estados do Brasil e em alguns municípios, a notificação dos casos diagnosticados nos animais é obrigatória, o que é importante para a instalação de ações de observação e controle nas zoonoses.

Assim, destaca-se a relevância do correto diagnóstico da doença no animal, para que se possa realizar a notificação, quando apropriado, e para que seja possível instituir rapidamente seu tratamento, na tentativa de interromper a cadeia de transmissão da enfermidade.
OLIVEIRA, J. D. F.; OLIVEIRA, A. C. C.; CRUZ, C. O.; LOURES, G. P.; FELIPE, Y. F. S.; FRANCISCATO, C. Esporotricose:
a importância do diagnóstico para o controle da enfermidade. Archives of Health,
Curitiba, v. 3, n. 2, p. 225-229, 2022 (adaptado).

Acerca da doença abordada no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A transmissão da doença entre animais e seres humanos ocorre principalmente pela inoculação do fungo a partir de mordeduras ou arranhões de animais infectados; assim, profissionais e cuidadores que atuam diretamente em contato com estes animais apresentam maior risco de exposição ao agente patogênico.

II. Os mecanismos mais importantes de contenção de surtos da doença incluem a notificação de casos humanos e animais, o controle populacional de colônias de felinos, o diagnóstico precoce e a eutanásia de animais acometidos pela afecção.

III. As formas clínicas da esporotricose felina variam, podendo haver uma única lesão ou múltiplas lesões cutâneas, além de formas sistêmicas disseminadas; no entanto, apresentam-se, com mais frequência, múltiplas lesões cutâneas com envolvimento da mucosa, principalmente a mucosa nasal.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,379,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1408,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,378,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,173,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,225,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8284,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60707,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Medicina Veterinária ENADE 2023 com Gabarito
Prova Medicina Veterinária ENADE 2023 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiywFJpK6PlBJFnkaKozZ05wEtNyIzXm3GV0qqgV84NziRx7UIRofpxE-_24Y3jpmlmcQQiTEEO8PvsTNl668gLdVL30WXnrmNiWkQEKGyXYSyATk1N3Ew_U4Ns3XWFQ-ft_6PqiXVaVzj9KZMO85tLE7h7rp0iMzqeTzMCNHUR230SPuUkvecIkYgHywfP/s16000/ENADE2023-INDAGACAO-SITE.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiywFJpK6PlBJFnkaKozZ05wEtNyIzXm3GV0qqgV84NziRx7UIRofpxE-_24Y3jpmlmcQQiTEEO8PvsTNl668gLdVL30WXnrmNiWkQEKGyXYSyATk1N3Ew_U4Ns3XWFQ-ft_6PqiXVaVzj9KZMO85tLE7h7rp0iMzqeTzMCNHUR230SPuUkvecIkYgHywfP/s72-c/ENADE2023-INDAGACAO-SITE.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/12/prova-medicina-veterinaria-enade-2023.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/12/prova-medicina-veterinaria-enade-2023.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo