ENADE 2023: Um dos pontos principais a serem observados para o sucesso da cadeia produtiva bovina

ENADE 2023: Um dos pontos principais a serem observados para o sucesso da cadeia produtiva bovina
ENADE 2023: Um dos pontos principais a serem observados para o sucesso da cadeia produtiva bovina, seja ela de leite ou corte, são os parâmetros de eficiência reprodutiva de um rebanho. Assim, uma das taxas mais importantes que deve ser analisada nos sistemas de produção é a do aborto.

Aspectos importantes devem ser considerados no diagnóstico epidemiológico, como histórico do animal e do rebanho, idade, condição fisiológica da vaca, histórico reprodutivo, manejos nutricional e sanitário e mudanças no manejo de rotina, a exemplo da introdução de animais externos sem controle sanitário.

Taxas de aborto no rebanho de até 1% indicam normalidade; taxas entre 2% e 3% são consideradas como um alerta; e taxas maiores que 3% podem indicar um problema, seja de origem infecciosa, ambiental ou de manejo.
EMBRAPA. Coleta, armazenamento e envio de amostras de material de aborto para diagnóstico
de doenças infecciosas em bovinos. Circular Técnica 116, 2017 (adaptado).

Considerando o exposto e o que se refere à prevenção de abortos de origem infecciosa em rebanhos bovinos, avalie as afirmações a seguir.

I. A neosporose é um dos principais agentes causadores de aborto em bovinos, sendo uma das principais medidas de prevenção evitar a interação de cães com o rebanho, a fim de diminuir o risco de contaminação fecal da água, da pastagem e das instalações.

II. A imunização de bovinos por meio de vacinas compostas pelos principais sorovares prevalentes no rebanho ou na região em que se encontra constitui uma das mais importantes medidas de controle e prevenção da leptospirose bovina.

III. Os animais persistentemente infectados, por serem a principal fonte de infecção da diarreia viral bovina, devem ser identificados e descartados do rebanho, uma vez que desempenham um papel crucial na propagação do vírus, ainda que não apresentem sinais clínicos da doença.

IV. A vacinação é a principal medida de prevenção da brucelose bovina, sendo uma medida obrigatória para todas as bezerras bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade e para todos os machos com mais de 24 meses de idade.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
D) I, II e III.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo