Prova FAMERP (Vestibular 2024) com Gabarito

Prova FAMERP (Vestibular 2024) com Gabarito QUESTÃO 01 FAMERP 2024:  Examine o cartum de Rafael Corrêa, publicado em sua conta no Insta...
FAMERP


Prova FAMERP (Vestibular 2024) com Gabarito

QUESTÃO 01
FAMERP 2024: Examine o cartum de Rafael Corrêa, publicado em sua conta no Instagram em 15.04.2022.

Examine o cartum de Rafael Corrêa, publicado em sua conta no Instagram em 15.04.2022.

Na construção de seu sentido, o cartum mobiliza fundamentalmente o seguinte recurso expressivo:

(A) intertextualidade.
(B) antítese.
(C) eufemismo.
(D) pleonasmo.
(E) hipérbole.


Leia o artigo “Sobre homens e ratos”, do médico Drauzio Varella, para responder às questões de 02 a 07.

Mulheres e homens têm apenas 30 mil genes! A divulgação desse dado pelo Projeto Genoma foi um balde de água fria no orgulho humano: imaginávamos que fossem pelo menos 100 mil. Se as moscas têm 13 mil genes, qualquer verme, 20 mil, um abacateiro, 25 mil, e os camundongos que caçamos nas ratoeiras têm 30 mil, 100 mil para nós parecia uma estimativa razoável. Afinal, não foi culpa nossa havermos sido criados à imagem e semelhança de Deus. A bem da verdade, já sabíamos que cerca de 98% de nossas sequências de DNA são idênticas às dos chimpanzés. Mas chimpanzés são animais políticos que formam comunidades com culturas próprias, utilizam instrumentos rudimentares e matam seus semelhantes premeditadamente. São, por assim dizer, seres mais humanos. Admitir, no entanto, que nosso genoma é formado pelo mesmo número de genes dos ratos, e que somente 300 genes são responsáveis pelas diferenças entre nós e eles, constitui humilhação inaceitável.

A visão antropocêntrica, segundo a qual a vida na Terra teria evoluído dos seres unicelulares para indivíduos cada vez mais complexos até chegar ao homem, é um mau entendimento das leis da natureza. No “ranking” evolutivo, não existe primeira posição. A prova é que as bactérias foram os primeiros habitantes do planeta e não só ainda estão por aí como representam mais da metade da biomassa terrestre, isto é, se somarmos o peso de cada uma, obteremos mais da metade da massa de todos os demais seres vivos somados, incluindo árvores, elefantes e baleias. O Homo sapiens é simplesmente uma entre milhões de espécies. Nascemos há 5 milhões de anos, um segundo evolutivo comparado aos 4 bilhões de anos das bactérias. Não fizemos nenhuma falta à vida na Terra durante praticamente toda a existência dela e, se um dia formos extintos, nenhuma formiga, cigarra ou besouro chorará a nossa ausência. A evolução continuará seu caminho inexorável de competição e seleção natural, como ensinaram Charles Darwin e Alfred Wallace.

Na verdade, os números do Projeto Genoma são lógicos.

Os seres vivos mantêm a quase totalidade de seus genes ocupados na execução das tarefas do dia a dia: respiração, circulação, movimentação, digestão, excreção e produção de energia, entre outras. Muitos desses genes são tão essenciais ao trabalho doméstico que a evolução os preservou praticamente intactos de um ser vivo para outro. Entender a razão pela qual temos 30 mil genes como os ratos é fácil: eles são mamíferos como nós e apresentam fisiologia tão semelhante à nossa que podem ser utilizados em experiências para entender a fisiologia humana. O que intriga na evolução não é a proximidade genética entre as espécies, mas os genes responsáveis pelas diferenças.
(Drauzio Varella. Borboletas da alma: escritos sobre
ciência e saúde, 2006. Adaptado.)

QUESTÃO 02
FAMERP 2024: Por se tratar de um artigo de divulgação científica (e não de um artigo científico propriamente), predomina no texto uma linguagem

(A) técnica.
(B) figurada.
(C) informal.
(D) hermética.
(E) acessível.


QUESTÃO 03
FAMERP 2024: No primeiro parágrafo, o autor recorre a uma conhecida expressão própria da linguagem coloquial. Tal expressão designa

(A) uma constatação.
(B) uma indignação.
(C) uma decepção.
(D) uma incerteza.
(E) uma esperança.


QUESTÃO 04
FAMERP 2024: Reveste-se de uma tonalidade irônica o seguinte trecho do artigo:

(A) “A bem da verdade, já sabíamos que cerca de 98% de nossas sequências de DNA são idênticas às dos chimpanzés.” (1º parágrafo)

(B) “Afinal, não foi culpa nossa havermos sido criados à imagem e semelhança de Deus.” (1º parágrafo)

(C) “O Homo sapiens é simplesmente uma entre milhões de espécies.” (2º parágrafo)

(D) “A evolução continuará seu caminho inexorável de competição e seleção natural, como ensinaram Charles Darwin e Alfred Wallace.” (2º parágrafo)

(E) “Na verdade, os números do Projeto Genoma são lógicos.” (3º parágrafo)


QUESTÃO 05
FAMERP 2024: Para evitar a sua repetição, assegurando-se assim uma maior coesão textual, o autor omite no primeiro parágrafo a expressão:

(A) “sequências de DNA”.
(B) “comunidades com culturas próprias”.
(C) “estimativa razoável”.
(D) “número de genes”.
(E) “orgulho humano”.


QUESTÃO 06
FAMERP 2024: “Muitos desses genes são tão essenciais ao trabalho doméstico que a evolução os preservou praticamente intactos de um ser vivo para outro.” (3º parágrafo)

Em relação à oração que a antecede, a oração sublinhada expressa ideia de

(A) comparação.
(B) condição.
(C) causa.
(D) consequência.
(E) concessão.


QUESTÃO 07
FAMERP 2024: Verifica-se o emprego de vírgula para assinalar a elipse de um verbo em:

(A) “Admitir, no entanto, que nosso genoma é formado pelo mesmo número de genes dos ratos, e que somente 300 genes são responsáveis pelas diferenças entre nós e eles, constitui humilhação inaceitável.” (1º parágrafo)

(B) “Não fizemos nenhuma falta à vida na Terra durante praticamente toda a existência dela e, se um dia formos extintos, nenhuma formiga, cigarra ou besouro chorará a nossa ausência.” (2º parágrafo)

(C) “A visão antropocêntrica, segundo a qual a vida na Terra teria evoluído dos seres unicelulares para indivíduos cada vez mais complexos até chegar ao homem, é um mau entendimento das leis da natureza.” (2º parágrafo)

(D) “Os seres vivos mantêm a quase totalidade de seus genes ocupados na execução das tarefas do dia a dia: respiração, circulação, movimentação, digestão, excreção e produção de energia, entre outras.” (3º parágrafo)

(E) “Se as moscas têm 13 mil genes, qualquer verme, 20 mil, um abacateiro, 25 mil, e os camundongos que caçamos nas ratoeiras têm 30 mil, 100 mil para nós parecia uma estimativa razoável.” (1º parágrafo)


Leia a narrativa “O protetor”, de Millôr Fernandes, para responder às questões 08 e 09.

O homem vinha guiando o carro a 120 km/h quando o pneu furou. O carro deu três voltas sobre si mesmo, foi atirado pelos ares, bateu num galho de árvore e, quando ia se esborrachando no chão, alguém o segurou sem que ele pudesse ver quem. Ele ficou um pouco tonto e foi aí que ouviu a voz misteriosa que lhe disse: “Não se estás morto, não!

Estás vivo! Eu continuo aqui para proteger-te. Sou teu anjo da guarda. Quando tiveste aquele ataque de coqueluche, aos seis meses de idade, eu estava lá para te salvar. Quando ficaste na frente do trem, aos seis anos, eu estava lá para te ajudar. Quando foste para a guerra na Itália, quando saltaste de paraquedas na Coreia, quando ias te afogando em Copacabana, sempre fui eu quem te ajudou.” “Está bem, está bem, muito obrigado”, disse então o homem agradecido. “Mas onde diabos estava você quando eu me casei?”
(Millôr Fernandes. Contos fabulosos, 2007.)

QUESTÃO 08
FAMERP 2024: A pergunta do homem a seu anjo da guarda revela, sobretudo, um sentimento de

(A) enfado.
(B) indiferença.
(C) mágoa.
(D) resignação.
(E) arrogância.


QUESTÃO 09
FAMERP 2024: “a voz misteriosa [...] lhe disse: [...] ‘Eu continuo aqui para proteger-te.’” (1º parágrafo)

Ao ser transposto para o discurso indireto, o trecho assume a seguinte redação:

(A) A voz misteriosa lhe disse: — Continue aqui para proteger-se.

(B) A voz misteriosa lhe disse que continuava ali para protegê-lo.

(C) A voz misteriosa lhe disse: — Continuarei aqui para proteger-te.

(D) A voz misteriosa lhe disse que continuaria ali para proteger-te.

(E) A voz misteriosa lhe disse que continuasse ali para protegê-lo.


QUESTÃO 10
FAMERP 2024: Pela necessidade de alargar o horizonte literário, este movimento dirigiu-se para fontes de inspiração nacional e local, em oposição à inspiração greco-romana que dominou a poética neoclássica.

O primeiro passo nessa busca de novas dimensões foi dado no sentido interior, na direção da natureza do coração e do espírito, de que resultou o primado do lirismo, como a forma natural e primitiva da poesia, e o estabelecimento de um tipo de realismo baseado na verdade interior e na efusão do coração.

O outro passo orientou-se para a valorização da “cor local” e do pitoresco, procurando, em virtude do princípio relativista de que o homem varia conforme os tempos e lugares, captar a sua verdade na diversidade exterior e interior — costumes, sentimentos, linguagem — que o tornam típico. Essa teoria encontrou clima sobretudo no romance, mas serviu de base também para a valorização da história local e das criações populares ou folclore.
(Afrânio Coutinho. Introdução à literatura no Brasil, 1976. Adaptado.)

O texto trata do movimento

(A) romântico.
(B) árcade.
(C) naturalista.
(D) barroco.
(E) simbolista.


Leia o texto para responder às questões de 11 a 16.

Leia o texto para responder às questões de 11 a 16.

Discoveries of aquifers — underground earth formations that hold water — often create excitement around their ability to ease water scarcity in a region. The United States recently announced the discovery of five aquifers in Niger, one of Africa’s most water scarce countries, containing over 600 billion cubic metres of water. To put it into perspective, Egypt’s current water demand is 114 billion cubic metres of water peryear.

These are welcome announcements. Due to a changing climate and the increasing demands of a growing population, many of Africa’s surface water resources — such as dams and rivers — are facing serious risks. They’re being overused and slowly decreasing.

Alternative water sources, like aquifers, need to be explored. They are highly prevalent across the African continent, but they’re not always going to help address water scarcity. For instance, early research findings deemed Kenya’s Turkana aquifer water unfit for use due to high salinity. It’s important to bear these challenges in mind so that expectations can be managed. It is also useful for planners and governments, as they need to think of other ways around the water scarcity problem.
(Gaathier Mahed. theconversation.com, 21.03.2023. Adaptado.)

QUESTÃO 11
FAMERP 2024: The text intends to

(A) reveal that the world’s largest aquifers are located in Niger.

(B) show that aquifers are just part of the solution to water scarcity.

(C) provide a definite answer to the global water scarcity.

(D) draw attention to the most effective ways to fight climate change.

(E) explain how water becomes a renewable resource.


QUESTÃO 12
FAMERP 2024: In the excerpt from the first paragraph “To put it into perspective, Egypt’s current water demand is 114 billion cubic metres of water per year”, the underlined expression means to

(A) deny something.
(B) normalize something.
(C) speak rapidly.
(D) conclude something.
(E) compare with something similar.


QUESTÃO 13
FAMERP 2024: A frase do texto que expressa ideia de causa é:

(A) “The United States recently announced the discovery of five aquifers in Niger” (1º parágrafo).

(B) “It’s important to bear these challenges in mind so that expectations can be managed” (3º parágrafo).

(C) “Egypt’s current water demand is 114 billion cubic metres of water per year” (1º parágrafo).

(D) “Due to a changing climate and the increasing demands of a growing population” (2º parágrafo).

(E) “Alternative water sources, like aquifers, need to be explored” (3º parágrafo).


QUESTÃO 14
FAMERP 2024: In the excerpt from the third paragraph “For instance, early research findings deemed Kenya’s Turkana aquifer water unfit for use”, the underlined expression can be replaced, without meaning change, by

(A) Besides.
(B) Indeed.
(C) To sum up.
(D) On the other hand.
(E) To illustrate.


QUESTÃO 15
FAMERP 2024: De acordo com o terceiro parágrafo, o aquífero localizado no Quênia

(A) poderá ser privatizado em breve pelo governo local.

(B) foi recentemente classificado como o maior aquífero do continente africano.

(C) fornece água imprópria para o consumo dos moradores da região.

(D) está ajudando a combater a falta de água potável na região.

(E) está diminuindo de tamanho devido às condições geológicas da região.


QUESTÃO 16
FAMERP 2024: In the excerpt form the third paragraph “It is also useful for planners and governments, as they need to think of other ways around the water scarcity problem”, the underlined word can be replaced, without meaning change, by

(A) till.
(B) because.
(C) which.
(D) though.
(E) whereas.


Leia o pôster de um depoimento publicado no website “Natasha Allergy Research Foundation” para responder às questões 17 e 18.

Leia o pôster de um depoimento publicado no website “Natasha Allergy Research Foundation” para responder às questões 17 e 18.

QUESTÃO 17
FAMERP 2024: In the excerpt “I used to roll my eyes at parents who claimed their kids had food allergies”, the underlined expression means to

(A) feel cheerful.
(B) be proud.
(C) get annoyed.
(D) get anxious.
(E) feel ashamed.


QUESTÃO 18
FAMERP 2024: No trecho do pôster “That is, until I became one of them”, o termo sublinhado refere-se

(A) às pessoas que não fazem tratamento para alergias alimentares.

(B) às pessoas que discriminam aqueles que têm alergias alimentares.

(C) aos filhos de pessoas com alergias alimentares.

(D) às pessoas com alergias alimentares.

(E) aos pais de pessoas com alergias alimentares.


Leia a tirinha do cartunista Jim Davis para responder às questões 19 e 20.

Leia a tirinha do cartunista Jim Davis para responder às questões 19 e 20

QUESTÃO 19
FAMERP 2024: In the excerpt from the first panel “You two should stop being so competitive”, the underlined word can be replaced, without meaning change, by

(A) will.
(B) may.
(C) ought to.
(D) would.
(E) can.


QUESTÃO 20
FAMERP 2024: No trecho do terceiro quadrinho “But since you brought the subject up”, o termo sublinhado foi empregado com o mesmo sentido do termo sublinhado em:

(A) Should we invite someone else since you can’t go?

(B) So much has changed in the sport since you were a teenager.

(C) We’ve played better since you joined the team.

(D) You haven’t played rugby since you left university.

(E) It’s been a long time since you all went out to eat together.


QUESTÃO 21
FAMERP 2024: Contrariamente a uma velha ideia bastante difundida, que devemos absolutamente abandonar, os servos eram raramente ligados à terra (à “gleba”). Nas senhorias, principalmente, as taxas recolhidas pelos senhores entre os camponeses — quer dizer, exatamente, as taxas “feudais” — eram pesadas. Os servos eram, portanto, levados a ver se achavam coisa melhor em outro lugar.
(Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007.)

O texto trata das relações entre senhores e servos na Idade Média e sustenta que

(A) as mulheres e os homens dedicavam-se sempre às mesmas atividades produtivas.

(B) os servos organizavam-se em corporações em defesa de melhores condições de trabalho.

(C) a tributação cobrada pelos senhores era proporcional à produtividade dos servos.

(D) os homens e as mulheres deslocavam-se entre feudos e cidades.

(E) o vínculo entre senhores e servos era definido pelas relações de vassalagem.


QUESTÃO 22
FAMERP 2024: Analise a escultura Pietà, realizada por Michelângelo nos últimos anos do século XV.

Analise a escultura Pietà, realizada por Michelângelo nos últimos anos do século XV.

A escultura expressa princípios artísticos

(A) do barroco, com o claro exagero na expressão de sofrimento no rosto das figuras sagradas.

(B) do renascimento cultural, com o cuidadoso detalhamento da anatomia humana.

(C) da arte bizantina, com a simbolização da confiança humana nos desígnios do Criador.

(D) da iconografia medieval, com o enaltecimento da força política do cristianismo romano.

(E) do humanismo, com a representação de uma cena do cotidiano urbano.


QUESTÃO 23
FAMERP 2024: No final do século XVII a lavoura canavieira do litoral passava por período de retração, e considere-se que, atraídas pelos relatos de riquezas fabulosas, levas de gente corriam para os sertões das Gerais. Das 10 mil pessoas que deixaram Portugal entre 1700 e 1706, a maioria rumava para Minas. Nos fins do século XVI, estimara-se haver no Brasil 14 mil escravizados africanos — número igual ao dos que, após onze anos de povoamento, trabalhavam nas lavras mineiras!
(Laura de Mello e Souza. O Jardim das Hespérides: Minas e as visões
do mundo natural no século XVIII, 2022. Adaptado.)

O excerto revela um importante processo ocorrido na colonização brasileira, na passagem do século XVI para o XVII, que foi

(A) o fim das exportações do açúcar extraído da cana.

(B) a intensificação da imigração de brasileiros para a Europa.

(C) a redução no emprego da mão de obra de africanos escravizados.

(D) a descoberta de minas de esmeralda na região de Minas Gerais.

(E) o deslocamento do eixo econômico do Nordeste para o Sudeste.


QUESTÃO 24
FAMERP 2024: Leia o excerto da crônica de Frei Buenaventura de Salinas y Córdova, do início do século XVII.

No tempo das “mitas”, é lastimável ver os índios [...] presos como malfeitores, com cordas e argolas de ferro; e as mulheres, os filhos e parentes se despedindo dos templos, deixando fechadas suas casas e os seguindo, dando alarido aos céus, desgrenhando os cabelos, cantando em sua língua tristes canções e lamentos lúgubres, despedindo-se deles, sem esperança de voltar a vê-los.
(Apud: Kátia Gerab e Maria Angélica Campos Resende. A rebelião de
Tupac Amaru: luta e resistência no Peru do século XVIII, 1987.)

O excerto trata da colonização espanhola do Peru e expõe a relação entre

(A) as manifestações culturais indígenas e os princípios da religiosidade católica trazidos pelos colonizadores.

(B) o aprisionamento de indígenas acusados de crimes contra os colonizadores e a aplicação da pena de morte.

(C) a persistência de rituais dos povos nativos e a intolerância religiosa dos colonizadores espanhóis.

(D) o trabalho compulsório imposto aos indígenas e a desagregação dos laços familiares e comunitários.

(E) a tentativa de colonizadores integrarem os indígenas à sociedade colonial e a resistência dos nativos.


QUESTÃO 25
FAMERP 2024: Leia o trecho de uma observação de Alexis de Tocqueville sobre as fábricas da cidade de Manchester, na Inglaterra, em 1835.

Desta vala imunda a maior corrente da indústria humana flui para fertilizar o mundo todo. Deste esgoto imundo jorra ouro puro. Aqui a humanidade atinge o seu mais completo desenvolvimento e sua maior brutalidade, aqui a civilização faz milagres e o homem civilizado torna-se quase um selvagem.
(Apud: Eric J. Hobsbawm. A era das revoluções: 1789-1848, 1986.)

Essa observação atesta o contraste entre

(A) o aumento na produção de riquezas e os efeitos devastadores da organização fabril.

(B) a brutalidade da matéria-prima industrial e a sofisticação do produto final.

(C) o requinte das instalações industriais e a sujeira provocada pelas fumaças tóxicas.

(D) a carência da população urbana e a boa remuneração oferecida pelos industriais.

(E) a limitada produtividade da produção industrial e a ampla produção manufatureira.


QUESTÃO 26
FAMERP 2024: Analise a imagem, publicada na Revista Illustrada, em 19.11.1887.

Analise a imagem, publicada na Revista Illustrada, em 19.11.1887.

A imagem caracteriza o momento político pelo qual o Brasil passava como uma disputa entre

(A) liberais e conservadores.
(B) monarquistas e republicanos.
(C) negros e brancos.
(D) racistas e antirracistas.
(E) escravistas e abolicionistas.


QUESTÃO 27
Nós somos as Juvenilidades Auriverdes!
As franjadas flâmulas das bananeiras,
as esmeraldas das araras,
os rubis dos colibris,
os lirismos dos sabiás e das jandaias,
os abacaxis, as mangas, os cajus
almejam localizar-se triunfantemente,
na fremente celebração do Universal!...
(Mário de Andrade. Poesias completas, 2013.)

FAMERP 2024: Os versos do poema de Mário de Andrade, originalmente publicado em 1922, apresentam como uma das principais características da Semana de Arte Moderna

(A) a celebração ufanista das riquezas pátrias.

(B) a defesa da sustentabilidade e do mundo natural.

(C) o esforço de conciliar o nacional e o internacional.

(D) a valorização da arte naturalista.

(E) o empenho em conectar o ser humano à natureza.


QUESTÃO 28
FAMERP 2024: Junto com os movimentos de libertação cresceu a ideia de uma unidade africana, só possível de ser criada a partir dos efeitos da colonização, e que foi batizada com o nome de “pan-africanismo”. Por trás dessa ideia havia um forte sentimento anticolonial, e de valorização do que foi chamado de “negritude”, ou seja, um conjunto de características culturais próprias das sociedades africanas e afro-americanas, formadas a partir da diáspora atlântica.
(Marina de Mello e Souza. África e Brasil africano, 2007.)

Ao analisar os processos de independência na África do século XX, o excerto

(A) critica os comportamentos racistas dos colonizadores europeus na África do Norte e no Oriente Médio.

(B) caracteriza a luta independentista como um movimento popular e defensor de princípios socialistas.

(C) aponta o caráter pacífico das mobilizações emancipacionistas nas áreas de domínio colonial europeu.

(D) acentua as diferenças entre as experiências das colonizações europeias na América e na África.

(E) indica a conexão entre emancipacionismo e consciência de semelhanças históricas entre os povos africanos.


QUESTÃO 29
FAMERP 2024: Se o movimento de maio de 1968 não foi a origem de uma revolução, isso não ocorreu apenas porque era essencialmente um movimento de estudantes; foi, acima de tudo, porque a democracia é esse regime no qual o conflito, por mais intenso que seja, geralmente encontra lugar.
(Claude Lefort. “Relecture”. In: Edgar Morin et al. Mai 68:
la brèche, suivi de Vingt ans après, 1988. Adaptado.)

Ao avaliar o impacto do movimento estudantil francês de maio de 1968, o excerto

(A) caracteriza a democracia como um espaço de dissensos e disputas lícitas.

(B) reconhece a fragilidade de uma mobilização meramente estudantil.

(C) nega o caráter democrático do movimento dos estudantes.

(D) critica o comportamento autoritário e belicoso dos líderes do movimento.

(E) destaca a violenta repressão política sofrida pelo movimento dos estudantes.


QUESTÃO 30
FAMERP 2024: A democracia está novamente em risco. Mas o processo de redemocratização propriamente dito se encerrou. Agora, a questão não é mais como implantar a democracia, e sim o que fazer com ela. E como encontrar um lugar para o país nos arranjos globais que lhe permita alcançar o máximo de autonomia possível.
(Marcos Nobre. Limites da democracia, 2022. Adaptado.)

Referindo-se ao Brasil de 2013 a 2022, o excerto

(A) atesta a incompletude do processo de redemocratização iniciado após o regime militar.

(B) defende a necessidade de pensar os rumos da democracia brasileira.

(C) valoriza a ampla autonomia político-econômica alcançada pelo país no plano internacional.

(D) critica a participação do país na dinâmica mercantil do mundo globalizado.

(E) reconhece o fracasso do modelo democrático implantado durante o regime militar.


QUESTÃO 31
FAMERP 2024: O Brasil e o Reino Unido concluíram as negociações referentes à repartição do volume das quotas tarifárias de importação (TRQs) da União Europeia (UE) entre o bloco europeu e o Reino Unido, em decorrência da saída do Reino Unido do bloco (Brexit).

Um memorando de entendimento nesse sentido foi assinado em 17 de novembro de 2022 na Organização Mundial do Comércio (OMC). Esses ajustes garantirão que o Brexit não prejudicará os fluxos comerciais regulares do Brasil com a UE e com o Reino Unido, de produtos agrícolas e não agrícolas.
(cnnbrasil.com.br, 18.11.2022. Adaptado.)

Considerando o excerto, uma das funções da Organização Mundial do Comércio é

(A) oferecer empréstimos a países emergentes.

(B) estabelecer o sistema de flutuação do padrão dólar-ouro.

(C) estruturar a inclusão de países subdesenvolvidos em blocos econômicos.

(D) gerenciar acordos que compõem o sistema multilateral de comércio.

(E) promover a paridade cambial do poder de compra.


QUESTÃO 32
A desigualdade por região: coeficiente de Gini

A desigualdade por região: coeficiente de Gini

FAMERP 2024: A partir de conhecimentos sobre indicadores sociais e da análise do gráfico, os dados apresentados indicam que, entre 1990 e 2018,

(A) a expansão das relações econômicas entre os países asiáticos ampliou a concentração de renda.

(B) os efeitos das crises econômicas produziram na Europa os maiores índices de desigualdade de renda.

(C) a América Latina e o Caribe apresentaram diminuição na concentração de renda.

(D) a desigualdade de renda foi reduzida em todas as áreas continentais.

(E) o crescimento econômico na América do Norte ampliou a renda de forma uniforme.


QUESTÃO 33
FAMERP 2024: Analise os mapas, que mostram a área plantada (em hectare) da produção de cana-de-açúcar em 1990 e 2015.

Analise os mapas, que mostram a área plantada (em hectare) da produção de cana-de-açúcar em 1990 e 2015.

Entre 1990 e 2015, a produção canavieira no Brasil

(A) cresceu de modo intenso na região amazônica.

(B) expandiu-se no interior do Estado de São Paulo.

(C) concentrou-se nas áreas da Zona da Mata Nordestina.

(D) sofreu redução na região Centro-Oeste.

(E) sofreu retração na região Sudeste.


QUESTÃO 34
FAMERP 2024: No programa Roda Viva, o cientista Silvio Meira falou sobre o impacto da inteligência artificial nos empregos, principalmente em trabalhos com salários mais baixos. “Estudos mostram que cerca de 70% do trabalho em 60% dos municípios brasileiros pode ser redesenhado por uma combinação de automação, robotização e inteligência artificial [...]”, afirma.
(cultura.uol.com.br, 24.07.2023.)

O contexto apresentado pelo cientista indica que a inteligência artificial produzirá

(A) menor dependência de tecnologia de ponta.

(B) redução do desemprego conjuntural.

(C) diminuição do trabalho informal.

(D) crescimento do trabalho formal.

(E) aumento do desemprego estrutural.


QUESTÃO 35

FAMERP 2024 - QUESTÃO 35

FAMERP 2024: A área em 1, na imagem, ilustra a formação de

(A) uma fossa oceânica.
(B) um dobramento.
(C) uma dorsal meso-oceânica.
(D) uma depressão relativa.
(E) uma plataforma continental.


QUESTÃO 36
FAMERP 2024: A partir de dados de um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Maryland, o Global Forest Watch identificou que os incêndios florestais causaram 3 milhões de hectares a mais de perda anual de cobertura florestal em 2021 em comparação a 2001 — uma área equivalente ao território da Bélgica — e foram responsáveis por mais de um quarto de toda a perda de cobertura vegetal dos últimos 20 anos.
(James MacCarthy et al. www.wribrasil.org.br, 17.08.2022.)

Uma das possíveis causas do agravamento da perda da cobertura florestal apresentada no excerto diz respeito

(A) à expansão das agroflorestas.
(B) à formação de correntes convectivas.
(C) ao uso da técnica agrícola de terraceamento.
(D) aos efeitos das mudanças climáticas.
(E) à redução dos sistemas de irrigação.


QUESTÃO 37

FAMERP 2024 - QUESTÃO 36

FAMERP 2024: Entre os aspectos naturais que influenciam a intensidade de um furacão está

(A) a presença de ventos contra-alísios.

(B) o seu trajeto em áreas de elevada latitude.

(C) a temperatura elevada da água oceânica.

(D) a sua formação em zona de alta pressão.

(E) o baixo índice de umidade.


QUESTÃO 38
FAMERP 2024: Um estudo experimental publicado na revista científica Matéria desenvolveu um gerador de energia movido a biomassa e que pode ser uma solução elétrica eficiente e segura para comunidades isoladas da Amazônia. No caso das comunidades paraenses, o bagaço do açaí tem um grande potencial para ser utilizado como biomassa.
(Lucas Zacari. nexojornal.com.br, 01.08.2023. Adaptado.)

Considerando o excerto, o uso da biomassa nas comunidades isoladas da Amazônia visa

(A) satisfazer a demanda por placas fotovoltaicas.

(B) estimular o consumo de gases CFC.

(C) aumentar a dependência de recursos não-renováveis.

(D) reduzir a utilização de matéria orgânica vegetal.

(E) diminuir a emissão de gases do efeito estufa.


QUESTÃO 39
FAMERP 2024: Imagens aéreas e imagens de satélite são dois tipos de fotos tiradas de um ponto de vista acima do solo. Embora possam ser utilizadas para funções como mapeamento e identificação de características geográficas, elas também possuem diferenças distintas.
(www.baseaerofoto.com.br)

Uma das diferenças entre as imagens aéreas e as de satélite é que

(A) as imagens aéreas não dependem de drones ou aviões.

(B) a imagem aérea capta a superfície terrestre a uma menor distância.

(C) as imagens de satélite não são obtidas durante tempestades.

(D) a imagem aérea não depende do ângulo da fotografia.

(E) as imagens de satélite cobrem áreas reduzidas.


QUESTÃO 40
FAMERP 2024: Um professor que deseja apresentar para seus alunos a diferença do Produto Interno Bruto (PIB) entre países escolhe uma representação cartográfica na qual a área do país sofre uma deformação proporcional ao valor do PIB.

Considerando as características apresentadas, a representação cartográfica escolhida pelo professor é

(A) uma carta topográfica.
(B) um mapa ordenado.
(C) uma planta.
(D) uma anamorfose.
(E) um mapa hipsométrico.


QUESTÃO 41
FAMERP 2024: Uma população de microcrustáceos (Daphnia sp.) foi mantida em tubo de ensaio com nutrientes e condições ideais de temperatura e pH da água. Durante 140 dias, o crescimento dessa população foi quantificado, e os dados obtidos foram inseridos no gráfico.

Uma população de microcrustáceos (Daphnia sp.) foi mantida em tubo de ensaio com nutrientes e condições ideais de temperatura e pH da água

A análise do gráfico permite concluir que

(A) após 50 dias a competição por nutrientes foi mais intensa entre os microcrustáceos.

(B) durante os 140 dias houve abundância de recursos para todos os microcrustáceos.

(C) até 20 dias a população de microcrustáceos estava sob forte resistência do meio.

(D) após 80 dias a população de microcrustáceos entrou em estabilidade dinâmica.

(E) até 40 dias houve intensa sobreposição de nichos entre os microcrustáceos.


QUESTÃO 42
FAMERP 2024: A superfície externa da membrana plasmática das células animais apresenta uma grande quantidade de glicoproteínas que compõem o glicocálice.

Essas moléculas são sintetizadas no citoplasma e exportadas para a superfície da membrana plasmática. A parte proteica de uma glicoproteína é sintetizada pelos _______________ do _______________, e a parte glicídica é sintetizada no _______________. Uma das funções do glicocálice é atuar no _______________.

As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:

(A) ribossomos – citoplasma – retículo endoplasmático agranular – transporte ativo.

(B) lisossomos – complexo golgiense – retículo endoplasmático agranular – reconhecimento celular.

(C) ribossomos – retículo endoplasmático agranular – complexo golgiense – deslocamento celular.

(D) lisossomos – complexo golgiense – retículo endoplasmático granular – transporte ativo.

(E) ribossomos – retículo endoplasmático granular – complexo golgiense – reconhecimento celular.


QUESTÃO 43
FAMERP 2024: A levedura Candida albicans causa em humanos a doença conhecida como candidíase, cujos sintomas podem ser coceira genital, dor ao urinar e corrimento vaginal. O agente etiológico da candidíase é um organismo

(A) eucarionte, autótrofo e realiza digestão intracorpórea.

(B) procarionte, heterótrofo e realiza digestão extracorpórea.

(C) eucarionte, heterótrofo e realiza digestão extracelular.

(D) procarionte, autótrofo e realiza digestão extracelular.

(E) eucarionte, heterótrofo e realiza digestão intracorpórea.


QUESTÃO 44
FAMERP 2024: Leia a tirinha do cartunista Fernando Gonsalez.

Leia a tirinha do cartunista Fernando Gonsalez.

A tirinha aborda de forma bem humorada uma possível incompatibilidade reprodutiva entre os dois besouros. No entanto, esse cruzamento pode ocorrer e gerar descendentes

(A) inviáveis, pois os besouros são de gêneros diferentes.

(B) inviáveis, pois os besouros são de espécies diferentes.

(C) viáveis, pois os besouros são do mesmo subgênero.

(D) viáveis, pois os besouros são da mesma espécie.

(E) inviáveis, pois os besouros são de famílias diferentes.


QUESTÃO 45
FAMERP 2024: O esquema representa uma via metabólica em que uma substância precursora sofre a ação da enzima 1, que desencadeia as reações de síntese dos substratos X, Y, Z e W.

Essas reações são catalisadas por enzimas, expressas pelos seus respectivos genes, que viabilizam a formação do produto final. O excesso de produto final tem efeito inibitório sobre a enzima 3 e os genes 2, 4 e 5.

gráfico

Nessa via metabólica,

(A) a desnaturação da enzima 4 inibe a atividade da enzima 3.

(B) o substrato X acumula se houver escassez do produto final.

(C) a mutação no gene 5 interfere na síntese do substrato W.

(D) a síntese do substrato W independe da expressão do gene 1.

(E) o excesso de produto final inibe a síntese dos substratos Y, Z e W.


QUESTÃO 46
FAMERP 2024: Ao longo do desenvolvimento embrionário da grande maioria dos invertebrados e em todos os vertebrados ocorre a formação da gástrula. Nesse estágio, o embrião apresenta

(A) um folheto embrionário que envolve o celoma.

(B) pequenos espaços que originam as câmaras cardíacas.

(C) um orifício que origina a boca, apenas nos vertebrados.

(D) um espaço interno que origina a cavidade digestiva.

(E) três folhetos germinativos que originam o cérebro, apenas nos invertebrados.


QUESTÃO 47
FAMERP 2024: Em dias com rajadas de vento, é possível verificar que galhos e folhas de muitas espécies de árvores se flexionam, mas não quebram.

Isso se deve à contribuição de um tecido vegetal permanente constituído por células vivas alongadas, com paredes de espessuras irregulares de celulose, pectina e hemicelulose. Tal tecido é denominado

(A) meristema.
(B) colênquima.
(C) parênquima.
(D) xilema.
(E) câmbio.


QUESTÃO 48
FAMERP 2024: Em moscas-das-frutas (Drosophila melanogaster), a cor cinza do corpo do inseto é determinada pelo alelo dominante P, e a cor preta pelo alelo recessivo p.

A forma normal das asas da mosca é determinada pelo alelo dominante V, e as asas vestigiais pelo alelo recessivo v. Realizou-se um experimento em que fêmeas duplo-heterozigotas foram cruzadas com machos de corpo preto e asas vestigiais. A tabela mostra os resultados desses cruzamentos.

Em moscas-das-frutas (Drosophila melanogaster), a cor cinza do corpo do inseto é determinada pelo alelo dominante P, e a cor preta pelo alelo recessivo p.

Diante desses resultados, conclui-se que:

(A) o macho produziu 16% de espermatozoides contendo os alelos P e v.

(B) os alelos recessivos p e v estão presentes em um mesmo óvulo recombinante.

(C) a fêmea produziu 8% de óvulos contendo os alelos recessivos p e v.

(D) os alelos P e V segregam-se independentemente durante a meiose.

(E) os alelos P e V distam 16 unidades de recombinação um do outro.


QUESTÃO 49
FAMERP 2024: Ao se fatiar um frango assado inteiro, é possível nele verificar a presença de carne mais escura nas coxas e carne mais clara no peito. Essa diferença de cores da carne mostra diferentes adaptações do sistema locomotor do frango.

A carne _____________ é _____________ em mioglobina, o que favorece esforços físicos de duração e exige contração _____________ das células musculares.

As lacunas no texto são preenchidas, respectivamente, por:

(A) clara – pobre – curta – rápida.
(B) escura – pobre – longa – lenta.
(C) escura – rica – curta – lenta.
(D) clara – rica – longa – rápida.
(E) clara – rica – curta – lenta.


QUESTÃO 50
FAMERP 2024: As ideias de Charles Darwin e de Alfred Wallace influenciaram o pensamento científico do século XIX, ao proporem o mecanismo evolutivo da seleção natural. A frase associada ao mecanismo de seleção natural é:

(A) As águias aprimoraram a visão frontal a grandes distâncias para identificarem pequenas presas durante o voo e alongaram suas garras para segurarem com mais força animais maiores e mais pesados.

(B) Roedores que vivem em áreas com fartura de alimentos tendem a desenvolver corpos com mais massa muscular e, portanto, geram descendentes maiores e também com maior massa muscular.

(C) Algumas plantas desenvolveram frutos mais coloridos e doces por serem frequentemente consumidas por aves e mamíferos, que se alimentam e dispersam as sementes desses frutos no ambiente.

(D) Pirarucus com escamas dorsais mais escuras apresentam maiores chances de sobrevivência em áreas sombreadas de um rio, como embaixo de troncos e galhos submersos e entre as rochas no leito.

(E) Lebres do Ártico apresentam camuflagem sazonal e alternam a cor da pelagem de marrom para branca para se adaptarem à neve durante o inverno, o que aumenta a variabilidade genética na população.


QUESTÃO 51
FAMERP 2024: A imagem mostra a formação de água líquida por meio de duas mudanças de estado físico distintas:

Mudança 1 – água formada na superfície externa de um copo.
Mudança 2 – água proveniente do derretimento de gelo.

Mudança 2 – água proveniente do derretimento de gelo.

De acordo com as informações fornecidas, afirma-se que nas mudanças citadas ocorre

(A) condensação em 1 e fusão em 2; e ambos os processos são exotérmicos.

(B) liquefação em 1 e em 2; um processo exotérmico.

(C) condensação e processo exotérmico em 1; fusão e processo endotérmico em 2.

(D) liquefação e processo endotérmico em 1; fusão e processo exotérmico em 2.

(E) sublimação em 1 e liquefação em 2; e ambos os processos são exotérmicos.


QUESTÃO 52
FAMERP 2024: O gás ozônio é uma substância química ambígua do ponto de vista ambiental. Na troposfera, o ozônio é tóxico devido ao caráter oxidante.

Na estratosfera, absorve radiação ultravioleta nociva ao ser humano por meio de um processo natural que leva à contínua formação e fragmentação da molécula, como representado na imagem.

O gás ozônio é uma substância química ambígua do ponto de vista ambiental. Na troposfera, o ozônio é tóxico devido ao caráter oxidante.

O processo ilustrado na imagem envolve a participação de

(A) um elemento químico e dois alótropos do oxigênio.

(B) um elemento químico e dois isóbaros do oxigênio.

(C) um elemento químico e dois isótopos do oxigênio.

(D) três substâncias químicas e dois alótropos do oxigênio.

(E) três substâncias químicas e dois isóbaros do oxigênio.


QUESTÃO 53
FAMERP 2024: O lítio é um metal alcalino economicamente importante e bastante versátil. A forma iônica desse elemento químico combinada ao íon carbonato (CO3²⁻) forma o carbonato de lítio, composto iônico empregado como medicamento no tratamento do transtorno bipolar.

A fórmula do composto iônico de lítio mencionado no texto e a distribuição eletrônica em níveis e subníveis de energia do íon lítio são:

(A) Li2CO3 e 1s² 2s¹

(B) Li2CO3 e 1s²

(C) LiCO3 e 1s2

(D) Li(CO3)2 e 1s²

(E) Li(CO3)2 e 1s² 2s¹


QUESTÃO 54
FAMERP 2024: Analise o primeiro verso do poema “Psicologia de um Vencido”, de Augusto dos Anjos, que faz alusão à composição química dos seres humanos restringindo-a ao elemento químico carbono e ao composto amônia (NH3).

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Todos os elementos químicos identificados no poema podem ser encontrados nas moléculas de

(A) polissacarídeos.
(B) carboidratos.
(C) lipídeos.
(D) enzimas.
(E) ácidos graxos.


QUESTÃO 55
FAMERP 2024: Um médico prescreve para seu paciente a infusão de 30 mL de uma solução preparada pela diluição de 400 mg de determinado medicamento em 240 mL de soro glicosado a 5% (m/v).

As massas do medicamento e de glicose administradas ao paciente são, respectivamente, de

(A) 0,18 g e 1,2 g.
(B) 1,8 g e 1,5 g.
(C) 0,05 g e 1,5 g.
(D) 0,05 g e 1,2 g.
(E) 0,5 g e 1,5 g.


QUESTÃO 56
FAMERP 2024: O arranjo experimental mostrado na imagem representa uma célula eletroquímica (pilha) usada na obtenção do potencial padrão de redução (E°) de semirreações, adotando-se E° = 0 V para o eletrodo de hidrogênio. Atribui-se E° positivo para o metal que reduz frente ao H e E° negativo para o metal ou espécie que oxida.

A substituição do cobre por outro metal (metal M) no arranjo experimental gera um potencial de 0,44 V e o fluxo de elétrons inverte-se de M para o eletrodo de hidrogênio.

A substituição do cobre por outro metal (metal M) no arranjo experimental gera um potencial de 0,44 V e o fluxo de elétrons inverte-se de M para o eletrodo de hidrogênio.

De acordo com as informações, uma pilha formada pelo metal M e pelo metal cobre produz um potencial de

(A) 0,10 V, na qual M é o cátodo.
(B) 0,78 V, em que o cobre é o cátodo.
(C) 0,10 V, em que o cobre é o ânodo.
(D) 0,10 V, na qual M é o ânodo.
(E) 0,78 V, na qual M é o cátodo.


QUESTÃO 57
FAMERP 2024: Analise os dados extraídos dos rótulos de duas marcas de água mineral.

Analise os dados extraídos dos rótulos de duas marcas de água mineral.

A concentração de íons H⁺ na água mineral 1 é da ordem de 10⁴ vezes que na água mineral 2. Contribuem para o elevado pH da água mineral 2 a presença dos íons ___________ e ___________.

As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por

(A) menor; bicarbonato e sódio.
(B) menor; potássio e nitrato.
(C) maior; bicarbonato e sódio.
(D) maior; sódio e potássio.
(E) maior; bicarbonato e carbonato.


QUESTÃO 58
FAMERP 2024: Indicadores ácido-base são compostos químicos que alteram a coloração da solução aquosa em função do pH.

A equação mostra o equilíbrio químico da fenolftaleína em meio aquoso. Esse indicador muda a cor da solução em pH ao redor de 8.

Indicadores ácido-base são compostos químicos que alteram a coloração da solução aquosa em função do pH.

A fenolftaleína deixa rosa a solução aquosa de

(A) Al2(SO4)3
(B) HCl
(C) NH4Cl
(D) NH4OH
(E) KNO3


QUESTÃO 59
FAMERP 2024: A reciclagem do alumínio no Brasil é fonte de renda para coletores de material reciclado, além de proporcionar relevante economia de recursos e energia quando comparado à produção do metal por meio da eletrólise da alumina fundida.

Uma lata de refrigerante vazia pesa em média 13,5 g e consome a carga correspondente a 1 Faraday (96500 C) para cada mol de elétrons envolvidos no processo. A equação representa a reação de redução do alumínio durante a eletrólise da alumina fundida.

A reciclagem do alumínio no Brasil é fonte de renda para coletores de material reciclado, além de proporcionar relevante economia de recursos e energia quando comparado à produção do metal por meio da eletrólise da alumina fundida.

O tempo de eletrólise necessário para a produção da massa de alumínio correspondente a uma lata de refrigerante, utilizando uma corrente de 10 A, é de, aproximadamente,

(A) 240 minutos.
(B) 150 minutos.
(C) 90 minutos.
(D) 520 minutos.
(E) 40 minutos.


QUESTÃO 60
FAMERP 2024: O 2,4-D, como é conhecido no setor agrícola o ácido 2,4-diclorofenoxiacético, é um herbicida que está entre os cinco agrotóxicos mais utilizados no Brasil.

O 2,4-D, como é conhecido no setor agrícola o ácido 2,4-diclorofenoxiacético, é um herbicida que está entre os cinco agrotóxicos mais utilizados no Brasil.

O nome do grupo funcional oxigenado ligado a um carbono sp2 é:

(A) éster.
(B) éter.
(C) álcool.
(D) cetona.
(E) ácido carboxílico.


QUESTÃO 61
FAMERP 2024: A altitude máxima que um avião comercial pode atingir é estabelecida em torno dos 40 mil pés (cerca de 12,2 km). Esse limite é conhecido como “teto de serviço”. A maioria dos jatos comerciais voa em níveis próximos a esse limite para otimizar a eficiência de consumo de combustível.
(noticias.r7.com. Adaptado.)

Na aviação, utiliza-se a unidade pé nas indicações de altitude.

Um pé equivale a, aproximadamente,

(A) 53,8 cm.
(B) 25,4 cm.
(C) 30,5 cm.
(D) 35,0 cm.
(E) 38, 6 cm.


QUESTÃO 62
FAMERP 2024: Em uma cobrança de pênalti, um jogador de futebol chuta a bola em direção ao gol com velocidade média de 108 km/h. A partir do momento em que perde contato com o pé do jogador, a bola demora apenas 0,4 segundos para chegar à linha do gol. Durante esse período, a distância percorrida pela bola foi de

(A) 15 m.
(B) 14 m.
(C) 11 m.
(D) 10 m.
(E) 12 m.


QUESTÃO 63
FAMERP 2024: Uma toalha retangular e homogênea, de comprimento L, está apoiada em um suporte horizontal. As partes da toalha pendentes de cada lado do suporte têm comprimentos L1 e L2,como mostra a imagem. Considere que L1 + L2 = L.

Uma toalha retangular e homogênea, de comprimento L, está apoiada em um suporte horizontal

Essa toalha permanece em repouso porque

(A) o atrito entre a superfície da toalha e a superfície do suporte produz uma força de intensidade maior do que o peso da toalha.

(B) o atrito entre a superfície da toalha e a superfície do suporte produz uma força contrária à tendência de movimento, de intensidade suficiente para impedir o deslizamento da toalha.

(C) o peso da parte da toalha de comprimento L1 é menor do que a intensidade da força de atrito entre a superfície da toalha e a superfície do suporte.

(D) o suporte aplica na toalha uma força normal de intensidade maior do que o peso da toalha.

(E) o peso da parte da toalha de comprimento L2 é menor do que a intensidade da força de atrito entre a superfície da toalha e a superfície do suporte.


QUESTÃO 64
FAMERP 2024: Uma bola de basquetebol, de massa 600 g, é abandonada de uma altura de 1,90 m em relação ao solo. A bola colide com o solo e retorna a uma altura de 1,50 m. Desprezando a resistência com o ar e adotando o valor de 10 m/s² para a aceleração da gravidade, a energia mecânica dissipada durante a colisão dessa bola com o solo possui valor de

(A) 3,6 J.
(B) 1,2 J.
(C) 2,4 J.
(D) 7,8 J.
(E) 9,0 J.


QUESTÃO 65
FAMERP 2024: Uma torneira despeja água à razão constante em um tanque em forma de paralelepípedo, com base plana e horizontal, como mostra a figura.

Uma torneira despeja água à razão constante em um tanque em forma de paralelepípedo, com base plana e horizontal, como mostra a figura.

Sabendo que o nível da água no recipiente sobe à razão de 5,0 cm/min, que a massa específica da água é igual a 1,0 × 10³ kg/m³ e que aceleração gravitacional no local é 10 m/s², a taxa com que a pressão hidrostática sobre a base desse recipiente aumenta é

(A) 5,0 × 10² Pa/min.
(B) 8,0 × 10¹ Pa/min.
(C) 2,5 × 10¹ Pa/min.
(D) 2,0 × 10² Pa/min.
(E) 2,5 × 10³ Pa/min.


QUESTÃO 66
FAMERP 2024: Na cidade de Santos, onde a temperatura de ebulição da água é 100 ºC, um ebulidor eleva a temperatura de 1,0 kg de água de 20 ºC até o ponto de ebulição em 15 minutos, fornecendo calor a uma taxa constante.

Já na Cidade do México, esse ebulidor, fornecendo calor à mesma taxa, elevará a temperatura de 1,0 kg de água de 20 ºC até o ponto de ebulição, que agora é de 92 ºC, em

(A) 12,6 min.
(B) 12,0 min
(C) 10,5 min.
(D) 13,5 min.
(E) 11,2 min.


QUESTÃO 67
FAMERP 2024: Duas lentes convergentes, L1 e L2, fazem parte do sistema óptico de um microscópio, de modo que seus eixos principais são coincidentes.

Quando essas duas lentes distam 3d uma da outra, dois raios de luz monocromática fazem os trajetos mostrados na figura, atravessando ambas as lentes.

Duas lentes convergentes, L1 e L2, fazem parte do sistema óptico de um microscópio, de modo que seus eixos principais são coincidentes.

A relação entre a distância focal f1 da lente L1 e a distância focal f2 da lente L2 é



QUESTÃO 68
FAMERP 2024: A frequência de oscilação de um pêndulo simples é dada pela expressão  sendo L o comprimento do fio do pêndulo e g a aceleração gravitacional.

A frequência de oscilação de um pêndulo simples é dada pela expressão

Considere um pêndulo simples cujo comprimento do fio seja L e que, ao oscilar livremente, completa 40 oscilações por minuto. Se o comprimento do fio desse pêndulo for quadruplicado, o número de oscilações por minuto que esse pêndulo passará a executar quando oscilar livremente será

(A) 60.
(B) 10.
(C) 80.
(D) 20.
(E) 160.


QUESTÃO 69
FAMERP 2024: A curva do gráfico, destacada na cor vermelha, representa a corrente elétrica que flui pela bateria de um smartphone, em função do tempo, durante o seu carregamento.

A curva do gráfico, destacada na cor vermelha, representa a corrente elétrica que flui pela bateria de um smartphone, em função do tempo, durante o seu carregamento.

A área sob a curva do gráfico, indicada na cor verde, corresponde à

(A) carga elétrica que flui pela bateria.
(B) energia elétrica transferida para a bateria.
(C) diferença de potencial final da bateria.
(D) resistência elétrica da bateria.
(E) potência elétrica da bateria.


QUESTÃO 70
FAMERP 2024: Uma partícula, eletrizada com carga positiva, penetra, com velocidade constante , em uma região na qual há um campo magnético uniforme, como mostrado na figura.


Considere que o peso da partícula seja desprezível quando comparado à intensidade da força magnética que passa a atuar sobre ela, após penetrar na região em que há campo magnético.

Em relação ao plano da figura, e para quem olha para ela, a partícula, após penetrar na região em que há campo magnético, descreverá uma trajetória

(A) circular sobre o plano e no sentido horário.
(B) parabólica sobre o plano e no sentido anti-horário.
(C) circular, perpendicular ao plano e saindo da folha.
(D) parabólica, perpendicular ao plano e entrando na folha.
(E) circular sobre o plano e no sentido anti-horário.


QUESTÃO 71
FAMERP 2024: A quantidade de cafeína em uma xícara padrão de café das marcas A e B corresponde, respectivamente, a 10% e a 4% da quantidade de cafeína em uma xícara padrão de café da marca C.

Se (x, y) denota o par ordenado de inteiros não negativos tais que o consumo de x xícaras de tamanho padrão da marca A junto com y xícaras de tamanho padrão da marca B corresponda à mesma ingestão de cafeína de 1 xícara padrão de café da marca C, então o número de possibilidades distintas para (x, y) é igual a

(A) 5.
(B) 4.
(C) 6.
(D) 8.
(E) 9.


QUESTÃO 72
FAMERP 2024: A face correspondente ao número 1 de um dado comum de seis faces foi apagada. O mesmo ocorreu com a face correspondente ao número 4 de outro dado comum de seis faces.


Lançando-se ao acaso esses dois dados juntos, a probabilidade de a soma dos números obtidos ser igual a 7 é de



QUESTÃO 73
FAMERP 2024: Os polígonos regulares de 4, 6 e n lados, indicados na figura por P4, P6 e Pn, possuem o vértice Q em comum e, dois a dois, compartilham um lado.

Os polígonos regulares de 4, 6 e n lados, indicados na figura por P4, P6 e Pn, possuem o vértice Q em comum e, dois a dois, compartilham um lado.

Na situação descrita, n é igual a

(A) 10.
(B) 24.
(C) 12.
(D) 9.
(E) 15.


QUESTÃO 74
FAMERP 2024: Observe o produto de infinitas frações que seguem determinado padrão:

Observe o produto de infinitas frações que seguem determinado padrão

O produto das 16 primeiras frações desse padrão é igual a:

(A) 2⁶⁴
(B) 2⁻⁶⁴
(C) 2⁻³²
(D) 2⁻⁷²
(E) 2⁷²


QUESTÃO 75
FAMERP 2024: Ana, Beto e Cléo fizeram as seguintes afirmações a respeito de cálculos com porcentagem, em que x e y são valores positivos:

Ana: “x% de y é sempre igual a y% de x”.

Beto: “Um desconto de x% sobre y, seguido de um acréscimo de x% sobre o valor após o desconto, sempre resulta em y”.

Cléo: “Dar um desconto de x% sobre y sempre resulta em 

Está correto o que foi afirmado por

(A) Ana e Cléo, apenas.
(B) Cléo, apenas.
(C) Beto e Cléo, apenas.
(D) Beto, apenas.
(E) Ana, Beto e Cléo.


QUESTÃO 76
FAMERP 2024: A figura mostra os triângulos MEP e REP, que compartilham o lado 

A figura mostra os triângulos MEP e REP, que compartilham o lado

A área do triângulo MER, em cm², é igual a

(A) 6(√3 + 3)
(B) 12(√3 + 3)
(C) 24(√3 + 3)
(D) 48(√3 + 3)
(E) 3(√3 + 3)


QUESTÃO 77
FAMERP 2024: Um paralelepípedo será dividido em dois prismas, conforme mostra a figura.

Um paralelepípedo será dividido em dois prismas, conforme mostra a figura.

Após separados, a soma das áreas totais dos dois prismas irá superar a área total do prisma original em

(A) 150 cm².
(B) 160 cm².
(C) 110 cm².
(D) 180 cm².
(E) 120 cm².


QUESTÃO 78
FAMERP 2024: Cada local de uma cidade plana pode ser representado por um par ordenado (x, y) em um plano cartesiano desenhado sobre o mapa dessa cidade.

A figura mostra esse plano cartesiano, com a indicação de duas ruas retilíneas que são perpendiculares no ponto de coordenadas (8, 3).

A figura mostra esse plano cartesiano, com a indicação de duas ruas retilíneas que são perpendiculares no ponto de coordenadas (8, 3).

Mariana mora nessa cidade, no ponto em que a representação da Rua São Camilo no plano cartesiano intersecta o eixo x. Esse ponto tem coordenadas



QUESTÃO 79
FAMERP 2024: O gráfico mostra o total de receitas e de despesas de uma empresa no balanço anual de quatro anos consecutivos.

O gráfico mostra o total de receitas e de despesas de uma empresa no balanço anual de quatro anos consecutivos.

Considerando-se o período representado no gráfico, sendo Lo lucro médio anual da empresa e M a mediana das receitas, a média aritmética simples entre L e M, em milhares de reais, é igual a

(A) 625.
(B) 675.
(C) 650.
(D) 575.
(E) 600.


QUESTÃO 80
FAMERP 2024: Considere a equação quadrática x² – 4x + c = 0, sendo c um número real que faça com que a equação tenha duas raízes reais distintas não negativas.

Sendo assim, o conjunto de todos os valores reais que c pode assumir, e somente eles, é tal que

(A) 0 ≤ c < 4
(B) c ≤ 4
(C) c > 4
(D) c ≥ 4
(E) –4 ≤ c < 4


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,379,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1408,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,378,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,173,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,225,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8284,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60707,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova FAMERP (Vestibular 2024) com Gabarito
Prova FAMERP (Vestibular 2024) com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-IzdtLJVZh2I/X4DL_fyWPPI/AAAAAAACkrg/Gz1w6L9cpA4xak6HEayJY7ATicHOZRGBgCLcBGAsYHQ/s16000/famerp.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-IzdtLJVZh2I/X4DL_fyWPPI/AAAAAAACkrg/Gz1w6L9cpA4xak6HEayJY7ATicHOZRGBgCLcBGAsYHQ/s72-c/famerp.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2024/01/prova-famerp-vestibular-2024-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2024/01/prova-famerp-vestibular-2024-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo