Prova Ciências Econômicas ENADE 2015 com Gabarito

Prova Ciências Econômicas ENADE 2015 com Gabarito
ENADE 2023

Prova Ciências Econômicas ENADE 2015 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 09
ENADE 2015: A partir de 2008, com a crise econômica mundial iniciada nos Estados Unidos da América, diversos países apresentaram queda no crescimento econômico e aumento na taxa de desemprego devido às incertezas que se alastravam para o resto do mundo.

Atento ao problema, o governo brasileiro adotou políticas que visavam amenizar os impactos nestas variáveis para que a crise não se alastrasse da forma como ocorreu, pois, segundo o governo, a economia brasileira ainda não havia sofrido os impactos tão fortes como os demais países.

Com base nesse contexto e considerando as políticas fiscal e monetária em um modelo macroeconômico de uma pequena economia aberta que leva em consideração comércio e fluxo de capitais entre nações, bem como a análise pelo Modelo Mundell-Fleming, com mobilidade imperfeita de capitais, uma curva LM mais inclinada que a curva BP e a adoção do regime de taxa de câmbio flexível, avalie as afirmações a seguir.

I. Uma política fiscal expansionista desestimularia as exportações em médio prazo.

II. Uma política fiscal expansionista temporária desestimularia a entrada de capitais no país.

III. O aumento do estoque de moeda inicialmente possibilita a redução da taxa de juros e o aumento da renda, gerando déficit no balanço de pagamentos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 10
ENADE 2015: Duas firmas, A e B, que não utilizam capital de terceiros, têm valores de mercado de $500 e $80, respectivamente. Se a empresa A assumir o controle da empresa B, o fluxo de caixa da empresa A aumentará em $8 para sempre. A taxa de desconto apropriada a esse fluxo de caixa incremental é de 8% ao ano.

Nessa situação, o valor da

A) sinergia obtida com a operação seria igual a $100.

B) sinergia obtida com a operação seria igual a $540.

C) sinergia obtida com a operação seria igual a $580.

D) empresa resultante da operação seria igual a $508.

E) empresa resultante da operação seria igual a $580.


QUESTÃO 11
ENADE 2015: Levando as mãos adiante, às apalpadelas, passou para o corredor, depois voltou se cautelosamente, orientando a cara na direcção em que calculava encontrar-se o outro. Como poderei agradecer lhe, disse, não fiz mais que o meu dever, justificou o bom samaritano, não me agradeça, e acrescentou, Quer que o ajude a instalar-se, que lhe faça companhia enquanto a sua mulher não chega.

O zelo pareceu de repente suspeito ao cego, evidentemente não iria deixar entrar em casa uma pessoa desconhecida que, no fim de contas, bem poderia estar a tramar, naquele preciso momento, como haveria de reduzir, atar e amordaçar o infeliz cego sem defesa, para depois deitar a mão ao que encontrasse de valor. Não é preciso, não se incomode, disse, eu fico bem, e repetiu enquanto ia fechando a porta lentamente, Não é preciso, não é preciso.
SARAMAGO, I. Ensaio sobre a Cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995 (adaptado).

O excerto acima foi extraído do livro Ensaio sobre a Cegueira, obra fictícia do escritor português José Saramago, que descreve os horrores de uma epidemia misteriosa de cegueira. A situação descrita no trecho acima pode ser analisada empregando-se recursos da Teoria dos Jogos.

A figura a seguir, por exemplo, poderia ser utilizada para sintetizar as estratégias dos jogadores e as recompensas, as quais podem ser entendidas como o nível de utilidade de cada agente, obtidas para cada conjunto de estratégias dessa situação.

INDAGACAO

A partir da situação descrita no fragmento de texto e da figura, que retrata um jogo do tipo sequencial, avalie as afirmações a seguir.

I. Há um equilíbrio perfeito em subjogos que será dado pelo par de estratégias (Aceitar, Furtar].

II. Essa situação demonstra que, na ausência de mecanismos (extrínsecos ou intrínsecos à situação) que levem os agentes a assumirem compromissos, o resultado da interação estratégica será pareto eficiente.

III. A solução pelo método da indução reversa será equivalente ao Equilíbrio de Nash perfeito em subjogos, o qual corresponderá a (Recusar, Não Furtar). 

IV. Ao adicionar a frase “Não temas, prometo-lhe nada subtrair” ao final do fragmento de texto apresentado, o equilíbrio perfeito em subjogos seria dado pelo par de estratégias (Aceitar, Não Furtar).

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) III.
C) I e II.
D) II e IV.
E) III e IV.


QUESTÃO 12
ENADE 2015: Os dados da tabela a seguir apresentam a evolução dos principais indicadores de desenvolvimento econômico selecionados de dados do Banco Mundial, relativos ao Brasil no período de 1990 a 2014.

Indicadores selecionados do Banco Mundial — BRASIL, 1990, 2000, 2005, 2010 e 2014
indagacao

A partir dos dados apresentados e da dinâmica observada em relação aos indicadores de produção, sociais e ambientais para o período, avalie as afirmações a seguir.

I. O Brasil vem apresentando resultados positivos em seus indicadores sociais, tais como a menor incidência de pobreza, maior expectativa de vida ao nascer e menores taxa de mortalidade infantil.

II. Os indicadores de produção e renda sinalizam um aumento da capacidade produtiva, com maior estabilidade no nível de preços e definição da indústria como indutora da dinâmica produtiva. 

III. O país vem demonstrando uma tendência de expansão no comércio exterior, mediante o aumento na parcela de exportações de produtos de elevado conteúdo tecnológico a partir de 2000.

IV. Em relação às três dimensões de desenvolvimento sustentável, percebe-se que os indicadores associados à dimensão social melhoraram mais que os indicadores associados às dimensões produtiva e ambiental.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 13
ENADE 2015: Com base no conceito de Elasticidade-preço de Demanda (EpD), pode-se estimar a variação percentual da Receita Total (RT), dada uma variação percentual no preço (P) de um bem e/ou serviço.

Considerando essa informação e supondo que o preço de um iogurte tenha variado de R$ 2,00 para R$ 2,40 e, por conseguinte, sua quantidade demandada observada tenha variado de 4 unidades/dia para 3 unidades/dia, avalie as afirmações a seguir.

I. O sinal da variação na RT será o mesmo da variação de P, visto que a demanda é preço-elástica.

II. O sinal da variação na RT será o mesmo da variação da quantidade demandada, uma vez que a demanda é preço-elástica.

III. Este é um caso de alta sensibilidade na demanda, dado que o módulo da variação de preço é percentualmente menor que o módulo da variação percentual observada na quantidade demandada, o que implica a redução na RT.
 
IV. A variação percentual da RT é maior que a variação percentual na quantidade demandada, e ambas são compensadas pelo aumento de P.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) II.
C) I e IV.
D) II e III.
E) III e IV.


QUESTÃO 14
ENADE 2015: O equilíbrio do consumidor representa a posição na qual o indivíduo, agindo racionalmente, atinge à máxima satisfação ou o máximo de utilidade com um mínimo de esforço, respeitando ou sua restrição orçamentária ou a sua possibilidade de gasto.

Suponha que q1 e q2 representam, respectivamente, os bens refrigerante e pizza, as curvas U1, U2 e U3, o mapa de indiferença desse consumidor e a reta AB, a sua restrição orçamentária.

Nessa situação, o consumidor estará em equilíbrio

A) na mais elevada curva de indiferença que tangenciar a reta orçamentária, independente se demandar mais q1 ou q2.

B) no ponto em que o consumidor adquirir mais pizza e menos refrigerante, pois o consumidor não gosta de refrigerante.

C) nos pontos que tangenciarem a reta orçamentária, independentemente da curva de indiferença.

D) no ponto em que o consumidor adquire mais pizza, pois nessa curva de indiferença o consumidor adquire mais de q2 e menos de q1, dado sua renda disponível.

E) na curva de indiferença U3, a mais afastada da origem, pois corresponde à utilidade máxima que o consumidor pode atingir.


QUESTÃO 15
ENADE 2015: Produzir significa combinar materiais e forças que estão ao nosso alcance. Produzir outras coisas, ou as mesmas coisas com método diferente, significa combinar diferentemente esses materiais e forças. Na medida em que as “novas combinações” podem, com o tempo, originar se das antigas por ajuste contínuo mediante pequenas etapas, há certamente mudança, possivelmente há crescimento, mas não um fenômeno novo nem um desenvolvimento em nosso sentido.
SCHUMPETER, I. A. Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação
 sobre lucros, capital, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1997 (adaptado).

Uma aplicação do pensamento schumpeteriano à dinâmica de sua função de produção pode ser representada por meio da derivação parcial da função de produção  INDAGACAO e das respectivas produtividades marginais, conforme equação:

indagacao

em que: Y = nível do produto; N = terra; K = capital, meios de produção; L = trabalho; S = inovações tecnológicas; E = meio sociocultural.

Com base no exposto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. As produtividades marginais das inovações tecnológicas e do meio sociocultural positivas (PMgS > 0 e PMgE > 0) e as produtividades marginais da terra, do capital e do trabalho iguais a zero (PMgN = 0, PMgK =0, PMgL = 0) indicariam a ocorrência de desenvolvimento econômico.

II. As produtividades marginais do capital, do trabalho e da terra positivas (PMgN > 0, PMgK > 0 e PMgL > 0) e das inovações tecnológicas e do meio sociocultural iguais a zero (PMgS = 0 e PMgE = 0) indicariam a ocorrência de crescimento econômico.

III. As produtividades marginais do capital, do trabalho, da terra, das inovações tecnológicas e do meio sociocultural positivas (PMgN > 0, PMgK > 0, PMgL > 0, PMgS > 0 e PMgE > 0) indicariam a ocorrência de desenvolvimento econômico.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 16
ENADE 2015: A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil, divulgada em 29/07/2015, de elevar a taxa de juros básica da economia em 0,5%, para o nível de 14,25% ao ano, corresponde a uma contração monetária e implica menor nível de atividade econômica nos próximos períodos. A relação entre o nível de atividade econômica, medido pela taxa de desemprego, e a taxa de inflação é estudada por meio da versão moderna da Curva de Phillips. Os dados mensais no período de novembro de 2012 a abril de 2015 (30 observações) para essas duas variáveis foram obtidos na página do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A componente cíclica do desemprego foi obtida utilizando-se o filtro Hodrick-Prescott.

A Curva de Phillips aumentada pelas expectativas pode ser especificada como:

INDAGACAO

em que se presume que as expectativas de inflação são a própria inflação passada INDAGACAO que resulta em

INDAGACAO

em que INDAGACAO é a variação da inflação, indagacao é o nível de desemprego, indagacao  é a taxa natural de desemprego e E é a resposta da inflação aos desvios do desemprego em relação à taxa natural de desemprego. 

Utilizando-se um modelo de regressão simples entre a variação da inflação e o ciclo de desemprego, o coeficiente E foi estimado em -0,7, com uma probabilidade exata do teste (p-valor ou nível empírico de significância) associado de 0,0865.

Nas figuras abaixo, estão dispostos a evolução da variação da inflação (em azul) e do ciclo de desemprego (em vermelho) e também o diagrama de dispersão para essas duas variáveis, com a reta de regressão ajustada (em preto) para os dados da economia brasileira.

INDAGACAO

Considerando a teoria da Curva de Phillips e os resultados obtidos para a economia brasileira, avalie as afirmações a seguir.

I. Se a decisão de contração monetária do Banco Central do Brasil for crível, a Curva de Phillips será deslocada paralelamente para baixo.

II. Para um nível de significância de 0,05, é possível inferir que há evidência de relação entre inflação e desemprego no Brasil.

III. Se a taxa natural de desemprego for de 4,5% ao mês, espera-se que a inflação seja 1,75% menor, se o nível de desemprego atingir 7% ao mês.

IV. Se o Banco Central desejar manter a taxa de inflação constante (sem variação), para uma taxa natural de desemprego de 4,5%, o nível de desemprego deve ser de 6,5%.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV. 


QUESTÃO 17
ENADE 2015: De acordo com a teoria tradicional do comércio internacional, se cada nação se especializar na produção do bem de sua vantagem comparativa, a produção mundial será mais elevada, e, por meio do comércio, cada nação terá sua parcela de ganhos ampliada.
SALVATORE, D. Economia Internacional, Rio de Janeiro: LTC, 2000 (adaptado).

Embora existam argumentos que contradigam esse pressuposto da teoria tradicional, afirmando que a teoria é estática e incompatível para o processo de desenvolvimento atual, esta ainda se mostra muito importante mesmo para as nações em desenvolvimento.

Levando em consideração o texto acima, avalie as afirmações a seguir a respeito do comércio internacional.

I. O comércio internacional torna possíveis a divisão do trabalho e as deseconomias de escala.

II. O comércio internacional é um instrumento para reduzir o poder de monopólio, pois estimula a concorrência.

III. O comércio internacional estimula a demanda externa, propiciando às nações a importação de novos produtos manufaturados, o que assegura a eficiência da produção doméstica de bens.

IV. O comércio internacional pode levar uma nação em desenvolvimento à utilização plena de recursos domésticos, deslocando-se de um ponto de produção ineficiente para um ponto de produção eficiente.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 18
ENADE 2015: O mês de julho de 2007 marcou dez anos da crise financeira da Ásia. O estopim da crise asiática ocorreu no dia 02 de julho de 1997, quando a Tailândia foi forçada a promover uma desvalorização de 18% em sua moeda, o bath, até então atrelado ao dólar, que vinha sendo alvo nas semanas anteriores de um ataque de especuladores.

O contágio se espalhou rapidamente para outros países do sudeste asiático, como a Malásia, Filipinas, Indonésia e Cingapura. Quando atingiu a Coreia do Sul, uma das maiores potências da região, passou à ser vista como uma ameaça real para o sistema financeiro mundial. Políticas macroeconômicas e de mercado mais responsáveis foram adotadas por diversos países emergentes como reação, ou aprendizagem, aos golpes sequenciais desferidos no período turbulento que abrangem as crises da Ásia em 1997, da Rússia e do fundo hedge LTCM (ambas em 1998), e que comprovaram da forma mais dolorosa que naquela década os mercados já eram globais. No caso do Brasil, somam-se ainda ocorrências locais, como a desvalorização cambial em 1999.
Disponível em: <www.g1.globo com. Acesso em: 10 jul. 2015 (adaptado).

Considerando o contexto econômico descrito, avalie as afirmações a seguir.

I. De acordo com o modelo IS-LM-BP, se, diante da crise descrita no texto, um país asiático adotasse uma elevada restrição ao fluxo de capitais estrangeiros e um regime de taxa de câmbio fixa, elevar-se-ia a eficácia de sua política fiscal.

II. Pela paridade da taxa de juros, o aumento da percepção de risco país do Brasil, mantendo-se tudo o mais constante, indicaria a necessidade de o Banco Central do Brasil elevar a taxa de juros doméstica para manter a estabilidade do fluxo de capitais estrangeiros.

III. De acordo com a chamada “trindade impossível”, diante da crise descrita no texto, um país asiático que adotasse o câmbio flutuante e alto grau de mobilidade de capitais, não teria autonomia sobre a sua política monetária.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 19
ENADE 2015: De 2001 a 2005, o grau de desigualdade de renda no Brasil declinou de forma acentuada e contínua, tendo atingido, em 2005, o nível mais baixo dos últimos 30 anos. O coeficiente de Gini declinou quase 5%, e a razão entre a renda dos 20% mais ricos e a dos 20% mais pobres, mais de 20%. Essa redução na desigualdade contribuiu para a diminuição substancial da pobreza e para a melhoria das condições de vida da população mais pobre, mesmo em um período de relativa estagnação da renda per capita.
BARROS, R. P. et al. Determinantes Imediatos da Queda da Desigualdade de 
Renda Brasileira. Texto para Discussão, n. 1253, IPEA, 2007 (adaptado).

O fragmento de texto acima retrata uma alteração importante no cenário da economia brasileira na primeira metade da década de 2000. Essa mudança pode ser representada por instrumentos que a Economia do Bem-Estar nomeia de Escolha Social, obtida pela comparação entre a Fronteira de Possibilidade de Produção de uma economia e a sua Curva de Indiferença Social, na qual a utilidade pode ser associada ao nível de renda dos indivíduos.

Considerando o exposto e assumindo que: (1) a redução na desigualdade de renda no Brasil ocorreu apesar de a capacidade de produção de bens e serviços no país ter-se mantido constante no mesmo período; e (2) o país saiu de um ponto de equilíbrio em 2001 para outro ponto de equilíbrio em 2005, assinale a opção em que o gráfico representa a passagem da economia brasileira de 2001 (ponto A) para 2005 (ponto B).

indagacao
indagacao
QUESTÃO 20
ENADE 2015: A utilização de dados em painel para a análise de políticas públicas tornou-se bastante comum recentemente, dada a disponibilidade de informações para anos consecutivos de variáveis de interesse. 

Ainda que se faça uma análise para apenas dois períodos, no que se refere à variável dependente, a existência de informações anuais para vários períodos consecutivos das variáveis explicativas permite a utilização de modelos de defasagem distribuída.

Para análise da ocorrência de crimes e da influência das prisões, foi realizado um estudo na Noruega com dados para 53 distritos policiais, tendo sido medida a taxa de crimes (crime) para os anos 1972 e 1978.

A variável explicativa foi definida como a porcentagem dos crimes que resultaram em prisão (pcp). O modelo com controle para efeitos fixos foi especificado como

INDAGACAO

em que D78t, é uma variável dummy com valor igual a 1 para o ano 1978 e zero para 1972; ai; corresponde ao controle para os efeitos fixos e ui,t , corresponde aos resíduos da regressão. Utilizando-se a primeira diferença da equação acima, a estimação resultou em

indagacao

Os módulos dos valores entre parênteses são, respectivamente, as estatísticas / calculadas para cada um dos coeficientes estimados e o valor 1, tabelado ao nível de significância de 5%, é igual a 2,00.

Considerando os resultados do estudo descrito acima e a influência das prisões sobre a criminalidade, conclui-se que

A) o modelo explica 0,193% da variabilidade da variável dependente, conforme o coeficiente de determinação.

B) os crimes seriam declinantes, conforme a constante estimada, na ausência de prisões no período considerado.

C) um aumento de 10% nas prisões resultaria, em média, em uma queda de 1,32% na taxa de crimes com dois períodos de defasagem. 

D) as prisões efetuadas no ano de 1972 têm efeito negativo e são estatisticamente significativas, ao nível de significância de 0,05, para a redução da criminalidade.

E) as prisões efetuadas com a defasagem de dois períodos têm efeito negativo e exercem efeito significativo, o nível de significância de 0,05, para a redução da criminalidade.


QUESTÃO 21
ENADE 2015: Duas firmas nacionais competem no mercado brasileiro de perfumes: Cheiro S.A. e Aroma. A firma Cheiro S.A. produz uma variedade grande de perfumes e recentemente lançou uma linha de perfumes masculinos de grande sucesso, produzida a partir de variedades de uvas viniferas. A Aroma não possui perfume nessa linha e está diante de três opções estratégicas, conforme quadro a seguir.

indagacao

A firma Cheiro S.A, por sua vez, pode responder às escolhas da Aroma de três formas, conforme quadro a seguir.

indagacao

As firmas tomam suas decisões ao mesmo tempo, no fechamento do planejamento anual, sem que uma saiba das decisões da outra empresa. São firmas experientes no mercado, que competem entre si há décadas, conhecem bem as preferências dos consumidores e formam estimativas dos seus lucros e da rival com boa aproximação. Os lucros de cada combinação de estratégia são apresentados, com valores em milhões de reais, no quadro abaixo.

indagacao

Considerando o caso hipotético, assinale a opção em que é apresentado o resultado final racionalizável do jogo entre as firmas.

A) A combinação das estratégias da Aroma {Não competir} e da Cheiro S.A. {Manter o preço}.

B) A combinação das estratégias da Aroma {Importar o perfume} e da Cheiro S.A. {Diminuir o preço}.

C) A combinação das estratégias da Aroma {Desenvolver o perfume} e da Cheiro S.A. {Diminuir o preço}.

D) A combinação das estratégias da Aroma {Desenvolver o perfume} e da Cheiro S.A. {Lançar nova versão}. 

E) A combinação das estratégias da Aroma {Importar o perfume} e da Cheiro S.A. {Lançar a nova versão}.


QUESTÃO 22
ENADE 2015: A Diretora Geral do FMI em visita ao Brasil em maio de 2015 diz que para preservar os ganhos sociais e garantir o crescimento forte e inclusivo no futuro, será preciso reforçar as políticas macroeconômicas e restabelecer a credibilidade no Brasil. Nesse contexto, é positivo o plano de ajuste fiscal do governo para cumprir as metas anunciadas para o superávit primário, de 1,2% do PIB em 2015 (revista para 0,15%) e pelo menos 2,0% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016 e 2017.

Em consonância com a orientação da política fiscal, as autoridades vêm adotando uma política monetária mais restritiva para evitar os efeitos secundários dos aumentos dos preços controlados e da depreciação do câmbio e conter as expectativas inflacionárias.
Disponível em: <http://www.imf.org/>. Acesso em: 10 jul. 2015 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O amplo ajuste macroeconômico propõe-se a equacionar os desequilíbrios fiscais (o déficit primário em 2014 atingiu R$ 32,5 bilhões ou 0,64% do PIB) e monetários (a inflação esperada em 2015 supera o teto da meta), de modo a reconstituir os macrofundamentos da economia, quais sejam, a geração de superávits primários, o realismo cambial e o cumprimento da meta de inflação.

PORQUE

II. Em curto prazo, com o resultado fiscal voltando à sua condição de equilíbrio e com a formação de expectativas inflacionárias mais baixas, abre-se um horizonte de estabilidade, previsibilidade e credibilidade, e a atividade econômica tende a reagir rapidamente com taxas de crescimento do PIB acima do seu potencial.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 23
ENADE 2015: A situação da Grécia ficou ainda mais difícil no meio de 2015 porque o Banco Central Europeu decidiu não aumentar o repasse de fundos emergenciais. Diante disso, o governo grego fechou os bancos durante uma semana (às vésperas de um plebiscito) e limitou o saque diário nos caixas automáticos, o que causou longas filas.

Os bancos gregos dependem da assistência do BCE, que tem enviado fundos emergenciais ao Banco Central grego diariamente. O teto desse fundo é de 89 bilhões de euros. Acredita-se que todo esse dinheiro já tenha sido gasto.
Disponível em: <http:/ /wwa.bbe.com/>. Acesso em: 20 jul. 2015 (adaptado)

Considerando a situação exposta, avalie as afirmações a seguir.

I. O governo grego visava ampliar a razão papel-moeda em poder do público sobre os meios de pagamento, estimulando, com isso, o aumento do multiplicador monetário.

II. O governo grego pretendia reduzir o acesso do público aos meios de pagamento e, com isso, diminuir O nível geral de preços.

III. O governo grego objetivava manter o fluxo de liquidez do mercado interbancário, restabelecendo, com isso, os níveis de reservas bancárias.

IV. O governo grego procurava evitar o colapso do multiplicador monetário, ao estabilizar a razão depósitos à vista dos bancos comerciais sobre os meios de pagamento.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 24
ENADE 2015: O reaparecimento de elevado estoque de dívida em relação ao fluxo de renda nacional em diversos países durante as últimas décadas pode ser explicado pela volta de um regime de crescimento relativamente lento. Afinal, em economias que crescem pouco, a riqueza acumulada no passado naturalmente ganha uma importância desproporcional, pois basta um pequeno fluxo de poupança para aumentar o estoque de forma constante e substancial.

Se, além disso, a taxa de retorno do capital permanecer acima da taxa de crescimento por um período prolongado, há um risco muito alto de divergência na distribuição de renda. Essa desigualdade fundamental é denotada como r > g, em que r é a taxa de remuneração do capital (sob a forma de lucros, dividendos, juros, aluguéis, anualizada, em porcentagem de seu valor) e g representa a taxa de crescimento (isto é, o crescimento anual da renda e da produção).
PIKETTY, I. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014 (adaptado).

Considerando os fundamentos da doutrina clássica para a distribuição de renda e a desigualdade fundamental apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. Quando a taxa de remuneração do capital excede substancialmente a taxa de crescimento da economia, então, pela lógica, a riqueza herdada aumenta mais rápido que a renda e a produção.

II. No contexto analisado por Piketty, de baixo crescimento, basta aos herdeiros pouparem uma parte limitada da renda de seu capital para que ele cresça mais rápido que a economia como um todo.

III. Reconhecendo a desigualdade entre renda e crescimento, Piketty sugere a concessão de incentivos aos herdeiros, pois, dessa forma, seria incentivada a poupança, precondição indispensável ao investimento e ao aumento da renda.

IV. Sob a condição de que r aumente continuamente mais que g, é quase inevitável que as fortunas herdadas superem a riqueza constituída por vidas inteiras de trabalho e que a concentração de capital atinja níveis muito altos, potencialmente incompatíveis com os valores meritocráticos e os princípios da justiça social.

V. Uma das maneiras de diminuir a participação crescente das fortunas herdadas na renda nacional seria a instituição de impostos progressivos sobre as heranças, de modo a redistribuir melhor a renda na sociedade.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II, III e IV.
B) I, II, III e V.
C) I, II, IV e V.
D) I, III, IV e V.
E) II, III, IV e V.


QUESTÃO 25
ENADE 2015: O atual governo grego quer abater da dívida empréstimos contraídos por imposição de Hitler, durante a ocupação nazista na Grécia. Tarde demais. A elite grega do pós-guerra — um misto de armadores, proprietários de terra e burocracia predatória, em pacto abençoado pela Igreja Ortodoxa — nunca teve perspectiva nacional capaz de mostrar papel relevante na reconstrução europeia.

O governo grego não esposou nenhum projeto desenvolvimentista ou alternativas modernizadoras, como aindustrialização. Governos autoritários, para buscar legitimação, ampliaram benefícios sociais. Daí a contradição: querer copiar o estado de bem-estar nórdico com produtividade e nível de produção gregos.

A política recessiva imposta à Grécia contraiu a produção e eleva a relação déficit/PIB, ou seja, agrava mais o problema. Já a Alemanha esquece sua própria história: destruída na Segunda Guerra, reconstruiu-se e se tornou líder na Europa com a ajuda externa, predominantemente dos EUA. Em vez de austeridade, como tinha sido a política desastrosa imposta aos derrotados na Primeira Guerra, optou-se pelo crescimento; instituições de fomento como o BIRD foram criadas para isso. A inflexibilidade de hoje lembra o que os vitoriosos fizeram com a Alemanha ao fim da Primeira Guerra, e não na Segunda. Valeria olhar para trás e refletir sobre sua trajetória, seguindo o conselho socrático de “conhecer a si mesmo”.
FONSECA, P.C. D. A crise da dívida Grega é um dos principais 
temas econômicos da atualidade. Jornal Zero Hora, 29/04/2015 (adaptado).

Considerando o texto acima e o desempenho da economia mundial no século XX, avalie as afirmações a seguir.

I. A experiência alemã pós Segunda Guerra Mundial reforça a hipótese de que países com baixos índices de produtividade devem ter gastos sociais mais baixos que países com alto índice de produtividade.

II. O forte crescimento econômico dos países ocidentais, entre as duas grandes guerras, corrobora o argumento do autor do texto acerca da necessidade de implementar políticas industriais e de bem- estar social para salvar a economia grega.

III. O final da Segunda Guerra Mundial marca o início do Tratado de Bretton Woods, que visava estabelecer um ambiente internacional de cooperação, espírito que, conforme se depreende das ideias do autor do texto, deveria guiar as decisões da Alemanha com relação à atual crise grega.

IV. O Tratado de Versailles de 1919 impôs à Alemanha derrotada uma reparação de guerra extremamente onerosa dada sua limitada capacidade de gerar receitas de exportações naquele momento.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 26
ENADE 2015: Empresas em fase de crescimento necessitam de recursos financeiros para alavancar seus projetos de expansão e, para isso, podem contar com o mercado financeiro e de capitais ao utilizar uma composição de capital próprio e/ou recursos de terceiros.

Com referência à condução da política monetária e considerando que o mercado de capitais é a principal fonte de capital próprio para as empresas e que os bancos comerciais e múltiplos são as principais instituições intermediárias entre os agentes superavitários e deficitários, avalie as afirmações a seguir.

I. Uma política monetária contracionista reduzirá o custo do capital próprio ao aumentar a taxa livre de risco.

II. O custo do dinheiro no mercado interbancário sofrerá uma redução em função da diminuição da taxa de juros básica da economia, o que estimulará um maior nível de endividamento das empresas.

III. A política monetária adotada pelo governo influencia os preços dos títulos de renda fixa quando afeta o comportamento das taxas de juros de mercado.

IV. Quando a Taxa Interna de Retorno (TIR) sofre uma redução significativa, torna-se fundamental o Banco Central adotar uma política monetária expansionista para evitar uma queda do investimento privado.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 27
ENADE 2015: Apesar da estabilidade econômica alcançada a partir do lançamento do Plano Real, o Brasil sentiu os efeitos de crises econômicas externas e teve uma série de dificuldades para condução da política econômica.

Considerando o contexto das dificuldades enfrentadas pelo Brasil na segunda metade da década de 1990, avalie as afirmações a seguir.

I. A economia brasileira adotava o câmbio fixo valorizado, o que o levou à deterioração do saldo em transações correntes.

II. O país sofria com a queda na arrecadação de tributos.

III. O investimento expressivo em políticas sociais impediu a redução do déficit público.

IV. A dívida pública interna elevou-se após o Plano Real.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 28
ENADE 2015: A década de 1930 marcou o início da agenda da industrialização no Brasil, cujo objetivo era reduzir a dependência externa que o modelo agrário exportador propiciava. Para isso, o Brasil adotou o modelo da industrialização por substituição de importações (II), segundo o qual o país passaria a produzir os bens industrializados que antes importava.

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. A industrialização decorrente da adoção do modelo ISI eliminou o setor agrário-exportador ao absorver a sua mão de obra.

II. O modelo ISI levou o Brasil a uma produção orientada para atender o mercado interno, ou seja, a economia voltou-se para dentro.

III. Com a adoção do modelo ISI houve redução dos investimentos para os setores substituidores de importação.

IV. A agenda de industrialização no Brasil foi responsável pelo crescimento da produção no país e pela redução das importações, o que eliminou o estrangulamento externo.

V. O parque industrial resultante da adoção do modelo IS! diversificou a pauta de exportação, mas não foi capaz de eliminar a exposição da economia brasileira às restrições externas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e V.
D) III e IV.
E) III e V.


QUESTÃO 29
ENADE 2015: O Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) foi criado pelo governo federal para diminuir o déficit habitacional no Brasil. Paralelamente aos êxitos do PMCMV, os aluguéis e o preço da terra tiveram substancial aumento em todo o país. Alguns economistas discutem a possibilidade de uma bolha no mercado imobiliário brasileiro, pois, segundo uma pesquisa, os índices de preços de imóveis e aluguéis dobraram em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, entre 2008 e 2013. Controvérsias à parte, é possível buscar na história do pensamento econômico modelos que auxiliam a pensar a relação entre os dois fenômenos, a saber, a expansão imobiliária realizada pelo PMCMV e o aumento do preço da terra e dos aluguéis.

A questão da renda da terra foi trabalhada pelos economistas clássicos, que encontram no modelo da Renda Diferencial da Terra, do economista inglês David Ricardo, sua expressão teórica mais acabada. Este modelo relaciona os rendimentos marginais decrescentes originados dos diferentes níveis de fertilidade da terra à distribuição do excedente entre as classes sociais. O modelo da renda diferencial também é usado como modelo locacional, segundo o qual as terras mais distantes possuem a mesma função lógica das terras menos férteis.

Ainda de acordo com esse modelo, a sociedade é dividida em três classes sociais: trabalhadores, capitalistas e proprietários de terra. Com o aumento da população, as terras de menor fertilidade (ou mais distantes, na versão locacional) passam a ser utilizadas, o que mostra uma relação dinâmica na apropriação do excedente econômico pelas classes sociais entre salários, lucros e renda da terra.

Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. A expansão do PMCMV para as periferias, carentes de habitação, tem como efeito, segundo o modelo de Ricardo, um aumento dos aluguéis nas áreas centrais das grandes metrópoles brasileiras.

II. A expansão da fronteira imobiliária é realizada em favor da classe dos proprietários de imóveis, uma vez que trabalhadores e capitalistas passam a pagar aluguéis mais caros. Um dos efeitos mais importantes desse processo, supondo-se que os salários sejam de subsistência, é o aumento nominal dos preços e dos salários.

III. O aumento da renda da terra devido à expansão imobiliária promovida pelo PMCMV provoca um impacto positivo no crescimento econômico, uma vez que destina as rendas geradas pela valorização fundiária ao investimento produtivo.

IV. Uma política que regulasse o valor dos aluguéis poderia beneficiar a sociedade e aumentar o bem- estar social conforme o modelo da renda diferencial de Ricardo, pois diminuiria a renda da terra em favor dos lucros e salários.

V. Em longo prazo, nenhuma das três classes sociais altera sua posição relativa segundo o modelo de Ricardo, pois, conforme a doutrina liberal adotada pelo economista inglês, as leis naturais da economia levam a sociedade ao equilíbrio, ideia que, associada à realidade brasileira, indica que o preço dos aluguéis no Brasil tende a baixar nos próximos anos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I,  II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 30
ENADE 2015: No final da década de 1990, diversas empresas estatais brasileiras foram privatizadas sob o argumento da incapacidade de realizarem os investimentos necessários para a expansão da oferta e modernização dos serviços oferecidos. Os serviços públicos de infraestrutura passaram a ser ofertados por empresas privadas, cuja atuação assemelha-se à de quase monopolistas. Atento ao problema, o Estado criou agências reguladoras.
MATIAS-PEREIRA, J. Políticas de defesa da concorrência e de regulação econômica: 
as deficiências do sistema brasileiro de defesa da concorrência.
 RAC, v. 10, n. 2, abr./jun. 2006 (adaptado).

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. No processo de privatização das estatais brasileiras, foram desconsideradas as necessidades do consumidor, pois as empresas privadas podem fixar preços máximos a fim de obter lucros extraordinários.

II. As agências reguladoras definem padrões técnicos e normativos de qualidade dos serviços de infraestrutura a fim de evitar que empresas privadas ofertem serviços de baixa qualidade ao atenderem 2 exigência de preço justo da regulação.

III. O Estado deve, por meio das agências reguladoras, garantir a livre concorrência no mercado a fim de inibir atitudes monopolistas que interfiram na autonomia das escolhas dos consumidores.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 31
ENADE 2015: Explicar o processo de desenvolvimento econômico é um dos objetivos da Teoria Macroeconômica. Do ponto de vista empírico, o mundo assistiu ao longo do século XX um aumento da disparidade entre à renda per capita dos países mais ricos e a renda per capita dos países mais pobres, mesmo quando considerados alguns poucos processos de convergência.

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. De acordo com o modelo de crescimento de Solow, países mais pobres deveriam crescer a uma taxa superior à taxa de crescimento de países mais ricos.

II. De acordo com o modelo de crescimento de Solow, uma explicação para o diferencial de nível de renda per capita, no longo prazo, seria a diferença nas taxas de poupança dos países.

III. De acordo com o modelo de crescimento de Solow, uma explicação para a diferença nas taxas de crescimento da renda per capita, no longo prazo, seria a diferença nas taxas de poupança dos países.

IV. De acordo com o modelo de crescimento de Solow, o crescimento contínuo do volume de investimento por trabalhador contribui para a determinação da taxa de crescimento da renda per capita.

V. De acordo com os modelos de crescimento endógeno, algumas explicações para o diferencial de renda per capita podem ser encontradas em variáveis como capital humano e investimento em pesquisa e desenvolvimento.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e V.
B) I,  III e IV.
C) I, III e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.


QUESTÃO 32
ENADE 2015: Em estudo realizado em 2008, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) analisou o efeito da desigualdade de renda sobre a condição de saúde individual no Brasil, tendo por base espacial os municípios brasileiros. A variável utilizada para analisar a desigualdade foi o coeficiente de Gini, enquanto a probabilidade de ser saudável foi baseada nas autodeclarações dos cidadãos, extraídas das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domícilio (PNADs). As conclusões estão apresentadas no gráfico abaixo.

Efeito do coeficiente de Gini sobre a probabilidade de ser saudável
 (Probabilidade de ser saudável)
INDAGACAODisponível em: <http://ppe.ipea.gov.br>. Acesso em: 28 jul. 2015 (adaptado).

Com base nas informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Existe relação negativa entre desigualdade de renda e a proxy para saúde, de modo que políticas públicas que visem reduzir a desigualdade de renda tendem a gerar efeitos positivos sobre a saúde da população.

PORQUE

II. Quanto maior o coeficiente de Gini, isto é, quanto mais perto da perfeita igualdade = 1, menor a probabilidade de as pessoas se autodeclararem saudáveis.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 33
ENADE 2015: Sabe-se que o aumento de anos de experiência em certas atividades profissionais acarretam acréscimos salariais. Porém, acredita-se que esses acréscimos sejam descrescentes ao longo dos anos. Para estudar esse problema, foi obtida, a partir de uma amostra aleatória de 526 indivíduos, os dados de salário por hora (w), medidos em Reais (R$), e a experiência (x), medida em anos de exercício na profissão.

O modelo econométrico foi especificado como:

INDAGACAO

Os resultados encontrados para a estimação foram:

INDAGACAO

Nessa expressão, a probabilidade exata do teste s para cada parâmetro estimado encontra-se, respectivamente, entre parênteses (p-valor). Considere as seguintes hipóteses:

H0 = a experiência não tem efeito sobre o salário ao longo dos anos;

H1= a experiência tem efeito sobre o salário ao longo dos anos.

Considerando o comportamento do salário em relação à experiência, tendo em conta os resultados encontrados, avalie as afirmações a seguir.

I. Não é possível rejeitar H0 ao nível de significância de 5%.

II. Em face dos resultados, ao nível de significância de 1%, rejeita-se a H0,

III. Ao serem representados graficamente os resultados acima, em que o salário por hora é função da experiência, observa-se que, inicialmente, a experiência pode exercer uma influência crescente sobre o salário, porém, após alguns anos, passa a ser decrescente.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 34
ENADE 2015: De acordo com as teorias de comércio, existem diferentes formas de políticas de defesa comercial disponíveis para um país proteger seu mercado doméstico. Considere que, em uma relação comercial do país A com o país B, o comércio de carnes suínas de A para B foi suspenso porque, no país A, houve surto da doença peste suína clássica.

Assim, com base nesse caso hipotético, a barreira imposta pelo país B ao país A pode ser classificada como do tipo

I. não tarifária.

II. cota de importação.

III. fitossanitária.

IV. alíquota de importação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 35
ENADE 2015: Um analista econômico precisa tomar uma decisão que envolve a inflação esperada para o próximo ano, com base apenas na taxa de juros, que varia de acordo com os únicos três cenários possíveis, conforme tabela a seguir.

INDAGACAO

Nessa situação, o valor esperado para a inflação no próximo ano é de

A) 10,00%.

B) 7,00%.

C) 6,50%.

D) 5,67%.

E) 5,00%.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Ciências Econômicas ENADE 2015 com Gabarito
Prova Ciências Econômicas ENADE 2015 com Gabarito
Prova Ciências Econômicas ENADE 2015 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiywFJpK6PlBJFnkaKozZ05wEtNyIzXm3GV0qqgV84NziRx7UIRofpxE-_24Y3jpmlmcQQiTEEO8PvsTNl668gLdVL30WXnrmNiWkQEKGyXYSyATk1N3Ew_U4Ns3XWFQ-ft_6PqiXVaVzj9KZMO85tLE7h7rp0iMzqeTzMCNHUR230SPuUkvecIkYgHywfP/s16000/ENADE2023-INDAGACAO-SITE.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiywFJpK6PlBJFnkaKozZ05wEtNyIzXm3GV0qqgV84NziRx7UIRofpxE-_24Y3jpmlmcQQiTEEO8PvsTNl668gLdVL30WXnrmNiWkQEKGyXYSyATk1N3Ew_U4Ns3XWFQ-ft_6PqiXVaVzj9KZMO85tLE7h7rp0iMzqeTzMCNHUR230SPuUkvecIkYgHywfP/s72-c/ENADE2023-INDAGACAO-SITE.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2024/02/prova-ciencias-economicas-enade-2015-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2024/02/prova-ciencias-economicas-enade-2015-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo